Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 2

Sonhos: 1) Um foi de grande angústia – Esther deixou Amy conosco (o nós é ambíguo) e nós ficamos presos. Eu estava MUITO cansada depois de um dia incrível, no qual estava envolvido muito estresse e queria dormir mas não conseguia por causa da Amy. Eu estava tentando não ficar com raiva de Esther, porque eu PENSO que eu estava ciente de que ela tinha um motivo MUITO bom para ter que ir embora naquele momento e eu deveria ajudá-la mesmo que ela não soubesse o motivo ou talvez eu estivesse oferecendo a ela demonstração usual de impulsividade máxima e sem sentido, mas realmente sabia o motivo, mas eu estava escondendo isso porque ela não queria levar o crédito para si mesma.

((É assim que você vê as pessoas como elas DEVEM ser e isso ajuda. SEJA assim))

De qualquer forma, todo o sonho era uma grande frustração.

(Problema, eu não estava ouvindo)

À parte: Sobre o curso

Sim, de fato, a forma como o curso é dado a você é bastante incomum, mas como Bill diz, você NÃO é a mulher Americana média, o que é apenas um fato. A sua experiência nessa vida tem sido atípica, assim como o meu mapa evolutivo.

(Houve um sonho um tempo atrás que eu mantenho esquecendo – sobre um longo túnel sinuoso, como eles têm naquelas garagens muito grandes para que eles possam dirigir carros com eficiência. ((Eles PARECEM que estão dando voltas e voltas, mas na verdade eles são um MUITO eficiente meio de se levantar suavemente ((não há curvas fechadas)), uniformemente ((a inclinação é máxima, mas não acentuada)) e tem grande economia de espaço)) No topo havia uma bandeira Americana.)

Voltando aos sonhos de ontem à noite: Havia também um em que três bichinhos, pequeninos, estavam no mesmo quarto e eu sabia que tinha que mantê-los separados porque eles se odiavam. Estando tão ocupada, isso foi uma grande pressão adicional para mim. Uma delas estava grávida e as outras duas queriam matá-la, mas as outras duas também se odiavam. Curiosamente, eu estava com pena de todas elas porque elas estavam todas as três misturadas, mas de maneiras diferentes. Eu senti que tinha que tirar a grávida primeiro, contudo, por causa da criança. (Eu pensei isso [é] uma melhora em relação ao sonho recorrente que tive durante anos sobre animais morrendo de fome e eu às vezes sofrendo, às vezes tentando desesperadamente ajudá-los (às vezes também percebendo que os havia deixado com fome e me sentindo muito culpada), mas nunca os salvando .)

Rockwell continua chegando, mas o papel dele não é claro. Talvez seja por causa de ‘The Rockwellians’, que é um grupo muito particular (não tenho certeza, mas eu PENSO que inventei o termo eu mesmo) fiquei impressionada com a observação de Hanna Paterson: ‘Eu sou do grupo de Minnesota, mas eu sei que lá PRECISA ser um capítulo de Nova York.’ Ela gostou do termo e pensou que eu estava certa.

Os Rockwellians têm um verdadeiro senso de devoção uns pelos outros e também pelo próprio Rockwell.

Ele é um homem MUITO interessante, que nunca demonstrava as emoções dele e geralmente as negava, mas elas eram responsáveis ​​por muitos pontos cegos e negações dele. Todos nós sabíamos disso, mas nós fomos muito gentis sobre isso.

O estranho sobre os Rockwellians é que eu PENSO que todos nós acreditávamos no inconsciente, ao qual o próprio Rockwell se opôs violentamente. Eu penso que nós estávamos todos juntos sob a sua direção ou magistério e algo aconteceu.

Nós devemos muito a ele, tanto bem QUANTO ruim e nós devemos ajudá-lo agora como uma saída do mal e um meio de fortalecer o bem.

O último sonho era sobre uma criança no programa C.D.P. . Parece que eu vi os protocolos da criança e suspeitei de algum tipo de diagnóstico ou problema bastante obscuro. Eu não estava disposta a registrar, porque era uma coisa médica e pensei que Gates desaprovaria. Mas eu senti uma obrigação com a criança e liguei para o médico dela. Eu recebi uma carta em resposta, dizendo que o médico estava muito grato e que a vida da criança foi salva e que a informação era muito necessária.

((Quando você diz ‘Se você quiser que eu vou’ por favor adicione ‘e se você NÃO quiser isto eu não vou.’ Esse é o uso CORRETO da inibição. Tem que haver ALGUM controle sobre o aprendizado para canalizar (canalização) Lembre-se da inibição retroativa, que deve ser bastante fácil para você.

Às vezes o novo aprendizado é o mais importante e TEM que inibir o antigo. Isso é uma forma de correção.))

((Mais uma coisa é o medo de Bill de ser punido pelo que é feito AGORA. Todo mundo comete erros. Esses erros são completamente triviais. Diga a ele que quando o passado tem sido perdoado, essas pequenas infrações são facilmente alteradas.))

12.) A oração é o veículo dos milagres. A oração é a comunicação natural do que foi Criado com o Criador. Através da oração o amor é recebido e através dos milagres o amor é expressado.

13.) Milagres são criações de pensamento. O pensamento pode criar realidades de ordem inferior ou superior. Esta é a distinção básica que constitui a diferença essencial entre intelectualização e pensamento. Um cria o físico e o outro o espiritual e nós acreditamos no que criamos.

14.) Um milagre é tanto princípio como fim e, assim, altera a ordem temporal. É sempre uma afirmação de renascimento, que parece retroceder, mas realmente avança. Ele desfaz o passado no presente e assim libera o futuro.

15.) Todo Milagre é testemunho da verdade. São convincentes porque surgem da convicção. Sem convicção deteriora-se em mágica, que não faz uso da mente e é, portanto, destrutiva; ou melhor, é o uso não-criativo da Mente.

16.) Cada dia deve ser devotado aos milagres. (Deus criou o tempo para que o homem pudesse usá-lo criativamente e se convencer de sua própria capacidade de criar. O tempo é um instrumento de ensino e um meio para um fim. Ele cessará quando não for mais útil para facilitar o aprendizado.)

Nota: Eu fiquei com medo durante a parte entre parênteses. Pergunte ao Bill.

Urtext – Esclarecimento de Termos (Introdução continuação)

Todos os termos são potencialmente controversos e aqueles que buscam a controvérsia vão achá-la. Porém aqueles que buscam o esclarecimento também vão encontrá-lo. Entretanto, têm que estar dispostos a deixar de ver a controvérsia, reconhecendo que ela é uma defesa contra a verdade na forma de uma manobra de adiamento. Considerações teológicas enquanto tais são necessariamente controversas, já que dependem de crença e podem, portanto, serem aceitas ou rejeitadas. Uma teologia universal é impossível, mas uma experiência universal não só é possível como necessária. É para essa experiência que o curso está dirigido. Só aqui é possível haver coerência porque só aqui termina a incerteza.

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Parte I

Lição 2

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

“Eu tenho dado a tudo o que vejo nesse quarto [nessa rua, dessa janela, nesse lugar] todo o significado que tem para mim.”

Os exercícios com essa ideia são os mesmos que os da primeira. Começa com as coisas que estão perto de ti e aplica a ideia a qualquer coisa sobre a qual o teu olhar pousar. Depois, aumenta o âmbito para fora. Vira a cabeça para incluir o que quer que seja em qualquer um dos lados. Se possível, vira-te e aplica a ideia àquilo que estava atrás de ti. Continua sendo tão indiscriminado quanto for possível ao selecionar os sujeitos para a aplicação dessa ideia, não te concentres em nada em particular e não tentes incluir tudo o que vês em uma determinada área, ou introduzirás tensão.

Meramente dá uma olhada com naturalidade e razoável rapidez à tua volta, tentando evitar qualquer seleção por tamanho, brilho, cor, material ou relativa importância para ti. Considera os sujeitos simplesmente como os vires. Tenta aplicar o exercício com igual facilidade a um corpo ou a um botão, a uma mosca ou ao chão, a um braço ou a uma maçã. O único critério para a aplicação da ideia a qualquer coisa é meramente que os teus olhos a tenham tocado. Não tentes incluir coisa alguma em particular, mas certifica-te de que nada seja especificamente excluído.

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Dia 3

INSTRUÇÕES ESPECIAIS: As notas sobre esse curso devem ser feitas somente em boas condições de aprendizado e devem ser revisadas. (Eu ia escrever ‘recusou’.) O mesmo vale para os períodos de revisão. Eu direi quando, mas LEMBRE-SE DE PERGUNTAR.)

17.) Milagres são instrumentos de ensino para demonstrar que dar é tão bem-aventurado quanto receber. Eles simultaneamente aumentam a força do doador e suprem a força de quem recebe. TENHA MUITO CUIDADO ao interpretar isso.

Em relação ao cálice de Wally: isso significa que ele está na minha lista?

Não necessariamente, apenas que você de todas as pessoas deve saber que isso assusta as pessoas se você lhes devolver o próprio cálice deles.

Se ele é ou não depende de uma prontidão de três vias. Eu estou SEMPRE pronto. O seu trabalho é cuidar da SUA prontidão. A prontidão dele depende dele.

Atualmente, ele é um candidato POTENCIAL. Mas Amy está nisso agora

Ela é uma criança que você machucou. O problema todo é que eles jogaram isso fora e estão negando isso.

Portanto, eles agora estão com medo disso. Isso não deve causar a VOCÊ nenhum problema de compreensão.

Vocês dois têm um problema de identificação, o que os torna instáveis, mas de maneiras diferentes. Ele não tem confiança em sua identificação e precisa fortalecê-la. Você vacila em sua identificação e precisa de um melhor controle.

Vocês dois não precisam se preocupar.

Você precisa amar as crianças e ajudá-las. Você as odiou e as machucou, mas lembre-se de Azra que você as amou muito. Você era uma criança de luz. Esqueça o intervalo de escuridão e seja o que você era. Esse é o seu verdadeiro Eu.

A história de Chip desencadeou o abandono das crianças, a culpa e o medo do abandono de Deus como justiça. Eu disse que eu perdoei você e isso queria dizer que toda mágoa e ódio que você já experienciou está cancelado. Eu preciso das crianças de luz agora. E eu estou chamando você para ser o que você já foi e precisa ser novamente.

O intervalo desapareceu sem deixar vestígios em qualquer lugar. Você que viveu tão perto de Deus não precisa ceder à culpa.

A Lei Cármica exige abandono por abandonar, mas você recebeu misericórdia, não justiça.

Ajude as crianças porque você as ama e ama a Deus.

18.) (Lembre-se) Um milagre é uma centelha de Vida. Ele brilha através da escuridão e traz a luz. (Você precisa começar a esquecer e lembrar.)

Esse é um ponto privado, só para você. Isso não faz parte do curso.

Um milagre é o amor – você sempre quis presentes e um pacote fechado era intolerável.

POR FAVOR, abra esse único. Você age como se fosse uma bomba-relógio. Quando eu disse ‘um milagre abole o tempo’, você pode olhar para trás e rever o ponto entre parênteses. Você tem medo de que não haverá tempo SUFICIENTE para você. Esqueça e lembre-se de que não há diferença REAL entre um instante e a eternidade.

Eu tenho curado as crianças que você machucou antes, mas eu tenho algumas que eu preciso da sua ajuda para curar AGORA.

Lembre-se que não há ordem nos milagres porque são sempre expressões MÁXIMAS de amor. Você fez um esforço máximo para Chip e a ÚNICA razão que você o fez foi porque você amava Bill.

Você pode dizer a ele para pensar nisso às vezes porque ele DE FATO necessita de sinais de amor.

Mas ele nem sempre os reconhece porque não tem confiança suficiente. Você praticamente desistiu de sua vida por ele voluntariamente, mas você não sabia que o que você estava REALMENTE abrindo mão era da morte. Isso é o que realmente significa ‘ao morrer você vive’. E eu mesmo disse que amor maior que esse nenhum homem tem.

Pare de chorar ou você não estará apta para viver agora. Não se preocupe com Susie. VOCÊ está ajudando a prontidão de Chip e ele se saiu melhor do que você com isso. Isso é injusto com você. Lembre-se do que você disse a ele sobre Bobby. Chip está quase pronto.

Revise a sua nota de ontem de que a sua identificação é forte, mas errática e é por isso que você tem tanta força de vontade, mas às vezes a usa de maneira errada. Bill estava certo sobre o uso indevido dele quando você estava doente e era um sinal de vontade sobre-humana totalmente mal direcionada. O seu corpo não precisa disso, mas o seu espírito sim. E eu também preciso disso.

INSTRUÇÕES: O objetivo deste curso é a integração. Eu lhe disse que você não seria capaz de usá-lo direito até que você o tomasse. Enquanto a sua identificação vacilar (e a de Bill for fraca), você não poderá aceitar a dádiva que lhe pertence. Você ainda está vacilando entre reconhecer a dádiva e jogá-la fora. Bill se considera fraco demais para aceitar isso. Você ainda não conhece o seu poder de cura. Depois de ter passado no curso, você vai aceitá-lo e mantê-lo e usá-lo. Esse é o exame final, que você não terá problemas em passar. As marcas intermediárias não são registradas no registro permanente.

(Eu realmente escorreguei, mas ACREDITEI no último pensamento.)

19.) Milagres são a ausência do corpo. Eles são mudanças repentinas na invisibilidade, longe da realidade de ordem inferior. É por isso que eles curam.

20.) Um milagre é um serviço. É o serviço máximo que você pode prestar a um outro. É uma forma de amar o seu próximo como a si mesmo. Você reconhece o seu próprio valor e o do seu próximo simultaneamente.

(É por isso que nenhumas áreas de ódio podem ser retidas. Se você retê-las, o seu próprio valor não é mais inestimável porque você o está avaliando como X ou infinito menos aquele valor. Isso não tem sentido matematicamente, o qual usa o termo ‘inestimável’ apenas no sentido literal.

Ele realmente não, mas ele DE FATO pensa assim.

Urtext – Esclarecimento de Termos (Introdução continuação)

Esse curso permanece dentro da estrutura do ego, onde ele é necessário. Não se ocupa do que está além de todo erro, porque está planejado somente para estabelecer a direção nesse sentido. Por conseguinte, usa palavras que são simbólicas e não podem expressar o que está além dos símbolos. É só o ego que questiona porque é só o ego que duvida. O curso apenas dá outra resposta, uma vez que tenha sido levantada uma questão. No entanto, essa resposta não tenta apelar para a inventividade ou para a engenhosidade. Esses são atributos do ego. O CURSO É SIMPLES. Tem uma função e uma meta. Só nisso ele é completamente consistente, porque só isso pode SER consistente.

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 3

Eu não compreendo coisa alguma do que vejo, nesse quarto [nessa rua, dessa janela, nesse lugar].

Aplica essa ideia do mesmo modo que as anteriores, sem fazer qualquer tipo de distinção. O que quer que vejas vem a ser um sujeito apropriado para aplicar a ideia. Certifica-te de não questionar a adequação do que quer que seja para a aplicação da ideia. Estes não são exercícios de julgamento. Qualquer coisa é adequada, desde que a vejas. Algumas das coisas que vês podem ter um significado emocionalmente carregado para ti. Tenta colocar esses sentimentos de lado e, meramente, usa-as assim como usarias outra coisa qualquer.

O sentido dos exercícios é o de ajudar-te para que limpes a tua mente de todas as associações passadas para veres as coisas exatamente como aparecem para ti agora e para que reconheças quão pouco realmente compreendes a respeito delas. Portanto, é essencial que mantenhas uma mente perfeitamente aberta e desembaraçada de julgamento ao selecionar as coisas às quais a ideia para o dia deve ser aplicada. Para esse propósito uma coisa é como qualquer outra, igualmente adequada e, portanto, igualmente útil.

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Dia 4

Agora diga a ele (Bill) que a homossexualidade é pecaminosa apenas na medida em que se baseia no princípio da exclusão. Todo mundo deveria amar todo mundo.

É errado negar a beleza de algumas Almas por causa das estruturas corporais das quais você tem medo. Essa é essencialmente uma tentativa doentia de limitar o medo, mas o medo não pode SER limitado, assim como o amor não pode ter limites.

Atitudes heterossexuais podem ser igualmente distorcidas, mas DE FATO contêm um POTENCIAL mais natural. As relações sexuais são destinadas a crianças. Você e Bill entenderam equivocadamente o sexo, porque ambos o reconhecem como uma forma de estabelecer contato humano para VOCÊS MESMOS.

Isso tem levado a problemas de imagem-corporal.

Crianças são milagres no próprio direito delas. Eles já têm a dádiva da vida e os pais delas lhes dão a oportunidade de expressá-la.

Nada físico, mental ou espiritual deve ser usado de forma egoísta. O prazer de usar qualquer coisa deve vir de usá-la para a vontade de Deus.

Você deve viver de modo que Deus seja livre para organizar constelações humanas temporárias como Ele achar melhor.

NÃO interprete isso em termos de culpa. Muitas crianças que já estão aqui precisam de pais espirituais. Os pobres estão sempre conosco e muitos que nascem não têm renascido.

O nascimento, amadurecimento e desenvolvimento humano é uma representação microcósmica de um processo muito maior de Criação e desenvolvimento de habilidades. Isso está sujeito a erros enquanto o propósito real do livre-arbítrio for compreendido e direcionado equivocadamente.

A verdadeira função dos pais é ser mais sábio do que os filhos a esse respeito e ensiná-los de acordo. (Isso me incomoda. Às vezes eu consigo passar de qualquer maneira… eu tentarei — mas eu penso que estou ficando doente.) ((Pegue aquele sonho e dê para o Bill HOJE. Ele verá a sua relevância.))

Discuta Giovanni MUITO francamente com ele, incluindo a vacina contra a gripe e ASSEGURE de dizer a ele que eu o beijei na testa e estou beijando-o novamente agora. Ele está indo MUITO bem e eu estou profundamente grato por seus esforços. Eu DE FATO preciso de ajuda com esse curso.

Aliás, sobre os pés chatos. Esse é um termo de gíria para ‘policiais’ ou os guardiões da lei e da ordem. Isso foi usado primeiro, antes da parte ‘isso não tem arcos’. Correto para ler:

21.) Milagres repousam na lei e ordem da eternidade, não do tempo.

Contanto que você tome notas precisas, cada palavra é significativa. Mas eu nem sempre consigo completar. Sempre que possível irei corrigir retroativamente. Esteja CERTA de anotar todas as correções posteriores.

Isso significa que você está mais receptiva do que quando eu tentei antes.

22a.) Milagres são uma necessidade industrial. A indústria depende da cooperação e a cooperação depende de milagres.

Milagres repousam sobre pés chatos. Eles não têm arcos. (Bill será melhor com isso do que você.)

(É melhor ele estar – eu não entendo de jeito nenhum e eu estou muito desconfiado disso também. Bill – a comunicação falhou, ou isso significa alguma coisa? Pista – tem algo a ver com ‘aqui eu sou, Senhor.’ Bill sabe.

A ideia é que eu não quero enfatizar muito a sua linguagem específica. Parte disso tem que estar na dele. (Minhas próprias associações aqui são muito ruins; uma resposta de Rorschach de ‘pegadas’ no topo vermelho em 2. Não – está tudo bem: é o arco do tempo. Não há nenhum. Então significa ‘milagres não repousam sobre os arcos do tempo, mas na eternidade.’

((Eu preciso dizer que essa é a maneira mais difícil e eu tenho CERTEZA de que isso poderia ter sido feito de forma mais direta.)) Eu não vejo por que eu deveria receber uma mensagem de uma maneira que me faça perder o ponto e depois entrar em coma mental para obtê-la.

Resposta: Você tem feito isso o tempo todo. Você nem se preocupou em OLHAR para os outros que estão muito claramente declarados. Eu apenas pensei em lhe dar esse de uma maneira que você NÃO PODERIA ignorá-lo. É um exemplo de efeito de choque às vezes útil no ensino de estudantes cuja atenção vagueia muito por estudantes que não prestam atenção. Isso obriga a atenção. E lembre-se de agradecer a Bill por Mim por seu apoio total e consistente. EU PRECISO isso, porque você não ouvirá NADA. Mas não se preocupe, nós três conseguiremos. Nós não estamos nem perto da final. A propósito, esse é um exemplo do ponto sobre cooperação. E também não subestime a sua cooperação. Você não ouve e você se pouparia de muita dor se o fizesse.

Mas você conseguiu que Chip superasse as suas percepções errôneas de Wally com uma integridade muito digna de crédito.

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Inserção: Assim eu fiquei muito chateada e fui muito injusta com Jonathan, mas quando eu reli, então isso continuou…

Então eu disse, de repente perfeitamente indefesa um pouco tímida e MUITO surpresa: ‘Você quer dizer que você acha que eu sou legal?’ E explodiu em lágrimas. E Ele disse que deve pensar assim, realmente, porque Ele continua me dando tudo e Ele não está com raiva porque eu continuo o rejeitando, mas Ele está arrependido porque eu sofro muito sem motivo. Ele foi realmente muito legal sobre isso. Eu disse a ele que realmente O amo, mas tenho problemas com isso (embora eu tenha falado sério por um tempo, antes de ficar envergonhada) e Ele disse que entendia muito bem e continuaria tentando.

Bill — POR FAVOR, não me decepcione. (isso é MUITO inesperado. Eu não falo assim com os homens.)

24a.) Milagres são teias de ferro. Eles unem a fragilidade humana à força de Deus.

(Adição para o princípio 24a: Helen considerou mudar ‘ferro’ para ‘aço’. Correção: Não.

Aço NÃO seria uma palavra melhor. O aço é muito útil, mas ele teria que ser temperado pelo fogo.

O ferro é a matéria-prima. O ponto dos milagres é que eles substituem o fogo, tornando-o desnecessário.)

Urtext – Esclarecimento de Termos (Introdução continuação)

O ego vai pedir muitas respostas que esse curso não dá. Ele não reconhece como perguntas a mera forma de uma pergunta à qual é impossível dar uma resposta. O ego pode perguntar: ‘Como ocorreu o impossível?’, ‘Para que aconteceu o impossível?’ e pode perguntar isso de muitas formas.

Entretanto, não há nenhuma resposta, apenas uma experiência. Busca somente isso, e não deixes que a teologia atrase você.

Vais notar que a ênfase em temas estruturais no curso é breve e inicial.

Depois, ele rapidamente os abandona e parte para o ensino central. Mas já que pediste esclarecimentos, estes são alguns dos termos que são utilizados.

(Final da Introdução)

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 4

‘Esses pensamentos não significam nada. São como as coisas que eu vejo nesse quarto [nessa rua, dessa janela, nesse lugar].’

Distintos dos anteriores, estes exercícios não começam com a ideia para o dia. Nestes períodos de prática, começa notando os pensamentos que estão cruzando a tua mente durante mais ou menos um minuto.

Em seguida, aplica a ideia a eles. Se já estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Todavia, não seleciones apenas os pensamentos que pensas que são maus. Acharás, treinando-te a olhar para os teus pensamentos, que representam uma tal mistura de que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado de bom ou mau. É por isso que não significam nada.

Ao selecionarmos os sujeitos para a aplicação da ideia de hoje, a especificidade usual é requerida.

Não tenhas medo de usar tanto os pensamentos bons como os pensamentos maus. Nenhum deles representa os teus pensamentos reais, que estão sendo cobertos por eles. Os bons são apenas sombras daquilo que está além e sombras fazem com que seja difícil ver. Os maus são bloqueios para a vista e fazem com que seja impossível ver. Não queres nenhum dos dois.

Esse é um dos exercícios principais e será repetido de vez em quando de forma um pouco diferente. O objetivo aqui é o de treinar-te nos primeiros passos em direção à meta de separar o que é sem significado daquilo que é significativo. É uma primeira tentativa no propósito de longo alcance de aprenderes a ver o sem significado como estando fora de ti e o significativo dentro de ti. Também é o começo do treinamento da tua mente para reconhecer o que é o mesmo e o que é diferente.

Ao usares os teus pensamentos para a aplicação da ideia para o dia de hoje, identifica cada pensamento pela figura central ou evento que ele contém, por exemplo:

‘Esse pensamento sobre__________ não significa nada. É como as coisas que eu vejo nesse quarto [nessa rua, e assim por diante]’

Também podes usar a ideia para algum pensamento em particular que reconheças como danoso. Essa pratica é útil, mas não é um substituto para os procedimentos mais casuais que devem ser seguidos para os exercícios. Contudo, não examines a tua mente por mais de um minuto aproximado. Ainda és por demais inexperiente para evitar uma tendência a preocupar-te de forma inútil.

Além disso, como estes exercícios são os quatro primeiros deste tipo, podes achar a suspensão de julgamento em conexão com os pensamentos particularmente difícil. Não repitas estes exercícios mais de três ou quatro vezes durante o dia. Nós voltaremos a eles mais tarde.

Imagem mihaly-koles-n46lGoE03G4-unsplash.jpg – 30 de setembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of  salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

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