Qual É a Meta de Um Curso em Milagres?

Para responder a essa questão, nós estamos transcrevendo, em tradução livre, trechos do livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” [“Perguntas e Respostas – Respostas Detalhadas às Perguntas Geradas pelos Estudantes sobre a Teoria e a Prática de Um Curso em Milagres”], Supervisionado e Editado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., Foundation for A Course in Miracles©, para conhecimento e entendimento sobre o sistema de pensamento de Um Curso em Milagres.

Tradução livre Projeto OREM®

A Meta de Um Curso em Milagres – Dr. Kenneth Wapnick

Pergunta nº 204:

A felicidade é a meta de Um Curso em Milagres?

Resposta:

Tudo depende da sua definição da palavra felicidade. Se a sua definição for “um estado de bem-estar e contentamento” baseado em conseguir o que você quer, sempre que quiser, não importa o custo ou para quem, então a resposta é não. Se, no entanto, a sua definição for “um estado de bem-estar e contentamento” baseado no conhecimento de quem você realmente é, então a resposta é sim. Como você pode ver, uma definição depende de fontes externas, enquanto a outra depende de fontes internas.

Imagine todas as mágoas que você tem agora completamente apagadas (eliminadas). Imagine “deslizar” pelo seu dia, sem qualquer interferência de fontes externas. Imagine a liberdade de qualquer tipo de conflito. Imagine saber que você está sem pecado e livre de culpa. Imagine reencontrar a inocência que você pensava ter perdido para sempre. Imagine ver todas as pessoas que você encontra como um irmão que você ama profundamente. Uma vida assim vem da paz de espírito que você terá quando o perdão estiver plenamente aperfeiçoado dentro de você. Essa “felicidade” é a meta do Curso.

Pergunta nº 235:

A questão nº 116 pergunta se Deus intervém nesse mundo de forma para nós. A sua resposta foi lindamente formulada, mas, na minha opinião, ficou faltando algo. Pelo próprio título, Um Curso em Milagres, Jesus está nos dizendo que Ele, de fato, intervirá nesse sonho insano que nós estamos tendo. Não existe problema que não possa ser respondido por um milagre, seja nas finanças, na saúde, na turbulência emocional ou em qualquer outra área intermediária. Essa é a principal razão pela qual Jesus dedicou tempo para vir até nós nessa forma. Todo o trabalho que nós fazemos para desfazer a nossa identificação com o ego resulta no desfazer de todos os nossos problemas. Cada problema é respondido. A nossa Luz dissipa toda a escuridão. Portanto, para colocar isso em forma de pergunta: por que não se dá mais ênfase à realização da felicidade pessoal ao seguir o Curso?

Resposta:

Por que não se dá mais ênfase em encontrar a felicidade por meio do Curso, você pergunta? Porque nenhum de nós quer a felicidade que o Curso nos oferece. Todos nós queremos a nossa própria definição de felicidade, que significa ter as nossas necessidades pessoais atendidas — sejam elas financeiras, de saúde, emocionais ou quaisquer outras. No entanto, isso não é o que o Curso oferece. Ele está nos convidando, por meio da prática do perdão, a abandonar todos os nossos julgamentos e mágoas até que, ao final do processo, também nós liberemos a nossa identificação com esse eu [ser, self] pessoal que nós acreditamos ter todos esses problemas e necessidades.

A felicidade que o Curso nos propõe vem a partir do despertar do sonho de dor que chamamos de nossas vidas aqui no mundo — um sonho no qual não há esperança de verdadeira felicidade. Mas nós não queremos isso. E, por isso, Jesus diz que em primeiro lugar ele tem que nos ensinar a diferença entre alegria e dor, entre liberdade e aprisionamento (T.7.X; T.8.II.4,5). Caso contrário, nós continuaremos buscando a dor, acreditando que ela é alegria e nos esforçando para manter o nosso aprisionamento, insistindo que ele é liberdade.

Nós necessitamos de muita ajuda — mas não com os “problemas” do mundo.

Para responder à sua pergunta não expressa — nem Deus nem Jesus intervêm no mundo. E também não intervêm em nossas mentes. Intervir e corrigir problemas em qualquer nível seria tornar real o erro da separação (T.26.VII.12). E a correção, que o Curso chama de princípio da Expiação, afirma que a separação nunca aconteceu de fato. Portanto, não faria sentido que Deus ou Jesus interviessem em nosso mundo insano.

Nós inventamos todos os nossos problemas mundanos justamente para encobrir e evitar olhar para o que nós acreditamos ser o verdadeiro problema — a culpa em nossa mente por termos nos separado de Deus. A única ajuda de que nós necessitamos é para mudar a nossa mente a respeito dessa culpa e, embora nós não possamos fazer isso por conta própria, Jesus nos diz que ele não é capaz de mudar a nossa mente por nós. Ele só é capaz de nos mostrar o que nós temos feito com que seja real e as suas consequências, tanto no mundo quanto em nossas mentes, na esperança de que nós reconheçamos a nossa insanidade e estejamos dispostos a fazer a mesma escolha que ele já fez (T.2.VI.4; T.2.VII.1; T.3.IV.7; T.5.II.9,10,11:1; T.8.IV.4,5,6).

A questão é que nenhum de nós realmente se importa em estar infeliz, desde que nós não pensemos que nós somos responsáveis por essa infelicidade. Nós queremos um mundo e relacionamentos com problemas que nos façam de vítimas, para que nós não precisemos ver que a nossa escolha pela separação e individualidade é a verdadeira causa de toda a nossa dor. E , até que nós possamos reconhecer e aceitar esse fato, nós não teremos interesse em seguir a felicidade que o Curso nos oferece.

Nós encontraremos a verdadeira felicidade ao seguir os ensinamentos de Jesus, mas não porque todos os nossos problemas no mundo serão resolvidos como resultado de sua intervenção. Nós não temos problemas no mundo que necessitamos ser resolvidos. Sim, toda a escuridão desaparecerá na luz de quem nós realmente somos — e isso inclui não apenas todos os nossos problemas no mundo, mas também o próprio mundo e o “eu” [ser, self] que nós pensamos ser dentro do mundo, assim como a culpa em nossa mente, que é a fonte de todas as nossas projeções para um mundo de forma.

Como, para a maioria de nós, esse pensamento é assustador, Jesus nos assegura em muitos pontos do Curso que o caminho é um processo e que nós progrediremos nele no nosso próprio ritmo, conforme nós nos sentirmos confortáveis (por exemplo, T.16.VI.8:1,2,3). Mas, ao menos agora, nós somos capazes de entender a nossa resistência em praticar os seus ensinamentos de perdão. Como Jesus nos lembra:

“A tua tarefa não é buscar o amor, mas simplesmente buscar e achar todas as barreiras que construíste dentro de ti contra ele. Não é necessário buscar o que é verdadeiro, mas é necessário buscar o que é falso.” (T.16.IV.6:1,2)

Pergunta nº 429:

Já foi dito muitas vezes que não é a meta de Um Curso em Milagres nos ajudar a conseguir o que nós queremos no mundo. Mas ele não acaba fazendo isso de certa forma? O que eu quero dizer é: se nós estamos com problemas de saúde ou de dinheiro e por meio do Curso nós removemos a culpa que está por trás dessas projeções, então as nossas circunstâncias não melhoram?

Resposta:

Um princípio básico do Curso ensina que “Ideias não deixam a sua fonte” (LE.132.5:3) e essa fonte é a mente. Tudo o que ocorre na forma, em nossa experiência, é um reflexo de uma escolha feita na mente: identificar-se com o ego ou com o Espírito Santo.

A nossa experiência no mundo envolve uma infinidade de situações aparentemente diferentes, que, em si mesmas, são neutras. É a nossa interpretação delas que lhes dá poder para tirar ou não a nossa paz. Essa interpretação se baseia em uma crença que nós temos sobre nós mesmos.

Quando a mente escolhe identificar-se com o sistema de pensamento do ego — e, portanto, com a separação e com o corpo —, ela interpreta a doença ou a falta de dinheiro como uma ameaça ou ataque. Quando a mente escolhe identificar-se com o Espírito Santo, ter uma doença ou falta de dinheiro isso não é percebido como ataque e não afeta a quietude (paz) da pessoa.

Qualquer condição física, nesse caso, torna-se irrelevante; ela pode ou não pode mudar. Embora o poder da mente possa ser usado para mudar condições físicas, se a escolha pela cura [healing] do Espírito Santo não for feita, o problema continuará de uma forma ou de outra.

É a mente que está doente e, portanto, necessita de cura [healing]:

“O corpo não necessita de cura [healing]. Mas a mente que pensa ser um corpo está, de fato, doente!” (T.25.in.3:1,2)

Você está correto ao dizer que a meta do Curso não é fazer com que as coisas sejam melhores no mundo:

“Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo.” (T.21.in.1:7)

É um erro acreditar que a fonte do sofrimento esteja em alguma coisa externa à mente, como uma doença física ou a falta de dinheiro. O Curso nos diz que a causa de todo conflito é uma escolha na mente de acreditar que a separação é real.

A sua meta é a cura [healing] da mente dessa ideia, ensinando-nos que a nossa verdadeira identidade é a mente — e não o corpo —, seja esse saudável, doente, rico ou pobre.

Essa é a lição importante que nos é pedida para aprender. Somente isso nos trará a paz que nós buscamos e, por fim, o despertar a partir do sonho da separação.

Pergunta nº 885:

Por que às vezes eu sinto que as palavras ditas em Um Curso em Milagres são pouco gentis? Isso é uma projeção do ego tentando me afastar, de forma sutil, do propósito do Curso? Afinal, qual é o propósito do Curso?

Resposta:

A meta de Um Curso em Milagres é revelar o que está oculto no sistema de pensamento do ego, para que isso possa ser exposto à luz da verdade e curado [healed]. A exposição da feiura do ego pode parecer indelicada, assim como pacientes se encolhem quando o dentista examina um dente dolorido. A dor do dente infeccionado é insuportável, mas as mãos que ajudam do dentista podem ser percebidas como ainda mais dolorosas.

Um exame cuidadoso das descrições vívidas do ego no Curso revela o diagnóstico gentil e reconfortante de Jesus: nós não somos o ego horrível que necessita de um tratamento radical, nós apenas pensamos que nós somos. Ele introduz as descrições da insanidade do ego com frases como: “você pensa que você é…”, “você acredita que você é…”, “você se vê como…”. Em nenhum momento Ele afirma que essas crenças são verdadeiras.

Na verdade, o único propósito de expor esses pensamentos é nos ensinar que eles não são verdadeiros e que nós acreditamos neles porque nós os temos escolhido para sustentar a crença na realidade da separação e do pecado. A “doença” da separação tem que em primeiro lugar ser exposta para que ela possa ser curada [healed]. A meta do Curso é a cura [healing] da mente do pensamento de separação, o que Jesus nos ajuda a fazer ensinando que, assim como nós escolhemos o ego, nós somos capazes de escolher contra ele — escolhendo o Espírito Santo.

Sim, concentrar-se nas fortes palavras negativas do Curso em referência ao ego é uma maneira maravilhosa de interromper o progresso em seu estudo do Curso. A verdade é que nós não temos dificuldade em acreditar que nós somos egos vivendo e morrendo em corpos, sem nenhuma esperança de jamais retornar ao nosso verdadeiro estado de unicidade com Deus; a coisa mais cruel que o Filho de Deus poderia acreditar sobre si mesmo.

Mas nós temos uma enorme resistência em acreditar na mensagem que Jesus nos oferece: nós somos o Filho inocente de Deus (LE.pI.95.12:2,3), a separação nunca aconteceu (T.6.II.10:7), o mundo é uma ilusão (LE.pI.155.2:1) e “em nenhum instante o corpo existe de forma alguma” (T.18.VII.3:1).

Jesus ainda agrava a situação nos dizendo que esse mundo é o inferno (LE.pI.182.3), que todo ataque é assassinato (T.23.III.1), que a culpa é projetada da mente na forma de ódio (T.18.VI.2) e finalmente que “…um leve toque de aborrecimento nada mais é do que um véu encobrindo intensa fúria” (LE.pI.21.2:5). Para a parte da mente que se identifica com o ego/corpo, essas palavras são de fato pouco gentis; certamente não são coisas que nós queremos ouvir.

Na verdade, o ego trabalha arduamente para manter esses pensamentos fora da consciência no nível da realidade [awareness], defendendo assim a contínua escolha da mente pela separação. As consequências devastadoras de escolher a separação ficam escondidas atrás da aparente beleza do mundo. No Texto, Jesus usa o exemplo de uma moldura para nos mostrar o uso que o ego faz da negação e do engano. A feia imagem do especialismo do ego é “…cercada por uma moldura tão pesada e tão elaborada que o retrato é quase que obliterado por sua estrutura imponente” (T.17.IV.8:2).

O ego usa tanto as experiências positivas quanto as negativas do mundo para fabricar a sua moldura de engano. As experiências positivas são distrações para nos convencer de que o mundo não é um lugar tão ruim. A dor e a miséria das experiências negativas provam que o mundo é real. Nós temos assimilado tanto a mensagem do ego e nos ajustado às pesadas camadas de negação que Jesus precisa expor tudo usando um contraste marcante entre a escuridão do ego e a mensagem amorosa da verdade do Espírito Santo.

Jesus nos exorta a “olhar para o retrato” (T.17.IV.9:1) e não para a moldura. A não ser que nós vejamos que escolher o ego é a fonte de toda a aflição do mundo, nós não iremos além do véu da ilusão para despertar à luz da verdade. Essa é a meta final do Curso.

Pergunta #941:

Por favor, explique o Espírito Santo, em detalhes e a meta final de Um Curso em Milagres.

Resposta:

Jesus nos diz no Curso que “o Espírito Santo é a Mente de Cristo, que é ciente do conhecimento que está além da percepção” (T.5.I.5:1) e “o Espírito Santo está em tua mente certa, assim como estava na minha” (T.5.I.3:3). Em outras palavras, o Espírito Santo é a memória do Amor de Deus que permaneceu em nossa mente quando nós adormecemos e sonhamos esse mundo de separação. Nós podemos pensá-Lo como um Professor interno ao qual nós somos capazes de recorrer em busca de orientação. Ele corrigirá os nossos pensamentos dolorosos de separação com pensamentos de perdão, que refletem a verdade de que ainda nós estamos “em casa em Deus, sonhando com o exílio, mas perfeitamente capazes de despertar para a realidade” (T.10.I.2:1).

Sobre as especificidades, o Curso diz: “O Espírito Santo responderá a todo problema específico na medida em que acreditares que os problemas são específicos” (T.11.VIII.5:5). Em seguida, o Curso acrescenta: “Os problemas não são específicos, mas tomam formas específicas e essas aparências específicas constituem o mundo” (T.27.V.8:1). Assim, o Curso nos mostra que existe uma presença amorosa à qual nós somos capazes de recorrer em busca de ajuda diante dos desafios específicos que parecem surgir em nossas vidas. Ao mesmo tempo, o Curso estabelece um currículo que nos levará a reconhecer que a multiplicidade de problemas específicos que nós pensamos ter nada mais são do que reflexos de nosso único problema real — a crença de que nós existimos às custas de Deus e merecemos ser punidos por isso.

Jesus quer que nós usemos os problemas específicos em nossas vidas como salas de aula que, em última análise, nos ajudarão a despertar. O primeiro passo nesse processo é levar os nossos problemas à luz do Espírito Santo em nossa mente, para que Ele seja capaz de  reinterpretá-los para nós de uma maneira amorosa. Isso não mudará necessariamente um problema no nível da forma, entretanto, isso retirará toda a nossa dor e o nosso conflito em relação a ele. Com o tempo, todos os nossos problemas específicos começarão a parecer cada vez mais semelhantes e nós automaticamente deixaremos de pedir ao Espírito Santo ajuda para resolver problemas específicos, passando a pedir que Ele nos ajude (parafraseando o Curso) a mudar a nossa mente a respeito de nossos problemas.

Isso nos leva à meta final do Curso. A meta, bastante ambiciosa, do Curso é nos ensinar que esse mundo nada mais é do que “o retrato externo de uma condição interna” (T.21.in.1:5), que essa condição é a causa de nosso sofrimento e que — com a ajuda do Espírito Santo — nós temos a capacidade de mudá-la. O Curso deseja que mudar essa condição interna venha a ser o foco central de nossas vidas. Nós poderíamos pensar no estudo desse Curso como o passo inicial de uma jornada vitalícia de perdão e de uma consciência no nível da realidade [awareness] de si cada vez mais profunda.

Como estudantes do Curso, é importante lembrar que “Esse curso é um começo, não um fim” (LE.ep.1:1). O fim da jornada — o mundo real — será quando nós, como Jesus, tivermos apenas o Espírito Santo em nossa mente. Felizmente, quando isso acontecer e como isso será não é da nossa preocupação.”

O texto acima é reproduzido de Foundation for A Course in Miracles’ Question and Answer Service, com a gentil permissão do Dr. Kenneth Wapnick e da Foundation for A Course in Miracles.

—–

“A projeção faz a percepção. O mundo que vês é o que deste ao mundo, nada mais do que isso. Mas embora não seja mais do que isso, não é menos. Portanto, é importante para ti. Ele é a testemunha do teu estado mental, o retrato externo de uma condição interna. Como um homem pensa, assim ele percebe. Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo. A percepção é um resultado e não uma causa. E é por isso que qualquer ordem de dificuldades em milagres é sem significado. Tudo que é comtemplado com visão é curado [healed] e santo. Nada percebido sem ela significa coisa alguma. E onde não há significado, há caos.” (T-21.In.1:1-12)

“A tua tarefa não é buscar o amor, mas simplesmente buscar e achar todas as barreiras que construíste dentro de ti contra ele. Não é necessário buscar o que é verdadeiro, mas é necessário buscar o que é falso.” (T.16.IV.6:1,2)

“Jesus nos exorta a “olhar para o retrato” (T.17.IV.9:1) e não para a moldura. A não ser que nós vejamos que escolher o ego é a fonte de toda a aflição do mundo, nós não iremos além do véu da ilusão para despertar à luz da verdade. Essa é a meta final do Curso.”

“O primeiro passo nesse processo é levar os nossos problemas à luz do Espírito Santo em nossa mente, para que Ele seja capaz de  reinterpretá-los para nós de uma maneira amorosa. Isso não mudará necessariamente um problema no nível da forma, entretanto, isso retirará toda a nossa dor e o nosso conflito em relação a ele. Com o tempo, todos os nossos problemas específicos começarão a parecer cada vez mais semelhantes e nós automaticamente deixaremos de pedir ao Espírito Santo ajuda para resolver problemas específicos, passando a pedir que Ele nos ajude (parafraseando o Curso) a mudar a nossa mente a respeito de nossos problemas. Isso nos leva à meta final do Curso. A meta, bastante ambiciosa, do Curso é nos ensinar que esse mundo nada mais é do que “o retrato externo de uma condição interna” (T.21.in.1:5), que essa condição é a causa de nosso sofrimento e que — com a ajuda do Espírito Santo — nós temos a capacidade de mudá-la. O Curso deseja que mudar essa condição interna venha a ser o foco central de nossas vidas. Nós poderíamos pensar no estudo desse Curso como o passo inicial de uma jornada vitalícia de perdão e de uma consciência no nível da realidade [awareness] de si cada vez mais profunda.”

“Esse é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo. Livre arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência [no nível da realidade (awareness)] da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.” (T-in.1:1-8; observação PO)

“Esse curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente dessa forma:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.” (T-in.2:1-4)

—–

A meta não é “trazer” o amor para nós, mas sim “remover as barreiras internas” – pecado, culpa, julgamento, medo – que nós construímos contra ele. Quando essas barreiras caem, a paz e a felicidade surgem naturalmente, sem esforço. Projeto OREM®

—–

Imagem: pexels-golimpio-8032532-16.08.25.jpg

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.215.1.[195])
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x