Com o objetivo de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento da psicofilosofia Huna, praticada pelos antigos Kahunas de todos os tempos e todos os espaços, nós estamos transcrevendo trechos do livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”], de autoria do Dr. Yates Julio Canipe e Sarah Jane Eftink. Versão em Inglês, 11 de janeiro de 2013 Straightforward Inc.
Os autores dedicam o livro a Max Freedom Long e ao Dr. E Otha Wingo.
Tradução livre Projeto OREM® (PO)
Destaques entre [ ] Projeto OREM®
Os autores começam o livro com uma ilustração com frases Havaianas, conforme abaixo:
Waha Hamana – Para Revelar Segredos
Ke Ahi A Loa – Para Invocar O Fogo
Awiki-A-Holo – Para Acelerar As Coisas
VOCÊ É UM SER DE ENERGIA EM PRIMEIRO LUGAR
Kahanuala – Para Despertar A Respiração
Moe Ke Hau – Para Dormir Em Brisa Suave
Ke-Ao Lanihuli – A Luz Que Traz O Entendimento (Esclarecimento)
Ka Opua-Nana – Para Trazer Calma Pela Luz
Ke Ao (Ai?) Mau Loa – Para Estender Para Sempre A Luz, O Amor
Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em “A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres”
“Quantum Huna é uma discussão sobre os rituais, conhecimento e costumes do Antigo Kahuna Havaiano de um ponto de vista da Física e Energia Quântica. Outros pesquisadores, incluindo Max Freedom Long, viram os segredos desses antigos de uma perspectiva religiosa e nós acreditamos que ele perdeu a verdadeira essência do poder que eles carregaram através dos tempos. Esse trabalho, portanto, capacitará você como nenhum outro a conduzir a sua vida de uma forma verdadeiramente evidente. Você é um Ser de Energia Em Primeiro Lugar.
—–
—–Continuação da Parte XI—–
—–
Capítulo Dez – Huna Quântica em Relacionamentos, Negócios e Cura [Healing]
“O que é Autoestima? É a sua autoimagem, ou como você se sente sobre si mesmo. A sua autoestima é composta de pensamentos e sentimentos que você tem sobre si mesmo. Eles podem ser: POSITIVOS, como ‘Eu sou bonito. Eu sou inteligente. Eu aprendo com os meus erros. Eu sou divertido.’ Cada uma dessas declarações são declarações de identidade notadas por ‘Eu sou.’ Quanto mais sentimentos positivos você tiver sobre si mesmo, maior será a sua autoestima. Esses pensamentos também podem ser NEGATIVOS: como ‘Eu sou feio. Eu sou estúpido. Eu tenho medo de falhar. Eu sou chato. Eu sou superior a todos os outros, mas não realmente.’ Quanto mais sentimentos negativos você tiver sobre si mesmo, menor será a sua autoestima.
Alguns sentimentos que você tem sobre si mesmo podem ser difíceis de expressar ou explicar como o último acima. Isso ocorre porque você é um indivíduo único – não há ninguém no mundo como você. Isso é razão suficiente para se orgulhar!
POR QUE EU DEVO PENSAR SOBRE A MINHA AUTOESTIMA?
Porque ela comanda a sua vida e você pode nem saber isso. Veja, quando crianças, nós começamos na posição neutra sobre autoestima. Conforme nós fazíamos as coisas e adultos ou outras crianças nos davam feedback, nós colocávamos um pouco de peso no lado da autoestima positiva ou negativa. O feedback que nós recebíamos podia ter sido positivo ou negativo, intencional ou não intencional, racional ou irracional. Isso não fazia diferença alguma.
Pegue a criança pequena que abotoa o seu casaco e há um buraco vazio no topo e um botão quadrado na parte inferior quando ele termina. Mamãe diz: ‘Johnny, você já deveria saber como abotoar o seu casaco. Quando você irá aprender?’ Isso faz com que a sua autoestima suba ou desça, diminua ou aumente? AGORA, se a mamãe diz: ‘Johnny, olhe para os botões do seu casaco, você parece ter um extra na parte inferior. Você pode fazer algo sobre isso?’ Mamãe agora simplesmente apontou algo para Johnny. Ele cuida dos botões. AGORA como Johnny se sente sobre si mesmo.
Elogie ou expresse decepção com a ação, não com o indivíduo. Papai vê Johnny encontrar algum dinheiro que caiu do bolso do tio Fred e o vê devolvê-lo ao tio Fred. Papai diz: ‘Você é um menino tão honesto, Johnny, eu estou tão orgulhoso de você.’ Papai não sabia que Johnny estava roubando ovos dos vizinhos. Como isso faz Johnny se sentir? Elogie o ato, não a pessoa. ‘Johnny, devolver o dinheiro ao tio Fred foi a coisa certa a fazer.’
Venha a ser CONSCIENTE. FAÇA isso com as suas próprias ações, pensamentos e declarações. Parece que alguns de vocês perderam isso. Assim, aqui isso está ligeiramente modificado. A autoestima afeta a maneira como você vive porque isso afeta como você pensa, age e sente sobre si mesmo e os outros e o quão bem-sucedido você é em atingir as suas metas na vida. ALTA Autoestima é capaz de fazer você se sentir eficaz, produtivo, capaz e amável. BAIXA Autoestima é capaz de fazer você se sentir ineficaz, inútil, incompetente e não amado.
A autoestima pode ser melhorada. Não deixe que os fracassos do passado o impeçam. Você deve a si mesmo aprender a se sentir bem sobre quem você é! Existem muitos fatores que influenciam a sua autoestima. O seu nível de autoestima é baseado nas experiências únicas e relacionamentos pessoais que compuseram a sua vida. Em casa, considere o seu relacionamento com o seu cônjuge, pais, avós, irmãos, irmãs, etc.; e essas experiências com a família desde o nascimento até o presente. Na sua vida social, observe os relacionamentos com amigos de infância e adultos, vizinhos, namorados e namoradas, juntamente com suas experiências com clubes, times esportivos e hobbies. Na escola, digira relacionamentos com colegas de classe, professores, administradores e conselheiros e aquelas experiências com trabalhos escolares, atividades extracurriculares, esportes, disciplina, etc. Na sociedade, observe aqueles relacionamentos com membros de diferentes culturas, raças e religiões; e aquelas experiências com padrões e imagens criadas por outros (por exemplo, a mídia). No trabalho, examine relacionamentos com supervisores, colegas de trabalho, funcionários e aquelas experiências com contratações, demissões, promoções e níveis de responsabilidade no trabalho, bem como a sua capacidade de sustentar a si mesmo e a sua família. Em geral, experiências positivas e relacionamentos gratificantes ajudam a aumentar a autoestima. Enquanto experiências negativas e relacionamentos problemáticos tendem a diminuir a autoestima.
NENHUM EVENTO OU PESSOA ÚNICOS NORMALMENTE DETERMINA O SEU NÍVEL DE AUTOESTIMA. ELE SE DESENVOLVE COM O TEMPO, MUDANDO CONSTANTEMENTE COM A EXPERIÊNCIA.
No entanto, um único evento é capaz de definir um caminho e a mente começará a acumular evidências para apoiar a decisão que você tomou naquele evento. Um progenitor poderia ter dito que você não valerá nada. Se você acreditou nisso, a sua mente irá procurar evidências para apoiá-lo e você agirá de acordo. Se você rejeitou essa afirmação como falsa, a sua mente irá procurar evidências do contrário e você agirá de acordo.
Sentir-se bem consigo mesmo permite que você ACEITE DESAFIOS. Quando você tem alta autoestima, você não tem medo de desenvolver as suas habilidades. Você está disposto a arriscar fazer coisas novas. Se você não FAZ, não é capaz de crescer. Você é capaz de enriquecer a sua vida percebendo. Pessoas felizes são uma alegria por estar por perto. Ao ser mais feliz consigo mesmo, você estará ansioso para conhecer novos amigos. Ao ser mais confortável e aberto sobre si mesmo, você desenvolverá relacionamentos mais próximos.
Você pode manter a autoconfiança acreditando que você é capaz de fazer alguma coisa, pois isso é metade da batalha. Isso permite que você se envolva completamente com o que você quer que esteja fazendo. O esforço de todo o coração ajuda a trazer melhorias ao desempenho.
Ao se tornar e permanecer flexível, a mudança pode ser fácil, mesmo que seja desconhecida e possa parecer assustadora às vezes. Esse sentimento é o mesmo que aquele sentimento de excitação e muitas vezes você simplesmente deu a esse sentimento um rótulo errado que ainda não lhe serviu bem. Lembre-se, uma autoimagem positiva torna mais fácil aceitar novas ideias e maneiras de fazer as coisas.
Com alta autoestima, você é capaz de ser a pessoa que você deseja ser, aproveitar os outros plenamente e se oferecer ao mundo.
Alguns efeitos comuns da Baixa Autoestima são a falta de autoconfiança, pois pessoas com baixa autoestima geralmente têm pouca confiança em suas habilidades. Elas podem pensar que estão fadadas a falhar novamente porque falharam antes. A falta de autoconfiança pode resultar em pouco ou nenhum esforço para atingir metas, ajudando assim o seu baixo desempenho. Falhas que resultam da falta de esforço não são um reflexo verdadeiro das habilidades de uma pessoa. Algumas pessoas não se darão crédito por suas realizações. Elas distorcem a visão de si mesmas e dos outros. Na verdade, elas podem parecer humildes. Essas pessoas, em comparação, podem pensar que os outros parecem melhores. Elas também podem acreditar que as coisas simplesmente acontecem com elas ou que não têm nenhuma contribuição ou controle sobre o que acontece com elas. Pessoas negativas não são divertidas de se conviver, geralmente levando vidas pessoais infelizes. Pessoas com baixa autoestima acham difícil desenvolver relacionamentos próximos. O resultado pode ser uma vida pessoal solitária e infeliz.
Os efeitos da baixa autoestima são capazes de criar um ciclo vicioso começando com a falta de autoconfiança, levando a um desempenho ruim, o que dá uma visão distorcida de si mesmo e dos outros e, finalmente, termina com uma vida pessoal infeliz. O ciclo pode ser quebrado tomando medidas positivas para aumentar a sua autoestima…
Você pode acessar o seu próprio nível de autoestima respondendo honestamente às seguintes perguntas. Quanto mais honesto você for, mais valor verá e receberá. Muita desonestidade em responder poderia ser o resultado de delusão ou de apenas racionalização de que você está BEM, do jeito que você é.
A maioria das pessoas se sente mal consigo mesma de vez em quando. Então, ao responder às perguntas, pense em como você se sente na MAIORIA das vezes. Você pode querer imprimir isso e circular as respostas.
1. Você se magoa facilmente com críticas? … Sim … Não
2. Você é muito tímido ou excessivamente agressivo? … Sim … Não
3. Você tenta esconder os seus sentimentos dos outros? … Sim … Não
4. Você tem medo de relacionamentos próximos? … Sim … Não
5. Você tenta culpar os outros pelos seus erros? … Sim … Não
6. Você encontra desculpas para se recusar a mudar? … Sim … Não
7. Você evita novas experiências? … Sim … Não
8. Você deseja continuamente poder mudar a sua aparência? … Sim… Não
9. Você é muito modesto sobre sucessos pessoais? … Sim … Não
10. Você fica feliz quando os outros falham? … Sim … Não
Se você respondeu ‘Sim’ à MAIORIA das perguntas acima, então a sua autoestima provavelmente poderia melhorar.
1. Você aceita críticas construtivas? … Sim … Não
2. Você se sente à vontade para conhecer novas pessoas? … Sim … Não
3. Você é honesto e aberto sobre os seus sentimentos? … Sim … Não
4. Você valoriza os seus relacionamentos mais próximos? … Sim … Não
5. Você é capaz de rir (e aprender com) os seus próprios erros? … Sim … Não
6. Você percebe e aceita mudanças em si mesmo conforme elas ocorrem? … Sim … Não
7. Você procura e enfrenta novos desafios? … Sim … Não
8. Você está confiante sobre a sua aparência física? … Sim … Não
9. Você se dá crédito quando o crédito é devido? … Sim … Não
10. Você fica feliz pelos outros quando eles têm sucesso? … Sim … Não
Se você respondeu “Sim” à MAIORIA dessas perguntas, então provavelmente você tem uma opinião saudável sobre si mesmo.
Seja qual for o nível da sua autoestima AGORA, você é capaz de tomar medidas positivas para melhorá-la!
Como pensar positivamente sobre si mesmo é fácil se você fizer questão de ser o seu melhor amigo. Isso significa se aceitar identificando e aceitando os seus pontos fortes e fracos, pois todos os têm. Ajude-se definindo metas realistas. Alcance-as aprendendo novas habilidades e desenvolvendo as suas capacidades. O incentivo está lá quando você assume uma atitude de ‘sou capaz de fazer’. Defina um cronograma razoável para metas pessoais e ofereça incentivo a si mesmo ao longo do caminho. Então aceite elogios e orgulhe-se de suas realizações, grandes e pequenas. Lembre-se de que as suas experiências são somente suas. Aproveite-as. Reserve um tempo regularmente para ficar sozinho com os seus pensamentos e sentimentos. Envolva-se em atividades que você seja capaz de aproveitar sozinho, como artesanato, leitura ou um esporte individual. Aprenda a aproveitar a sua própria companhia.
Tudo isso levará à CONFIANÇA ao prestar atenção aos seus pensamentos e sentimentos. Aja de acordo com o que você pensa que é certo. Faça o que faz você se sentir feliz e realizado. Respeite a si mesmo e não aja como outra pessoa. Tenha orgulho de quem você é. Explore e aprecie os seus próprios talentos especiais, independentemente do que eles sejam. Aprenda a amar a pessoa única que você é. Aceite e aprenda com os seus erros. Não reaja exageradamente aos erros. Aceite os seus sucessos e fracassos como aqueles que realmente amam você.
De acordo com o Dicionário INGLÊS, “SORRY” [sinto muito, lamento, arrependido] significa…
1. Apologético – sentir ou expressar arrependimento por uma ação que aborreceu ou incomodou alguém, ou que provavelmente o fará assim.
2. Solidário – sentir ou expressar simpatia ou empatia, especialmente por algo que tenha acontecido.
3. Lamentável – lamentavelmente ruim ou negligenciado – uma pequena casa de campo lamentável com um jardim coberto de mato.
4. Muito ruim – tragicamente ou desagradavelmente insatisfatório.
Quando o cérebro processa a linguagem, ele processa TODOS os significados. Então, quando você APENAS diz ‘EU SINTO MUITO’, você está dizendo TODOS os significados, incluindo em algum nível que você é um ser humano tragicamente desagradavelmente insatisfatório.
Se você quiser expressar o Primeiro significado, simplesmente diga: ‘Eu me arrependo de ter chateado você’ ou ‘Eu peço desculpas que você esteja chateado’ ou simplesmente ‘Eu peço desculpas’ ou ‘Eu peço desculpas pela minha ação’.
Se você quiser expressar o Segundo significado, então diga: ‘Você tem a minha simpatia’ ou ‘Você é capaz de sentir a simpatia que eu tenho por você?’ ou ‘Por favor, aceite a minha simpatia por…’ ou até mesmo faça uma pergunta: ‘Como eu posso expressar os meus sentimentos pelo que tem acontecido?’
Ao fazer isso, você evita os dois últimos significados. Isso é especialmente importante ao fazer declarações que se enquadram na categoria de identidade, como ‘EU SOU…’ Eu sou uma boa pessoa. Eu sou inteligente. Eu sou um ser humano sensível. Eu sou um parente compreensivo. Eu SINTO MUITO por ter que responder assim, MAS eu estou fazendo isso para obter uma reação. NENHUMA reação, nenhum aprendizado, nenhum crescimento, é sua escolha.
Você já se perguntou por que se preocupar em tentar entender a si mesmo e aos outros? Eu tenho certeza de que obteve uma resposta, se você perguntou. Você diria que alguma das seguintes coisas é importante para você?
Se dar bem com as pessoas, Fazer as coisas que você quer, Ter uma boa vida, Divertir-se com a vida, Ter a sua vida funcionando do jeito que você quer, Entender Colegas de Trabalho, Irmãos, superiores ou clientes em potencial.
A chave para entender os outros é entender a nós mesmos e como humanos, nós ainda estamos na idade das trevas, entrando na idade média do entendimento de nós mesmos.
O que nós necessitamos NÃO é apenas de mais dados. Nós já temos bibliotecas inteiras cheias de dados… catalogados ordenadamente como ‘Antropologia’, ‘Filosofia’, ‘Psicologia’, ‘Sociologia’, etc. O que nós necessitamos são de mais ideias para explicar o que todos os dados que temos significam em termos da PESSOA COMO UM TODO… novas ideias que nós sejamos capazes de testar e USAR.
ENTÃO… aqui estão algumas ideias para você testar.
Você JÁ é Único. Não há ninguém agora, no passado ou no futuro que Eu [I], tenha sido ou será como você. Você tem um conjunto ÚNICO de experiências e um conjunto ÚNICO de DNA que não é capaz de ser duplicado.
SIM Biologicamente Único… o produto de milhões de ancestrais… nenhum dos quais era exatamente igual, nem mesmo os seus pais quando você foi concebido.
SIM Único na Experiência… As suas crenças, conhecimento, atitudes são diferentes de todas as outras pessoas.
ENTÃO… porque você é Único… então o seu mundo é diferente do mundo de todos os outros. Isso é um fato… duas pessoas olhando para a mesma coisa ao mesmo tempo jamais veem, sentem, cheiram, ouvem, saboreiam ou SENTEM exatamente a MESMA COISA!
PORQUE o que você sente depende do seu propósito e experiência. ENTÃO … para entender a si mesmo … você deve em primeiro lugar entender o seu propósito. Só para Revisar, todas as pessoas têm certos propósitos básicos ou NECESSIDADES como os sociólogos os chamam, como Sobreviver… ter comida, bebida, abrigo para se proteger do mal e Ser Desejado (não pela Lei)… ter a aprovação, amor e apreciação dos outros e Crescer… obter maior satisfação em viver. Mais centenas de subpropósitos. A sua vida inteira é simplesmente uma série de ações para atingir os seus propósitos.
De onde veem esses propósitos? Quando você era um bebê e acordava, você tinha apenas um propósito … comer … então você agia até que … alguém aparecesse e cumprisse o seu propósito. Então você voltava a dormir … missão cumprida! Você não nasceu com o desejo ou propósito de pegar um ônibus.
À medida que os seus propósitos mudam … o seu mundo muda. Quando bebê, os seus propósitos eram simples … então, da mesma forma, o seu mundo era simples. Quando bebê e porque os seus propósitos e mundo eram simples … as outras pessoas podiam entender o seu … e Talvez seja por isso que elas o amavam.
E … conforme você cresceu e aumentou a sua experiência … você mudou o seu mundo … leite morno me faz sentir melhor do que leite frio.
E isso mudou as suas ações … Eu vou gritar até que eles me deem leite MORNO.
E … essa mudança de propósito fez com que fosse mais difícil para os outros entenderem você … o que HÁ de errado com o bebê?
ASSIM … durante toda a sua vida, o seu mundo muda e você toma ação após ação para atingir propósito após propósito … e o seu mundo fica cada vez maior e mais complicado.
Uma vez alcançado, você substitui o antigo propósito por novos…
Propósito 1… graduar-se em um lugar específico ou sair da escola.
Propósito 2… conseguir um emprego ou encontrar uma maneira de sobreviver (alguns escolhem uma vida de crime).
Assim você cresce… um propósito em si mesmo.
ENTÃO… os seus propósitos na vida estão sempre mudando… e nenhum propósito de duas pessoas é jamais idêntico! A vida é um processo. O que você faz quando dois ou mais de seus propósitos entram em conflito? Você tem que escolher qual propósito é mais importante para você naquele momento … uma questão de escolha pessoal. A cada dia você faz centenas de escolhas para atingir os seus propósitos … você escolhe o que considera a melhor opção para obter o que deseja … dessas escolhas depende A SUA FELICIDADE.
Se a sua escolha for simples de ‘Como fazer’, a sua escolha é fácil porque você é capaz de descobrir por meio de investigação e geralmente escolhe uma opção que seja bem-sucedida. Às vezes, a escolha não é simplesmente um ‘como fazer’, mas uma escolha POR QUE. A cada dia você se verá diante de escolhas de ‘Como fazer’, bem como escolhas de ‘POR QUE’.
Essas escolhas de ‘POR QUÊ’ são muito mais difíceis porque você está tentando chegar a um acordo sobre dois ou mais conjuntos de racionalizações em seu cérebro. Algumas pessoas pensam que é mais difícil porque elas necessitam de mais FATOS para fazer com que uma DECISÃO seja feita. Esses não são fatos que você está relembrando, apenas memórias e as suas crenças sobre eles. Você está pesando os seus valores. Esse tipo de investigação de valores é auto indagação … alguns chamam de examinar a sua consciência, pensar sobre isso, refletir sobre isso, oração ou meditação.
Você tem que recorrer não apenas à sua experiência passada, mas tem que, em última análise, ser capaz de ver a verdade. Se você cresceu como uma criança assistida sem pai, então você pode querer examinar como isso filtrou o mundo para você e mudar isso. Caso contrário, a ação que você tomar será automática com base em sua experiência passada. Se você foi mordido por um cachorro aos 3 anos, então você ainda pode ter medo de todos os cães ou apenas de alguns cães com base em sua experiência real e no ambiente quando foi mordido e como essa experiência foi codificada.
Para atingir os seus propósitos únicos, você TOMA UMA ATITUDE constantemente. Você sempre tem uma escolha nas ações que você toma. Você escolhe a ação que você pensa que é a sua melhor opção para obter o que você deseja. Cada ação resulta em SUCESSO ou FEEDBACK que adiciona à sua experiência, mudando assim o seu mundo, o seu propósito e as suas ações futuras.
ASSIM… a sua felicidade depende de suas escolhas. Você pode fazê-las conscientemente ou continuar a deixar o seu subconsciente fazê-las por você. Você pode permanecer no piloto automático ou criar um novo piloto automático escolhendo. O entendimento é a chave para melhores escolhas e melhores relações humanas, apesar das diferenças (culturais, econômicas, religiosas, políticas ou raciais).
Aqui está uma tarefa para o próximo ano. VOTE em todas as eleições. Observe como essa ação, quer você acredite que seja importante ou não, muda a sua visão do mundo. Ou eu devo dizer, Transforma a sua visão do mundo.
Você poderia chamar essa ação de assertividade. Para entender a assertividade, vamos começar com as causas comuns para a não assertividade, que incluem MEDO de desagradar ou machucar os outros ou de ser rejeitado ou de cometer erros. Pessoas não assertivas geralmente são supersensíveis aos sentimentos de outras pessoas. Elas têm medo de que a discordância seja mal interpretada como antipatia pela outra pessoa. Depois, há as FALSAS CRENÇAS de que elas são indignas ou que elas não têm direitos. Essas pessoas pensam que, se reivindicarem os seus direitos, elas estão sendo egocêntricas ou que a opinião dos outros é mais válida. Por último e não menos importante, há a FALTA DE HABILIDADES, onde algumas pessoas nunca aprenderam a ser assertivas ou foram desencorajadas de serem assertivas quando crianças.
Vamos continuar com algumas causas comuns de agressão: Primeiro, há a INSEGURANÇA ou os sentimentos de impotência. Pessoas agressivas geralmente se sentem ameaçadas e reagem fortemente pensando que elas têm que se proteger.
Depois, há a RELUTÂNCIA, onde alguém desiste dos benefícios percebidos da agressão. Alguns comportamentos agressivos podem funcionar a curto prazo porque intimidam outras pessoas. A longo prazo, no entanto, a agressão ganha apenas ressentimento … não respeito … a partir dos outros.
Com algumas pessoas, elas deixam a INEXPERIÊNCIA em expressar necessidades e sentimentos em qualquer outra maneira de governar as suas vidas. A agressão é capaz de vir a ser uma segunda natureza em algumas pessoas. E AS PESSOAS são capazes e mudam a maneira como agem … MUDAR O SEU COMPORTAMENTO depende realmente de você! Ações não assertivas ou agressivas geralmente são as reações mais comuns e fáceis e resultam quando você coloca muita pressão sobre si mesmo, exagerando as coisas. Aprenda a pensar com calmamente e racionalidade.
Desenvolva uma atitude positiva que diga:
‘Está tudo BEM em cometer erros. Ninguém é perfeito. Eu sou capaz de dizer NÃO quando eu necessito dizer. Eu gostaria de ser boa nisso e, se não for, tudo bem. Eu gostaria que ele saísse comigo e, se ele não sair, tudo bem. Fazer perguntas não me faz parecer estúpido e isso é a melhor maneira de obter as informações de que eu necessito. Só porque eu vejo dessa maneira não significa que todos os outros devam concordar. Se eu me defender agora e disser o que realmente eu sinto, isso será melhor a longo prazo.’
Vamos continuar com algumas aplicações práticas da Huna Quântica e dos Kahuna e a sabedoria deles. Existem muitos rituais Kahuna que podem ser feitos diariamente e agregam valor útil na vida cotidiana.
Lembre-se das 10 partes do homem sendo os três níveis da mente, Unihipili ou o eu [ser, self] oculto ou mente subconsciente; Uhane ou o eu [ser, self] médio ou mente consciente e; Aumakua ou eu [ser, self] superior ou mente superconsciente, com cada um desses níveis da mente tendo o seu próprio corpo aka, o seu próprio corpo sombreado ou corpo etérico. Cada um desses corpos aka tem uma certa função diferente, bem como diferentes níveis de vibrações. O corpo aka do eu [ser, self] subconsciente é aquele que duplica o corpo físico normal em todos os sentidos, todos os detalhes, bem como sendo o corpo aka que é infinitamente variável, infinitamente extensível, mesmo mantendo a sua forma básica original. O corpo aka do eu [ser, self] médio também se forma para a forma do corpo físico, no entanto, a sua função é mental. A sua função é pensar, raciocinar logicamente e motivar e direcionar a atividade de um ser humano inteiro. As suas ações e energia são direcionadas principalmente para uma parte do cérebro, de modo que você seja capaz de solicitar que a sua ação racional, desejo ou conclusão seja aceita pelo subconsciente, por exemplo, dando direção e propósito causal à ação humana.
O eu [ser, self] superior, por outro lado, não reside totalmente dentro da estrutura física do humano, ele [pronome neutro ‘it’ em Inglês] reside dentro e fora, principalmente acima do [nível] humano, metaforicamente falando, exceto nos momentos em que ele é chamado dentro da pessoa para um propósito específico. O eu [ser, self] superior é parte do humano [da identidade própria do ser humano] e, na maioria das pessoas, nunca interpenetra constantemente com o resto do ser humano [idem]. Cada uma dessas combinações mente-corpo tem o seu próprio nível de energia que os Havaianos chamam de mana. O subconsciente faz a força vital básica [mana] da comida que nós comemos e especialmente da respiração. O eu [ser, self] médio obtém a sua energia [mana] pegando parte do nível básico do subconsciente [mana] e aumentando a taxa vibratória até o nível mais alto (mana mana) necessário para o trabalho mental que ele faz. O eu [ser, self] superior depende inteiramente dos outros dois eus [seres, selves] para [obter] a sua energia (mana loa). Ele [pronome neutro ‘it’ em Inglês] pode e recebe um pouco a cada noite para realizar os desejos que nós temos expressado por nossos pensamentos e sonhos, devaneios e ações do dia. Caso contrário, para qualquer coisa além disso depende totalmente do resto do ser humano para enviar energia por um esforço direto de intenção. Ao todo, três níveis de energia se interpenetram, cercam e preenchem o ser humano e criam o que é chamado de aura. A aura, portanto, é o campo magnético que cerca completamente o corpo e que às vezes é visto por médiuns e até mesmo fotografado na fotografia Kirlian.
Essas nove partes: três mentes, três corpos aka e os três níveis de energia são todos combinados para habitar o corpo físico, a 10ª parte do ser humano completo. Dessa forma, a mente divina infinita é capaz de se expressar e se experienciar no nível físico básico durante a vida do corpo físico. Cada nível é completo à sua maneira, cada um tem a sua própria mente, o seu próprio corpo aka e a sua própria energia. Então, cada um tem os pré-requisitos necessários de mente, matéria e força necessários para funcionar e realizar coisas em seu nível. Quando todas as condições estão certas e quando o esforço adequado de intenção é despendido, os rituais funcionam. Até os milagres funcionam. Eles funcionam porque esse gasto de poder de intenção uniu todos os três níveis em um todo harmonioso, pelo qual os três níveis de mente, matéria e energia estão todos concentrando e concentrados em um objetivo.
Essa sequência é o segredo por trás do uso bem-sucedido de qualquer ritual. Pelo seu poder de intenção, você une as três mentes e então solicita aos corpos aka e aos níveis de energia que realizem o que você escolheu realizar.
Agora, uma das práticas que nós apresentaremos é frequentemente chamada de ritual Tiki. É usado para limpar e recarregar uma figura Tiki. Na Polinésia e no Havaí, a figura Tiki sempre foi feita de madeira dura, como madeira coral ou árvore da chuva (monkey pod). Então, para esse ritual, você necessitará de uma pequena estátua de madeira de algum tipo, de preferência de madeira dura ou, no momento, qualquer coisa que você tenha. Você também necessitará de um pouco de água em uma tigela de vidro, cerâmica ou plástico. Se você não tiver uma estátua de madeira, use alguma coisa feita de marfim, uma estatueta de algum tipo, talvez. Madeira dura é uma das quatro melhores coisas a serem usadas para carregar com algum aspecto ou poder especial. Os outros três materiais são marfim, sal ou óleo. Os Havaianos tinham bastante madeira dura. Eles não tinham marfim, nem tinham grandes minas de sal para sal, nem olivais para óleo. O sal tinha que ser feito lentamente a partir da água do mar evaporada e os cocos eram virtualmente a única fonte de óleo. Para os propósitos deles, isso realmente não importava, pois a principal preocupação deles era a madeira e as grandes e pequenas figuras de Deus que eles podiam esculpir, limpar e carregar com a energia apropriada. A palavra Tiki em si mesma não é realmente uma palavra Havaiana. Ela é uma estranha combinação bastarda de Taitiano e Havaiano criada em algum lugar ao longo da linha pelo homem branco. A língua Polinésia não tem a letra K e a língua Havaiana, embora Polinésia de origem, não tem a letra T. Por exemplo, Taiti em Havaiano é chamado Kahiki. Por que a mudança ocorreu, ninguém sabe nem foi registrado na história verbal dos antigos Havaianos. Em qualquer caso, a palavra Tiki agora é de uso geral na Polinésia e no Havaí. Como ela não está em nenhum dicionário Havaiano, o mais próximo que você é capaz de chegar de uma definição é dizer que significa pequeno. Geralmente é interpretado como uma pequena representação de uma figura de Deus.
O ritual Tiki também é chamado de ritual básico de limpeza. É a base para todas essas coisas que você é capaz de fazer, onde o princípio por trás disso é reunir os três eus [seres, selves], os seus corpos aka e os seus níveis de energia, para remover todas as energias indesejadas e, então, propositalmente preencher o objeto com alguma qualidade desejável. Como a natureza abomina o vácuo, sempre que você remover algo, certifique-se de substituí-lo por outra coisa. Lembre-se de como o corpo aka do eu [ser, self] oculto é muito flexível e elástico e também pegajoso. Então o objetivo é solicitar que a Unihipili, o corpo subconsciente, envie os seus dedos etéricos estendidos através de um objeto e, como ele é pegajoso, as características retirarão todas as vibrações negativas indesejáveis. Agora siga as instruções e passe pelo ritual de limpeza. Em termos de Física Quântica e Tesla, você está neutralizando o objeto em primeiro lugar com a frequência de ressonância natural da madeira e, em seguida, carregando-o com a energia positiva e a forma de pensamento que você escolher.
Coloque a sua estátua em uma mesa ou prateleira na sua frente em uma altura conveniente. Então coloque a tigela de água em um nível mais baixo ou no chão aos seus pés. Desenvolva uma sobrecarga de mana. Agora você deve ser capaz de fazer isso bem rápido. Coloque-se em um estado leve da zona dos sonhos. Peça para a Uhane e a Unihipili trabalharem juntas e peça a presença do eu [ser, self] superior [Aumakua]. Agora diga a si mesmo que você irá abrir os olhos e permanecer na zona dos sonhos.
Prepare-se para entrar na Zona dos Sonhos, fique confortável em sua poltrona e, novamente, lembre-se de ser muito sincero e emocional ao falar. Lembre-se de que você está melhorando a sua própria mente.
Fale com todas as partes do seu corpo onde você notar tensão, rigidez, aperto ou qualquer outra descrição que não seja normal. Aborde cada uma dessas partes conforme apropriado e diga em voz alta, suavemente e firmemente,
‘Orelhas relaxem, pálpebras relaxem, mandíbula relaxe, pescoço relaxe, ombros relaxem, estômago relaxe, coxas relaxem, pernas relaxem, dedos dos pés relaxem, libere a tensão onde quer que você a encontre.’
Siga isso com esses pedidos.
‘Coração desacelere, Cérebro desacelere, Mente desacelere, desacelere, até o fim, abaixo para 8,6 ciclos por segundo.’
Agora afaste-se um pouco do Tiki ou qualquer objeto que você tenha, de modo que os seus braços e as suas mãos estendidos quase o alcancem. Visualize com toda a sua capacidade de fazer imagens que os seus dedos aka estão se estendendo para fora de suas mãos para que eles passem completamente através e atrás do objeto que você está limpando. Como você agora tem o poder da palavra falada, então você fala nesse ritual com força e com poder que o seu pedido se tornará realidade. Conforme você fala durante o ritual, comece logo acima do objeto e deslize as suas mãos para baixo verticalmente e completamente através e abaixo do Tiki. Enquanto você faz isso, veja e sinta a ação de limpeza de puxar e na segunda parte da frase você deve estalar os seus dedos violentamente na tigela de água. Você está metaforicamente limpando a velha energia não-madeira coletada em seus dedos aka ao colocá-la na tigela de água. Nós faremos esse processo quatro vezes. Colocando toda a força e sinceridade de movimento que você for capaz.
‘Eu peço que todas as vibrações indesejáveis saiam da estátua e sejam vinculadas na água. Eu peço que todas as vibrações indesejáveis saiam da estátua e sejam vinculadas na água. Eu peço que todas as vibrações indesejáveis saiam dessa estátua e sejam vinculadas na água. Eu peço que todas as vibrações indesejáveis saiam dessa estátua e sejam vinculadas na água.’
Relaxe agora e fique em pé na frente do Tiki, um pouco mais perto dessa vez, braços ainda estendidos com as suas mãos sobre e ainda ao redor do objeto a seis ou oito polegadas dele. Agora feche os seus olhos e visualize uma luz branca pura fluindo de suas palmas e enchendo a estátua até transbordar. Veja uma esfera do tamanho de uma bola de basquete de luz viva preenchendo completamente o objeto e enquanto você vê isso acontecendo, diga essas palavras,
‘Eu preencho essa estátua com a luz branca pura da mente infinita e para que ela irradie prontamente com harmonia e proteção por qualquer cômodo onde ela for colocada.’
Assim seja. Corte o fluxo de energia de suas mãos. Visualize um cordão aka entre o seu plexo solar e o objeto e corte-o com um movimento de cada braço como se cada braço fosse uma linda espada.
Agora é hora de sair da zona dos sonhos com o método Silva 5 para 1 modificado. Saia da Zona dos Sonhos e quando você sair estará muito alerta e bem acordado, muito revigorado. Conte 1… sentindo o seu sangue circulando mais rápido; 2… respirando fundo; 3… percebendo o seu campo de energia se expandindo; 4… ouvindo todas as coisas astutamente; 5… erguendo-se totalmente revigorado.
Abra os olhos e certifique-se de cortar o fluxo de energia nas palmas das mãos, apenas relaxe um momento.
Pegue a tigela e, assim que possível, jogue a água no vaso sanitário junto com um pensamento ativo de que a água está sendo enviada para o esgoto para ser purificada. Não coloque a água na pia da cozinha ou na bacia de lavar, apenas jogue-a no vaso sanitário. Essa é a técnica básica de limpeza ritual que pode ser variada para se adequar à ocasião. Nós usamos a palavra ‘estátua’ no exemplo. Você pode nomear qualquer objeto que seja a sua limpeza. E quando você estiver carregando o objeto, você pode mudar as palavras para se adequarem aos seus desejos, como irradiar bons sentimentos de saúde e energia, ou irradiar amor e harmonia, apenas certifique-se de colocar algo bom para preencher o vazio deixado pelo ritual de limpeza. Os mesmos procedimentos básicos podem ser feitos com praticamente qualquer coisa. Uma estatueta, uma escultura de madeira, marfim, um colar feito de pedaços de contas ou coral e antiguidade de algum tipo, joias de todos os tipos, até mesmo móveis.
—–
—–Continua Parte XIII—–
—–
Imagem: O teletransporte quântico refere-se à transferência de estados quânticos entre partículas emaranhadas, sem a movimentação física de matéria. No experimento realizado em Oxford, qubits foram conectados por fibras ópticas, permitindo que informações fossem transmitidas instantaneamente através de fótons. O emaranhamento quântico é crucial para esse processo. Quando duas partículas estão emaranhadas, uma mudança no estado de uma delas resulta em uma alteração imediata na outra, não importando a distância. Isso abre caminho para redes quânticas que podem mudar a forma como os dados são processados e transmitidos. Publicado em 8 de março de 2025 por Revista Ana Maria.
Referências bibliográficas da OREM1
Alan Strong Dr.- artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;
Amazing Women In History – artigo https://amazingwomeninhistory.com/morrnah-nalamaku-simeona-hawaiian-healer/
Amit Goswami (Dr.) – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;
Amy Thakurdas, PhD – artigo “Ho’oponopono: Universal Healing Method For Mankind” – Wholistic Healing Publications – September 2008 Volume 8, No. 3;
Anona K. Nā’one Napoleon – Trechos da dissertação apresentada à divisão de pós-graduação da Universidade do Havaí em cumprimento parcial dos requisitos para o grau de Doutor em Filosofia da Educação – maio de 2004. Documento em pdf disponível na internet, após diversas pesquisas, no link: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/d96ffa43-3e5d-40a2-bb7d-00b41a0a0b88/content
André Biernath (Dr.) – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;
Andrew J. Hosmanek – Artigo “Cutting the Cord: Ho’oponopono and Hawaiian Restorative Justice in the Criminal Law Context [“Cortando o Cordão: Ho’oponopono e a Justiça Restaurativa Havaiana no Contexto do Direito Penal”], 5 Pepp. Disp. Resol. LJ Iss. 2 (2005) Disponível em: https://digitalcommons.pepperdine.edu/drlj/vol5/iss2/6
Benjamin P. Hardy (Dr.), psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;
Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;
Bill Russell – Artigo: “Quantum and Kala” [Quântico e Kala] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/quantum.pdf
Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/
Bruce H. Lipton (Dr.) – livro “A Biologia da Crença”;
Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);
Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;
Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;
Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;
Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);
David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);
Deepak Chopra (Dr.) – livro “Criando Prosperidade”;
Doug Herman – Artigo : “Making it Right: Hawaiian Approaches to Conflict Resolution” – 1º de fevereiro de 2018. Artigo completo em Inglês no site: https://www.juniata.edu/offices/juniata-voices/past-version/media/volume-18/Herman_Making_It_Right_Juniata_Voices_vol_18_87_104.pdf;
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “The Story of the HUNA WORK” [tradução livre: “A História do Trabalho Huna”], editado no outono de 1976, no Research Bulletin #20. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-20-fall-1976/;
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “ON ‘MARRIAGE IN HEAVEN,’ GRADUATION, AND SOUL-MATES” [tradução livre: “SOBRE ‘CASAMENTO NO CÉU’, GRADUAÇÃO E ALMAS GÊMEAS]. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-25-winter-1978/;
“EL SER UNO I – Los Arcanos de Thoth.” Livro publicado originalmente pela autora e Canal: Franca Rosa Canónico de Schramm. Editado em 2014.
Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);
Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);
Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);
Gregg Braden (Dr.) – livro “A Matriz Divina”;
Helder Kamei (Dr.) – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;
Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);
Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;
Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/
James A. Wall, Jr. e Ronda Roberts Callister – Artigo “Ho’oponopono: Some Lessons from Hawaiian Mediation” – Negotiation Journal – Published: 01 January 1995;
James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;
Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;
Jim Fallon – Artigo: “Aka Threads and Quantum Entanglement” [Cordões Aka e Emaranhamento Quântico] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/akathreads.html;
Joe Dispenza (Dr.) – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);
Joe Vitale – livro “Limite Zero”;
Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;
John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;
John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/;
Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);
Kalikiano Kalei – Artigo: “Quantum Physics and Hawaiian Huna…” [Física Quântica e Huna do Havaí] – Artigo completo em inglês através do site: https://www.authorsden.com/visit/viewarticle.asp?catid=14&id=45582;
Kealani Cook – University of Hawaiʻi – West O’ahu DSpace Submission – Artigo: “Burning the Gods: Mana, Iconoclasm, and Christianity in Oceania.” [tradução livre: “Queimando os Deuses: Mana, Iconoclastia e Cristianismo na Oceania”] Site: https://dspace.lib.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/addb3121-d4bb-476d-8bbe-ed2a8a1a08d7/content;
Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);
Kenneth Wapnick (Dr.) – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;
Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931. Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/
Krishnamurti – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.
Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);
Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;
Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);
Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);
Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf
Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;
Mary Kawena Pukui, E.W. Haertig – M.D. e Catherine A. Lee – Livro “NĀNĀ I KE KUMU – LOOK TO THE SOURCE” [“RECORRER À FONTE”] – VOLUME I, publicado por Hui Hānai – A Queen Lili’uokalani Children’s Center, Honolulu, Hawaii – 1972;
Matt Tomlinson e Ty P. Kāwika Tengan – Livro “New Mana: Transformations of a Classic Concept in Pacific Languages and Cultures” [Tradução livre: “Novo Mana: Transformações de um Conceito Clássico nas Línguas e Culturas do Pacífico”], em seu capítulo 11 – Mana for a New Age, publicado em 2016 pela ANU Press, The Australian National University, Canberra, Austrália.
Matthew B. James. Estudo Acadêmico , para um Programa de Doutorado da Walden University, Minneapolis, Minnesota, USA, 2008, doutorando em Psicologia da Saúde, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness”. O estudo completo pode ser acessado no site da Walden University no link: https://scholarworks.waldenu.edu/dissertations/622/#:~:text=The%20results%20demonstrated%20that%20those,the%20course%20of%20the%20study.
Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/;
Max Freedom Long – Artigo “How to Become a Magician” [Como vir a ser alguém que lida com a Magia]. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-vol-1-no-9-winter-1973/;
Max Freedom Long – Artigo “The Lord’s Prayer – a Huna Definition” [tradução livre: “A Oração do Pai Nosso – uma Definição Huna”], editado em 1º de março de 1951, HUNA BULLETIN 50, site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-050/;
Max Freedom Long – Artigo “When Huna Prayers Fail” [tradução livre: “Quando as Orações Huna Falham”] – Huna Bulletin 53. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-053/;
Max Freedom Long – Artigo “Three Questions” [tradução livre: “As Três Perguntas”], editado em 15 de março de 1951, no Huna Bulletin 51. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-051/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Angles on Psychoanalysis” [tradução livre: “Pontos de Vista Huna sobre Psicoanálise”], editado em 15 de maio de 1951, no Huna Bulletin 55. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-055/;
Max Freedom Long – Artigo “Living in Cooperation on the Earth” [tradução livre: “Vivendo em Cooperação na Terra”], editado em 1º de maio de 1951, no Huna Bulletin 54. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-054/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Lesson #1: Building Your Future” [tradução livre: “Lição Huna #1: Construindo o Seu Futuro”]. Site https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-1-building-your-future/;
Max Freedom Long – Artigo: “The Importance of Mana in Prayer-Action, Huna in the New Testament” [tradução livre: “A Importância da Mana (Energia Vital) na Prece-Ação, Huna no Novo Testamento”], editado em 15 de maio de 1950, no Huna Bulletin 32. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-032/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna in The Kabala & Tarot Cards” [tradução livre: “A Huna na Cabala e nas Cartas de Tarô”], editado em outubro-novembro de 1965, no Huna Vistas Bulletin #68. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-vistas-bulletin-068/;
Max Freedom Long – Artigo: “Huna Credo” [tradução livre: “O Credo Huna”, editado em outubro de 1961 – inserção com Boletim Huna Vistas 25. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/the-huna-credo/;
Max Freedom Long – Artigo: “Spiritual Progress & Huna” [“Progresso Espiritual & Huna”]. Reimpresso do HRA BULLETIN 42, pp. 5-8, publicado em 15 de outubro de 1950 por Max F. Long. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/;
Max Freedom Long – Artigo: “Is Huna Spiritual?” [“A Huna é Espiritual?’] Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletters-vol-1-no-8-fall-1973/;
Max Freedom Long, F.H.F. – Artigo extraído da lição nº. 2, do site de Max Freedom Long. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 1 – Primeiro Passo no Uso Experimental da HUNA – 2 de fevereiro de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-01-1948/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 2 – Primeiros passos em Huna –Usando a Baixa Mana na Baixa Magia – 1º de maio de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-002/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 3 – Combinando a Alta e a Baixa Magia – Tempo, Emoção – 1º de julho de 1948 Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-003/;
Maxwell Maltz (Dr.) – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
Michael Lerner, PhD – Artigo “Difference Between Healing and Curing” [tradução livre “Diferença Entre Cura [Healing] e Cura [Curing]. Site: https://www.awakin.org/v2/read/view.php?op=photo&tid=1066;
Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm
Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®
Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
“Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
Victoria Shook – Artigo “Current Use of a Hawaiian Problem Solving Practice: Ho’oponopono” [“Uso Contemporâneo de Uma Prática Havaiana de Resolução de Problemas”], Prepared by The Sub-Regional Child Welfare Training Center School of Social Work – University of Hawaii. – 31 de julho de 1981 – Honolulu, Hawaii;
Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;
W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” – Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.
William R. Glover – livro “HUNA the Ancient Religion of Positive Thinking” – 2005;
William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;
Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;
