Em artigos anteriores nós temos buscado conhecer e entender o processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono como sendo utilizado em processos de resolução de problemas pessoais, como também notadamente em situações de direito da família e propostas de utilização do processo em situação de direito penal, assim como em outras práticas inovadoras, utilizadas com efetividade e como em potencial de utilização, para o nosso pleno conhecimento e entendimento do sistema de pensamento dos antigos Kahunas, de todos os tempos.
Para tal, nós estamos transcrevendo trechos de um estudo científico onde a hipótese levantada era a de que um melhor entendimento do eu [ser, self], obtido ao participar de uma aula sobre o Ho’oponopono poderia ajudar a controlar a pressão alta. Após os experimentos concluiu-se que o Ho’oponopono foi associado a uma redução significativa e clinicamente importante na pressão arterial por dois meses após essa intervenção, com melhores escores de espiritualidade.
Artigo:
“Self-Identity Through Ho’oponopono As Adjunctive Therapy For Hypertension Management” [“Auto-Identidade Através Do Processo Ho’oponopono Como Terapia Adjuvante Para Gerenciamento Da Hipertensão”]
Autores:
Kikikipa Kretzer, PhD;
James Davis, PhD;
David Easa, MD;
Julie Johnson, PhD;
Rosanne Harrigan, EdD
Objetivo:
A Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono é uma abordagem passo a passo para resolução de problemas para identificar e aliviar o estresse. O objetivo desse estudo foi determinar se a Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono, juntamente com a terapia médica padrão, poderia controlar melhor a hipertensão do que a terapia padrão sozinha.
Design, Configuração, Participantes:
Vinte e três Asiáticos, Havaianos e outros Habitantes das Ilhas do Pacífico, a partir de uma comunidade local no Havaí participaram de um projeto longitudinal comparando medidas pré e pós-intervenção de pressão arterial.
Intervenção:
Os participantes participaram de uma aula de meio dia sobre Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono para aprender maneiras de criar equilíbrio e corrigir o estresse por meio de um entendimento de sua autoidentidade. Os participantes aprenderam processos para cuidar de si mesmos através do arrependimento, perdão e transmutação e como aplicar os processos em suas vidas diárias.
Principais Medidas de Resultado:
As medições repetidas da pressão arterial foram comparadas antes e após a intervenção usando equações de estimativa generalizada; dois questionários de espiritualidade foram administrados antes e depois da intervenção e analisados com testes-t emparelhados.
Resultados:
A pressão arterial sistólica diminuiu após a intervenção, com média de 11,86 mm Hg abaixo dos níveis de pré-intervenção. A pressão arterial diastólica diminuiu em 5,44 mm Hg. Os escores da espiritualidade aumentaram significativamente após a intervenção.
Conclusões:
A técnica de Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono [SITH] foi associada a uma redução estatisticamente e clinicamente significativa na pressão arterial média. Os escores de espiritualidade aumentaram após a intervenção. Nós concluímos que a técnica de Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono pode ser uma terapia adjuvante eficaz para a hipertensão. Mais pesquisas são necessárias para validar essas descobertas preliminares. (Ethn Dis. 2007; 17: 624-628).
Palavras-Chave:
Self-Identity Through Ho’oponopono, Hypertension, Spirituality
A partir da Universidade do Havaí em Manoa (KK); a Escola de Medicina John A. Burns, Universidade do Havaí em Manoa, Honolulu, Havaí (JD, de, RH); e a Escola de Enfermagem da Universidade Estadual do Novo México, Albuquerque, Novo México (JJ), EUA.
Artigo em Etnia & Doença · Fevereiro de 2007
Fonte: PubMed
Endereço de correspondência e solicitações de reimpressão para: Kikikipa Kretzer, PhD; Universidade do Havaí em Mãnoa; POB 240035; Honolulu, HI 96824; 808-590-9444; [email protected]
INTRODUÇÃO
O nosso artigo descreve um estudo inicial do processo de Auto-Identidade através do Ho’oponopono, que é uma intervenção espiritual desenvolvida no Havaí para identificar e aliviar o estresse. Ele é um método para cuidar do eu [ser, self] através do processo de arrependimento, perdão e transmutação. Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono também é uma abordagem para desenvolver uma melhor relação de trabalho entre a mente consciente, a mente subconsciente e a mente supraconsciente (mente, corpo e espírito), permitindo que os indivíduos se entendam melhor. A palavra “Ho’oponopono” significa “fazer certo, retificar e corrigir”. [1–3] Os adeptos da intervenção acreditam que quanto mais a mente, o corpo e o espírito trabalham juntos, mais o indivíduo liberará fontes de estresse, tensão e conflitos que podem afetar a saúde. Nesse estudo, nós levantamos a hipótese de que um melhor entendimento do eu [ser, self], obtido participando de uma aula sobre Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono, pode ajudar a controlar a pressão alta. A aula foi oferecida aos participantes com pré-hipertensão e hipertensão como um complemento à terapia médica padrão.
[1]. The Foundation of I, Inc. (Freedom of the Cosmos). Self-Identity through Ho’oponopono Basic I Manual. 8th edition. Hong Kong: FOI; 1990. Site: IZI LLC
[2]. The Foundation of I, Inc. (Freedom of the Cosmos). Available at: http://www.hooponopono. org. Last accessed 7/23/07.
[3]. Simeona M. (Honolulu : s.n., 1992). Morrnah Nalamaku Simeona: a compilation of papers, newspaper clippings about Morrnah Nalamaku Simeona. Available at the University of Hawaii at Manoa Library.
MÉTODOS
Design do estudo
Os participantes serviram como os seus próprios controles em um projeto longitudinal pré-teste/pós-teste. Vinte e três adultos foram matriculados no estudo, principalmente de populações Asiáticas, Havaianas e de outras Ilhas do Pacífico. Todos tinham >30 anos de idade e tinham pré-hipertensão ou hipertensão. Pessoas foram excluídas que estavam grávidas, encarceradas, planejando se mudar do Havaí, provavelmente com mudanças significativas de medicamentos ou tiveram maior risco de doenças graves ou morte (como aquelas com doenças terminais ou inscritos em um programa de hospícios). O estudo foi aprovado pelo Conselho de Revisão Institucional da Universidade do Havaí.
“Nesse estudo, nós levantamos a hipótese de que um melhor entendimento do eu [ser, self], adquirido ao participar de uma aula sobre Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono, pode ajudar a controlar a pressão alta.”
Recrutamento
Os métodos de recrutamento incluíram panfletos, anúncios em reuniões públicas, comunicação boca a boca e ligações telefônicas, indicações de profissionais de saúde e estandes montados em eventos comunitários. As apresentações foram realizadas em centros para idosos, feiras de saúde, igrejas, shoppings, consultórios odontológicos, farmácias e diversos outros ambientes. O processo de recrutamento foi aberto a todos os adultos, independentemente do seu nível de espiritualidade e ninguém teve acesso negado ao estudo para obter opiniões pessoais.
Procedimentos
Na visita inicial, os participantes preencheram perfis demográficos, de saúde e espiritualidade. Dois questionários de espiritualidade, referentes ao senso de espiritualidade de cada participante, foram aplicados no início e no final do estudo para comparações pré e pós-teste. Até nove aferições de pressão arterial foram obtidas em intervalos de aproximadamente uma semana. As aferições de pressão arterial pré-teste começaram no momento da inscrição, 45 dias antes da aula de intervenção. As aferições de pressão arterial de acompanhamento se estenderam por dois meses após a intervenção. Os participantes agendaram consultas para aferição da pressão arterial em locais previamente combinados, como centros de convivência para idosos e postos de saúde locais. Caso um participante faltasse a uma consulta para aferição da pressão arterial, ligações telefônicas de acompanhamento eram feitas para remarcar o horário da consulta. O mesmo pesquisador supervisionou todas as aferições e mediu a pressão arterial da maioria dos participantes.
Em cada visita, os participantes foram orientados a repousar por cinco minutos antes da aferição da pressão arterial. Solicitou-se que permanecessem sentados em silêncio, com as costas apoiadas no encosto da cadeira, os pés firmes no chão e o braço posicionado à altura do coração. Foi utilizado um manguito com bolsa inflável de tamanho adequado, cobrindo aproximadamente 80% da circunferência do braço superior do indivíduo. Três aferições foram realizadas em cada visita e, sempre que possível, o mesmo braço foi utilizado em todas as medições subsequentes. Os participantes foram instruídos a procurar atendimento médico caso a pressão arterial se apresentasse acima dos valores de referência ou caso surgissem sintomas como dor torácica, palpitações, tontura ou alterações visuais. Durante todo o estudo, foram orientados a manterem a sua terapia médica habitual, bem como dieta e padrão de exercícios regulares, exceto se houvesse recomendação em contrário do profissional de saúde responsável. Na ocorrência de qualquer alteração, os participantes foram ainda instruídos a registrar tais informações em seus diários de acompanhamento do estudo.
Variáveis
As medições da pressão arterial foram obtidas por meio de dois monitores automáticos, digitais e de qualidade profissional. A precisão desses dispositivos atendeu ou superou os padrões SP10-1992 da Associação para o Avanço da Instrumentação Médica.[4,5]
[4]. O’Brien E, Waeber B, Parati G, Staessen J, Myers MG. Blood pressure measuring devices: recommendations of the European Society of Hypertension. BMJ. 2001;322:531–536.
[5]. Welch Allyn. Spot Vital Signs 420 Series Operator’s Manual. Skaneateles Falls, NY: Welch Allyn; 2002.
A espiritualidade foi avaliada por meio de dois questionários. O primeiro, o Inventário de Orientação Espiritual, é composto por 85 itens em uma escala tipo Likert de sete pontos. Os itens refletem nove domínios da espiritualidade[6] e esse questionário foi escolhido porque mede a espiritualidade sozinha e não a religiosidade e porque contém temas consistentes com temas comumente presentes na espiritualidade. A segunda medida de espiritualidade foi o Questionário Suplementar de Espiritualidade. Esse instrumento é composto por 14 escalas em uma escala Likert de sete pontos e um item qualitativo, ”Diga-me como você se sente sobre a sua própria espiritualidade hoje.” Essas escalas mediram o senso de espiritualidade de cada participante por meio de perguntas sobre bem-estar, significado e propósito na vida, perdão, paz e amor.
[6]. Elkins DN, Hedstrom LJ, Hughes LL, Leaf JA, Saunders C. Toward a humanistic-phenomenological spirituality definition, description, and measurement. J Human Psychol. 1988;28:5–18.
Intervenção
A intervenção do estudo “Auto-Identidade Própria através do Processo Ho’oponopono” foi oferecida durante uma aula de quatro horas. O instrutor utilizou uma série de palestras, discussões, interações para resolução de problemas, compartilhamento de processos ou ferramentas e períodos de perguntas e respostas como métodos de ensino. Os participantes aprenderam processos simples, como exercícios respiratórios, orações e meditação. Os participantes foram informados de que poderiam incorporá-los em suas vidas diárias, mas a prática pós-intervenção não foi obrigatória nem monitorada, ficando a critério dos participantes.
Análises Estatísticas
As medidas de pressão arterial foram analisadas usando equações de estimativas generalizadas e foram identificadas nas análises como medidas repetidas.[7,8] Nos modelos de regressão, a pressão arterial foi a variável dependente. Uma variável indicadora, identificando se a medida foi tomada antes ou depois da intervenção, serviu como variável independente. Os resultados dos modelos estimaram a diferença nos valores de pressão arterial pré e pós-teste. Os modelos incluíram quatro comparações pré-pós. Como objetivo principal, as medidas de pressão arterial pré-intervenção foram comparadas com as medidas tomadas ao longo dos dois meses pós-intervenção. Em outras análises, as medidas pré e pós-intervenção foram comparadas no dia da intervenção e as medidas tomadas durante o primeiro e segundo meses após a intervenção foram comparadas separadamente com as medidas de pressão arterial pré-intervenção. As pontuações geradas a partir dos dois questionários de espiritualidade foram analisadas usando testes t pareados.
[7]. Laing KY, Zeger SL. Longitudinal data analysis using generalized linear models. Biometrika. 1986;73:13–22.
[8]. Lipsitz SH, Fitzmaurice GM, Orav EJ, Laird NM. Performance of generalized estimating equations in practical situations. Biometrics. 1994;50:270–278.
RESULTADOS
Oitenta e três por cento dos participantes tinham ≥ 50 anos de idade, 70% eram do sexo feminino, 65% eram Havaianos ou parcialmente Havaianos e 22% eram descendentes de Asiáticos (Tabela 1).
Todos os participantes eram residentes de longa data no Havaí (≥ 6 anos). Nenhuma participante estava grávida e nenhum necessitou do uso de um intérprete. Todos os participantes eram capazes de andar e de se comunicar verbalmente e escrever de forma independente.
Trinta e cinco por cento (8/23) relataram diagnóstico de diabetes mellitus, além de pré-hipertensão ou hipertensão e 9% (2/23) tinham histórico de asma. Seis participantes relataram histórico de outras condições de saúde: infarto do miocárdio prévio, marca-passo, ataque vascular cerebral e mini-AVC (1); tromboflebite venosa profunda e filtro de Greenfield (1); sangramento (não especificado) (1); nódulo mamário (1); epilepsia (1); e Doença de Ménière, obesidade, hipotireoidismo e alcoolismo (1).
Cinquenta por cento dos participantes relataram envolvimento em alguma forma de exercício físico; 26% relataram que praticavam atividade física aeróbica regular por 30 minutos diariamente (Tabela 2). A maioria relatou escolhas saudáveis, como limitar a ingestão de álcool e consumir alimentos com baixo teor de gordura.
Quase todos (87%) se consideraram participantes ativos em seus cuidados de saúde e indicaram o desejo de se envolver mais em sua experiência com a saúde (91%).
Setenta e quatro por cento relataram tomar agentes anti-hipertensivos, incluindo diuréticos, betabloqueadores, inibidores da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, bloqueadores dos receptores da angiotensina ou uma combinação de agentes anti-hipertensivos.
Cinco participantes relataram mudanças na medicação anti-hipertensiva: dois reduziram as doses, dois mudaram as classes de medicamentos e um iniciou a medicação.

Os participantes também foram questionados sobre a sua espiritualidade, com o significado de espiritualidade deixado à interpretação individual. A maioria (86%) dos participantes se considerava espiritualizados; 22% se consideravam “totalmente” espiritualizados; 78% consideravam a sua espiritualidade “mediana”. Temas recorrentes nas respostas à pergunta qualitativa relacionada à espiritualidade incluíram a crença em um poder superior e uma consciência no nível da realidade [awareness] afirmativa da espiritualidade. Todos os participantes consideraram a espiritualidade importante para a saúde.
As diferenças médias nas pressões arteriais repetidas pré e pós-intervenção diminuíram significativamente a cada mês após a intervenção da Auto-Identidade através do Processo do Ho’oponopono (Figura 1, Tabela 3). A pressão arterial sistólica média foi 7,83 mm Hg menor no primeiro mês após a intervenção e 11,86 mm Hg menor no segundo mês após a intervenção. Da mesma forma, a pressão arterial diastólica média foi 4,16 mm Hg menor no primeiro mês após a intervenção e 5,44 mm Hg menor no segundo mês. A pressão arterial média aumentou no próprio dia da intervenção. A Figura 1 ilustra os padrões de mudança para todas as comparações de pressão arterial sistólica e diastólica.
A medida de espiritualidade aumentou ~0.3 unidades após a intervenção. Os resultados são baseados nas pontuações de 21 dos 23 participantes que completaram os questionários pré e pós-intervenção. As pontuações médias (mais ou menos desvio padrão) pré e pós-intervenção do Inventário de Orientação Espiritual foram 5,42 ± 0,81 e 5,70 ± 0,67 (P = 0,002, IC 95% = 0,06, 0,51). Para as pontuações médias pré e pós-intervenção no Questionário Suplementar de Espiritualidade, as pontuações pré-intervenção foram 5,67 ± 1,23 em comparação com as pontuações pós-intervenção de 5,98 ± 0,99 (P = 0,01, IC 95% = 0,09, 0,53).


Discussão
Os nossos resultados sugerem que a Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono pode ter efeitos benéficos no controle da pressão arterial. As pressões arteriais sistólica e diastólica médias diminuíram após a intervenção. A magnitude do efeito dessas mudanças foi comparável à de ensaios publicados sobre uma intervenção com exercícios.[9–12] O delineamento do estudo com medidas repetidas, utilizando os participantes como seus próprios controles, foi escolhido para evitar confusão devido às características dos pacientes, que permaneceram consistentes ao longo do período do estudo. Exemplos de tais características incluem status socioeconômico, saúde geral e estrutura familiar. Um tamanho amostral menor foi possível para este estudo preliminar usando essa abordagem do que com um delineamento que exigia um grupo controle. Além disso, todos os participantes receberam a intervenção, o que incentivou a participação no estudo.
“Os nossos resultados sugerem que a Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono pode ter efeitos benéficos no controle da pressão arterial.”
[9]. Cooper AR, Moore LA, McKenna J, Riddoch CJ. What is the magnitude of blood pressure response to a programme of moderate intensity exercise? Randomised controlled trial among sedentary adults with unmedicated hypertension. Br J Gen Pract. 2000;50:958–962.
[10]. Nakamura M, Itoh H, Ikeda C, et al. The efficacy of aerobic exercise therapy on hypertensive patients with mild cardiac complications. Ann Acad Med Singapore. 1992;21:38–41.
[11]. Ohkubo T, Hozawa A, Nagatomi R, et al. Effects of exercise training on home blood pressure values in older adults: a randomized controlled trial. J Hypertens. 2001;19:1045–1052.
[12]. Tsai JC, Chang WY, Kao CC, Lu MS, Chen YJ, Chan P. Beneficial effect on blood pressure and lipid profile by programmed exercise training in Taiwanese patients with mild hypertension. Clin Exp Hypertens. 2002;24:315–324.
Várias limitações do design, no entanto, podem ter afetado os resultados. Com o design pré-teste versus pós-teste, uma regressão à média poderia ter ocorrido. Quase todos os participantes, no entanto, tinham pressão arterial elevada antes do início do estudo. A seleção dos participantes para o estudo não foi baseada em medições de hipertensão de curto prazo. Para ter certeza, os participantes podem ter se voluntariado para participar desse estudo de intervenção espiritualmente orientado por causa de sua parcialidade ou crenças na espiritualidade que poderiam ter contribuído diretamente para o seu sucesso. Outra limitação é que 5 de 23 participantes relataram mudanças na medicação. Essas mudanças podem ter afetado os resultados em qualquer direção. Incluir um grupo de controle em estudos futuros poderia minimizar o viés potencial, incluindo aqueles de regressão potencial à média e de mudanças na medicação.
Em termos do potencial mecanismo de ação sobre como essa intervenção pode afetar a pressão arterial e melhorar a saúde, nós especulamos que uma redução viável no estresse é experienciada por meio da Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono e pode ser mediada nos níveis mental, físico e espiritual (mente, corpo, espírito). Como a base da Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono é aliviar o estresse, essa intervenção pode ter resultado em pressão arterial mais baixa por meio de um efeito calmante na fisiologia normal. Evidências sugerem que o estresse crônico está associado à liberação de cortisol pelo eixo hipotálamo-hipófise, o que pode contribuir para elevações na pressão arterial e um desequilíbrio nos níveis de serotonina.[13] Além disso, o estresse estimula o sistema nervoso a produzir catecolaminas, o que pode causar vasoconstrição.[14] Assim, uma normalização da pressão arterial pode resultar por meio de vários mecanismos quando o nível de estresse é diminuído. O aumento da espiritualidade pode ser visto como um segundo benefício da intervenção. Se as mudanças nas pontuações de espiritualidade e na pressão arterial estão inter-relacionadas não pode ser avaliado por esse projeto piloto.
“Em termos do potencial mecanismo de ação sobre como essa intervenção pode afetar a pressão arterial e melhorar a saúde, nós especulamos que uma redução viável no estresse é experienciada por meio da Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono e pode ser mediada nos níveis mental, físico e espiritual (mente, corpo, espírito).”
[13]. Brunner & Siddarth’s Textbook of Medical Surgical Nursing. 10th edition. Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins; 2004.
[14]. Hansen S. Mental health issues associated with cardiovascular disease in women. Psychiatry Clin North Am. 2003;26:693–712.
Independentemente do possível mecanismo, a Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono foi associada a uma redução significativa e clinicamente importante da pressão arterial por dois meses após a intervenção, com melhora nos escores de espiritualidade. A hipertensão é uma disparidade de saúde em diversas populações étnicas desfavorecidas e essa intervenção pode ser particularmente relevante para indivíduos no Havaí; essas populações podem ser receptivas a intervenções que considerem culturalmente apropriadas.

“…a Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono foi associada a uma redução significativa e clinicamente importante da pressão arterial por dois meses após a intervenção, com melhora nos escores de espiritualidade.”
A Auto-Identidade através do Processo Ho’oponopono é capaz de ser facilmente incorporada à vida de uma pessoa, o processo não é invasivo, ele é de baixo custo, facilmente acessível e não apresenta riscos fisiológicos ou sociais conhecidos. Uma intervenção que possa reduzir a pressão arterial em pessoas com pré-hipertensão e hipertensão, proporcionando às pessoas uma melhor sensação de bem-estar e, ao mesmo tempo, preservando recursos, merece atenção e avaliação crítica. Essa intervenção também pode trazer benefícios a pessoas com outras condições de saúde além da hipertensão. Um ensaio clínico randomizado é necessário para validar essas observações preliminares.
AGRADECIMENTOS
Esse estudo de pesquisa foi financiado por National Institutes of Health Grants [Subsídios] nº R25RR019321 (CRECD) e 5P20RR011091 (Centro de Pesquisa Clínica). Nós agradecemos à The Foundation of I, Inc. Freedom of the Cosmos por fornecer a expertise e a assistência para a intervenção desse estudo, bem como pelo apoio educacional a todos os participantes envolvidos nessa pesquisa.
CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES
Conceito de design do estudo: Kretzer, Harrigan Aquisição de dados: Kretzer, Harrigan Análise e interpretação de dados: Kretzer, Davis, Easa, Johnson, Harrigan
Rascunho do manuscrito: Kretzer, Davis, Easa, Johnson, Harrigan
Especialização estatística: Kretzer, Davis, Harrigan
Aquisição de financiamento: Kretzer, Easa
Assistência administrativa, técnica ou material: Kretzer, Johnson, Harrigan
Supervisão: Kretzer, Davis, Harrigan
—–
Imagem: cdc-oi6jf34bQrU-unsplash 17.09.25
Referências bibliográficas da OREM1
Alan Strong Dr.- artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;
Amazing Women In History – artigo https://amazingwomeninhistory.com/morrnah-nalamaku-simeona-hawaiian-healer/;
Amelia Bennett – Artigo:“Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance” [“Significado de Pono: O Poderoso Caminho Havaiano para o Equilíbrio”]. Autora: Amelia Bennett. Publicado em 7 de março de 2025. Site: Pono Meaning: The Powerful Hawaiian Path To Balance;
Amit Goswami (Dr.) – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;
Amy Thakurdas, PhD – artigo “Ho’oponopono: Universal Healing Method For Mankind” – Wholistic Healing Publications – September 2008 Volume 8, No. 3;
Anona K. Nā’one Napoleon – Trechos da dissertação apresentada à divisão de pós-graduação da Universidade do Havaí em cumprimento parcial dos requisitos para o grau de Doutor em Filosofia da Educação – maio de 2004. Documento em pdf disponível na internet, após diversas pesquisas, no link: https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/d96ffa43-3e5d-40a2-bb7d-00b41a0a0b88/content
André Biernath (Dr.) – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;
Andrew J. Hosmanek – Artigo “Cutting the Cord: Ho’oponopono and Hawaiian Restorative Justice in the Criminal Law Context [“Cortando o Cordão: Ho’oponopono e a Justiça Restaurativa Havaiana no Contexto do Direito Penal”], 5 Pepp. Disp. Resol. LJ Iss. 2 (2005) Disponível em: https://digitalcommons.pepperdine.edu/drlj/vol5/iss2/6
Benjamin P. Hardy (Dr.), psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;
Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;
Bill Russell – Artigo: “Quantum and Kala” [Quântico e Kala] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/quantum.pdf
Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/
Bruce H. Lipton (Dr.) – livro “A Biologia da Crença”;
Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);
Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;
Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;
Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;
Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);
David Easa – University of Hawaiʻi at Mānoa. Artigo: “Self-Identity Through Ho’oponopono As Adjunctive Therapy For Hypertension Management” [“Auto-Identidade Através Do Processo Ho’oponopono Como Terapia Adjuvante Para Gerenciamento Da Hipertensão”] Autores: Kikikipa Kretzer, PhD; James Davis, PhD; David Easa, MD; Julie Johnson, PhD; Rosanne Harrigan, EdD;
David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);
Deborah King – Artigo: “Hard-to-Believe Story About This Powerful Hawaiian Self-Healing Technique (And How to Practice It)” [“Uma História Difícil De Acreditar Sobre Essa Poderosa Técnica Havaiana de Autocura [Self-Healing] E Como Praticá-la]. Site: Hard-to-Believe Story About This Powerful Hawaiian Self-Healing Technique (And How to Practice It) – Deborah King;
Deepak Chopra (Dr.) – livro “Criando Prosperidade”;
Doug Herman – Artigo : “Making it Right: Hawaiian Approaches to Conflict Resolution” – 1º de fevereiro de 2018. Artigo completo em Inglês no site: https://www.juniata.edu/offices/juniata-voices/past-version/media/volume-18/Herman_Making_It_Right_Juniata_Voices_vol_18_87_104.pdf;
Dr. Matt James. Trechos de material disponibilizado no site What Is Huna?
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “The Story of the HUNA WORK” [tradução livre: “A História do Trabalho Huna”], editado no outono de 1976, no Research Bulletin #20. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-20-fall-1976/;
E. Otha Wingo (Dr.) – Artigo “ON ‘MARRIAGE IN HEAVEN,’ GRADUATION, AND SOUL-MATES” [tradução livre: “SOBRE ‘CASAMENTO NO CÉU’, GRADUAÇÃO E ALMAS GÊMEAS]. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-25-winter-1978/;
“EL SER UNO I – Los Arcanos de Thoth.” Livro publicado originalmente pela autora e Canal: Franca Rosa Canónico de Schramm. Editado em 2014.
Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);
Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);
Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);
Glossário de Termos Havaianos. As principais referências para esses termos são Pukui, Elbert & Mookinik (1975) e Pukui, Haertig e Lee (1972).
Glossary of basic Ho’oponopono terms [Glossário de termos básicos do Ho’oponopono].
Gregg Braden (Dr.) – livro “A Matriz Divina”;
Helder Kamei (Dr.) – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;
Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);
Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;
Hoʻopae Pono Peace Project© [email protected]
Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/
James A. Wall, Jr. e Ronda Roberts Callister – Artigo “Ho’oponopono: Some Lessons from Hawaiian Mediation” – Negotiation Journal – Published: 01 January 1995;
James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;
Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;
Jim Fallon – Artigo: “Aka Threads and Quantum Entanglement” [Cordões Aka e Emaranhamento Quântico] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/akathreads.html;
Joe Dispenza (Dr.) – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);
Joe Vitale – livro “Limite Zero”;
Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;
Joel S. Goldsmith – livro “The Art of Spiritual Healing” [“A Arte da Cura (Healing) Espiritual”]. Publicação: 28 de novembro de 1959 (disponível somente na língua Inglesa);
John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;
John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/;
Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);
Kalikiano Kalei – Artigo: “Quantum Physics and Hawaiian Huna…” [Física Quântica e Huna do Havaí] – Artigo completo em inglês através do site: https://www.authorsden.com/visit/viewarticle.asp?catid=14&id=45582;
Kaulukukui, M. & Walker, L. (2021). Artigo: “Comparison of Native Hawaiian Traditional Ho‘oponopono and Modern Restorative Justice Practices, Comparative Restorative Justice.” Ed. T. Gavrielides: New York: Springer, 305-323.Cópia eletrônica disponível em: https://ssrn.com/abstract=4069020 View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review
Kealani Cook – University of Hawaiʻi – West O’ahu DSpace Submission – Artigo: “Burning the Gods: Mana, Iconoclasm, and Christianity in Oceania.” [tradução livre: “Queimando os Deuses: Mana, Iconoclastia e Cristianismo na Oceania”] Site: https://dspace.lib.hawaii.edu/server/api/core/bitstreams/addb3121-d4bb-476d-8bbe-ed2a8a1a08d7/content;
Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);
Kenneth Wapnick (Dr.) – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;
Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931. Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/
Krishnamurti – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.
Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);
Kuman M. – Scientific Explanation of the Hawaiian Method of Healing and Life Success Ho’oponopono. Current Trends in Biomedical Engineering & Biosciences [Explicação Científica do Método Havaiano de Cura [Healing] e Sucesso na Vida Ho’oponopono. Tendências Atuais em Engenharia Biomédica e Biociências]. 2022; 20(4): 556043. DOI: 10.19080/CTBEB.2022.20.556043;
Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;
Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);
Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);
Manu Meyer, artigo denominado “To Set Right – Ho’oponopono – A Native Hawaiian Way Of Peacemaking” [“Corrigir Um Erro – Ho’oponopono – Uma Maneira Nativa Havaiana de Reconciliação”].
Manulani Aluli Meyer – artigo “Ho’oponopono – Healing through ritualized communication”, site https://peacemaking.narf.org/wp-content/uploads/2021/03/5.-Hooponopono-paper.pdf
Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;
Mary Frances Oneha PhD; Michael Spencer PhD; Leina‘ala Bright MA; Liza Elkin MSW, MPH; Daisy Wong MSW, MPH; Mikyla Sakurai BA. Artigo “Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation” [“Ho’oilina Pono A’e: Integrando a Cura [Healing] Nativa Havaiana para Criar um Legado Justo para a Próxima Geração”]. Site: Ho’oilina Pono A’e: Integrating Native Hawaiian Healing to Create a Just Legacy for the Next Generation – PMC;
Mary Kawena Pukui, E.W. Haertig – M.D. e Catherine A. Lee – Livro “NĀNĀ I KE KUMU – LOOK TO THE SOURCE” [“RECORRER À FONTE”] – VOLUME I, publicado por Hui Hānai – A Queen Lili’uokalani Children’s Center, Honolulu, Hawaii – 1972;
Matt Tomlinson e Ty P. Kāwika Tengan – Livro “New Mana: Transformations of a Classic Concept in Pacific Languages and Cultures” [Tradução livre: “Novo Mana: Transformações de um Conceito Clássico nas Línguas e Culturas do Pacífico”], em seu capítulo 11 – Mana for a New Age, publicado em 2016 pela ANU Press, The Australian National University, Canberra, Austrália.
Matthew B. James. Dissertação de Doutorado da Walden University, denominada “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiveness technique on unforgiveness” [“Ho’oponopono: Avaliando os efeitos de uma técnica tradicional Havaiana de perdão sobre a incapacidade de perdoar”]. Artigo em Inglês no site: “Ho’oponopono: Assessing the effects of a traditional Hawaiian forgiven” by Matthew B. James;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Focus on Forgiveness – Pono and Ho’oponopono, Part 1” [“Focar no Perdão – Pono e Ho’oponopono Parte 1”]. Publicado em 28 de fevereiro de 2011. Site: Pono and Ho’oponopono, Part 1 | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Focus on Forgiveness – Pono and Ho’oponopono, Part 2” [“Focar no Perdão – Pono e Ho’oponopono Parte 2”]. Publicado em 28 de fevereiro de 2011. Site: Pono and Ho’oponopono, Part 2 | Psychology Today Canada;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Pono: The Hawaiian Key to Health” [“Pono: A Chave Havaiana para a Saúde”]. Publicado em 20 de outubro de 2022. Site: Pono: The Hawaiian Key to Health | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo “Ho’oponopono: Ancient Concept for a Modern World” [“Ho’oponopono: Conceito Antigo para um Mundo Moderno”]. Publicado em 20 de janeiro de 2016. Site: Ho’oponopono: Ancient Concept for a Modern World | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Conscious of the Unconscious” [“Consciência da Inconsciência [Subconsciência]”]. Publicado em 30 de julho de 2013. Site: Conscious of the Unconscious | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Learning To Forgive Yourself” [“Aprendendo A Se Perdoar”]. Publicado em 3 de julho de 2012. Site: Learning To Forgive Yourself | Psychology Today;
Matthew B. James, Ph.D. Artigo: “Get Pono for Summer!”[“Tornar-se Pono para o Verão!”]. Publicado em 13 de junho de 2012. Site: Get Pono for Summer! | Psychology Today;
Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/;
Max Freedom Long – Artigo “How to Become a Magician” [Como vir a ser alguém que lida com a Magia]. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-vol-1-no-9-winter-1973/;
Max Freedom Long – Artigo “The Lord’s Prayer – a Huna Definition” [tradução livre: “A Oração do Pai Nosso – uma Definição Huna”], editado em 1º de março de 1951, HUNA BULLETIN 50, site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-050/;
Max Freedom Long – Artigo “When Huna Prayers Fail” [tradução livre: “Quando as Orações Huna Falham”] – Huna Bulletin 53. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-053/;
Max Freedom Long – Artigo “Three Questions” [tradução livre: “As Três Perguntas”], editado em 15 de março de 1951, no Huna Bulletin 51. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-051/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Angles on Psychoanalysis” [tradução livre: “Pontos de Vista Huna sobre Psicoanálise”], editado em 15 de maio de 1951, no Huna Bulletin 55. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-055/;
Max Freedom Long – Artigo “Living in Cooperation on the Earth” [tradução livre: “Vivendo em Cooperação na Terra”], editado em 1º de maio de 1951, no Huna Bulletin 54. Site: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-054/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna Lesson #1: Building Your Future” [tradução livre: “Lição Huna #1: Construindo o Seu Futuro”]. Site https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-1-building-your-future/;
Max Freedom Long – Artigo: “The Importance of Mana in Prayer-Action, Huna in the New Testament” [tradução livre: “A Importância da Mana (Energia Vital) na Prece-Ação, Huna no Novo Testamento”], editado em 15 de maio de 1950, no Huna Bulletin 32. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-032/;
Max Freedom Long – Artigo “Huna in The Kabala & Tarot Cards” [tradução livre: “A Huna na Cabala e nas Cartas de Tarô”], editado em outubro-novembro de 1965, no Huna Vistas Bulletin #68. Site https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-vistas-bulletin-068/;
Max Freedom Long – Artigo: “Huna Credo” [tradução livre: “O Credo Huna”, editado em outubro de 1961 – inserção com Boletim Huna Vistas 25. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/the-huna-credo/;
Max Freedom Long – Artigo: “Spiritual Progress & Huna” [“Progresso Espiritual & Huna”]. Reimpresso do HRA BULLETIN 42, pp. 5-8, publicado em 15 de outubro de 1950 por Max F. Long. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/;
Max Freedom Long – Artigo: “Is Huna Spiritual?” [“A Huna é Espiritual?’] Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-17-huna-bulletins/hv-newsletters-vol-1-no-8-fall-1973/;
Max Freedom Long, F.H.F. – Artigo extraído da lição nº. 2, do site de Max Freedom Long. Site: https://maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 1 – Primeiro Passo no Uso Experimental da HUNA – 2 de fevereiro de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/volume-01-1948/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 2 – Primeiros passos em Huna –Usando a Baixa Mana na Baixa Magia – 1º de maio de 1948. Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-002/;
Max Freedom Long – BOLETIM HUNA 3 – Combinando a Alta e a Baixa Magia – Tempo, Emoção – 1º de julho de 1948 Site: https://maxfreedomlong.com/huna-bulletins/huna-bulletin-003/;
Maxwell Maltz (Dr.) – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
Michael E. McCullough, K. Chris Rachal, Steven J. Sandage, Everett L. Worthington, Jr., Terry L. Hight e Susan Wade Brown. Artigo: “Interpersonal Forgiving in Close Relationships: II. Theoretical Elaboration and Measurement” [“Perdão Interpessoal em Relacionamentos Próximos: II. Elaboração Teórica e Mensuração”];
Michael Lerner, PhD – Artigo “Difference Between Healing and Curing” [tradução livre “Diferença Entre Cura [Healing] e Cura [Curing]. Site: https://www.awakin.org/v2/read/view.php?op=photo&tid=1066;
Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Olivier Urbain, June 18, 2004, [email protected]. Artigo “Three Sessions Using Hawaiian-Style Reconciliation Methods Inspired by the Ho’oponopono Problem-solving Process” [Três Sessões Usando Métodos de Reconciliação no Estilo Havaiano Inspirados no Processo de Resolução de Problemas Ho’oponopono];
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Pacifica Seminars – Ho’oponopono Overview – In English wherever you are – in the spiritual context of our time. Autores Michael Micklei and Yvette Mauri. Site em Inglês: Pacifica Seminars Informationen, Übersicht
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm
Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®
Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Tad James (pai de Matt James), M.S., Ph.D., com George Naope e Rex Shutte. Material disponibilizado no site Huna – Kahuna Research Group.
Tad James. Livro “The Lost Secrets of Ancient Hawaiian Huna” [“Os Segredos Perdidos da Antiga Huna Havaiana”].
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
“Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
Usha Rani Kandula, Zeenath Sheikh, Aspin R, Jeya Beulah D, Manavalam, Hepsi Natha – Artigo Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review. Tuijin Jishu/Journal of Propulsion Technology – ISSN: 1001-4055 – Vol. 46 No. 2 (2025). Site: View of Effectiveness of Ho’oponopono: A Comprehensive Review;
Vernon S. Brown. Artigo “The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety [A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica]”. Psychological Safety Advancement and Review [Avanço e Revisão da Segurança Psicológica]. Site: https://doi.org/10.5281/zenodo.8374435;
Victoria Shook – Artigo “Current Use of a Hawaiian Problem Solving Practice: Ho’oponopono” [“Uso Contemporâneo de Uma Prática Havaiana de Resolução de Problemas”], Prepared by The Sub-Regional Child Welfare Training Center School of Social Work – University of Hawaii. – 31 de julho de 1981 – Honolulu, Hawaii;
Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;
W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” – Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.
William R. Glover – livro “HUNA the Ancient Religion of Positive Thinking” – 2005;
William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;
Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;
