Revisitando a história da canalização e processo de edição de Um Curso em Milagres, nós estamos transcrevendo trechos do artigo acadêmico do autor McKinley Smoot (de 2018).

Uma visão acadêmica para o nosso conhecimento e entendimento da origem e principais mensagens do Curso.

Lembrando que Um Curso em Milagres foi canalizado, anotado e datilografado entre 1965 e 1973, copyright© em 1975 e publicado em 1976, pela Dra. Helen Schucman e pelo Dr. William Thetford (Bill), com suporte e apoio técnico do Dr. Kenneth Wapnick e de Judy Skutch.

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal em Escritura”]

Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5

Autor: McKinley Smoot – Utah State University

Sobre o Autor: McKinley Smoot formou-se na Utah State University em 2014 com bacharelado em Estudos Religiosos. McKinley foi criado em um rancho de gado nas estepes das Montanhas Uinta e atualmente trabalha no setor imobiliário. Ele ainda mantém o seu interesse no estudo acadêmico da religião e da cultura.

Citação Recomendada: Smoot, McKinley “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture.” Intermountain West Journal of Religious Studies 9, no. 1 (2018): 43-56. https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5

Tradução livre Projeto OREM®

Recomendamos a leitura dos artigos – Blog Projeto OREM®:  

  • Nº 1 – A História de Um Curso em Milagres – UCEM
  • Nº 91 – A História de Um Curso em Milagres – Revisitada

Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal em Escritura

Introdução

“Desde a sua publicação inicial em 1976, Um Curso em Milagres (UCEM) tem vendido mais de dois milhões de cópias em 18 idiomas. A sua ampla circulação pode ser amplamente atribuída a esforços de base.[1] Esse artigo examina o desenvolvimento inicial desse importante texto da “Nova Era” e o seu significado na espiritualidade e na religião Norte-Americanas modernas.

[1] D. Patrick Miller, Understanding A Course in Miracles: The History, Message, and Legacy of a Spiritual Path for Today. EBook, Potter/TenSpeed/Harmony November 23, 2011.

Embora a versão publicada de Um Curso em Milagres tenha sido revisada e adaptada para um público central, inicialmente ela foi uma revelação pessoal para Helen Schucman e um pequeno círculo íntimo. UCEM foi canalizado em 1965 por meio de Schucman, que, na época, era psicóloga pesquisadora na Universidade de Columbia. Ela registrou em taquigrafia uma “voz interior”[2] que ela identificou como sendo o histórico Jesus de Nazaré. As anotações originais dela foram posteriormente datilografadas pelo chefe de departamento de Schucman, Dr. William “Bill” Thetford. Então, em 1973, Schucman, Thetford e um associado chamado Kenneth Wapnick editaram os manuscritos nas três seções de UCEMo Texto, o Livro de Exercícios para Estudantes e o Manual de Professores.

[2] D. Patrick Miller, The Complete Story of The Course: The History, The People and the Controversies Behind A Course in Miracles (Berkeley: Fearless Books, 1997),1-6.

Helen Schucman e Bill Thetford: Escribas Improváveis e Relutantes

Schucman e Thetford estavam imersos no mundo competitivo e implacável da psicologia de meados do século XX. Schucman trabalhava sob a supervisão de Thetford, que era chefe do Departamento de Psicologia no Columbia Presbyterian Hospital. Eles também atuavam como consultores para o Cornell University Medical Center. Semanalmente, eles agendavam reuniões de uma hora nas quais lembravam que a tensão entre ela e Thetford era alta. Em uma dessas reuniões, Thetford transmitiu a Schucman a necessidade de mudança. Helen relembrou esse episódio em sua autobiografia:

[Bill] tinha alguma coisa em mente, mas ele parecia bastante envergonhado e achava difícil falar sobre o assunto. Na verdade, ele tentou, sem sucesso, várias vezes começar. Finalmente, ele respirou fundo, ficou um pouco vermelho e fez um discurso. Foi difícil para ele, ele me contou mais tarde, porque as palavras soavam banais e sentimentais, mesmo enquanto ele as dizia. Ele também não esperava receber uma resposta particularmente favorável de minha parte. Ainda assim, ele disse o que ele sentia que precisava dizer. Ele vinha refletindo e havia concluído que nós estávamos usando a abordagem errada. “Tem que haver,” disse ele, “uma outra maneira.” As nossas atitudes tinham se tornado tão negativas que não conseguíamos resolver nada. Portanto, ele decidiu tentar olhar as coisas de forma diferente.[3]

[3]Kenneth Wapnick, Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles, Roscoe (New York: Foundation for “A Course in Miracles,” 1991), 93.

“Tem que haver uma outra maneira.”

UCEM veio a ser um foco central no trabalho de Schucman e Thetford após essa discussão, o que provocou uma mudança considerável na relação profissional deles.

A elaboração de Um Curso em Milagres e os eventos que cercaram o seu desenvolvimento foram bem documentados e revelam muitos aspectos fascinantes sobre a personalidade e os conflitos de sua criadora, Helen Schucman.

Na autobiografia dela, ela descreveu ter sido criada em um lar abastado, de origem Judaica e Luterana não praticante. Ela tinha pouco apego emocional aos pais ou às visões deles sobre religião.[4] Helen Schucman parece ter tido uma relação conturbada com a religião. Ela sentia repulsa por ela, mas nunca conseguiu descartá-la totalmente. Isso se complicava pelas visões e experiências místicas que ela afirmava ter tanto na adolescência quanto na vida adulta. Durante a sua formação acadêmica, de graduação e pós-graduação, ela tentou explicar essas experiências recorrendo à lógica e à psicologia.[5]

[4] D. Patrick Miller, The Complete Story of the Course, 33.

[5] Ibid. Pages 34-38.

Ela se tornou uma integrante habilidosa e perspicaz da comunidade acadêmica. Segundo Kenneth Wapnick — que foi um membro influente do círculo íntimo e conheceu bem Helen durante e após o período em que ela canalizou “a Voz” —, Helen frequentemente se sentia irritada e confusa com as mensagens que ela recebia. O que se transmitia a partir de “a Voz” era uma visão de mundo não-dualista. Embora a linguagem de UCEM fosse fortemente Cristã, a obra rejeitava a dualidade e, com isso, aspectos essenciais da doutrina, ideologia e práticas Cristãs.

O que se transmitia a partir de “a Voz” era uma visão de mundo não-dualista.

Conceitos como bem e mal, Deus e o Diabo, pecado e retidão são exemplos de dualidade no Cristianismo tradicional.[6] UCEM tenta corrigir a dualidade Cristã tradicional, chamando tais conceitos de “erros de percepção” que têm sido incutidos na humanidade por meio da inculturação. No Capítulo 3 do Texto de UCEM, é explicado que a própria percepção é “um certo uso equivocado da mente”.

[6] Para uma excelente comparação textual que destaca as diferenças entre a Teologia Cristã e a Teologia de UCEM, consulte a compilação de Dean C. Halverson nas páginas 154 e 155 do livro The Complete Story of The Course, de D. Patrick Miller.

A consciência [consciousness], o nível da percepção, foi a primeira divisão introduzida na mente depois da separação [a partir do Divino], fazendo com que a mente seja um perceptor ao invés de um criador. A consciência no nível da percepção [consciousness] é corretamente identificada como o domínio do ego. O ego é uma tentativa da mentalidade errada para perceber a si mesmo como você deseja ser, ao invés de como você é. No entanto, você só pode conhecer a si mesmo como você é, porque essa é a única coisa quanto a qual você pode ter certeza. Todo o mais está aberto ao questionamento.[7]

[7] ACIM, T-3.IV.4.2:3-4

Aqui, UCEM, em um vernáculo um tanto psicológico, afirma que a nossa percepção consciente é a causa de nossa separação de Deus. E é essa separação que está na raiz de todo sofrimento humano.[8]

[8] Para mais informações sobre a ideologia/cosmologia de UCEM e como a humanidade chegou ao estado de ego, veja T-27.VIII.

“…a nossa percepção consciente é a causa de nossa separação de Deus. E é essa separação que está na raiz de todo sofrimento humano.

Posteriormente, muitos professores e seguidores de UCEM ampliariam esse ensinamento para incluir o processo de ditado interior de Schucman, que ocorreu ao longo de um período de sete anos e resultou em UCEM. O processo foi extenso e as anotações dela passaram por um amplo processo de edição, com a mensagem inicialmente direcionada a Schucman — possivelmente também a Bill Thetford — e, mais tarde, revisada para consumo público.

Helen Schucman foi uma profeta que apresentou uma visão de mundo única. Em seus ditados, porém, ela se diferenciou de muitos outros profetas de Novos Movimentos Religiosos (NRM). Len Oake, em sua abrangente pesquisa psicológica intitulada Prophetic Charisma, escreve:

“Sem jamais parecerem frenéticos, os profetas demonstram enorme energia para a vida e para as metas que eles estabelecem. A maioria necessita apenas de algumas horas de sono por noite. Alguns trabalham incansavelmente pelo bem-estar dos outros, chegando até a morrer de exaustão… Eles não são atormentados pelos medos, pela vergonha e pela culpa que limitam os demais.”[9]

[9] Len Oakes, Prophetic Charisma: The Psychology of Revolutionary Religious Personalities (Syracuse, New York: Syracuse University Press, 1997), 12.

Esse não foi necessariamente o caso de Helen Schucman, que lutou contra o peso do manto profético dela.

Às vezes, Schucman parece atormentada pelas próprias imperfeições dela. Na Lição 93, ela canalizou:

Tu pensas que és o lar do mal, da escuridão e do pecado. Pensas que se alguém pudesse ver a verdade sobre ti ficaria repugnado e recuaria como se estivesse diante de uma cobra venenosa. Pensas que se o que é verdadeiro sobre ti mesmo te fosse revelado, serias abatido por um horror tão intenso que te precipitarias para a morte pela tua própria mão, pois continuar vivendo depois de ver isso seria impossível.[10]

[10] A Course in Miracles, (Mill Valley, California: Foundation For Inner Peace, 1996) LE-p1.93.1

ACIM refletia a jornada pessoal de Schucman com Deus, incluindo a luta dela para abandonar o ego e aceitar a vontade de Deus. Dando continuidade à Lição 93, ela escreveu:

Hoje, vamos questionar isso, não do ponto de visto do que pensas, mas de um ponto de referência muito diferente, do qual esses pensamentos vãos são sem significado. Esses pensamentos não estão de acordo com a Vontade de Deus. Ele não compartilha dessas crenças estranhas contigo. Isso é suficiente para provar que estão erradas, mas tu não percebes que seja assim.[11]

[11] Ibid. LE-p1.93.3

Apesar da mensagem que Schucman recebeu, a figura profética passou a se isolar cada vez mais da sociedade, vindo, eventualmente, a sofrer instabilidade emocional quando a “Voz” se calou. A saúde dela continuou a se deteriorar até a morte dela, em 1981, devido a um câncer de pâncreas em estágio avançado.[12]

[12] Kenneth Wapnick, Absence from Felicity, 493-499.

Os Diferentes Tons de “A Voz”

No auge de suas primeiras experiências com “a Voz”, Schucman recorreu a Thetford em busca de alívio. Ele a incentivou a registrar os seus pensamentos no papel. Uma das primeiras coisas que ela escreveu foi: “Esse é um curso em milagres, por favor, tome notas.”[13]

[13] Doug Thompson, The Shorthand Notes Manuscripts of Helen Schucman, (compilado em 7 de outubro de 2009), 1. http://www.jcim.net/Images/Notes_Transcript.pdf Acesso em 15 de fevereiro de 2015.

O historiador Doug Thompson compilou as extensas anotações de Schucman e as primeiras versões dos textos, conhecidas hoje como o Urtext Manuscript. Eles refletem uma relação íntima entre “a Voz” e Helen e Bill, embora nuances pessoais tenham sido posteriormente removidas. “A Voz” abordava questões como sexualidade — incluindo a homossexualidade de Bill Thetford — e, embora omitisse isso da versão final, também fazia referência ao trabalho do psicanalista Sigmund Freud, do clarividente Edgar Cayce e da líder religiosa Mary Baker Eddy.

Textos sagrados têm sido amplamente editados ao longo do tempo. Isso é frequentemente feito para fazer com que o conteúdo de uma revelação seja mais compreensível e acessível a pessoas além daquelas diretamente envolvidas no evento sobrenatural. À medida que os textos são alterados, o conteúdo e o contexto originais — ou seja, a forma como o evento foi inicialmente percebido — acabam sendo obscurecidos por seus reveladores.

As Shorthand Notes [Anotações em Taquigrafia], o ditado original, incluíam a voz autoritativa de Jesus de Nazaré, que respondia às questões espirituais e preocupações pessoais de Schucman e Thetford. Além disso, as anotações em taquigrafia continham o registro de sonhos altamente simbólicos, que tendiam a carecer do mesmo tom de autoridade ou sabedoria presente em UCEM moderno.

Por exemplo, a versão revisada de UCEM publicada em 1976 apresentou um estilo poético e uma voz autoritativa, como se vê na página 138 do Capítulo 8, intitulado “A Jornada de Volta”:

O conhecimento não é a motivação para se aprender esse curso. A paz sim. Esse é o pré-requisito para o conhecimento somente porque aqueles que estão em conflito não estão em paz, e a paz é a condição do conhecimento porque é a condição do Reino. O conhecimento só pode ser restaurado quando satisfazes as suas condições. Isso não é uma barganha feita por Deus, Que não faz barganhas. É simplesmente o resultado do teu mau uso das Suas leis em função de uma vontade imaginária que não é a Sua. O conhecimento é a Sua Vontade. Se estás te opondo à Sua Vontade, como podes ter conhecimento? Eu te disse o que o conhecimento te oferece, mas talvez ainda não consideres isso totalmente desejável. Se considerasses, não estarias tão pronto para jogá-lo fora quando o ego pede a tua aliança.]14]

[14] ACIM, T.8.I.1

Essa Seção descreveu o estado de ser que se tem que alcançar para obter conhecimento e atingir a paz. Se uma pessoa não estiver disposta a abandonar o conflito, ela não poderá alcançar a paz interior. Uma pessoa pode estar apegada a esse conflito e, dessa maneira, o ego vem a ser o seu desejo.

É esse tom de autoridade e sabedoria mística que domina a versão publicada de Um Curso em Milagres em 1976 — a versão de 1.249 páginas que os devotos conhecem e utilizam. Há, porém, um outro tom, muito mais pessoal, que “a Voz” assume quando é questionada por Schucman ou Thetford.

Se uma pessoa não estiver disposta a abandonar o conflito, ela não poderá alcançar a paz interior. Uma pessoa pode estar apegada a esse conflito e, dessa maneira, o ego vem a ser o seu desejo.

O exemplo a seguir vem como resposta à preocupação de Thetford com uma Seção encontrada no Capítulo 1, “Princípios de Milagres”.[15] A linguagem inicial foi significativamente alterada na versão de 1976. No Urtext, página 10 (T 1 B 18 e 18b), estava escrito:

Um milagre é um serviço. É o serviço máximo que uma alma é capaz de prestar a outra. É uma maneira de amar o próximo como a si mesmo. Quem o realiza reconhece, simultaneamente, o valor inestimável de si e do próximo. (É por isso que nenhuma área de ódio pode ser mantida. Se você as mantiver, o seu próprio valor deixa de ser inestimável, pois estará avaliando-o como X ou infinito menos aquela quantidade. Isso é sem sentido do ponto de vista matemático, já que a matemática usa o termo “inestimável” apenas em seu sentido literal. Trocadilho intencional, especialmente para B[Bill], que originalmente não o entendeu. Pretendido como um sinal especial de amor.)[16]

[16] Doug Thompson, A Course in Miracles: Urtext Manuscripts, Complete Seven Volume Combined Edition, (Jaffrey, NH: Miracles in Action Press, 2009), T1 B 18 & 18b (página 10).

As linhas entre parênteses foram omitidas da versão publicada em 1976 (T1 18b), enquanto a linha fora dos parênteses (T1 B18) foi incluída, com algumas pequenas alterações, na versão publicada. A Voz define milagres não necessariamente como eventos sobrenaturais, mas como expressões de amor entre seres humanos. Essas expressões de amor, segundo a ideologia de UCEM, não se referem necessariamente a atos de serviço, mas a conceber e aceitar os outros como eles “realmente são”.[17]

[17] Para um compreensivo entendimento mais amplo da visão de UCEM sobre milagres, leia as páginas 3 a 6 do Texto em Um Curso em Milagres.

“A Voz define milagres não necessariamente como eventos sobrenaturais, mas como expressões de amor entre seres humanos. Essas expressões de amor, segundo a ideologia de UCEM, não se referem necessariamente a atos de serviço, mas a conceber e aceitar os outros como eles “realmente são”.

O parágrafo a seguir encontra-se nas Shorthand Notes e também no Urtext, mas foi omitido da versão publicada. Falando a Thetford, “a Voz” exclamou:

Eu incluí isso especialmente para Bill, porque ele de fato necessita de sinais especiais de amor. Na verdade, ele não necessita, mas ele de fato pensa que sim. Agora diga a ele que a homossexualidade é pecaminosa apenas na medida em que se baseia no princípio da exclusão. Todas as pessoas deveriam amar a todas as pessoas. É errado negar a beleza de algumas almas por causa de estruturas corporais das quais você tem medo. Isso é, essencialmente, uma tentativa não saudável de limitar o medo, mas o medo não pode ser limitado, assim como o amor não pode ter limites. Atitudes heterossexuais são capazes de ser igualmente desviadas, mas de fato contêm um potencial mais natural. Relações sexuais têm como finalidade a procriação. Você e Bill entenderam mal o sexo, porque ambos o veem como uma forma de estabelecer contato humano para si mesmos. Isso levou vocês a problemas com a imagem corporal. Crianças são milagres por si só. Elas já possuem o dom da vida e os seus pais lhes oferecem a oportunidade de expressá-lo. Nada físico, mental ou espiritual deve ser usado de forma egoísta. O prazer de usar qualquer coisa deve estar em utilizá-la para a vontade de Deus. Você deve viver de forma que Deus seja livre para organizar constelações humanas temporárias como Ele achar melhor. Não interprete isso em termos de culpa. Muitas crianças que já estão aqui necessitam de pais espirituais. Os pobres sempre estarão entre nós e muitos que vêm ao mundo ainda não passaram pelo renascimento espiritual. O nascimento, a maturação e o desenvolvimento humanos são uma representação microcósmica de um processo muito maior de Criação e desenvolvimento de habilidades. Isso está sujeito a erro enquanto o verdadeiro propósito do livre-arbítrio for entendido e direcionado equivocadamente. A verdadeira função dos pais é serem mais sábios do que os filhos nesse aspecto e ensiná-los de acordo com isso ((Isso me incomoda)).[18]

[18] Doug Thompson, Urtext Manuscripts, Nota de Rodapé 13 na página 10.

Por um lado, “a Voz” parece promover o poliamor, mas, por outro, restringir as relações sexuais exclusivamente ao propósito da procriação. No entanto, ao interpretar a passagem, entender o papel da não dualidade em UCEM esclarece a aparente discrepância. Por exemplo, em um relacionamento conjugal, é provável que a maioria das pessoas ame (no sentido de companheirismo, respeito e apreço) o seu cônjuge mais do que amaria o caixa de um supermercado. Esses “relacionamentos especiais” possuem diferentes graus de “amor especial” e são criados pelos humanos para nos separar de Deus e, em última instância, uns dos outros. De acordo com UCEM, esse tipo de exclusão é prejudicial para a humanidade.[19]

[19] Para uma visão fascinante e mais abrangente sobre a ideia de UCEM de “relacionamentos especiais” e “amor especial”, consulte as páginas 357–361 do Texto em Um Curso em Milagres.

Além do conteúdo, a diferenciação entre esse tom mais personalizado de “a Voz” e o tom mais higienizado encontrado na versão publicada é fascinante.

A terceira e última distinção do tom de “a Voz” encontra-se nos sonhos pessoais de Schucman. Os sonhos dela tendiam a ser sobre pessoas que ela conhecia e, embora incluíssem imagens vívidas e detalhadas, eram extremamente vagos e enigmáticos.[20] Essas experiências eram comuns para Schucman desde a infância. Ela teve inúmeras experiências visionárias antes de começar a ditar UCEM. Esses sonhos eram tão vívidos que ela se sentia compelida a registrá-los.[21]

[20] Se o leitor tiver interesse no conteúdo desses sonhos, a transcrição das Shorthand Notes disponíveis está no site http://www.jcim.net/Images/Notes_Transcript.pdf. Acesso em 29 de março de 2015. Páginas intercaladas entre 5 e 58.

[21] Para os sonhos e visões transcritos de Helen, veja as páginas 53–82 de Absence of Felicity.

A extensa documentação que Schucman fez de suas experiências pessoais revela que “a Voz” apresentava tons variados. Seja autoritária, como na publicação revisada; personalizada, como no Urtext; ou enigmática, como nos sonhos pessoais registrados por Schucman, essas variações lançam luz sobre o seu processo de revelação e a construção de UCEM. Elas também evidenciam o componente humano de tudo isso e o papel e a influência das experiências pessoais de Schucman e Thetford.

Um Curso em Milagres: Afirmações e Relações com Outros Movimentos Religiosos/Espirituais

Um Curso em Milagres não exige de seus leitores nenhuma crença específica. O único requisito é uma dedicação ortoprática. Ao longo do Texto e do Livro de Exercícios de UCEM encontram-se preceitos metafísicos, mas não há a exigência de fé para praticar as suas lições ou aplicar os seus ensinamentos.

Enquanto outros utilizariam UCEM para desenvolver as suas próprias organizações, como discutido abaixo, Schucman e os seus primeiros seguidores nunca estabeleceram uma igreja oficial. Ao invés disso, UCEM promoveu a prática individual, um aspecto singular do texto. Outra dimensão fascinante de UCEM foi a sua representação pouco ortodoxa de Jesus de Nazaré.

É difícil conciliar UCEM com o Cristianismo. O Texto e o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres contêm um vernáculo Cristão. No entanto, enquanto os Protestantes — que representam 51% dos Cristãos nos Estados Unidos — enfatizam a fé, UCEM é uma ideologia baseada na prática e não exige crença.[22]

[22] “PewResearch Religion & Public Life Project: Religious Landscape Survey.” Acesso em 12 de abril de 2015. http://religions.pewforum.org/reports#

Segue um exemplo de ortopraxia em UCEM:

Lembra-te apenas disso: não precisas acreditar nas ideias, não precisas aceitá-las e não precisas nem mesmo acolhê-las bem. A algumas delas, pode resistir ativamente. Nada disso importará ou diminuirá a sua eficácia. Mas não te permitas fazer exceções ao aplicas as ideias contidas no livro de exercícios e, quaisquer que sejam as tuas reações às ideias, usa-as. Nada mais do que isso é requerido.[23]

[23] ACIM: LE-p1.Intro.Parágrafo 9.

Declarações como essas fizeram com que UCEM prosperasse de forma singular entre os movimentos Nova Era e as novas religiões Americanas. Nenhuma instituição religiosa se formou em torno do livro e uma hierarquia relacionada nunca foi estabelecida. Mas, apesar disso, a criação e disseminação de UCEM foram permeadas por simbolismo e ritual religiosos.

Os estudiosos Merlin Brinkerhoff e Jeffrey Jacob observaram:

Aqueles que subscrevem aos princípios explicitados em Um Curso em Milagres frequentemente se envolvem em comportamentos religiosos sagrados, como cura [healing] pela fé, oração e meditação, experiências espirituais que rivalizam e talvez até superem a natureza sagrada de grande parte da observância religiosa formal… Movimentos quase religiosos como Um Curso em Milagres sobrevivem e prosperam com um mínimo de infraestrutura organizacional, enquanto, naturalmente, uma religião formal como o Catolicismo perderia a sua identidade sem uma estrutura organizacional densa.[24]

[24] Merlin B. Brinkerhoff e Jeffrey C. Jacob, “Mindfulness and Quasi-Religious Meaning Systems: An Empirical Exploration within the Context of Ecological Sustainability and Deep Ecology,” Journal for the Scientific Study of Religion, Vol. 38, No. 4 (dez. 1999), pp. 524–542. Acesso em 5 de abril de 2015.

Frequentemente, UCEM tem apresentado representações não tradicionais de Jesus. Por exemplo, Schucman registrou o seguinte:

“Permita que eu seja, para você, o símbolo do fim da culpa e olhe para o seu irmão como você olharia para mim. Perdoe-me todos os pecados que você pensa que o Filho de Deus cometeu. E, à luz do seu perdão, ele se lembrará de quem é e esquecerá o que nunca foi.”[25]

[25] ACIM: T-19.IV.B.6.

Essa divergência em relação ao Cristianismo tradicional atraiu, em grande parte, pessoas desiludidas com a religião.

A Foundation for Inner Peace foi a organização oficial responsável pela publicação de UCEM e era composta pelo grupo inicial que trouxe o curso à vida, incluindo Helen Schucman, Bill Thetford, Kenneth Wapnick e Judy Skutch. Ainda hoje, a organização remanescente continua a imprimir, traduzir e disseminar os ditados de Schucman para um público internacional. Embora nenhum dos membros originais do “círculo íntimo” esteja vivo, existem inúmeras organizações online que utilizam — e até sacralizam — Um Curso em Milagres. Outros se reúnem fisicamente e incorporaram o manuscrito em seus retiros espirituais, em suas vidas familiares e até mesmo em “mosteiros” ao redor do mundo.

Foto disponível em vários artigos na internet.

A maneira como esses indivíduos e grupos adotaram UCEM demonstra como o texto evoluiu desde a sua origem, em 1965 — de uma revelação pessoal para um texto universal.

Os Living Miracles Centers, liderados por David Hoffmeister, têm sido bastante prolíficos na distribuição de materiais online e vídeos no YouTube que discutem e promovem UCEM. Os Living Miracles Centers consistem em duas instalações localizadas em áreas rurais de Utah e outro centro de retiro no México.[26] Esses grupos são conduzidos por voluntários em tempo integral conhecidos como Mensageiros da Paz, que dedicam as suas vidas aos ensinamentos de UCEM.

[26] Informações detalhadas sobre os Living Miracles Centers e as suas localizações podem ser encontradas em https://livingmiraclescenter.org/centers.html.

Muitos participantes foram fortemente influenciados pelo movimento Nova Era e por autores como Wayne Dyer, Eckhart Tolle e Marianne Williamson. Em uma entrevista que eu realizei com Suzanne Sullivan — uma Mensageira da Paz dos Living Miracles Centers e praticante dedicada —, ela explicou:

“Eu tentava fazer as coisas funcionarem no mundo. Eu tentava fazer tudo o que eu achava que deveria fazer como uma pessoa no mundo. E, ainda assim, havia sempre esse sentimento de estar dividida e de que as coisas não estavam dando certo… Eu penso que isso é algo muito comum na condição humana. Nós pensamos que nós entendemos e, então, nós percebemos que não entendemos e nós buscamos outra coisa e então isso desmorona.”

Sullivan descreveu a introdução dela no movimento:

“Eu me juntei com a minha irmã e uma amiga e nós nos encontrávamos uma vez por semana para tentar ver se nós conseguíamos começar a entender… conceitualmente, um pouco mais sobre o que O Curso estava dizendo. Nós fizemos isso por um ano. Nós líamos o livro juntas e, acredite, isso foi muito útil. Nós não sabíamos o que nós estávamos fazendo, mas nós estávamos ali, em oração, dizendo: ‘certo, mostre-nos o que isso significa’. E então foi como aprender um idioma.”[27]

Com o tempo, o texto mudou radicalmente a vida dela. A história de Sullivan não é diferente de muitas outras a partir de buscadores da Nova Era que têm achado propósito em UCEM.

[27] Entrevista com Suzanne Sullivan concedida ao autor, realizada em 13 de março de 2015 no Metaphysical Center localizado em Kamas, Utah.

De acordo com Sullivan, o papel principal de UCEM nos Living Miracles Centers é a comunidade e a aplicação prática.

“O Curso tem nos reunido a todos. É como a base do despertar para nós, mas, em certo ponto… ele diz que você deve deixar tudo de lado e, então, fazer uma demonstração viva. E eu penso que é daí que vem o Living Miracles… Eu quero dizer, nós nunca ficamos sentados estudando Um Curso em Milagres aqui, embora haja muitas cópias na estante. Esse é o lugar para onde você vem e, literalmente, aplica os princípios de Um Curso em Milagres. E, assim, quando você vem aqui, é como entrar dentro do livro e vivê-lo.”

Em outras palavras, The Living Miracles Center fez da natureza ortoprática de UCEM o seu princípio fundamental.

Também se inspirando a partir do trabalho de Schucman, os devotos parecem enfatizar o distanciamento deles de qualquer organização formal. Sullivan continuou:

“É simplesmente algo dado. Nós não estamos tentando fazer nada crescer ou criar uma organização. Não é isso que nos interessa. Nós usamos essa ‘aparente’ organização como pano de fundo para a cura [healing]. Ponto final. Se tudo acabasse amanhã, nenhum de nós se importaria. Não se trata do que parece na superfície… por agora, é assim que parece: ter centros, publicações, muitos encontros, muitas viagens, mas tudo isso poderia desaparecer amanhã e nós ficaríamos perfeitamente bem.”[28]

Assim como Schucman, Sullivan via UCEM não como um produto de uma religião institucional, mas como uma ferramenta para realizar o trabalho.

[28] Entrevista com Suzanne Sullivan concedida ao autor, realizada em 13 de março de 2015 no Metaphysical Center localizado em Kamas, Utah.

“Assim como Schucman, Sullivan via UCEM não como um produto de uma religião institucional, mas como uma ferramenta para realizar o trabalho.”

Conclusão

Um Curso em Milagres influenciou uma importante facção dentro do movimento Nova Era. O que começou como as lutas internas de Helen Schucman evoluiu para um movimento espiritual e um texto de renome mundial. Helen Schucman foi um veículo improvável para transmitir a voz de Jesus de Nazaré. De fato, não está totalmente claro em que momento a disseminação veio a ser a meta da documentação.

O que nós sabemos é que as experiências pessoais dela lançaram as bases para UCEM. As canalizações iniciais dela de “a Voz” eram correspondências íntimas sobre a vida dela e as suas interações com outras pessoas. Os escribas dela — principalmente Thetford — também desempenharam um papel ao direcionar a narrativa e, posteriormente, revisar o manuscrito para torná-lo mais aplicável a um público mais amplo.

Ao examinarmos mais de perto os primeiros registros de Schucman, nós podemos perceber que “a Voz” tinha múltiplos tons, o que demonstra processos de escrituralização (scripturalization; sacrotextualização). E, embora Schucman não pudesse prever o crescimento da obra, UCEM continua a ser reinterpretado em novos contextos e por novos adeptos.

—–

Imagem: Timeline and Printings of ACIM – https://acim.org/fip/ – Foundation for Inner Peace (FIP)

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.215.1.[195])
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x