Eu sou espírito… Eu sou o Filho de Deus… Eu sou a luz do mundo… Eu sou a salvação do mundo… Eu sou a ressurreição e a vida… Eu sou responsável pelo que vejo… Eu sou como Deus me criou… Eu sou muito santo… Eu sou um só Ser… Eu sou livre… Eu sou…

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. T.4.Introdução.2.2

1) Extraído do artigo “Who Am I?” (tradução livre: Quem Sou Eu?), do autor Beverly Hutchinson McNeff, no site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

A clássica história do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde (no Brasil: O Médico e o Monstro) descreve a luta do bem e do mal que parece existir em toda a humanidade. Os momentos de bondade e gentileza do homem podem rapidamente se transformar em raiva e destruição. Essa dupla personalidade tem sido o antigo debate e, ainda assim, Um Curso em Milagres nos diz que o bem e o mal são ambos falsos; somos espírito, não a imagem dividida aceitável ou inaceitável em que nos transformamos.

Essa consciência não nega o fato de que podemos ter momentos de bondade e compaixão contrastados por momentos de raiva e ódio, mas Deus não criou essa divisão. Ele criou a nossa totalidade e unicidade e é a isso que esta lição do Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres nos ajuda a retornar, como diz,

“Eu sou espírito …”Pratica essa verdade hoje com a maior frequência possível, pois ela trará a tua mente do conflito aos quietos campos da paz. Nenhum calafrio de medo pode entrar, pois a tua mente foi absolvida da loucura soltando as ilusões de uma identidade dividida.” (LE-97.Título; 1:4-5)

Esta lição continua para nos dizer que:

“Tu és o espírito amorosamente dotado de todo o Amor, da paz e da alegria do teu Pai.” (LE-97.2:2)

Completamos Deus e compartilhamos Sua função. Não somos “paz” num momento e no momento seguinte “conflito”; compartilhamos Sua consistência – somos espírito.

O Curso está ciente de que não acreditamos em tudo isso, mas pede que estejamos dispostos a que seja verdade para nós e permita que substitua os conflitos que vivenciamos em nossas vidas, afirmando: “Eu sou espírito”.

Somos informados também que,

“A cada vez que praticas [Eu sou espírito], a consciência é trazida para um pouco mais perto pelo menos; às vezes, mil anos ou mais são poupados. Os minutos que dás são multiplicados muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele.” (LE-97.3:2)

Pode parecer difícil para entendermos que dar a Deus alguns minutos de nossa atenção, nos quais não temos nenhum outro pensamento, a não ser a verdade de nossa identidade como espírito, fará uma diferença no mundo e nos salvará milhares de anos em nosso processo de cura. E ainda assim é exatamente o caso.

Deus é mais poderoso do que nossa impressão limitada Dele. Ele não é governado por como vemos ou acreditamos Nele, apenas nós somos!

Nele, o tempo fica imóvel; o tempo não tem limite nem fim. Os minutos que damos a Deus afirmando que somos espírito transcendem nossos limites e elevam nossas mentes de séculos de dor e nos colocam exatamente “diante dos portões do Céu”. (T-18.IX.13: 2)

Esta lição continua a nos dizer que:

“Ele [Deus] oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele precisa hoje para ajudar-te a compreender com Ele que tu és o espírito que habita Nele e, através da Sua Voz, chama todas as coisas viventes, oferece a Sua vista a todos aqueles que pedem e substitui o erro pela simples verdade.” (LE.97-4:3-4)

O Curso nos diz muitas vezes que nosso entendimento não é necessário para que a verdade de Deus reine em nossas vidas, mas que nossa vontade é! E, conforme afirmamos a dádiva de nossa identidade real, “Eu sou espírito”, nosso Eu Verdadeiro brilha mais forte dentro de nós, dissipando a escuridão que nos mantém na dor e no medo.

Mesmo quando parecemos esquecer e nos encontrarmos em conflito e confusão, sempre haverá uma luz dentro de nós nos lembrando de que nunca podemos realmente nos perder de novo.

A promessa de Deus do Espírito Santo, que está sempre lá para nos ajudar, é afirmada nesta lição quando diz:

Ele [o Espírito Santo] falará com você, lembrando-te que tu és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e você teu Ser. Escuta a Sua confirmação a cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa-O dizer a tua mente que são verdadeiras.” (LE.97-8:2-3)

“Eu sou espírito.” Use este pensamento para dissipar a tentação de se ver como outra coisa. Você é espírito. Deus precisa da sua determinação para não permitir que as ilusões o impeçam de reivindicar o seu propósito em Seu plano para a sua salvação e a do mundo. Vamos afirmar juntos:

“Eu sou espírito, um Filho santo de Deus, livre de todos os limites, seguro, curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.” (LE.97-7:2)

2) Extraído do livro Um Curso em Milagres, Livro de Exercícios, parte II, página 503, título Lição 14. O que sou eu? (após a Lição 350, já chegando ao final da jornada de 365 lições diárias).

1. Eu sou o Filho de Deus, completo, curado e íntegro, brilhando no reflexo do Seu Amor. Em mim a Sua criação é santificada e a vida eterna é garantida. Em mim o amor vem a ser perfeito, o medo impossível e a alegria é estabelecida sem opostos. Eu sou o lar santo do próprio Deus. Eu sou o Céu onde habita o Seu Amor. Sou a Sua santa Impecabilidade, pois na minha pureza habita a Sua própria.

2. Agora, o uso das palavras para nós está quase no fim. Entretanto, nos últimos dias deste ano que, juntos, tu e eu demos a Deus, achamos um único propósito que compartilhamos. E assim tu te uniste a mim de modo que o que eu sou tu também és. A verdade do que somos não pode ser dita ou descrita por palavras. No entanto, podemos reconhecer a nossa função aqui e as palavras podem falar dela e também ensiná-la, se exemplificarmos as palavras em nós.

3. Somos os portadores da salvação. Aceitamos o nosso papel de salvadores do mundo que, através do nosso perdão conjunto, é redimido. E esse, a nossa dádiva, assim nos é dado. Olhamos para todos como irmãos e percebemos todas as coisas como benignas e boas. Não buscamos uma função que esteja além das portas do Céu. O conhecimento retornará quando tivermos feito a nossa parte. Só nos preocupamos em dar boas-vindas à verdade.

4. São nossos os olhos pelos quais a visão de Cristo vê um mundo redimido de todo pensamento de pecado. São nossos os ouvidos que ouvem a Voz por Deus proclamar que o mundo é sem pecado. São nossas as mentes que se unem quando abençoamos o mundo. E, da unicidade que alcançamos, chamamos todos os nossos irmãos pedindo-lhes que compartilhem a nossa paz e consumam a nossa alegria.

5. Somos os mensageiros santos de Deus que falam por Ele e ao levar o Seu Verbo a todos aqueles que Ele nos envia, aprendemos que está escrito em nossos corações. E assim mudamos as nossas mentes quanto ao objetivo da nossa vinda, ao qual nós buscamos servir. Trazemos boas-novas ao Filho de Deus, que pensava sofrer. Agora ele é redimido. E, ao ver as portas do Céu abrirem-se diante dele, entrará e desaparecerá no Coração de Deus.

Bibliografia da OREM3:

1) Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

2) Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

3) E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

4) E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

5) Livro “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

6) Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

7) Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

8) Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

9) E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

10) Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

10) Artigo “Theory” (adapted from the Glossary-Index for A Course in Miracles,  Fourth Edition) (tradução livre: “Teoria” (adaptado do Índice-Glossário de Um Curso em Milagres, Quarta Edição) https://facim.org/online-learning-aids/theory/ – Kenneth Wapnick, Ph.D.

11) Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Imagem farid-askerov-F1uKnHlRzDc-unsplash-1.jpg

“Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (UCEM-LE-pII.13)

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x