Como estudante, pesquisador independente e praticante do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres, ao longo dos últimos 10 anos, naturalmente e gradativamente eu tenho sido levado a ver a vida, de fato, muito mais como uma sala de aula, do que como um campo de batalha, como eu estava acostumado a ver antes do Curso.

À medida que eu venho crescendo em espiritualidade e autoconhecimento, eu cresço também em conhecimento e em entendimento do que realmente está acontecendo em nossas vidas, passando a utilizar muito mais a razão (pensamento científico e análise de custo-benefício) e o sentimento/emoção (subconsciente) como aliados nas tomadas de decisão e escolhas, fazendo com que eu perceba um mundo muito melhor do que nos parece ser.

No entanto, não há como negar, nós estamos sendo diuturnamente bombardeados pelas mídias de todos os tipos, nas conversas com amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho, no ponto de ônibus, nos transportes públicos, na sala de espera em consultórios, etc., etc., em nosso dia a dia, com notícias negativas de todos os tipos, que acabam enfatizando a ideia de aumento da violência no mundo, gerando a desesperança no porvir.

Porém, independentemente dessa falsa percepção de mundo egóico do “matar ou ser morto”, do “fugir ou atacar”, do “bandido ou mocinho”, onde fortalece a ideia da separação, contrária à mensagem do Curso da unicidade, estudos científicos e acadêmicos comprovam que a violência no mundo tem declinado, lado a lado com a disseminação da democracia e com o crescimento do progresso, da razão nas tomadas de decisão e escolha, da qualidade de vida e da espiritualidade na busca pela verdade.

Assim diz o Curso em uma passagem sobre razão e percepção:

“A projeção faz a percepção. O mundo que vês é o que deste ao mundo, nada mais do que isso. Mas embora não seja mais do que isso, não é menos. Portanto, é importante para ti. Ele é a testemunha do teu estado mental, o retrato externo de uma condição interna. Como um homem pensa, assim ele percebe. Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo. A percepção é um resultado e não uma causa. E é por isso que qualquer ordem de dificuldades em milagres é sem significado. Tudo que é contemplado com visão é curado [healed] e santo. Nada percebido sem ela significa coisa alguma. E onde não há significado, há caos.” (T-21.In.1:1-12)

Eu, recentemente, tive acesso ao artigo abaixo, que compartilho em tradução livre e que reflete a nossa visão otimista de mundo como uma sala de aula, para o nosso conhecimento e entendimento do verdadeiro estado de coisas que estão, de fato, acontecendo ao nosso redor.

Tradução livre Projeto OREM® (PO)

Artigo: “Choosing to See the Progress” [“Escolhendo Ver o Progresso”]

Autor: Rev. Tony Ponticello – 07.06.25

Site: 07.06.25 “Choosing to See the Progress”

Escolhendo Ver o Progresso

“A história da humanidade tem sido uma evolução lenta, mas constante, em direção à paz e à liberdade. Isso talvez seja difícil de ver da nossa perspectiva limitada da realidade física; no entanto, quando nós comparamos as estatísticas de violência per capita, nós vemos que nós vivemos, de longe, na época mais pacífica e não violenta da história humana. Em caso de dúvidas sobre isso, leia ‘The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined’, de Steven Pinker (2011 – Viking Books).

Muitos argumentarão que a sociedade está, na verdade, regredindo, porém as estatísticas não comprovam isso e mesmo que comprovassem, Jesus nos diz que o retrocesso é sempre temporário.

‘Tem certeza disso: cada um progredirá. O retrocesso é temporário. A direção predominante é o progresso rumo à verdade.’ (UCEM.P-2.I.1:7-9)

Eu sempre escolho ver o progresso e nunca me esqueço de que o progresso é apenas isso, uma escolha a ser feita ativamente. Se você NÃO vê progresso no que parece ser a realidade externa, só pode ser porque você não está escolhendo vê-lo. A pergunta nunca é: ‘Por que não há progresso em nossa evolução social?’. A pergunta é sempre: ‘Por que eu não estou escolhendo ver o progresso que tem que haver?’.

‘A percepção seleciona e faz o mundo que vês. Ela literalmente escolhe segundo a direção da mente. … Pois é muito mais provável que descubram aquilo que procuras do que aquilo que preferirias não ver.’ (UCEM.T.21.V.1:1-2; 5)

Grande parte da nossa percepção equivocada da sociedade se deve a um viés artificial da mídia. O Sr. Pinker escreve sobre isso em ‘The Better Angels’. Tragédias e crises são mais bem vistas e recebem mais visualizações. No entanto, muitas dessas notícias são ‘fake news’. Quantos de vocês ouviram falar do grande progresso na paz alcançado na semana passada entre a República Democrática do Congo e Ruanda? A violência da guerra entre os países já dura 3 anos. Duvido que muitos tenham ouvido falar do tratado de paz que foi assinado. Ele foi mediado pelo atual governo dos EUA. O tratado de paz foi assinado em Washington, D.C., no último dia 27 de junho [2025]. Foi como ‘um motivo para se orgulhar’ [‘a feather in the cap’] para o presidente Trump e a sua equipe, então a grande mídia quase não o cobriu. Era preciso estar na mídia alternativa para entender a história completa. Eu agradeço a Deus que mais e mais pessoas recorrem à mídia alternativa a cada dia.

O ego sempre quer nos manter divididos e separados. Nós, estudantes de UCEM, devemos ser capazes de enxergar através dessas ilusões, mas precisamos decidir que queremos ver o progresso em direção à liberdade e à paz, ao invés do retrocesso ao cativeiro e à guerra. Qual será a sua escolha? Essa escolha é o que está literalmente projetando o mundo que você vê à sua frente.

[As referências das citações do UCEM citam a Edição Original publicada pelo CIMS, salvo indicação em contrário.]

Sobre o autor:

O Reverendo Tony Ponticello é o Ministro Executivo do Community Miracles Center (CMC) [Centro Comunitário de Milagres (CMC)], do qual foi cofundador em 1987. Foi ordenado ministro (pastor) legalmente em 1986 e possui vasta experiência em aconselhamento pastoral, particularmente no contexto dos ensinamentos de Um Curso Em Milagres (UCEM). O Reverendo Tony enfatiza a importância de relacionamentos abertos e possui vasta experiência de vida, abordando o aconselhamento com empatia e humor.

—–

Estamos transcrevendo um resumo das mensagens do livro “The Better Angels of Our Nature” (citado acima) que nos oferece, entre tantos outros benefícios reconfortantes, uma narrativa esperançosa sobre o progresso humano, sugerindo que o entendimento por parte do leitor sobre o declínio da violência é capaz de inspirar novos esforços para promover a paz.

Mensagens inspiradoras para os estudantes de Um Curso em Milagres, em sua busca particular pelo conhecimento e entendimento da verdade, porto seguro para uma profunda reflexão e tomada de consciência de nossa espiritualidade e de nosso autoconhecimento, para o retorno para casa.

Livro: “The Better Angels of Our Nature – Why Violence Has Declined” [“Os Melhores Anjos de Nossa Natureza – Por que a Violência Tem Declinado”]

Autor do livro: Steven Pinker 2010 – 806 páginas Artigo disponível em Inglês no site: Best Psychology Books | Summaries & Audio

Tradução livre Projeto OREM® (PO)

Principais Conclusões

1. A violência tem diminuído drasticamente ao longo da história humana

O passado é um país estrangeiro: eles fazem as coisas de maneira diferente lá.

Violência histórica chocante. No passado, a violência era parte integrante da vida cotidiana. Sacrifícios humanos, tortura, punições cruéis, escravidão e guerras genocidas eram comuns. Evidências arqueológicas e registros históricos revelam taxas assustadoramente altas de mortes violentas em sociedades pré-históricas e nos primeiros tempos do Estado.

Declínio mensurável

Dados quantitativos mostram que as taxas de violência têm diminuído drasticamente ao longo do tempo:

• As taxas de homicídio na Europa caíram de 30 a 100 por 100.000 pessoas por ano na Idade Média para cerca de 1 por 100.000 hoje.

• A porcentagem de mortes em guerras em sociedades estatais [sociedades organizadas sob um Estado, com governo centralizado, como Egito Antigo, Império Romano, estados modernos] é muito menor do que em sociedades não estatais [sociedades sem Estado centralizado, baseadas em costumes ou liderança local, como caçadores-coletores, sociedades tribais].

• As taxas de crime violento, abuso doméstico e crueldade contra animais todas têm diminuído.

Múltiplas escalas de tempo

Esse declínio tem ocorrido em múltiplas escalas de tempo:

• Milênios: A transição das sociedades de caçadores-coletores para os primeiros Estados

• Séculos: O declínio da guerra feudal e da violência interpessoal na Europa

• Décadas: A redução das guerras interestatais desde a Segunda Guerra Mundial

2. O efeito Leviatã: Governos fortes reduzem a violência

Para escapar desse estado de guerra, a única maneira é criar um poder comum que mantenha todos sob controle.

A visão de Hobbes [Leviatã, 1651]

Thomas Hobbes argumentou que, sem uma autoridade central forte, as pessoas vivem em um constante “estado de guerra” [campo de batalha]. O estabelecimento de um Leviatã – um governo com o monopólio do uso legítimo da força – reduz drasticamente a violência entre indivíduos e grupos.

Evidências históricas

Os dados corroboram a teoria de Hobbes:

• À medida que os Estados consolidavam o seu poder na Europa, as taxas de violência interpessoal diminuíam.

• Áreas fora do controle estatal (fronteiras, Estados falidos) apresentam taxas de violência muito mais altas.

• As sociedades mais violentas hoje tendem a ser aquelas com autoridade estatal fraca ou ausente.

Concessões (Dilemas)

Embora o efeito Leviatã reduza a violência em geral, ele também pode permitir a violência e a opressão sancionadas pelo Estado. Encontrar o equilíbrio certo de poder estatal é um desafio constante para as sociedades.

3. O Processo Civilizador: Boas maneiras e autocontrole restringem a agressividade

As pessoas tornaram-se mais temperadas, mais discretas e mais atentas aos pensamentos e sentimentos dos outros.

Teoria de Elias

Norbert Elias argumentava que a crescente interdependência das pessoas em sociedades complexas levava a um maior autocontrole e consideração pelos outros. Esse “processo civilizador” se manifestava na mudança de normas de comportamento e etiqueta.

Evidências de mudança

Fontes históricas revelam mudanças drásticas no comportamento aceitável:

• Diminuição da violência e da crueldade pública

• Aumento da aversão às funções corporais

• Modos à mesa e higiene pessoal mais refinados

• Crescente intolerância à violência interpessoal

Impacto psicológico

Essas mudanças não foram apenas superficiais – elas refletem e reforçam transformações psicológicas mais profundas:

• Maior capacidade de controlar impulsos

• Aumento da empatia e da perspectiva

• Teoria da mente mais sofisticada

• Horizontes temporais ampliados e capacidade de adiar a gratificação

4. A Revolução Humanitária: Os valores do Iluminismo promovem a paz

O Iluminismo é às vezes chamado de Revolução Humanitária, porque levou à abolição de práticas bárbaras que eram comuns em civilizações há milênios.

Mudança radical

Em um período relativamente curto, muitas práticas cruéis de longa data foram abolidas ou bastante reduzidas:

• Escravidão

• Tortura

• Punições cruéis

• Perseguição de hereges e bruxas

• Sacrifício humano

Ideias iluministas

Essa revolução foi impulsionada por novas maneiras de pensar:

• Valorização da razão e da evidência em detrimento da tradição e da superstição

• Reconhecimento da igualdade fundamental de todos os seres humanos

• Ênfase na redução do sofrimento e na promoção do bem-estar

• Crença na possibilidade de progresso moral e social

Processo em andamento

Embora não esteja concluída, essa mudança de valores continua a moldar as atitudes modernas em relação à violência e aos direitos humanos.

5. A Longa Paz: Grandes potências evitam guerra na era nuclear

Nós podemos estar vivendo a era mais pacífica da existência da nossa espécie.

Paz sem precedentes

Desde 1945, não houve guerra entre as principais potências mundiais — o período mais longo desse tipo na história moderna. Essa “Longa Paz” é especialmente notável, dadas as tensões da Guerra Fria.

Múltiplos fatores

Diversas forças inter-relacionadas contribuem para essa paz:

• Dissuasão nuclear

• Interdependência econômica

• Disseminação da democracia

• Instituições e normas internacionais contra agressões

• Mudança de atitudes em relação à guerra

Significância estatística

Embora os céticos argumentem que isso pode ser uma flutuação aleatória, a análise estatística sugere que a Longa Paz é um fenômeno real que requer explicação.

6. As Revoluções dos Direitos: A expansão dos círculos de simpatia reduz a crueldade

As Revoluções dos Direitos do pós-guerra penetraram tão profundamente em nossas sensibilidades que nós tendemos a pensar em questões de racismo, sexismo e direitos humanos como se eles fossem preocupações morais atemporais.

Ampliação do círculo moral

Desde a década de 1950, houve uma expansão drástica nos grupos aos quais é concedida consideração moral:

• Movimento pelos direitos civis

• Movimento pelos direitos das mulheres

• Movimento pelos direitos dos homossexuais

• Movimento pelos direitos das crianças

• Movimento pelos direitos dos animais

Mudança cultural

Esses movimentos refletem e reforçam mudanças de atitudes:

• Maior empatia por aqueles que são diferentes de si mesmos

• Maior sensibilidade ao sofrimento e à discriminação

• Reconhecimento do valor moral de grupos anteriormente marginalizados

Processo em andamento

Embora tenha havido progresso significativo, a expansão dos direitos e da consideração moral continua a evoluir e enfrenta resistência.

7. Vieses estatísticos e psicológicos distorcem a nossa percepção da violência

A mente humana tende a estimar a probabilidade de um evento a partir da facilidade com que consegue se lembrar de exemplos e cenas de carnificina têm maior probabilidade de serem transmitidas para as nossas casas e gravadas em nossas memórias do que imagens de pessoas morrendo de velhice.

Viés da disponibilidade

Nós superestimamos a prevalência de eventos dramáticos e noticiosos (como ataques terroristas) e subestimamos riscos mais comuns, porém corriqueiros.

Miopia histórica

Nós temos informações muito mais detalhadas sobre a violência recente do que sobre o passado distante, o que nos leva a pensar que tempos passados ​​eram mais pacíficos.

Incompletude numérica

Muitas pessoas têm dificuldade em interpretar estatísticas sobre violência, o que leva a percepções equivocadas sobre tendências e riscos relativos.

Fatores psicológicos que distorcem nossa percepção da violência:

• Viés de negatividade: Nós prestamos mais atenção a eventos negativos

• Retrospecção otimista: Tendência a ver o passado como melhor do que o presente

• Viés de confirmação: Nós buscamos informações que confirmem as nossas crenças existentes

• Ancoragem: Nós confiamos demais em fragmentos de informação iniciais

8. Comércio, razão e empatia são forças poderosas para a paz

À medida que as pessoas têm expandido constantemente o círculo de simpatia delas, elas têm incluído cada vez mais entidades em uma commodity [mercadoria simples comercializada em escala mundial] de consideração e respeito.

Comércio brando

O comércio cria interações de soma positiva, dando às pessoas uma participação no bem-estar umas das outras. À medida que as sociedades se tornam mais interconectadas por meio do comércio, elas têm menos incentivo para conflitos.

Razão e resolução de problemas

A aplicação da razão aos assuntos humanos nos ajuda a reconhecer a futilidade da violência e a encontrar soluções não violentas para conflitos. O pensamento científico e a análise de custo-benefício fazem com que a guerra seja menos atraente.

Ampliando a empatia

Fatores que aumentam a nossa capacidade de aceitar a perspectiva dos outros reduzem a violência:

• Alfabetização e disseminação de ideias por meio de livros

• Comunicação global e mídia

• Urbanização e exposição a pessoas diversas

• Educação e valores cosmopolitas

9. Ideologias são capazes de tanto reduzir quanto intensificar a violência

Ideologias são uma invenção surpreendentemente recente.

Uma faca de dois gumes

Enquanto os ideais Iluministas têm contribuído para o declínio da violência, outras ideologias tem levado à sua intensificação.

Ideologias pacíficas:

• Liberalismo clássico

• Humanismo

• Racionalismo secular

Ideologias violentas:

• Nacionalismo

• Fascismo

• Comunismo

• Extremismo religioso

Importância de ideias

A ascensão e queda de diferentes ideologias teve um enorme impacto nos níveis de violência ao longo da história. Entender e promover ideologias pacíficas é crucial para o progresso contínuo.

10. O declínio da violência não é garantido nem irreversível

Nós desfrutamos da paz que nós encontramos hoje porque as pessoas das gerações passadas ficaram horrorizadas com a violência de sua época e trabalharam para reduzi-la e nós, portanto, devemos trabalhar para reduzir a violência que permanece em nossa época.

Não inevitável

O declínio da violência é produto de fatores históricos, culturais e institucionais específicos – não um processo automático.

Ameaças potenciais:

• Armas nucleares e outras tecnologias destrutivas

• Mudanças climáticas e escassez de recursos

• Nacionalismo e autoritarismo ressurgentes

• Ideologias que justificam a violência

Esforço contínuo necessário

Manter e estender o declínio da violência exige trabalho contínuo:

• Fortalecer as instituições internacionais

• Promover a democracia e os direitos humanos

• Promover valores científicos e humanísticos

• Resolver conflitos pacificamente

• Abordar as causas profundas da violência (pobreza, inequidade, etc.)

Contribuições Humanas:

1. Reorganizou as ideias-chave do livro em 10 pontos claros

2. Selecionou citações impactantes e relevantes para cada ponto

3. Condensou ideias complexas em parágrafos concisos e fáceis de entender

4. Adicionou marcadores para detalhar conceitos e melhorar a legibilidade

5. Preservou o arco narrativo do livro, concentrando-se nas informações mais essenciais

Contribuições dos Assistentes:

1. Sintetizou informações de várias partes do livro para criar conclusões coerentes

2. Parafraseou e simplificou ideias complexas, mantendo a precisão

3. Garantiu formatação e estrutura consistentes em todo o resumo

4. Equilibrou princípios gerais com exemplos e pontos de dados específicos

5. Manteve um estilo de escrita envolvente e acessível em todo o texto

Última atualização: 22 de janeiro de 2025

Perguntas e Respostas Frequentes

Do que se trata “The Better Angels of Our Nature” [ “Os Melhores Anjos de Nossa Natureza”?]

• Tese Principal: Steven Pinker argumenta que a violência tem diminuído no decorrer de longos períodos da história humana, sugerindo que nós podemos estar vivendo na era mais pacífica da nossa espécie.

• Contexto Histórico: O livro explora a evolução da violência desde os tempos pré-históricos até as sociedades modernas, examinando como as estruturas sociais, a governança e as mudanças culturais influenciaram o comportamento violento.

• Insights Psicológicos: Pinker se aprofunda na psicologia da violência e da não violência, discutindo como a natureza humana abrange tendências agressivas e pacíficas, que podem ser influenciadas por fatores sociais.

Por que eu devo ler “The Better Angels of Our Nature”?

• Desafiando Percepções: O livro desafia a crença comum de que nós vivemos em um mundo cada vez mais violento, oferecendo uma perspectiva baseada em dados que pode remodelar o seu entendimento da história humana.

• Abordagem Interdisciplinar: Pinker combina insights a partir da história, psicologia, sociologia e biologia evolutiva, tornando-se um recurso valioso para leitores interessados ​​em diversas áreas.

• Mensagem de Esperança: Oferece uma narrativa esperançosa sobre o progresso humano, sugerindo que o entendimento do declínio da violência é capaz de inspirar novos esforços para promover a paz.

Quais são os principais pontos de “The Better Angels of Our Nature”?

• Declínio da Violência: Pinker identifica seis tendências principais que contribuíram para o declínio da violência, incluindo o Processo de Pacificação e o Processo Civilizador.

• Papel da Governança: O estabelecimento de Estados centralizados (o Leviatã) tem desempenhado um papel crucial na redução da violência, monopolizando o uso legítimo da força.

• Evolução Cultural: O livro enfatiza a importância das mudanças culturais, como a Revolução Humanitária e as Revoluções dos Direitos, na promoção de uma sociedade mais pacífica.

Quais são as melhores citações de “The Better Angels of Our Nature” e o que elas significam?

“O declínio da violência é um triunfo da razão.”: Essa citação resume o argumento de Pinker de que o pensamento racional e políticas baseadas em evidências levaram à diminuição da violência.

​​”Nós estamos vivendo o período mais pacífico da existência de nossa espécie.”: Pinker afirma que, apesar da percepção de aumento da violência, estatisticamente, nós estamos experienciando uma paz sem precedentes.

“O arco moral do universo se curva em direção à justiça.”: Essa citação reflete a ideia de que, com o tempo, as sociedades tendem a caminhar em direção a uma maior justiça e igualdade.

O que é o Processo de Pacificação em “The Better Angels of Our Nature”?

• Definição: O Processo de Pacificação refere-se à transição de sociedades violentas e anárquicas para estados mais pacíficos e organizados, tendo como ponto de partida o advento da agricultura há cerca de 10.000 anos.

• Impacto Histórico: Esse processo levou a uma redução significativa nas taxas de mortes violentas, à medida que autoridades centralizadas começaram a impor a ordem e a reduzir os ataques e as rixas crónicas.

• Evidências: Pinker fornece dados históricos que mostram que, à medida que as sociedades transitavam para civilizações agrícolas, as taxas de mortes violentas diminuíram aproximadamente cinco vezes.

O que é o Processo Civilizador discutido em “The Better Angels of Our Nature”?

• Visão Geral do Conceito: O Processo Civilizador descreve o declínio gradual da violência na Europa desde o final da Idade Média até os dias atuais, à medida que as normas sociais evoluíram para promover o autocontrole e a empatia.

• ​​Figuras chave: Norbert Elias é creditado com essa teoria, que postula que, à medida que as sociedades se tornaram mais complexas, os indivíduos aprenderam a inibir os seus impulsos violentos e a considerar os sentimentos dos outros.

• Evidências Estatísticas: Pinker cita dados que mostram uma queda drástica nas taxas de homicídio na Inglaterra, de taxas tão altas quanto 110 por 100.000 no século XIV para menos de 1 por 100.000 no século XX.

Quais são os cinco demônios interiores e os quatro melhores anjos mencionados em “The Better Angels of Our Nature“?

• Demônios Interiores: Pinker identifica cinco sistemas psicológicos que podem levar à violência: violência predatória, dominação, vingança, sadismo e ideologia.

• ​​Melhores Anjos: Os quatro anjos bons da nossa natureza são a empatia, o autocontrole, o senso moral e a razão. Essas faculdades promovem a cooperação e a coexistência pacífica.

• Equilíbrio de Forças: O livro argumenta que o declínio da violência é resultado da supremacia dos melhores anjos sobre os demônios interiores devido a mudanças culturais e sociais.

Como “The Better Angels of Our Nature” explicam o declínio da violência nas sociedades modernas?

• Tendências Estatísticas: Pinker apresenta dados que mostram que as sociedades modernas, particularmente na Europa Ocidental e na América do Norte, apresentam taxas de violência significativamente menores em comparação com as médias históricas.

• Influência da Governança: O estabelecimento de governos e sistemas jurídicos eficazes desempenhou um papel crucial na redução da violência, fornecendo mecanismos para resolução de conflitos e dissuasão.

• Mudanças Culturais: Mudanças nas normas sociais, como a ascensão dos direitos humanos e dos movimentos humanitários, promoveram um ambiente cultural que valoriza cada vez mais a paz e a cooperação.

Qual o papel da empatia na redução da violência, de acordo com “The Better Angels of Our Nature”?

• Empatia Definida: Pinker descreve a empatia como a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros, o que é capaz de levar a interações mais compassivas e pacíficas.

• Mecanismo Psicológico: A empatia atua como um contrapeso aos nossos demônios interiores, promovendo a cooperação e reduzindo a probabilidade de conflitos violentos.

• Impacto Cultural: O livro argumenta que, à medida que as sociedades evoluíram, o cultivo da empatia tornou-se mais proeminente, contribuindo para o declínio geral da violência.

Qual é o significado das Revoluções dos Direitos em “The Better Angels of Our Nature“?

• Definição: As Revoluções dos Direitos referem-se aos movimentos que defendem os direitos de vários grupos marginalizados, incluindo mulheres, crianças, minorias étnicas e animais, que ganharam força desde meados do século XX.

• Mudança Cultural: Essas revoluções refletem uma crescente repulsa social contra a violência e a discriminação, contribuindo para o declínio geral da violência.

• ​​Impacto na Sociedade: Pinker argumenta que a afirmação de direitos levou a maiores proteções para populações vulneráveis, fomentando uma cultura que valoriza cada vez mais a paz e a justiça.

Como “The Better Angels of Our Nature ” aborda o conceito de progresso moral?

• Progresso Moral Definido: Pinker argumenta que o progresso moral é a ideia de que as sociedades são capazes de evoluírem para adotar padrões mais humanos e éticos ao longo do tempo.

• Evidências Históricas: O livro fornece inúmeros exemplos históricos de progresso moral, como a abolição da escravidão e o reconhecimento dos direitos humanos.

• Papel dos Valores do Iluminismo: Pinker atribui grande parte desse progresso moral aos valores do Iluminismo, que enfatizam a razão, o individualismo e a empatia.

Como “The Better Angels of Our Nature” se relaciona com as questões globais atuais?

• Relevância para os Conflitos Modernos: A análise de Pinker sobre violência e paz é pertinente ao entendimento dos conflitos contemporâneos, incluindo terrorismo e guerras civis.

• Implicações para a Política: O livro oferece insights que podem informar os formuladores de políticas sobre como promover a paz e reduzir a violência em um mundo globalizado.

• Mudanças Culturais: A exploração de Pinker sobre as mudanças culturais fornece uma estrutura para abordar questões de violência e conflito em sociedades diversas hoje.

Resumo da Resenha

“The Better Angels of Our Nature” recebe críticas mistas. Enquanto alguns elogiam a sua análise abrangente do declínio da violência ao longo da história, outros criticam a metodologia, o viés e a dependência excessiva de Pinker em certas fontes de dados. Os revisores apreciam o escopo ambicioso e o estilo de escrita envolvente do livro, mas notam a sua extensão excessiva e simplificações ocasionais. Os críticos argumentam que a postura antirreligiosa de Pinker e o seu foco nas sociedades Ocidentais limitam a perspectiva do livro. Apesar dessas críticas, muitos consideram o livro instigante e uma contribuição importante para as discussões sobre o progresso humano e a redução da violência.

Evidência gráfica: o otimismo de Steven Pinker em julgamento

Todos os anos, o eminente professor de psicologia atualiza os 100 gráficos que apareceram em seu livro de 2011, The Better Angels of Our Nature, mostrando que todas as formas de violência estão em declínio. Aqui estão as suas descobertas mais recentes.

Atualização: Sexta-feira, 11 de setembro de 2015 – The Guardian

Genocídio e outros assassinatos em massa

Estupro, agressão sexual e violência

O Declínio da Violência se Inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito?

Autor: Steven Pinker – Atualização de 2014

Muitos jornalistas, citando a violência recente na Síria, Iraque, Gaza e Ucrânia, perguntaram-me se o declínio da violência se inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito. A pergunta revela os mesmos equívocos estatísticos que me levaram a escrever o livro. As pessoas sempre pensam que a violência tem aumentado porque elas raciocinam com base em exemplos memoráveis e não em dados globais. Se, em algum momento, você escolher o lugar mais violento do mundo, descobrirá que sim, ele é violento. Isso não tem nada a ver com as taxas gerais ou tendências de violência.

O problema básico é que o jornalismo é uma forma sistematicamente enganosa de entender o mundo. As notícias são sobre coisas que acontecem, não sobre coisas que não acontecem. Você nunca vê um repórter nas ruas de Angola, Sri Lanka ou Vietnã dizendo: “Eu estou aqui relatando que uma guerra não estourou hoje”. Somente observando os dados do mundo como um todo é que você obtém uma imagem precisa (acurada) das tendências.

Objetivamente, houve de fato um aumento nas mortes em guerras em 2013 em comparação com 2012 (é muito cedo para termos dados de 2014), principalmente devido à guerra na Síria. Mas o nível geral de mortes ainda está muito abaixo dos das décadas de 1960, 1970 e 1980, quando o mundo era um lugar muito mais perigoso. Mesmo deixando de lado os exemplos óbvios (como a Crise dos Mísseis de Cuba e a guerra do Vietnã, que deixou 3 milhões de mortos), percebe-se que os conflitos de hoje são muito menos danosos do que os das décadas passadas. Por exemplo, a década de 1980 viu uma guerra de oito anos entre o Irã e o Iraque que matou mais de meio milhão de pessoas e ameaçou bloquear o fluxo de petróleo do Golfo Pérsico, o que teria paralisado a economia mundial. Uma década antes, a Guerra do Yom Kippur matou 12.000 pessoas (seis vezes mais do que as mortas em Gaza em 2014), ameaçou a existência de Israel, país com armas nucleares e levou Richard Nixon a colocar as forças nucleares Americanas em um nível mais alto de alerta.

Aqui estão alguns gráficos (construídos com a ajuda de Brian Atwood) que mostram os dados mais recentes disponíveis sobre diversas categorias de violência abordadas em Better Angels. As análises de dados no livro foram concluídas em setembro de 2010 e, portanto, incluíam estatísticas até o ano anterior, 2009. Em todos os gráficos abaixo, eu mostro esse limite com uma linha vermelha vertical.

Guerra

Comecemos com o número de conflitos armados baseados em estados (ou seja, violência organizada envolvendo um governo que mata pelo menos 25 pessoas por ano). De acordo com o programa Uppsala Conflict Data (junho de 2014), “Em 2013, haviam 33 conflitos ativos no mundo. … [um número que] permaneceu relativamente estável nos últimos dez anos, oscilando entre 31 e 37. Comparado ao período logo após o fim da Guerra Fria, quando mais de 50 conflitos estavam ativos, os conflitos armados diminuíram em quase 40%. Conflitos que ceifaram mais de 1.000 vidas, definidos como guerras, diminuíram em mais de 50%, de 15 no início da década de 1990 para sete em 2013.” Eles também observam que “ocorreram seis acordos de paz assinados em 2013, dois a mais que no ano anterior.” Aqui estão os dados:

Número de conflitos armados baseados em estados, 1946-2013

Como eu mencionei, o número de mortes em combate nesses conflitos em 2013 e provavelmente será ainda maior em 2014, principalmente devido aos conflitos na Síria e no Iraque. Mas a taxa global ainda não chega nem perto da taxa de mortalidade das últimas décadas:

Genocídio

A maioria das definições de “genocídio” é muito vaga e politizada para permitir contagens objetivas. O Projeto de Dados de Conflitos de Uppsala possui uma categoria chamada “Violência Unilateral”, que inclui todos os incidentes em que forças armadas organizadas matam um número substancial de civis desarmados; isso inclui qualquer coisa que alguém possa chamar de genocídio, juntamente com outras atrocidades e crimes de guerra. Desde 2009, houve um aumento nas mortes por violência unilateral, quase imperceptível em comparação com o declínio desde 1989, quando o conjunto de dados começou. Gráficos mais abrangentes sobre a história do genocídio em Better Angels (pp. 338 e 340) mostram que mesmo o pico de 1994 (em Ruanda) é uma pequena fração dos níveis das décadas anteriores.

Taxa de mortes em genocídio, 1989-2013

Homicídio

Mortes em combate, de qualquer forma, são um indicador enganoso da violência mundial, pois muito mais pessoas são mortas em homicídios do que em guerras. (Em 2012, por exemplo, houve cerca de 500.000 homicídios em todo o mundo, em comparação com 38.000 mortes em combate verificadas.) Na maioria dos países, a taxa de homicídios continuou o Grande Declínio da Criminalidade iniciado na década de 1990, parte de um declínio muito maior dos homicídios no Ocidente desde a Idade Média, quando a taxa era de cerca de 50 homicídios/100.000/ano. Aqui estão os dados recentes para os EUA:

Taxas de homicídio nos EUA 1950-2012

E para o Canadá:

Taxas de homicídio no Canadá, 1961-2012

O Reino Unido apresentou uma oscilação aleatória que não desfez o declínio de mais de uma década:

Taxas de homicídio na Inglaterra e no País de Gales, 1967-2010/11

Homicídio em todo o mundo também têm diminuído:

Taxa global de homicídio

Mesmo as regiões do mundo com taxas de homicídio relativamente altas precisam ser colocadas em perspectiva. Desde a publicação de Better Angels, muito se tem falado sobre a violência terrível em Juárez e em algumas outras partes do México. Aqui estão os dados das últimas duas décadas para o país como um todo, que não mostram nenhum aumento geral desde 2009:

Mais importante, quando nós ampliamos o zoom, nós vemos que mesmo esse pico local é menos de um terço da taxa de homicídio no México de algumas décadas antes:

Taxa de homicídio no México por 100.000 habitantes

Estupro

De acordo com outro pânico moral orientado pela mídia, os Estados Unidos está no meio de uma epidemia de estupro, principalmente nos campus da faculdade. Mas isso é baseado em estatísticas falsas; Os dados mais recentes do FBI mostram que as taxas de estupro nos EUA continuaram a declinar:

Taxa de estupro forçado nos EUA, 1960-2012

De fato, o declínio é provavelmente ainda mais marcantes quando métodos de pesquisa de vitimização mais específicos são usados; Veja Better Angels, p. 402.

Não existem dados mundiais sobre violência sexual, mas, de acordo com um relatório divulgado no início desse ano, “A principal conselheira das Nações Unidas para a violência sexual em conflitos, Zainab Bangura, afirmou na quinta-feira que os últimos anos testemunharam ‘um impulso político sem precedentes’ sobre o assunto. ‘Nós estamos arrasando na frente normativa, de forma inesperada’, concordou Samantha Power, embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas. … Bangura e Power falaram em termos excepcionalmente positivos sobre o assunto. Bangura catalogou os principais pontos de progresso, incluindo uma declaração da ONU no ano passado, assinada por 140 Estados-membros, comprometendo-se a pôr fim ao uso do estupro em conflitos, uma declaração semelhante no ano passado pelo G8 e o anúncio do presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, em outubro, de que nomearia um conselheiro especial sobre violência sexual para a região da África Oriental, desestabilizada pelo conflito… [De acordo com Bangura], ‘A base lançada por várias resoluções do Conselho de Segurança nos deu a arma e a oportunidade de engajar os líderes… Eu penso que nós temos quebrado a espinha dorsal disso.'”

Violência contra Crianças

Um pânico igualmente virulento envolve a violência contra crianças, como bullying, cyberbullying e vitimização sexual. Mas, de acordo com uma revisão bibliográfica de 2014 realizada por David Finkelhor e seus colegas, “Das 50 tendências de exposição examinadas, houve 27 declínios significativos e nenhum aumento significativo entre 2003 e 2011. Os declínios foram particularmente grandes para a vitimização por agressão, bullying e vitimização sexual. Também houve declínios significativos na perpetração de violência e crimes contra a propriedade. Para o período de recessão entre 2008 e 2011, houve 11 declínios significativos e nenhum aumento para 50 tendências específicas examinadas. A violência no namoro diminuiu, assim como uma forma de vitimização sexual e algumas formas de exposição indireta.”

O amplamente divulgado massacre de Sandy Hook em 2012 tem convencido muitas pessoas de que as escolas estão se tornando cada vez mais inseguras. Não é verdade. De acordo com um resumo recente de uma pesquisa conjunta de 2013 realizada pelos Departamentos de Justiça e Educação:

“•Desde 1992, a taxa de “vitimização”, que inclui crimes violentos como agressão e estupro, bem como crimes não violentos como roubo, furto e furto de carteiras, despencou de 181,5 incidentes por 1.000 estudantes para 49,2 por 1.000 em 2011, o último ano completo para o qual há estatísticas disponíveis.

• No geral, o número de “vitimizações não fatais” relatadas tem caído 71%, de 4,3 milhões em 1992 para 1,2 milhão em 2011.

• Durante o ano letivo de 2009-2010, os investigadores encontraram 1.396 homicídios com vítimas entre 5 e 18 anos. Desses, apenas 19 ocorreram em escolas. Durante o ano civil de 2010, apenas três dos 1.456 suicídios de jovens relatados ocorreram em escolas.

• Embora raros, os homicídios, suicídios e mortes envolvendo intervenção policial na escola ou a caminho ou de volta da escola caíram 46%, de 57 no ano letivo de 1992-1993 para 31 no ano letivo de 2010-2011. Ao longo de 19 anos, os pesquisadores contabilizaram 863 mortes, ou cerca de 45 por ano.

Democracia

De acordo com outra narrativa popular — novamente baseada em poucos exemplos ao invés de em dados globais — a democracia está em retrocesso. Os dados dizem o contrário. O número de autocracias têm caído desde 2009 e o número de democracias tem aumentado:

Tendências Globais em Governança, 1946-2013

Observação PO: Dados atualizados do site “Our World in Data”, para a nossa referência e avaliação. Outra fonte de informação sobre o aumento das democracias (liberais e eleitorais) no mundo.

Última atualização: 17 de março de 2025

Democracia, 1790

Democracia, 1924

Democracia, 2024

Países que são democracias e autocracias, Mundo – Our World in Data

O que você deve saber sobre este indicador

• O indicador utiliza a classificação Regimes of the World dos cientistas políticos Anna Lührmann, Marcus Tannenberg e Staffan Lindberg.

• A classificação distingue entre autocracias fechadas (pontuação 0), autocracias eleitorais (pontuação 1), democracias eleitorais (pontuação 2) e democracias liberais (pontuação 3)

• Em autocracias fechadas, os cidadãos não têm o direito de escolher o chefe do executivo ou o legislativo por meio de eleições multipartidárias.

• Em autocracias eleitorais, os cidadãos têm o direito de escolher o chefe do executivo e o legislativo por meio de eleições multipartidárias; mas carecem de algumas liberdades, como as de associação ou de expressão, que tornam as eleições significativas, livres e justas.

• Em democracias eleitorais: os cidadãos têm o direito de escolher o chefe do executivo e o legislativo em eleições significativas, livres, justas e multipartidárias.

• Em democracias liberais, os cidadãos têm ainda mais direitos individuais e de minorias, são iguais perante a lei e as ações do executivo são limitadas pelo legislativo e pelos tribunais.

O mundo tem se tornado muito mais democrático nos últimos dois séculos

Muitos outros países têm se tornado democracias nos últimos duzentos anos. O gráfico mostra — com base em dados do Regimes of the World (RoW) — que uma parcela muito maior de países agora são democracias.

No final do século XVIII, nenhum país podia ser caracterizado de forma significativa como uma democracia. O RoW classifica quase todos eles como autocracias fechadas, nas quais os cidadãos não têm o direito de escolher os seus líderes políticos por meio de eleições.

As eleições se espalharam ao longo do século XIX, mas frequentemente eram marcadas por limitações. Muitos países tornaram-se autocracias eleitorais, nas quais os líderes políticos eram escolhidos por meio de eleições, mas os cidadãos não tinham liberdades adicionais para tornar essas eleições livres e justas. Apenas alguns países realizaram eleições suficientemente significativas para serem chamadas de democracias eleitorais. E menos ainda tinham os direitos individuais e das minorias adicionais e os governos limitados a considerá-los democracias liberais.

As democracias eleitoral e liberal se espalharam para muitos países no século XX. No final do século, elas se tornaram sistemas políticos comuns em todo o planeta e podiam ser encontradas em todas as regiões do mundo.

Hoje, o mundo está dividido igualmente entre autocracias e democracias, de acordo com esses dados. A maioria das não democracias são autocracias eleitorais. E cerca de um terço de todas as democracias possui os direitos individuais e das minorias adicionais que caracterizam as democracias liberais.

Pena de Morte

Finalmente, a pena de morte continua o seu longo e triste canto do cisne. Nos últimos 35 anos, entre duas e três nações aboliram a pena de morte a cada ano e hoje apenas cerca de um quinto dos países do mundo a aboliram e apenas cerca de um décimo realmente realiza execuções.

Número de países abolicionistas para todos os crimes (2001-2011)

Mesmo nos Estados Unidos, uma exceção entre as democracias Ocidentais, o número de estados com pena de morte tem diminuído desde a publicação de Better Angels:

Número de estados dos EUA com pena de morte

Taxa de execução nos EUA 1977-2013

Se as tendências atuais continuarem, a pena de morte desaparecerá da face da Terra até 2026.

Considerações Finais

Se você basear suas crenças sobre o estado do mundo no que lê nas notícias, suas crenças estarão incorretas. Isso não é por causa de uma conspiração entre jornalistas para esconder ou distorcer a verdade. É por causa de uma interação entre a natureza das notícias — elas tratam de coisas que acontecem, particularmente coisas ruins — e a natureza da cognição humana.

Quarenta anos atrás, Daniel Kahneman e Amos Tversky mostraram que as pessoas baseiam suas estimativas de risco em quão facilmente conseguem recordar exemplos da memória. Enquanto as taxas de violência não tiverem caído a zero, a mídia de notícias sempre terá exemplos de violência para nos apresentar.

Somente por meio de (1) contar os incidentes violentos, (2) dimensioná-los pelo número de oportunidades para a violência ocorrer, e (3) observar como essa proporção muda ao longo do tempo é que se pode obter uma noção objetiva das tendências da violência.

Quando se faz isso, percebe-se que as tendências globais desde a conclusão de The Better Angels of Our Nature não mostram reversão do declínio histórico da violência e, em todos os casos, exceto os efeitos da guerra na Síria, mostram uma continuação do declínio.

Nós podemos estar vivendo a era mais pacífica da existência da nossa espécie.

Sobre o Autor

Steven Arthur Pinker é um renomado psicólogo, cientista cognitivo e autor Canadense-Americano. Nascido em Montreal, estudou na Universidade McGill e em Harvard, tendo posteriormente lecionado no MIT e em Harvard. A obra de Pinker explora a natureza humana, a linguagem e a cognição, com os seus livros abrangendo diversos tópicos, da psicologia à história. Ele recebeu inúmeros elogios, incluindo a nomeação de uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Time. Pinker é conhecido por sua defesa da razão, da ciência e do humanismo, bem como por suas posições controversas sobre diversos assuntos. Casado com a filósofa Rebecca Goldstein, Pinker continua a contribuir para o discurso público por meio de seus escritos e pesquisas.

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Imagem: johannes-plenio-aWDgqexSxA0-unsplash-08.09.25.jpg

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Artigo: “Choosing to See the Progress” [“Escolhendo Ver o Progresso”]. Autor: Rev. Tony Ponticello – 07.06.25. Site: 07.06.25 “Choosing to See the Progress”;

Livro: “The Better Angels of Our Nature – Why Violence Has Declined” [“Os Melhores Anjos de Nossa Natureza – Por que a Violência Tem Declinado”]. Autor do livro: Steven Pinker 2010 806 páginas. Artigo disponível em Inglês no site: Best Psychology Books | Summaries & Audio;

Artigo: Has the Decline of Violence Reversed since The Better Angels of Our Nature was Written? [O Declínio da Violência se Inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito?]. Autor: Steven Pinker – Atualização de 2014;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.215.1.[195])
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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