Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® (PO) – OREM3 – é conhecermos e entendermos todo o material disponível e relevante sobre Um Curso em Milagres, na sua versão Urtext, de maneira a sermos capazes de refletir diariamente sobre o sistema de pensamento do Curso, em sua parte teórica e em sua parte prática.
Lembrando que grande parte da versão Urtext de UCEM, que estarão fazendo parte dessa série de artigos, não foram contempladas (disponibilizadas) na Edição Final versão FIP, por terem sido consideradas “muito pessoais” pela equipe responsável, designada para a edição(1) do Curso.
A proposta, ao editarmos essa série de artigos, além de termos acesso à versão Urtext completa, é incluir em cada artigo para o dia, uma parte do Texto, uma parte do Material Suplementar e o Exercício para o dia a partir do Livro de Exercícios para Estudantes, de maneira que se possa maximizar a legibilidade (clareza) do Curso, tendo na sua tradução o firme propósito de não mudar qualquer coisa daquilo que o Autor pretendia.
(1) Veja detalhes da Edição Final do Curso em artigo da Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance:
“…milagres são abundantes!”
Nota PO: Nós consideramos que o/a estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a etapa de leitura/reflexão da versão FIP do livro Texto, já tendo realizado os 365 exercícios e práticas do Livro de Exercícios e já tendo concluída a leitura do Manual de Professores, ele/ela terá a oportunidade de retomar os estudos e práticas a partir dessa edição complementar e disponível no blog, de forma a poder ampliar o seu conhecimento e o seu entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 360
“Que você seja o que o seu irmão fez de você parece muito improvável. Mesmo que ele tivesse feito isso, quem deu a você a face de inocência? É essa a SUA contribuição? Quem é, então, o ‘você’ que a fez? E quem é enganado por toda a sua bondade e a ataca tanto? Vamos esquecer a tolice do conceito e meramente pensar nisso; existem duas partes no que você pensa que é. Se uma foi gerada pelo seu irmão, quem estava lá para fazer a outra? E de quem é preciso esconder alguma coisa? Se o mundo é mau, ainda assim não há necessidade de esconder de que VOCÊ é feito. Quem está lá para ver? E o que NECESSITARIA de defesa, a não ser o que é atacado?
Talvez a razão pela qual esse conceito tenha que ser mantido na escuridão seja o fato de que, na luz, aquele que não pensaria que ele é verdadeiro seria VOCÊ. E o que aconteceria com o mundo que você vê, se todas as suas construções básicas fossem removidas? O seu conceito do mundo DEPENDE desse autoconceito. E AMBOS desapareceriam, se qualquer um deles fosse posto em dúvida. O Espírito Santo não busca empurrar você ao pânico. Portanto, Ele meramente pergunta se poderia levantar apenas uma PEQUENA questão.
EXISTEM alternativas para essa coisa que você tem que ser. Você poderia, por exemplo, ser a coisa que você escolheu que o seu IRMÃO fosse. Isso desloca o autoconceito de algo que é totalmente passivo e, pelo menos, abre caminho para uma escolha ativa e para algum reconhecimento de que alguma interação tem que ter entrado nisso. Existe algum entendimento de que você escolheu por AMBOS e o que ele representa tem um significado que foi dado por VOCÊ. Também isso mostra um vislumbre da lei da percepção segundo a qual o que você vê reflete o estado da mente de QUEM PERCEBE. Contudo, quem foi que fez a escolha em primeiro lugar? Se você é aquilo que você escolheu que o seu irmão fosse, existiram alternativas entre as quais escolher e alguém tem que ter decidido em primeiro lugar qual delas escolher e qual abandonar.
Embora esse passo ofereça ganhos, ainda não levanta uma questão básica. Alguma coisa tem que ter se passado ANTES desses autoconceitos. E alguma coisa tem que ter feito o aprendizado que os fez surgir. Tampouco isso pode ser explicado por nenhuma das duas perspectivas. A principal vantagem do deslocamento da primeira para a segunda é que de alguma forma você entrou nessa escolha por SUA decisão. Mas esse ganho é pago com uma perda quase igual, pois agora VOCÊ é acusado da culpa pelo que o seu IRMÃO é. E você tem que COMPARTILHAR a culpa dele, porque você a escolheu PARA ele, à sua própria imagem. Enquanto antes SÓMENTE ele era traiçoeiro, agora VOCÊ tem que ser condenado junto com ele.
O autoconceito sempre foi a grande preocupação do mundo. E todos acreditam que têm que achar uma resposta para o enigma por si mesmos. A salvação pode ser vista como nada além do ESCAPAR de conceitos. Ela não se preocupa com o conteúdo da mente, mas com a simples declaração de QUE ELA PENSA. E o que pode pensar, ela pode escolher e PODE ser mostrado a ela que pensamentos diferentes têm consequências diferentes. Assim, é capaz de aprender que TUDO o que pensa reflete a profunda confusão que sente a respeito de como foi feita e do que é. E vagamente o autoconceito parece responder àquilo que ela não sabe.
“A salvação pode ser vista como nada além do ESCAPAR de conceitos.“
Não busque o seu Ser [Eu, Self] em símbolos. Não pode existir nenhum conceito que possa representar o que você é. Que importa qual o conceito que você aceita, enquanto você percebe um ser [eu, self] que interage com o mal e reage à coisas perversas? O seu autoconceito ainda permanecerá sem significado. E você não perceberá que não pode interagir senão consigo mesmo. Ver um mundo culpado não é apenas o sinal de que o seu aprendizado foi guiado pelo mundo e você olha para ele assim como você vê a si mesmo. O autoconceito engloba tudo aquilo que você contempla e NADA está fora dessa percepção. Se você pode ser ferido por QUALQUER COISA, você vê um retrato dos seus desejos secretos. Nada mais do que isso. E, em QUALQUER espécie de sofrimento que você possa ter, você vê o seu próprio desejo escondido de matar.
“Não pode existir nenhum conceito que possa representar o que você é.“
Você fará muitos autoconceitos à medida em que o aprendizado irá avançando. Cada um mostrará as mudanças nos seus próprios relacionamentos, conforme a percepção que você tem de si mesmo é mudada. Haverá uma certa confusão cada vez que houver um deslocamento, mas, que você seja grato pelo fato de que o aprendizado do mundo está afrouxando o controle que tem sobre a sua mente. E tenha certeza e seja feliz na confiança de que ele finalmente desaparecerá e deixará a sua mente em paz. O papel do acusador aparecerá em muitos lugares e sob muitas formas e cada uma parecerá estar acusando a você. Entretanto, não tenha medo de que ele não seja desfeito.
O mundo não é capaz de ensinar nenhuma imagem de você, a não ser que você queira aprendê-las. Chegará um tempo em que todas as imagens terão desaparecido e você verá que não sabe o que é.
É para essa mente aberta e sem lacres que a verdade retorna, sem impedimentos e sem limites. Ali, onde os autoconceitos foram postos de lado, a verdade é revelada exatamente como é. Quando todos os conceitos tiverem sido erguidos à dúvida e ao questionamento e quando tiverem sido reconhecidos como tendo sido feitos com base em hipóteses que NÃO podem fazer face à luz, então, a verdade está livre para entrar no seu santuário, limpa e livre de culpa. Não há declaração que o mundo tenha mais medo de ouvir do que essa:
‘Eu não sei o que sou e, PORTANTO, não sei o que estou fazendo, onde estou ou como olhar para o mundo ou para mim mesmo.’
No entanto, é aprendendo isso que nasce a salvação. E O Que você é lhe falará sobre Si Mesmo.”
Urtext – Mensagens Especiais
Mensagem Especial:
“O seu irmão Jerry quer ajudar você. Isso é importante para ele. Faça isso com amor e isso não pode doer. Isso só pode ajudar. No entanto, lembre-se do que está ajudando. Uma forma de mágica é igual a outra. Seria um equívoco não fazer isso porque você tem medo. O que é chamado por muitos nomes diferentes não é realmente diferente.
Dê essa dádiva para Jerry e a dê para mim. Não tenha medo. Confie no amor do seu irmão e ajude-o a ajudar você. Ele verá isso como uma grande dádiva e eu estou aqui para garantir que nada machuque você. Você será curada [healed] por querer apenas a Paz de Deus. Jerry sabe disso. Você não usará a medicação por muito tempo, como ele disse a você. Aceite isso em paz agora por causa dele.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 360
“’Que a paz esteja comigo, o Filho santo de Deus. Que a paz esteja com meu irmão, que é um comigo. Que o mundo todo seja abençoado pela paz através de nós.’
‘Pai, é a Tua paz que quero dar, recebendo-a de Ti. Sou o Teu Filho, para sempre tal como me criaste, pois os Grandes Raios permanecem eternamente quietos e imperturbados dentro de mim. Quero alcançá-Los no silêncio e na certeza, pois em nenhum outro lugar pode a certeza ser achada. Que a paz esteja comigo e com o mundo todo. Na santidade fomos criados e na santidade permanecemos. O Teu Filho é como Tu em perfeita impecabilidade. E com esse pensamento alegremente dizemos ‘Amém’.’”
—–
Dia 361
Reconhecendo o Espírito [FIP: VI. O reconhecimento do espírito]
“Você vê a carne ou reconhece o Espírito. Não é possível nenhuma transigência entre os dois. Se um é real, o outro tem que ser falso, porque o que é real nega o seu oposto. Não existe nenhuma escolha na visão, exceto essa. O que você decide em relação a isso determina tudo o que você vê e pensa que é real e considera verdadeiro. Dessa única escolha depende todo o seu mundo, pois aqui você estabeleceu o que você é, como carne ou Espírito em sua própria crença. Se você escolhe a carne, jamais você escapará ao corpo como a sua própria realidade, pois você escolheu que assim você quer. Mas escolha o Espírito e todo o Céu se inclina para tocar os seus olhos e abençoar a sua vista santa, para que você não possa ver o mundo da carne, exceto para curar [heal], confortar e abençoar.
A salvação é desfazer. Se você escolhe ver o corpo, você contempla um mundo de separação, de coisas que não são relacionadas entre si e acontecimentos que não fazem absolutamente nenhum sentido. Esse aparece e desaparece na morte. Aquele está condenado ao sofrimento e à perda. E ninguém é exatamente como era um instante antes. E nem ele será como é agora daqui a um instante. Quem poderia ter confiança quando tantas mudanças são vistas, pois quem poderia ser digno se não passa de pó? A salvação é o desfazer de tudo isso. A constância surge na vista daqueles cujos olhos a salvação liberou da contemplação do custo da manutenção da culpa, porque escolheram soltá-la em vez de mantê-la.
A salvação não pede que você veja o Espírito e não perceba o corpo. Ela meramente pede que essa seja a sua ESCOLHA. Pois VOCÊ pode ver o corpo SEM ajuda, mas não entende como contemplar um mundo À PARTE dele. É o seu mundo que a salvação irá desfazer e DEIXARÁ você ver um outro mundo que os seus olhos jamais poderiam achar. Não se preocupe COM a forma como isso pode acontecer. Você não entende como o que VOCÊ vê surgiu à sua vista. Pois se você entendesse, isso já teria desaparecido. O véu da ignorância cobre o mal e o bem e tem que ser ultrapassado para que ambos possam desaparecer, de tal modo que a percepção não ache nenhum lugar para se esconder. Como se faz isso? Não se faz absolutamente nada. O que PODERIA haver dentro do universo que Deus criou que ainda tivesse que ser feito?
“A constância surge na vista daqueles cujos olhos a salvação liberou da contemplação do custo da manutenção da culpa, porque escolheram soltá-la em vez de mantê-la.“
Somente na arrogância você poderia conceber que VOCÊ tem que aplainar o caminho para o Céu. A você é DADO o meio através do qual você pode ver o mundo que irá substituir aquele que você fez. Seja feita a sua vontade! No Céu assim como na Terra, isso é para sempre verdadeiro. Não importa onde você acredita que esteja, nem o que você pensa que tem que ser realmente a verdade a respeito de si mesmo. O que você olha não faz diferença, nem o que você escolhe sentir, pensar ou desejar. Pois o próprio Deus disse: ‘Seja feita a sua vontade’. E consequentemente ela É feita para você.
Você que acredita que pode escolher ver o Filho de Deus como você quer que ele seja, não se esqueça de que nenhum CONCEITO de si mesmo se oporá à verdade do que você é. Desfazer a verdade seria impossível. Mas os conceitos não são difíceis de mudar. Uma única visão, claramente vista, que não se adequa ao retrato tal como era percebida antes, mudará o mundo para olhos que aprendem a ver PORQUE O AUTOCONCEITO TERÁ SIDO MUDADO.
VOCÊ é invulnerável? Então o mundo, no seu modo de ver, não pode causar dano. VOCÊ perdoa? Então, o mundo perdoa, pois você perdoou as ofensas do mundo. E assim ele olha para você com olhos que vêem como os seus. VOCÊ é um corpo? Nesse caso, o mundo todo é percebido como traidor e disposto a matar. Você é um Espírito, sem a morte e sem a promessa de corrupção e a mancha do pecado sobre você mesmo? Nesse caso, o mundo é visto como estável, inteiramente digno da sua confiança; um lugar feliz no qual se descansa por algum tempo, onde nada precisa ser temido, mas apenas amado. Quem não é bem-vindo para aquele que é benigno de coração? E o que poderia ferir o que é verdadeiramente inocente?
Seja feita a sua vontade, você, santa Criança de Deus. Não importa se você pensa que está na terra ou no Céu. O que em Sua Vontade o seu Pai quer para você não pode mudar nunca. A verdade em você permanece tão radiante quanto uma estrela, tão pura quanto a luz, tão inocente quanto o próprio Amor. E você é digno de que seja feita a sua vontade.”
Urtext – Mensagens Especiais
Poesia Inspirada de Helen Schucman
“Os mortos estão mortos. Eles não se levantam novamente.
E ainda assim eu vejo em Você um olhar que eu conhecia
Em Um Só tão recentemente destruído e posto
Fora para murchar numa laje de pedra.
Eu quase pude acreditar – mas eu tenho visto
As suas mãos azuis e sem sangue e pés quebrados,
A maneira como Você desmoronou quando eles derrubaram Você.
Esse é um estranho e eu não O conheço.
Por que Você deveria caminhar comigo pela estrada,
Um desconhecido que eu quase penso que eu temo
Porque Ele parece alguém em um sonho
Da imortalidade, quando só a morte é real?”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lições Finais
Introdução
“As nossas lições finais estarão tão livres de palavras quanto for possível. Nós só as usamos no início da nossa prática e apenas para lembrar-nos de que buscamos ir além delas. Voltemo-nos para Aquele Que nos mostra o caminho e faz com que os nossos passos sejam seguros. Entregamos estas lições a Ele, assim como damos a Ele as nossas vidas a partir de agora. Pois não queremos mais voltar a acreditar no pecado que fez com que o mundo parecesse feio e sem segurança, agressivo e destruidor, perigoso em todos os seus caminhos e traiçoeiro além da esperança da confiança e do escape da dor.
O Seu caminho é o único para achar a paz que Deus nos deu. É o Seu caminho que todos têm que percorrer no final, pois esse é o fim designado pelo próprio Deus. No sonho do tempo, esse fim ainda parece estar longe. Mas, na verdade, já está aqui; já está nos servindo como um guia benevolente no caminho a seguir. Sigamos juntos o caminho que a verdade nos aponta. E sejamos guias para muitos dos nossos irmãos que buscam o caminho, mas não o acham.
E a esse propósito dediquemos as nossas mentes, dirigindo todos os nossos pensamentos para servir à função da salvação. A nós é dado o objetivo de perdoar o mundo. É a meta que Deus nos deu. É o Seu fim para o sonho que buscamos, e não o nosso. Pois não falharemos em reconhecer tudo o que perdoamos com parte do próprio Deus. E assim Sua memória é dada de volta a nós, completa e completamente.
É nossa função lembrar-nos Dele na terra e nos é dado ser a Sua própria completeza na realidade. Portanto, não nos esqueçamos de que a nossa meta é compartilhada, pois é essa lembrança que contém a memória de Deus e nos indica o caminho para Ele e para o Céu da Sua paz. E deixaremos de perdoar o nosso irmão que pode nos oferecer isso? Ele é o caminho, a verdade e a vida que nos mostra o caminho. Nele reside a salvação, oferecida a nós através do nosso perdão que é dado a ele.
Nós não terminaremos esse ano sem a dádiva que o nosso Pai prometeu ao Seu Filho santo. Nós estamos perdoados agora. E nós estamos salvos de toda a ira que nós pensávamos pertencer a Deus e descobrimos que isso era um sonho. Nós somos restituídos à sanidade em que nós entendemos que a raiva é insana, o ataque é louco e a vingança uma mera fantasia tola. Nós temos sido salvos da ira, porque nós aprendemos que nós estávamos equivocados. Nada mais do que isso. E pode um pai ficar com raiva do seu filho porque ele falhou em entender a verdade?
Vamos a Deus com honestidade e dizemos que não havíamos compreendido e pedimos que Ele nos ajude a aprender as Suas lições através da Voz do Seu próprio Professor. Magoaria Ele o próprio Filho? Ou apressar-Se-ia a responder-lhe, dizendo: “Esse é o Meu Filho e tudo o que tenho é dele?” Estejas certo de que Ele responderá assim, pois estas são as Suas palavras para ti. E mais do que isso ninguém jamais pode ter, pois nestas Palavras está tudo o que existe e tudo o que existirá através dos tempos e por toda a eternidade.”
Lição 361
“’Quero dar-Te esse instante santo. Tu estás no controle. Pois eu quero seguir-Te, certo de que a Tua direção me dá paz.’
‘E se eu precisar de uma palavra que me ajude, Ele a dará a mim. Se precisar de um pensamento, Ele também o dará. E se eu precisar apenas de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei Dele. Ele está no controle porque eu pedi. E Ele me ouvirá e me responderá por que fala por Deus meu Pai e pelo Seu Filho santo.’”
—–
Dia 362
A Visão do Salvador [FIP: VII. A visão do salvador]
“Aprender é mudar. A salvação não busca usar meios tão estranhos ao seu pensamento que não lhe possam ser úteis, nem fazer mudanças que você não seria capaz de reconhecer. Os conceitos são necessários enquanto dura a percepção. E mudar os conceitos É tarefa da salvação. Pois ela tem que lidar com contrastes, não na verdade, que não tem oposto e não pode mudar. Nos conceitos desse mundo os culpados são ‘maus’; os ‘bons’ são inocentes. E ninguém aqui deixa de fazer um autoconceito no qual conta o ‘bom’ para lhe perdoar o ‘mau’. Tampouco confia no ‘bom’ de qualquer pessoa, acreditando que o ‘mau’ tem que estar escondido atrás, pronto para atacar. Esse conceito enfatiza a traição e a confiança vem a ser impossível. Nem poderia ele mudar enquanto você percebe o ‘mau’ em você.
Você não poderá reconhecer os seus pensamentos ‘maus’ enquanto você vê qualquer valor no ataque. Você os perceberá algumas vezes, mas NÃO os verá sem significado. E então eles vêm em forma amedrontadora, com o conteúdo ainda oculto, para abalar o seu pobre autoconceito e torná-lo ainda mais escuro com ainda outro ‘crime’. VOCÊ não pode dar a sua inocência a si mesmo, pois você está por demais confuso acerca de si mesmo. Mas caso UM irmão desponte na sua vista como totalmente digno de perdão, então o seu conceito de si mesmo É totalmente mudado. Os SEUS pensamentos ‘maus’ terão sido perdoados junto com os dele, porque você não permitiu que nenhum deles afetassem VOCÊ. Você não mais escolhe ser o sinal do ‘mau’ e da culpa no seu irmão. E à medida que você dá a sua confiança para o que há de ‘bom’ nele, você a dá para o que é ‘bom’ em você.
Em termos de conceitos, é dessa forma que você o vê MAIS do que apenas um corpo, pois o que é ‘bom’ NUNCA é o que o corpo parece ser. As ações do corpo são percebidas como vindas da parte ‘mais baixa’ de você mesmo e, portanto, dele também. Ao focalizar o que é o ‘bom’ nele, o corpo fica cada vez menos persistente no seu modo de vê-lo e, a longo prazo, será visto como pouco mais do que apenas uma sombra contornando o que é ‘bom’.
E esse será o seu conceito de SI MESMO, quando você tiver alcançado o mundo que está além da vista que os seus olhos, por si mesmos, podem lhe oferecer para que você veja. Pois você não interpretará o que você vê sem a Ajuda Que Deus lhe deu. E no Seu modo de ver, EXISTE um outro mundo. Você vive tanto naquele mundo quanto nesse, pois AMBOS são autoconceitos, que podem ser alternados, mas nunca conjuntamente mantidos. O contraste é muito maior do que você pensa, pois você amará esse autoconceito, PORQUE ELE NÃO FOI FEITO APENAS PARA VOCÊ. Nascido como uma dádiva para alguém que NÃO foi percebido como o seu próprio ser, ela foi dada a VOCÊ. Pois o seu perdão, oferecido a ele, foi aceito agora por AMBOS.
Tenha fé naquele que caminha com você, de forma que o conceito amedrontador que você tem de si mesmo possa mudar. E olhe para o que é ‘bom’ nele, de modo que você possa não se assustar com os seus pensamentos ‘maus’, porque eles não obscurecem o que você vê nele. E tudo o que essa mudança exige é que você esteja DISPOSTO a que essa feliz mudança ocorra. Nada além disso é pedido. Em nome dela, lembre-se do que o autoconceito que agora você mantém lhe trouxe em seu rastro e dê boas-vindas ao alegre contraste que lhe foi oferecido. Estenda a sua mão para que você possa ter a dádiva do perdão benigno, que você oferece àquele cuja necessidade de perdão é exatamente a mesma que a sua. E permita que o seu conceito cruel de si mesmo seja mudado para outro, aquele que traz a paz de Deus.
O autoconceito que você mantém agora garantiria que a sua função aqui permanecesse para sempre sem ser realizada e sem ser cumprida. E assim ele condena você a uma amarga sensação de profunda depressão e futilidade. No entanto, ele não necessita ser fixo, a não ser que você escolha mantê-lo além da esperança de ser mudado e guardá-lo estático e oculto dentro da sua mente. Em vez disso, entregue-o Àquele Que entende as mudanças das quais ele necessita para permitir que SIRVA à função que lhe foi dada para lhe trazer paz, para que você possa oferecer paz de modo a tê-la como sua. As alternativas estão em sua mente para serem usadas e você PODE ver a si mesmo de outra maneira. Você não preferiria olhar para si mesmo como alguém que é NECESSÁRIO à salvação do mundo, ao invés de ser um inimigo da salvação?
O conceito do eu [ser, self] se ergue como um escudo, uma barricada silenciosa diante da verdade e a esconde da sua vista. Todas as coisas que você vê são imagens porque você as olha através de uma barreira que obscurece a sua vista e distorce a sua visão, de tal forma que você nada contempla com clareza. A luz se afasta de tudo o que você vê. Na melhor das hipóteses, você vislumbra uma sombra do que está além. Na pior, você apenas olha para a escuridão e percebe os frutos das imaginações aterrorizadoras que vêm de pensamentos de culpa e conceitos nascidos do medo. E o que você vê é o inferno, pois o medo É o inferno. Tudo o que lhe é dado é para a liberação; a vista, a visão e o Guia interior, todos conduzem você para FORA do inferno, com aqueles que você ama ao seu lado e o universo junto com eles.
Contemple o seu papel dentro do universo! À cada parte da verdadeira criação o Senhor do Amor e da Vida confiou TODA a salvação da miséria do inferno. E a cada um Ele permitiu a graça de ser um Salvador para as pessoas santas especialmente confiadas ao seu cuidado. E isso ele aprende quando, pela primeira vez, olha para UM irmão do mesmo modo como olha para si mesmo e vê nele o espelho de si mesmo. Assim o CONCEITO que ele fazia de si mesmo é deixado de lado, pois nada permanece ENTRE a sua vista e aquilo que ele olha, para julgar o que ele contempla. E nessa única visão ele vê A Face de Cristo e entende que olha para todos ao contemplar Esse. Pois há luz onde antes havia escuridão e agora o véu foi erguido da sua vista.”
Urtext – Mensagens Especiais (Poesia Inspirada de Helen Schucman, cont.,)
“Não me perturbe agora. Eu estou contente
Com a morte, pois a dor é agora mais amável do que a esperança.
Enquanto havia esperança, eu sofria. Agora eu vou
Com certeza, pois a morte certamente chegou.
Não perturbe o final. O que está feito
Está feito para sempre. Nem esperança nem lágrimas
Podem tocar a finalidade. Não desperte
O morto. Venha, Estranho, permita-nos dizer ‘Amém.’
A estrada é longa. Eu não erguerei os meus olhos,
Pois o medo tem cativado o meu coração e medo eu sei—
O escudo que me mantém à salvo da esperança em ascensão;
O amigo que mantém Você ainda estranho para mim.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 362
“’Quero dar-Te esse instante santo. Tu estás no controle. Pois eu quero seguir-Te, certo de que a Tua direção me dá paz.’
‘E se eu precisar de uma palavra que me ajude, Ele a dará a mim. Se precisar de um pensamento, Ele também o dará. E se eu precisar apenas de serenidade e de uma mente tranquila e aberta, estas são as dádivas que receberei Dele. Ele está no controle porque eu pedi. E Ele me ouvirá e me responderá por que fala por Deus meu Pai e pelo Seu Filho santo.’”
—–
Imagem jared-erondu-j4PaE7E2_Ws-unsplash.jpg – 7 de dezembro de 2023
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.
Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.
Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13