Artigo em inglês: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm

Coletado e traduzido do Havaiano para o Inglês por W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915]

Tradução livre Projeto OREM®

…continuação da Parte III…

XVII – O HOMEM-PÁSSARO DO VALE DE NUUANU

Namaka era um homem notável da época de Kalaniopuu. Ele nasceu em Kauai, mas viajou para encontrar alguém a quem ele gostaria de chamar de seu senhor. Ele era hábil em administrar terras (Kalai-aina), um orador (Kakaolelo) e podia recitar genealogias (Kaauhau). Ele se destacou em arremesso de lança (lonoma-kaihe), boxe ou quebrar as costas de seu oponente (lua), pular ou voar (lele) e astronomia (kilo). Tudo isso ele aprendera em Kauai.

Saindo de Kauai, ele desembarcou em Oahu. No Vale Nuuanu ele conheceu Pakuanui, um homem muito habilidoso, um excelente orador e boxeador. Ele era o pai de Ka-ele-o-waipio, um homem notável da época de Kamehameha, o criador de um canto para os missionários em Kailua.

Perto da extremidade superior do Vale Nuuanu, em um lugar Ka-hau-komo, onde as árvores hau30 se espalham em ambos os lados da estrada, Namaka e Pakuanui tiveram uma competição. Eles se prepararam para o boxe e a luta livre e depois se enfrentaram para mostrar a habilidade e a agilidade deles.

[30 Paritium tiliaceus. Algodoeiro-da-praia]

Esse homem de Kauai parecia um arco-íris curvando-se sobre as árvores hau, arqueado na chuva vermelha, ou na nuvem de neblina sobre Pali, enquanto circulava ao redor de Pakuanui. Ele era como as nuvens irregulares de Lanihuli, ou o vento soprando ao longo do topo de Pali. As suas mãos eram como a chuva batendo nas folhas dos arbustos de Malailua. Ele era tão rápido e forte que podia pegar Pakuanui em qualquer parte de seu corpo.

O homem de Oahu não conseguiu segurar Namaka. Aquele homem Kauai era escorregadio como uma enguia e tão difícil de segurar quanto certos tipos de peixes lisos e viscosos, sempre escapando das mãos de Pakuanui. Mas ele poderia atacar qualquer lugar. A colina da testa ele atingiu, o cume do nariz também. Não havia lugar que ele não pudesse tocar. Ele correu como um redemoinho ao redor do homem. No entanto, ele não tentou matar Pakuanui. Ele desejava apenas mostrar a sua habilidade.

Pakuanui estava muito envergonhado e zangado porque não podia fazer nada com Namaka e planejava matá-lo quando chegassem ao Pali (precipício do Vale Nuuanu), para onde iriam após a luta de boxe.

Quando eles chegaram a Kapili no topo do Pali, um lugar muito estreito, Pakuanui disse a Namaka: ‘Você pode ir antes de mim.’

Namaka passou do lado de fora e Pakuanui deu-lhe um chute, derrubando-o para baixo do Pali, esperando que ele fosse despedaçado nas rochas ao pé do precipício.

Mas Namaka voou para longe da borda do Pali. As pessoas que estavam assistindo disseram: ‘Ele foi embora. Ele voou do Pali como um pássaro Io, saltando no ar de Lanihuli, abrindo os seus braços como asas. Quando o vento forte torceu e girou, Namaka foi erguido como uma pipa pelo vento e pendurado entre os galhos de kukui abaixo de uma pequena cachoeira que fica no lado oeste do precipício, onde um riacho começa em seu caminho para o oceano.’ Então ele saltou para o chão e foi embora para Maui. Em Pohakuloa, em Maui, Namaka saltou alguns precipícios, mostrando a sua força e habilidade.

Quando Namaka veio para o Havaí, Kalaniopuu era o rei. Namaka gostava muito dele e esperava tê-lo como o seu senhor.

Nota: Os nativos mais idosos às vezes se lembram desse voo maravilhoso do homem de Kauai que era habilidoso em pular e voar da beira dos precipícios.

No entanto, outro homem de Kauai era o favorito do rei. Ele conhecia Namaka e temia ser suplantado quando o rei descobrisse os maravilhosos poderes de Namaka, então ele não deu boas-vindas a Namaka, mas ele o rejeitou.

Namaka foi para Waimea e encontrou Hinai, o chefe supremo daquele lugar, um parente próximo de Kalaniopuu. Ele disse a Hinai o que podia fazer e se tornou o favorito do chefe supremo.

Ele ensinou Hinai como ser muito habilidoso em todas as suas artes e especialmente em saltar de precipícios. Ele esperava que a habilidade de Hinai fosse divulgada no exterior e que o rei ouvisse e desejasse que o professor viesse morar com ele.

Hinai tornou-se muito proficiente e até mesmo maravilhoso em ficar à beira de altos precipícios e pular ileso. Esses lugares foram indicados aos jovens por seus pais.

Quando o favorito de Kalaniopuu soube que havia um homem muito habilidoso de Kauai residindo temporariamente com o chefe supremo de Waimea, ele disse ao rei que um inimigo de Kauai estava em Waimea.

O rei escutou esse homem e então ele acusou Namaka de tentar fazer o parente dele Hinai tão habilidoso em pular de lugares altos que ele sempre poderia escapar de qualquer tentativa de machucá-lo.

O favorito disse: ‘Esse homem, Namaka, pode voar sobre montanhas e riachos e precipícios e planícies e não ser morto. Ele é um rebelde contra o seu reino.’

Kalaniopuu ordenou que alguns homens fossem e matassem esse estranho de Kauai, dizendo-lhes para começar a guerra contra Hinai se ele se opusesse à tentativa de levar o estranho.

Namaka havia se preparado para escapar cavando no chão e fazendo um buraco embaixo de sua casa, com um túnel e uma abertura a alguma distância.

Os guerreiros de Kalaniopuu cercaram a casa, pensando que ele estava dentro. Eles consultaram sobre o melhor método de matá-lo e decidiram queimá-lo. Atearam fogo à casa, destruíram-na e foram embora, acreditando que esse estranho havia sido queimado até a morte.

Namaka escapou facilmente do Havaí e cruzou para Maui, onde permaneceu algum tempo, mas não encontrou ninguém que desejasse tomar como o seu senhor. Então ele foi para Oahu e finalmente voltou para a sua casa em Kauai.

Lá profetizando sobre os chefes do Havaí, que ele considerava superiores aos de Maui e Oahu, mas não iguais à família real de Kauai, ele falou assim: ‘Não há chefe governante no Havaí que possa pisar no tabu areia de Kahamaluihi [Kauai]. Não há canoa de guerra ou chefe divino que possa vir a Kauai a menos que um tratado tenha sido feito entre os dois chefes governantes.’

Os nativos chamam isso de profecia do chefe habilidoso que poderia fugir de Nuuanu Pali e acham que foi cumprida porque Kamehameha nunca conquistou Kauai, mas a garantiu por concessão de seu rei.

Nota: A história se repete em todo o mundo. Recentemente, os homens-pássaro visitaram o Havaí e fizeram exposições de voos em aviões. De acordo com as antigas tradições Havaianas, no entanto, havia homens-pássaro no Havaí antes da chegada do homem branco, como ilustra a tradução anterior de uma das antigas lendas.

XVIII – AS CORUJAS DE HONOLULU

PUEO

Aqui estão três famosas localidades de ‘coruja’ nos subúrbios de Honolulu, uma em Manoa Valley, a segunda perto do sopé de Punchbowl Hill e uma em Waikiki.

Em Manoa vivia o deus-coruja e em Waikiki foi travada a famosa ‘batalha das corujas’.

Manoa Valley é um dos mais belos vales de arco-íris do mundo. Os picos mais altos da Ilha de Oahu estão perto da cabeça do vale. Os ventos que sopram do nordeste do Oceano Pacífico atingem esses cumes de montanhas. Cada brisa fresca deixa o seu fardo de umidade em uma nuvem felpuda para cair do lado da montanha no vale. Então nuvem segue nuvem, descendo as encostas dos contrafortes em chuva suave.

Quase todos os dias o vale está aberto ao sol, que, olhando para a vegetação luxuriante e a névoa aderente, envia a sua abundante bênção de luz penetrante. Arco-íris sobre arco-íris são pintados nos precipícios íngremes na cabeceira do vale. Há arcos e arcos duplos de rara beleza, fragmentos despedaçados de cores espalhadas, grandes pilares de fogo glorioso brilhando em torno de galhos verdes de árvores fantasmagóricas, grandes faixas de tons de opala deitados em massas magníficas na encosta e arco-íris lunares quase circulares delineados em suaves tons prismáticos na época da lua cheia.

Quando as chuvas descem o vale uma a uma, os arcos-íris também se perseguem em uma simetria incomparável de movimento tranquilo e gracioso. Às vezes a névoa na entrada do vale se torna tão etérea que arcos esplêndidos pairam no céu aparentemente claro sem suporte de nuvens.

Não é de admirar que desde tempos imemoriais os Havaianos tenham feito do vale o lar dos chefes reais, com a donzela arco-íris como a sua filha. A história dessa criança dos céus é contada na lenda Ka-hala-o-Puna (A flor hala perfumada de Puna). Entrelaçada nessa lenda está também a lenda do deus-coruja da família à qual essa donzela pertencia, pois a sua casa, assim como a dela, ficava em Manoa Valley.

Quase no meio do vale há uma colina na qual há muitos anos um templo foi construído e dedicado como a casa do deus-coruja Pueo. A colina agora tem o nome ‘Pu-u’ (colina), ‘Pueo’ (coruja) – ‘Puu-pueo’ ou ‘A colina da coruja’.

Foi desse templo que o deus-coruja resgatou a donzela arco-íris três vezes quando ela foi morta e enterrada três vezes por seu pretendente infiel, um chefe de Waikiki.

Ka-hala (a flor hala) seguiu esse chefe quase até a extremidade inferior do vale, mas ela ficou cansada. O chefe furioso a golpeou com um monte de nozes de hala, matou-a e enterrou-a sob uma massa de folhas e terra perto do local chamado Aihualama. Pueo, o deus-coruja, havia observado cuidadosamente a jornada dessa pessoa de seu povo. Ao vê-la abatida, apressou-se a chegar ao local, afastou a terra, arrancou o corpo e o carregou nas garras de volta à cabeceira do vale, onde, com feitiços e encantamentos, curou a cabeça ferida e a restaurou para a vida. Novamente o chefe Waikiki, a quem ela havia sido prometida por seus pais, veio atrás dela. Mais uma vez ele ficou zangado porque ela se cansou do novo caminho pelo qual ele conduzia por uma alta cordilheira que separava Manoa de um vale vizinho.

Uma segunda vez foi agarrado um monte de nozes hala balançando em seus longos caules e com isso, como um porrete, ele a atingiu na cabeça, matando-a. Ele cobriu o corpo com samambaias e cipós e foi embora. O deus-coruja vigilante pegou o corpo com ternura, cuidou dela e a devolveu à vida. Mais uma vez o esplendor de uma chefe divina pairava em arco-íris ao redor da garota e de sua casa em Manoa Valley.

Na terceira vez que o chefe a chamou, ela obedeceu trêmula e o seguiu pelas encostas quase escarpadas de Manoa Valley, por cumes, por vales e riachos turbulentos até chegarem ao cume do templo Waolani no vale de Nuuanu. Lá ele a matou e a enterrou. Mas Pueo removeu as folhas e a sujeira e novamente deu vida a ela.

Na cabeceira de Manoa Valley há muitas cachoeiras que desciam dos precipícios. Diz-se que a mais longa e emplumada dessas quedas são as lágrimas de Ka-hala enquanto ela sofria com os ataques do chefe infiel de Waikiki.

Pueo, o deus-coruja, também era Pueo-alii, ou ‘rei das corujas’. Ele tinha Kahunas (sacerdotes) que o consultavam por meio de sinais e os aumakuas, ou deuses fantasmas, às vezes em oráculos. Ele foi pensado para ser um chefe liderando o seu exército de fantasmas ao longo da encosta abaixo do Templo Puuhonua.31

[31 Esse lugar é agora o local da Casa do Castelo]

De sua própria residência em Owl’s Hill [Colina das Corujas] ele governou todo o vale, aparentemente com muita sabedoria. Dizia-se que um dos nativos do vale o desagradou. Ele capturou o homem e imediatamente ordenou a pena de morte, chamando-o de rebelde. O homem chamou a atenção do deus-coruja por um momento e apresentou o pedido de que ele deveria ter permissão para dizer algo por si mesmo antes de ser punido. Isso parecia razoável. A execução foi adiada; o homem provou que era inocente da acusação contra ele. O deus-coruja estabeleceu uma lei segundo a qual uma pessoa deve ser provada culpada antes que possa ser condenada e punida. Isso se tornou um costume entre os Havaianos com o passar dos anos.

As lendas dizem que o povo das fadas, os Menehunes, construiu um templo e um forte um pouco mais acima no vale acima de Puu-pueo, em um lugar chamado Kukaoo, onde ainda hoje uma árvore hau espalhada abriga sob os seus galhos as paredes restantes e pedras espalhadas do Templo Kukaoo. É um local de templo muito antigo e muito conhecido. Algumas pessoas dizem que o deus-coruja e as fadas se tornaram inimigos e travaram uma guerra amarga entre si. Por fim, o deus-coruja tocou o tambor do clã das corujas e chamou os deuses-coruja de Kauai para ajudá-lo.

Elas voaram pelo canal em uma grande nuvem e reforçaram o deus-coruja. Então veio uma luta feroz entre as corujas e as pessoas pequenas. O forte e o templo foram capturados e os Menehunes expulsos do vale.32

[32 Outra lenda diz que a batalha foi entre as pessoas pequenas e Kualii, um chefe notável de Oahu, de data relativamente recente]

KAPOI

A segunda localidade lendária de corujas é encontrada perto do sopé de Punchbowl Hill.33

[33 Cabeceira da Rua do Forte]

Honolulu como o nome de uma aldeia não era conhecido. Aparentemente havia muito poucas pessoas vivendo ao longo do curso d’água descendo o Vale Nuuanu. Pode ter sido que mesmo Kou, (o antigo nome de Honolulu) não tenha sido preferido. De qualquer forma, a costa marítima era um lugar de crescimento de juncos e de nidificação de pássaros. Uma planície seca e aquecida quase inteiramente desprovida de árvores se estendia até o sopé. Canteiros de taro e pequenos bosques de vários tipos de árvores margeavam cada curso d’água. A população era pequena e amplamente dispersa. Havia uma lenda de um bando de ladrões que infestava esta região. Era quase um ‘lugar desolado’.

Abaixo do Vale de Pauoa corre um riacho de belas águas claras. Esse passa ao longo da borda leste de uma pequena cratera extinta conhecida como Punchbowl Hill, cujo nome antigo era Puu-o-wai-na. A água desse córrego foi facilmente desviada para um terreno de variedade de taro. Aqui, não muito longe da extremidade superior da Rua Fort, em Kahehuna, vivia um homem chamado Kapoi.

A sua casa de grama estava em ruínas. A palha estava caindo aos pedaços. Ela estava se tornando um abrigo precário contra as tempestades que tão frequentemente varriam o vale. Kapoi foi ao pântano de Kewalo perto da praia, onde crescia capim pili alto, para pegar um feixe de capim para usar na cobertura de palha. Ele encontrou um ninho de ovos de coruja. Ele pegou o seu pacote de grama e o ninho de ovos e voltou para casa.

À noite, preparou-se para cozinhar os ovos. Com os seus bastões de fogo, ele fez fogo em seu pequeno imu, ou forno. Uma coruja voou e pousou na parede do portão. Kapoi estava quase terminando de embrulhar os ovos em folhas de ti e estava prestes a colocá-los nas pedras quentes quando a coruja o chamou: ‘Ó Kapoi! Dê-me os meus ovos.’

Kapoi disse: ‘Quantos ovos pertencem a você?’

A coruja respondeu: ‘Eu tenho sete ovos’.

Então Kapoi disse: ‘Eu estou cozinhando esses ovos porque eu não tenho peixe’.

A coruja implorou mais uma vez: ‘Ó Kapoi! Devolva os meus ovos.’

‘Mas’, disse Kapoi, ‘eu já os estou embrulhando para cozinhar.’

Então a coruja disse: ‘Ó Kapoi! Você é insensível e não tem pena de mim se não devolver os meus ovos.’

Kapoi foi tocado e disse: ‘Venha e pegue os seus ovos’.

Por causa dessa bondade, a coruja tornou-se o deus de Kapoi e ordenou que ele construísse um heiau (templo) e fizesse um lugar elevado e um altar para sacrifício. O nome do lugar onde ele deveria construir o seu templo era Manoa. Aqui ele construiu o seu templo. Ele colocou um sacrifício e algumas bananas no altar, estabeleceu o dia para o tabu começar e o dia também em que o tabu deveria ser levantado.

Isso foi comentado pelo povo. Pouco a pouco, o chefe supremo ouviu que um homem havia construído um templo para o seu deus, que o havia feito tabu e que havia levantado o tabu.

Kakuhihewa estava morando em Waikiki. Ele foi o rei após o qual a Ilha Oahu foi nomeada Oahu-a-Kakuhihewa (O Oahu de Kakuhihewa). Esse foi o nome especial de Oahu durante séculos. Kakuhihewa incentivava esportes e jogos, agricultura e pesca. A sua casa era tão grande que suas dimensões caíram nas lendas, cerca de 250 x 100 pés. Kakuhihewa era gentil e ainda assim essa ofensa de Kapoi era séria aos olhos do povo em vista de seus antigos costumes e ideias. Kakuhihewa havia feito uma lei para o seu templo que ele estava construindo em Waikiki. Ele havia estabelecido o seu tabu sobre todo o povo e havia feito o decreto de que, se algum chefe ou homem construísse um templo com um tabu sobre ele e levantasse aquele tabu antes que o tabu no templo do rei terminasse, esse chefe ou homem devia pagar a pena de morte como um rebelde.

Esse rei enviou os seus servos e capturou Kapoi. Eles o trouxeram para Waikiki e o colocaram no heiau Kapalaha do rei. Ele deveria ser morto e oferecido em sacrifício ao deus ofendido do templo do rei.

KUKAEUNAHIO

A terceira localidade lendária para os deuses-corujas foi o cenário da ‘batalha das corujas’. Isso foi em Waikiki. Kapoi foi mantido prisioneiro no heiau de Waikiki. Geralmente havia um pequeno recinto quadrado, com paredes de pedra, no qual os sacrifícios eram mantidos até o momento em que deveriam ser mortos e colocados no altar. Em algum desses lugares Kapoi foi colocado e guardado.

O deus-coruja dele estava grato pelo retorno dos ovos e determinado a recompensá-lo por sua bondade e protegê-lo como um adorador. De alguma forma, precisa haver um resgate. Esse deus-coruja era um ‘deus da família’, pertencente apenas a esse homem e a sua família imediata. De acordo com o costume Havaiano, qualquer indivíduo poderia selecionar qualquer coisa que desejasse como deus para si e para a família. O deus-coruja de Kapoi garantiu a ajuda do rei das corujas, que vivia em Manoa Valley em Owl’s Hill. O rei das corujas enviou um chamado para que as corujas de todas as Ilhas viessem e fizessem guerra contra o rei de Oahu e seus guerreiros.

As lendas de Kauai dizem que o som do tambor do rei-coruja era tão penetrante que podia ser ouvido em todos os canais pelas corujas nas diferentes Ilhas. Em um dia as corujas do Havaí, Lanai, Maui e Molokai se reuniram em Kalapueo.34 As corujas de Koolau e Kahikiku, Oahu, se reuniram em Kanoniakapueo.35 As corujas de Kauani e Niihau se reuniram no local em direção ao pôr do sol – Pueo-hulu-nui (perto de Moanalua).

[34 Um lugar a leste de Diamond Head]

[35 Um lugar no Vale de Nuuanu]

Kakuhihewa havia separado o dia de Kane – o dia dedicado ao deus Kane e dado o seu nome – como o dia em que Kapoi deveria ser sacrificado. Esse dia era o vigésimo sétimo do mês lunar. Na manhã daquele dia os sacerdotes deveriam matar Kapoi e colocá-lo no altar do templo na presença do rei e seus guerreiros.

Ao raiar do dia as corujas se reuniram em torno daquele templo. Quando o sol nasceu, a sua luz foi obscurecida. As corujas eram nuvens cobrindo os céus. Guerreiros, chefes e sacerdotes tentaram afastar os pássaros. As corujas voaram e rasgaram os olhos e rostos dos homens de Kakuhihewa. Elas jogaram sujeira sobre eles e os sujaram. Tal ataque foi irresistível – os homens de Kakuhihewa fugiram e Kapoi foi libertado.

Kakuhihewa disse a Kapoi: ‘O seu deus tem mana (poder milagroso) maior que o meu deus. O seu deus é um deus verdadeiro.’

Kapoi foi salvo. A coruja era adorada como um deus. O local dessa batalha foi Kukaeunahio-ka-pueo (O-barulho-confuso-das-corujas-ascendente-em-massa).

XIX – OS DOIS PEIXES DO TAITI

Estrangeiros da história Havaiana deveriam saber que para os Havaianos o Taiti significava qualquer terra distante ou estrangeira. O Taiti pertence às Ilhas da Sociedade. Séculos atrás, era um dos pontos visitados pelos vikings do Pacífico, os piratas marítimos Polinésios, entre os quais alguns chefes das Ilhas Havaianas não eram menos notados. Eles navegaram para o Taiti e Samoa e outras Ilhas do grande oceano e voltaram depois de muitos meses, celebrando as suas viagens em cânticos pessoais.

Assim, os nomes de lugares a muitas centenas de quilômetros de distância do grupo Havaiano foram registrados nos cantos e lendas das famílias mais famosas de chefes e reis Havaianos. Alguns dos nomes trazidos pelos andarilhos parecem ter sido dados a lugares em sua própria terra natal. Um grande distrito na Ilha de Maui, onde, diz-se, os amigos de um viking se reuniam para festas e danças de despedida, chamava-se Kahiki-nui (O grande 36Tahiti). Um ponto de terra não muito longe desse distrito era chamado Keala-i-kahiki (O caminho para o Taiti). Esses nomes não são de origem recente, mas são encontrados nas cenas descritas por ancestrais itinerantes observados em genealogias de muito tempo atrás. Provavelmente na mesma época em que os vikings da Escandinávia percorriam as costas do Atlântico, os marinheiros do Pacífico passavam de grupo em grupo entre as Ilhas do Pacífico.

[36 ‘T’ e ‘K’ são intercambiáveis]

Depois de muitas viagens e vários anos, provavelmente as pessoas que nunca vagaram tornaram-se descuidadas com o nome específico do lugar para o qual alguns de seus amigos haviam navegado e incluíram todo o mundo exterior na declaração abrangente, ‘Ido para o Taiti’ (Kahiki). De qualquer forma, esse tem sido o uso por alguns séculos entre os Havaianos.

A história que eu estou prestes a contar a vocês veio a mim como um mito maravilhoso, misterioso e milagroso de muito tempo atrás, quando estranhos poderes habitavam tanto os animais quanto os homens e quando o canibalismo poderia ter ocorrido para ser relatado mais tarde sob o pretexto de comer carne de animal ou peixe. No passado, havia dois ‘peixes’ cruzando as águas sem trilhas do Oceano Pacífico. A casa deles ficava em uma das terras distantes, conhecida como Taiti. Esses ‘peixes’ eram grandes canoas cheias de homens. Eles decidiram que gostariam de visitar algumas das terras sobre as quais ouviram nas lendas contadas por seus pais. Eles sabiam que certas estrelas estavam sempre em certos lugares do céu durante uma parte de cada ano. Navegando de acordo com essas estrelas à noite e o sol durante o dia, eles se sentiram confiantes de que poderiam encontrar a maravilhosa terra do fogo do Havaí, sobre a qual haviam sido ensinados nas histórias dos viajantes que retornaram.

Assim, os dois ‘peixes’ – os dois barcos – depois de cansativos dias e noites de tempestade e calmaria, de brisa suave e ventos fortes e contínuos, encontraram o lado nordeste da Ilha de Oahu com a sua frente escarpada de rochas íngremes. Os viajantes desembarcaram primeiro em um ponto de terra que se estendia para o mar, terminando em um pequeno vulcão. Aqui eles examinaram a costa hostil e decidiram dar a volta inteira à Ilha, um peixe ou barco, indo para o norte e o outro para o sul. Eles aparentemente pretendiam passar pela Ilha e encontrar um local apropriado para um assentamento. Possivelmente planejavam fazer um lar permanente ou esperavam encontrar alguma boa comunidade na qual pudessem ser absorvidos. O ponto de terra que marcou a separação dos dois grupos chama-se Makapuu. O barco que navegava para o norte não encontrou bom lugar para descansar até chegar à vila de pescadores de Hauula.

As histórias contadas pelos antigos nativos da atualidade não dão detalhes do encontro entre os estranhos e os moradores da aldeia. Evidentemente, houve dissensão e, finalmente, uma batalha. Toda a história é resumida pela lenda Havaiana no ditado: ‘O peixe do Taiti foi capturado pelos pescadores de Hauula. Eles o mataram e o cortaram em pedaços para alimentação’. Assim, os visitantes encontraram a morte em vez da amizade e o canibalismo foi assim velado chamando as vítimas de ‘peixe’ e a vitória de ‘pescaria’.

O costume de esconder indícios de festas canibais e sacrifícios humanos mais definidos sob o nome de ‘peixe’ continuou através dos séculos, mesmo após a descoberta das Ilhas pelo capitão Cook e o advento dos homens brancos. David Malo, um escritor nativo, que, por volta do ano de 1840, escreveu um esboço conciso da história e costumes Havaianos, descreveu a captura de sacrifícios humanos pelos sacerdotes quando necessário para a adoração no templo. Ele diz: ‘O sacerdote conduzia uma cerimônia chamada Ka-papa-ulua. Era assim: O sacerdote acompanhado por vários outros saia para o mar para pescar ulua com anzol e linha, usando lulas como isca. Se eles não tivessem sucesso e não conseguissem ulua, eles voltavam para terra e iam de uma casa para outra, gritando para as pessoas de dentro e contando-lhes uma mentira ou outra e pedindo-lhes para saírem. Se alguém saísse, eles matavam, e, enfiando-lhe um anzol na boca, levava-o para o heiau [templo]’. Esse sacrifício era chamado ulua e era colocado diante do deus do templo como se fosse um ‘peixe’. Às vezes, uma parte do corpo, geralmente um olho, era comida durante as cerimônias de consagração da oferenda ao ídolo. Esse costume passou no teste dos séculos e provavelmente foi o último remanescente de canibalismo nas Ilhas Havaianas. Durou até o tempo da abolição dos templos e seus ídolos.

O segundo peixe do Taiti seguira para o sul em sua jornada ao redor da Ilha de Oahu. Ele passou pelas crateras ásperas e desoladas de Koko Head, no extremo leste da Ilha. Ele nadou por Diamond Head e pela bela Praia de Waikiki. Ou o número de habitantes era tão grande que eles tinham medo de fazer qualquer estadia ou então preferiam fazer o circuito completo da Ilha antes de se localizarem, pois eles evidentemente faziam apenas uma estadia muito curta onde quer que desembarcassem e então se apressavam em sua jornada. Quando chegaram a Kaena, o cabo noroeste de Oahu, eles estavam evidentemente ansiosos por seus companheiros desaparecidos. Nem um barco nas milhas de água entre Kaena e Kahuku, o ponto mais ao norte da Ilha. A lenda diz que o ‘peixe’ se transformou em homem e foi para o interior em busca de seu amigo na costa, mas a busca não teve sucesso. Era agora uma viagem cansativa de um ponto a outro, observando o mar e explorando todos os pontos da praia onde parecia haver alguma perspectiva de encontrar um rastro de seus amigos esperados. Onde uma quebra no recife de coral permitiu que seu barco se aproximasse da terra, eles forçaram o caminho para a costa. Então, quando a busca minuciosa falhou novamente, o barco foi empurrado para fora da linha de ondas brancas em direção ao grande mar, até que finalmente os Taitianos chegaram a Kahuku.

Agora eles não apareciam mais como ‘peixes’, mas iam para a aldeia de Kahuku como homens. Eles se sentiram em casa entre o povo e foram convidados para uma grande festa. Eles ouviram a história de uma batalha com um grande ‘peixe’ em Hauula e a captura do monstro. Eles ouviram como ele havia sido cortado e seus fragmentos amplamente distribuídos entre as aldeias da costa noroeste. Evidentemente, foram feitas provisões para várias grandes festas. O povo de Kahuku, embora a vários quilômetros de distância de Hauula, recebeu a sua porção. Os estranhos amigáveis ​​devem compartilhar esse grande presente com eles. Mas os homens do Taiti com o coração pesado reconheceram os fragmentos como parte de seus companheiros. Eles não puderam participar da festa, mas por gentileza e estratégia conseguiram não apenas recusar o convite, mas também garantir algumas porções da carne para levar ao mar. Essas porções foram lançadas na água e imediatamente reviveram. Eles tinham a cor do sangue como um lembrete da morte da qual foram resgatados. Desde então, eles levaram o nome de ‘Hilu-ula’, ou ‘o Hilu vermelho’.

Então o ‘peixe’ do Taiti foi para Hauula. Eles foram até a terra tabu atrás de Hauula. Eles levantaram as bandeiras tabu. Então eles represaram as águas do vale acima da aldeia até que houvesse o suficiente para uma poderosa inundação. As tempestades das nuvens pesadas levaram as pessoas para as suas casas. Então os Taitianos abriram as comportas de seu reservatório na montanha e deixaram as águas irresistíveis descerem sobre a aldeia. As casas e os seus habitantes foram varridos para o mar e destruídos. Assim a vingança veio sobre os canibais.

Os Taitianos eram ‘peixes’, portanto voltaram ao oceano para nadar ao redor das Ilhas. Às vezes eles chegavam perto o suficiente dos esconderijos dos pescadores para serem levados para comer. Eles levam o nome ‘hilu’. Mas existem duas variedades. O hilo vermelho é cozido e comido, mas nunca comido sem ter sentido o poder do fogo. O rastro do banquete canibal está sempre sobre a sua carne. Portanto, deve ser removido pela purificação das chamas sobre as quais é preparado para o alimento. O hilu azul, dizem os nativos, é salgado e comido cru. Assim, a lenda diz que os dois peixes vieram do Taiti e assim eles se tornaram a origem de alguns dos belos peixes cujas cores brilham como o arco-íris nas águas cristalinas do Havaí.

Outra lenda um pouco semelhante a essa é contada pelos nativos de Hauula. Há um vale perto desta aldeia chamado Kaipapau (O-vale-do-mar-raso). Aqui vivia um velho Kahuna, ou sacerdote, que sempre adorou os dois grandes deuses Kane e Kanaloa. Esses deuses tinham a sua casa no lugar onde o velho os adorava continuamente, mas adoravam sair de vez em quando para dar uma volta pela Ilha. Certa vez, os deuses chegaram à casa de sua irmã e receberam dela peixe seco como alimento. Isso eles levaram para o mar e jogaram nas águas, onde ele ficou vivo novamente e nadou ao longo da costa enquanto os deuses viajavam para o interior. Pouco a pouco chegaram ao pequeno rio onde o velho tinha a sua casa. Os deuses foram para o interior ao longo da margem do rio e os peixes também se viraram, forçando o seu caminho sobre o banco de areia que marcava a foz do pequeno riacho. Em seguida, subiram o rio até um tanque diante do lugar onde os deuses haviam parado. Desde então, quando as águas altas tornavam o rio acessível, esses peixes, chamados ulua, chegavam ao lugar onde os deuses eram adorados pelos Kahuna e onde descansavam e bebiam awa com ele. Quando os deuses se cansavam da awa do sacerdote, eles se afastavam com a advertência de que, quando ele ouvisse um grande barulho na praia, ele não deveria descer para ver o que as pessoas estavam fazendo, mas perguntar o motivo da agitação e se fosse um tubarão ou um grande peixe, ele deveria ficar em casa. Ele não precisava ir para aquele lugar.

Alguns dias depois, uma grande onda veio do mar e varreu a praia. Quando a água voltou, restou uma grande baleia, a cauda na praia e a cabeça no mar. As pessoas vieram ver a baleia. Eles achavam que ela estava morta. Eles brincaram em suas costas e pularam nas águas profundas de sua cabeça. Os seus gritos de alegria e gargalhadas chegaram aos ouvidos do sacerdote, que morava no interior. Então as pessoas vinham à beira do rio para colher cipós e flores com as quais faziam guirlandas. Provavelmente era a intenção dos aldeões cortar o grande peixe em pedaços e fazer um banquete. O velho sacerdote estava muito ansioso para ver o peixe maravilhoso. Ele esqueceu o aviso dos deuses e foi para a beira-mar. O povo gritou para que o velho viesse depressa. O velho sacerdote estava junto à cauda do grande peixe. Como se para recebê-lo, o rabo se moveu. Ele subiu nas costas e correu para a cabeça e pulou no mar. As pessoas aplaudiram o sacerdote quando ele voltou para a praia e uma segunda vez se aproximou da baleia. Novamente houve o movimento da cauda ​​e novamente o sacerdote correu pelas costas, mas quando ele saltou a baleia o pegou e o levou para o Taiti. Por isso, foi dado um nome a um ponto de terra não muito longe desse lugar – o nome ‘Ka-loe-o-ka-palaoa’ (A cauda da baleia).

XX – IWA, O LADRÃO NOTÁVEL DE OAHU

No antigo Havaí, o roubo era uma profissão honrosa. Exigia refinamento, bem como habilidade natural. Mesmo tão tardio quanto os dias do capitão Cook e sua descoberta das Ilhas Havaianas, há o registro de um chefe cujo negócio era roubar com sucesso. Quando o capitão Cook descobriu a Ilha Kauai, um chefe chamado Kapu-puu (O-tabu-hill) foi um dos primeiros a sair para os navios. Ele foi dizendo: ‘Há muito ferro [hao]. Eu vou ‘hao‘ [roubar] o ‘hao’, pois ‘hao’ [saquear] é o meu sustento’ – como um historiador expressou o ditado: ‘Saquear está comigo casa e terreno.’ O cacique, no entanto, foi detectado em flagrante e foi baleado e morto. Os nativos nunca pareceram culpar o capitão Cook pela morte daquele chefe. O ladrão não teve sucesso. Realmente, o pecado de roubar consistia em ser descoberto.

A história de Iwa, o ladrão de sucesso, remonta aos dias em que Umi era rei do Havaí, quatorze gerações de reis antes de Kamehameha, o Primeiro. O rei Umi era bem conhecido nas lendas históricas Havaianas e muitos eventos importantes são datados com o seu reinado como ponto de referência.

Em Puna, Havaí, enquanto Umi era rei, vivia um pescador chamado Keaau. Ele era amplamente conhecido por sua habilidade em pescar com uma concha maravilhosa. Era uma das conchas leho e era usada na captura de lulas. Seu nome era Kalo-kuna. Keaau sempre voltava da pesca com a canoa cheia. Depois de um tempo, ele era comentado por toda a Ilha e Umi ouviu sobre o leho mágico do pescador.

Naquela época, Umi morava em Kona, onde se pescava segundo o costume daqueles dias. Ele enviou um mensageiro ordenando ao pescador que trouxesse a sua concha para Kona, onde ele poderia mostrar o seu poder e a sua habilidade. Então o rei, que tinha o direito de tomar todas as propriedades de qualquer um de seus súditos, pegou a concha do pescador.

O coração de Keaau ficou muito ferido pela perda de sua concha, então ele foi a um homem no Havaí que era habilidoso em roubo e pediu-lhe para roubar secretamente o leho e devolvê-lo a ele. Ele trouxe a sua canoa cheia de sua propriedade – um porco, algumas frutas e awa e as folhas de tapa pretas e brancas e manchadas – para dar ao ladrão que pudesse recuperar a sua concha. Mas nem esse ladrão nem qualquer outro nas Ilhas do Havaí, Maui ou Molokai foi suficientemente habilidoso para lhe dar qualquer ajuda.

Depois ele passou adiante para Oahu, onde ele conheceu um pescador que, segundo o costume do povo, o convidou a desembarcar e aceitar a hospitalidade. Quando a festa terminou, eles lhe perguntaram o objetivo de sua viagem. Ele contou a história da perda de seu leho e disse que estava viajando para encontrar ‘um ladrão capaz de roubar de volta a concha tomada pela mão forte do chefe do Havaí’.

Então o Povo de Oahu contou a ele sobre Iwa e a sua maravilhosa habilidade em saquear. Eles o orientaram a remar a sua canoa por Makapo e depois pousar e ele encontraria um menino sem um malo (tanga). Ele devia dar-lhe a oferta – as coisas boas trazidas na canoa. Ele encontrou o menino e colocou diante dele os presentes. Mataram o porco e o cozinharam sobre pedras quentes. Então eles fizeram um banquete e o menino-ladrão perguntou ao viajante por que ele tinha vindo até ele. O pescador contou todos os seus problemas e pediu a Iwa que o acompanhasse para recuperar a concha. A isso Iwa consentiu e, após uma noite de descanso, preparou-se para ir para o Havaí.

Quando chegou a hora da viagem, ele colocou Keaau na frente e tomou o seu lugar para dirigir e remar. O nome de seu remo era Kapahi, que significa ‘espalhar a água’. Iwa disse ao pescador que olhasse atentamente para a terra diante deles; então ele falou com o seu remo, dizendo: ‘Deixe o oceano encontrar o mar de Iwa’. Ele bateu o remo uma vez no mar e a canoa passou pelas pequenas Ilhas ao longo da costa e passou para Niihau. De Niihau, em quatro remadas, a canoa parou na costa do Havaí, onde Umi e seus chefes estavam pescando. Uma das canoas tinha uma casa de ramos de palmeira construída sobre ela para dar sombra ao pescador. Iwa perguntou se aquela era a canoa real e, ao saber que era, rapidamente deu a ré com a sua canoa ao redor de um penhasco e preparou-se para mergulhar, dizendo ao amigo: ‘Eu irei e roubarei aquele leho’.

Ele pulou na água e mergulhou no fundo do oceano. Ele caminhou sob o mar auxiliado por seu poder mágico até chegar ao lugar onde flutuavam as canoas do rei. Do lado do barco do rei pendia a corda à qual a concha estava presa. Iwa, subiu silenciosamente sob a canoa e pegou o leho, puxou-o lentamente até o fundo, quebrou a corda e prendeu-a a rochas afiadas e depois voltou para o lugar onde Keaau o esperava. Durante todo o caminho, lulas gigantes e peixes diabólicos lutaram contra ele e tentaram tirar a concha de suas mãos, mas por encantamentos e pelo poder de seus deuses ele escapou para a canoa e, saltando, deu o leho ao pescador e remou para Puna. Lá ele morou com Keaau por um tempo.

Quando o menino-ladrão pegou a corda de Umi, ele pensou que uma lula muito grande havia agarrado a concha e deixou a linha correr, com medo de que ela pudesse quebrar e a concha se perder, mas quando ele tentou puxá-la, encontrou-a logo abaixo. Ele transmitiu à terra para todas as pessoas que pudessem mergulhar, mas nenhuma delas conseguiu ir ao fundo. Dez dias e dez noites ele esperou em sua canoa. Então ele transmitiu por toda a Ilha do Havaí para aqueles que sabiam mergulhar em águas profundas, mas todos os mergulhadores famosos falharam. O mensageiro chegou ao local onde Iwa estava hospedado. Keaau estava fora pescando. Iwa levou o mensageiro ao local onde o pescador secou as lulas e mostrou-lhe muitas já capturadas. Então Iwa disse: ‘Volte e diga ao seu rei que o leho não está na linha, mas uma pedra a está segurando.’

O mensageiro retornou ao rei e relatou a palavra de Iwa. Então o rei enviou homens velozes para correr e trazer Iwa até ele. O menino concordou em ir até Umi e acelerou mais rápido do que os mensageiros que mandaram buscá-lo. Quando ele estava diante de Umi, ele contou ao rei toda a sua história e pulou no mar, mergulhando, quebrando a rocha e trazendo o pedaço ao qual a linha havia sido amarrada. Umi então queria que Iwa voltasse para Puna e roubasse aquele leho para ele. Iwa voltou para a casa do pescador e naquela noite roubou a concha para o rei.

Quando Umi recebeu a concha, regozijou-se muito com a habilidade desse ladrão. Então ele pensou em seu machado de pedra tabu em Waipio Valley e desejou testar esse menino-ladrão novamente.

Esse machado de pedra sagrado pertencia realmente a Umi, filho de Liloa, mas estava guardado no tabu heiau (templo sagrado) de Pakaalana, no Waipio Valley. Duas idosas eram guardiãs desse machado tabu. Ele estava amarrado firmemente no meio de um barbante. Uma ponta desse barbante foi amarrada no pescoço de uma idosa e uma ponta no pescoço da outra. Assim, elas usavam o barbante como uma lei (coroa de flores) daquele machado de pedra sagrado de Umi. Quando Umi perguntou ao ladrão se ele roubaria esse machado, Iwa disse que tentaria, mas esperou até que o sol estivesse quase se pondo, então correu rapidamente para Waipio Valley como se fosse um mensageiro do rei, chamando o povo e estabelecendo um tabu sobre a terra:

‘Durma – durma para o machado de pedra sagrado de Umi.
Tabu – que nenhum homem saia de sua casa.
Tabu – não deixe nenhum cachorro latir.
Tabu – que nenhum galo cante.
Tabu – que nenhum porco faça barulho.
Durma – durma até que o tabu seja levantado.’

Cinco vezes ele chamou o tabu, começando em Puukapu perto de Waimea, enquanto seguia para o caminho guardado para Waipio. Depois de estabelecer esse tabu, desceu ao local onde as idosas guardavam o machado. Ele chamou novamente, ‘O sono veio para vocês duas?’ E elas responderam: ‘Aqui nós estamos, nós não estamos dormindo’. Ele chamou novamente: ‘Onde vocês estão? Eu tocaria naquele machado sagrado de Umi e voltaria e relataria que essa mão segurou o machado de pedra sagrado do rei.’

Ele se aproximou e pegou o machado e puxou as pontas do barbante ao redor do pescoço das idosas, asfixiando-as e abandonando-as. Então ele quebrou o barbante e correu rapidamente pela trilha acima do precipício. As idosas se desvencilharam e começaram a gritar: ‘Foi roubado o machado tabu de Umi e o ladrão subiu em direção a Waimea’. As pessoas seguiram Iwa de um lugar para outro, mas não conseguiram alcançá-lo e logo o perderam.

Iwa foi para a casa do rei e deitou-se para dormir. À medida que a manhã se aproximava, o povo do rei o encontrou dormindo e disse ao rei que ele não estava fora, mas quando Iwa acordou, ele foi chamado ao rei, que disse: ‘Aqui, você não tem o machado de pedra tabu’.

‘Talvez não’, disse o menino, ‘mas aqui está um machado que encontrei ontem à noite. Você pode dar uma olhada nele?’ O rei viu que era seu machado tabu e se admirou com o poder mágico do ladrão, pois achava impossível ir a Waipio e voltar naquela noite e sabia como seria difícil pegar o machado e escapar do povo.

Ele decidiu dar a Iwa outro teste – uma competição com os melhores ladrões de seu reino. Ele perguntou se Iwa consentiria em um concurso de morte. Aquele que supera em roubo deve receber recompensa. Os derrotados devem ser mortos. Esse plano parecia certo para o ladrão de Oahu. Seria uma grande batalha – um contra seis.

O rei chamou o seu clã de seis ladrões e Iwa e disse-lhes que separaria duas casas nas quais eles poderiam colocar a sua pilhagem. Naquela noite eles deveriam sair e roubar e aquele cuja casa tivesse mais propriedades deveria ser o vencedor. A notícia do concurso se espalhou por toda a aldeia e as pessoas se prepararam para esconder as suas propriedades.

Iwa deitou-se para dormir enquanto os seis homens passavam silenciosa e rapidamente entre as pessoas, roubando tudo o que podiam. Quando viram Iwa dormindo, sentiram pena dele por sua morte certa. Perto da manhã, a casa estava quase cheia e Iwa ainda dormia. Os seis ladrões estavam muito cansados ​​e famintos, então prepararam um banquete e awa. Eles comeram e beberam até serem vencidos pela embriaguez. Um pouco antes do amanhecer eles também adormeceram.

Iwa levantou-se, correu para a casa cheia dos seis ladrões e rapidamente levou todo o saque para a sua própria casa. Então ele foi silenciosamente para a casa de dormir de Umi e, mostrando a sua grande habilidade, tirou os lençóis de tapa da cama em que o rei estava dormindo e os empilhou sobre as outras coisas em sua casa. Então ele se deitou novamente como se estivesse dormindo.

O frio da manhã caiu sobre o rei e ele estava gelado e acordou, tateando os lençóis, mas não conseguia encontrá-los. Lembrou-se da competição e, quando a luz do dia pousou sobre eles, convocou o povo.

Eles foram à casa dos seis ladrões e a abriram para procurar o saque deles e não havia nada lá. Ela estava inteiramente vazia. Depois disso foram para a casa de Iwa. Quando a porta foi aberta, eles viram as folhas de tapa do rei sobre todos os outros saques. Os seis ladrões foram mortos e Iwa foi homenageado por alguns anos como o amigo muito querido do rei e o ladrão mais hábil do reino.

Depois de um tempo, ele ansiava pelo local de seu nascimento e pediu a Umi que o mandasse de volta para os seus pais. Umi encheu uma canoa dupla com coisas boas e o deixou voltar para o pali de lado verde (ou precipício) do distrito de Koolau, na Ilha de Oahu.

Imagem erik-karits-70BB21WUwto-unsplash.jpg – 21 de agosto de 2022.

…continua Parte V…

Muda…

A chuva de bênçãos derrama-se sobre mim, nesse exato momento.
A Prece atinge o seu foco e levanta voo.

Eu sinto muito.
Por favor, perdoa-me.
Eu te amo.
Eu sou grato(a).

Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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