Estamos transcrevendo trechos de artigo acadêmico que aborda a psicoterapia em “Um Curso em Milagres” e o que pensa o Dr. Kenneth Wapnick sobre esse importante tema que compõe o sistema de pensamento do Curso.

Trata-se de uma visão acadêmica para o nosso conhecimento e entendimento sobre a psicoterapia e UCEM.

Trata-se de uma fonte primária, pois o autor do artigo acadêmico foi um estudante e orientando do Dr. Kenneth Wapnick, de 2008 até 2013, ano em que o Dr. Wapnick veio a falecer.

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Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]

Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science

Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2. Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration.

Citação Recomendada: Bustos, Nick (2019) “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration,” CONSCIOUSNESS: Ideas and Research for the Twenty-First Century: Vol. 7 : Iss. 7, Artigo 2. Disponível em: https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2

Esse artigo [em Inglês] está disponibilizado gratuitamente em Journals and Newsletters no Digital Commons @ CIIS. Ele foi aceito para inclusão em CONSCIOUSNESS: Ideas and Research for the Twenty-First Century por um editor autorizado do Digital Commons @ CIIS. Para mais informações, entre em contato com [email protected].

Tradução livre Projeto OREM®

Resumo:

Ontologias pós-materialistas oferecem uma visão de mundo transformada, cujas implicações apontam para a natureza ilusória do self [eu, ser] separado, ou ego. Alinhadas com a literatura do misticismo e com modelos espirituais perenialistas, elas prenunciam um cenário significativamente alterado para a prática e a disciplina da psicoterapia, cujas premissas subjacentes assumem uma rígida dicotomia existencial entre terapeuta e paciente. Kenneth Wapnick, eminente estudioso do documento espiritual do século XX, Um Curso em Milagres, fornece um modelo relevante para integrar estados de ego-negativo baseados na espiritualidade, dentro da prática psicoterapêutica.

O autor estudou as experiências vividas de oito psicoterapeutas, tanto em atividade quanto aposentados, que praticam segundo esse método. Os participantes revelaram que remover a identificação com o ego e unir-se espiritualmente aos clientes era a tarefa de maior importância na interação psicoterapêutica. Isso incluía desenvolver uma relação com o “Self” [Eu, Ser] além do ego, simbolizado como uma presença interior viva de amor transcendental, que animava o processo terapêutico e alterava significativamente a visão que os terapeutas tinham dos clientes, de si mesmos e do propósito último da psicoterapia. Esses achados favorecem a inclusão de um referencial ampliado e espiritualmente integrado na interação terapeuta-cliente, em consonância com as ontologias pós-materialistas.

Palavras-chave: Psicoterapia, filosofia pós-materialista, misticismo, não dualidade, estudos da consciência no nível da percepção [consciousness], desenvolvimento do terapeuta, cura [healing].

Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica

“As ontologias pós-materialistas, muitas delas tendo sido desenvolvidas na esteira de descobertas da mecânica quântica e de áreas afins, vêm afirmando uma visão radicalmente alterada do universo — uma que desafia as premissas fisicalistas, racionalistas e positivistas do paradigma científico do século XX.

Um exemplo principal é ilustrado pela ideia da natureza irredutível da mente (Kelly, Kelly, Crabtree, Gauld & Grosso, 2007), cujos defensores apresentam indícios que sugerem que a consciência no nível da percepção [consciousness] humana pode estar aninhada e envolvida dentro de uma “consciência no nível da percepção [consciousness] universal” ou “campo unificado” (Kastrup, 2019; Laszlo, 2014).

Subjacente a essa visão está a noção de que a experiência individual de separação — isso é, de existir como um indivíduo distinto e separado de outras pessoas e objetos discretos — é uma construção ilusória, cuja aparência oculta uma realidade unificada mais fundamental.

Sobre isso, o cientista e filósofo idealista contemporâneo Bernardo Kastrup afirma de forma sucinta:

“Existe apenas a consciência no nível da percepção [consciousness] cósmica. Nós, assim como todos os outros organismos vivos, somos apenas identidades dissociadas (alters) dessa consciência no nível da percepção [consciousness] cósmica, envoltos por seus pensamentos…” (2017, p. 153).

Kastrup e outros[1] têm mérito por desenvolver conceitos relacionados que, de diferentes formas, sugerem:

• A consciência no nível da percepção [consciousness] ou mente — e não a matéria — é o “princípio ontológico” que constitui a realidade;

O universo físico / a realidade material não existe de forma independente, separada da nossa experiência dela;

Espaço e tempo, tal como nós acreditamos que sejam, não são características objetivas e independentes de um mundo “lá fora”, mas sim características dependentes do observador, próprias da mente;

O cérebro e o corpo estão na mente e não o contrário;

O universo está na mente e não o contrário;

O universo é uma complexa e interligada matriz, mantida coesa dentro de um campo unificado, ou mente universal.

[1] Para leitura complementar, ver Bohm, 1990; Dossey, 2013; Lanza, 2016; Laszlo, 2004, 2014; Radin, 1997, 2006; Talbot, 1991; Theise & Kafatos, 2016.

Uma leitura séria dessas ideias inevitavelmente subverte a visão de mundo Newtoniano-Cartesiana, que inclui as premissas materialistas-fisicalistas sobre as quais a ciência moderna — incluindo a disciplina acadêmica da psicologia e da psicoterapia — está construída.

Da mesma forma, isso impõe desafios significativos à experiência comum da vida e às inúmeras influências que permeiam a vida do indivíduo. De fato, a suposição fundamental e animadora do eu [ser, self] separado pode ser resumida da seguinte forma: eu sou um eu [ser, self] pessoal e eu existo separado e à parte dos outros e do mundo.

No entanto, conforme amplamente relatado na literatura do misticismo e da filosofia perene (sabedoria perene) (Huxley, 1945/2009; Underhill, 1930/2005), existem domínios da experiência de vida nos quais indivíduos declaram, muitas vezes de forma convincente, que o mundo é semelhante a um sonho e que a experiência do eu [ser, self] separado, ou ego, é uma ilusão[2].

[2] Isso contrasta com os estados patológicos observados em transtornos mentais psicóticos ou dissociativos.

Tomemos, por exemplo, a experiência de Bill Barnard, professor na Southern Methodist University, que relata os efeitos resultantes de um despertar espiritual duradouro e transformador:

Lembro-me de rir, percebendo, em algum nível do meu ser, que a minha identificação anterior com o meu corpo era uma piada, sabendo que eu nunca fui apenas um ego e eu nunca seria apenas um ego, reconhecendo, no âmago do meu ser, que, ao contrário do que sempre eu tinha acreditado, eu nunca havia sofrido e nunca sofreria.
(em Kripal, 2017, p. 80)

Essa experiência e outras semelhantes (James, 1902/1997; Marshall, 2015), oferecem evidências fenomenológicas alinhadas com ontologias que sustentam uma unidade mais fundamental no cerne da existência e, como tal, implicam para os indivíduos uma forma de ser radicalmente diferente, talvez mais apropriadamente situada na literatura da espiritualidade não dualista e em modelos transpessoais relacionados (Prendergrast, Fenner & Krystal, 2003; Walsh & Vaughn, 1993).

E assim, surge naturalmente uma pergunta: se a consciência no nível da percepção [consciousness] é primária e o ego é uma ilusão, como isso impacta a experiência de alguém como um “eu”, aparentemente separado dos outros, do mundo e de todas as coisas que existem nele?

Essa questão tem relevância específica no campo da psicoterapia, cuja lógica prática subjacente assume e reforça uma dicotomia rígida entre paciente e terapeuta. A psicoterapia, como uma profissão de ajuda (profissão assistencial), existe precisamente por causa das premissas dualistas que parecem separar o terapeuta (o “eu” [“ser”, “self”) do paciente (o “outro”); ser psicoterapeuta é assumir como dado que existem pessoas “lá fora” que precisam de ajuda e intervenção e que, por definição, são separadas.

No entanto, se os avanços nas pesquisas contemporâneas sobre estudos da consciência no nível da percepção [consciousness] — juntamente com as suas implicações surpreendentes — forem levados a sério, então tem que haver algum impacto correlato no campo da prática psicoterapêutica.

O presente estudo é uma tentativa de examinar tais experiências e as suas implicações no contexto do trabalho clínico.

Colocar o ego de lado: Negação do ego no encontro psicoterapêutico

Colocar o ego de lado (Getting out of the way), termo que esse autor [Nick Bustos] também denomina como negação do ego (ego-negation [EN]), é uma experiência que alguns psicoterapeutas relatam como essencial para a prática clínica. Trata-se de um termo amplamente definido que descreve a capacidade do terapeuta de se desidentificar do ego[3] e, assim, oferecer intervenções terapêuticas a partir de um lugar além das limitações da estrutura do eu [ser, self] individual. Muitas vezes, isso é marcado por um senso profundo de união empática com o cliente[4] e, evidenciado de forma ainda mais clara, por qualia de caráter numinoso ou espiritualmente carregado, como paz, atemporalidade ou uma sensação difusa de inefabilidade (Geller & Greenberg, 2012).

[3] “Ego” é aqui utilizado em sentido próximo ao das tradições espirituais Orientais, abrangendo toda a estrutura psíquica, o que inclui o senso fundamental de eu [ser, self] ou de identidade própria. Definindo o ego, Wapnick escreve: “[ele é] a crença na realidade do eu [ser, self] separado ou falso… aproximadamente equivalente à psique inteira” (1993, p. 63).

[4] Os termos “paciente” e “cliente” serão usados de forma intercambiável nesse estudo.

Além disso — e talvez de forma mais interessante — a suspensão da percepção do eu [ser, self] individual, ou ego, pode resultar em intervenções terapêuticas conduzidas a partir de uma compreensão intuitiva do funcionamento do cliente, ao invés de serem fruto de uma avaliação racional-intelectual (Marks-Tarlow, 2012; Reik, 1942; Rogers, 1980; Wapnick, 1980).

Consequentemente, o resultado para o terapeuta é um sentimento de união com o cliente[5], expandindo assim o propósito da terapia para incluir a realização de estados de consciência no nível da realidade [awareness] trans-egóicos, embora integrados no contexto normalizado da prestação de tratamento (Rogers, 1980; Siegel, 2010; Wapnick, 1980, 1994; Wegela, 1994; Wittine, 1989).

[5] Essas experiências contêm, portanto, elementos alinhados com o misticismo não dualista e o desenvolvimento espiritual, cuja característica essencial é uma experiência sentida de unidade, abrangendo necessariamente a percepção que se tem do mundo, de si mesmo e dos outros. Como escreve Underhill (1930/2005): “… isso implica a abolição da individualidade… Isso é essencialmente um movimento do coração, que busca transcender as limitações do ponto de vista individual e se entregar à Realidade última; não para ganho pessoal, nem para satisfazer curiosidade transcendental, nem para obter alegrias de outro mundo, mas puramente a partir de um instinto de amor.” (p. 53).

A questão sobre como essas experiências transcendentais impactam o processo terapêutico é de grande relevância, pois elas colocam em xeque algumas das premissas formativas sobre as quais a relação cliente–terapeuta é construída, a saber: se o terapeuta ultrapassa a identificação com o eu [ser, self] pessoal em direção a uma consciência no nível da realidade [awareness] mais unitiva, como isso passa a definir a relação com o cliente, o suposto “outro”?

Além disso, como essa experiência se insere de forma adequada nos aspectos processuais da terapia?

Por fim, existe uma maneira de enquadrar a psicoterapia de forma eficaz dentro de um modelo fenomenológico que sugira a natureza ilusória do estado egóico dualista e de seus conteúdos cognitivo-perceptivos associados?

A psicoterapia em “Um Curso em Milagres” e Kenneth Wapnick

Uma figura relevante — embora em grande parte não reconhecida — dentro do campo é Kenneth Wapnick, psicólogo clínico e principal estudioso do caminho espiritual de base psicodinâmica de Um Curso em Milagres (1992)[6].

[6] O autor foi um estudante e orientando de Kenneth Wapnick, de 2008 até a morte do Dr. Wapnick em 2013.

Para Wapnick, o processo da psicoterapia constitui um análogo funcional da jornada espiritual, oferecendo ao terapeuta uma oportunidade de reconhecer a unidade espiritual dele com o paciente por meio da remoção dos bloqueiosjulgamentos, preocupações intelectuais, projeções e reações de contratransferência — que sustentam uma percepção de desunião ou separação entre ele e o sujeito clínico.

Wapnick, portanto, vê a psicoterapia como um processo apofático, ou seja, que exige apenas a renúncia do ego por parte do terapeuta a fim de potencializar a cura [healing].

Esses insights baseiam-se nas premissas não dualistas fundamentais de UCEM, que afirmam:

  • O mundo é uma projeção da “mente” transpessoal.
  • O ego é o pensamento de separação dentro da mente, o qual dá origem à experiência do mundo.
  • A cura [healing] é, portanto, equiparada à cura [healing] do pensamento de separação.

A experiência do mundo, segundo esse ensinamento, é semelhante a um sonho, cuja origem, portanto, nunca está separada da mente do sonhador. Curar [to heal] a crença equivocada na separação é, assim, despertar do sonho, conduzindo a uma experiência transformada e unitiva do mundo e de si mesmo em relação a ele[7].

[7] Embora os fundamentos filosóficos de UCEM compartilhem algumas características encontradas nas tradições espirituais Orientais não dualistas, eles também estão firmemente alicerçados em uma estrutura metafísica Platônica, Neoplatônica e Gnóstica. Para uma análise completa, ver Love Does Not Condemn: The World, the Flesh, and the Devil According to Platonism, Christianity, Gnosticism, and A Course in Miracles de Wapnick (1989).

Um aspecto singular do processo psicoterapêutico descrito por Wapnick é a inclusão de uma fonte além do ego – simbolizada por “Jesus” ou pelo “Espírito Santo”[8] – cuja presença é sinônima de promover uma visão curada [healed] e holística entre terapeuta e paciente.

[8] É importante observar que o nome “Jesus” ou “Espírito Santo”, conforme referido em Um Curso em Milagres, não é contextualizado dentro de um enquadramento Cristão tradicional. Em outras palavras, não se trata do Jesus Cristão. Ao invés disso, o nome refere-se a uma presença interior simbólica, apontando para o “Eu” [“Ser”, “Self”]  não-egóico, real na experiência, que está além dos limites do eu [ser, self] individual. Para leitura complementar, ver A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue de Wapnick (2013).

Apresentando um estudo de caso, Wapnick (1980) relata uma experiência que ele teve em uma situação terapêutica difícil, na qual a paciente, descrita como estando à beira de uma decisão de vida prejudicial e irreversível, parecia ter chegado a um ponto sem retorno.

No meio da sessão, com um sentimento de desespero preenchendo o ambiente, Wapnick escreve:

…o meu desespero finalmente me levou a lembrar que eu não era o Terapeuta… Mesmo enquanto eu estava falando e a escutando, em outra parte da minha mente eu comecei a orar por ajuda, pedindo ao meu Senhor que me desse as palavras que curariam [would heal] a raiva e o medo dela e restaurariam à sua consciência no nível da realidade [awareness] o amor que era a verdadeira identidade dela. A resposta foi imediata e, de repente, eu me tornei receptivo à ajuda que estava lá – para mim. Uma onda quente de energia subiu do meu peito, passando pelos pulmões, nariz e garganta… Ao mesmo tempo, eu comecei a falar. Eu não lembro o que eu havia dito antes. Apenas eu sei que agora eu era diferente. Eu já não via Annette como separada de mim, uma paciente em dificuldade que eu, como terapeuta, deveria ajudar. Ela agora era minha irmã e, ao unir-me a ela, eu estava me unindo a Jesus. Eu também havia me tornado paciente e, juntos, nós recebemos a cura [healing] a partir do amor misericordioso [forgiving] de Deus. Ao final da sessão, o rosto suavizado dela refletia a mudança da raiva e do medo para o perdão e o amor, assim como o meu bem-estar refletia a mesma mudança em mim. Eu tinha aprendido a minha lição naquele dia, a ser reaprendida muitas vezes depois. (ênfase adicionada, p. 50).

Embora expresso em uma terminologia que reflete o caminho espiritual de Um Curso em Milagres, o significado dessa experiência exemplifica o fenômeno de negação do ego (EN).

Chama a atenção a afirmação de Wapnick de que, ao pedir ajuda para a paciente dele, ele experienciou a si mesmo como correceptor (também agraciado com a ajuda) da ajuda que a paciente recebeu. Abrir mão do ego — o que incluía renunciar à necessidade desesperada de curar [to heal] Annette — resultou, paradoxalmente, em cura [healing] para ambos.

As implicações dessa experiência são amplas, sugerindo que a própria cura [healing] do terapeuta no contexto do atendimento, simbolizada nesse caso pelo “unir-se a ela… [e] a Jesus” (p. 50), exerce grande influência sobre o processo terapêutico.

Wapnick, consequentemente, oferece uma visão alternativa da psicoterapia como um empreendimento “em que duas pessoas se reúnem para adorar no altar do perdão. Nessa união, todos os sonhos de separação e desigualdade são dissipados… e Deus [é] convidado de volta a nossos corações unidos” (1980, p. 50).

Dada a escassez de pesquisas focadas na aplicação dos princípios espirituais não dualistas de Um Curso em Milagres e de Kenneth Wapnick à prática da psicoterapia, justificou-se uma investigação sobre os componentes fenomenológicos dessa experiência, abrangendo aqueles aspectos que representam uma contribuição potencialmente única para a prática psicoterapêutica e, além disso, visando lançar mais luz sobre correlações baseadas na experiência relacionadas às ontologias pós-materialistas.

Justificativa da Pesquisa

Poucos estudos empíricos têm sido conduzidos com o objetivo principal de examinar as características da negação do ego no contexto do encontro psicoterapêutico, conforme definido aqui; e aqueles que correspondem à presente investigação não chegam a descrever explicitamente estados de negação do ego dentro do esquema ontológico mais amplo discutido nesse trabalho.

De modo geral, a maioria dos estudos concentra-se nos componentes experienciais da chamada “presença terapêutica” (Geller & Greenberg, 2002, 2012) ou no tema relacionado de “profundidade relacional” (Cooper, 2005; Cooper, O’Hara, Schmid & Bohard, 2013; Geller, 2013; Wiggins, Elliot, Cooper, 2012). Outra categoria relacionada de pesquisas empíricas examina os efeitos de princípios baseados em mindfulness (atenção plena) na interação terapêutica, investigando especificamente o seu impacto sobre a atitude e o bem-estar do terapeuta e o seu impacto sobre a experiência da terapia (Campbell & Christopher, 2012; Davis & Hayes, 2011; Fulton, 2016; Ryan, Safran, Doran & Muran, 2012).

Entretanto, a questão central dessa investigação concentra-se na inclusão de um quadro conceitual ampliado e não dualista — especificamente o de Um Curso em Milagres, conforme exposto por Kenneth Wapnick — na prática da psicoterapia.

Assim, esse estudo busca examinar: como o encontro clínico é experienciado por aqueles que atuam de acordo com a visão de mundo não dualista de UCEM? Além disso, como isso impacta o significado ou propósito que os terapeutas atribuem à oferta de tratamento e, consequentemente, a visão deles sobre a própria prática da psicoterapia?

Método

Esse estudo examinou a experiência vivida de terapeutas que praticam psicoterapia dentro do arcabouço de negação do ego (EN – Ego-Negation) articulado por Kenneth Wapnick e Um Curso em Milagres, empregando uma análise qualitativa dos relatos dos terapeutas sobre as experiências deles.

A seguir, apresenta-se um resumo da pesquisa.

Participantes

Oito terapeutas com ampla formação, treinamento e experiência clínica na utilização do esquema conceitual proposto por Wapnick/UCEM na prática psicoterapêutica foram entrevistados. Os critérios de inclusão foram:

(a) psicoterapeutas licenciados (PhD, LMFT, LCSW), em atividade ou aposentados;

(b) praticantes do caminho espiritual de Um Curso em Milagres (UCEM), com base no trabalho de Kenneth Wapnick;

(c) experiência com negação do ego (EN), conforme descrita nesse estudo;

(d) capacidade de articular claramente as suas reflexões sobre a experiência.

Dos oito participantes, cinco estavam aposentados e três atuavam na prática clínica; todos haviam recebido treinamento e mentoria diretamente de Kenneth Wapnick.

Procedimento

Os participantes receberam, antes da entrevista, um guia informativo detalhando o propósito do estudo, que apresentava uma definição de EN alinhada à discussão proposta. Esse guia os incentivava a relembrar momentos em que sentiram que o ego estava “colocado de lado” durante a terapia, bem como a trazer à mente características vividas dessa experiência, incluindo o seu impacto sobre a visão de mundo e sobre a visão da relação paciente–terapeuta deles.

Aproximadamente uma semana após o envio do guia inicial, os participantes foram entrevistados e tiveram as suas falas gravadas em formato digital. As entrevistas seguiram um formato semiestruturado (Creswell, 2007; Moustakas, 1994), utilizando questões específicas e ordem pré-definida, mas permitindo, durante a conversa, um desdobramento natural de significados e temas relevantes. As entrevistas tiveram duração aproximada de 45 minutos a 1 hora e meia.

Análise

As transcrições das entrevistas foram organizadas, codificadas e analisadas de acordo com a metodologia de análise fenomenológica (Creswell, 2007; Hycner, 1985; Moerer-Urdahl & Creswell, 2004; Moustakas, 1994). A codificação e a subsequente análise temática foram auxiliadas pelo software NVivo for Mac. A análise das transcrições buscou extrair os elementos-chave da experiência, refinando e condensando os componentes para desenvolver unidades significativas de informação, que então foram agrupadas em grandes categorias temáticas.

Esse processo envolveu seis etapas, seguindo o método modificado de Stevick-Colaizzi-Keen, conforme descrito em Creswell (2007).

Após o refinamento e a estruturação dos temas principais, os participantes receberam cópias das transcrições das entrevistas, bem como uma lista das “declarações significativas” extraídas de suas experiências. Os participantes foram convidados a revisar o material para verificar se as suas experiências haviam sido representadas com fidelidade ou se, ao contrário, seriam necessárias alterações ou complementações.

Sete dos oito participantes concordaram que as suas experiências haviam sido retratadas de forma fiel; um participante solicitou a inclusão de conteúdo adicional para esclarecer um aspecto específico de sua entrevista.

Resultados

Quatro temas centrais emergiram a partir dos achados, em consonância com a intenção do estudo. Esses temas centrais indicaram que a EN (negação do ego) no contexto da psicoterapia formava um esquema geral, incluindo descrições tanto do processo quanto do propósito final da prática psicoterapêutica. Os temas incluíram:

(a) a percepção da influência negativa do ego na psicoterapia,

(b) a intenção consciente de “pedir por ajuda” para deixá-lo ir,

(c) o que culminava então na sua liberação e na aquisição de estados de consciência no nível da realidade [awareness] espirituais ou numinosos, com impacto significativo no encontro terapêutico,

(d) transformando, em seguida, a visão geral dos participantes sobre o processo terapêutico.

Os resultados sugerem que a EN não é um momento isolado no tempo, mas sim um movimento fluido e dinâmico, no qual cada componente ou elemento está ligado ao próximo em sequência e cujos efeitos alteraram significativamente a percepção de si mesmo e o propósito mais abrangente da psicoterapia.

A seguir, apresenta-se uma visão geral que destaca as respostas dos participantes, situadas dentro da estrutura temática definida acima.

Tema 1: A influência negativa do ego, estando “no caminho” (atuando como um obstáculo)

Os participantes descreveram o estado egóico de separação como algo antitético ao estabelecimento de um encontro psicoterapêutico fluido e altruísta. Essa condição foi universalmente percebida como desagradável, desconfortável ou contraproducente.

Os participantes descreveram a experiência do ego utilizando expressões como “um sinal de alerta” (red flag) e “bloqueio”, além de relacioná-la a sentimentos como “as minhas necessidades”, “ansiedade”, “julgamento” e “falta de certeza”.

Um participante comentou:

… [Se] eu estiver sentindo qualquer coisa que não seja essa abertura, essa expansão, esse cuidado por alguém, então é um sinal de alerta [red flag]… E se eu estiver me sentindo irritado, preocupado, constrangido, culpado ou impaciente… todos esses são sinais de alerta [red flags] para mim — se eu estiver ficando com raiva de alguém, se eu estiver me sentindo julgador ou paternalista. Todos esses tipos de sentimentos são sinais de alerta [red flags] para mim…

Outro participante descreveu o estado de ego como demonstrativo da necessidade de cooptar o encontro terapêutico, de “ser a autoridade… e ser aquele que ajuda o meu cliente a melhorar”. A experiência de tédio, medo ou de julgar se gostava ou não de um cliente foi discutida em termos semelhantes, com um participante relatando:

“está tudo amplamente relacionado às minhas necessidades…”.

De forma associada, terapeutas também revelaram interações em estado de ego como inerentemente egoístas, servindo para aliviar ou reforçar crenças internalizadas já existentes, tanto positivas quanto negativas. Um participante afirmou:

“Se você, o cliente, melhora, então eu não me sinto culpado. Se você recai e você não está melhorando – nós tivemos algumas sessões e você ainda não está apresentando melhora, vendo progresso – então isso significa que eu sou um fracasso como terapeuta, significa que isso é um reflexo de mim.”

Um participante descreveu o estado de ego como “sentindo a minha própria presença”, o que impedia a capacidade de “estar presente para o cliente”. Outro indivíduo relata que se trata de “as minhas próprias coisas” que atrapalham o processo de cura [healing] eficaz. No mesmo sentido, relacionado ao egocentrismo intrínseco ao estado de ego, um participante declarou:

“Quando eu estou identificado com o meu ego, então, para mim, tudo gira em torno de mim.”

Tema 2: Voltar-se para dentro para pedir ajuda para deixar o ego ir

Os participantes relataram, de forma unânime, eventos processuais relacionados ao movimento de ir além do ego na terapia. Isso exigia uma intenção consciente, geralmente resultante de se tornar ciente do desconforto agudo intrínseco ao estado de ego. Em seguida, ocorria o que os participantes descreveram como “pedir ajuda”, definido como um voltar-se para dentro em direção a uma presença psicológica simbólica e trans-egóica. Essa presença era geralmente referida pelo nome “Espírito Santo” ou “Jesus”, embora alguns participantes utilizassem termos variados, como “Eu [Ser, Self] Verdadeiro”, “Eu [Ser, Self] Superior” ou “Amor”.

Pedir ajuda, nesse contexto, refletia a intenção de se desvincular da identificação com o ego e de seus correspondentes conteúdos cognitivo-perceptuais. Um participante ilustra a experiência dele:

“Quando eu estava com um cliente e estava presente para o que ele estava compartilhando – compartilhando a sua dor ou os seus julgamentos, ou qualquer coisa que ele estivesse compartilhando – eu estava observando se eu estava ou não julgando. E, se eu sentisse uma pontada de julgamento, eu recuava e pedia ao Espírito Santo que eu pudesse escolher ver aquilo de outra maneira e eu estava muito presente para isso. Eu sabia que, se eu estivesse sentindo qualquer tipo de dor, eu não estava no lugar certo.”

Outro participante falou sobre desenvolver uma consciência no nível da realidade [awareness] mais refinada para perceber a experiência negativa do ego durante a sessão, a qual “veio a ser intolerável para mim.” O sentimento de estar “de saco cheio” foi descrito por outro participante, dizendo:

“Eu realmente sinto… os efeitos negativos e o custo que é ter que ouvir o ego.”

O participante continua:

“Eu sei que eu não me sinto bem ao depender do ego e, nesses momentos, eu sei que, para afastar o medo que eu estou sentindo, eu necessito deixá-lo ir e buscar a ajuda de Jesus… nesse momento, eu sou aquele que necessita pedir ajuda…”.

Outra participante relata a experiência dela em termos semelhantes, afirmando:

“Então… se eu me pego no ato de pensar que eu estou certa… ou percebo que eu estou julgando… então levo isso ao meu professor… [e] peço ajuda… Eu estou levando isso para a parte da minha mente – a mente – onde a mudança acontece… Você sabe, apenas me abrindo, reconhecendo quando eu estou fora do eixo e então me abrindo para ‘ok, ajude-me’, simplesmente pedindo ajuda…”

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—–Continua Parte II—–

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Nick Bustos, PhD, LMFT, é psicoterapeuta em atividade, atuando atualmente como professor principal e Diretor de Vida Estudantil no California Institute for Human Science, em Encinitas, Califórnia. Ele também integra o Conselho Consultivo Executivo da International Society for Consciousness Studies. Ele pode ser contatado pelo e-mail: [email protected].

Referências

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Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

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Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

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Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

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Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

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Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

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Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.215.1.[195])
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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