…continuação da Parte I…

Uma história muito breve do tempo

Do livro: “O Desaparecimento do Universo”, de autoria de Gary R. Renard, transcrevemos trechos que esclarecem ainda mais a visão de Um Curso em Milagres sobre o “tempo”, em diálogo didático e esclarecedor entre o autor Gary e os Mestres Ascensionados Pursah e Arten, para o nosso amplo entendimento sobre este importante tema do Curso.

O tempo não durou senão um instante em tua mente, sem nenhum efeito sobre a eternidade. E assim todo o tempo é o passado e todas as coisas são exatamente como eram antes que fosse feito o caminho para o nada. O diminuto tic-tac do tempo no qual foi feito o primeiro equivoco e todos eles dentro desse único, também continha a Correção daquele equívoco e de todos os que vieram dentro do primeiro. E naquele instante diminuto o tempo desapareceu, pois isso foi tudo o que ele jamais foi (T-25.V.3:3-6).

“Existe apenas um tempo, ou, em termos da ilusão, havia apenas um tempo. Você pegou esse tempo único e, assim como com a ilusão do espaço, você o dividiu e subdividiu em partes aparentemente infinitas, então, elas parecem diferentes ao invés da mesma; assim como você criou incontáveis pessoas que iriam parecer diferentes ao invés da mesma. O tempo e o espaço foram necessários porque tinha que haver um lugar no qual essas pessoas parecessem funcionar. Isso ajuda a encobrir o fato de que elas estão funcionando em um sonho. Como o Curso diz:

… Em última instância, o espaço é tão sem significado quanto o tempo. Ambos são meramente crenças (T-1.VI.3:5).

A mente está fora do tempo e do espaço. Quando você desperta, percebe que todo o tempo e o espaço e todas as coisas que pareceram estar lá, eram apenas um sonho. A sua mente meramente pareceu ter ido dormir por um momento.

Como o Curso coloca, se referindo à sua mente:

… Sonha com o tempo, um intervalo em que o que parece acontecer nunca ocorreu, em que as mudanças forjadas são sem substância e em que todos os eventos não estão em parte alguma. Quando a mente desperta, apenas continua tal como sempre foi (LE-pI.167.9:3-4).

O Curso diz:

A cada dia e em cada minuto de cada dia, e em cada instante que cada minuto contém, tu apenas revives o único instante em que o tempo do terror tomou o lugar do amor. E assim, morres a cada dia para viver outra vez, até que atravesses a brecha entre o passado e o presente, que não é absolutamente uma brecha. Assim é cada vida: um aparente intervalo do nascimento à morte e mais uma vez à vida, uma repetição de um instante que se foi há muito e que não pode ser revivido. E tudo o que existe do tempo não passa da crença louca segundo a qual o que passou ainda está aqui e agora.

Perdoa o passado e deixa-o ir, pois ele já se foi. (LT-26.V.13:1-4, 14:1)

Os índios americanos costumavam dizer, ‘Observe o grande mistério!’. O Texto do Curso diz:

Contempla a grande projeção, mas olha-a com a decisão de que ela tem que ser curada e não com medo. Nada do que fizeste tem qualquer poder sobre ti, a não ser que ainda queiras estar à parte do teu Criador e com uma vontade oposta à Sua (T-22.II.10:1-2).

O Curso também diz, logo antes disso:

… Pois o tempo tu fizeste e o tempo podes comandar. Não és mais escravo do tempo do que do mundo que fizeste (T-22.II.8:7-8).

Como Jesus repetidamente o aconselha de que você não pode ter ambos, o tempo e a eternidade. Você tem que escolher.

Não há nenhuma parte do Céu que possas levar e tecer em ilusões. E nem há nenhuma ilusão com a qual possas entrar no Céu (T-22.II.8:1-2).

A grande projeção do tempo e do espaço é apenas como um filme, então – um filme muito intenso.

Uma vez que você realmente compreenda isso, então, a questão se torna com quem você vai assistir ao filme? Você pode assisti-lo com o ego e ouvir as suas interpretações, ou você pode assisti-lo com o Espírito Santo e ouvir a interpretação dele.

Ainda que a sua experiência seja de que você está assistindo ao filme aqui, você realmente não está. Você está assistindo a ele em um nível mais elevado e a sua experiência é a de que você está em um corpo, assistindo a ele aqui.

E não apenas isso, mas você está assistindo a algo que já aconteceu – como assistir a uma reprise na televisão, que você perdeu ou de que se esqueceu. Considere essas passagens surpreendentes do Livro de Exercícios; juntas, elas dão uma visão geral dos ensinamentos do Curso sobre a ilusão do tempo.

… A revelação de que o Pai e o Filho são um só virá a seu tempo a cada mente. No entanto, esse momento é determinado pela própria mente, não é ensinado (LE-pI.158.2:8-9).

Esse momento já está estabelecido. Parece ser bastante arbitrário. Mas não há nenhum passo que alguém possa dar nessa estrada que seja apenas por acaso. Esse passo já foi dado por ele, embora ele ainda não tenha embarcado nisso. Pois o tempo apenas parece ir em uma direção. Estamos apenas empreendendo uma jornada que já chegou ao fim. Todavia, parece reservar um futuro que ainda nos é desconhecido (LE-pI.158.3:1-7).

O tempo é um truque, um passe de mágica, uma vasta ilusão em que figuras vêm e vão como por magia. Mas há um plano por trás das aparências que não muda. O roteiro está escrito. O momento em que a experiência vem para dar fim à tua dúvida já foi estabelecido. Pois nós vemos a jornada apenas do ponto em que ela terminou, olhando em retrospectiva, imaginando que a empreendemos novamente, revisando mentalmente o que já se foi (LE-pI.158.4:1-5).

Continuando depois, no Livro de Exercícios, Jesus liga o conceito da unicidade às duas palavras que expressam a verdade absoluta, ‘Deus é’, e, então, as liga ao conceito do tempo dizendo:

…Isso devolve a mente ao presente infinito, em que nem o passado nem o futuro podem ser concebidos (LE-pI.169.6:3).

E continua:

…O mundo absolutamente nunca foi. A eternidade permanece um estado constante (LE-pI.169.6:6-7).

Ele também diz:

Isso está além da experiência que tentamos apressar. Entretanto, o perdão, ensinado e aprendido, traz consigo as experiências que dão testemunho de que está próximo o momento em que a própria mente determinou abandonar tudo, menos isso (LE-pI.169.7:1-2).

Continuando, na mesma linha, se referindo ao Espírito Santo:

Todo aprendizado já estava na Sua Mente, realizado e completo. Ele reconheceu tudo o que o tempo contém e o deu a todas as mentes para que cada uma pudesse determinar, de um ponto em que o tempo estava acabado, quando estaria liberada para a revelação e a eternidade. Já repetimos várias vezes antes que apenas fazes uma jornada que já terminou.

Pois a unicidade tem que estar aqui. Qualquer que seja o momento que a mente tenha estabelecido para a revelação, ele é inteiramente irrelevante para o que tem que ser um estado constante, para sempre como sempre foi; permanecendo para sempre como é agora. (LE-pI.169.8:1-3, 9:1-2)

Basta, então, que tenhas trabalho a fazer para desempenhar a tua parte. O fim terá que permanecer obscuro para ti até que seja feita a tua parte. Isso não importa. Pois a tua parte ainda é aquilo de que depende todo o resto. Ao aceitares o papel que te foi designado, a salvação vem a estar um pouco mais perto de cada coração incerto que ainda não bate sintonizado com Deus (LE-pI.169.11:1-5).

O sonho não foi criado por nenhuma outra pessoa. Mais uma vez, o mundo pode ser salvo sem você? A resposta é não.

O seu trabalho então é o perdão, perdoar a si mesmo.

Como o Curso diz a você de muitas maneiras diferentes, muitas e muitas vezes e nunca em termos incertos:

O perdão é o tema central que corre por toda a salvação, mantendo todas as suas partes em relacionamentos significativos, tendo o curso que ela segue direcionado e o seu resultado seguro (LE-pI.169.12:1).

Você pode tanto ser atrasado indefinidamente quanto pode se liberar. A escolha que você faz não é menor do que o que está descrito no seguinte, onde o próprio Jesus pede a você, em cada situação, para tomar a mesma decisão que Ele tomou.

Escolhe outra vez se queres tomar o teu lugar entre os salvadores do mundo, ou se queres permanecer no inferno e lá manter os teus irmãos (T-31.VIII.1:5).

O tempo parece ter um futuro ainda incerto para você, mas tudo já está realmente feito. Você não pode mudar o roteiro do ego; tudo o que você pode fazer é mudar para a interpretação do Espírito Santo – a qual, como nós enfatizamos, é o Seu roteiro.

É por isso que Jesus disse para nós há 2.000 anos, ‘Quem entre vós, por preocupar-vos, podeis acrescentar um minuto às vossas vidas?’

A verdade é que a história da sua vida – e é apenas uma história – já foi escrita. Você fala sobre uma história à qual realmente nem está assistindo aqui! Você pensa que está, mas realmente a está revendo mentalmente no nível da mente. Mais uma vez, você é a parte da mente que observa e escolhe, enquanto o filme de sonho foi provocado pelas primeiras escolhas que você fez com o ego.

Lembre-se de que não importa o quanto o seu trabalho pareça grande e não importando quantas dimensões de tempo existam, ou universos alternativos com as suas próprias dimensões, ainda existe a mesma simplicidade da qual você nunca pode escapar: a sua salvação sempre vem de uma decisão que você está tomando nesse exato momento.

Não há escapatória disso. Não importando o que pareça estar acontecendo com você, a escolha é realmente muito simples e imediata. Sempre que você se lembrar disso, vai saber qual interpretação do sonho deveria ouvir – mesmo depois de seu corpo parecer ter falecido.

Em algum ponto o sistema de pensamento do Curso se torna tão parte de você, que você vai escolher a força de Cristo mesmo quando estiver adormecido, à noite, o que significa que vai muitas vezes escolher a mesma força automaticamente depois de abandonar o seu corpo.

Esse deveria ser um pensamento reconfortante para você, não apenas porque vai fazer com que tenha menos medo da morte, mas porque confirma que ainda que você morra hoje, levará o seu aprendizado com você – mesmo que não seja um mestre.

A realidade é muito diferente da sua experiência atual. Acostumar-se a isso lentamente é altamente recomendável. Até na maioria das manhãs, você acorda gradualmente dos seus sonhos – a menos que o alarme do despertador o desperte rudemente.

Bem, a mente maior parece estar acordando do sonho lentamente e, quando um indivíduo aparente desperta do sonho, isso é simbólico do despertar gradual da mente maior – ainda que você possa dizer, a partir da citação que estamos usando, que o sonho realmente terminou instantaneamente. A questão é, quanto tempo você quer esperar para estar completamente preparado para o Céu? Como o Curso o lembra:

… Os teus irmãos estão em todos os lugares. Tu não tens que ir buscar a salvação longe. Cada minuto e cada segundo te dá uma chance de salvar a ti mesmo. Não percas essas chances, não porque elas não retornarão, mas porque é desnecessário protelar a alegria (T-9.VII.1:4-7).

Nós já citamos o Curso antes, sobre Deus querendo que o Seu Filho seja despertado gentilmente, mas você tem que perceber que a sua mente precisa contemplar uma ideia pelo menos uma dúzia de vezes ou mais antes de que ela realmente comece a penetrar.

Embora possa ser a sua mente que pense, veja e ouça, não o seu corpo, isso significa que também é a sua mente, sob a dominação do ego, que se recusa a realmente pensar, ver e ouvir ideias da mente certa – não importando que forma tenham.

É por isso que o sistema de pensamento do Curso é essencial para retirar as camadas do ego através do uso dos princípios interconectados que apoiam continuamente uns aos outros e se tornam dominantes sobre a maneira da mente errada olhar para a grande projeção.

Uma vez que se atenham ao Curso como um método de autoestudo, vão perceber que é o seu próprio poder de decisão que está sendo utilizado, não se está abrindo mão dele.

Além disso, em sua condição atual, elas realmente já sofreram lavagem cerebral por parte do ego e vão continuar assim até que reclamem as suas mentes. Como o Curso explica sobre a necessidade de treinamento:

…Tu és por demais tolerante em relação às divagações da mente e condescendes com passividade às criações equivocadas da tua mente (T-2.VI.4:6). 

A maioria das pessoas presume que o que elas acreditam com a sua mente consciente é o que importa, quando a verdade é que aquilo em que elas acreditam com a sua mente inconsciente é que faz toda a diferença – e elas não podem mudar isso por conta própria. É por isso que o Espírito Santo é a saída.

Continuar com a prática do perdão, você será arrancado do holograma ilusório. É só por causa das suas crenças errôneas e pensamentos da mente errada que você continua preso a ele.”

Gary então questiona: O que chamamos de Big Bang, que foi simbólico da separação e da projeção do universo, significa que o universo um dia [no tempo] vai começar a fazer o caminho contrário e vai entrar em colapso em si mesmo no final?

Arten responde: “Não. É verdade que o Big Bang simbolizou a separação, mas o que você deveria se lembrar é que, no nível da forma, ele foi tão tremendo que produziu uma força insondável de energia.

Isso, por seu turno, pré-determinou todas as leis físicas e o destino de cada célula e molécula, como cada uma iria evoluir e em qual direção deveria ir.

Quando dizemos que o filme já foi filmado, estamos dizendo que tudo que aparentemente iria acontecer já foi colocado em movimento naquele instante e, na verdade, realmente não poderia acontecer de nenhuma outra forma.

Todas as dimensões e cenários diferentes são simplesmente simbólicos e diferentes big bangs dentro do Big Bang e aconteceram no mesmo instante. Ainda que tudo tenha terminado imediatamente, você ainda tem que despertar para reconhecer a realidade.

O mecanismo de como os corpos robôs são manipulados por forças invisíveis é simplesmente uma parte da encenação do roteiro pré-determinado.

Lembre-se disso: uma vez que foi a sua decisão juntar-se ao ego e tornar a separação real, isso significa, mais uma vez, que o roteiro é um exemplo de auto predeterminação, com o qual você concordou em um nível diferente e não é o caso de você ser uma vítima. Agora, você tem o Curso para ensiná-lo como mudar a sua mente sobre a coisa inteira.

O que você está testemunhando aqui é como uma gravação do ego e está a seu cargo querer ouvir um tom diferente. O universo não tem que entrar em colapso em si mesmo para terminar. O que tem que acontecer é que todos precisam despertar, então o universo de sonho vai simplesmente desaparecer – porque um sonho insignificante é tudo o que ele era.

Para manter você preso, o roteiro parece se mover cada vez mais rápido conforme o tempo passa e o período de tempo da sua atenção fica cada vez mais curto. Até você destruir a sua civilização e começar tudo de novo com pouca memória – como começar uma nova vida.

Existem várias dimensões abertas para você e é possível mudar de uma para outra. Entretanto, esse ainda é um sistema fechado e o próprio fato de ele ser limitado e fixo apoia o que estávamos dizendo.

O roteiro do ego é como uma cenoura na ponta de um galho. Ele tenta prender você ao pensamento de que tem liberdade dentro do roteiro, quando a única liberdade real que você pode um dia encontrar está completamente fora de toda essa confusão.

Em relação ao roteiro de múltipla escolha, ao tomar decisões diferentes, você pode acordar uma manhã e, sem saber, estar em uma dimensão diferente, que parece exatamente como essa, exceto pelo fato de ter tido a sua própria explosão do big bang dentro do acontecimento do Big Bang e, portanto, tem as suas próprias variações no roteiro.

Mais uma vez, você tem que se lembrar de que isso ainda é uma ilusão dentro de um sistema fixo. Uma ilusão ainda é uma ilusão – e isso ainda é uma ilusão e existe apenas uma saída.

O roteiro do ego é simplesmente todo sobre o tempo, que já terminou.

O roteiro do Espírito Santo é o perdão de todas as pessoas na sua vida – não importando onde elas pareçam estar. É assim que o tempo desaparece.

Uma das melhores maneiras de entender a distinção entre o tempo do ego e a eternidade do Espírito Santo é lembrar que as lições do Espírito Santo do perdão verdadeiro levam ao desfazer do tempo por interpretá-lo como desnecessário. Esse desfazer é conseguido no nível da mente – fora do tempo – e, ao invés de mudar o tempo, o faz desmoronar.

E onde está o tempo, quando os sonhos de julgamento foram postos de lado? (T-29.IX.8:7)

Em poucas palavras, o Curso está dizendo que o tempo inteiro estava contido dentro de um instante.

A vasta ilusão aconteceu toda de uma vez, embora realmente não tenha acontecido e na verdade já terminou.

O pensamento da separação e todos os pensamentos simbólicos da separação dessa maneira, foram corrigidos pelo Espírito Santo, mas continuamos rodando a fita do roteiro da separação em nossa mente vezes sem conta – como fantasmas – até que aceitemos completamente as correções do Espírito Santo, o que dissolve o tempo e nos leva de volta a Deus.”

O perdão verdadeiro é a saída. Arten

Então, o tempo não cura todas as mágoas, mas o perdão vai curar todo o tempo. Gary

O tempo é um truque, um passe de mágica, uma vasta ilusão em que figuras vem e vão como por magia. Mas há um plano por trás das aparências que não muda. O roteiro está escrito. O momento em que a experiência vem para dar fim à tua dúvida já foi estabelecido. Pois nós vemos a jornada apenas do ponto em que ela terminou, olhando em perspectiva, imaginando que a empreendemos novamente, revisando mentalmente o que já se foi (LE-pI.158.4:1-5).

Pai, hoje desperto com milagres corrigindo a minha percepção de todas as coisas. E assim começa o dia que compartilho Contigo como compartilho a eternidade, pois nesse dia o tempo deu um passo ao lado. Não busco as coisas do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e por isso não olharei para elas. O que busco hoje transcende todas as leis do tempo e das coisas percebidas no tempo. Quero esquecer todas as coisas, exceto o Teu Amor. Quero habitar em Ti e não conhecer outras leis, exceto a Tua lei do amor. E quero achar a paz que criaste para o Teu Filho, esquecendo todos os tolos brinquedos que fiz [tempo e espaço] ao contemplar a Tua glória e a minha (LE-pII.346.1:1-7).

Imagem pexels-pixabay-277458.jpg

Bibliografia da OREM3:

1) Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
2) Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
3) E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
4) E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
5) Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
6) Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
7) Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
8) Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
9) E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
10) Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
11) Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
12) Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
13) Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
14) Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
15) Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
16) Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
17) Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
18) Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
19) Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
20) Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
21) Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
22) Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
23) Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
24) Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
25) Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
26) Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
27) E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
28) Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
29) Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
30) Site https://circleofa.org/.
31) Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
32) Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
33) Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
34) Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
35) Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
36) Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
37) Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
38) Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
39) Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
40) Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
41) Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
42) Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
43) Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
44) Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
45) Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
46) Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
47) Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
48) Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
49) Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
50) Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x