Eu sou espírito… Eu sou o Filho de Deus… Eu sou a luz do mundo… Eu sou a salvação do mundo… Eu sou a ressurreição e a vida… Eu sou responsável pelo que vejo… Eu sou como Deus me criou… Eu sou muito santo… Eu sou um só Ser… Eu sou livre… Eu sou…
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” (T.4.Introdução.2.2)
“Eu sou como Deus me criou. O Filho de Deus nada pode sofrer. E eu sou Seu Filho.” (T.31.VIII.5:2-3)
“Minha mente é parte da Mente de Deus. Eu sou muito santo.” (LE.35.Título)
“Eu sou abençoado como um Filho de Deus.” (LE.40.Título)
“Eu sou perfeito porque Deus vai comigo aonde quer que eu vá.” (LE.59.1:7)
“Eu sou o lar da luz, da alegria e da paz. Eu lhes dou boas-vindas no lar que compartilho com Deus porque eu sou uma parte Dele.” (LE.
“Eu sou a luz do mundo. Essa é a minha única função. É por isso que eu estou aqui” (LE.61.5:3-5))
“A luz do mundo traz a paz a todas as mentes através do meu perdão. Eu sou o meio que Deus designou para a salvação do mundo.” (LE.63.3:4-5)
“Eu sou a luz do mundo. Quão santo sou eu, a quem foi dada a função de iluminar o mundo! Que eu possa ficar quieto diante da minha santidade. Na sua luz serena, que todos os meus conflitos desapareçam. Na sua paz, que eu me lembre Quem eu sou.” (LE.81.1:1-5)
“Eu sou como Deus me criou. Eu sou o Seu Filho por toda a eternidade.” (LE.94.3:3-4)
“Eu sou um só Ser, unido ao meu Criador, em unidade com
todos os aspetos da criação e ilimitado em poder e paz.” (LE.95.11:2)
“Tu és um único Ser comigo, estamos unidos ao nosso Criador nesse Ser. Eu te honro pelo Que eu sou e pelo Que é Aquele Que nos ama como um só.” (LE.95.15:3-4)
“Eu sou espírito, um Filho santo de Deus, livre de todos os limites, seguro, curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.” (LE.97.7:2)
“Eu sou o lar da luz, da alegria e da paz. Eu lhes dou boas-vindas no lar que compartilho
com Deus porque eu sou uma parte Dele.” (LE.112.1(93):2-3)
“Eu permanecerei para sempre como fui, criado pelo Imutável como Ele Mesmo. Eu sou com Ele e Ele comigo.” (LE.112.2(94):2-3)
“Eu sou essencial ao plano de Deus para a salvação do mundo. Pois Ele me deu o Seu plano para que eu possa salvar o mundo.” (LE.115.2(100):2-3)
“Que a minha fraca voz se cale e permita-me ouvir a poderosa Voz pela própria Verdade assegurar-me que eu sou o Filho perfeito de Deus.” (LE.118.2(106):2)
“Eu estou equivocado quando penso que posso ser ferido de qualquer modo. Eu sou o Filho de Deus, cujo Ser descansa com segurança na Mente de Deus.” (LE.119.1(107):2-3)
“Eu sou o Filho de Deus. Hoje deixo de lado todas as ilusões doentias sobre mim mesmo e permito que meu Pai me diga Quem eu realmente sou.” (LE.120.2(110):2-3)
…..
Trechos extraídos do artigo “Who Am I?” (tradução livre: “Quem Sou Eu?”), do autor Beverly Hutchinson McNeff, no site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/, para a nossa reflexão:
A clássica história do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde (no Brasil: O Médico e o Monstro) descreve a luta do bem e do mal que parece existir em toda a humanidade. Os momentos de bondade e gentileza do homem são capazes de rapidamente se transformar em raiva e destruição. Essa dupla personalidade tem sido o antigo debate e, ainda assim, Um Curso em Milagres nos diz que o bem e o mal são ambos falsos; nós somos espírito, não a imagem dividida aceitável ou inaceitável em que nós nos transformamos.
Essa consciência no nível da realidade [awareness] não nega o fato de que nós podemos ter momentos de bondade e compaixão contrastados por momentos de raiva e ódio, entretanto, Deus não criou essa divisão. Ele criou a nossa integridade e unicidade e é a isso que essa lição do Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres nos ajuda a retornar, como diz,
“Eu sou espírito … Pratica essa verdade hoje com a maior frequência possível, pois ela trará a tua mente do conflito aos quietos campos da paz. Nenhum calafrio de medo pode entrar, pois a tua mente foi absolvida da loucura soltando as ilusões de uma identidade dividida.” (LE-97.Título; 1:4-5)
Essa lição continua para nos dizer que:
“Tu és o espírito amorosamente dotado de todo o Amor, da paz e da alegria do teu Pai.” (LE-97.2:2)
Completamos Deus e compartilhamos a Sua função. Não somos “paz” num momento e no momento seguinte “conflito”; nós compartilhamos a Sua consistência – nós somos espírito.
O Curso está ciente de que nós não acreditamos em tudo isso, entretanto, ele pede que nós estejamos dispostos a que isso seja verdade para nós e que permitamos substituir os conflitos que nós vivenciamos em nossas vidas, afirmando: “Eu sou espírito”.
Nós somos informados também que,
“A cada vez que praticas [Eu sou espírito], a consciência no nível da realidade [awareness] é trazida para um pouco mais perto pelo menos; às vezes, mil anos ou mais são poupados. Os minutos que dás são multiplicados muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele.” (LE-97.3:2)
Pode parecer difícil para nós entendermos que dar a Deus alguns minutos de nossa atenção, nos quais nós não temos nenhum outro pensamento, a não ser a verdade de nossa identidade como espírito, fará uma diferença no mundo e nos salvará milhares de anos em nosso processo de cura [healing]. E ainda assim é exatamente o caso.
Deus é mais poderoso do que a nossa impressão limitada Dele. Ele não é governado por como nós O vemos ou acreditamos Nele, apenas nós somos!
Nele, o tempo fica imóvel; o tempo não tem limite nem fim. Os minutos que nós damos a Deus afirmando que nós somos espírito, transcendem os nossos limites e elevam as nossas mentes de séculos de dor e nos colocam exatamente “diante das portas do Céu”. (T-18.IX.13: 2)
Essa lição continua a nos dizer que:
“Ele [Deus] oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele precisa hoje para ajudar-te a compreender com Ele que tu és o espírito que habita Nele e, através da Sua Voz, chama todas as coisas viventes, oferece a Sua vista a todos aqueles que pedem e substitui o erro pela simples verdade.” (LE.97-4:3-4)
O Curso nos diz muitas vezes que o nosso entendimento não é necessário para que a verdade de Deus reine em nossas vidas, mas que a nossa vontade é! E, conforme nós afirmamos a dádiva de nossa identidade real, “Eu sou espírito”, o nosso Eu Verdadeiro brilha mais forte dentro de nós, dissipando a escuridão que nos mantém na dor e no medo.
Mesmo quando nós parecemos esquecer e nos encontramos em conflito e confusão, sempre haverá uma luz dentro de nós nos lembrando de que nunca nós podemos realmente nos perder de novo.
A promessa de Deus sobre o Espírito Santo, que está sempre lá para nos ajudar, é afirmada nessa lição quando o Curso diz:
“Ele [o Espírito Santo] falará com você, lembrando-te que tu és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e você teu Ser. Escuta a Sua confirmação a cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa-O dizer a tua mente que são verdadeiras.” (LE.97-8:2-3)
“Eu sou espírito.”
“Eu sou espírito.” Use esse pensamento para dissipar a tentação de se ver como outra coisa. Você é espírito. Deus necessita da sua determinação para não permitir que as ilusões o impeçam de reivindicar o seu propósito em Seu plano para a sua salvação e a do mundo. Vamos afirmar juntos:
“Eu sou espírito, um Filho santo de Deus, livre de todos os limites, seguro, curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.” (LE.97-7:2)
—–
Extraído de Um Curso em Milagres, Livro de Exercícios, parte II, página 503, título Lição 14. O que sou eu? (após a Lição 350, já chegando ao final da jornada de 365 lições diárias).
O que sou eu?
1. Eu sou o Filho de Deus, completo, curado e íntegro, brilhando no reflexo do Seu Amor. Em mim a Sua criação é santificada e a vida eterna é garantida. Em mim o amor vem a ser perfeito, o medo impossível e a alegria é estabelecida sem opostos. Eu sou o lar santo do próprio Deus. Eu sou o Céu onde habita o Seu Amor. Eu sou a Sua santa Impecabilidade, pois na minha pureza habita a Sua própria.
2. Agora, o uso das palavras para nós está quase no fim. Entretanto, nos últimos dias deste ano que, juntos, tu e eu demos a Deus, achamos um único propósito que compartilhamos. E assim tu te uniste a mim de modo que o que eu sou tu também és. A verdade do que somos não pode ser dita ou descrita por palavras. No entanto, podemos reconhecer a nossa função aqui e as palavras podem falar dela e também ensiná-la, se exemplificarmos as palavras em nós.
3. Nós somos os portadores da salvação. Nós aceitamos o nosso papel de salvadores do mundo que, através do nosso perdão conjunto, é redimido. E esse, a nossa dádiva, assim nos é dado. Olhamos para todos como irmãos e percebemos todas as coisas como benignas e boas. Não buscamos uma função que esteja além das portas do Céu. O conhecimento retornará quando tivermos feito a nossa parte. Só nos preocupamos em dar boas-vindas à verdade.
4. São nossos os olhos pelos quais a visão de Cristo vê um mundo redimido de todo pensamento de pecado. São nossos os ouvidos que ouvem a Voz por Deus proclamar que o mundo é sem pecado. São nossas as mentes que se unem quando abençoamos o mundo. E, da unicidade que alcançamos, chamamos todos os nossos irmãos pedindo-lhes que compartilhem a nossa paz e consumam a nossa alegria.
5. Somos os mensageiros santos de Deus que falam por Ele e ao levar o Seu Verbo a todos aqueles que Ele nos envia, aprendemos que está escrito em nossos corações. E assim mudamos as nossas mentes quanto ao objetivo da nossa vinda, ao qual nós buscamos servir. Trazemos boas-novas ao Filho de Deus, que pensava sofrer. Agora ele é redimido. E, ao ver as portas do Céu abrirem-se diante dele, entrará e desaparecerá no Coração de Deus.
—–
Bibliografia da OREM3:
1) Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
2) Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
3) E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
4) E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
5) Livro “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
6) Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
7) Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
8) Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
9) E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
10) Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
10) Artigo “Theory” (adapted from the Glossary-Index for A Course in Miracles, Fourth Edition) (tradução livre: “Teoria” (adaptado do Índice-Glossário de Um Curso em Milagres, Quarta Edição) https://facim.org/online-learning-aids/theory/ – Kenneth Wapnick, Ph.D.
11) Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Imagem farid-askerov-F1uKnHlRzDc-unsplash-1.jpg
“Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (UCEM-LE-pII.13)