Buscando conhecer e entender a Organização Baseada na Espiritualidade (OBE), nós estamos destacando, em tradução livre, trechos do artigo abaixo referenciado, para a nossa reflexão de como é possível medir a saúde espiritual ou bem-estar espiritual.
O artigo esclarece que, embora as iniciativas de medicina funcional e saúde integral geralmente incluam a espiritualidade como um componente da saúde total e do bem-estar, muitas vezes elas carecem de métricas significativas e validadas que sejam capazes de acompanhar a evolução da saúde espiritual ao longo do tempo. Por esse motivo, a equipe de Pesquisa em Espiritualidade e Performance do CHAMP (Consortium for Health and Military Performance – EUA) desenvolveu e validou as duas subescalas que compõem a Spirituality Metric for Total Health (SMTH) [Métrica de Espiritualidade para a Saúde Total (SMTH)].
Artigo: “Are you spiritually fit? Use the Spirituality Metric for Total Health to find out.” [“Você está espiritualmente em forma? Use a Spirituality Metric for Total Health [Métrica de Espiritualidade para Saúde Integral] para descobrir.”]
Fonte: Human Performance Resources By CHAMP – HPRC [Recursos para a Performance Humana Por CHAMP – HPRC]
CHAMP: Consortium for Health and Military Performance da Universidade de Ciências da Saúde dos Serviços Uniformizados dos EUA). Site: (63042) CHAMP, Home.
Site: Are you spiritually fit? Use the Spirituality Metric for Total Health to find out. | HPRC.
“A sua espiritualidade faz parte da sua saúde e bem-estar geral. Agora existe uma ferramenta importante que é capaz de monitorar a sua saúde espiritual para ajudá-lo a se manter preparado para a missão e resiliente.
Embora as iniciativas de medicina funcional e saúde integral geralmente incluam a espiritualidade como um componente da saúde total e do bem-estar, muitas vezes elas carecem de métricas significativas e validadas que sejam capazes de acompanhar a evolução da saúde espiritual ao longo do tempo. Por esse motivo, a equipe de Pesquisa em Espiritualidade e Performance do CHAMP desenvolveu e validou as duas subescalas que compõem a Spirituality Metric for Total Health (SMTH) [Métrica de Espiritualidade para a Saúde Total (SMTH)].
A ferramenta auxilia profissionais de bem-estar e Militares a mensurar os aspectos “verticais” e “horizontais” da saúde espiritual, integrando o trabalho de autoavaliação contínua, avaliação de programas e acompanhamento personalizado para otimizar a saúde e o bem-estar. Você pode usar as subescalas do SMTH — Pursuing Meaning, Purpose, and Value (PMPV) [Busca de Significado, Propósito e Valor (PMPV)] e Service and Sacrifice for the Greater Good (SSGG) [Serviço e Sacrifício para o Bem Maior (SSGG)] — para ajudar a avaliar o seu próprio condicionamento espiritual e refletir sobre como você gostaria de crescer e definir objetivos.
(1) Subescala Busca de Significado, Propósito e Valor (PMPV – Pursuing Meaning, Purpose, and Value)
A Subescala PMPV inclui algumas perguntas abaixo que é capaz de ajudá-lo a avaliar a sua saúde espiritual ‘vertical’. Ela se concentra na sua capacidade de reconhecer, conhecer, alinhar-se continuamente e desenvolver crenças fundamentais, princípios elevados e valores supremos. A PMPV não se destina a determinar a ‘crença certa’. Ao invés disso, ela mede o comprometimento com os ideais mais elevados que você defende e é capaz de acompanhar as mudanças nesse comprometimento. Uma pontuação alta na PMPV está associada a ter significado na vida, melhor qualidade de vida e resiliência.
1. Eu sei qual é o sentido da minha vida.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
2. Eu consegui encontrar um sentido para a minha vida.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
3. Olhando para a minha vida como um todo, as coisas me parecem claras.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
4. Eu tenho um núcleo de crenças, ética e valores que dão sentido e propósito à minha vida.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
5. Eu consigo encontrar sentido e propósito em minhas experiências cotidianas.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
Se você tem interesse em definir objetivos para construir ou manter o seu PMVP (Busca de Significado, Propósito e Valor), é importante identificar e refletir sobre os seus próprios valores essenciais (vide abaixo A).
Utilize as dicas do HPRC (Centro de Recursos para a Psicoterapia Humana) para desenvolver a sua aptidão espiritual e se alinhar e praticar os seus valores diariamente (vide abaixo B).
A) Azimuth check (reavaliar o rumo): Você está vivendo de acordo com os seus valores?
Dever, integridade, ética, honra, coragem, lealdade: Você sabe o que essas palavras significam, mas como elas se manifestam no seu dia a dia?
Como um Militar em operação de combate, você aprendeu um sistema de valores no treinamento básico que deve seguir e você também tem os seus próprios valores pessoais. Manter-se fiel aos seus valores exige esforço diário. No entanto, quando há uma desconexão entre o que você considera importante e como você está vivendo, a vida é capaz de parecer mais difícil. Se você sente que a sua vida está um pouco fora dos trilhos, reserve um tempo para fazer uma ‘azimuth check’ — verificar a sua posição em relação ao seu ambiente — para determinar se o seu tempo, energia e recursos estão alinhados com os seus valores. O que você descobrir pode ajudá-lo a mudar de rumo e colocar a sua vida na direção que você deseja
Quais são os seus Valores Norteadores (North Stars)?
Imagine que você está comemorando a sua aposentadoria. Você está cercado por seus líderes, colegas, familiares, amigos e pessoas que o admiram. O que eles diriam sobre você que lhe traria orgulho? Como eles o descreveriam e o impacto que você teve ao longo dos anos? Diriam que você trabalhou diligentemente? Que você lidera com consistência? Reconhecer o que você mais gostaria de ouvir em uma situação como essa pode lhe dar pistas sobre quais valores são importantes para você. Ao começar a fazer uma lista dos valores que mais lhe importam, considere dividi-los de acordo com essas áreas da sua vida:
- Trabalho e educação
- Recreação e lazer
- Relacionamentos
- Crescimento pessoal e saúde
Você está acertando o alvo?
Depois de listar os seus valores pessoais, avalie como as suas escolhas e comportamentos se alinham a esses valores. Onde você está gastando o seu tempo e dinheiro? Quais áreas da sua vida estão consumindo a maior parte da sua energia? Quais áreas podem necessitar de mais atenção? Acertar o alvo nem sempre significa alcançar um objetivo específico, mas sim a ação e o trabalho que o impulsionam em direção ao que é mais importante. Por exemplo, você pode valorizar a manutenção da sua saúde e boa forma física e definir como um objetivo correr uma milha em menos de 7 minutos. Para identificar algumas áreas em que você pode querer trabalhar, compare as suas ações diárias com as suas metas e valores. Elas estão alinhadas? Tente verificar a consistência entre os seus valores e as ações fazendo perguntas como:
- Será que eu me dedico o suficiente diariamente no caminho certo ou na academia?
- Eu faço escolhas alimentares saudáveis ou eu cedo à tentação?
- Eu durmo o suficiente na noite anterior ao treino matinal ou eu fico acordado até muito tarde?
- Eu gasto e economizo dinheiro com sabedoria ou eu gasto em itens que não são realmente prioridades?
Quando as suas respostas coincidirem com os seus valores, você estará caminhando em uma direção que o aproximará dos resultados desejados.
O que está impedindo você?
Para a maioria das pessoas, surgem situações que são capazes de dificultar o alinhamento das ações com os valores. Você pode ter valores que, às vezes, entram em conflito, o que pode ser frustrante. Mas elaborar um plano para se preparar para esses conflitos pode ajudá-lo a ter sucesso. Por exemplo, você pode acreditar que ser um bom pai ou mãe significa estar presente para os seus filhos, mas também acredita no valor de ‘priorizar a missão’. Quando você é designado para um treinamento no mesmo fim de semana do aniversário do seu filho, você tem que escolher como equilibrar esses dois valores. Simplesmente sabendo que esses tipos de conflitos surgirão, você pode se planejar adequadamente e estabelecer expectativas razoáveis. Você pode combinar um horário para fazer uma videochamada enquanto estiver fora ou deixar um presente especial para o seu filho com um familiar. Quando as suas ações estão alinhadas com os seus valores pessoais, você consegue se concentrar melhor em seus compromissos com a sua unidade e se sentir melhor por viver os seus valores de forma consistente em casa e no trabalho.
Ponto final
Cada decisão que você toma e cada obstáculo que você supera é capaz de desviar você do caminho por alguns graus. Para manter a sua vida seguindo na direção desejada, reserve um tempo para verificar periodicamente o seu rumo, para não perder o alvo.
Publicado em : 4 de fevereiro de 2019
B) Estratégias para desenvolver a sua prontidão espiritual
A prontidão espiritual pode ajudá-lo a aproveitar o seu sistema de valores, espiritualidade e/ou religião para obter o máximo desempenho e resiliência. Assim como levantar pesos algumas vezes por ano não o deixará fisicamente em forma, a prontidão espiritual é alguma coisa que deve ser cultivada regularmente para que você esteja pronto para a missão. Desenvolver a sua prontidão espiritual ajudará a fornecer os recursos necessários para seguir em frente em momentos de estresse, dificuldades, tragédias e até mesmo quando as coisas estão indo bem. Embora o significado de estar espiritualmente em forma possa ser profundamente pessoal e diferente para cada um, os benefícios também podem ajudar na coesão da unidade e manter os membros da família unidos.
Uma maneira de desenvolver a prontidão espiritual é por meio da reflexão diária, oração ou meditação. Pense em como as suas respostas às seguintes perguntas podem ajudar a guiar as suas crenças fundamentais, resiliência e habilidades diante dos desafios da vida militar.
Use a lista de verificação a seguir para definir metas espirituais pessoais, bem como uma Avaliação Pós-Ação (AAR – After Action Review) para decidir o que está funcionando bem e onde você necessita mudar o rumo das suas ações. Dica: Imprima a lista e a coloque em um lugar visível para que você possa ver todos os dias
Lista de Verificação – Estratégias Para Desenvolver A Sua Prontidão Espiritual
No início de cada dia, reflita sobre essas questões para ajudar a melhorar o seu desempenho e bem-estar. No final de cada dia, use-as como uma avaliação pós-ação pessoal AAR para desenvolver a sua prontidão espiritual.
Seja grato(a)
Pelo que você se sente agradecido e como você demonstrará isso? O que você quer ter certeza de que você NÃO deve dar como garantido?
Sirva aos outros
Quais são os seus pontos fortes e talentos pessoais que você é capaz de compartilhar? O que você é capaz de fazer hoje para fazer com que o mundo seja um lugar um pouco melhor?
Supere os desafios
O que você necessita aceitar? Onde você pode agir? Quem ou o que lhe dá forças para perseverar e crescer?
Perdoe a si mesmo e aos outros.
Que raiva, dor, culpa ou ódio você deseja liberar? O que você é capaz de aprender? O que você espera para o futuro?
Viva de acordo com o seus valores
Quais valores você quer viver? O que motiva você a ser o melhor que você pode ser? Quais são as suas tentações? Como você é capaz de evitá-las?
Conecte-se com alguma coisa maior
Como você dedicará tempo para se conectar profundamente com alguma coisa maior do que você? Como você pode se conectar de forma significativa com outras pessoas, com a natureza ou com um poder superior?
(2) Subescala Serviço e Sacrifício para o Bem Maior (SSGG – Service and Sacrifice for the Greater Good)
A subescala SSGG inclui algumas perguntas abaixo que medem a saúde espiritual ‘horizontal’, também chamada de espiritualidade altruísta ou humanista. A SSGG ajuda a avaliar o seu compromisso com o serviço e o sacrifício pelos outros, que começa com relacionamentos próximos e se estende à sua vizinhança, comunidade, sociedade e ao mundo.
1. Respeitar e valorizar a vida humana deve ser o maior valor social.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
2. Eu acredito fortemente nas pessoas e no poder do serviço.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
3. Eu costumo pensar em um ‘grande plano’ ou processo do qual os seres humanos fazem parte.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
4. A minha maior responsabilidade moral é fazer o máximo de bem que eu for capaz para outros seres humanos.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
5. Servir aos outros é uma importante fonte de significado em minha vida.
* Concordo totalmente [6]
* Concordo [5]
* Concordo em parte [4]
* Neutro [3]
* Discordo em parte [2]
* Discordo [1]
* Discordo totalmente [0]
Como pontuar os seus resultados
Ao aplicar (ou auto aplicar) o SMWH, os itens das subescalas PMPV e SSGG podem ser combinados e randomizados. É recomendável calcular a média dos itens PMPV e SSGG separadamente, mesmo que posteriormente você calcule a média de ambos para obter uma média combinada. A maneira mais fácil de pontuar as subescalas é codificar as suas respostas de forma que: concordo totalmente = 6, concordo = 5, concordo parcialmente = 4, neutro = 3, discordo parcialmente = 2, discordo = 1 e discordo totalmente = 0.
Publicado em: 17 de novembro de 2020.
Referências
Alexander, D., Abulhawa, Z., & J., K. (2020). Applications of the SOCOM Spiritual Fitness Scale: Program development and tailored coaching for optimized performance. Journal of Special Operations Medicine, 20(3), 109–112.
Chairman of the Joint Chiefs of Staff Instruction. (2011). CJCSI 3405.01: Chairman’s Total Force Fitness Framework. Retrieved October 15, 2020, from https://www.jcs.mil/Portals/36/Documents/Library/Instructions/3405_01.pdf?ver=2016-02-05-175032-517.
Jonas, W. B., O’Connor, F. G., Deuster, P., Peck, J., Shake, C., & Frost, S. S. (2010). Why Total Force Fitness? Military Medicine, 175(8S), 6–13. doi:10.7205/milmed-d-10-00280
Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2012). Acceptance and Commitment Therapy: The process and practice of mindful change (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press.
Levin, M. E., Hildebrandt, M. J., Lillis, J., & Hayes, S. C. (2012). The impact of treatment components suggested by the psychological flexibility model: A meta-analysis of laboratory-based component studies. Behavior Therapy, 43(4), 741–756. doi:10.1016/j.beth.2012.05.003
Lundgren, T. (2006). Validation and reliability data of the Bull’s-Eye. Unpublished presentation, Second World Conference on ACT, RFT, and Contextual and Behavioral Science. London.
Öst, L.-G., (2014). The efficacy of Acceptance and Commitment Therapy: An updated systematic review and meta-analysis. Behaviour Research and Therapy, 61, 105–121. doi:10.1016/j.brat.2014.07.018
—–
Imagem: look-studio-ywQGGrC4o2A-unsplash-31.10.25.jpg
—–
A Espiritualidade nas Empresas trata-se de uma Filosofia cujos Princípios são capazes de ajudar tanto as Pessoas quanto as Organizações.
—–
