Qual É O Significado De Pono Em Havaiano?
Para responder a essa pergunta, com o objetivo de Conhecer e Entender Ho’oponopono (OREM1), nós estamos destacando alguns artigos e pesquisas de fontes nativas do Havaí, em tradução livre, para reflexão sobre o sistema de pensamento dos antigos Kahunas da Polinésia.
Em pesquisas, de fontes primárias na internet, nós temos em resumo:
Não faltam palavras significativas na língua Havaiana. Há centenas de palavras e frases profundamente enraizadas na cultura ancestral e na sabedoria compartilhada do povo Havaiano. E poucas outras culturas praticam o que pregam com tanta sinceridade quanto os Havaianos. É por isso que aprender a língua Havaiana é um vislumbre de uma cultura viva e vibrante que é um dos maiores tesouros do mundo. Uma palavra em Havaiano que define a maneira como muitos Havaianos encaram a vida é pono.
Pono é comumente traduzido como “retidão”. De fato, está presente até mesmo no lema do estado, que diz Ua Mau ke Ea o ka ʻĀina i ka Pono e que traduzido literalmente significa: “A vida da terra é perpetuada na retidão”. Mas, como a maioria das palavras Havaianas, pono é poderosa e descritiva e pode ser aplicada a muitas áreas diferentes da vida e da comunidade — por isso há muitas maneiras diferentes de interpretar essa “diminuta palavrinha”.
Quais são os diferentes significados da palavra pono?
Numa pesquisa no site Chatgpt.com nós temos o que diz a IA:
“Aqui vai uma explicação mais ampla de pono no contexto cultural e espiritual Havaiano:
O termo pono é muito mais rico do que apenas “retidão” (righteousness).
No pensamento Havaiano tradicional, pono representa um estado de equilíbrio, harmonia, justiça e correção — não apenas no sentido moral, mas também espiritual, social e até ecológico.
Alguns dos sentidos de pono incluem:
- Justiça / Retidão → agir de maneira correta e justa.
- Equilíbrio / Harmonia → estar em sintonia com a família, a comunidade, a natureza e os deuses.
- Bem-estar → prosperidade e saúde, tanto individual quanto coletiva.
- Bondade / Correção → fazer o que é certo não apenas para si, mas para o todo.”
Assim, quando o lema do Havaí diz “Ua Mau ke Ea o ka ʻĀina i ka Pono” (A vida da terra é perpetuada na retidão), não se trata só de justiça no sentido legal ou moral, mas de viver em harmonia com a ʻāina (a terra), cuidando dela para que a vida continue.
Em resumo:
Pono é um conceito central da visão Havaiana de mundo, um ideal de viver em alinhamento com a ordem natural e divina.
A rigor, o dicionário Havaiano de Mary Kawena Pukui e Samuel Hoyt Elbert apresenta seis significados Havaianos e oitenta e três traduções para o Inglês para a palavra pono! Apenas algumas das traduções diretas de pono para o Inglês demonstram a amplitude da palavra: desde ideias de bondade (retidão, moralidade, qualidades morais, procedimento correto ou adequado) até excelência objetiva, bem-estar pessoal ou comunitário ou prosperidade material, satisfação, ideias compartilhadas de riqueza, como equidade e maneiras de comunicar o benefício ou propósito de alguma coisa, a sua verdadeira condição ou natureza e quase inúmeras outras ideias sobre virtude ou coisas desejáveis, tanto materiais quanto espirituais.
Essas são apenas traduções superficiais. A palavra carrega muita profundidade e significado e para entender o seu verdadeiro significado, não é um dicionário ao qual nós temos que recorrer. É a própria cultura Havaiana, que reflete os valores que pono representa.
Qual é o significado mais profundo da palavra pono?
Na vida, pono representa retidão e equilíbrio. Em Havaiano, se uma pessoa está vivendo pono, isso significa que ela encontrou o equilíbrio certo em seus relacionamentos com outras coisas, lugares e pessoas em sua vida. Isso também significa que ela está vivendo com uma decisão consciente e contínua de fazer o que é certo para si mesma, para os outros e para o mundo em geral.
Essencialmente, pono é um estado de existência caracterizado pela integridade e por um sentimento de contentamento quando todas as coisas estão bem e corretas. A ideia por trás dessa palavra e desse modo de vida é que o comportamento moral leva à felicidade para quem o pratica e para todos ao seu redor.
Qual o efeito da prática de pono tem sobre a sociedade?
A resposta curta seria que ela tem um efeito extremamente positivo nas pessoas em particular e na sociedade em geral, composta por todas as comunidades das quais as pessoas fazem parte. Pessoas que seguem o princípio de pono são sempre esperançosas e otimistas. Pono é uma das principais razões pelas quais o povo do Havaí está sempre com um sorriso no rosto e uma mão amiga e é por isso que o Havaí como um todo é uma das culturas mais felizes e belas para se conhecer, vivenciar e mergulhar.
—–
O Significado de “Pono” & o Seu Impacto sobre a Cultura Havaiana
The Meaning of “Pono” & It’s Impact on Hawaiian Culture | Sea Paradise
- 15 de fevereiro de 2023
- Hannah Brown
Ao passar um tempo no Havaí, você ouvirá certas palavras Havaianas repetidamente: mahalo (eu sou grato), aloha (usado para “olá” e “adeus”, mas também carrega um significado mais profundo), kokua (ajuda) e komo mai (bem-vindo), ohana (família) — e pono.
Como muitas palavras da língua Havaiana, o significado completo de pono é complexo. E, assim como aloha, essa palavra não possui um equivalente simples em Inglês. No entanto, após muita reflexão, o pesquisador e estudioso Malcolm Naea Chun nomeou pono como o maior valor Havaiano. Como tal, é uma palavra — e um conceito — que merece ser explorado com mais profundidade.
Nesse artigo, nós exploraremos o significado complexo de pono. Nós também ofereceremos algumas perspectivas variadas sobre o conceito para lhe dar uma ideia do rico significado dessa palavra — e algum insight do papel que ela desempenha na cultura Havaiana.
O Que Exatamente Significa Pono?
Muitas pessoas encontram pela primeira vez a palavra pono no lema do estado do Havaí, uma frase atribuída ao Rei Kamehameha III:
Ua Mau ke Ea o ka ‘Aina i ka Pono.
Esse lema é frequentemente traduzido como:
A Vida da Terra é Perpetuada em Retidão.
Em outras palavras, pono significa “retidão” — nesse caso.
Mas vamos analisar outro uso. A Hawaiian Airlines lançou recentemente o seu programa Travel Pono, que oferece aos viajantes maneiras de “explorar com cuidado, oferecendo a sua ajuda para preservar os recursos naturais, as culturas e as comunidades do Havaí”.
O vídeo Travel Pono ilustra outro significado de pono: fazer a coisa certa. Nesse caso, significa garantir que as suas atividades de viagem honrem a terra, bem como as pessoas, as plantas e os animais que a chamam de lar:
Então, como nós podemos definir melhor a verdadeira definição de pono?
Consulta ao site ChatGPT, temos a definição da IA:
Ótimo! Vou ampliar a explicação para dar mais clareza sobre a riqueza do termo (que de fato é pono, no contexto Havaiano):

A palavra pono no idioma Havaiano é extremamente ampla e profunda e a sua tradução não se limita a um único termo em português.
- No sentido moral e ético, pono pode significar bondade, retidão, virtude, justiça, integridade. É frequentemente associado ao que é correto ou apropriado do ponto de vista moral.
- No sentido prático, pode indicar procedimento correto, adequado ou apropriado, ou ainda estar em perfeita ordem, bem-sucedido, exato.
- No sentido de bem-estar, pode significar prosperidade, benefício, alívio, equilíbrio, bem-estar físico e espiritual.
- No sentido de obrigação, também pode transmitir a ideia de dever, necessidade, aquilo que deve ser feito, o que convém.
Por isso, pono aparece em contextos variados: desde descrições de caráter pessoal até usos na vida comunitária, na espiritualidade e até em expressões jurídicas ou cotidianas.
Um bom resumo seria:
Pono é aquilo que está em harmonia, em ordem, no caminho certo — tanto no plano moral quanto no prático.
—–
Vamos buscar uma fonte definitiva: o Dicionário Havaiano, escrito pela estudiosa e educadora Havaiana Mary Kawena Pukui e pelo estudioso da língua Havaiana Samuel Hoyt Elbert.
A definição de pono deles é a seguinte — e é a mais completa que você encontrará:
Pono
1. s./adj./verbo estático (de percepção). Bondade, retidão, moralidade, qualidades morais, procedimento correto ou adequado, excelência, bem-estar, prosperidade, benefício, em favor de, equidade, causa, condição ou natureza verdadeira, dever; moral, adequado, apropriado, justo, íntegro, virtuoso, correto, equitativo, benéfico, bem-sucedido, em perfeita ordem, exato, correto, aliviado; deveria, convém, deve, necessário.
Pono ʻole, injusto, iníquo, desonesto, sem princípios, parcial, errado.
Não kou pono, em seu nome.
Ka pono o ka lehulehu, bem-estar público.
Nā pono lāhui kānaka, direitos humanos.
Nā pono o nā wāhine, direitos das mulheres.
Ka pono kahiko, o antigo sistema de moralidade ou moral.
Pono i ke kānāwai, legal, legalidade.
Pono ʻole ka manaʻo, perturbado, preocupado, chateado.
Me ka pono, respeitosamente [fechamento de cortesia em cartas].
Nā mea e maopopo ai kona pono, provas a seu próprio favor, em sua defesa.
Kōkua no ka pono o ka lehulehu, ajuda para o bem-estar público.
Ka noʻonoʻo e pono ai kēia hana, o estudo necessário para esse trabalho.
Loaʻa ka pono i ka lāhui mamuli o ke ahonui o ka ʻelele, o povo foi beneficiado pela paciência do delegado.
E pono iāʻoe ke hele, você deveria ir.
Pono ʻo ʻoe ke hele, você deve ser o único a ir.
Pono i keiki e hele, a criança deveria ir.
Ke ui mai nei ʻoe, ʻaʻohe aʻu pono, quando você se volta para mim, eu não tenho direitos.
Hoʻopono `ole, injusto, desonesto. (PCP pono.)
E ʻeha nō a e pono, no ka pinana nō i ke kumulāʻau, serve com o direito de se machucar, já que você subiu na árvore.
Aia ka Pono, ʻo ka pae aku, o que é necessário é chegar à costa.
Pono e pili paʻa loa, direitos inalienáveis.
Hoʻo.pono, íntegro, justo, respeitável, correto, vertical; para se comportar corretamente.
Hoʻopono ʻole, injusto, desonesto. (PCP Pono.)
2. verbo estático. Completamente, corretamente, com razão, bem, exatamente, cuidadosamente, satisfatoriamente, muito (um intensificador).
Pau Pono, completamente terminado.
Piha Pono, completamente cheio; completo, como um pensamento; claro.
Nānā Pono, olhe ou examine cuidadosamente.
Aʻo pono ʻia, bem-sucedido.
Ua loaʻa pono ʻo lawa mā e ʻaihue ana, Lawa e outros foram pegos no ato de roubar.
I luna Pono o ka puʻu (por 5:61), no topo da colina.
3. nome. Propriedade, recursos, ativos, fortuna, pertences, equipamentos, bens domésticos, móveis, equipamentos de qualquer tipo, posses, acessórios, necessidades.
4. nome. Uso, propósito, plano.
Ē kuʻu haku, pálido ka pono! ʻAʻohe pono i koe, hoʻokahi nō pono ʻo ka hoʻi wale nō koe o kākou, kaʻukaʻi aku nei ho hoʻi ka poono i kō kaikuahine muli lā ho’i… (Laie 419; o padre está aconselhando o seu senhor a desistir de uma busca de Lāʻie e depender da ajuda de sua irmã), o meu Senhor, deixou de lado o plano; não há esperança; a única esperança é voltar e depender de sua irmã mais nova …
Nā ʻāpana ʻāina aupuni no ka pono home noho wale nō, parcelas de terras do governo apenas para fins de moradia.
5. nome. Ter esperança. Veja ex., Pono 4.
Ua pau ka pono a ke kauka, o médico perdeu a esperança.
6. verbo estático. Descuidado, informal, impróprio, qualquer tipo de (precedendo um caule).
Pono ʻai, para comer de qualquer maneira ou qualquer coisa, pegue o que rolar (o que estiver disponível).
Pono hana, para trabalhar de qualquer maneira que se adapte a um.
Pono nō i ka noho, vivendo qualquer maneira antiga, sem turno.
Pono lole, qualquer tipo de roupa.
Mai pono hana ʻoe, akā e hana pono, não trabalhe descuidadamente, mas trabalhe com cuidado.
Como você pode ver, a palavra pono tem uma infinidade de significados. De fato, isso é bastante típico da língua Havaiana. Como afirma o prefácio do dicionário Havaiano, acredita-se que o Havaiano tenha mais palavras com vários significados do que qualquer outro idioma.
Esse conceito é chamado de kaona – múltiplas camadas de significado dentro de uma palavra. Kaona também pode indicar um significado oculto. Embora o significado da superfície de uma palavra possa ser completamente inocente, um segundo significado está disponível para quem está disposto a buscá-lo.
Em resumo, o idioma Havaiano frequentemente solicita que você olhe mais profundo para obter o verdadeiro significado de uma palavra ou frase.
Embora nós não tenhamos espaço para abordar todo o significado da palavra multifacetada pono, nós vamos dar uma olhada em algumas das principais interpretações que você encontrará.
Pono Significado #1: Incorporando a bondade, retidão
O livro de Malcolm Naea Chun, “Pono, The Way of Living”, discute como o conceito de pono encapsulou “um sistema de crenças abrangentes que define a maneira certa de viver”. Algumas culturas pode-se pensar nelas como valores ou moral, mas como Chun observa, não há palavras no Havaiano para esses conceitos. Ao invés disso, atuar em pono, ou agir no melhor interesse da comunidade, era simplesmente parte integrante da vida cotidiana.
Em apoio a essa idéia, o estudioso Havaiano Davida Malo, em seu livro “Mooleo Hawaii”, oferece listas das coisas que são pono e as coisas que são hewa. (Como pono, hewa tem muitos significados, incluindo “erro”, “falha”, “erro”, “pecado” – ou seja, o oposto de pono.)
Nós os listamos abaixo para mostrar o que Malo considerou pono e hewa. Isso lhe dará um melhor senso da perspectiva de Malo sobre o caminho certo para viver, bem como o errado.
Ações de pono
• Suportando tentação
• Não emprestando os bens de outro
• Agricultura, pesca, construção de casas, criação de galinhas
• Adoração dos deuses (pelos Havaianos antigos)
• Escultura de canoa
Ações de hewa
• Roubo, inclusive por meios violentos
• Calúnia, fofoca maliciosa
• Gula
• Indolência, preguiça
• Mudando de um companheiro para outro
• Reclamar e encontrar falhas
Como você pode ver, a lista de Malo forma um tipo de código moral – as coisas que são boas para as pessoas (pono) e aquelas que devem ser evitadas (hewa).
Finalmente, alguns simplesmente têm traduzido pono como “a importância de viver uma vida de bondade”.
Pono Significado #2: Mantendo harmonia e alinhamento
Além de incorporar o ideal de bondade, viver pono também implica o ideal de manter o equilíbrio com o ambiente e a comunidade de alguém.
O equilíbrio foi um conceito importante para os antigos Havaianos e hoje isso permanece importante no Havaí. Nos tempos antigos, era importante que todas as pessoas vivessem em equilíbrio entre si – incluindo divindades, realeza e o povo – e com a terra. A sobrevivência em uma cadeia de Ilhas isolada seria quase impossível de outra forma. Pono em atuação significa manter esse equilíbrio.
Você ainda verá esse ideal ativo no Havaí hoje, pois os ativistas locais defendem um melhor equilíbrio entre o turismo e a preservação dos recursos naturais do Havaí. O desequilíbrio destruirá a terra e, por sua vez, o Havaí diminuirá em atratividade como destino para os visitantes.
Você também pode ver esse princípio em ação na pesquisa de Waimanalo Pono Hui. O projeto foi projetado para “alinhar pesquisas no estilo universitário com entidades comunitárias”. Em outras palavras, o WPRH se esforça para criar um equilíbrio entre os pesquisadores e os membros da comunidade que desejam estudar. Enquanto as comunidades no passado podem ter sentido que os pesquisadores simplesmente pegaram o que precisavam sem retribuir, o WPRH pretende estabelecer uma parceria equitativa que beneficie ambas as partes.
Como o WPRH define:
Pono é um “sentido de ser e uma maneira de trabalhar, agir, respeitar e tratar as pessoas e a terra para criar equilíbrio e harmonia”.
Ho’oponopono: Restaurando harmonia e equilíbrio
Juntamente com a importância de manter a harmonia e o equilíbrio, os antigos Havaianos também reconheciam a possibilidade de sair do alinhamento. Nesses casos, o ritual de Ho’oponopono entra em jogo. O fato de essa prática permanecer parte da cultura hoje se deve em grande parte a Mary Kawena Pukui, que trabalhou com os funcionários do Centro Infantil Queen Liliuokalani para padronizar uma prática antiga para que pudesse suportar nos tempos modernos. Graças ao seu trabalho, as pessoas hoje ainda têm a chance de usar o espírito dessas antigas tradições Havaianas para colocar as coisas em ordem (no sentido de restabelecer a ordem correta, colocar novamente nos trilhos, ajustar algo que estava fora do lugar).
Muitas pessoas têm adaptado a prática, mas se você deseja rastrear as suas origens autênticas do antigo Havaí para os dias modernos, nós recomendamos “Ho’oponopono: Traditional Ways of Healing to Make Things Right Again” [“Ho‘oponopono: maneiras tradicionais de cura para fazer as coisas certas novamente”] por Malcolm Naea Chun.
Definição de Pono nº 3: Deveria/Tem que
Finalmente, vamos abordar uma definição bastante direta de pono, que ressoe com todos os outros significados que nós temos discutido. Pono pode ser um verbo auxiliar que significa simplesmente “deveria”, “tem que” ou “ter que”, como em “Eu deveria ir para casa agora mesmo” ou “Eu tenho que ir à loja agora mesmo”.
Esse uso remete às ideias de bondade, moralidade, harmonia e alinhamento — demonstrando a obrigação inerente à palavra pono. Ela reflete o dever que nós temos para com cada membro de nossa comunidade e para com a terra em que nós vivemos de agir no melhor interesse de todos para que todos possam viver em felicidade e harmonia.
Pono: A Sua Janela para a Cultura Havaiana
Em termos comerciais, o Havaí é frequentemente reduzido a algumas imagens selecionadas: praias de areia branca com palmeiras ondulantes, garotas de saias de palha dançando hula, brisas quentes e coquetéis tropicais.
No entanto, se você estiver disposto a olhar um pouco mais além, você descobrirá o verdadeiro legado do Havaí: a cultura rica, complexa e fascinante dos nativos Havaianos. Assim como a palavra pono, quanto mais você explora, mais descobre. Se você dedicar algum tempo para apreciar as ideias, palavras, canções, tradições e histórias das pessoas que originalmente fizeram do Havaí o lar delas, você cultivará uma apreciação muito mais profunda por essas Ilhas únicas e pelas pessoas que as colonizaram.
—–
Artigo: Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance
Havaí
Site: Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance
Autora: Amelia Bennett
Publicado em 7 de março de 2025
Significado de Pono: O Poderoso Caminho Havaiano para o Equilíbrio
Para compreender a profundidade do significado de pono, é crucial entender as suas raízes e como ele repercute na cosmovisão Havaiana. Esse termo encapsula os valores fundamentais que norteiam o comportamento, os relacionamentos e a conexão de uma pessoa com o meio ambiente. Nessa exploração, nós nos aprofundaremos nos vários aspectos de pono, examinando as suas implicações na vida cotidiana e o seu papel na manutenção da integridade cultural.
O que significa “Pono” em Havaiano?
Pono [poh-no] nome. Uma palavra Havaiana que significa “retidão” e “fazer o que é certo”. Trata-se de viver com integridade, harmonia e equilíbrio.
À primeira vista, pono pode parecer um termo simples, frequentemente traduzido como “retidão”. No entanto, uma análise mais aprofundada revela camadas de complexidade que enriquecem o nosso entendimento. O Dicionário Havaiano apresenta uma definição abrangente que inclui conduta ética, bem-estar, harmonia e equilíbrio consigo mesmo e com o mundo ao redor.
O significado de pono em Havaiano enfatiza uma abordagem holística da vida, onde as ações refletem um compromisso com a bondade e a integridade. Trata-se de viver em alinhamento com os próprios valores, garantindo que o bem-estar pessoal se estenda aos outros e ao meio ambiente.
Pono é frequentemente refletido nas lendas tradicionais do Havaí, onde o equilíbrio, a responsabilidade e a harmonia espiritual desempenham um papel central.
Um aspecto significativo do significado de pono é a sua ênfase na comunidade. Os indivíduos são incentivados a agir para o seu próprio benefício e para o bem maior. Essa interconectividade promove um sentimento de pertencimento e responsabilidade entre os membros da comunidade, destacando a importância dos laços sociais e o respeito mútuo.
Os Seis Significados Principais de Pono
À medida que nós dissecamos o significado de pono em Havaiano, nós somos capazes de identificar três significados principais que representam a sua essência: bondade e retidão, equilíbrio e harmonia, dever e responsabilidade. Cada uma dessas facetas se interconecta, criando uma estrutura rica para entender como o pono opera diariamente.
Bondade, Retidão e Integridade
O primeiro aspecto de pono significa um compromisso com a bondade, a retidão e a integridade. Essa interpretação se alinha de perto com os princípios morais que orientam as interações dos indivíduos com os outros. Na cultura Havaiana, ser pono envolve fazer escolhas éticas que refletem os valores de alguém, sejam em contextos pessoais ou comunitários.
Viver uma vida virtuosa requer autorreflexão e responsabilidade constantes. Isso convida os indivíduos a examinar os seus motivos e impactos nos outros, promovendo uma atitude de empatia e respeito. Ao priorizar a integridade, os Havaianos cultivam a confiança e constroem laços comunitários mais fortes.
Na prática, essa dimensão de pono incentiva as pessoas a se envolverem em atos de bondade e serviço, reforçando relacionamentos positivos e contribuindo para o bem-estar coletivo. É um chamado para ser consciente, compassivo e proativo para promover a bondade na vida cotidiana.
Equilíbrio, Harmonia e Alinhamento

A segunda dimensão de pono enfatiza o equilíbrio, a harmonia e o alinhamento, estendendo-se além da vida pessoal aos relacionamentos e a natureza. Atingir pono significa alinhar pensamentos, palavras e ações para promover uma existência respeitosa e harmoniosa.
Essa busca pelo equilíbrio é refletida em Ho’oponopono, uma prática Havaiana de resolução de conflitos que promove o diálogo e a reconciliação abertos. Ao cultivar harmonia dentro e com os outros, os indivíduos contribuem para uma comunidade mais pacífica, positiva e respeitosa, melhorando o bem-estar geral da sociedade.
Dever, Responsabilidade e Necessidade

O terceiro aspecto de pono abrange dever, responsabilidade e necessidade – elementos que enfatizam a idéia de responsabilidade dentro da comunidade. Viver pono significa reconhecer kuleana (responsabilidade) a outros e ao meio ambiente, alimentando uma consciência no nível da realidade [awareness] da interconectividade que define a cultura Havaiana.
Quando os indivíduos adotam as responsabilidades deles, eles contribuem para um modo de vida sustentável. Esse conceito se estende além das obrigações pessoais; isso abrange um dever ecológico mais amplo de proteger e preservar a terra, as águas e os recursos para as gerações futuras.
A necessidade de atuar pono serve como um princípio orientador para a tomada de decisões. Isso impele os indivíduos a considerar as consequências de suas ações, pedindo que eles façam escolhas conscientes que defendam a integridade de seus relacionamentos e do meio ambiente. Essa consciência no nível da percepção [consciousness] coletiva fortalece os laços da comunidade e promove a resiliência contra os desafios.
Uso, propósito, plano
Por exemplo:
“He pono ko ke kanaka i ke ao.” – Cada pessoa tem um propósito nesse mundo.
Isso reflete a crença de que todas as coisas e todas as pessoas têm um lugar, uma função e uma responsabilidade legítimos em manter a harmonia.
Esperança
Em Havaiano, pono pode refletir a esperança de um futuro melhor.
Por exemplo:
“E noho pono, e lana ka mana‘o.” – Viva justamente e tenha esperança.
Isso destaca a crença de que viver corretamente traz positividade e esperança.
Descuidado, informal, impróprio, qualquer tipo de (precedendo um caule)
Aqui estão alguns exemplos de como pono pode ser usado em diferentes contextos:
• Mai pono hana ʻoe, akā e hana pono – não trabalhe descuidadamente; ao invés disso, trabalhe com cuidado e corretamente.
• Ponoʻai – para comer de qualquer maneira ou qualquer coisa disponível; pegando o que rolar.
• Ponohana – trabalhar de qualquer maneira que se adapte a si mesmo.
• Pononō i ka noho – vivendo de maneira não estruturada ou descuidada; indolente (preguiçoso).
• Pono lole – qualquer tipo de roupa, sem seleção específica.
O Papel de Pono na Cultura Havaiana
Na cultura Havaiana, pono não é apenas um conceito filosófico; ele é um modo de vida que molda normas e valores sociais. A influência generalizada de pono pode ser vista em vários aspectos da identidade Havaiana, incluindo dinâmica familiar, governança e espiritualidade.
Dinâmica Familiar e Comunitária
No interior das famílias, pono molda os relacionamentos através do respeito, amor e entendimento, promovendo um ambiente de apoio e impulsionador. Os fortes laços familiares refletem o espírito de pono, garantindo que os indivíduos se sintam valorizados.
Na comunidade, pono promove a unidade, a colaboração e as metas compartilhadas. Tradições e reuniões enfatizam trabalhar juntos para alcançar a harmonia. No entanto, afastar-se (desviar-se) de pono pode levar ao isolamento social, destacando o seu papel vital na manutenção do equilíbrio e coesão na cultura Havaiana.
Governança e Liderança

Em governança, pono enfatiza a conduta ética, transparência e serviço à comunidade. Espera-se que os líderes defendam a imparcialidade, a equidade e a justiça, usando pono como um princípio orientador na tomada de decisões.
Ao incorporar pono, os líderes constroem confiança, segurança e estabilidade na comunidade. As políticas enraizadas em pono priorizam a sustentabilidade e o bem-estar, promovendo a resiliência e garantindo que os recursos sejam gerenciados de forma equitativa para as gerações futuras.
Práticas Espirituais

A espiritualidade está profundamente enraizada na vida Havaiana, com pono desempenhando um papel vital nos rituais que enfatizam o equilíbrio e a harmonia com o universo. As cerimônias que honram a natureza e os espíritos ancestrais refletem o profundo respeito de pono pelo meio ambiente, reforçando a responsabilidade de protegê-lo.
A integração de pono nas práticas espirituais promove uma conexão mais profunda com a terra, eleva a consciência no nível da percepção [consciousness] individual e fortalece o entendimento coletivo de viver em harmonia – uma pedra angular da espiritualidade Havaiana.
Pono como um Modo de Vida
O reconhecimento de pono como um modo de vida destaca a sua praticidade e relevância na sociedade contemporânea. Abraçar pono leva a profundas transformações pessoais e comunitárias, enriquecendo a vida daqueles que adotam os seus princípios.
Praticando Pono na Vida Cotidiana

Praticar pono começa com a atenção plena e a autoconsciência, refletindo sobre as nossas ações e o impacto delas nos outros e no meio ambiente. Cultivar a gratidão, o serviço e a sustentabilidade nutre um estilo pono de vida, enquanto pequenos atos de bondade – ajudando um vizinho ou se juntando a uma limpeza da comunidade – fortalecem os vínculos sociais.
Abraçando Ho’oponopono através do diálogo aberto e da resolução de conflitos compassivos restaura o equilíbrio e a harmonia, reforçando o espírito comunitário no coração da cultura Havaiana.

Ensinando Pono para as Gerações Futuras
O transmitir da tradição pono para alguém mais jovem preserva a cultura Havaiana e os seus valores éticos. Pais, educadores e a comunidade desempenham um papel fundamental no ensino das crianças sobre responsabilidade, integridade e equilíbrio.
Através da educação cultural, narrativa e experiências práticas, as gerações jovens aprendem a viver pono. Incentivá-los a se envolverem em regras de administração ambiental promove um senso de responsabilidade e aprofunda a conexão deles com a natureza.
A Relevância Global de Pono
Embora enraizado na cultura Havaiana, pono incorpora valores universais – equilíbrio, ética e responsabilidade – que impulsionam mudanças positivas. A sua ênfase na sustentabilidade e interconectividade se alinha aos esforços globais para enfrentar os desafios ambientais e sociais.
Ao adotar pono, as sociedades são capazes de promover compaixão, equidade e harmonia. Compartilhar a sua sabedoria inspira movimentos transformadores, reconciliando as divisões culturais e promovendo um entendimento mais profundo em todo o mundo.
Conclusão
Entender o significado de pono revela uma rica trama de valores que moldam a vida Havaiana. A partir dos conceitos de bondade e integridade até a busca por equilíbrio e responsabilidade, pono é um princípio norteador para indivíduos e comunidades.
Incorporar pono à vida cotidiana promove relacionamentos positivos, fortalece os laços comunitários e promove a preservação ambiental. À medida que nós nos esforçamos para incorporar esses princípios, nós liberamos o potencial para uma existência mais harmoniosa dentro de nós mesmos e no mundo ao nosso redor.
Em última análise, os ensinamentos de pono se estendem além do Havaí, oferecendo lições atemporais que nos encorajam a viver com propósito, compaixão e comprometimento de fazer o que é certo. Incorporar pono pode ser a chave para construir um futuro melhor, enraizado no respeito, no equilíbrio e na interconectividade.
Perguntas e Respostas Frequentes
O que significa pono na cultura Havaiana?
Pono significa retidão, mas abrange significados mais profundos, como equilíbrio, harmonia, bondade e responsabilidade. O significado de pono em Havaiano reflete uma abordagem holística da vida, enfatizando a conduta ética e a interconectividade.
Como eu sou capaz de praticar pono no meu dia a dia?
Praticar pono envolve cultivar a atenção plena, praticar atos de gentileza e tomar decisões conscientes que priorizem o bem-estar de si mesmo, dos outros e do meio ambiente.
Por que pono é importante na cultura Havaiana?
Pono em Havaiano é parte integrante da cultura Havaiana, orientando as relações sociais, a governança e as práticas espirituais. Viver pono promove a coesão da comunidade e promove um estilo de vida sustentável e ético.
Os princípios de pono podem ser aplicados globalmente?
Sim, os princípios de pono ressoam (repercutem, ecoam) universalmente, oferecendo insights valiosos para indivíduos que buscam criar mudanças positivas em suas vidas e comunidades, independentemente de sua origem cultural.
—–
Imagem: https://chatgpt.com – criada por IA – 13.09.25
Referências bibliográficas da OREM1
Alan Strong Dr.- artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;
Amazing Women In History – artigo https://amazingwomeninhistory.com/morrnah-nalamaku-simeona-hawaiian-healer/;
Amelia Bennett – Artigo:“Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance” [“Significado de Pono: O Poderoso Caminho Havaiano para o Equilíbrio”]. Autora: Amelia Bennett. Publicado em 7 de março de 2025. Site: Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance;
Amit Goswami (Dr.) – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;
Amy Thakurdas, PhD – artigo “Ho’oponopono: Universal Healing Method For Mankind” – Wholistic Healing Publications – September 2008 Volume 8, No. 3;
Anona K. Nā’one Napoleon – Trechos da dissertação apresentada à divisão de pós-graduação da Universidade do Havaí em cumprimento parcial dos requisitos para o grau de Doutor em Filosofia da Educação – maio de 2004. Documento em pdf disponível na internet, após diversas pesquisas, no link: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/d96ffa43-3e5d-40a2-bb7d-00b41a0a0b88/content
André Biernath (Dr.) – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;
Andrew J. Hosmanek – Artigo “Cutting the Cord: Ho’oponopono and Hawaiian Restorative Justice in the Criminal Law Context [“Cortando o Cordão: Ho’oponopono e a Justiça Restaurativa Havaiana no Contexto do Direito Penal”], 5 Pepp. Disp. Resol. LJ Iss. 2 (2005) Disponível em: https://digitalcommons.pepperdine.edu/drlj/vol5/iss2/6
Benjamin P. Hardy (Dr.), psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;
Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;
Bill Russell – Artigo: “Quantum and Kala” [Quântico e Kala] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/quantum.pdf
Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/
Bruce H. Lipton (Dr.) – livro “A Biologia da Crença”;
Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);
Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;
Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;
Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;
Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);
David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);
Deborah King – Artigo: “Hard-to-Believe Story About This Powerful Hawaiian Self-Healing Technique (And How to Practice It)” [“Uma História Difícil De Acreditar Sobre Essa Poderosa Técnica Havaiana de Autocura [Self-Healing] E Como Praticá-la]. Site: Hard-to-Believe Story About This Powerful Hawaiian Self-Healing Technique (And How to Practice It) – Deborah King;
Deepak Chopra (Dr.) – livro “Criando Prosperidade”;
Doug Herman – Artigo : “Making it Right: Hawaiian Approaches to Conflict Resolution” – 1º de fevereiro de 2018. Artigo completo em Inglês no site: https://www.juniata.edu/offices/juniata-voices/past-version/media/volume-18/Herman_Making_It_Right_Juniata_Voices_vol_18_87_104.pdf;
Dr. Matt James. Trechos de material disponibilizado no site What Is Huna?
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “The Story of the HUNA WORK” [tradução livre: “A História do Trabalho Huna”], editado no outono de 1976, no Research Bulletin #20. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-20-fall-1976/;
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “ON ‘MARRIAGE IN HEAVEN,’ GRADUATION, AND SOUL-MATES” [tradução livre: “SOBRE ‘CASAMENTO NO CÉU’, GRADUAÇÃO E ALMAS GÊMEAS]. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-25-winter-1978/;
“EL SER UNO I – Los Arcanos de Thoth.” Livro publicado originalmente pela autora e Canal: Franca Rosa Canónico de Schramm. Editado em 2014.
Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);
Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);
Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);
Glossário de Termos Havaianos. As principais referências para esses termos são Pukui, Elbert & Mookinik (1975) e Pukui, Haertig e Lee (1972).
Glossary of basic Ho’oponopono terms [Glossário de termos básicos do Ho’oponopono].
Gregg Braden (Dr.) – livro “A Matriz Divina”;
Helder Kamei (Dr.) – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;
Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);
Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;
Hoʻopae Pono Peace Project© [email protected]
Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/
James A. Wall, Jr. e Ronda Roberts Callister – Artigo “Ho’oponopono: Some Lessons from Hawaiian Mediation” – Negotiation Journal – Published: 01 January 1995;
James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;
Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;
Jim Fallon – Artigo: “Aka Threads and Quantum Entanglement” [Cordões Aka e Emaranhamento Quântico] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/akathreads.html;
Joe Dispenza (Dr.) – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);
Joe Vitale – livro “Limite Zero”;
Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;
Joel S. Goldsmith – livro “The Art of Spiritual Healing” [“A Arte da Cura (Healing) Espiritual”]. Publicação: 28 de novembro de 1959 (disponível somente na língua Inglesa);
John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;
John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/;
Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);
Kalikiano Kalei – Artigo: “Quantum Physics and Hawaiian Huna…” [Física Quântica e Huna do Havaí] – Artigo completo em inglês através do site: https://www.authorsden.com/visit/viewarticle.asp?catid=14&id=45582;
Kaulukukui, M. & Walker, L. (2021). Artigo: “Comparison of Native Hawaiian Traditional Ho‘oponopono and Modern Restorative Justice Practices, Comparative Restorative Justice.” Ed. T. Gavrielides: New York: Springer, 305-323.Cópia eletrônica disponível em: https://ssrn.com/abstract=4069020 View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review
Kealani Cook – University of Hawaiʻi – West O’ahu DSpace Submission – Artigo: “Burning the Gods: Mana, Iconoclasm, and Christianity in Oceania.” [tradução livre: “Queimando os Deuses: Mana, Iconoclastia e Cristianismo na Oceania”] Site: https://dspace.lib.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/addb3121-d4bb-476d-8bbe-ed2a8a1a08d7/content;
Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);
Kenneth Wapnick (Dr.) – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;
Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931. Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/
Krishnamurti – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.
Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);
Kuman M. – Scientific Explanation of the Hawaiian Method of Healing and Life Success Ho’oponopono. Current Trends in Biomedical Engineering & Biosciences [Explicação Científica do Método Havaiano de Cura [Healing] e Sucesso na Vida Ho’oponopono. Tendências Atuais em Engenharia Biomédica e Biociências]. 2022; 20(4): 556043. DOI: 10.19080/CTBEB.2022.20.556043;
Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;
Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);
Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);
Manu Meyer, artigo denominado “To Set Right – Ho’oponopono – A Native Hawaiian Way Of Peacemaking” [“Corrigir Um Erro – Ho’oponopono – Uma Maneira Nativa Havaiana de Reconciliação”].
Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf
Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;
Mary Frances Oneha PhD; Michael Spencer PhD; Leina‘ala Bright MA; Liza Elkin MSW, MPH; Daisy Wong MSW, MPH; Mikyla Sakurai BA. Artigo “Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation” [“Ho’oilina Pono A’e: Integrando a Cura [Healing] Nativa Havaiana para Criar um Legado Justo para a Próxima Geração”]. Site: Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation – PMC;
Mary Kawena Pukui, E.W. Haertig – M.D. e Catherine A. Lee – Livro “NĀNĀ I KE KUMU – LOOK TO THE SOURCE” [“RECORRER À FONTE”] – VOLUME I, publicado por Hui Hānai – A Queen Lili’uokalani Children’s Center, Honolulu, Hawaii – 1972;
Matt Tomlinson e Ty P. Kāwika Tengan – Livro “New Mana: Transformations of a Classic Concept in Pacific Languages and Cultures” [Tradução livre: “Novo Mana: Transformações de um Conceito Clássico nas Línguas e Culturas do Pacífico”], em seu capítulo 11 – Mana for a New Age, publicado em 2016 pela ANU Press, The Australian National University, Canberra, Austrália.
Matthew B. James. Dissertação de Doutorado da Walden University, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness” [“Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão sobre a incapacidade de perdoar”]. Artigo em Inglês no site: “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiven” by Matthew B. James;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Focus on Forgiveness – Pono and Ho’oponopono, Part 1” [“Focar no Perdão – Pono e Ho’oponopono Parte 1”]. Publicado em 28 de fevereiro de 2011. Site: Pono and Ho’oponopono, Part 1 | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Focus on Forgiveness – Pono and Ho’oponopono, Part 2” [“Focar no Perdão – Pono e Ho’oponopono Parte 2”]. Publicado em 28 de fevereiro de 2011. Site: Pono and Ho’oponopono, Part 2 | Psychology Today Canada;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Pono: The Hawaiian Key to Health” [“Pono: A Chave Havaiana para a Saúde”]. Publicado em 20 de outubro de 2022. Site: Pono: The Hawaiian Key to Health | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Ho’oponopono: Ancient Concept for a Modern World” [“Ho’oponopono: Conceito Antigo para um Mundo Moderno”]. Publicado em 20 de janeiro de 2016. Site: Ho’oponopono: Ancient Concept for a Modern World | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Conscious of the Unconscious” [“Consciência da Inconsciência [Subconsciência]”]. Publicado em 30 de julho de 2013. Site: Conscious of the Unconscious | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Learning To Forgive Yourself” [“Aprendendo A Se Perdoar”]. Publicado em 3 de julho de 2012. Site: Learning To Forgive Yourself | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Get Pono for Summer!”[“Tornar-se Pono para o Verão!”]. Publicado em 13 de junho de 2012. Site: Get Pono for Summer! | Psychology Today;
Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/;
Max Freedom Long – Artigo “How to Become a Magician” [Como vir a ser alguém que lida com a Magia]. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-vol-1-no-9-winter-1973/;
Max Freedom Long – Artigo “The Lord’s Prayer – a Huna Definition” [tradução livre: “A Oração do Pai Nosso – uma Definição Huna”], editado em 1º de março de 1951, HUNA BULLETIN 50, site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-050/;
Max Freedom Long – Artigo “When Huna Prayers Fail” [tradução livre: “Quando as Orações Huna Falham”] – Huna Bulletin 53. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-053/;
Max Freedom Long – Artigo “Three Questions” [tradução livre: “As Três Perguntas”], editado em 15 de março de 1951, no Huna Bulletin 51. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-051/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Angles on Psychoanalysis” [tradução livre: “Pontos de Vista Huna sobre Psicoanálise”], editado em 15 de maio de 1951, no Huna Bulletin 55. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-055/;
Max Freedom Long – Artigo “Living in Cooperation on the Earth” [tradução livre: “Vivendo em Cooperação na Terra”], editado em 1º de maio de 1951, no Huna Bulletin 54. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-054/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Lesson #1: Building Your Future” [tradução livre: “Lição Huna #1: Construindo o Seu Futuro”]. Site https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-1-building-your-future/;
Max Freedom Long – Artigo: “The Importance of Mana in Prayer-Action, Huna in the New Testament” [tradução livre: “A Importância da Mana (Energia Vital) na Prece-Ação, Huna no Novo Testamento”], editado em 15 de maio de 1950, no Huna Bulletin 32. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-032/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna in The Kabala & Tarot Cards” [tradução livre: “A Huna na Cabala e nas Cartas de Tarô”], editado em outubro-novembro de 1965, no Huna Vistas Bulletin #68. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-vistas-bulletin-068/;
Max Freedom Long – Artigo: “Huna Credo” [tradução livre: “O Credo Huna”, editado em outubro de 1961 – inserção com Boletim Huna Vistas 25. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/the-huna-credo/;
Max Freedom Long – Artigo: “Spiritual Progress & Huna” [“Progresso Espiritual & Huna”]. Reimpresso do HRA BULLETIN 42, pp. 5-8, publicado em 15 de outubro de 1950 por Max F. Long. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/;
Max Freedom Long – Artigo: “Is Huna Spiritual?” [“A Huna é Espiritual?’] Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletters-vol-1-no-8-fall-1973/;
Max Freedom Long, F.H.F. – Artigo extraído da lição nº. 2, do site de Max Freedom Long. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 1 – Primeiro Passo no Uso Experimental da HUNA – 2 de fevereiro de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-01-1948/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 2 – Primeiros passos em Huna –Usando a Baixa Mana na Baixa Magia – 1º de maio de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-002/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 3 – Combinando a Alta e a Baixa Magia – Tempo, Emoção – 1º de julho de 1948 Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-003/;
Maxwell Maltz (Dr.) – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
Michael E. McCullough, K. Chris Rachal, Steven J. Sandage, Everett L. Worthington, Jr., Terry L. Hight e Susan Wade Brown. Artigo: “Interpersonal Forgiving in Close Relationships: II. Theoretical Elaboration and Measurement” [“Perdão Interpessoal em Relacionamentos Próximos: II. Elaboração Teórica e Mensuração”];
Michael Lerner, PhD – Artigo “Difference Between Healing and Curing” [tradução livre “Diferença Entre Cura [Healing] e Cura [Curing]. Site: https://www.awakin.org/v2/read/view.php?op=photo&tid=1066;
Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Olivier Urbain, June 18, 2004, [email protected]. Artigo “Three Sessions Using Hawaiian-Style Reconciliation Methods Inspired by the Ho’oponopono Problem-solving Process” [Três Sessões Usando Métodos de Reconciliação no Estilo Havaiano Inspirados no Processo de Resolução de Problemas Ho’oponopono];
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Pacifica Seminars – Ho’oponopono Overview – In English wherever you are – in the spiritual context of our time. Autores Michael Micklei and Yvette Mauri. Site em Inglês: Pacifica Seminars Informationen, Übersicht
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm
Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®
Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Tad James (pai de Matt James), M.S., Ph.D., com George Naope e Rex Shutte. Material disponibilizado no site Huna – Kahuna Research Group.
Tad James. Livro “The Lost Secrets of Ancient Hawaiian Huna” [“Os Segredos Perdidos da Antiga Huna Havaiana”].
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
“Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
Usha Rani Kandula, Zeenath Sheikh, Aspin R, Jeya Beulah D, Manavalam, Hepsi Natha – Artigo Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review. Tuijin Jishu/Journal of Propulsion Technology – ISSN: 1001-4055 – Vol. 46 No. 2 (2025). Site: View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review;
Vernon S. Brown. Artigo “The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety [A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica]”. Psychological Safety Advancement and Review [Avanço e Revisão da Segurança Psicológica]. Site: https://doi.org/10.5281/zenodo.8374435;
Victoria Shook – Artigo “Current Use of a Hawaiian Problem Solving Practice: Ho’oponopono” [“Uso Contemporâneo de Uma Prática Havaiana de Resolução de Problemas”], Prepared by The Sub-Regional Child Welfare Training Center School of Social Work – University of Hawaii. – 31 de julho de 1981 – Honolulu, Hawaii;
Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;
W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” – Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.
William R. Glover – livro “HUNA the Ancient Religion of Positive Thinking” – 2005;
William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;
Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;
