Nós estamos revisitando e transcrevendo a dissertação de Doutorado da Walden University, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness” [“Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão sobre a incapacidade de perdoar”], do autor Matthew B. James – Walden University, para conhecimento e entendimento da aplicabilidade, em outras áreas de interesse, do processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono.
Trabalhos Acadêmicos da Universidade Walden
Dissertações e Estudos de Doutorado da Walden
1-1-2008
Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness
Matthew B. James – Walden University
Acompanhe esse e outros trabalhos em: https://scholarworks.waldenu.edu/dissertations
Parte do Acervo de Psicologia Cognitiva e do Acervo de Psicologia Social.
Essa Dissertação é disponibilizada gratuitamente e em acesso aberto pela Coleção de Dissertações e Estudos de Doutorado da Walden na Scholar Works. Ela foi aceita para inclusão na Coleção de Dissertações e Estudos de Doutorado da Walden por um administrador autorizado da Scholar Works. Para mais informações, entre em contato com [email protected].
Artigo em Inglês no site: “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiven” by Matthew B. James
Tradução livre Projeto OREM®
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Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão sobre a incapacidade de perdoar
Resumo
Esse estudo expandiu a pesquisa empírica existente sobre perdão e, especificamente, sobre Ho’oponopono, um processo tradicional de perdão Havaiano. Uma extensa revisão da literatura revelou que, embora o perdão tenha ganho popularidade entre pesquisadores e clínicos, poucos modelos terapêuticos baseados em processos têm sido pesquisados. Além disso, o Ho’oponopono não tem sido estudado como uma abordagem processual para o perdão. Portanto, o propósito do presente estudo intergrupos, intragrupos e de medidas repetidas foi avaliar os efeitos da aplicação do Ho’oponopono (focado em um transgressor específico) nos níveis de incapacidade de perdoar, medidos pelo Transgression-Related Interpersonal Motivations Inventory (TRIM) [Inventário de Motivações Interpessoais Relacionadas à Transgressão].
Os participantes (N = 79) foram divididos aleatoriamente em um grupo de teste e um grupo de controle. Ambos os grupos completaram o TRIM duas vezes e o grupo de teste se envolveu no processo de Ho’oponopono entre as avaliações pré e pós-teste. Dois testes t separados para amostras pareadas foram utilizados para examinar o grupo controle (n = 39) e o grupo teste (n = 40) e uma ANOVA unidirecional foi conduzida entre os grupos para examinar a eficácia do Ho’oponopono com o grupo teste em comparação ao grupo controle.
Os resultados demonstraram que aqueles que se envolveram no processo Ho’oponopono posteriormente experienciaram uma redução estatisticamente significativa na incapacidade de perdoar, enquanto aqueles no grupo controle não apresentaram mudança estatisticamente significativa no afeto negativo ao longo do estudo. Com base nessas descobertas e na validação do Ho’oponopono como um método eficaz de perdão terapêutico, esse estudo estabelece as bases para pesquisas futuras sobre esse processo específico de perdão. Fortes implicações para a mudança social positiva por meio da aplicação do Ho’oponopono incluem melhoria da saúde e melhoria dos relacionamentos interpessoais e intrapessoais.
—–Continuação da Parte III—–
CAPÍTULO 4:
RESULTADOS
Introdução
Esse Capítulo apresenta os resultados do estudo sobre o processo de perdão do Ho’oponopono. A primeira Seção reafirmará as questões de pesquisa, bem como revisará as hipóteses nula e alternativa. Em seguida, haverá uma Seção descrevendo a coleta e codificação de dados com base nos métodos de pesquisa revisados no Capítulo 3. A terceira Seção apresentará e resumirá os dados demográficos coletados da amostra. As Seções finais abordarão as três hipóteses de pesquisa e as diversas análises de dados realizadas com o SPSS [Statistical Package for the Social Sciences].
Questão de Pesquisa
A análise dos dados baseou-se nas questões de pesquisa descritas nos Capítulos 1 e 3. Nesse estudo sobre o Ho’oponopono, um resumo das questões de pesquisa é o seguinte:
Que relacionamento existe entre a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico e a incapacidade de perdoar (ou seja, motivações interpessoais relacionadas à transgressão)?
Além disso, qual é a diferença entre o grupo que experienciou o processo de Ho’oponopono (o grupo de teste) e o grupo que não o experienciou (o grupo de controle)?
Por fim, foi examinada a diferença no perdão entre homens e mulheres.
Em resumo, esperava-se que a aplicação do processo de perdão do Ho’oponopono com um transgressor específico resultasse na redução das motivações interpessoais relacionadas à transgressão (TRIMs).
Hipótese 1
Questão de pesquisa: Que relacionamento existe entre a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico e a incapacidade de perdoar (ou seja, motivações interpessoais relacionadas à transgressão)?
A hipótese nula era de que não haveria diferenças na incapacidade de perdoar em relação ao transgressor ao comparar o pós-teste com o pré-teste, conforme medido pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2). A hipótese alternativa era de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria associada a uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o pós-teste com o pré-teste, conforme medido pelo TRIM (HA: u1 > u2). Um teste t para amostras pareadas foi utilizado para examinar o grupo de teste. (Os dados coletados para o grupo controle também são apresentados.)
Hipótese 2
Questão de pesquisa: Existe uma diferença entre o grupo de teste que experienciará o processo de perdão do Ho’oponopono e o grupo de controle que não experienciará o processo?
A hipótese nula era de que não haveria diferenças na incapacidade de perdoar em relação ao transgressor ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, conforme medido pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2). A hipótese alternativa era de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, conforme medido pelo TRIM (HA: u1 > u2). Uma ANOVA unidirecional foi utilizada para examinar a diferença entre os grupos no pré-teste e no pós-teste.
Hipótese 3
Questão de pesquisa: O sexo do participante afeta a redução das motivações interpessoais relacionadas à transgressão?
A hipótese nula para essa questão de pesquisa foi que não haverá diferenças na incapacidade de perdoar entre homens e mulheres, em relação ao transgressor, ao comparar o pós-teste com o pré-teste, conforme medido pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2). A hipótese alternativa foi que haveria diferenças na incapacidade de perdoar entre homens e mulheres, em relação ao transgressor, ao comparar o pós-teste com o pré-teste, conforme medido pelo TRIM (HA: u1 > u2). Uma ANOVA unidirecional foi utilizada para examinar a diferença entre os grupos para homens e mulheres.
Coleta, Codificação e Instrumentação de Dados
Os dados coletados dos participantes iniciais (N = 113) que acessaram o surveymonkey.com foram baixados para um arquivo Excel. Conforme descrito no Capítulo 3, dos 113 participantes iniciais, 102 preencheram o questionário demográfico e concordaram em participar da pesquisa. Com base na ordem de acesso ao Site, os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos, com 51 participantes em cada grupo. Dos 51 participantes do grupo de teste, 40 concluíram todo o processo e responderam corretamente à pergunta de controle. Dos 51 participantes do grupo de controle, 39 concluíram o processo.
Após a conclusão do processo e das pesquisas, os endereços de e-mail dos participantes foram excluídos da planilha do Excel e cada participante recebeu aleatoriamente um ID de participante, começando com 101 e terminando com 179. O arquivo baixado do surveymonkey.com foi então transferido para o SPSS, para iniciar o processo de análise demográfica e estatística.
Questionário Demográfico
Os participantes de ambos os grupos responderam a um breve questionário demográfico (ver Apêndice A) em surverymonkey.com antes da aplicação do pré-teste do Inventário de Motivações Interpessoais para Transgressão (TRIM) para obter informações sobre gênero, idade, raça, estado civil, escolaridade, natureza da transgressão, parentesco com o transgressor, tempo decorrido desde a transgressão e trabalho realizado para lidar com a transgressão (por exemplo, terapia). As informações coletadas na pesquisa foram codificadas no SPSS.
Inventário de Motivações Interpessoais para Transgressão (TRIM)
O TRIM é uma medida de 12 itens, respondida em uma escala Likert de 5 pontos, com duas subescalas que medem motivações de vingança e motivações de evitação (McCullough et al., 1998; ver Apêndice B).
A análise dos dados desse estudo concentrou-se nas pontuações médias do TRIM geral, bem como nas pontuações médias da Escala de Vingança e da Escala de Evitação. Utilizando o SPPS, as sete pontuações da Escala de Evitação e as cinco pontuações da Escala de Vingança foram calculadas para cada participante. Por fim, as 12 pontuações do TRIM foram calculadas. A análise da relação entre as pontuações do pré-teste e do pós-teste para cada uma das três escalas (TRIM Geral, Evitação e Vingança) é apresentada após a Seção de Dados Demográficos.
Dados Demográficos
A primeira pergunta demográfica para os participantes (N = 79) estava relacionada à idade. As idades foram divididas em 6 grupos: 18 a 25 anos (n = 2), 26 a 35 anos (n = 13), 36 a 45 anos (n = 17), 46 a 55 anos (n = 27), 56 a 65 anos (n = 18) e 66 anos ou mais (n = 2).
A próxima pergunta demográfica coletou informações sobre o sexo dos participantes na amostra. Houve um número maior de participantes do sexo feminino (n = 54) em relação aos participantes do sexo masculino (n = 25). As limitações da pequena amostra de participantes do sexo masculino na análise da questão de pesquisa e da Hipótese 3 serão discutidas.
Em terceiro lugar, a etnia dos participantes foi coletada. O maior grupo representado foi Caucasiano (n = 58); no entanto, em pesquisas anteriores sobre Ho’oponopono, o foco principal era com os habitantes das Ilhas do Pacífico e/ou Nativos Havaianos. O objetivo desse estudo foi generalizar os resultados para uma população maior. Portanto, isso é aceitável com base no foco desse estudo. Os outros grupos incluíram Hispânicos (n = 4), Afro-Americanos (n = 1), Asiáticos (n = 5), Habitantes das Ilhas do Pacífico (n = 4) e Outros (n = 7).
A quarta pergunta coletou os dados demográficos relacionados ao estado civil dos participantes. Havia quatro grupos: solteiros (n = 22), casados (n = 33), divorciados (n = 20) e viúvos (n = 4).
A quarta questão reuniu os dados demográficos relacionados ao estado civil dos participantes. Foram formados quatro grupos: solteiros (n = 22), casados (n = 33), divorciados (n = 20) e viúvos (n = 4).
Em seguida, foi coletada a formação acadêmica dos participantes. O maior grupo era formado por graduados (n = 38), seguido por estudantes de graduação (n = 30). Os outros dois grupos eram formados por menores de 12 anos (n = 2) e ensino médio/ensino médio completo (n = 9).
A Tabela 1 descreve a natureza da transgressão que está sendo utilizada como foco do estudo. Essas respostas vieram da Pergunta 6 da pesquisa demográfica. A única resposta ‘Outro’ foi definida como uma transgressão relacionada ao vício sexual.

A Tabela 2 apresenta o relacionamento com o infrator. O maior grupo representado foi o da família (n = 20). Para a escolha de Outro, os participantes incluíram as seguintes respostas: Inquilino, Instrutor, Parceiro de Negócios, Funcionário, Assistente de Coaching, Ex-esposa, Viúva do Pai, Eu Mesmo e outras descrições de Outro Significante (por exemplo, namorada, noivo).

Por fim, a Tabela 3 resume as respostas da Questão 8, referentes ao período de tempo desde que a transgressão ocorreu.

Hipótese 1
Teste da Hipótese 1: Qual o relacionamento que existe entre a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico e a incapacidade de perdoar (ou seja, motivações interpessoais relacionadas à transgressão)?
Utilizando o SPSS, um teste t para amostras pareadas foi conduzido para o grupo de teste e o grupo de controle para cada um dos pares (TRIM Geral, Motivação para Evitação e Motivação para Vingança). Os pares são rotulados como Pré ou Pós (para Pré-teste ou Pós-teste), seguidos pela escala (ou seja, Evitação, Vingança, TRIM).
A Tabela 4 apresenta as estatísticas de amostras pareadas para a comparação intragrupo do grupo de teste (n = 40) para todos os três pares. Para o grupo de teste, a pontuação média do TRIM pré-teste (Pré-TRIM) foi de 2,99 (DP = 0,79) e a pontuação média do TRIM pós-teste (Pós-TRIM) foi de 2,03 (DP = 0,55).

A Tabela 5 apresenta a comparação intragrupo do grupo controle (n = 39) para todos os três pares. Para o grupo controle, o pré-TRIM foi de 2,70 (DP = 0,68) e o pós-TRIM foi de 2,47 (DP = 0,69).

A Tabela 6 exibe as correlações do teste t de amostras pareadas intragrupo para o grupo de teste e o grupo de controle.

O teste t para amostras pareadas intragrupo (Tabela 7) para o grupo teste, com 95% de confiança, revelou uma correlação estatisticamente significativa entre os três pares para o grupo de teste. Com um nível alfa de 0,05, a diferença entre a média pré-TRIM e a média pós-TRIM para o grupo de teste foi de 0,96 (DP = 0,47, t(39) = 12,93, p < 0,005). Os resultados das subescalas (Evitação e Vingança) também são relatados.

O teste t intragrupo para amostras pareadas (Tabela 8) para o grupo controle, com 95% de confiança, revelou uma correlação estatisticamente significativa entre os três pares para o grupo controle. Com um nível alfa de 0,05, a diferença entre a média pré-TRIM e a média pós-TRIM para o grupo controle foi de 0,23 (DP = 0,47, t(38) = 3,03, p < 0,005). Os resultados das subescalas (Evitação e Vingança) também são relatados.

Resumo da Hipótese 1
A hipótese nula de que não haveria diferenças na incapacidade de perdoar em relação ao transgressor ao comparar o pós-teste com o pré-teste, medida pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2), foi rejeitada. A hipótese alternativa de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o pós-teste com o pré-teste, medida pelo TRIM (HA: u1 > u2), foi corroborada com base na diminuição estatisticamente significativa das pontuações do TRIM do Pré-TRIM para o Pós-TRIM. A estatística eta quadrada (0,81) indicou um grande tamanho de efeito.
De modo geral, uma diminuição estatisticamente significativa nas pontuações gerais do TRIM e uma diminuição estatisticamente significativa nas pontuações das subescalas do TRIM com um eta quadrado de 0,81 indicam que o Ho’oponopono é uma abordagem eficaz para reduzir a incapacidade de perdoar quando aplicado a uma única transgressão ou transgressor. Discussões adicionais sobre as implicações dos resultados e as limitações serão discutidas no Capítulo 5.
…o Ho’oponopono é uma abordagem eficaz para reduzir a incapacidade de perdoar quando aplicado a uma única transgressão ou transgressor.
Hipótese 2
Teste da Hipótese 2: Existe uma diferença entre o grupo de teste que experienciou o processo de perdão do Ho’oponopono e o grupo de controle que não experienciou o processo?
Uma série de análises de variância (ANOVAs) unidirecionais entre grupos foi conduzida para explorar o impacto do Ho’oponopono nos escores do TRIM. Os participantes foram divididos em dois grupos (grupo de teste e grupo de controle). Para os escores do pré-teste (Pré-TRIM), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 2,93, p > 0,05]. Para a subescala de Evitação (Pré-Evitação), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 2,68, p > 0,05]. Por fim, para a subescala de Vingança (Pré-Vingança), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 1,56, p > 0,05]. Assim, ambos os grupos apresentaram desempenho semelhante no TRIM durante a primeira avaliação, antes da manipulação da variável independente.
Uma série de análises de variância unidirecionais entre grupos foi conduzida para explorar o impacto do Ho’oponopono nos escores do TRIM do pós-teste (ver Tabela 9). Os participantes foram divididos em dois grupos (grupo teste e grupo controle). Para os escores do pós-teste (Pós-TRIM), houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 10,17, p < 0,001]. Para a subescala de Evitação (Pós-Evitação), também houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 14,48, p < 0,001]. Por fim, para a subescala de Vingança (Pós-Vingança), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 77) = 0,11, p > 0,05].

Resumo da Hipótese 2
A hipótese nula, que afirmava que não haveria diferenças na incapacidade de perdoar em relação ao transgressor ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, medida pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2), foi rejeitada. A hipótese alternativa de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, medida pelo TRIM (HA: u1 > u2), foi corroborada.
A pontuação média do pré-teste TRIM (Pré-TRIM) não diferiu significativamente entre os grupos. Esse também foi o caso para as duas subescalas (Pré-Evitação e Pré-Vingança). O foco dessa hipótese estava na pontuação total do TRIM após a manipulação da variável independente e, portanto, a hipótese nula foi rejeitada porque houve uma diferença estatisticamente significativa na pontuação média do pós-teste TRIM (Pós-TRIM). No entanto, uma análise mais aprofundada das subescalas revelou que essa diferença foi impulsionada pela subescala de Evitação (Pós-Evitação), visto que diferenças significativas foram encontradas nessa dimensão do TRIM, mas não na subescala de Vingança do TRIM.
…a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, medida pelo TRIM (HA: u1 > u2), foi corroborada.
Discussões mais aprofundadas sobre as implicações dos resultados das subescalas, a ausência de uma diferença estatisticamente significativa na subescala de Vingança (Pós-Vingança) e as limitações serão discutidas no Capítulo 5.
Hipótese 3
Teste da Hipótese 3: O sexo do participante afeta a redução das motivações interpessoais relacionadas à transgressão?
Uma série de análises de variância unidirecionais entre grupos foi conduzida para explorar o impacto do Ho’oponopono nos escores do TRIM. Os participantes do grupo de teste foram divididos em dois grupos (homens e mulheres). Para os escores do pré-teste (Pré-TRIM), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,13, p > 0,05]. Para a subescala de Evitação (Pré-Evitação), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,24, p > 0,05]. Por fim, para a subescala de Vingança (Pré-Vingança), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,002, p > 0,05].
Uma série de análises de variância unidirecionais entre grupos foi conduzida para explorar o impacto do Ho’oponopono nas pontuações do TRIM. Os participantes do grupo de teste foram divididos em dois grupos (homens e mulheres). Para as pontuações do pós-teste (Pós-TRIM), não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,10, p > 0,05]. Para a subescala de Evitação (Pós-Evitação), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,50, p > 0,05]. Finalmente, para a subescala de Vingança (Pós-Vingança), também não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos [F(1, 38) = 0,37, p > 0,05].
Resumo da Hipótese 3
A hipótese nula de que não haveria diferenças na falta de perdão entre homens e mulheres em relação ao transgressor ao comparar o pós-teste com o pré-teste, medida pelo Inventário TRIM (H0: u1 = u2), não foi rejeitada.
Embora haja uma limitação clara com o pequeno tamanho do grupo para participantes do sexo masculino (n = 10), a análise de variância unidirecional entre grupos não revelou diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres, pré e pós-teste.
Discussões adicionais sobre as implicações dos resultados e as limitações serão discutidas no Capítulo 5.
…a análise de variância unidirecional entre grupos não revelou diferenças estatisticamente significativas entre homens e mulheres, pré e pós-teste.
Resumo
Esse Capítulo apresenta os resultados do estudo sobre o Ho’oponopono, conforme descrito no Capítulo 3. Os dados foram coletados com 79 participantes, distribuídos aleatoriamente em um grupo de teste (n = 40) e um grupo de controle (n = 39). A coleta e a codificação dos dados foram explicadas e os dados demográficos foram relatados.
Para a primeira hipótese, um teste t foi conduzido usando o SPSS e uma diferença estatisticamente significativa foi encontrada comparando o pré-teste com o pós-teste. Para a primeira hipótese, a hipótese nula foi rejeitada e a hipótese alternativa de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o pós-teste com o pré-teste, medida pelo TRIM, foi confirmada.
Uma ANOVA entre grupos unidirecional foi usada para testar a Hipótese 2 e novamente a hipótese nula foi rejeitada com base nos resultados. A hipótese alternativa de que a aplicação do Ho’oponopono com um transgressor específico estaria correlacionada com uma redução na incapacidade de perdoar ao comparar o grupo de teste com o grupo de controle, medida pelo TRIM, foi corroborada.
Finalmente, a ANOVA entre Grupos Unidirecional para comparar homens e mulheres no grupo de teste não encontrou diferença. Portanto, a hipótese nula de que não haveria diferenças na incapacidade de perdoar entre homens e mulheres, em relação ao transgressor, ao comparar o pós-teste com o pré-teste, medida pelo Inventário TRIM, não foi rejeitada.
Uma interpretação dos resultados, bem como uma discussão sobre as limitações e a significância do estudo, serão discutidas no Capítulo 5.
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—–Continua Parte V—–
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Imagem: jake-noble-V_YCnlm4Afc-unsplash-11.07.25.jpg
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Kalikiano Kalei – Artigo: “Quantum Physics and Hawaiian Huna…” [Física Quântica e Huna do Havaí] – Artigo completo em inglês através do site: https://www.authorsden.com/visit/viewarticle.asp?catid=14&id=45582;
Kaulukukui, M. & Walker, L. (2021). Artigo: “Comparison of Native Hawaiian Traditional Ho‘oponopono and Modern Restorative Justice Practices, Comparative Restorative Justice.” Ed. T. Gavrielides: New York: Springer, 305-323.Cópia eletrônica disponível em: https://ssrn.com/abstract=4069020 View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review
Kealani Cook – University of Hawaiʻi – West O’ahu DSpace Submission – Artigo: “Burning the Gods: Mana, Iconoclasm, and Christianity in Oceania.” [tradução livre: “Queimando os Deuses: Mana, Iconoclastia e Cristianismo na Oceania”] Site: https://dspace.lib.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/addb3121-d4bb-476d-8bbe-ed2a8a1a08d7/content;
Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);
Kenneth Wapnick (Dr.) – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;
Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931. Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/
Krishnamurti – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.
Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);
Kuman M. – Scientific Explanation of the Hawaiian Method of Healing and Life Success Ho’oponopono. Current Trends in Biomedical Engineering & Biosciences [Explicação Científica do Método Havaiano de Cura [Healing] e Sucesso na Vida Ho’oponopono. Tendências Atuais em Engenharia Biomédica e Biociências]. 2022; 20(4): 556043. DOI: 10.19080/CTBEB.2022.20.556043;
Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;
Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);
Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);
Manu Meyer, artigo denominado “To Set Right – Ho’oponopono – A Native Hawaiian Way Of Peacemaking” [“Corrigir Um Erro – Ho’oponopono – Uma Maneira Nativa Havaiana de Reconciliação”].
Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf
Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;
Mary Frances Oneha PhD; Michael Spencer PhD; Leina‘ala Bright MA; Liza Elkin MSW, MPH; Daisy Wong MSW, MPH; Mikyla Sakurai BA. Artigo “Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation” [“Ho’oilina Pono A’e: Integrando a Cura [Healing] Nativa Havaiana para Criar um Legado Justo para a Próxima Geração”]. Site: Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation – PMC;
Mary Kawena Pukui, E.W. Haertig – M.D. e Catherine A. Lee – Livro “NĀNĀ I KE KUMU – LOOK TO THE SOURCE” [“RECORRER À FONTE”] – VOLUME I, publicado por Hui Hānai – A Queen Lili’uokalani Children’s Center, Honolulu, Hawaii – 1972;
Matt Tomlinson e Ty P. Kāwika Tengan – Livro “New Mana: Transformations of a Classic Concept in Pacific Languages and Cultures” [Tradução livre: “Novo Mana: Transformações de um Conceito Clássico nas Línguas e Culturas do Pacífico”], em seu capítulo 11 – Mana for a New Age, publicado em 2016 pela ANU Press, The Australian National University, Canberra, Austrália.
Matthew B. James. Dissertação de Doutorado da Walden University, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness” [“Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão sobre a incapacidade de perdoar”]. Artigo em Inglês no site: “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiven” by Matthew B. James;
Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/;
Max Freedom Long – Artigo “How to Become a Magician” [Como vir a ser alguém que lida com a Magia]. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-vol-1-no-9-winter-1973/;
Max Freedom Long – Artigo “The Lord’s Prayer – a Huna Definition” [tradução livre: “A Oração do Pai Nosso – uma Definição Huna”], editado em 1º de março de 1951, HUNA BULLETIN 50, site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-050/;
Max Freedom Long – Artigo “When Huna Prayers Fail” [tradução livre: “Quando as Orações Huna Falham”] – Huna Bulletin 53. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-053/;
Max Freedom Long – Artigo “Three Questions” [tradução livre: “As Três Perguntas”], editado em 15 de março de 1951, no Huna Bulletin 51. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-051/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Angles on Psychoanalysis” [tradução livre: “Pontos de Vista Huna sobre Psicoanálise”], editado em 15 de maio de 1951, no Huna Bulletin 55. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-055/;
Max Freedom Long – Artigo “Living in Cooperation on the Earth” [tradução livre: “Vivendo em Cooperação na Terra”], editado em 1º de maio de 1951, no Huna Bulletin 54. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-054/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Lesson #1: Building Your Future” [tradução livre: “Lição Huna #1: Construindo o Seu Futuro”]. Site https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-1-building-your-future/;
Max Freedom Long – Artigo: “The Importance of Mana in Prayer-Action, Huna in the New Testament” [tradução livre: “A Importância da Mana (Energia Vital) na Prece-Ação, Huna no Novo Testamento”], editado em 15 de maio de 1950, no Huna Bulletin 32. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-032/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna in The Kabala & Tarot Cards” [tradução livre: “A Huna na Cabala e nas Cartas de Tarô”], editado em outubro-novembro de 1965, no Huna Vistas Bulletin #68. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-vistas-bulletin-068/;
Max Freedom Long – Artigo: “Huna Credo” [tradução livre: “O Credo Huna”, editado em outubro de 1961 – inserção com Boletim Huna Vistas 25. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/the-huna-credo/;
Max Freedom Long – Artigo: “Spiritual Progress & Huna” [“Progresso Espiritual & Huna”]. Reimpresso do HRA BULLETIN 42, pp. 5-8, publicado em 15 de outubro de 1950 por Max F. Long. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/;
Max Freedom Long – Artigo: “Is Huna Spiritual?” [“A Huna é Espiritual?’] Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletters-vol-1-no-8-fall-1973/;
Max Freedom Long, F.H.F. – Artigo extraído da lição nº. 2, do site de Max Freedom Long. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 1 – Primeiro Passo no Uso Experimental da HUNA – 2 de fevereiro de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-01-1948/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 2 – Primeiros passos em Huna –Usando a Baixa Mana na Baixa Magia – 1º de maio de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-002/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 3 – Combinando a Alta e a Baixa Magia – Tempo, Emoção – 1º de julho de 1948 Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-003/;
Maxwell Maltz (Dr.) – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
Michael Lerner, PhD – Artigo “Difference Between Healing and Curing” [tradução livre “Diferença Entre Cura [Healing] e Cura [Curing]. Site: https://www.awakin.org/v2/read/view.php?op=photo&tid=1066;
Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Olivier Urbain, June 18, 2004, [email protected]. Artigo “Three Sessions Using Hawaiian-Style Reconciliation Methods Inspired by the Ho’oponopono Problem-solving Process” [Três Sessões Usando Métodos de Reconciliação no Estilo Havaiano Inspirados no Processo de Resolução de Problemas Ho’oponopono];
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Pacifica Seminars – Ho’oponopono Overview – In English wherever you are – in the spiritual context of our time. Autores Michael Micklei and Yvette Mauri. Site em Inglês: Pacifica Seminars Informationen, Übersicht
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm
Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®
Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Tad James (pai de Matt James), M.S., Ph.D., com George Naope e Rex Shutte. Material disponibilizado no site Huna – Kahuna Research Group.
Tad James. Livro “The Lost Secrets of Ancient Hawaiian Huna” [“Os Segredos Perdidos da Antiga Huna Havaiana”].
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
“Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
Usha Rani Kandula, Zeenath Sheikh, Aspin R, Jeya Beulah D, Manavalam, Hepsi Natha – Artigo Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review. Tuijin Jishu/Journal of Propulsion Technology – ISSN: 1001-4055 – Vol. 46 No. 2 (2025). Site: View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review;
Vernon S. Brown. Artigo “The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety [A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica]”. Psychological Safety Advancement and Review [Avanço e Revisão da Segurança Psicológica]. Site: https://doi.org/10.5281/zenodo.8374435;
Victoria Shook – Artigo “Current Use of a Hawaiian Problem Solving Practice: Ho’oponopono” [“Uso Contemporâneo de Uma Prática Havaiana de Resolução de Problemas”], Prepared by The Sub-Regional Child Welfare Training Center School of Social Work – University of Hawaii. – 31 de julho de 1981 – Honolulu, Hawaii;
Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;
W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” – Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.
William R. Glover – livro “HUNA the Ancient Religion of Positive Thinking” – 2005;
William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;
Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;
