O que o Curso diz sobre quem nós realmente somos?

Para responder a essa questão, buscamos inspiração em artigo do professor Greg Mackie, intitulado “The glory of who we really are” [“A glória de quem nós realmente somos”], que transcrevemos trechos em tradução livre para a nossa reflexão.

O artigo completo em inglês poderá ser acessado no site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

“Nós, estudantes do Curso, passamos muito tempo olhando para os nossos egos e entrando em contato com a escuridão do mundo do ego.

Esse é um trabalho vital; como o Curso diz:

Ninguém pode escapar das ilusões a não ser que olhe para elas, pois não encará-las é a forma de protege-las (T-11.V.1:1).

No entanto, é igualmente vital olhar para o outro lado: a glória de quem nós realmente somos.

Sem lembretes frequentes de nosso verdadeiro Ser radiante, olhar para a bagunça que nós pensamos que fizemos de nós mesmos pode ser terrivelmente deprimente.

Para fornecer a mim mesmo com tais lembretes, eu compilei uma lista de algumas das melhores descrições do Curso de nosso verdadeiro Ser.

Coloquei todas as passagens na primeira pessoa e frequentemente repassei a lista como um exercício para lembrar a minha santidade.

Também apliquei a lista aos meus irmãos, especialmente aqueles contra os quais tenho feito queixas.

Eu estou muito feliz em informar que isso foi um grande avanço para mim. Eu experimentei uma mudança real na percepção, que trouxe muita paz e alegria.

Por esta razão, eu quero compartilhar essas passagens com você e convidá-lo a repeti-las, aplicá-las a você mesmo e a seus irmãos e se aquecer na luz do sol de sua verdadeira Identidade assim como Deus o criou. Aprecie!

Passagens do Curso que descrevem a glória de quem nós realmente somos

Abaixo está a lista que eu tenho usado. Claro, isso nem mesmo começa a incluir todas as belas descrições do Curso de nossa verdadeira natureza. Eu a chamo de minha coleção de ‘maiores sucessos’.

Eu classifiquei vagamente as passagens, apenas para fornecer uma estrutura para nos ajudar a explorá-las de forma mais completa. Como ficará evidente, as categorias se sobrepõem muito.

Eu sou o Filho de Deus, um ser absolutamente perfeito a quem Deus ama com um amor infinito

Eu sou o Filho de Deus, completo, curado e íntegro, brilhando no reflexo do Seu Amor. Em mim a Sua criação é santificada e a vida eterna é garantida. Em mim o amor vem a ser perfeito, o medo impossível e a alegria é estabelecida sem opostos. Eu sou o lar santo do próprio Deus. Eu sou o Céu onde habita o Seu Amor. Sou a Sua santa impecabilidade, pois na minha pureza habita a Sua própria.    (LE-pII.14.1:1-6)

Pai, o Teu Filho é santo. Eu sou aquele a quem sorris com amor e com tão profunda e serena ternura que o universo sorri de volta a Ti e compartilha da Tua Santidade. Quão puros, seguros e santos somos nós habitando no Teu Sorriso, com todo o Amor que Tu nos concedeste, vivendo e sendo unos Contigo em fraternidade e Paternidade completas; em impecabilidade tão perfeita, que o Senhor da Impecabilidade nos concebe como Seu Filho, um universo de Pensamento que O completa. (LE-pII.341:1-3)

Alguns temas se destacam para mim nessas passagens.

Um tema é a perfeição absoluta de quem nós somos. Como Filho de Deus, nós temos todos os atributos positivos em um grau absoluto – não há nem mesmo o menor indício de nada menos do que perfeito em nós.

O outro tema é o amor infinito de Deus por nós. Este amor é tão perfeito quanto os nossos atributos, tão perfeito que é impossível

…que o Seu Amor seria capaz de abrigar a mais leve sugestão de ódio, que a Sua gentileza pudesse em algum momento se transformar em ataque e que a Sua paciência eterna pudesse às vezes falhar. (T-29.I.1:5)

Como essa imagem se compara à maneira como normalmente nós consideramos os nossos atributos e o Amor de Deus?

Eu sou a luz do Céu e a luz do mundo

A minha verdadeira Identidade é tão segura, tão sublime, sem pecado, gloriosa e grande, inteiramente benéfica e livre de culpa, que o Céu volta-se para Ela para Lhe dar luz. Ela também ilumina o mundo. É a dádiva que o meu Pai me deu e que eu também dou ao mundo. (LE-pII.224.1:1-3)

Sou aquele que o meu Pai ama. A minha santidade continua sendo a luz do Céu e o Amor de Deus. (LE-pII.283.1:4-5)

Como você se sente quando é informado de que o Céu espera que você o ilumine?

Normalmente nós pensamos em Deus como a luz do Céu e Ele é. Mas Ele nos ama tanto que nos infundiu com Sua luz, tornando-nos tão gloriosos que nós somos a luz do Céu.

E essa luz brilha mesmo aqui na terra, se nós tivermos olhos para vê-la.

O nosso objetivo aqui é fazer com que essa luz brilhe através de nós para todos os que se sentem aprisionados nas trevas:

Eu sou a luz do mundo. Essa é a minha única função. É por isso que estou aqui. (LE-pI.61.5:3-5)

Eu sou mais santo do que a minha capacidade de imaginar, mas a vontade que eu compartilho com a de Deus conhece a minha santidade

O meu Ser é mais santo do que todos os pensamentos de santidade que eu agora concebo. O seu cintilar e a sua perfeita pureza são mais brilhantes do que qualquer luz que eu jamais contemplei. O seu amor é sem limites, com uma intensidade que contém a si mesma todas as coisas na calma da certeza que habita em quietude. A sua força não vem dos impulsos ardentes que movem o mundo, mas do infinito Amor do próprio Deus. Quão além desse mundo meu Ser tem que estar e, no entanto, quão próximo de mim e quão perto de Deus! (LE-pII.251.1:1-5)

A minha santidade está muito além da minha própria capacidade de compreender ou conhecer. Entretanto, Deus meu Pai Que a criou reconhece a minha santidade como a Sua. A nossa Vontade conjunta a compreende. A nossa Vontade conjunta tem o conhecimento de que isso é assim. (LE-pII.299.1:1-4)

Qual é a coisa mais santa que você pode imaginar? Eu penso em Jesus.

Nós somos mais santos do que isso – não realmente nós somos mais santos do que Jesus, mas nós somos mais santos do que imaginamos que Jesus seja.

Qual é a luz mais brilhante que você já viu? Eu penso no sol, que é tão forte que nós não podemos olhar diretamente para ele.

Nós somos mais brilhantes do que isso, mas a nossa luz tem uma intensidade calma e silenciosa, ela não cega.

A sua fonte de energia não são os impulsos febris desse mundo, mas o amor radiante de Deus.

E embora a nossa santidade esteja muito além de nossa imaginação e além do mundo, ela está verdadeiramente mais perto de nós do que qualquer outra coisa.

Quando nós entrarmos em contato com a Vontade que nós compartilhamos com Deus, não apenas poderemos imaginar a nossa santidade, mas saberemos disso.

Aos olhos de Jesus, eu sou tão santo quanto ele

Mas aos seus olhos [de Jesus], a tua amabilidade é tão completa e sem mancha que nela vê uma imagem do seu Pai. Tu vens a ser o símbolo do seu Pai aqui na terra. Ele olha para ti em busca da esperança, pois não vê em ti nenhum limite, nem mancha alguma que macule a tua bela perfeição. (MP-23.5:5-7)

Eu sou totalmente adorável. Um raio perfeito de pura luz. Diante da minha formosura, as estrelas ficam paralisadas e se curvam ao poder de minha vontade. … Eu, que sou a imagem do Pai, preciso curvar-me somente a Ele, diante de quem Jesus se ajoelha comigo.    (Urtext; alterado para primeira pessoa)

A quem normalmente de fato aplicamos as descrições da primeira passagem? Tradicionalmente, elas são aplicados a Jesus. No entanto, aqui, Jesus vira o jogo e aplica isso a nós.

Nós somos o Filho perfeito de Deus, a imagem do Pai, o símbolo de Deus na terra, a esperança de salvação do mundo – tanto que, em vez de nos ajoelharmos diante de Jesus, nós e Jesus, juntos, nos ajoelhamos diante de Deus.

Eu ainda sou o Filho perfeito de Deus, não importa o que eu pense que fiz a mim mesmo

Por que eu não ficaria cheio de alegria sendo assegurado que todo o mal que eu penso que fiz nunca foi feito, que todos os meus pecados não são nada, que eu sou tão puro e santo quanto eu fui criado e que a luz e a alegria e a paz habitam em mim? (LE-pI.93.4:1 – adaptado e alterado para a primeira pessoa)

O que em Sua Vontade o meu Pai quer de mim não pode mudar nunca. A verdade em mim permanece tão radiante quanto uma estrela, tão pura quanto a luz, tão inocente quanto o próprio amor. (T-31.VI.7:3-4 – alterado para a primeira pessoa)

…Eu ainda sou Seu Filho santo, para sempre inocente, para sempre amoroso e para sempre amado, tão ilimitado quanto o meu Criador… Tu es o meu Pai e eu sou Seu Filho. (LE-pII.10.5:1, 3 – alterado para a primeira pessoa)

Nós podemos pensar: ‘Tudo bem, eu posso aceitar a ideia de que comecei como um ser puro e santo, mas fiz tantas coisas terríveis desde então que me corrompi irreparavelmente.’

No entanto, a promessa do Curso é que ainda nós somos como Deus nos criou. Todas essas coisas horríveis que nós pensamos ter feito são pura ilusão, sem nenhum efeito em nossa Identidade como o Filho perfeito de Deus. Graças a Deus!

Benefícios de entrar em contato com a glória de quem nós realmente somos

Eu tenho certeza de que nós podemos pensar em muitos benefícios. Aqui eu mencionarei apenas dois que pareceram especialmente significativos para mim à medida que eu tenho trabalhado com as passagens.

Isso termina o ‘autoprojeto

Se realmente nós entendêssemos o que essas passagens estão nos dizendo sobre nós mesmos, isso puxaria completamente o tapete do projeto de autoaperfeiçoamento de que nós temos falado.

Esse projeto está enraizado na crença de que nós fizemos o nosso ser, nós fizemos um trabalho terrível e, portanto, nós precisamos trabalhar duro para consertá-lo e torná-lo santo.

Mas, de acordo com essas passagens, Deus criou o nosso Ser, Ele o criou perfeito e, portanto, tudo o que nós precisamos fazer é aceitar o Ser santo que nós já somos.

Trabalhar com essas passagens é uma ótima maneira de fazer isso.

Isso nos dá o incentivo e a fé de que nós precisamos para ser verdadeiramente úteis aos nossos irmãos

Esse é um benefício de entender o que essas passagens nos dizem sobre os nossos irmãos. Por mais que nós não gostemos de admitir, eu penso que uma grande parte de nós não acha que os outros são muito amáveis ​​e não tem muita fé neles.

Nós temos um cínico em nós que diz que as pessoas são inerentemente egoístas, imperfeitas e que inevitavelmente farão besteira.

Essa parte cínica de nós não acredita na bondade e santidade das pessoas.

Com essa atitude, por que nós realmente desejaríamos ajudá-los? E mesmo se quiséssemos ajudá-los, quão eficaz seria a nossa ajuda quando os desprezássemos e não confiássemos que eles usariam a nossa ajuda com sabedoria?

Essas passagens são o antídoto perfeito para essa atitude, porque elas se opõem diretamente à nossa falta de amor e fé nas pessoas com uma visão que desperta amor e fé.

Enquanto nós estivermos apenas olhando para as aparências, a nossa atitude cínica é virtualmente inevitável – o mundo está realmente cheio de, como Robert Perry coloca, ‘corpos se comportando mal’.

Mas essas passagens abrem os nossos olhos para uma visão de nossos irmãos que vai além das aparências inteiramente, revelando um verdadeiro Ser compartilhado que é puro, radiante e santo além de nossas imaginações mais selvagens.

Quem não gostaria de ajudar seres tão lindos e amáveis? E quão mais eficaz seria a nossa ajuda se realmente nós víssemos a bondade e a santidade das pessoas e nós tivéssemos perfeita fé para usar a nossa ajuda de uma forma que contribuísse para a salvação do mundo?

Como podemos realmente experienciar a glória de quem nós realmente somos?

Quando apresentei este material em aula, um participante fez uma ótima pergunta.

Ele prefaciou dizendo que embora acreditasse intelectualmente no que essas passagens descrevem, ele nunca havia realmente experimentado por si mesmo.

A pergunta: Como podemos passar da mera aceitação intelectual da visão exaltada do Curso sobre nós para uma consciência real e experiencial da glória de quem nós realmente somos?

Eu ofereci uma resposta em duas partes.

Primeiro, eu disse que provavelmente cada um de nós teve alguma experiência de nosso glorioso Ser verdadeiro, por mais fraca e passageira que seja e uma maneira de entrar em contato com essa experiência agora é fazer um esforço consciente para lembrar os tempos que nós experienciamos isso no passado.

Segundo, eu disse que a jornada da aceitação intelectual à experiência de vida é exatamente o que o Curso foi projetado para facilitar. Ele nos dá um programa estruturado de treinamento mental com um regime de prática disciplinado para nos ajudar a experienciar por nós mesmos a magnífica realidade que ele descreve.

Todo o propósito dessa aula, na verdade, foi compartilhar a prática de repetir essas passagens, uma prática que pode despertar essa experiência.

Essa resposta levou a uma discussão na qual vários participantes compartilharam que haviam experienciado vislumbres da glória de que o Curso está falando.

Nós especulamos que quase todos os que foram atraídos pelo Curso provavelmente tiveram algumas experiências desse tipo.

Por que mais uma pessoa estaria motivada a trilhar o caminho do Curso?

O homem que fez a pergunta original concordou e depois compartilhou algo que comoveu a todos nós. Ele queria nos assegurar que sim, ele experienciou por si mesmo o que nós estávamos falando. Ele tinha se esquecido disso, mas a partilha na classe o ajudou a se lembrar.

Nós percebemos então que existe uma terceira maneira de passar da aceitação intelectual para a consciência experiencial de nossa glória: recorrer ao amor e ao apoio de nossos irmãos que estão trilhando o caminho para Deus conosco.

À medida que nós compartilhamos as nossas experiências da verdade uns com os outros, elas são reforçadas e todos se lembram um pouco mais da maravilhosa realidade que esqueceram.

Toma a mão do teu irmão, pois esse não é um caminho que percorremos sozinhos. (LE-pI.rV.In.9:6)

Eu penso que todos nós saímos da classe gratos a nossos poderosos companheiros pelas dádivas que nós recebemos uns dos outros.

Praticando com essas passagens

Eu listei todas as passagens na última página desse folheto e realmente recomendo que você tente usá-las como uma prática.

Existem duas práticas que você pode fazer:

A primeira é aplicar as passagens a você mesmo. Para fazer isso, recomendo as ler bem devagar, inserindo o seu nome em vários pontos e repetindo quaisquer linhas que tenham um impacto particularmente forte para você. (Você também pode ler as passagens gravadas e depois ouvi-las.) Deixe a mensagem realmente penetrar. Esse não é um ensinamento abstrato; essa é uma descrição verdadeira de você.

A outra prática é aplicar as passagens a seus irmãos, especialmente àqueles contra os quais você guarda queixas. Para esta prática, eu recomendo trazer à mente um irmão específico e seguir o mesmo procedimento que você usou para aplicar as passagens a si mesmo. (Claro, você terá que mudá-las para a segunda pessoa ‘você’.) Realmente tente deixar de lado quaisquer visões cínicas e negativas que você tenha dessa pessoa e deixe essas linhas brilharem em sua mente, revelando-lhe uma visão de quem ele ou ela realmente é.

A Glória de Quem Nós Realmente Somos

Eu sou o Filho de Deus, completo, curado e íntegro, brilhando no reflexo do Seu Amor. Em mim a Sua criação é santificada e a vida eterna é garantida. Em mim o amor vem a ser perfeito, o medo impossível e a alegria é estabelecida sem opostos. Eu sou o lar santo do próprio Deus. Eu sou o Céu onde habita o Seu Amor. Sou a Sua santa impecabilidade, pois na minha pureza habita a Sua própria. (LE-pII.14.1:1-6)

Pai, o Teu Filho é santo. Eu sou aquele a quem sorris com amor e com tão profunda e serena ternura que o universo sorri de volta a Ti e compartilha da Tua Santidade. Quão puros, seguros e santos somos nós habitando no Teu Sorriso, com todo o Amor que Tu nos concedeste, vivendo e sendo unos Contigo em fraternidade e Paternidade completas; em impecabilidade tão perfeita, que o Senhor da Impecabilidade nos concebe como Seu Filho, um universo de Pensamento que O completa. (LE-pII.341:1-3)

A minha verdadeira Identidade é tão segura, tão sublime, sem pecado, gloriosa e grande, inteiramente benéfica e livre de culpa, que o Céu volta-se para Ela para Lhe dar luz. Ela também ilumina o mundo. É a dádiva que o meu Pai me deu e que eu também dou ao mundo. (LE-pII.224.1:1-3)

Sou aquele que o meu Pai ama. A minha santidade continua sendo a luz do Céu e o Amor de Deus. (LE-pII.283.1:4-5)

O meu Ser é mais santo do que todos os pensamentos de santidade que eu agora concebo. O seu cintilar e a sua perfeita pureza são mais brilhantes do que qualquer luz que eu jamais contemplei. O seu amor é sem limites, com uma intensidade que contém a si mesma todas as coisas na calma da certeza que habita em quietude. A sua força não vem dos impulsos ardentes que movem o mundo, mas do infinito Amor do próprio Deus. Quão além desse mundo meu Ser tem que estar e, no entanto, quão próximo de mim e quão perto de Deus! (LE-pII.251.1:1-5)

A minha santidade está muito além da minha própria capacidade de compreender ou conhecer. Entretanto, Deus meu Pai Que a criou reconhece a minha santidade como a Sua. A nossa Vontade conjunta a compreende. A nossa Vontade conjunta tem o conhecimento de que isso é assim. (LE-pII.299.1:1-4)

Mas aos seus olhos [de Jesus], a tua amabilidade é tão completa e sem mancha que nela vê uma imagem do seu Pai. Tu vens a ser o símbolo do seu Pai aqui na terra. Ele olha para ti em busca da esperança, pois não vê em ti nenhum limite, nem mancha alguma que macule a tua bela perfeição. (MP-23.5:5-7)

Eu sou totalmente adorável. Um raio perfeito de pura luz. Diante da minha formosura, as estrelas ficam paralisadas e se curvam ao poder de minha vontade. … Eu, que sou a imagem do Pai, preciso curvar-me somente a Ele, diante de quem Jesus se ajoelha comigo. (Urtext; alterado para primeira pessoa)

Por que eu não ficaria cheio de alegria sendo assegurado que todo o mal que eu penso que fiz nunca foi feito, que todos os meus pecados não são nada, que eu sou tão puro e santo quanto eu fui criado e que a luz e a alegria e a paz habitam em mim? (LE-pI.93.4:1 – adaptado e alterado para a primeira pessoa)

O que em Sua Vontade o meu Pai quer de mim não pode mudar nunca. A verdade em mim permanece tão radiante quanto uma estrela, tão pura quanto a luz, tão inocente quanto o próprio amor. (T-31.VI.7:3-4 – alterado para a primeira pessoa)

…Eu ainda sou Seu Filho santo, para sempre inocente, para sempre amoroso e para sempre amado, tão ilimitado quanto o meu Criador… Tu es o meu Pai e eu sou Seu Filho. (LE-pII.10.5:1, 3 – alterado para a primeira pessoa)

Imagem niklas-ohlrogge-wtgjxJCZM3A-unsplash.jpg

Bibliografia da OREM3:

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficinas de Reprogramação Emocional e Mental que aborda os temas em categorias: 1) Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono. 2) A Profecia Celestina. 3) Um Curso em Milagres (UCEM). 4) Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Pesquisador Independente sobre a Espiritualidade Não-Dualista como Proposta de Filosofia de Vida para os Padrões Ocidentais de Pensamento e Comportamento (Pessoais e Profissionais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x