Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 90

[FIP T-6.V.A. Para Ter, Dá Tudo a Todos]

“Quando o seu corpo, o seu ego e os seus sonhos se forem, você saberá que VOCÊ durará para sempre. Muitos pensam que isso é realizado através da morte, mas NADA é realizado através da morte porque a morte não é nada. TUDO é realizado através da vida e a vida é da mente e está na Mente. O corpo não vive nem morre, porque não pode conter você que é vida. Se nós compartilharmos a mesma mente, VOCÊ PODE SUPERAR A MORTE PORQUE EU A SUPEREI.

A morte é uma tentativa de resolver o conflito sem decidir nada. Como qualquer das outras soluções impossíveis que o ego tenta, ESSA NÃO FUNCIONARÁ.

Deus não fez o corpo, porque ele pode ser destruído e, portanto, não é do Reino.

O corpo é o símbolo do QUE VOCÊ PENSA QUE É. Ele é claramente um dispositivo de separação e, portanto, não existe. O Espírito Santo, como sempre, toma o que você fez e o traduz em um instrumento de aprendizado PARA você. Novamente, como sempre, ele re-interpreta o que o ego usa como argumento PARA a separação, como um argumento CONTRA isso.

Se a mente pode curar o corpo, mas o corpo não pode curar a mente, então a mente TEM QUE SER MAIS FORTE do que o corpo. Todo milagre demonstra isso. Nós dissemos que o Espírito Santo é a MOTIVAÇÃO para os milagres. Isso porque Ele SEMPRE lhe diz que SOMENTE a mente é real, porque somente a mente PODE SER COMPARTILHADA. O corpo É separado e, portanto, NÃO PODE ser parte de você. Ser uma única mente é significativo, mas ser um só corpo não tem sentido. Pelas leis da mente, então, o corpo NÃO tem significado.

Para o Espírito Santo NÃO HÁ ORDEM DE DIFICULDADE EM MILAGRES. Isso é FAMILIAR o suficiente para você a essa altura, mas ainda não se tornou verossímil. Portanto, você não entende e não pode USAR isso. Nós temos muito a realizar em nome do Reino para deixar esse conceito crucial passar despercebido. É uma verdadeira pedra fundamental do sistema de pensamento que eu ensino e quero que você ensine. Você não pode fazer milagres sem acreditar nisso, porque essa é a crença na igualdade perfeita.

Apenas uma dádiva igual PODE ser oferecida aos Filhos iguais de Deus e isso é APRECIAÇÃO PLENA. Nada mais e nada menos. Sem uma escala, a ordem de dificuldade não TEM significado e não tem que haver nenhuma escala naquilo que você oferece um ao outro. O Espírito Santo, que conduz a Deus, traduz a comunicação naquilo que é, assim como, em última análise, traduz a percepção em conhecimento.

VOCÊ NÃO PERDE O QUE COMUNICA. O ego usa o corpo para o ataque, para o prazer e para o orgulho pessoal. A insanidade dessa percepção faz com que ela seja, de fato, amedrontadora. O Espírito Santo vê o corpo apenas como um meio de COMUNICAÇÃO. E porque comunicar É compartilhar, ele vem a ser comunhão. Você pode argumentar que tanto o medo quanto o amor podem ser comunicados e, portanto, podem ser compartilhados. Mas isso não é tão real quanto parece. Aqueles que comunicam o medo estão promovendo o ataque e o ataque sempre QUEBRA a comunicação e, portanto, impossibilita a comunhão.

Os egos DE FATO se unem em aliança temporária, mas sempre em função do que QUE CADA UM PODE CONSEGUIR SEPARADAMENTE. O Espírito Santo comunica apenas O QUE CADA UM PODE DAR A TODOS. Ele nunca toma COISA ALGUMA de volta, porque Ele quer que VOCÊ a converse. Portanto, o Seu ensinamento começa com a lição:

‘para TER, Dá tudo A TODOS’. [‘Portanto, Faça Apenas Isso.’]

Esse é um passo muito preliminar e O ÚNICO QUE VOCÊ TEM QUE DAR POR CONTA PRÓPRIA. Isso nem mesmo é necessário que você COMPLETE esse por você mesmo, mas É necessário que você se volte nessa direção. Tendo escolhido seguir por esse caminho, você se coloca no comando da jornada, onde você e SOMENTE você tem que permanecer.

Esse passo parece exacerbar o conflito ao invés de resolvê-lo, porque é o passo INICIAL para reverter a sua percepção e virá-la de cabeça para cima. Isso entra em conflito com a percepção invertida que você ainda não abandonou, ou a mudança de direção não teria sido necessária. Algumas pessoas permanecem nessa etapa por muito tempo, experienciando um conflito MUITO agudo. Muitos tentam aceitar o CONFLITO, ao invés de dar o próximo passo em direção à sua resolução. Mas tendo dado o primeiro passo, porém, eles SERÃO ajudados. Uma vez tendo escolhido o que NÃO PODEM completar sozinhos, ELES NÃO ESTÃO MAIS SOZINHOS.

Você, Helen, tinha dado esse passo e, porque você acreditava nisso, você o ensinou a Bill, que ainda acreditava na solução do sono. Você não foi consistente em ensinar isso, mas o fez com frequência suficiente para capacitá-lo a aprender. Uma vez que ELE aprendesse isso, ele poderia ensinar VOCÊ a se tornar mais consistentemente desperta e, assim, começar a despertar a ELE MESMO. Isso o colocou também no comando da jornada. O Seu reconhecimento da direção que isso tem que tomar foi perfeitamente afirmado quando ele INSISTIU NA COLABORAÇÃO.

Você, Helen, tinha dado um passo gigantesco NO conflito, mas Bill levou vocês dois EM DIREÇÃO À SAÍDA. Quanto mais ele ensina isso, mais ele aprenderá isso.”

Urtext – Manual de Professores

A Cura deve ser Repetida? cont.,

“Uma das mais difíceis tentações a ser reconhecida é que duvidar de uma cura devido à permanência da aparência de sintomas é um equívoco na forma de falta de confiança. Como tal, é um ataque. Usualmente, parece ser exatamente o oposto. À primeira vista, de fato, não parece razoável ser advertido de que a persistência da preocupação é um ataque. Tem todas as aparências de amor. No entanto, o amor sem confiança é impossível e dúvida e confiança não podem coexistir. E o ódio tem de ser o oposto do amor, independentemente da forma que tome. Não se duvide da dádiva e é impossível duvidar do seu resultado. É essa certeza que dá aos professores de Deus o poder de serem trabalhadores em milagres, pois depositaram a sua confiança Nele.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 90

“Para essa revisão usaremos estas ideias:

(79) ‘Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido.

Que eu reconheça hoje que o problema é sempre alguma forma de mágoa que quero alimentar. Que eu compreenda também que a solução é sempre um milagre pelo qual permito que a mágoa seja substituída. Hoje, quero me lembrar da simplicidade da salvação, reforçando a lição de que há um só problema e só há uma solução. O problema é uma mágoa, a solução é um milagre. E eu convido a solução a vir a mim, perdoando a mágoa, e dando as boas-vindas ao milagre que vem ocupar o seu lugar.

Aplicações específicas dessa idéia poderiam ser feitas destas formas:

‘Isso apresenta um problema para mim que eu quero ver resolvido.’

‘O milagre que está por trás dessa mágoa vai resolvê-la para mim.’

‘A resposta para esse problema é o milagre que ele oculta.’

(80) ‘Que eu reconheça que os meus problemas foram resolvidos.

Eu pareço ter problemas só porque estou fazendo mau uso do tempo. Acredito que o problema vem primeiro, e que é preciso que o tempo passe antes que ele possa ser resolvido. Não vejo o problema e a resposta como simultâneos em sua ocorrência. Isso acontece porque ainda não reconheço que Deus pôs a resposta junto com o problema, de modo que não possam ser separados pelo tempo. O Espírito Santo me ensinará isso, se eu Lhe permitir. E eu compreenderei que é impossível ter um problema que já não tenha sido solucionado.

Estas formas da ideia serão úteis para aplicações específicas:

‘Eu não preciso esperar para que isso seja resolvido.’

‘A resposta para esse problema já me foi dada, se eu a aceitar.’

‘O tempo não pode separar esse problema da sua solução.’”

—–

Dia 91

Para Ter Paz, Ensina A Paz Para Aprendê-La

[FIP T-6.V.B.]

“Todos aqueles que acreditam na separação têm um medo básico de retaliação e abandono. Isso porque eles ACREDITAM em ataque de retaliação e rejeição, então é isso que eles percebem e ensinam e APRENDEM. Esses conceitos insanos são claramente o resultado de sua própria dissociação e projeção.

O que você ensina, você é, mas é bastante evidente que você pode ensinar erroneamente e, portanto, acreditar que você ENSINA A SI MESMO o que você não é ERRADAMENTE. Muitos pensaram que eu os estava atacando, embora isso seja perfeitamente evidente que eu NÃO estava. Um aprendiz insano aprende lições estranhas.

O que você tem que entender é que, quando você não COMPARTILHA um sistema de pensamento, você o está enfraquecendo. Aqueles que ACREDITAM nele, portanto, o percebem como um ATAQUE A ELES. Isso ocorre porque todos se identificam COM o seu sistema de pensamento e TODO sistema de pensamento se concentra no QUE VOCÊ ACREDITA QUE VOCÊ É. Se o centro do sistema de pensamento é VERDADEIRO, somente a verdade se estende a partir dele. Mas se uma mentira está em seu centro, somente a ENGANO procede dele.

Todos os bons professores percebem que apenas a mudança fundamental durará. Mas eles não começam nesse nível. Fortalecer a MOTIVAÇÃO para a mudança é seu primeiro e principal objetivo. É também o último e final. Aumentar a motivação para a mudança NO APRENDIZ é tudo o que um professor PRECISA fazer para GARANTIR a mudança. Isso ocorre porque uma mudança na motivação É uma mudança de mente e isso INEVITAVELMENTE produzirá uma mudança fundamental PORQUE a mente É fundamental.

O primeiro passo no processo de reversão ou desfazer, então, é o desfazer do conceito de receber. Assim, a primeira lição do Espírito Santo foi:

PARA TER, DÁ tudo A todos.

Nós dissemos que isso pode AUMENTAR o conflito temporariamente e nós podemos esclarecer isso ainda mais agora. Nesse ponto, a igualdade entre ter e ser ainda não é percebida. Até que seja, o ter ainda parece ser o OPOSTO de ser. Portanto, a primeira lição PARECE conter uma contradição porque ESTÁ SENDO APRENDIDA POR UMA MENTE CONFLITADA. Isso SIGNIFICA motivação conflitante e, portanto, a lição ainda NÃO PODE ser aprendida de forma consistente.

Além disso, a mente do aprendiz projeta a sua própria divisão e, portanto, NÃO percebe mentes consistentes nos outros, fazendo com que ele desconfie das motivações dos OUTROS. Essa é a verdadeira razão pela qual, em muitos aspectos, a primeira lição é a mais difícil de aprender. Ainda fortemente ciente do ego em si mesmo e respondendo principalmente ao ego nos outros, ele está aprendendo a reagir a AMBOS como se o que ele acredita NÃO SEJA VERDADEIRO.

De cabeça para baixo, como sempre, o ego percebe a primeira lição como insana. Na verdade, essa é a sua única alternativa aqui, porque a outra, que seria muito MENOS aceitável, obviamente seria que ELE [o ego] é insano. O julgamento do ego, então, é predeterminado pelo que ele é, embora não mais do que qualquer outro produto do pensamento. A mudança fundamental ainda ocorrerá com a mudança da mente NAQUELE QUE PENSA.

Enquanto isso, a crescente clareza da voz do Espírito Santo torna impossível para o aprendiz NÃO OUVIR. Por um tempo, então, ele está recebendo mensagens conflitantes E ACEITANDO AMBAS.

Esse é o clássico ‘1duplo vínculo’ na comunicação, que vocês escreveram sobre vocês mesmos recentemente e com bons exemplos também. É interessante que Helen tenha afirmado na época que nunca tinha ouvido falar e não entendia isso. Eu pensei que poderia ajudar vocês dois se fossem chamados para escrever sobre isso juntos. Você deve se lembrar da insistência de nosso irmão em sua inclusão. Helen achou que ele havia se tornado bastante exigente nesse ponto, mas isso foi fortemente reforçado em SUA mente e, por isso, ele queria ensiná-lo em seu texto. Isso, é claro, foi uma maneira muito boa para VOCÊ aprender isso.

[1Duplo vínculo (do inglês double bind) é um dilema da comunicação onde indivíduo (ou grupo) recebe duas ou mais mensagens conflitantes, onde uma nega a outra. Isso cria uma situação na qual uma resposta bem-sucedida a uma mensagem resulta em uma falha na resposta à outra (e vice-versa), de modo que a pessoa estará automaticamente errada, independentemente da resposta. O duplo vínculo ocorre quando a pessoa não consegue enfrentar o dilema inerente e, portanto, não pode resolvê-lo nem sair da situação. Fonte Wikipedia]

A saída para o conflito entre dois sistemas de pensamento que se opõem está, de maneira clara, em ESCOLHER UM E ABANDONAR O OUTRO. Se você se identifica COM o seu sistema de pensamento e não pode escapar disso e se você aceita dois sistemas de pensamento que estão em total desacordo, É impossível ter a mente em paz. Se você ENSINA as duas coisas, o que certamente fará contanto que ACEITE ambas, você está ensinando o conflito e APRENDENDO ele. Mas você DE FATO quer a paz, ou não teria chamado a voz da PAZ para ajudá-lo. A sua LIÇÃO não é insana, mas o CONFLITO É.

Não pode haver conflito entre sanidade e insanidade, porque apenas uma é verdadeira e, portanto, apenas UMA é REAL. O ego tenta persuadi-lo de que cabe a VOCÊ decidir qual é a voz verdadeira. Mas o Espírito Santo lhe ensina que a verdade foi criada por Deus e a SUA decisão NÃO PODE mudá-la.

À medida que você começa a perceber o poder silencioso de Sua Voz E A SUA PERFEITA CONSISTÊNCIA, isso TEM QUE surgir em sua mente que você está tentando desfazer uma decisão que foi tomada irrevogavelmente PARA você. É por isso que nós sugerimos antes que havia ajuda em se lembrar de permitir que o Espírito Santo decida a favor de Deus por VOCÊ.”

“A primeira lição do Espírito Santo é: PARA TER, DÁ tudo A todos.

Urtext – Manual de Professores

A Cura Deve ser Repetida? cont.,

“A base real da dúvida a respeito do resultado de qualquer problema que tenha sido dado ao professor de Deus para resolver, é sempre dúvida acerca de si mesmo. E isto necessariamente implica que a confiança foi depositada num ser ilusório, pois só se pode duvidar de um ser assim. Essa ilusão pode tomar muitas formas. Talvez haja um medo de fraqueza e vulnerabilidade. Talvez haja medo do fracasso e da vergonha associada a um sentimento de inadequação. Talvez haja um embaraço culposo brotando da falsa humildade. A forma do equívoco não é importante. O importante é, apenas, o reconhecimento de um equívoco como um equívoco.  

O equívoco é sempre alguma forma de preocupação com o próprio ser que exclui o paciente. É um fracasso em reconhecê-lo como parte do Ser e assim representa uma confusão de identidade. Um conflito acerca de quem és entrou na tua mente e vieste a te enganar quanto a ti mesmo. E estás enganado quanto a ti mesmo porque negaste a Fonte da tua criação. Se estás oferecendo apenas cura, não podes duvidar. Se realmente queres o problema resolvido, não podes duvidar. Se estás certo a respeito de qual é o problema, não podes duvidar. A dúvida é o resultado de desejos conflitantes. Estejas certo do que queres e a dúvida passa a ser impossível.

(Fim de A Cura Deve ser Repetida?)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 91

“Milagres são vistos na luz.

É importante lembrar que milagres e visão vão necessariamente juntos, isso precisa ser repetido e repetido frequentemente. Essa é uma ideia central no teu novo sistema de pensamento e na percepção que ele produz. O milagre está sempre aqui. A sua presença não é causada pela tua visão, a sua ausência não é um resultado do teu fracasso em ver. Só a tua consciência [no nível da realidade; awareness] dos milagres é afetada. Tu os verás na luz, não os verás no escuro.

Para ti, então, a luz é crucial. Enquanto permaneces na escuridão, o milagre permanece sem ser visto. Assim, ficas convencido de que ele não está aqui. Isso decorre das premissas das quais vem a escuridão. A negação da luz conduz ao fracasso em percebê-la. O fracasso em perceber a luz é perceber a escuridão. Nesse caso, a luz é inútil para ti embora esteja aqui. E a aparente realidade da escuridão faz com que a ideia da luz seja sem significado.

Ser informado de que o que não vês está presente soa como insanidade. É muito difícil te convenceres de que é insanidade não ver o que está presente e, ao invés disso, ver o que não está. Não duvidas de que os olhos do corpo podem ver. Não duvidas de que as imagens que eles te mostram são a realidade. A tua fé está na escuridão e não na luz. Como isso pode ser revertido? Para ti é impossível, mas não estás sozinho nisso.

Os teus esforços, por menores que possam ser, contam com apoio forte. Se apenas reconhecesses o quanto é grande essa força, as tuas dúvidas se desvaneceriam. Hoje vamos nos dedicar à tentativa de deixar com que sintas essa força. Quando tiveres sentido em ti a força que faz com que todos os milagres estejam facilmente ao teu alcance, não duvidarás. Ao sentir a força dentro de ti, os milagres, que o teu senso de fraqueza escondem, saltarão à tua consciência [no nível da realidade; awareness].

Três vezes no dia de hoje, reserva dez minutos aproximadamente para um momento de quietude em que tentarás deixar a tua fraqueza para trás. Isso é realizado de modo muito simples ao instruíres a ti mesmo que não és um corpo. A fé vai para o que tu queres, e instruis a tua mente de acordo com isso. A tua vontade continua sendo o teu professor, e a tua vontade tem toda a força para fazer o que ela deseja. Podes escapar do corpo, se assim escolheres. Podes experimentar a força em ti.

Começa os períodos de prática mais longos com essa declaração das verdadeiras relações entre causa e efeito:

‘Os milagres são vistos na luz.

Os olhos do corpo não percebem a luz.

Mas eu não sou um corpo. O que sou eu?’

A pergunta que conclui essa declaração é necessária para os nossos exercícios de hoje. O que pensa que és é uma crença a ser desfeita. Mas o que realmente és tem que ser revelado a ti. Acreditar que és um corpo pede correção, pois é um erro. A verdade do que és convoca a força em ti para trazeres à tua consciência aquilo que o equívoco oculta.

Se não és um corpo, o que és tu? Precisas estar ciente do que o Espírito Santo usa para substituir a imagem de um corpo na tua mente. Precisas sentir algo em que possas depositar a tua fé na medida em que a retiras do corpo. Precisas ter uma real experiência de outra coisa, algo mais sólido e mais seguro, mais digno da tua fé e realmente presente.

Se tu não és um corpo, o que és tu? Pergunta isso com honestidade e, em seguida, dedica vários minutos a deixar que os teus pensamentos equivocados sobre características tuas sejam corrigidos e substituídos pelos seus opostos. Dize, por exemplo:

‘Eu não sou fraco, mas forte.

Eu não sou impotente, mas todo poderoso.

Eu não sou limitado, mas ilimitado.

Eu não tenho dúvida, mas certeza.

Eu não sou uma ilusão, mas uma realidade.

Eu não posso ver na escuridão, e sim na luz

Na segunda fase do período de exercícios, tenta experimentar estas verdades sobre ti mesmo. Concentra-te particularmente na experiência da força. Lembra-te de que todo senso de fraqueza é associado à crença segundo a qual tu és um corpo, uma crença que é equivocada e não merece nenhuma fé. Tenta remover a tua fé dessa crença, nem que seja por um momento. Na medida em que avançamos, tu te acostumarás a manter a tua fé naquilo que é mais digno em ti.

Relaxa no resto do período de prática, confiante de que os teus esforços, por menores que sejam, são plenamente apoiados pela força de Deus e de todos os Seus Pensamentos. É Deles que virá a tua força. É através do Seu forte apoio que sentirás a força em ti. Eles estão unidos a ti nesse período de prática, no qual compartilhas um propósito como o Deles Próprios. Deles é a luz em que verás os milagres, pois a Sua força é a tua. Deles é a força que vem a ser os teus olhos para que possas ver.

Cinco ou seis vezes por hora, a intervalos razoavelmente regulares, lembra-te de que milagres são vistos na luz. Certifica-te também de fazer frente a qualquer tentação com a ideia de hoje. Essa forma pode te ser útil nesse propósito especial:

Milagres são vistos na luz. Que eu não feche os olhos por causa disso.’”

—–

Dia 92

“Você NÃO é solicitado a tomar decisões insanas, embora você seja livre para PENSAR que você é.

Todavia TEM QUE ser insano acreditar que DEPENDE DE VOCÊ decidir o que SÃO as criações de Deus. O Espírito Santo percebe o conflito EXATAMENTE COMO ELE É. Portanto, a Sua segunda lição é:

Para TER paz, ENSINA paz a todos para APRENDÊ-la.

Esse ainda é um passo preliminar, porque ter e ser ainda não são equacionados, mas é mais avançado do que o primeiro passo, que na verdade é apenas uma INVERSÃO de pensamento. O segundo passo é uma afirmação positiva do QUE VOCÊ QUER. Esse, então, É um passo na direção À SAÍDA do conflito, porque significa que alternativas foram consideradas e UMA foi escolhida como a MAIS DESEJÁVEL.

Mas a avaliação ‘mais desejável’ ainda implica que o desejável tenha graus. Portanto, embora esse passo seja essencial para a decisão definitiva, claramente que NÃO é o passo final.

Deve ficar claro que o reconhecimento da ausência de ordem de dificuldades nos milagres ainda não foi aceita nesse momento, porque NADA que seja TOTALMENTE DESEJADO é difícil. Desejar totalmente é CRIAR e criar NÃO PODE ser difícil se o próprio Deus criou você COMO um criador. O segundo passo, então, ainda é perceptivo, mas não deixa de ser um passo gigantesco em direção à percepção unificada do tipo que reflete o conhecimento de Deus.

Ao dar esse passo e MANTER ESSA DIREÇÃO, você estará abrindo caminho em direção ao centro do seu sistema de pensamento, onde a mudança FUNDAMENTAL ocorrerá. Você está apenas começando esse passo agora, mas você começou dessa forma percebendo que APENAS UM CAMINHO É POSSÍVEL. Você ainda não percebe isso de forma consistente e, portanto, o seu progresso é intermitente. Mas o segundo passo é mais fácil que o primeiro, porque DECORRE DELE. O próprio fato de você ter reconhecido ISSO é uma demonstração de sua crescente consciência [no nível da realidade; awareness] de que o Espírito Santo o guiará para adiante.”

“A segunda lição do Espírito Santo é: Para TER paz, ENSINA paz a todos para APRENDÊ-la.”

“Sê Vigilante Só a favor de Deus e do Seu Reino”

[FIP T-6.V.C.]

“Para a sua própria salvação você TEM QUE ser crítico, porque a SUA salvação É crítica para toda a Filiação. Nós dissemos antes que o Espírito Santo É avaliador e TEM QUE ser. No entanto, a Sua avaliação se estende ALÉM de você ou você a compartilharia. Em SUA mente e SOMENTE em sua mente, Ele separa o verdadeiro do falso e ensina você a julgar cada pensamento que você permite ENTRAR à luz do que Deus lá COLOCOU.

O que quer que esteja DE ACORDO com essa luz, Ele retém para fortalecer o Reino em VOCÊ. Quando está PARCIALMENTE de acordo com a verdade, Ele a aceita e a purifica. Mas o que está INTEIRAMENTE EM DESACORDO Ele rejeita julgando contra. É assim que Ele mantém o Reino perfeitamente consistente e perfeitamente unificado.

Mas o que você deve lembrar é que o que o Espírito Santo REJEITA o ego ACEITA.

Isso ocorre porque eles estão em desacordo fundamental sobre todas as coisas, porque estão em desacordo fundamental em relação AO QUE VOCÊ É. As crenças do ego em torno dessa questão crucial variam e é por isso que ele promove diferentes estados de ânimo. O Espírito Santo NUNCA varia nesse ponto e, assim, o ÚNICO estado de ânimo que Ele engendra é a alegria. Ele a PROTEGE rejeitando tudo o que NÃO promove alegria e assim somente Ele é capaz de manter você totalmente alegre.

O Espírito Santo não ensina a sua mente a criticar outras mentes, porque Ele não quer que você ensine os seus erros e os APRENDA POR SI MESMO. Ele dificilmente seria consistente em seu ensinamento se Ele permitisse que você FORTALECESSE o que você tem que aprender a evitar. Na mente DAQUELE QUE PENSA, então, Ele é julgador, mas apenas para unificar a mente de modo que possa perceber SEM julgamento. Isso faz com que a mente ENSINE sem julgamento e, portanto, aprenda a SER sem julgamento.

O desfazer só é necessário em SUA mente, de modo que você não venha a PROJETAR. O próprio Deus estabeleceu o que você pode projetar [estender?] com perfeita segurança.

Portanto, a terceira lição do Espírito Santo é:

Sê Vigilante Só a favor de Deus e do Seu Reino

Esse é um passo da maior importância em direção à mudança FUNDAMENTAL. No entanto, ainda é uma lição de inversão de pensamento, porque implica que há algo contra o qual você deve estar vigilante. Avançou-se muito em relação à primeira lição que foi PRINCIPALMENTE uma inversão e também da segunda, que foi essencialmente a identificação do que é MAIS desejável. Esse passo, que decorre do segundo como o segundo do primeiro, enfatiza a DICOTOMIA entre o desejável e o indesejável. Portanto, faz com que a escolha FINAL seja inevitável. Mas enquanto o primeiro passo parece AUMENTAR o conflito e o segundo ainda o ACARRETA até certo ponto, esse passo pede por um ESFORÇO CONSISTENTE CONTRA ELE.”

“A terceira lição do Espírito Santo é: Sê Vigilante Só a favor de Deus e do Seu Reino.”

Urtext – Manual de Professores

9. COMO SE PODE EVITAR A PERCEPÇÃO DA ORDEM DE DIFICULDADES?

“A crença em ordem de dificuldades é a base da percepção do mundo. Fundamenta-se em diferenças; o que passou não está nivelado, há alterações no que virá, as alturas são desiguais e os tamanhos diversos, há graus variados de escuridão e de luz, e milhares de contrastes nos quais cada coisa vista, para ser reconhecida, compete com todas as outras. Um objeto maior ofusca um menor. Uma coisa mais brilhante desvia a atenção de outra cujo apelo é menos intenso. E uma ideia mais ameaçadora, ou considerada mais desejável pelos padrões do mundo, transtorna completamente o equilíbrio mental. O que os olhos do corpo contemplam é apenas conflito. Não olhes para essas coisas à procura de paz e compreensão.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 92

“Milagres são vistos na luz e a luz e a força são uma só.

A ideia para o dia de hoje é uma extensão da anterior. Tu não pensas na luz em termos de força e na escuridão em termos de fraqueza. Isso é assim porque a tua ideia do que significa ver está presa ao corpo, aos olhos do corpo e ao cérebro. Assim, acreditas que podes mudar o que vês pondo pedacinhos de vidro diante dos teus olhos. Essa é uma das muitas crenças mágicas que vêm da convicção de que és um corpo e de que os olhos do corpo podem ver.

Também acreditas que o cérebro do corpo pode pensar. Se apenas compreendesses a natureza do pensamento, poderias apenas rir dessa ideia insana. É como se pensasses que tens nas mãos o fósforo que ilumina o sol e lhe dá todo o calor; ou que manténs o mundo dentro da tua mão, bem preso, até que o deixes ir. No entanto, isso não é mais tolo do que acreditar que os olhos do corpo podem ver e o cérebro pensar.

É a força de Deus em ti que é a luz na qual vês, assim como é com a Sua Mente que pensas. A Sua força nega a tua fraqueza. É a tua fraqueza que vê através dos olhos do corpo e espreita na escuridão para contemplar algo que lhe seja semelhante: o pequeno, o fraco, o doentio e o moribundo, o necessitado, o desvalido e o que tem medo, o triste, o pobre, o faminto e o que não tem alegria. Estes são vistos através de olhos que não podem ver e não podem abençoar.

A força ignora todas essas coisas vendo além das aparências. Mantém o seu olhar constante sobre a luz que está além. Ela se une à luz, da qual faz parte. Ela vê a si mesma. Ela traz a luz na qual o teu Ser aparece. Na escuridão, percebes um ser que não existe. A força é a verdade sobre ti, a fraqueza é um ídolo falsamente venerado e adorado para que a força possa ser dissipada e a escuridão reine onde Deus designou que houvesse luz.

A força vem da verdade e brilha com a luz que a sua Fonte lhe deu, a fraqueza reflete a escuridão daquele que a fez. Ela é doente e olha para a doença, que é como ela mesma. A verdade é um salvador e só pode exercer a vontade em favor da felicidade e da paz para todos. Ela dá a sua força a todo aquele que pede, suprindo a todos sem limites. Ela vê que o que falta em qualquer um seria uma falta em todos. E, assim, dá a sua luz para que todos possam ver e beneficiar-se como um só. A sua força é compartilhada para que possa trazer a todos o milagre no qual eles se unirão em propósito, em perdão e em amor.

A fraqueza, que olha na escuridão, não pode ver propósito no perdão e no amor. Vê a todos como diferentes de si mesma e nada no mundo que ela queira compartilhar. Julga e condena, mas não ama. Permanece na escuridão para esconder-se e sonha que é forte e conquistadora, uma vitoriosa sobre limitações que apenas crescem na escuridão em enormes proporções.

Ela tem medo, ataca e se odeia e a escuridão cobre tudo o que vê, deixando os seus sonhos tão amedrontadores quando ela própria. Aqui não há milagres, só ódio. Ela se separa do que vê, enquanto a luz e a força se percebem como uma só. A luz da força não é a luz que tu vês. Não muda, não vacila e não se apaga. Não passa da noite para o dia, e de volta à escuridão até que a manhã venha outra vez.

A luz da força é constante, tão segura quanto o amor, eternamente feliz em se dar, pois só pode dar a si mesma. Ninguém pode pedir em vão para compartilhar da sua vista e nenhum daqueles que entrar na sua morada pode partir sem um milagre diante dos seus olhos e força e luz habitando no seu coração.

A força em ti te oferecerá a luz e guiará a tua vista, de modo que não habites nas sombras vãs que os olhos do corpo provêm para o autoengano. A força e a luz se unem em ti e onde se encontram está o teu Ser pronto para abraçar-te como o que Lhe é próprio. Tal é o ponto de encontro que tentamos achar hoje e nele descansar, pois a paz de Deus está onde o teu Ser, o Seu Filho, está agora esperando para se encontrar Consigo Mesmo outra vez e ser um só.

Hoje, por duas vezes, vamos dar vinte minutos para nos unirmos a essa reunião. Deixa-te levar até o teu Ser. A Sua força será a luz na qual a dádiva da vista te será dada. Então, deixa o escuro por um momento hoje e praticaremos ver na luz, fechando os olhos do corpo e pedindo à verdade que nos mostre como achar esse ponto de encontro do ser com o Ser, onde a luz e a força são uma só.

Praticaremos assim de manhã e à noite. Após o encontro da manhã, usaremos o dia em preparação para o momento à noite em que nos encontraremos novamente em confiança. Vamos repetir a ideia para o dia de hoje com a maior frequência possível e reconhecer que estamos sendo introduzidos à visão e conduzidos para longe da escuridão em direção à luz onde só milagres podem ser percebidos.”

—–

Imagem Por-do-Sol-Sao-Jose-dos-Pinhais-Autor-Rafael-Marques-Fernandes-nov2022.jpeg – 15 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x