Nós estamos transcrevendo trechos do artigo “Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review” [“Eficácia do Ho’oponopono: Uma Revisão Abrangente”], dos autores Usha Rani Kandula, Zeenath Sheikh, Aspin R, Jeya Beulah D, Manavalam, Hepsi Natha. Essa revisão explora evidências atuais que destacam o papel do Ho’oponopono na melhoria do bem-estar mental, emocional e físico, para a nossa reflexão sobre esse milenar processo de resolução de problemas, praticado pelos Kahunas Havaianos.

Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review

Fonte:

Tuijin Jishu/Journal of Propulsion Technology – ISSN: 1001-4055 – Vol. 46 No. 2 (2025)

Site:

View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review

Autores:

[1]Usha Rani Kandula, [2]Zeenath Sheikh, [3]Aspin R, [4]Jeya Beulah D, [5]Manavalam, [6]Hepsi Natha

[1]Professor, Department of Community Health Nursing, Cihan University-Erbil, Erbil, Kurdistan Region, Iraq

[2]Lecturer, Department of Anesthesiology, Cihan University-Erbil, Erbil, Kurdistan Region, Iraq.

[3]Professor, Vice-Principal, Fathima College of Nursing, Gorakhpur, Uttar Pradesh, India.

[4]Associate Professor, HOD, Department of Community Health Nursing, SCPM College of Nursing and Paramedical Sciences, Haripur, Gonda, Uttar Pradesh, India.

[5]Professor, SNS College of Nursing, Coimbatore, Tamil Nadu, India.

[6]Professor, Vice-Principal, Government College of Nursing, Government Medical College, Azamgarh, Uttar Pradesh, India.

Resumo:

Ho’oponopono é uma prática tradicional Havaiana centrada na reconciliação e no perdão, que tem ganhado reconhecimento como uma abordagem terapêutica na área da assistência médica contemporânea.

Profundamente enraizado em valores culturais, esse método enfatiza princípios-chave tais como arrependimento, perdão, gratidão e amor.

Essa revisão explora evidências atuais que destacam o papel do Ho’oponopono na melhoria do bem-estar mental, emocional e físico.

Pesquisas indicam que o Ho’oponopono pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Ele também tem sido associado a uma melhor regulação emocional, melhores habilidades de enfrentamento do estresse e relacionamentos interpessoais mais saudáveis.

Ao incentivar a autorreflexão, a força emocional e a gestão eficaz de conflitos, o Ho’oponopono serve como um complemento complementar aos tratamentos psicológicos tradicionais.

Embora muitos relatos de caso e estudos qualitativos sustentem os seus benefícios terapêuticos, a escassez de pesquisas longitudinais e em larga escala representa um desafio para a sua aplicação mais ampla.

Limitações metodológicas, incluindo amostras pequenas e ausência de grupos de controle, exigem maior validação empírica.

Apesar dessas lacunas, a prática está cada vez mais integrada a programas de cura [healing] holística e intervenções de autocuidado.

A natureza não invasiva e acessível do Ho’oponopono faz com que ele seja uma opção atraente para indivíduos que buscam alívio emocional e psicológico.

Profissionais de assistência médica podem considerar incorporá-lo aos planos de tratamento, especialmente para pacientes com traumas, estresse crônico ou conflitos emocionais não resolvidos.

Pesquisas futuras devem se concentrar em ensaios clínicos randomizados para estabelecer a sua eficácia a longo prazo e explorar os seus mecanismos de ação.

Ao avançar no entendimento científico, o Ho’oponopono poderia ganhar maior aceitação como uma modalidade terapêutica complementar.

Palavras-chave:

Ho’oponopono, Terapia do Perdão, Bem-estar Emocional, Gestão do Estresse, Cura [Healing] Cultural, Terapia Holística.

Agradecimentos

Departamento de Enfermagem em Saúde Comunitária, Universidade Cihan-Erbil, Erbil, Curdistão, Iraque.

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Eficácia do Ho’oponopono: Uma Revisão Abrangente

1. Introdução

Ho’oponopono é uma prática tradicional de cura [healing] Havaiana focada na reconciliação e na restauração da harmonia, historicamente usada entre famílias e comunidades para resolver disputas.

A palavra ‘Ho’oponopono’ significa, aproximadamente, ‘melhorar ou corrigir algo; tornar algo mais preciso ou justo, ou devolvê-lo à posição ou status desejado’ [to set things right] ou ‘corrigir um erro’ [to correct an error].

Profundamente enraizada nas crenças espirituais e culturais Havaianas, essa abordagem destaca a responsabilidade pessoal, o ato de pedir perdão, de demonstrar gratidão e promover (estimular, encorajar, fomentar, nutrir, acalentar, alimentar) o amor incondicional.

Ao se envolverem nesse processo, os indivíduos trabalham para alcançar o equilíbrio interior, ao mesmo tempo em que nutrem relacionamentos mais saudáveis ​​e contribuem para a harmonia comunitária geral[1].

[1] C. M. Kaulukukui e L. Walker, “Comparação entre o Ho‘oponopono Tradicional Nativo Havaiano e as Práticas Modernas de Justiça Restaurativa”, 2021, Social Science Research Network, Rochester, NY: 4069020. doi: 10.2139/ssrn.4069020.

2. Contexto Histórico

As origens do Ho’oponopono estão profundamente enraizadas nas tradições e espiritualidade Havaianas.

Historicamente, ele era praticado como um processo de cura [healing] comunitária, frequentemente liderado por um Kahuna Lapa’au, um curador [healer] tradicional ou líder espiritual.

A prática servia como meio para lidar com conflitos interpessoais, disputas familiares ou rupturas dentro da comunidade[2].

[2] M. F. Oneha, M. Spencer, L. Bright, L. Elkin, D. Wong e M. Sakurai, “Ho‘oilina Pono A‘e: Integrando a Cura [Healing] Nativa Havaiana para Criar um Legado Justo para a Próxima Geração”, Hawaii J. Health Soc. Welf., vol. 82, n.º 3, pp. 72–77, março de 2023.

Acreditava-se que queixas não resolvidas não somente causavam sofrimento emocional, mas também levavam a doenças, infortúnios e desequilíbrio espiritual.

Os antigos Havaianos viam todos os aspectos da vida como interligados, incluindo os relacionamentos deles com a natureza, os ancestrais e o divino.

Manter a harmonia dentro da família e da comunidade era essencial para o bem-estar.

Quando surgiam conflitos, os membros da família se reuniam sob a orientação do Kahuna para se comprometerem a um diálogo estruturado[3].

[3] S.-A. P. Daniels, L. Kauahikaua, C. Kaio, J. N. Casson-Fisher e T. Ku, “Conceptualizing a New System of Care in Hawai’i for Native Hawaiians and Substance Use” (Conceitualizando um Novo Sistema de Cuidados no Havaí para Nativos Havaianos e Uso de Substâncias), Hawaii J. Health Soc. Welf., vol. 81, n.º 12, Supl. 3, pp. 43–51, dez. 2022.

Os antigos Havaianos viam todos os aspectos da vida como interligados, incluindo os relacionamentos deles com a natureza, os ancestrais e o divino.

O processo envolvia expressar abertamente queixas, reconhecer falhas, oferecer perdão e restaurar relacionamentos.

Por meio de orações, cânticos e rituais, cargas emocionais eram aliviadas, promovendo reconciliação e renovação espiritual.

Com o tempo, influências Ocidentais e mudanças culturais impactaram as práticas tradicionais Havaianas.

No entanto, os esforços para preservar o Ho’oponopono persistiram, levando à sua evolução para uma forma mais acessível e centrada no indivíduo.

Uma das adaptações modernas mais significativas foi introduzida por Morrnah Nalamaku Simeona, uma curadora [healer] Havaiana, que reinterpretou o Ho’oponopono para uso contemporâneo[1].

Ao contrário da forma tradicional, o método dela enfatizava a autorresponsabilidade e a cura [healing] interna, ao invés da resolução de conflitos externos.

Ela acreditava que, ao assumir a responsabilidade por suas experiências, os indivíduos poderiam se curar [heal] e influenciar positivamente o ambiente ao redor deles.

O Dr. Ihaleakala Hew Len popularizou ainda mais essa versão moderna do Ho’oponopono por meio de suas experiências notáveis ​​aplicando a técnica em ambientes terapêuticos.

Os relatos dele sobre o uso da prática para curar [heal] pacientes em um hospital psiquiátrico sem interação direta com eles despertaram [e têm despertado] o interesse de pesquisadores e profissionais em todo o mundo.

A abordagem dele reforçou a crença de que a cura [healing] de si mesmo é capaz de levar à cura [healing] dos outros, refletindo a interconexão das experiências humanas.

3. Prática Moderna e Aplicações Terapêuticas

Nos últimos anos, o Ho’oponopono tem ganhado reconhecimento global como uma ferramenta de autocura [self-healing] e gerenciamento do estresse.

A abordagem dele [Dr. Ihaleakala Hew Len] reforçou a crença de que a cura [healing] de si mesmo é capaz de levar à cura [healing] dos outros, refletindo a interconexão das experiências humanas.

A adaptação moderna, popularizada pela curadora [healer] Havaiana Morrnah Nalamaku Simeona e posteriormente apresentada a um público mais amplo pelo Dr. Ihaleakala Hew Len, concentra-se na transformação pessoal por meio de um processo simples, porém profundo, de repetição de quatro frases:

Eu sinto muito;
Por favor, perdoe-me;
Eu amo você;
Eu sou grato.

Acredita-se que essa prática limpa emoções, pensamentos e memórias negativas, promovendo bem-estar emocional e paz interior.

Ao contrário de sua forma tradicional, a abordagem contemporânea do Ho’oponopono pode ser praticada de forma independente, fazendo com que ele seja acessível a pessoas de diversas origens culturais (Figura 1).

O Ho’oponopono tem emergido como um tema de crescente interesse entre acadêmicos e profissionais nas áreas de psicologia, saúde holística e bem-estar espiritual.

Ele tem sido investigado por seu potencial para aliviar problemas psicológicos como ansiedade e depressão, além de promover interações interpessoais mais saudáveis ​​e equilíbrio emocional geral.

Alguns estudos também indicam uma possível ligação entre a prática e a melhoria da saúde física, dada a estreita ligação entre o bem-estar emocional e físico.

O princípio subjacente de aceitar a responsabilidade pelas próprias emoções e experiências de vida reflete de perto elementos encontrados em modelos terapêuticos contemporâneos, incluindo a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e práticas baseadas em mindfulness [atenção plena][4].

[4] K. Kretzer, J. Davis, D. Easa, J. Johnson e R. Harrigan, “Auto-I-dentidade através do Ho’oponopono como terapia adjuvante para o tratamento da hipertensão”, Ethn. Dis., vol. 17, n.º 4, pp. 624–628, 2007.

Nos últimos anos, o Ho’oponopono tem sido incorporado a diversos ambientes terapêuticos, tais como sessões de aconselhamento, iniciativas de recuperação de traumas e programas de redução do estresse.

Profissionais de saúde mental e profissionais de assistência médica têm observado resultados favoráveis ​​ao aplicar esse método como uma ferramenta de apoio, em conjunto com abordagens de tratamento padrão.

Ao promover a introspecção, a cura [healing] emocional e a aceitação pessoal, o Ho’oponopono ajuda os indivíduos a desenvolver força emocional e a melhorar a capacidade deles de gerenciar sentimentos de forma eficaz[5].

[5] K. Kretzer, A. J. Evelo e R. L. Durham, “Lições Aprendidas de um Estudo de uma Terapia Complementar para o Autogerenciamento da Hipertensão e do Estresse em Mulheres”, Holist. Nurs. Pract., vol. 27, n.º 6, pp. 336–343, 2013, doi: 10.1097/HNP.0b013e3182a72ca4.

Ao promover a introspecção, a cura [healing] emocional e a aceitação pessoal, o Ho’oponopono ajuda os indivíduos a desenvolver força emocional e a melhorar a capacidade deles de gerenciar sentimentos de forma eficaz.

4. Propósito da Revisão

Essa revisão busca explorar a eficácia do Ho’oponopono, aprofundando-se em suas origens, princípios fundamentais e uso em diferentes contextos terapêuticos e culturais.

Ela será baseada em resultados de pesquisas empíricas, estudos de caso e avaliações qualitativas para estimar a influência da prática na saúde mental, emocional e física.

Além disso, a revisão destacará lacunas de pesquisa existentes e oferecerá sugestões para investigações futuras para aprimorar o entendimento e a aplicação desse método de cura [healing] tradicional, porém cada vez mais valorizado[6].

[6] M. B. James, “Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional de perdão Havaiana na falta de perdão”.

Por meio de uma exploração holística das evidências, esse artigo (paper) busca oferecer insights valiosos sobre o potencial do Ho’oponopono como uma prática terapêutica e transformadora no mundo moderno.

Também serão consideradas as sensibilidades culturais na adaptação e aplicação dessa prática, destacando a importância de preservar a sua essência tradicional e, ao mesmo tempo, fazer com que ela seja acessível a um público mais amplo.

AutorEscopoPopulaçãoIntervençãoResultadosConclusão
Ka’Opua [7]Avaliou o uso do Ho’opono-pono para cura [healing] emocional em pacientes com câncer de mama.Mulheres Nativas HavaianasTreina-mento cultural baseado em manuais que incorpo-ravam práticas tradicionais Havaianas.Os profissio-nais mostraram melhora significativa no conheci-mento entre as avaliações pré e pós.Enfatizou a necessi-dade por monitora-mento contínuo e adesão aos protocolos.
Arsenault [8]Avaliou a eficácia do Ho’opono-pono na resolução de conflitos em lares coletivos para adoles-centes.Adoles-centes do sexo masculino em lares coletivos.Facilitou discussões em grupo sobre reconhe-cimento, perdão e liberação emocional.Os partici-pantes passaram de respostas emocionais negativas para uma melhor comuni-cação e estabele-cimento de limites.Sugeriu o uso do Ho’opono-pono como um método transcultural para resolução de conflitos.
Brinson [9]Explorou a aplicação do Ho’opono-pono em ambientes de saúde mental para resolução de conflitos.Profissio-nais de saúde mental.Implemen-tou como um modelo de resolução de conflitos em ambientes de aconselha-mento.Ampla-mente adotado em agências e organi-zações de negócios para a gestão eficaz de conflitos.Forneceu diretrizes para conse-lheiros de grupo aplicarem o Ho’opono-pono em ambientes escolares.

[7] L. S. I. Ka’Opua, “Treinando de Profissionais Comunitários em uma Intervenção de Pesquisa: Exemplos de Prática na Intersecção entre Câncer, Ciência Ocidental e Cura [Healing] Nativa Havaiana”, Cancer Control, vol. 10, n.º 5_suppl, pp. 5–12, set. 2003, doi: 10.1177/107327480301005s02.

[8] D. J. Arsenault, “A Modificação do Ho’oponopono como Terapia de Grupo em um Lar Residencial para Adolescentes do Sexo Masculino”, J. Child Adolesc. Group Ther., vol. 10, n.º 1, pp. 29–46, mar. 2000, doi: 10.1023/A:1009404527367.

[9] J. Brinson e T. A. Fisher, “O grupo ho’oponopono: Um modelo de resolução de conflitos para conselheiros escolares”, J. Spec. Group Work, dezembro de 1999, doi: 10.1080/01933929908411444.

AutorEscopoPopulaçãoIntervençãoResultadosConclusão
Brown  [10]Investigou o relaciona-mento entre Ho’opono-pono e segurança psicológica nas organi-zações.Não especifi-cado.Compa-ração analítica dos princípios do Ho’opono-pono com conceitos modernos de segurança psicológica.Forte alinhamento foi identificado, particular-mente na restauração da confiança e na facilitação da partici-pação.Reco-mendou o Ho’opono-pono como uma ferramenta valiosa para promover a coesão da equipe.
Kretzer [4]Avaliou o impacto do Ho’opono-pono no controle da pressão arterial.Asiáticos, Havaianos e Nativos das Ilhas no Sul do Pacífico.Realizou treinamento de práticas de Auto-I-dentidade através do Ho’opono-pono.  Foram observadas reduções significa-tivas na pressão arterial sistólica e diastólica.Benefícios clínicos e terapêuticos demons-trados do Ho’opono-pono na gestão da hipertensão.
Kretzer [5]Estudou uma intervenção de autogestão Ho’opono-pono para redução da pressão arterial e do estresse.72 voluntárias adultas.Aplicou terapias de medicina comple-mentar e alternativa usando Ho’opono-pono.Os partici-pantes apresen-taram redução da pressão arterial e dos níveis de estresse.Alto coeficiente de atrito e valores basais de PA normais limitaram o poder estatístico do estudo.  

[10] V. S. Brown, “A Conexão Entre Ho’oponopono e Segurança Psicológica”, Psychol. Rev., vol. 2, n.º 1, pp. 1–4, fev. 2024.

Ito   [11]Examinou o papel do Ho’opono-pono como uma terapia cultural-mente apropriada para conflitos familiares.Não especifi-cado.Aplicou o Ho’opono-pono em um contexto de terapia familiar.Aumento do entendi-mento da dinâmica familiar e fortaleci-mento dos relacio-namentos.Ressaltou a importância de manter metáforas culturais na terapia.  
Sigmund [12]Descreveu o processo de cinco etapas do Ho’opono-pono para limpeza mental e resolução de conflitos.Não especifi-cado.Meditação, visuali-zação, perdão, discussão e restituição.Apresentou como uma abordagem estruturada para resolução de conflitos inter-pessoais.Ofereceu uma estrutura abrangente para reconci-liação e cura [healing] emocional.
Shook [13]Investigou as aplicações modernas do Ho’opono-pono no trabalho social.Sete estudos de caso.Aplicou em aconse-lhamento familiar e inter-venções para abuso de substân-cias.Foram observados resultados positivos na resolução de conflitos e problemas.Recomen-dou-se adaptação adicional em diversos contextos terapêu-ticos.
James     [14]Avaliou o impacto do Ho’opono-pono na redução da falta de perdão.79 partici-pantes.Envolveu rituais tradicionais de perdão utilizando o inventário TRIM.Os partici-pantes experien-ciaram uma redução significativa na falta de perdão em comparação ao grupo de controle.Validou o Ho’opono-pono como um método eficaz de perdão terapêutico.

[Observação PO: TRIM = Transgression-Related Interpersonal Motivations [Motivações Interpessoais Relacionadas à Transgressão]

[11] K. L. Ito, “Ho’oponopono, ‘fazer o que é certo’: resolução de conflitos Havaiano e metáfora na construção de uma terapia familiar”, Cult. Med. Psychiatry Int. J. Cross-Cult. Health Res., vol. 9, n.º 2, pp. 201–217, 1985, doi: 10.1007/BF00117369.

[12] E. W. Sigmund, “Ho’o Ponopono: Uma Prática Tradicional Havaiana para Corrigir Relacionamentos”, Trans. Anal. J., jan. 1999, doi: 10.1177/036215379902900112.

[13] E. Shook, “Ho’oponopono: Usos Contemporâneos de um Processo Havaiano de Resolução de Problemas”, 1986. Acesso em: 27 de março de 2025. [Online]. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Ho’oponopono%3AContemporar-Uses-of-a-HawaiianShook/d56d740b89c4facf020e343777cc81cd3929d886  [14] M. James, “Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão na falta de perdão”, Walden Diss. Dr. https://scholarworks.waldenu.edu/dissertations/622

AutorEscopoPopulaçãoIntervençãoResultadosConclusão
Kaulukukui [1]Comparou o Ho’opono-pono tradicional com as práticas modernas de justiça restaurativa.Não especifi-cado.Realizou análise comparativa de métodos de resolução de conflitos.Constatou-se que o Ho’opono-pono aborda eficazmente o desempo-deramento geracional.Enfatizou as diferenças culturais nas abordagens de reconci-liação.
Bell             [15]Realizou um estudo de viabilidade sobre treinamento em Ho’opono-pono para profissio-nais de tratamento do câncer.Mulheres Nativas Havaianas.Ministrou treinamento baseado em manuais, incorpo-rando estratégias pedagó-gicas culturais.  Observou-se melhora na compe-tência e nas habilidades dos profissio-nais.Recomen-dou supervisão adicional e consultoria cultural para a prática sustentada.
Hurdle [16]Revisou interven-ções baseadas na cultura usando Ho’opono-pono no trabalho social.Não especifi-cado.Aplicou o Ho’opono-pono em práticas de micro e macro escala.Demonstrou eficácia na promoção da cura [healing] emocional e na restauração de relaciona-mentos.Defendeu uma aplicação mais ampla em diferentes contextos culturais.
Kretzer [17]Explorou o uso terapêutico da Auto Identidade através do Ho’opono-pono© (SITH©)Adultos Americanos com hipertensão.Aplicou a estratégia da medicina alternativa comple-mentar.Resultados promissores na redução da hipertensão e no controle de doenças crônicas.Recomen-dou estudos adicionais para avaliação da eficácia a longo prazo.
Chang [18]Avaliou a existência e o uso de modalida-des tradicionais de cura [healing] Havaianas.Profissio-nais de saúde Havaianos em O’ahu.Conduziu entrevistas em profundi-dade sobre práticas e crenças de cura [healing].Alta prevalência de múltiplas modalida-des de cura [healing], incluindo Ho’opono-pono.Enfatizou a importância da harmonia cultural nas práticas de saúde e bem-estar.

[15] C. K. Bell et al., “Fatores socioculturais e comunitários que influenciam o uso de curadores [healers] Nativos Havaianos e práticas de cura [healing] entre adolescentes no Havaí.”, Pac. Health Dialog, vol. 8, n.º 2, pp. 249–259, set. 2001.

[16] D. E. Hurdle, “Cura [healing] tradicional Nativa Havaiana: intervenções de base cultural para a prática do trabalho social.”, Soc. Work, vol. 47, n.º 2, pp. 183–192, abr. 2002, doi: 10.1093/sw/47.2.183.

[17] K. Kretzer, “Integrando uma Estratégia Terapêutica de Medicina Alternativa e Complementar para Hipertensão.”, Am. J. Nurse Pract., vol. 15, n.º 11–12, pp. 48–52, nov. 2011.

[18] H. K. Chang, “Profissionais de saúde Havaianos na sociedade contemporânea.”, Pac. Health Dialog, vol. 8, n.º 2, pp. 260–273, set. 2001.

5. Discussão

O Ho’oponopono, uma prática tradicional Havaiana de reconciliação e perdão, tem sido estudado em diversos contextos, incluindo assistência médica, resolução de conflitos e bem-estar psicológico.

A discussão a seguir destaca os achados e implicações significativos desses estudos. De acordo com Ka’Opua[7] e Bell[15] et al., o foco foi o uso do Ho’oponopono no tratamento do câncer de mama entre mulheres Nativas Havaianas.

Ambos os estudos relataram aumentos significativos no conhecimento dos profissionais e na adesão à intervenção, indicando o potencial para uma melhor adaptação psicossocial ao câncer de mama.

Em relação a Kretzer [4] e Kretzer [5] et.al., demonstraram que a integração do Ho’oponopono com a terapia convencional levou a reduções clinicamente significativas na pressão arterial sistólica e diastólica, corroborando a aplicação dessa prática no tratamento da hipertensão.

Além disso, James [14] et.al. avaliou a eficácia do Ho’oponopono na redução da falta de perdão.

O grupo de intervenção apresentou uma redução estatisticamente significativa nos níveis de falta de perdão, validando o seu papel como um método terapêutico do perdão.

No contexto de Arsenault [2] et.al., aplicou o Ho’oponopono em um centro de acolhimento para adolescentes do sexo masculino para resolver conflitos.

A intervenção transformou o medo, a hostilidade e a ignorância de limites em abertura, entendimento e melhoria da comunicação.

Brinson [3] e Ito [11] et.al. forneceram evidências que apoiam o uso do Ho’oponopono na saúde mental e na terapia familiar.

A estrutura de resolução de conflitos tem sido utilizada com eficácia por profissionais em diversos contextos nos Estados Unidos.

Além disso, Kaulukukui [1] et.al. comparou o Ho’oponopono às práticas modernas de justiça restaurativa.

Enquanto a justiça restaurativa enfatiza princípios seculares e democráticos, o Ho’oponopono mantém o seu foco cultural na cura [healing] e reconciliação intergeracionais.

Além disso, Brown[10] et.al., identificou o alinhamento entre os princípios do Ho’oponopono e o conceito de segurança psicológica em equipes.

A prática facilita a restauração da confiança e a resolução de conflitos, contribuindo para a melhoria da cooperação dentro das organizações.

Em referência a Sigmund [12] et.al., detalhou o processo de cinco etapas do Ho’oponopono: meditação, visualização, perdão, discussão e restituição, enfatizando a sua natureza holística e culturalmente fundamentada.

Em consonância com Hurdle[16] et al., destacou a importância de intervenções baseadas na cultura dentro de uma estrutura de competência cultural. O sucesso do Ho’oponopono em diferentes populações indica a sua adaptabilidade, mantendo a autenticidade cultural.

A prática facilita a restauração da confiança e a resolução de conflitos, contribuindo para a melhoria da cooperação dentro das organizações.

Altos coeficientes de atrito foram relatados por Kretzer[5] et al., reduzindo o poder estatístico, apesar das reduções gerais na pressão arterial e nos níveis de estresse.

Além disso, Chang[18] et al., descobriu que as práticas de cura [healing] Havaianas, incluindo o Ho’oponopono, persistem entre os praticantes de saúde tradicionais.

No entanto, são necessários esforços para integrar essas práticas aos sistemas de saúde modernos para uma aplicação mais ampla.

Pesquisas futuras poderão explorar os efeitos a longo prazo do Ho’oponopono, particularmente em ambientes de resolução de conflitos e saúde mental, bem como a sua aplicabilidade a diversos contextos culturais.

Os estudos, em conjunto, sugerem que o Ho’oponopono é uma prática terapêutica valiosa com aplicações significativas em saúde, resolução de conflitos e bem-estar psicológico.

Ao promover a reconciliação, a cura [healing] emocional e a redução do estresse, ele oferece uma abordagem culturalmente fundamentada para enfrentar os desafios modernos.

Pesquisas futuras devem continuar a explorar os seus mecanismos e eficácia em diversos contextos (Tabela 1).

Os estudos, em conjunto, sugerem que o Ho’oponopono é uma prática terapêutica valiosa com aplicações significativas em saúde, resolução de conflitos e bem-estar psicológico.

6. Conclusão

O Ho’oponopono se destaca como uma prática versátil e culturalmente significativa, que tem demonstrado eficácia no tratamento de problemas de saúde física e psicológica, bem como na resolução de conflitos. O seu sucesso na redução da hipertensão, no alívio do estresse e na promoção da cura [healing] emocional ressalta o seu valor terapêutico.

Além disso, o seu papel na resolução de conflitos e na reconciliação destaca as suas aplicações sociais mais amplas.

Embora estudos demonstrem resultados promissores, pesquisas adicionais são essenciais para explorar os seus efeitos a longo prazo e a sua aplicabilidade em diversas populações.

Integrar o Ho’oponopono aos cuidados modernos da assistência média, cuidados da saúde mental e ambientes organizacionais poderia oferecer uma abordagem holística e inclusiva para a cura [healing] e resolução de conflitos.

7. Declarações

Contribuições dos autores

Ambos autores fizeram uma contribuição significativa para o trabalho relatado, seja na concepção, no delineamento do estudo, na execução, na aquisição de dados, na análise e na interpretação, ou em todas essas áreas; participaram do esboço técnico (drafting), atualização ou revisão crítica do artigo; deram aprovação final à versão a ser publicada; concordaram com o periódico ao qual o artigo foi submetido; e concordam em ser responsáveis ​​por todos os aspectos do trabalho.

Conflito de interesses

Não há conflito de interesses expresso entre os autores.

Autorização ética

Não aplicável.

Apoio financeiro

Não há auxílio financeiro para essa revisão de pesquisa.

Disponibilidade de dados e materiais

Os dados utilizados no manuscrito foram disponibilizados pelo autor principal; a submissão será feita mediante justificativa.

Agradecimentos

Departamento de Enfermagem em Saúde Comunitária, Universidade Cihan-Erbil, Erbil, Curdistão, Iraque.

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Imagem: pexels-jess-vide-4609690-16.06.25.jpg

Referências bibliográficas da OREM1

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Anona K. Nā’one Napoleon – Trechos da dissertação apresentada à divisão de pós-graduação da Universidade do Havaí em cumprimento parcial dos requisitos para o grau de Doutor em Filosofia da Educação – maio de 2004. Documento em pdf disponível na internet, após diversas pesquisas, no link: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/d96ffa43-3e5d-40a2-bb7d-00b41a0a0b88/content

André Biernath (Dr.) – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril  – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;

Andrew J. Hosmanek – Artigo “Cutting the Cord: Ho’oponopono and Hawaiian Restorative Justice in the Criminal Law Context [“Cortando o Cordão: Ho’oponopono e a Justiça Restaurativa Havaiana no Contexto do Direito Penal”], 5 Pepp. Disp. Resol. LJ Iss. 2 (2005) Disponível em: https://digitalcommons.pepperdine.edu/drlj/vol5/iss2/6

Benjamin P. Hardy (Dr.), psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;

Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;

Bill Russell – Artigo: “Quantum and Kala” [Quântico e Kala] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/quantum.pdf

Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/

Bruce H. Lipton (Dr.) – livro “A Biologia da Crença”;

Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);

Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;

Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;

Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;

Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);

David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);

Deepak Chopra (Dr.) – livro “Criando Prosperidade”;

Doug Herman – Artigo : “Making it Right: Hawaiian Approaches to Conflict Resolution” – 1º de fevereiro de 2018. Artigo completo em Inglês no site: https://www.juniata.edu/offices/juniata-voices/past-version/media/volume-18/Herman_Making_It_Right_Juniata_Voices_vol_18_87_104.pdf;

E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “The Story of the HUNA WORK” [tradução livre: “A História do Trabalho Huna”], editado no outono de 1976, no Research Bulletin #20. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-20-fall-1976/;

E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “ON ‘MARRIAGE IN HEAVEN,’ GRADUATION, AND SOUL-MATES” [tradução livre: “SOBRE ‘CASAMENTO NO CÉU’, GRADUAÇÃO E ALMAS GÊMEAS]. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-25-winter-1978/;

“EL SER UNO I – Los Arcanos de Thoth.” Livro publicado originalmente pela autora e Canal: Franca Rosa Canónico de Schramm. Editado em 2014.

Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);

Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);

Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);

Glossário de Termos Havaianos. As principais referências para esses termos são Pukui, Elbert & Mookinik (1975) e Pukui, Haertig e Lee (1972).

Glossary of basic Ho’oponopono terms [Glossário de termos básicos do Ho’oponopono].

Gregg Braden (Dr.) – livro “A Matriz Divina”;

Helder Kamei (Dr.) – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;

Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);

Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;

Hoʻopae Pono Peace Project© [email protected]

Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/

James A. Wall, Jr. e Ronda Roberts Callister – Artigo “Ho’oponopono: Some Lessons from Hawaiian Mediation” – Negotiation Journal – Published: 01 January 1995;

James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;

Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;

Jim Fallon – Artigo: “Aka Threads and Quantum Entanglement” [Cordões Aka e Emaranhamento Quântico] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/akathreads.html;

Joe Dispenza (Dr.) – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);

Joe Vitale – livro “Limite Zero”;

Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;

John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;

John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/;

Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);

Kalikiano Kalei – Artigo: “Quantum Physics and Hawaiian Huna…” [Física Quântica e Huna do Havaí] – Artigo completo em inglês através do site: https://www.authorsden.com/visit/viewarticle.asp?catid=14&id=45582;

Kealani Cook – University of Hawaiʻi – West O’ahu DSpace Submission – Artigo: “Burning the Gods: Mana, Iconoclasm, and Christianity in Oceania.” [tradução livre: “Queimando os Deuses: Mana, Iconoclastia e Cristianismo na Oceania”] Site: https://dspace.lib.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/addb3121-d4bb-476d-8bbe-ed2a8a1a08d7/content;

Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);

Kenneth Wapnick (Dr.) – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;

Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931.  Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/

Krishnamurti  – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.

Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);

Kuman M. – Scientific Explanation of the Hawaiian Method of Healing and Life Success Ho’oponopono. Current Trends in Biomedical Engineering & Biosciences [Explicação Científica do Método Havaiano de Cura [Healing] e Sucesso na Vida Ho’oponopono. Tendências Atuais em Engenharia Biomédica e Biociências]. 2022; 20(4): 556043. DOI: 10.19080/CTBEB.2022.20.556043;

Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;

Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);

Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);

Manu Meyer, artigo denominado “To Set Right – Ho’oponopono – A Native Hawaiian Way Of Peacemaking” [“Corrigir Um Erro – Ho’oponopono – Uma Maneira Nativa Havaiana de Reconciliação”].

Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf

Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;

Mary Kawena Pukui, E.W. Haertig – M.D. e Catherine A. Lee – Livro “NĀNĀ I KE KUMU – LOOK TO THE SOURCE” [“RECORRER À FONTE”] – VOLUME I, publicado por Hui Hānai – A Queen Lili’uokalani Children’s Center, Honolulu, Hawaii – 1972;

Matt Tomlinson e Ty P. Kāwika Tengan – Livro “New Mana: Transformations of a Classic Concept in Pacific Languages and Cultures” [Tradução livre: “Novo Mana: Transformações de um Conceito Clássico nas Línguas e Culturas do Pacífico”], em seu capítulo 11 – Mana for a New Age, publicado em 2016 pela ANU Press, The Australian National University, Canberra, Austrália.

Matthew B. James. Estudo Acadêmico , para um Programa de Doutorado da Walden University, Minneapolis, Minnesota, USA, 2008, doutorando em Psicologia da Saúde, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness”. O estudo completo pode ser acessado no site da Walden University no link:  https://scholarworks.waldenu.edu/dissertations/622/#:~:text=The%20results%20demonstrated%20that%20those,the%20course%20of%20the%20study.

Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;

Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;

Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;

Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/;

Max Freedom Long – Artigo “How to Become a Magician” [Como vir a ser alguém que lida com a Magia]. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-vol-1-no-9-winter-1973/;

Max Freedom Long – Artigo “The Lord’s Prayer – a Huna Definition” [tradução livre: “A Oração do Pai Nosso – uma Definição Huna”], editado em 1º de março de 1951, HUNA BULLETIN 50, site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-050/;

Max Freedom Long – Artigo “When Huna Prayers Fail” [tradução livre: “Quando as Orações Huna Falham”] – Huna Bulletin 53. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-053/;

Max Freedom Long – Artigo “Three Questions” [tradução livre: “As Três Perguntas”], editado em 15 de março de 1951, no Huna Bulletin 51. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-051/;

Max Freedom Long – Artigo “Huna Angles on Psychoanalysis” [tradução livre: “Pontos de Vista Huna sobre Psicoanálise”], editado em 15 de maio de 1951, no Huna Bulletin 55. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-055/;

Max Freedom Long – Artigo “Living in Cooperation on the Earth” [tradução livre: “Vivendo em Cooperação na Terra”], editado em 1º de maio de 1951, no Huna Bulletin 54. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-054/;

Max Freedom Long – Artigo “Huna Lesson #1: Building Your Future” [tradução livre: “Lição Huna #1: Construindo o Seu Futuro”]. Site https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-1-building-your-future/;

Max Freedom Long – Artigo: “The Importance of Mana in Prayer-Action, Huna in the New Testament” [tradução livre: “A Importância da Mana (Energia Vital) na Prece-Ação, Huna no Novo Testamento”], editado em 15 de maio de 1950, no Huna Bulletin 32. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-032/;

Max Freedom Long – Artigo “Huna in The Kabala & Tarot Cards” [tradução livre: “A Huna na Cabala e nas Cartas de Tarô”], editado em outubro-novembro de 1965, no Huna Vistas Bulletin #68. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-vistas-bulletin-068/;

Max Freedom Long – Artigo: “Huna Credo” [tradução livre: “O Credo Huna”, editado em outubro de 1961 – inserção com Boletim Huna Vistas 25. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/the-huna-credo/;

Max Freedom Long – Artigo: “Spiritual Progress & Huna” [“Progresso Espiritual & Huna”]. Reimpresso do HRA BULLETIN 42, pp. 5-8, publicado em 15 de outubro de 1950 por Max F. Long. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/;

Max Freedom Long – Artigo: “Is Huna Spiritual?” [“A Huna é Espiritual?’] Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletters-vol-1-no-8-fall-1973/;

Max Freedom Long, F.H.F. – Artigo extraído da lição nº. 2, do site de Max Freedom Long. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;

Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 1Primeiro Passo no Uso Experimental da HUNA2 de fevereiro de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-01-1948/;

Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 2 – Primeiros passos em Huna –Usando a Baixa Mana na Baixa Magia – 1º de maio de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-002/;

Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 3 – Combinando a Alta e a Baixa Magia – Tempo, Emoção – 1º de julho de 1948 Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-003/;

Maxwell Maltz (Dr.) – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);

Michael Lerner, PhD – Artigo “Difference Between Healing and Curing” [tradução livre “Diferença Entre Cura [Healing] e Cura [Curing]. Site: https://www.awakin.org/v2/read/view.php?op=photo&tid=1066;

Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;

Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);

Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;

Olivier Urbain, June 18, 2004, [email protected]. Artigo “Three Sessions Using Hawaiian-Style Reconciliation Methods Inspired by the Ho’oponopono Problem-solving Process” [Três Sessões Usando Métodos de Reconciliação no Estilo Havaiano Inspirados no Processo de Resolução de Problemas Ho’oponopono];

Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);

Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);

Osho – livro “Desvendando mistérios”;

Pacifica Seminars – Ho’oponopono Overview – In English wherever you are – in the spiritual context of our time. Autores Michael Micklei and Yvette Mauri. Site em Inglês: Pacifica Seminars Informationen, Übersicht

Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);

Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;

Platão – livro “O Mito da Caverna”;

Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;

Richard Wilhelm – livro “I Ching”;

Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/

Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);

Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;

Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm

Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®

Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.

Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.

Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.

Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;

Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;

Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;

Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;

Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);

Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);

Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);

“Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;

Usha Rani Kandula, Zeenath Sheikh, Aspin R, Jeya Beulah D, Manavalam, Hepsi Natha – Artigo Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review. Tuijin Jishu/Journal of Propulsion Technology – ISSN: 1001-4055 – Vol. 46 No. 2 (2025). Site: View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review.

Victoria Shook – Artigo “Current Use of a Hawaiian Problem Solving Practice: Ho’oponopono” [“Uso Contemporâneo de Uma Prática Havaiana de Resolução de Problemas”], Prepared by The Sub-Regional Child Welfare Training Center School of Social Work – University of Hawaii. – 31 de julho de 1981 – Honolulu, Hawaii;

Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;

W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.

William R. Glover – livro “HUNA the Ancient Religion of Positive Thinking” – 2005;

William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;

Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.

Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;

Muda…
A prece-ação atinge o seu foco e levanta voo.
Que a Chuva de Bênçãos recaia sobre mim de uma maneira que eu seja capaz de entender.
Eu sinto muito.
Por favor, perdoe-me
Eu amo você.
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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