Esse guia resumido, bom base nos ensinamentos do Dr. Kenneth Wapnick, é de suma importância para os que estão iniciando a sua jornada para o despertar espiritual, por meio do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres, evitando assim as armadilhas que visam resistir ao processo de aprendizado do Curso, ou melhor dizendo, ao processo de “desaprendizado” do sistema de pensamento do ego.

Dr. Kenneth Wapnick nos ensina que ao contrário da maioria dos sistemas de pensamento, Um Curso em Milagres não se desenvolve de forma verdadeiramente linear, com a sua estrutura teórica construída sobre ideias cada vez mais complexas. Ao invés disso, o desenvolvimento do Curso é mais circular, com os seus temas tratados sinfonicamente: introduzidos, deixados de lado, reintroduzidos e desenvolvidos. Isso resulta em uma matriz interligada na qual cada parte é integral e essencial ao todo, ao mesmo tempo que contém implicitamente esse todo em si.

Essa estrutura estabelece um processo de aprendizado ao invés de apenas apresentar um sistema teórico. O processo assemelha-se à subida de uma escada em espiral. O leitor é conduzido em um padrão circular, com cada revolução levando-o para cima até atingir o topo da espiral, que se abre para Deus. Assim, o mesmo material se repete consistentemente, tanto dentro do Curso como um sistema de pensamento, quanto em oportunidades de aprendizagem em nossas vidas pessoais. Cada revolução, por assim dizer, nos aproxima de nosso objetivo espiritual. Os dois últimos parágrafos do primeiro Capítulo do Texto enfatizam particularmente esse impacto cumulativo do processo de aprendizado do Curso.

Por meio do estudo cuidadoso do Texto, juntamente com a prática diária que o Livro de Exercícios proporciona, o estudante é gradualmente preparado para as experiências mais profundas de Deus para as quais Um Curso em Milagres aponta. O domínio intelectual de seu sistema de pensamento não será suficiente para promover a transformação perceptiva e experiencial que é o objetivo do Curso.

Extraído do livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” [”Perguntas e Respostas – Respostas Detalhadas a Perguntas Formuladas por Estudantes sobre a Teoria e a Prática de Um Curso em Milagres”], supervisionado e editado por Kenneth Wapnick, Ph.D., Fundação para Um Curso em Milagres© – Editora, nós temos a seguinte orientação:

Tradução livre Projeto OREM®

Pergunta nº 1385

Há alguma dica ou orientação que você [pergunta ao Dr. Wapnick] possa oferecer para ajudar as pessoas a se aprofundarem no material do Curso? Como nós podemos aproveitar ao máximo o estudo dos três livros?

Resposta

Nós ofereceremos alguns comentários gerais e, em seguida, nós recomendaremos outras discussões e recursos nesse Site.

Métodos de Estudo

Primeiramente, de acordo com a sua teoria, não existe um método único ou ideal para estudar Um Curso em Milagres. Trata-se de um currículo realizado pelo estudante sob a orientação do Espírito Santo ou de Jesus e, como o Manual de Professores afirma especificamente, o treinamento é “altamente individualizado” (MP.9.1:5; MP.29.2:6). Além disso, não pode haver diretrizes ou regras rígidas que se apliquem a todos os indivíduos, visto que circunstâncias, origens e habilidades, entre outros fatores, diferem muito.

Em relação à leitura e ao estudo do material, Jesus não diz o que deve ser feito em primeiro lugar: o Texto, o Livro de Exercícios ou o Manual. Essa decisão cabe a cada estudante. Não existe uma maneira certa ou errada de prosseguir com o material. No entanto, para alcançar um entendimento abrangente do sistema de pensamento e uma base sólida para praticar as lições, os estudantes são incentivados a estudar o Texto em algum momento do processo. Jesus nos aconselha a estudá-lo cuidadosamente, mas não a prosseguir muito rapidamente, para que não nos deixemos levar desnecessariamente por um medo avassalador (T.I.VII.4,5; veja também a Pergunta nº 1163).

“Esse é um curso de treinamento da mente. Todo aprendizado envolve atenção e estudo em algum nível. Algumas partes posteriores do curso se baseiam tanto nestas seções iniciais, que elas requerem um estudo feito com cuidado. Tu também necessitarás delas para a preparação. Sem isso podes ficar temeroso demais com o que virá para usar o curso construtivamente. Contudo, a medida em que fores estudando estas partes iniciais, começarás a ver algumas das implicações que serão ampliadas posteriormente.” (T.1.VII.4)

“É necessário um fundamento sólido devido à confusão entre medo e reverência, a qual já me referi e que é feita frequentemente. Eu disse que a reverência não é apropriada em relação aos Filhos de Deus porque não deves experimentar reverência na presença dos teus iguais. Todavia foi também enfatizado que a reverência é apropriada na presença do teu Criador. Eu tenho sido cuidadoso em esclarecer o meu papel na Expiação sem exagerá-lo ou atenuá-lo. Estou também tentando fazer o mesmo com o teu. Tenho salientado que a reverência não e uma reação apropriada a mim devido a nossa igualdade inerente. Alguns dos passos que vêm mais tarde nesse curso, no entanto, envolvem uma aproximação mais direta com o próprio Deus. Não seria prudente iniciar estes passos sem uma preparação cuidadosa, ou a reverência será confundida com medo e a experiência será mais traumática do que beatífica. No fim, a cura [healing] é de Deus. Os meios te estão sendo cuidadosamente explicados. A revelação pode ocasionalmente te revelar o fim, mas para alcançá-lo, os meios são necessários.” (T.1.VII.5)

Jesus nos aconselha a estudá-lo cuidadosamente, mas não a prosseguir muito rapidamente, para que não nos deixemos levar desnecessariamente por um medo avassalador.

Pergunta nº 1163

No primeiro Capítulo de Um Curso em Milagres, Jesus fala sobre uma experiência traumática que poderia resultar do início de estágios posteriores do Curso sem a preparação que o estudo cuidadoso das Seções anteriores proporcionaria, pois o temor provavelmente seria confundido com medo (T-1.VII.4,5). Como exatamente o seu estudo do Curso é capaz de resultar em uma experiência traumática? Quais, mais precisamente, são as Seções iniciais e quais as posteriores às quais Jesus se refere no Texto?

Resposta

Jesus não identifica especificamente quais Seções no Texto são as iniciais e quais são as posteriores. Mas ele está basicamente falando sobre não saltar do fundo da escada espiritual direto para o topo sem dar os passos intermediários. Muitas pessoas desejam iluminação instantânea e não querem fazer o trabalho, muitas vezes desagradável e desconfortável, de olhar para os seus egos e como as suas vidas foram direcionadas pela escolha de ter o ego como o seu mestre ao invés do Espírito Santo. Isso não é uma visão bonita para as nossas mentes, mas nunca nós seremos capazes de realmente superar o ego e todo o seu ódio e egoísmo sem olhar para ele e admitir humildemente que nós estávamos errados em querer a identidade especial que o ego ofereceu ao invés da nossa verdadeira Identidade como Cristo. Nós temos que aprender a fazer isso, confiando cada vez mais na palavra de Jesus de que nós não seremos punidos – nem mesmo aniquilados, como o ego nos adverte por termos feito um substituto para o Amor de Deus. Nós temos que praticar todos os dias como mudar o propósito de nossas vidas e os nossos relacionamentos do ego para o do Espírito Santo; mas nós não podemos fazer isso sem ver – às vezes de forma chocante – a extensão do nosso investimento no ego e como nós manifestamos a loucura da separação do ego 24 horas por dia, geralmente.

A questão é que nós temos abordado tudo isso porque nós estávamos convencidos de que coisas indizivelmente horríveis aconteceriam se nós nos lembrássemos de que nós temos uma mente e então nós voltássemos lá e avaliássemos o que nós escolhemos. Há tanto medo enterrado ali que, se nós nos aproximássemos de Deus diretamente, certamente nós seríamos lançados em um pânico incapacitante. Nós necessitamos nos aproximar de Deus indiretamente, através do perdão e de um relacionamento com Jesus ou o Espírito Santo em primeiro lugar, por causa de todas as noções distorcidas que nós temos implantado em nossas mentes sobre Quem Deus é e o que nós podemos esperar dEle quando O encontrarmos face a face. Jesus discute essa abordagem indireta no Capítulo 14 do Texto, na Seção intitulada “As Condições do Aprendizado” (T-14.I). Anteriormente, no Capítulo 12, ele nos diz:

“Não podes deixar de lado os obstáculos à visão real sem olhar para eles, pois deixar de lado significa julgar de forma contrária. Se olhares, o Espírito Santo julgará e Ele julgará verdadeiramente. No entanto, Ele não pode dissipar com o Seu brilho aquilo que manténs escondido, porque não o ofereceste a Ele e Ele não pode tirá-lo de ti.

Nós estamos, por conseguinte, embarcando em um programa organizado, bem estruturado e cuidadosamente planejado, com o objetivo de aprender como oferecer ao Espírito Santo tudo o que não queres. Ele sabe o que fazer com essas coisas. Tu não compreendes como usar o que Ele conhece. Qualquer coisa dada a Ele que não seja de Deus, desaparece. Contudo, tu mesmo tens que olhar para isso com perfeita disponibilidade, pois de outro modo o Seu conhecimento permanece sendo inútil para ti. Certamente Ele não falhará em ajudar-te, pois a ajuda é o Seu único propósito. Não tens mais razão para ter medo do mundo tal como o percebes, do que para olhar para a causa do medo e assim deixar que ele se vá para sempre?” (T-12.II.9:6-8; 10)

Esse é o processo no qual Jesus quer que nos concentremos e não deixemos passar, pensando que nós já somos espiritualmente avançados demais para nos envolvermos em tal trabalho e que nós não necessitamos de qualquer ajuda.

Além disso, na Introdução ao Livro de Exercícios, ele explica que:

“Um fundamento teórico tal como o Texto provê é necessário como uma estrutura para fazer com que as lições nesse Livro de Exercícios sejam significativas.” (LE.in.1:1)

Assim, Jesus claramente espera que os seus estudantes dediquem tempo ao Texto em algum momento do processo.

Um Curso em Milagres: Forma e Conteúdo

O Curso utiliza metáforas e, em sua forma, apresenta muitas passagens contraditórias. É por isso que não pode ser lido e entendido exclusivamente em um nível intelectual. O seu conteúdo e a sua mensagem amorosa de perdão só podem ser entendidos com a disponibilidade da mente que se abre para a verdade que isso reflete. O ensinamento do Curso de que o mundo é uma ilusão e que a separação nunca aconteceu é aparentemente contradito pelo próprio fato de que o próprio Curso existe em forma. Claramente, então, desde o seu começo, o Curso amorosamente acomoda a sua forma para ser útil à parte culpada da mente do Filho de Deus, que acredita estar irremediavelmente perdido por causa de seu terrível pecado. De acordo com a lógica do ego, a culpa que se segue ao “pecado” da separação gera um tremendo medo da punição de um Deus irado. Quando o Curso nos diz que Deus chora e se sente solitário sem nós (T.5.VII.4; T.2.III.5), a mensagem é que Ele não é um Deus irado e vingativo, mas Alguém que nos ama e sente a nossa falta.

“Deus chora diante do “sacrifício” de Suas crianças que acreditam que estão perdi das para Ele.” (T.5.VII.4:5)

“Deus é solitário sem os Seus Filhos e eles são solitários sem Ele.” (T.2.III.4:5:11)

Essas imagens simbólicas são úteis para nós, que somos capazes de nos relacionar com o conceito de um pai amoroso mais facilmente do que com a natureza abstrata de Deus. Como Jesus nos diz:

“Não podes sequer pensar em Deus sem um corpo ou alguma forma que pensas reconhecer.” (T.18.VIII.1:7); e

“No entanto, Ele [o Mestre da Unicidade] tem que usar uma linguagem que essa mente possa compreender, na condição na qual ela pensa que está.” (T.25.I.7:4).

Essas linhas explicam as metáforas usadas no Curso, bem como os níveis de ensino. Como nós acreditamos estar no mundo, Jesus nos ensina a partir do nosso nível de experiência. Tendo escolhido nos identificar com o corpo, nós pensamos e agimos e “raciocinamos” como corpos, então o Curso chega até nós em uma forma que nós somos capazes de entender e ele usa inúmeras metáforas, imagens poéticas e símbolos para nos falar do Amor que nós temos negado e esquecido.

Novamente, o Curso precisa nos encontrar onde nós estamos e onde nós estamos é em um mundo muito complexo. Mas isso ocorre porque o nosso mundo surgiu de um sistema de pensamento muito complexo, o sistema de pensamento que domina as nossas mentes. Portanto, se Jesus quer nos ajudar, o contexto de seus ensinamentos precisa ser essa imensa complexidade de ambos os nossos mundos externo e interno. É isso que ele quer dizer quando afirma:

“Esse curso permanece dentro da estrutura do ego, onde ele é necessário.” (ET.in.3:1).

A complexidade é o nome do jogo do ego, ele nos diz no Texto:

“A complexidade é do ego e não é mais do que a tentativa do ego de obscurecer o óbvio.” (T-15.IV.6:2).

Os seus ensinamentos têm que abordar essa complexidade para desfazê-la.

Assim, quando nós começamos com o Curso, ele pode de fato parecer irremediavelmente complexo, mas, novamente, isso ocorre porque ele nos encontra onde nós estamos. O seu propósito, porém, é nos conduzir para fora dessa complexidade, rumo à “…simplicidade da salvação” (T.31.I), quando todos finalmente perceberemos que “…aquilo que é falso é falso e o que é verdadeiro jamais mudou.” (LE.pII.10.1:1). Essa é a verdade simples, oculta por trás da vasta complexidade tanto do sistema de pensamento do ego em nossas mentes quanto do mundo que dele tem surgido.

Qualquer pessoa é capaz de se beneficiar a partir de Um Curso em Milagres. Não é preciso ser um intelectual para aprender com ele e usá-lo como um caminho espiritual. No entanto, é óbvio que ele é escrito em um alto nível intelectual, com sofisticados conceitos metafísicos, teológicos e psicológicos integrados aos ensinamentos ao longo dos três livros. Grande parte dele é escrita em versos brancos. Assim, um leitor/estudante sem inclinação intelectual e sem formação nessas áreas pode ter dificuldade em entender grande parte do material. Isso não significa, porém, que tal pessoa não possa ser ajudada pela leitura e pelos exercícios do Livro de Exercícios. Se a pessoa sair do Curso mais gentil, mais amorosa e confiante no Amor de Deus e menos irritada, deprimida e medrosa, então o seu propósito foi cumprido. Por outro lado, houve muitas pessoas altamente educadas que não conseguiram se identificar com o Curso. Elas encontrarão outro caminho mais adequado às suas necessidades e inclinações.

O Curso afirma ser apenas uma entre milhares de outras formas do curso universal (MP.1.4). Ele não precisa ser para todas as pessoas. Algumas religiões afirmam que a sua é a única religião verdadeira, o único caminho para se reconciliar com Deus. Um Curso em Milagres não está entre elas. Ao invés disso, a implicação clara ao longo do Curso é que todas as pessoas eventualmente encontrarão um caminho que as levará a Deus. Não precisa ser esse Curso.

“Esse é um manual para um currículo especial, voltado para os professores de uma forma especial do curso universal. Existem milhares de outras formas, todas com o mesmo resultado. Elas meramente ganham tempo. Entretanto, é só o tempo que se desenrola exaustivamente e o mundo está muito cansado agora. Está velho e gasto e sem esperança. O resultado nunca esteve em questão, pois o que pode mudar a Vontade de Deus? Mas o tempo, com suas ilusões de mudança e morte, exaure o mundo e todas as coisas dentro dele. O tempo, porém, tem um fim e é isso que os professores de Deus são designados para trazer. Pois o tempo está em suas mãos. Tal foi a escolha que fizeram e ela lhes foi dada.” (MP.1.4)

Por fim, a estrutura e o fluxo do Texto podem ser comparados mais a uma sinfonia com temas introduzidos, deixados de lado, reintroduzidos e desenvolvidos do que à progressão linear de ideias normalmente encontrada em um livro didático acadêmico, que sistematicamente aumenta em complexidade. Isso resulta em uma matriz interligada na qual cada parte é integral e essencial ao todo, ao mesmo tempo que implicitamente contém esse todo em si. Assim, o mesmo material se repete consistentemente, tanto dentro do Curso como um sistema de pensamento quanto nas oportunidades de aprendizado em nossas vidas pessoais. O processo de aprendizado, portanto, assemelha-se à subida de uma escada em espiral, com o leitor conduzido em um padrão circular, cada revolução levando mais alto até que o topo da espiral seja alcançado, o que se abre para Deus. O ritmo encantador dos versos brancos em grande parte do Texto realça o impacto dos temas recorrentes.

As únicas especificações para as lições do Livro de Exercícios são fornecidas em sua Introdução:

“Não empreendas fazer mais do que uma lição por dia.” (LE.in.2:6).

É aconselhável que os estudantes leiam essa Introdução antes de iniciar as lições e a releiam ocasionalmente depois disso. Outro princípio importante na Introdução diz respeito à orientação do estudante:

“Lembra-te apenas disto: não precisas acreditar nas idéias, não precisas aceitá-las e não precisas nem mesmo acolhê-las bem. À algumas delas podes resistir ativamente. Nada disso importará ou diminuirá a sua eficácia. Mas não te permitas fazer exceções ao aplicar as idéias contidas no Livro de Exercícios e, quaisquer que sejam as tuas reações às idéias usa-as. Nada mais do que isso é requerido.” (LE.in.9).

As lições podem ser repetidas, se desejado. Se for uma lição particularmente significativa ou difícil, pode ser uma boa ideia continuar com ela por alguns dias ou mais. No entanto, existe o risco de pensar que uma lição precisa ser feita perfeitamente antes de passar para a próxima. Isso seria uma armadilha, pois é improvável que muitos de nós consigamos fazer qualquer uma das lições perfeitamente. Se nós pudéssemos, nós teríamos alcançado um estado tão avançado de crescimento espiritual que nós não precisaríamos mais das lições.

O meio da Lição 95 é útil para saber o que fazer se vários dias ou semanas forem perdidos na prática das lições. É importante ressaltar que não é necessário começar tudo de novo. A instrução na Lição 95 se concentra em reconhecer as maneiras pelas quais o ego se intromete no processo e que nós devemos…

“…estar determinados, portanto, a principalmente na próxima semana ou mais um pouco, a estarmos dispostos a perdoar os lapsos na nossa diligência e nossas falhas em seguir as instruções para a prática da idéia do dia.” (L.pI.95.8:3).

Essa é a chave. Jesus não controla a nossa pontualidade em seguir as instruções do dia; o seu interesse é apenas nos ajudar a treinar as nossas mentes para pensar mais e mais em termos de perdão e, então, eventualmente, generalizar o nosso aprendizado para todos os aspectos de nossas vidas e experiências.

A ideia central é que nós sejamos sinceros em nossas tentativas de estudar e praticar o que o Livro de Exercícios ensina, cientes de que todos nós enfrentamos forte resistência, mas dispostos a nos perdoar por nossos esforços muitas vezes inadequados. Enquanto nós continuarmos a estudar e aplicar as lições conforme nos são instruídas, nós faremos progresso. É importante focar no conteúdo e não na forma. O que importa é fazer um esforço sincero para seguir as instruções com o máximo de cuidado possível, sem nos julgarmos quando nós falhamos. De fato, nós podemos dizer que o propósito de fazer as lições é fazê-las errado e então perdoar os nossos erros. Isso refletiria o nosso perdão final a nós mesmos pelo erro de nós nos separarmos de nossa Fonte Criadora.

O Manual de Professores, o terceiro livro, é o mais fácil e acessível dos três. O Curso nos ajuda a perceber que nós somos todos professores e estudantes uns dos outros e que não há uma linha separando professores e estudantes. À medida que nós ensinamos, nós aprendemos e à medida que nós aprendemos, nós ensinamos; mas isso não tem nada a ver com um ambiente formal de ensino. O significado é que nós ensinamos por demonstração. Um Curso em Milagres nunca se preocupa com a forma (corpo), mas apenas com o conteúdo (mente). O Manual vem em formato de perguntas e respostas, com as perguntas abordando alguns dos temas mais importantes encontrados no próprio Curso. Há um apêndice ao Manual, que Helen retirou alguns anos após a conclusão do Curso. Isso se chama Esclarecimento de Termos, que em certo sentido é como um glossário de alguns dos termos-chave usados ​​no Curso, com o propósito ostensivo de defini-los para os estudantes do Curso. O que se descobre, no entanto, é que, se você ainda não sabe o que a palavra significa, o Esclarecimento de Termos provavelmente não será útil. O que ele é, no entanto, é um resumo adorável e muitas vezes poético do que esses termos significam. É outra maneira de revisitar o que nós já temos.

O acima é reproduzido a partir de Foundation for A Course in Miracles’ Question and Answer Service com a gentil permissão do Dr. Kenneth Wapnick e a Foundation for A Course in Miracles.

Tradução livre Projeto OREM®

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Imagem: Foto do meu livro UCEM.

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Artigo: “Choosing to See the Progress” [“Escolhendo Ver o Progresso”]. Autor: Rev. Tony Ponticello – 07.06.25. Site: 07.06.25 “Choosing to See the Progress”;

Livro: “The Better Angels of Our Nature – Why Violence Has Declined” [“Os Melhores Anjos de Nossa Natureza – Por que a Violência Tem Declinado”]. Autor do livro: Steven Pinker 2010 806 páginas. Artigo disponível em Inglês no site: Best Psychology Books | Summaries & Audio;

Artigo: Has the Decline of Violence Reversed since The Better Angels of Our Nature was Written? [O Declínio da Violência se Inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito?]. Autor: Steven Pinker – Atualização de 2014;

Artigo: All Is A Dream [Tudo É Um Sonho]. Autor: Nisargadatta Maharaj. Site: NISARGADATTA MAHARAJ | all is a dream;

Artigo: “Awakening – Separating Truth from Illusions” [“Despertar – Separando a Verdade das Ilusões”]. Autora: Nous Sanchez – 10 de maio de 2020. Site: Awakening – Separating Truth from Illusions – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Pillars of God – Truth and Love” [“Os Pilares de Deus – Verdade e Amor”]. Autora: Nouk Sanchez – 17 de abril de 2020. Site: The Pillars of God – Truth and Love – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The 7 Keys to Authentic Communication” [“As 7 Chaves para Comunicação Autêntica”]. Autora: Nouk Sanchez – 7 de abril de 2015. Site: The 7 Keys to Authentic Communication – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART I” [“Despertar Espiritual – Transpondo o Limiar – PARTE I”]. Autora: Nouk Sanchez – 20 de setembro de 2019. Site: Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART I – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART II – The Final Awakening” [Despertar Espiritual – Transpondo o Limiar – PARTE II – O Despertar Final”]. Autora: Nouk Sanchez – 21 de setembro de 2019. Site: Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART II – The Final Awakening – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant” [“A Distinção entre o Momento Presente e o Instante Santo”]. Autora: Nouk Sanchez – 12 de outubro de 2020. Site: The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Give Peace a Chance” [“Dê uma Chance à Paz”]. Autora: Nouk Sanchez – 17 de dezembro de 2018. Site: Give Peace a Chance – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Seven Essential Principles of Quantum Forgiveness” [Os Sete Princípios Essenciais do Perdão Quântico”]. Autora: Nouk Sanchez – 15 de dezembro de 2013. Site: The Seven Essential Principles of Quantum Forgiveness – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Powerful Forgiveness Process – The Atonement” [“Poderoso Processo de Perdão – A Expiação”]. Autora: Nouk Sanchez – 1º de novembro de 2012. Site: Powerful Forgiveness Process – The Atonement – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Circumstances and the Guidance That Led up to The Song of Prayer” [“As Circunstâncias e a Orientação que Levaram para A Canção da Oração”]. Autor: Robert Perry. Fonte: Course Companions Sample Commentary Song of Prayer Supplement. Site: CC Landing Page Sample Docs;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.195.Título)
“E a consciência [no nível da realidade (awareness)] de que dar e receber são a mesma coisa.” (T-25.IX.10:6)
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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