Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 114
Comunicação e a Equação Ego-Corpo
[FIP T-8.VII. O Corpo como Um Meio de Comunicação]
“O ataque é SEMPRE físico. Quando um ataque de QUALQUER forma entra em sua mente, você está SE IGUALANDO A UM CORPO. Essa é a INTERPRETAÇÃO que o ego faz do corpo.
Você não precisa ATACAR fisicamente para aceitar essa interpretação; você a está aceitando simplesmente pela crença de que o ataque pode CONSEGUIR ALGO QUE VOCÊ DESEJA. Se você NÃO acreditasse nisso, a IDEIA do ataque não teria nenhum apelo para você.
Quando você se iguala a um corpo, SEMPRE experienciará depressão. Quando um Filho de Deus pensa em si mesmo dessa maneira, ele está menosprezando a si mesmo e vendo os seus irmãos igualmente menosprezados. Já que ele pode se encontrar APENAS neles, ele se isolou da salvação.
Lembre-se que o Espírito Santo interpreta o corpo APENAS como um meio de comunicação. Sendo o elo de comunicação entre Deus e os Seus Filhos separados, o Espírito Santo interpreta tudo o que VOCÊ tem à luz do que ELE é.
O ego SEPARA através do corpo. O Espírito Santo alcança os outros ATRAVÉS dele.
Você não percebe os seus irmãos como o Espírito Santo os percebe, porque você não interpreta os corpos deles E O SEU apenas como um meio de UNIR AS MENTES DELES e uni-las à sua e à minha. Essa interpretação do corpo mudará completamente a sua opinião sobre o seu valor. Por si mesmo ele não tem NENHUM.
Se você usa o corpo para o ataque, ele é inútil e prejudicial para você. Mas se você usá-lo APENAS para alcançar as mentes daqueles que acreditam que eles SÃO corpos e ensiná-los ATRAVÉS do corpo que ISSO NÃO É ASSIM, você começará a entender o poder da mente que está em vocês dois. Se você usa o corpo para isso e APENAS para isso, você NÃO PODE usá-lo para o ataque. A serviço da união, o corpo se torna uma bela lição de comunhão, que tem valor até que HAJA a comunhão.
Essa é a maneira de Deus tornar ilimitado o que VOCÊ tem limitado. A Sua Voz [o Espírito Santo?] não vê o corpo como VOCÊ, porque Ele conhece que a ÚNICA realidade que QUALQUER COISA pode ter é o serviço que pode prestar a Deus em nome da função que ELE tem dado. A comunicação ACABA com a separação. O ataque a PROMOVE.
O corpo é feio ou belo, selvagem ou pacífico, útil ou prejudicial, de acordo com o uso que lhe é dado. E no corpo do outro você verá o uso que dá ao SEU.
Se o corpo se tornar para você um meio que você dá ao Espírito Santo para usar em favor da união da Filiação, você não verá COISA ALGUMA que seja física exceto como O QUE ELA É. Use-o para a verdade e você o verá verdadeiramente. Use-o equivocadamente e você o entenderá equivocadamente, porque você já o terá feito por usá-lo de maneira equivocada. Interprete QUALQUER COISA à parte do Espírito Santo e você desconfiará dela. Isso o levará ao ódio, ao ataque e à PERDA DA PAZ.
No entanto, TODA a perda vem apenas de seu próprio entendimento equivocado. Perda de QUALQUER tipo é impossível. Quando você olha para um irmão como uma entidade física, o poder e glória DELE estão perdidos para você, assim como os seus. Você o TEM atacado e você TEM QUE ter atacado a si mesmo primeiro. Não o veja dessa maneira para a sua PRÓPRIA salvação, que TEM QUE trazer ao seu irmão a sua. Não PERMITA que ele menospreze a si mesmo em SUA mente, mas liberta-o da sua crença na pequenez e assim escapa da sua. Como parte de VOCÊ, ELE é santo. Como parte de MIM, VOCÊ o é. Comunicar-se com parte do próprio Deus é ir além do Reino até o seu Criador, por meio da Sua Voz Que Ele estabeleceu como parte de VOCÊ.
Regozije-se, então, pelo fato de que por vocês mesmos nada podem fazer. Você não é de si mesmo. E tem sido vontade Daquele de Quem você É que o seu poder e a sua glória sejam PARA você, com os quais você pode realizar perfeitamente a Sua santa Vontade para você quando você mesmo assim o desejar. Ele não retirou as Suas dádivas de VOCÊ, mas VOCÊ acredita que as retirou Dele. Em Nome de Deus, não deixe que nenhum Filho de Deus permaneça escondido, porque o Seu Nome é o SEU.
Lembre-se de que a Bíblia diz: ‘E o Verbo (ou pensamento) se fez carne’. Estritamente falando, isso é impossível, já que parece envolver a translação de uma ordem de realidade em outra.
Diferentes ordens de realidade meramente PARECEM existir, assim como diferentes ordens de milagres. O pensamento não pode ser FEITO em carne exceto pela crença, porque o pensamento NÃO é físico. Mas o pensamento É comunicação, para a qual o corpo pode ser usado. Esse é o único uso NATURAL para o qual pode ser conferido. Usar o corpo de maneira não natural é perder de vista o propósito do Espírito Santo e, assim, confundir o objetivo do Seu currículo.
Não há nada mais frustrante para um aprendiz do que colocá-lo em um currículo que ele não pode aprender. O seu senso de adequação sofre e ele TEM QUE ficar deprimido. Estar diante de uma situação de aprendizado impossível, INDEPENDENTEMENTE do motivo de ser impossível, é a coisa mais deprimente do mundo. Na verdade, é por isso que o mundo é deprimente. O currículo do Espírito Santo NUNCA é deprimente porque é um currículo de alegria. Sempre que a reação ao aprendizado é a depressão, isso apenas acontece porque o objetivo do currículo foi perdido de vista.
Nesse mundo, nem mesmo o corpo é percebido como íntegro. O seu propósito é visto como fragmentado em muitas funções que têm pouca ou nenhuma relação umas com as outras, de modo que parece ser governado pelo caos. Guiado pelo ego, ele É [o caos]. Guiado pelo Espírito Santo, ele NÃO é. Torna-se APENAS um meio pelo qual a parte da mente que você tentou separar de sua Alma pode alcançar além de suas distorções e RETORNAR para a Alma. O templo do ego torna-se assim o templo do Espírito Santo, onde a devoção a Ele SUBSTITUI a devoção ao ego. Nesse sentido, o corpo DE FATO se torna um templo para Deus, porque a Sua Voz habita nele, direcionando o uso PARA O QUAL VOCÊ O CONFERE.”
Urtext – Manual de Professores (Como será o Fim do Mundo? cont.,)
” O mundo chegará ao fim quando o seu sistema de pensamento for completamente restaurado. Até lá, pedaços e restos desse pensamento ainda parecerão fazer sentido. A lição final, que traz o fim do mundo, não pode ser apreendida por aqueles que ainda não estão preparados para deixar o mundo e ir além do seu diminuto alcance. Qual é, então, a função do professor de Deus nesta lição conclusiva? Simplesmente tem de aprender como abordá-la, estar disposto a seguir nessa direção. Simplesmente tem de confiar que, se a Voz de Deus lhe diz que esta é uma lição que ele pode aprender, é porque é capaz de aprendê-la. Não a julga nem como difícil, nem como fácil. O Seu Professor aponta para ela e o professor de Deus confia em que Ele lhe mostrará como aprendê-la.
O mundo terminará em alegria, porque é um lugar de pesar. Quando a alegria tiver vindo, o propósito do mundo se foi. O mundo terminará em paz, porque é um lugar de guerra. Quando a paz tiver vindo, qual é o propósito do mundo? O mundo terminará em riso, porque é um lugar de lágrimas. Quando há sorrisos, quem mais haverá de chorar? E somente o perdão completo traz tudo isso para abençoar o mundo. Ele parte em bênção, pois não terminará como começou. Fazer com que o inferno vire Céu é a função dos professores de Deus, pois o que eles ensinam são lições nas quais o Céu está refletido. E agora, senta-te em verdadeira humildade e reconhece que tudo o que Deus quer que faças, tu és capaz de fazer. Não sejas arrogante e não digas que não és capaz de aprender o Seu próprio currículo. O Seu Ver diz o contrário. Que a Sua Vontade seja feita. Não pode ser diferente. E sê grato por ser assim.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 114
“Para a revisão pela manhã e à noite:
Lição 97. ‘Eu sou espírito.’
‘Eu sou o Filho de Deus. Nenhum corpo pode conter meu espírito, nem me impor uma limitação que Deus não criou.’
Lição 98. ‘Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.’
O que pode ser a minha função senão aceitar o Verbo de Deus, Que me criou quanto ao que eu sou e serei para sempre?
Para a hora:
‘Eu sou espírito.’
Para a meia-hora:
‘Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.’”
—–
Dia 115
“A cura é o resultado de usar o corpo EXCLUSIVAMENTE para a comunicação. Como isso É natural, cura fazendo com que ele seja íntegro, o que também é natural. TODA mente é íntegra e a crença de que parte dela é física ou NÃO É MENTAL é uma interpretação fragmentada (ou doentia). A mente NÃO PODE se tornar física, mas ela PODE se manifestar ATRAVÉS do físico se usar o corpo para IR ALÉM de si mesma. Tentando alcançar o que está fora, a mente se ESTENDE. Ela não PARA no corpo, pois se o fizer é bloqueada em seu propósito. Uma mente que foi bloqueada permitiu a si mesma ser vulnerável ao ataque, porque se voltou CONTRA SI MESMA.
A remoção dos bloqueios, então, é a ÚNICA forma de garantir ajuda e cura. Ajuda e cura são as expressões normais de uma mente que trabalha ATRAVÉS do corpo, mas não NO corpo. Se a mente acreditar que o corpo é a sua META, ela IRÁ distorcer a sua percepção DO corpo e, ao bloquear a sua própria extensão para ALÉM dele, INDUZIRÁ à doença ao PROMOVER A SEPARAÇÃO.
Perceber o corpo COMO UMA ENTIDADE SEPARADA não pode SENÃO fomentar a doença, porque não é verdadeiro. Um meio de comunicação PERDERÁ a sua utilidade se for usado para qualquer outra coisa.
Usar um meio de comunicação como um meio de ATAQUE é uma óbvia confusão de propósito. Comunicar é unir e atacar é separar. Como você pode fazer ambos simultaneamente COM A MESMA COISA e NÃO sofrer? A percepção do corpo pode ser unificada apenas por UM PROPÓSITO. Isso libera a mente da tentação de ver o corpo sob muitas luzes e o entrega POR INTEIRO à Única Luz na Qual ele pode ser realmente entendido.
Confundir um instrumento de aprendizado com uma meta do currículo é uma confusão fundamental que bloqueia o entendimento de ambos OU o seu propósito real. O aprendizado tem que conduzir para o que está ALÉM do corpo ao re-estabelecimento do poder da mente DENTRO dele. Isso só pode ser realizado se a mente SE ESTENDER A OUTRAS MENTES e não SE DETER em sua extensão. A detenção da extensão da mente é a causa de todas as doenças, porque APENAS A EXTENSÃO É A FUNÇÃO DA MENTE. Bloqueie isso e você bloqueará a saúde porque BLOQUEOU A ALEGRIA DA MENTE.
O oposto da alegria é a depressão. Quando o seu aprendizado promove depressão EM VEZ de alegria, você NÃO PODE estar escutando o alegre Professor de Deus e você TEM QUE estar aprendendo de maneira equivocada.
Ver um corpo como qualquer outra coisa, EXCETO um meio de pura extensão [comunicação], é limitar a sua mente e ferir a si mesmo. A saúde, portanto, nada mais é do que um propósito unificado. Se o corpo é submetido ao propósito da mente, ele se tornará íntegro porque o propósito da mente É um só.
O ataque só pode ser um objetivo assumido do corpo, mas o corpo À PARTE da mente NÃO TEM NENHUM PROPÓSITO. Você NÃO é limitado pelo corpo e o pensamento NÃO PODE se tornar carne. Mas a mente pode se manifestar através do corpo se for além dele e NÃO O INTERPRETAR COMO LIMITAÇÃO. Sempre que você vê o outro como limitado AO corpo ou PELO corpo, você está impondo esse limite A SI MESMO. Você está disposto a ACEITAR isso, quando todo o seu propósito de aprendizado deveria ser escapar das limitações?
Conceber o corpo como um meio de ataque de qualquer tipo e cogitar até mesmo a possibilidade de que a alegria possa POSSIVELMENTE resultar daí, é uma indicação clara de um aprendiz deficiente. Ele aceitou uma meta de aprendizado em óbvia contradição com o propósito unificado do currículo e está interferindo em sua capacidade de aceitá-lo COMO O SEU PRÓPRIO.
A alegria é um propósito unificado e o propósito unificado é APENAS de Deus. Quando o seu é unificado, ele É o Seu. Interfira em Seu propósito e VOCÊ NECESSITA DA SALVAÇÃO. Você tem condenado a si mesmo, mas a condenação não é de Deus. Portanto, não é verdadeira. Nem o são quaisquer dos seus RESULTADOS aparentes. Quando você vê um irmão como um corpo, você o está condenando PORQUE você condenou a si mesmo. Mas se TODA condenação é irreal e TEM QUE ser irreal porque é uma forma de ataque, então ela não pode TER resultados.
Não permita que você mesmo sofra os resultados imaginários do que não é verdadeiro. Liberte as suas mentes da crença de que isso é possível. Em sua total impossibilidade e em sua plena consciência no nível da realidade [awareness] DE sua total impossibilidade, reside a sua única esperança de liberação. Mas que outra esperança você desejaria?
A liberdade das ilusões consiste apenas em não ACREDITAR nelas. Onde elas estão SEM a sua crença? NÃO HÁ NENHUM ATAQUE, mas HÁ comunicação ilimitada e, portanto, poder e integridade ilimitados. O poder da integridade é EXTENSÃO. Não detenha o seu pensamento nesse mundo e você abrirá a sua mente para a Criação em Deus.”
“O oposto da alegria é a depressão. Quando o seu aprendizado promove depressão EM VEZ de alegria, você NÃO PODE estar escutando o alegre Professor de Deus e você TEM QUE estar aprendendo de maneira equivocada.”
Urtext – Manual de Professores
16. CADA UM SERÁ JULGADO NO FINAL?
“Será, sim! Ninguém pode escapar do Julgamento Final de Deus. Quem poderia fugir da verdade para sempre? Mas o Julgamento Final só virá quando deixar de ser associado com o medo. Um dia, cada um dar-lhe-á as boas-vindas e, nesse mesmo dia, o Julgamento Final ser-lhe-á dado. Cada um ouvirá a sua impecabilidade proclamada em todas as partes do mundo, libertando-o na medida em que recebe o Julgamento Final de Deus. Neste Julgamento está a salvação. Este é Julgamento que virá libertá-lo. Este é o Julgamento no qual todas as coisas são libertadas juntamente com ele. O tempo para à medida em que a eternidade se aproxima e o silêncio cai sobre o mundo para que todos possam ouvir o seguinte Julgamento sobre o Filho de Deus:
‘Tu és santo, eterno, livre e íntegro, para sempre em paz no Coração de Deus. Onde está o mundo e onde está o pesar agora?’”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 115
“Para revisão pela manhã e à noite:
Lição 99. ‘A salvação é a minha única função aqui.’
A minha função aqui é perdoar o mundo por todos os erros que tenho feito. Pois assim sou liberado de todos eles com todo mundo.
Lição 100. ‘A minha parte é essencial ao plano de Deus para a salvação.’
Eu sou essencial ao plano de Deus para a salvação do mundo. Pois Ele me deu o Seu plano para que eu possa salvar o mundo.
Para a hora:
‘A salvação é a minha única função aqui.’
Para a meia-hora:
‘A minha parte é essencial no plano de Deus para a salvação.’”
—–
Dia 116
O Corpo como Meio ou Fim
[FIP T-8.VIII.]
“Atitudes dirigidas ao corpo são atitudes dirigidas ao ATAQUE. As definições egóticas para QUALQUER COISA são infantis e SEMPRE são baseadas no que ele acredita que seja a função para a qual uma coisa serve. Isso ocorre porque o ego é incapaz de generalizações verdadeiras e equipara o que ele vê com a função que ELE atribui para isso. Ele NÃO igualiza o que vê com o que a coisa É. Para o ego, o corpo É ALGO COM QUE ATACAR. Igualar VOCÊ com o corpo, ensina que, o que VOCÊ é, serve para atacar, porque ISSO É O QUE O EGO ACREDITA. O corpo, então, não é a fonte de sua própria saúde. A condição do corpo depende exclusivamente da sua interpretação de sua função.
A razão pela qual as definições por função são inferiores é meramente porque elas podem ser imprecisas. As funções fazem parte do ser, pois dele surgem. Mas o relacionamento NÃO é recíproco. O todo define a parte, mas a parte NÃO define o todo. Isso é tão verdadeiro para o conhecimento quanto para a percepção. A razão pela qual CONHECER em parte é conhecer inteiramente é meramente por causa da diferença fundamental entre conhecimento e percepção. Na percepção, o todo é constituído de partes, que podem se separar e reunir outra vez em diferentes constelações.
O conhecimento nunca muda, de modo que a sua constelação é permanente. As únicas áreas em que as relações parte-todo têm algum significado são aquelas em que a mudança é possível. Não há nenhuma diferença entre o todo e a parte onde a mudança é impossível.
O corpo existe em um mundo que parece conter duas vozes que lutam pela sua posse. Nessa constelação percebida, o corpo é visto como capaz de deslocar a sua aliança de uma para o outra, tornando possível os conceitos de saúde e doença. O ego faz uma confusão fundamental entre meio e fim, como sempre faz. Considerando o corpo como um fim, o ego não tem uma utilidade real para ele, porque ele NÃO é um fim. Você tem que ter notado uma característica marcante de todos os objetivos que o ego tem aceito para si mesmo. Quando você o alcançou, ELE NÃO SATISFEZ VOCÊ. É por isso que o ego é forçado a se deslocar de um lado para o outro sem cessar, para que VOCÊ continue a esperar que ele possa lhe oferecer alguma coisa.
Tem sido particularmente difícil superar a crença do ego no corpo como um fim porque isso é sinônimo de ATAQUE ENQUANTO FIM. O ego tem um REAL [PROFUNDO] INVESTIMENTO NA DOENÇA. Se você está doente, como pode se opor à firme crença do ego de que você NÃO é invulnerável? Esse é um argumento particularmente atraente do ponto de vista do ego, porque obscurece o ataque óbvio subjacente à doença. Se você aceitasse ISSO e também decidisse CONTRA o ataque, não poderia dar esse falso testemunho à postura do ego. É difícil perceber a doença como um falso testemunho, porque você não reconhece que está inteiramente à margem daquilo que VOCÊ deseja. Esse testemunho, então, parece ser inocente e digno de confiança apenas porque VOCÊ não o examinou com seriedade em todos os seus aspectos.
Se o tivesse feito, você não consideraria a doença um testemunho tão forte a favor dos pontos de vista do ego. Uma afirmação mais honesta seria a seguinte: Aqueles que QUEREM o ego estão predispostos a defendê-lo. Portanto, a sua escolha de testemunhas deveria ser suspeita desde o início. O ego não convoca testemunhas que possam discordar do seu caso, NEM O ESPÍRITO SANTO O FAZ.
Nós dissemos antes que o julgamento É a função do Espírito Santo e que Ele está perfeitamente equipado para cumprir. O ego, enquanto juiz, faz qualquer coisa EXCETO um julgamento imparcial. Quando o ego apela para uma testemunha, ele JÁ A TORNOU UMA ALIADA. Ainda é verdade que o corpo não tem função por si mesmo. Isso é porque o corpo NÃO é um fim. O ego, porém, o estabelece COMO um fim porque, como tal, O CORPO PERDERÁ A SUA VERDADEIRA FUNÇÃO.
Esse é o propósito de tudo o que o ego faz. O seu único objetivo é perder de vista as funções de TODAS AS COISAS. Um corpo doente não faz nenhum sentido. Não poderia fazer nenhum sentido, já que a doença não é a função do corpo. A doença só tem significado apenas se as duas premissas básicas nas quais se baseia a interpretação que o ego faz do corpo forem verdadeiras. Essas são, especificamente, primeiro que o corpo existe para o ataque e também que você É um corpo. Sem essas premissas, a doença é completamente inconcebível.
A doença é uma maneira de demonstrar que VOCÊ PODE SER FERIDO. É um testemunho da sua fragilidade, da sua vulnerabilidade e da sua extrema necessidade de depender de orientação externa. O ego usa isso como o seu melhor argumento para a sua necessidade de orientação DO EGO. Ele dita prescrições infinitas para EVITAR resultados catastróficos. O Espírito Santo, perfeitamente ciente da mesma situação, não se preocupa absolutamente em analisá-la. Se as situações são sem significado, não há sentido analisá-las.
A função da verdade é coletar informações que sejam VERDADEIRAS. Não faz sentido em tentar interpretar a partir de dados sem significado. QUALQUER maneira como são tratados resultam em nada.
Quanto mais complicados os resultados, mais duro vem a ser o reconhecimento de que nada são, mas não é necessário examinar todos os resultados possíveis aos quais as premissas dão lugar para julgá-los verdadeiramente.”
Urtext – Manual de Professores (Cada Um Será Julgado no Final?
“É esse o teu julgamento sobre ti mesmo, professor de Deus? Acreditas que isto seja realmente verdadeiro? Não, ainda não, ainda não. Mas esta continua ser a tua meta, a razão pela qual estás aqui. A tua função é preparares-te para ouvir este Julgamento e reconhecê-lo como verdadeiro. No instante em que acredites completamente nisto transcenderás a crença e obterás a Certeza. Um instante fora do tempo pode trazer o fim do tempo. Não julgues, pois julgas apenas a ti mesmo e, assim, adias esse Julgamento Final. Qual é o teu julgamento do mundo, professor de Deus? Já aprendeste a ficar de lado a ouvir a Voz do Julgamento em ti mesmo? Ou ainda tentas roubar-Lhe o papel que Lhe é devido? Aprende a aquietar-te pois a Voz do Julgamento é ouvida na quietude. O Seu Julgamento vem a todos os que se põem de lado a escutar em quietude e a esperar por Ele.
Tu, que umas vezes estás triste e outras com raiva, que sentes que o que te é devido por vezes te é negado e que os teus melhores esforços esbarram na falta de apreciação e até no desprezo, abandona esses pensamentos tolos! São por demais pequenos e insignificantes para ocupar a tua mente santa, por mais um instante que seja. O Julgamento de Deus espera por ti para te libertar. O que pode o mundo oferecer-te, independentemente do teu julgamento sobre as dádivas mundanas que preferes possuir? Serás julgado e julgado em justiça e honestidade. Não há erro em Deus. As Suas promessas vêm com certeza. Lembra-te apenas disto. As Suas promessas garantiram que o Seu julgamento, e apenas o Seu, será aceito no final. É tua função fazer com que esse fim seja em breve. É tua função guardá-lo junto ao teu coração e oferecê-lo ao mundo todo para o manter a salvo.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 116
“Para a revisão pela manhã e à noite:
Lição 101. ‘A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.’
A Vontade de Deus é a felicidade perfeita para mim. E eu só posso sofrer se acreditar que há outra vontade à parte dele.
Lição 102. ‘Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.’
Eu compartilho a Vontade de Deus para mim, seu Filho. O que Ele me deu é tudo o que eu quero. O que Ele me deu é tudo o que existe.
Para a hora:
‘A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.’
Para meia-hora:
‘Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.’”
—–
Imagem gary-ellis-qwd5a-lfkVM-unsplash.jpg – 25 de novembro de 2022
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4