Estamos destacando o tema “o sonho” em Um Curso em Milagres, para uma profunda reflexão sobre o sistema de pensamento do puro não dualismo que fundamenta a mensagem do livro, assim como a mensagem de Advaita Vedanta, para o nosso conhecimento e entendimento na busca pela verdade e o nosso despertar espiritual.

O Mestre Nisargadatta Maharaj nos ilumina com a sua visão não dualista, assim como o Curso didaticamente nos esclarece sobre esse importante tema, desde que nós tenhamos olhos que veem e ouvidos que ouvem.

Mente aberta para as mensagens a seguir…

Tradução livre Projeto OREM® (PO)

Artigo: Não Tome O Sonho Como Seu

Autor: Nisargadatta Maharaj

Imagem: Por Sri Nisargadatta Adhyatma Kendra – https://www.nisargadattamaharajofficialcenter.com/, Attribution, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12874225

Sobre o autor: Sri Nisargadatta Maharaj (17 de abril de 1897 – 8 de setembro de 1981), nascido Maruti Shivrampant Kambli, foi um Guru Hindu de Advaita Vedanta (não-dualismo), pertencente ao Inchegeri Sampradaya, uma linhagem de professores da Navnath Sampradaya e Lingayat Shaivism. A publicação em 1973 de “Eu Sou Aquilo” (I Am That), uma tradução em Inglês de suas palestras em Marata por Maurice Frydman, trouxe-lhe reconhecimento mundial e seguidores, especialmente da América do Norte e Europa. Fonte: Wikipédia.

“…Um dos erros clássicos em ‘é tudo uma ilusão’ ou ‘é tudo um sonho’ é que aquele que percebe a ilusão ou o sonho, respectivamente, não reconhece que eles fazem parte do sonho ou da ilusão em si mesmo.

Aquele que percebe, aquele que experiencia, aquele que conhece, aquele que observa o sonho é parte da miragem-onírica. Uma vez que isso tenha sido ‘alcançado’ ou reconhecido – isso é o despertar.

A percepção de que você é uma miragem (junto com todas as coisas mais), aquele que não sabe que você é uma miragem, atinge o cerne da questão. Pois se você acredita que VOCÊ É ou EU SOU, então a ilusão ou miragem é separada a partir de você. Então, não só VOCÊ É – mas ISSO É. Enquanto EU SOU ou VOCÊ É, então ISSO É.

Uma vez que haja um despertar para o EU SOU, VOCÊ É, como o veículo para a CONSCIÊNCIA NO NÍVEL DA PERCEPÇÃO (CONSCIOUSNESS) que atua como a cola que mantém unida a miragem, tudo desaparece após a investigação, como uma miragem da água ou do deserto, para repetir novamente.”

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Artigo: All Is A Dream [Tudo É Um Sonho]

Autor: Nisargadatta Maharaj

Site: NISARGADATTA MAHARAJ | all is a dream

Que haja paz e amor entre todos os seres do universo. OM Shanti, Shanti, Shanti.

“A própria idéia de ir além do sonho é ilusória. Por que ir a algum lugar? Apenas reconheça que você está sonhando um sonho que chama de mundo e pare de buscar por maneiras de sair.”

Pergunta: O que significa falhar em ioga [prática espiritual que aproxima a autorrealização]? Quem é um fracasso em ioga [yoga bhrashta]?

Nisargadatta:  É apenas uma questão de incompletude. Aquele que não conseguiu completar o seu ioga por algum motivo é chamado de falha em ioga. Essa falha é apenas temporária, pois não pode haver derrota em ioga. Essa batalha é sempre vencida, pois é uma batalha entre o verdadeiro e o falso. O falso não tem chance.

[Observação PO: Glossário do Mestre Nisargadatta – Yoga. “União”; união com a Realidade; fusão do eu [ser, self] individual com o Eu [Ser, Self] universal; prática espiritual destinada a purificar a mente e aproximar-se da Autorrealização; a prática de aquietar a mente, por meio da qual pensamentos, memórias, emoções, associações e percepções são refocalizados na Realidade, onde ocorre um desapego natural; existem quatro caminhos principais de yoga – karma, bhakti, raja e jnana.]

Pergunta: Quem falha? A pessoa [vyakti] ou o eu [ser, self] [vyakta]?

Nisargadatta: A pergunta está colocada incorretamente. Não há dúvida de fracasso, nem no curto prazo nem por muito tempo. É como estar viajando uma estrada longa e árdua em um país desconhecido. De todos os inúmeros passos, há apenas o último que o leva ao seu destino. No entanto, você não considerará todas as etapas anteriores como falhas. Cada uma o/a aproximou mais do seu objetivo, mesmo quando você teve que voltar a contornar um obstáculo. Na realidade, cada passo leva você ao seu objetivo, porque estar sempre em movimento, aprender, descobrir, desdobrar é o seu destino eterno. Viver é o único propósito da vida. O Eu [Ser, Self] não se identifica com o sucesso ou o fracasso – a própria idéia de se tornar isso ou o que é impensável. O Eu [Ser, Self] entende que o sucesso e o fracasso são relativos e relacionados, que eles são a própria urdidura e a trama da vida. Aprenda com os dois e vá além. Se você ainda não aprendeu, repita.

Pergunta: O que eu devo aprender?

Nisargadatta: Viver sem autocontrole. Para isso, você tem que conhecer o seu próprio ser verdadeiro [swarupa] como indomável, destemido, sempre vitorioso. Depois de saber com absoluta certeza que nada pode incomodar você além de sua própria imaginação, você vem a desconsiderar os seus desejos e os seus medos, os seus conceitos e as suas ideias e viver apenas pela Verdade.

Pergunta: Qual pode ser a razão pela qual algumas pessoas tenham sucesso e outras falham em ioga? Isso é destino ou personagem, ou apenas acidente?

Nisargadatta: Ninguém nunca falha em ioga. Isso é tudo uma questão da taxa de progresso. É lenta no início e rápida no final. Quando alguém está totalmente amadurecido, a realização é explosiva. Ela ocorre espontaneamente, ou com a menor pista. O rápido não é melhor que o lento. Alternados de amadurecimento lento e floração rápida. Ambos são naturais e certos.

No entanto, tudo isso está apenas na mente. Como eu vejo isso, não há realmente nada desse tipo. No grande espelho das imagens da consciência no nível da percepção [consciousness], imagens surgem e desaparecem e apenas a memória lhes dá continuidade. E a memória é material – destrutível, perecível, transitória. Sobre esses fundamentos frágeis, nós construímos um senso de existência pessoal – vago, intermitente, onírico. Essa vaga persuasão: “Eu sou alguém” obscurece o estado imutável de pura consciência no nível da realidade [awareness] e nos faz acreditar que nós nascemos para sofrer e morrer.

Pergunta: Assim como uma criança não pode deixar de crescer, um homem de fato, compelido pela natureza, faz progresso. Por que se esforçar? Onde está a necessidade de ioga?

Nisargadatta: Há progresso o tempo todo. Todas as coisas contribuem para o progresso. Mas esse é o progresso da ignorância. Os círculos da ignorância podem estar sempre aumentando, mas continua sendo uma escravidão da mesma forma. No devido tempo, um Guru aparece para ensinar e nos inspirar a praticar ioga e um amadurecimento ocorre como resultado da qual a noite imemorial da ignorância se dissolve antes do sol nascente da sabedoria. Mas, na realidade, nada aconteceu. O sol está sempre lá, não há noite nisso; a mente cegada pela ideia ‘Eu sou o corpo’ gira infinitamente o seu fio de ilusão.

Pergunta: Se tudo faz parte de um processo natural, onde está a necessidade de esforço?

Nisargadatta: Até o esforço faz parte disso. Quando a ignorância se torna obstinada e dura e o personagem fica pervertido, o esforço e a dor se tornam inevitáveis. Em completa obediência à natureza, não há esforço. A semente da vida espiritual cresce em silêncio e na escuridão até a sua hora designada.

Pergunta: Nós encontramos algumas pessoas ótimas, que, na velhice delas, tornam-se infantis, mesquinhas, briguentas e mal-humoradas. Como elas poderiam se deteriorar tanto?

Nisargadatta: Elas não eram iogues perfeitas, tendo os seus corpos sob controle total. Ou elas podem não ter se importado em proteger os seus corpos da deterioração natural. Não se tem que tirar conclusões sem entender todos os fatores. Acima de tudo, não é preciso fazer julgamentos de inferioridade ou superioridade. A juventude é mais uma questão de vitalidade [prana] do que da sabedoria [jnana].

Pergunta: Alguém pode envelhecer, mas por que alguém deve perder toda a atenção e discriminação?

Nisargadatta: Consciência no nível da percepção [consciousness] e inconsciência no nível da percepção [unconsciousness], enquanto no corpo, dependem da condição do cérebro. Mas o Eu [Ser, Self] está além de ambos, além do cérebro, além da mente. A culpa do instrumento não é uma reflexão sobre o seu usuário.

Pergunta: Disseram-me que um homem realizado nunca fará nada impróprio. Ele sempre se comportará de uma maneira exemplar.

Nisargadatta: Quem dá o exemplo? Por que um homem liberado deveria necessariamente seguir as convenções? No momento em que ele se torna previsível, ele não pode ser livre. A sua liberdade está em ele estar livre para atender à necessidade do momento, para obedecer à necessidade da situação. A liberdade de fazer o que se gosta é realmente a escravidão, enquanto ser livre para fazer o que precisa, o que é certo, é a verdadeira liberdade.

A liberdade de fazer o que se gosta é realmente a escravidão, enquanto ser livre para fazer o que precisa, o que é certo, é a verdadeira liberdade.

Pergunta: Ainda assim, tem que haver alguma maneira de distinguir quem realizou e quem não realizou. Se um é indistinguível do outro, de que utilidade ele é?

Nisargadatta: Aquele que conhece a si mesmo não tem dúvidas a esse respeito. Tampouco se importa se os outros reconhecem ou não o seu estado. Raro é o homem realizado que revela a sua realização e afortunados são aqueles que o encontram, pois ele o faz para o bem-estar duradouro deles.

Raro é o homem realizado que revela a sua realização e afortunados são aqueles que o encontram, pois ele o faz para o bem-estar duradouro deles.

Pergunta: Quando se olha em torno, fica-se horrorizado com o volume de sofrimento desnecessário que está acontecendo. As pessoas que devem ser ajudadas não estão recebendo ajuda. Imagine uma grande enfermaria de hospital cheia de incuráveis, tossindo e gemendo. Você recebeu a autoridade para matar todos eles e acabar com a tortura deles, você não faria isso?

Nisargadatta: Eu deixaria para eles decidirem.

Pergunta: Mas se o destino deles é sofrer? Como você é capaz de interferir no destino?

Nisargadatta: O destino deles é o que acontece. Não há impedimento de destino. Você quer dizer que a vida de todos está totalmente determinada no nascimento dele? Que ideia estranha! Se fosse assim, o poder que determina seria que ninguém deveria sofrer.

Pergunta: E sobre a causa e o efeito?

Nisargadatta: Cada momento contém todo o passado e cria todo o futuro.

Pergunta: Mas o passado e o futuro existem?

Nisargadatta: Somente na mente. O tempo está na mente, o espaço está na mente. A lei de causa e efeito também é uma maneira de pensar. Na realidade, tudo está aqui e agora e tudo é um só. Multiplicidade e diversidade estão apenas na mente.

Multiplicidade e diversidade estão apenas na mente.

Pergunta: Ainda assim, você é a favor de aliviar o sofrimento, mesmo através da destruição do corpo incuravelmente doente.

Nisargadatta: Mais uma vez, você olha a partir de fora enquanto eu olho a partir de dentro. Eu não vejo um sofredor, eu sou o sofredor. Eu o conheço a partir de dentro e eu faço o que é certo espontaneamente e sem esforço. Eu não sigo regras nem regulamentos. Eu fluo com a vida – fielmente e irresistivelmente.

Pergunta: Ainda assim, você parece ser um homem muito prático no controle total do seu ambiente imediato.

Nisargadatta: O que mais você espera que eu seja? Um desajustado?

Pergunta: No entanto, você não pode ajudar muito o outro.

Nisargadatta: Certamente, eu sou capaz de ajudar. Você também é capaz de ajudar. Todas as pessoas são capazes de ajudar. Mas o sofrimento é todo o tempo recriado. O homem sozinho é capaz de destruir em si mesmo as raízes da dor. Outros só são capazes de ajudar com a dor, mas não com a sua causa, que é a estupidez abismática da humanidade.

Pergunta: Essa estupidez chegará ao fim?

Nisargadatta: No homem – é claro. A qualquer momento. Na humanidade – como a conhecemos – depois de muitos anos. Na criação – nunca, pois a própria criação está enraizada na ignorância; A matéria em si é a ignorância. Não saber e não saber que não se sabe é a causa do sofrimento sem fim.

Não saber e não saber que não se sabe é a causa do sofrimento sem fim.

Pergunta: Nós somos informados dos grandes avatares, os salvadores do mundo.

Nisargadatta: Eles salvaram? Eles vieram e se foram – e o mundo se arrasta. Claro, eles fizeram muito e abriram novas dimensões na mente humana. Mas falar em salvar o mundo é um exagero.

Pergunta: Não há salvação para o mundo?

Nisargadatta: Qual mundo você deseja salvar? O mundo de sua própria projeção? Salve você mesmo. O meu mundo? Mostre-me o meu mundo e eu vou lidar com isso. Eu não estou ciente de nenhum mundo separado de mim mesmo, que eu estou livre para salvar ou não salvar. Que negócio você tem para salvar o mundo, quando todo o mundo necessita ser salvo de você? Saia de cena e veja se resta alguma coisa para salvar.

Pergunta: Você parece enfatizar que, sem você, o seu mundo não existiria e, portanto, a única coisa que você pode fazer por isso é acabar com o show. Essa não é uma saída. Mesmo que o mundo fosse da minha própria criação, esse conhecimento não o salva. Isso só explica isso. A questão permanece: por que eu criei um mundo tão miserável e o que eu sou capaz de fazer para mudar isso? Você parece dizer: esqueça tudo isso e admire a sua própria glória. Certamente, você não quer dizer isso. A descrição de uma doença e as suas causas não a cura [cure]. O que nós necessitamos é do remédio certo.

Nisargadatta: A descrição e a causa são o remédio para uma doença causada pela obtusidade e estupidez. Assim como uma doença de deficiência é curada [cured] através do suprimento do fator que falta, as doenças da vida são curadas [cured] por uma boa dose de desapego inteligente. [viveka-vairagya].

Pergunta: Você não pode salvar o mundo pregando conselhos de perfeição. As pessoas são como são. Eles têm que sofrer?

Nisargadatta: Enquanto eles forem o que elas são, não há como escapar do sofrimento. Remova o senso de separação e não haverá conflito.

Pergunta: Uma mensagem impressa pode ser apenas papel e tinta. É o texto que importa. Ao analisar o mundo em elementos e qualidades, nós perdemos o mais importante – o seu significado. A sua redução de todas as coisas para o sonho desconsidera a diferença entre o sonho de um inseto e o sonho de um poeta. Tudo é sonho, concedido. Mas nem todos são iguais.

Nisargadatta: Os sonhos não são iguais, mas o sonhador é um só. Eu sou o inseto. Eu sou o poeta — no sonho. Mas, na realidade, eu não sou nenhum dos dois. Eu estou além de todos os sonhos. Eu sou a luz na qual todos os sonhos aparecem e desaparecem. Eu estou tanto dentro quanto fora do sonho. Assim como um homem com dor de cabeça conhece a dor e também sabe que ele não é a dor, assim também eu conheço o sonho, a mim mesmo sonhando e a mim mesmo não sonhando — tudo ao mesmo tempo. Eu sou o que eu sou antes, durante e depois do sonho. Mas o que eu vejo no sonho, eu não sou.

Pergunta: Tudo é uma questão de imaginação. Alguém imagina que está sonhando, outro imagina que não está sonhando. Não são ambos a mesma coisa?

Nisargadatta: O mesmo e não o mesmo. Não sonhar, como um intervalo entre dois sonhos, é, naturalmente, uma parte do sonho. Não sonhar como uma fixação firme e a permanência atemporal na realidade não tem nada a ver com sonhar. Nesse sentido, eu nunca sonho, nem jamais sonharei.

Pergunta: Se tanto o sonho quanto a fuga do sonho são imaginações, qual é a saída?

Nisargadatta: Não há necessidade de uma saída! Você não percebe que uma saída também faz parte do sonho? Tudo o que você tem que fazer é ver o sonho como sonho.

Tudo o que você tem que fazer é ver o sonho como sonho.

Pergunta: Se eu começar a prática de descartar todas as coisas como um sonho, aonde isso me levará?

Nisargadatta: Aonde quer que isso leve você, isso será um sonho. A própria ideia de ir além do sonho é ilusória. Por que ir a qualquer lugar? Apenas reconheça que você está sonhando um sonho que você chama de mundo e pare de procurar saídas. O sonho não é seu problema. O seu problema é que você gosta de uma parte do seu sonho e não de outra. Ame tudo, ou nada disso e pare de reclamar. Quando você tem visto o sonho como um sonho, você tem feito tudo o que necessita ser feito.

Pergunta: O sonho é causado pelo pensamento?

Nisargadatta: Todas as coisas são um jogo de ideias. No estado livre de ideação [nirvikalpa samadhi] nada é percebido. A ideia raiz é: “Eu sou”. Ele destrói o estado de consciência no nível da percepção [consciousness] pura e é seguido pelas inúmeras sensações e percepções, sentimentos e ideias que em sua totalidade constituem Deus e o mundo Dele. O ‘eu sou’ permanece como a testemunha, mas é pela vontade de Deus que todas as coisas acontecem.

Pergunta: Por que não por minha vontade?

Nisargadatta: Novamente, você se dividiu – em Deus e testemunha. Ambos são um só.

Nisargadatta: Os sonhos não são iguais, mas o sonhador é um só. Eu sou o inseto. Eu sou o poeta — no sonho. Mas, na realidade, eu não sou nenhum dos dois. Eu estou além de todos os sonhos. Eu sou a luz na qual todos os sonhos aparecem e desaparecem. Eu estou tanto dentro quanto fora do sonho. Assim como um homem com dor de cabeça conhece a dor e também sabe que ele não é a dor, assim também eu conheço o sonho, a mim mesmo sonhando e a mim mesmo não sonhando — tudo ao mesmo tempo. Eu sou o que eu sou antes, durante e depois do sonho. Mas o que eu vejo no sonho, eu não sou.

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Um Curso em Milagres

Frequentemente, o Curso refere-se a si mesmo como Um Curso em Milagres. A sua meta não é o amor ou Deus, mas sim a dissolução – através do perdão – das interferências da culpa e do medo que nos impedem de O aceitar. Portanto, o objetivo principal está no ego e na sua dissolução, mais do que em Cristo ou no espírito.

O SONHO é o estado da pós-separação, no qual o Filho de Deus sonha com um mundo de – pecado, culpa e medo -, crendo que essa é sua a realidade e que o Céu é um sonho. O Filho, que é o sonhador, é a causa do mundo, sendo esse o efeito dela. Dá a sensação, no entanto, de que essa relação de causa/efeito está invertida nesse mundo, pois parece que nós somos o efeito, ou as vítimas do mundo. Ocasionalmente, esse termo é usado para referir sonhos (quando nós dormimos) dentro do sonho (esse mundo que parece real), apesar de não haver diferença real entre esses sonhos noturnos e o sonhar acordado, porque ambos são parte do mundo ilusório da percepção.

Vejamos o que diz o Curso no Capítulo 27 – A CURA DO SONHO, para reflexão sobre o que pensa Um Curso em Milagres, à luz do que pensa e embasa o mestre Nisargadatta Maharaj sobre o tema.

VII. O sonhador do sonho

1. O sofrimento é uma ênfase colocada em tudo aquilo que o mundo fez para te machucar. Aqui está claramente exposta a versão demente que o mundo tem do que seja a salvação. Como um sonho de punição, no qual o sonhador está inconsciente do que lhe trouxe o ataque a si mesmo, ele se vê atacado injustamente e por algo que não é ele próprio. Ele é a vítima dessa “alguma outra coisa”, uma coisa fora de si mesmo, pela qual ele não tem nenhuma razão para ser responsabilizado. Ele tem que ser inocente porque não sabe o que faz, mas apenas o que lhe é feito. Ainda assim, o seu ataque a si próprio continua evidente, pois é ele que carrega o sofrimento. E não pode escapar porque a fonte do sofrimento é vista fora dele.

2. Agora está sendo mostrado a ti que podes escapar. Tudo o que é necessário é olhares para o problema assim como é, e não do modo como o tinhas colocado. Como poderia existir uma outra forma de se resolver um problema que é muito simples, mas foi obscurecido por escuras nuvens de complicação feitas para manter o problema sem solução? Sem as nuvens, o problema emergirá em toda a sua simplicidade primitiva. A escolha não será difícil, porque o problema é absurdo quando visto com clareza. Ninguém tem dificuldade de tomar uma decisão para permitir que um problema simples seja resolvido, se esse problema é visto como algo que está ferindo-o e é muito fácil de ser removido.

Tudo o que é necessário é olhares para o problema assim como é, e não do modo como o tinhas colocado.

3. O “raciocínio” pelo qual esse mundo é feito, no qual se baseia e pelo qual ele é mantido é simplesmente o seguinte: “Tu és a causa do que eu faço. A tua presença justifica a minha cólera e tu existes e pensas à margem de mim. Enquanto atacas, eu tenho que ser inocente. E aquilo de que eu sofro é o teu ataque.” Ninguém que olhe para esse raciocínio exatamente como é pode deixar de verificar que ele não procede e não faz sentido. Apesar disso, parece razoável, porque parece que o mundo está te ferindo. E assim, aparentemente, não há necessidade de ires além do óbvio em termos de causa.

4. De fato, essa necessidade existe. A necessidade de que o mundo escape da condenação é uma necessidade que aqueles que aqui habitam estão unidos para compartilhar. No entanto, eles não reconhecem a sua necessidade comum. Pois cada um pensa que se fizer a sua parte, a condenação do mundo cairá sobre ele. E é isso que percebe como se fosse a sua parte na libertação do mundo. A vingança tem que ter um foco. De outro modo, a faca do vingador ficará em sua própria mão e apontada para ele mesmo. E ele precisa vê-la na mão de um outro para poder ser a vítima de um ataque que não escolheu. E assim sofre com os ferimentos feitos por uma faca que um outro segura, mas não ele mesmo.

5. Esse é o propósito do mundo que ele vê. E encarado dessa maneira, o mundo provê os meios através dos quais esse propósito parece ser cumprido. Os meios atestam o propósito, mas não são eles próprios uma causa. Tampouco a causa vai mudar, se for vista à parte de seus efeitos. A causa produz os efeitos, que então testemunham a causa e não a si mesmos. Olha, portanto, para o que está além dos efeitos. Não é aqui que a causa do sofrimento e do pecado têm que estar. E não pares no sofrimento e no pecado, pois não passam de reflexos daquilo que os causa.

Olha, portanto, para o que está além dos efeitos.

6. A parte que desempenhas em resgatar o mundo da condenação é o teu próprio escape. Não te esqueças de que as testemunhas do mundo do mal não podem falar, exceto por aquilo que tenha visto uma necessidade de mal no mundo. E foi aí que a tua culpa pela primeira vez foi contemplada. Na separação do teu irmão teve início o primeiro ataque a ti mesmo. E é a isso que o mundo dá testemunho. Não busques outra causa, nem procures desfazê-la entre as poderosas legiões de testemunhas mundanas. Elas apoiam a sua reivindicação da tua fidelidade. Naquilo que esconde a verdade não é onde deves procurar achar a verdade.

A parte que desempenhas em resgatar o mundo da condenação é o teu próprio escape.

7. As testemunhas do pecado estão todas dentro de um pequeno espaço. E é aqui que achas a causa da tua perspectiva no mundo. Houve um tempo no qual não tinhas consciência [unaware] do que era no realidade a causa de tudo o que o mundo parecia lançar sobre ti, sem o teu convite e sem a tua solicitação. De uma coisa estavas certo: entre as muitas causas que percebias como portadoras do dor e de sofrimento para ti, a tua culpa não constava. E tampouco os tinhas requisitado para ti mesmo. Foi assim que todas as ilusões vieram. Aquele que as faz não se vê fazendo-as e a realidade delas não depende dele. Qualquer que seja a causa que tenham, é algo bastante à parte dele e o que ele vê está separado da sua própria mente. Ele não pode duvidar da realidade de seus sonhos, porque não vê a parte que desempenha em fazê-los e em fazê-los parecerem reais.

Ele não pode duvidar da realidade de seus sonhos, porque não vê a parte que desempenha em fazê-los e em fazê-los parecerem reais.

8. Ninguém pode acordar de um sonho que o mundo está sonhando por ele. Ele vem a ser uma parte do sonho de alguma outra pessoa. Não pode escolher despertar de um sonho que não fez. Ele fica impotente, uma vítima de um sonho concebido e alimentado, por uma mente separada. De fato, essa mente não se importa com ele e está tão pouco preocupada com a sua paz e a sua felicidade quanto o tempo ou a hora do dia poderiam estar. Ela não o ama, mas o coloca à sua vontade em qualquer papel que satisfaça ao seu sonho. Tão pequeno é o valor que lhe é dado, que ele não passa de uma sombra que dança, pulando para cima e para baixo de acordo com um roteiro sem sentido, concebido dentro do sonhar vão do mundo.

Ninguém pode acordar de um sonho que o mundo está sonhando por ele.

9. Esse é o único retrato que és capaz de ver, a única alternativa que podes escolher, a outra possibilidade de causa, se tu não fores o sonhador dos teus sonhos. E isso é o que escolhes se negas que a causa do sofrimento está em tua mente. Fica contente por ela de fato estar aí, pois assim és a única pessoa que pode decidir o teu destino no tempo. A escolha é tua, entre uma morte de sono e sonhos maus ou um despertar feliz e a alegria da vida.

10. Entre o que poderias escolher senão entre a vida ou a morte, o despertar ou o dormir, a paz ou a guerra, os teus sonhos ou a tua realidade? Existe um risco de pensares que a morte é paz, porque o mundo equipara o corpo ao Ser Que Deus criou. No entanto, uma coisa nunca pode ser o seu oposto. E a morte é o oposto da paz, porque é o oposto da vida. E a vida é paz. Desperta e esquece todos os pensamentos de morte e descobrirás que tens a paz de Deus. Entretanto, se a escolha realmente te é dada, então tens que ver as causas das coisas que escolheste exatamente como são e aonde se encontram.

No entanto, uma coisa nunca pode ser o seu oposto. E a morte é o oposto da paz, porque é o oposto da vida. E a vida é paz.

11. Que escolhas se pode fazer entre dois estados, se apenas um é claramente reconhecível? Quem poderia estar livre para escolher entre efeitos, quando ele vê apenas um como algo que depende dele? Uma escolha honesta jamais poderia ser percebida como uma escolha na qual a opção está dividida entre um tu diminuto e um mundo enorme, com sonhos diferentes acerca da verdade em ti. A brecha entre a realidade e os sonhos não está entre o sonhar do mundo e o que sonhas em segredo. Essas coisas são uma só. O sonhar do mundo não é senão uma parte do teu próprio sonho que deste para os outros e viste como se fosse o início e o fim do teu. No entanto, o sonhar do mundo teve início com o teu sonho secreto, que não percebes, embora ele tenha causado a parte que vês e não duvidas que seja real. Como poderias duvidar enquanto estás deitado dormindo e sonhas em segredo que a sua causa é real?

O sonhar do mundo não é senão uma parte do teu próprio sonho que deste para os outros e viste como se fosse o início e o fim do teu.

12. Um irmão separado de ti, um antigo inimigo, um assassino que te assalta no meio da noite e planeja a tua morte, no entanto, a planeja de forma lenta, demorada – é com isso que sonhas. Entretanto, por trás desse sonho há ainda outro, no qual passas a ser o assassino, o inimigo secreto, o vingador e o destruidor do teu irmão e do mundo da mesma forma. Aqui está a causa do sofrimento, o espaço entre os teus pequenos sonhos e a tua realidade. A pequena brecha que nem sequer vês, o lugar onde nascem as ilusões e o medo, o momento do terror e do antigo ódio, o instante do desastre, tudo isso está aqui. Aqui está a causa da irrealidade. E é aqui que ela será desfeita.

Aqui está a causa da irrealidade. E é aqui que ela será desfeita.

13. Tu és o sonhador do mundo dos sonhos. Ele não tem outra causa nem nunca terá. Nada mais amedrontador do que um sonho vão aterrorizou o Filho de Deus e o fez pensar que ele perdeu a sua inocência, negou o seu Pai e fez uma guerra contra si mesmo. Tão amedrontador é o sonho, tão aparentemente real, que ele não poderia despertar para a realidade sem o suor do terror e um grito de medo mortal, a não ser que um sonho mais gentil precedesse o seu despertar e permitisse que a sua mente mais calma desse boas-vindas à Voz Que chama com amor para que ele desperte ao invés de temê-la; um sonho mais gentil, no qual o seu sofrimento foi curado [healed] e seu irmão veio a ser seu amigo. A Vontade de Deus é que ele desperte gentilmente e com alegria e deu-lhe o meio para despertar sem medo.

Tu és o sonhador do mundo dos sonhos.

14. Aceita o sonho que Ele deu em lugar do teu. Não é difícil mudar um sonho uma vez que o sonhador já tenha sido reconhecido. Descansa no Espírito Santo e deixa que os Seus sonhos gentis tomem o lugar daqueles que sonhaste no terror e no medo da morte. Ele traz sonhos que perdoam, nos quais a escolha não é entre quem é o assassino e quem será a vítima. Nos sonhos que Ele traz não existe assassínio e não há morte. O sonho da culpa está se apagando da tua vista, embora os teus olhos estejam fechados. Um sorriso veio para iluminar a tua face adormecida. O sono agora é de paz, pois estes são sonhos felizes.

15. Sonha suavemente com o teu irmão sem pecado, que se une a ti em santa inocência. E desse sonho o próprio Senhor do Céu despertará o Seu Filho amado. Sonha com a benignidade do teu irmão, ao invés de habitares nos seus equívocos em teus sonhos. Seleciona a atenção cuidadosa que ele te presta como matéria dos teus sonhos, ao invés de contares os ferimentos que ele provocou. Perdoa-lhe as suas ilusões e agradece-lhe por toda a ajuda que prestou. E não deixes de lado as muitas dádivas que ele te deu, porque ele não é perfeito em teus sonhos. Ele represento o seu Pai, que tu vês como Aquele Que te oferece ambas, vida e morte.

16. Irmão, Ele dá só a vida. Entretanto, o que vês como as dádivas que o teu irmão te oferece representa as dádivas que sonhas que o teu Pai te dá. Permite que todas as dádivas do teu irmão, oferecidas a ti, sejam vistas à luz da caridade e da benignidade. E não deixes dor alguma perturbar o teu sonho de profunda apreciação pelas suas dádivas a ti.

VIII. O “herói” do sonho

1. O corpo é a figura central no sonhar do mundo. Não há sonho sem ele e nem ele existe sem o sonho no qual age como se fosse uma pessoa que se vê e na qual se acredita. Ele ocupa o lugar central em todos os sonhos, que contam a história de como ele foi feito por outros corpos, nasceu para o mundo do lado de fora, vive um pouco e depois morre para ser unido, no pó, a outros corpos que morrem como ele. No pequeno espaço de tempo que lhe é dado viver, ele busca outros corpos para serem seus amigos e seus inimigos. A sua segurança é a sua preocupação principal. Seu conforto é a regra que o guia. Ele procura buscar prazer e voltar as coisas que poderiam feri-lo. Acima de tudo, procura ensinar a si mesmo que as suas dores e alegrias são diferentes e que pode distinguir umas das outras.

2. O sonhar do mundo toma muitas formas porque o corpo busca de muitos modos provar que é autônomo e real. Ele coloca sobre si mesmo coisas que comprou com pequenos discos de metal e tiras de papel que o mundo proclama como valiosas e reais. Trabalha para consegui-las, fazendo coisas sem sentido e as joga fora em troca de coisas sem sentido das quais ele não precisa e nem mesmo quer. Ele emprega outros corpos de modo que eles o protejam e coleciona ainda mais coisas sem sentido que possa chamar de suas. Ele olha em volta procurando corpos especiais que possam compartilhar seu sonho. Às vezes, sonha que é um conquistador de corpos mais fracos do que ele. Mas em algumas fases do sonho, ele é o escravo de outros corpos que querem feri-lo e torturá-lo.

3. A série de aventuras do corpo, da hora do nascimento até à morte, é o tema de todos os sonhos que o mundo jamais teve. O “herói” desse sonho nunca vai mudar e nem o seu propósito. Embora o sonho propriamente dito tome muitas formas e pareça mostrar uma grande variedade de locais e de eventos em que seu “herói” se encontra, o sonho tem apenas um propósito, ensinado de muitas formas. Essa única lição é o que ele tenta ensinar uma e outra vez e ainda mais uma vez: que ele é causa e não efeito. E tu és o seu efeito e não podes ser a sua causa.

4. Assim tu não és o sonhador, mas o sonho. E assim vagas em vão, entras e sais de lugares e acontecimentos que ele inventa. Que isso é tudo o que o corpo faz é verdade, pois ele não é senão uma figura em um sonho. Mas quem reage às figuras em um sonho a não ser que as veja como reais? No instante em que ele as vê como são, elas não mais têm efeito sobre ele, porque compreende que foi ele que lhes deu os seus efeitos pelo fato de as causar e fazer com que parecessem reais.

5. Quanto estás disposto a escapar dos efeitos de todos os sonhos que o mundo jamais teve? É teu desejo que nenhum sonho apareça como a causa daquilo que fazes? Então, vamos simplesmente olhar para o início do sonho, pois a parte que tu vês não é senão a segunda parte, cuja causa está na primeira. Ninguém que esteja dormindo e sonhando no mundo se lembra de seu ataque a si mesmo. Ninguém acredita que houve, de fato, um tempo em que ele nada conhecia de um corpo e nunca poderia ter concebido esse mundo como algo real. Ele imediatamente teria visto que essas idéias são uma única ilusão, ridículas demais para qualquer coisa exceto o riso que as despede. Como elas parecem sérias agora! E ninguém é capaz de se lembrar do tempo em que teriam sido recebidas com riso e descrença. Podemos nos lembrar disso, se apenas olharmos diretamente para o que a causou. Então veremos justificativas para o riso, e não uma causa para o medo.

Ninguém que esteja dormindo e sonhando no mundo se lembra de seu ataque a si mesmo. Ninguém acredita que houve, de fato, um tempo em que ele nada conhecia de um corpo e nunca poderia ter concebido esse mundo como algo real.

6. Vamos devolver ao sonhador o sonho que ele deu aos outros, percebendo-o como algo separado de si mesmo e feito para ele. Na eternidade, onde tudo é um [só], introduziu-se uma idéia diminuta e louca [vide gráfico abaixo], da qual o Filho de Deus não se lembrou de rir. Em seu esquecimento, esse pensamento passou a ser uma idéia séria, capaz de ser realizada e de ter efeitos reais. Juntos, nós podemos rir dessas duas coisas, fazendo-as desaparecer e podemos compreender que o tempo não pode invadir a eternidade. É uma piada pensar que o tempo pode vir a lograr a eternidade, que significa que o tempo não existe.

Na eternidade, onde tudo é um [só], introduziu-se uma idéia diminuta e louca, da qual o Filho de Deus não se lembrou de rir.

7. Uma intemporalidade na qual o tempo toma-se real, uma parte de Deus que pode atacar a si mesma, um irmão separado como inimigo, uma mente dentro de um corpo, são todas formas circulares cujo fim tem início no seu começo, terminando na sua causa. O mundo que vês retrata exatamente o que pensaste que fizeste. Exceto que agora pensas que o que fizeste, está sendo feito a ti. A culpa pelo que pensas te está sendo colocada fora de ti e sobre um mundo culpado que sonha os teus sonhos e pensa os teus pensamentos em teu lugar. Ele traz a sua vingança, não a tua. Ele te mantém estreitamente confinado dentro de um corpo, que ele pune devido a todas as coisas pecaminosas que o corpo faz dentro do sonho do mundo. Tu não tens poder para fazer com que o corpo pare com seus feitos maus, porque não o fizeste e não és capaz de controlar as suas ações, nem o seu propósito, nem o seu destino.

Uma intemporalidade na qual o tempo toma-se real, uma parte de Deus que pode atacar a si mesma, um irmão separado como inimigo, uma mente dentro de um corpo, são todas formas circulares cujo fim tem início no seu começo, terminando na sua causa.

O mundo que vês retrata exatamente o que pensaste que fizeste. Exceto que agora pensas que o que fizeste, está sendo feito a ti.

8. O mundo nada faz senão demonstrar uma antiga verdade: acreditarás que os outros fazem a ti exatamente o que pensas que fizeste a eles. Mas, uma vez que tiveres embarcado na delusão de os culpar, não verás a causa do que fazem, porque queres que a culpa caia sobre eles. Como é infantil o petulante mecanismo de manter a tua inocência empurrando a culpa para fora de ti, sem jamais deixar que ela se vá! Não é fácil perceber a brincadeira quando, em tudo a tua volta, os teus olhos contemplam as pesadas conseqüências da culpa, mas sem as suas causas insignificantes. Sem a causa, os efeitos parecem sérios e tristes, de fato. Mas são apenas decorrências. E é a sua causa que não decorre de nada, e não passa de uma brincadeira.

Como é infantil o petulante mecanismo de manter a tua inocência empurrando a culpa para fora de ti, sem jamais deixar que ela se vá!

9. O Espírito Santo percebe a causa rindo gentilmente e não olha os efeitos. De que outra maneira poderia ele corrigir o teu erro, já que absolutamente não olhaste para a causa? Ele pede que tu lhe tragas cada efeito terrível para que possam olhar juntos para a sua causa tola e possas rir um pouco com Ele. Tu julgas os efeitos, mas Ele julgou a causa. E através do julgamento do Espírito Santo os efeitos são removidos. Talvez venhas em lágrimas. Mas ouve-O dizer: “Meu irmão, Filho santo de Deus, contempla o teu sonho vão, no qual isso poderia ocorrer.” E deixarás o instante santo com o teu riso e o do teu irmão unidos ao Seu.

Ele pede que tu lhe tragas cada efeito terrível para que possam olhar juntos para a sua causa tola e possas rir um pouco com Ele.

10. O segredo da salvação é apenas esse: tu estás fazendo isso a ti mesmo. Seja qual for a forma do ataque, isso ainda é verdadeiro. Seja quem for que se coloque no papel do inimigo e do agressor, isso ainda é a verdade. Seja o que for que pareça ser a causa de qualquer dor ou sofrimento que sintas, isso ainda é verdadeiro. Pois não reagirias de forma alguma a figuras de um sonho que soubesses que estavas sonhando. Que elas sejam tão odientas e más quanto puderem, não poderiam ter nenhum efeito sobre ti, a não ser que tenhas fracassado em reconhecer que esse é o teu sonho.

O segredo da salvação é apenas esse: tu estás fazendo isso a ti mesmo.

11. Essa única lição aprendida te libertará do sofrimento, qualquer que seja a forma que ele tome. O Espírito Santo repetirá essa única lição abrangente de libertação até que ela tenha sido aprendida, independentemente da forma do sofrimento que te traz dor. Seja qual for o ferimento que tragas a Ele, Ele fará uma resposta com essa verdade muito simples. Pois essa única resposta elimina a causa de qualquer forma de pesar e dor. A forma não afeta em nada a Sua resposta, pois Ele quer te ensinar apenas a causa única de todas as formas, não importa quais sejam. E compreenderás que os milagres refletem a simples declaração: “Eu mesmo fiz isso e é isso que quero desfazer.”

Seja qual for o ferimento que tragas a Ele, Ele fará uma resposta com essa verdade muito simples.  

“Eu mesmo fiz isso e é isso que quero desfazer.”

12. Traze, então, todas as formas de sofrimento a Ele Que sabe que cada uma é como todo o resto. Ele não vê diferenças onde não existe nenhuma e te ensinará como cada uma é causada. Nenhuma tem uma causa diferente de todo o resto e todas são facilmente desfeitas por apenas uma lição verdadeiramente aprendida. A salvação é um segredo que só escondeste de ti mesmo. O universo proclama que é assim. No entanto, não prestas a menor atenção às testemunhas do universo. Pois dão testemunho de algo que não queres saber. Elas parecem manter isso em segredo, escondido de ti. Entretanto, só precisas aprender que apenas escolheste não escutar, não ver.

Traze, então, todas as formas de sofrimento a Ele Que sabe que cada uma é como todo o resto.

13. Como perceberás o mundo de forma diferente quando isso for reconhecido! Quando perdoares o mundo pela tua culpa, estarás livre dela. A inocência do mundo não requer a tua culpa e nem a tua inculpabilidade se baseia nos seus pecados. Isso é o óbvio: um segredo que não está oculto para ninguém, só para ti mesmo. E é isso que tem te mantido separado do mundo e mantido o teu irmão separado de ti. Agora, precisas apenas aprender que ambos são inocentes ou culpados. A única coisa impossível é que um não seja como o outro, que as duas afirmações sejam verdadeiras. Esse é o único segredo ainda a ser aprendido. E o fato de estares curado [healed] não será nenhum segredo.

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Imagem: Clearwater Beach, Florida – Publicada em 9 de janeiro de 2019 Unsplash

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

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Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

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Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

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Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Artigo: “Choosing to See the Progress” [“Escolhendo Ver o Progresso”]. Autor: Rev. Tony Ponticello – 07.06.25. Site: 07.06.25 “Choosing to See the Progress”;

Livro: “The Better Angels of Our Nature – Why Violence Has Declined” [“Os Melhores Anjos de Nossa Natureza – Por que a Violência Tem Declinado”]. Autor do livro: Steven Pinker 2010 806 páginas. Artigo disponível em Inglês no site: Best Psychology Books | Summaries & Audio;

Artigo: Has the Decline of Violence Reversed since The Better Angels of Our Nature was Written? [O Declínio da Violência se Inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito?]. Autor: Steven Pinker – Atualização de 2014;

Artigo: All Is A Dream [Tudo É Um Sonho]. Autor: Nisargadatta Maharaj. Site: NISARGADATTA MAHARAJ | all is a dream;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.215.1.[195])
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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