Hilton (Hospitalidade) – Atlassian (Software) – DHL (Logística)

Exemplos de inovações no ambiente de trabalho em artigo do site Great Place To Work, que transcrevemos em tradução livre para o nosso conhecimento e entendimento sobre as melhores iniciativas em organizações baseadas na espiritualidade. Autora do artigo: Claire Hastwell – 2021.

O artigo completo em inglês poderá ser acessado no site GPTW, através do link: https://www.greatplacetowork.com/resources/blog/3-employee-experiences-that-set-the-worlds-best-workplaces-apart

O que torna os Melhores Locais de Trabalho melhores do que todos os outros? De acordo com a lista “Fortune World’s Best Workplaces™ 2021”, três fatores em particular se destacam.

Na média, em comparação com outros locais de trabalho, os funcionários dos Melhores Locais de Trabalho do Mundo estão:

  • 17% mais propensos a dizer que recebem benefícios especiais e exclusivos
  • 14% mais propensos a dizer que recebem oportunidades de treinamento para se desenvolverem profissionalmente
  • 13% mais propensos a dizer que todos têm a oportunidade de receber reconhecimento especial

A lista deste ano pesquisou quase 20 milhões de funcionários de 10.000 empresas em todo o mundo, abrangendo 106 países.

Para serem consideradas no top 25, as empresas devem ser identificadas como empregadores globais de destaque, aparecendo em pelo menos cinco listas de Melhores Locais de Trabalho na Ásia, Europa, América Latina, África, América do Norte ou Austrália durante 2020 ou início de 2021.

Aqui estão 3 empresas que entraram na lista – e como elas venceram a concorrência.

Benefícios especiais e únicos no Hilton: Incline-se quando houver uma crise

  • Nos Melhores Locais de Trabalho do Mundo, 85% dos funcionários disseram ter acesso a benefícios exclusivos e especiais
  • Que se compara a apenas 68% em outros locais de trabalho*

Enquanto muitas empresas – especialmente no setor de hospitalidade – reduziram os benefícios em 2020 e 2021 por causa dos impactos financeiros da COVID-19, a cadeia de hotéis Hilton (nº 3 na lista) se inclinou e garantiu que seus benefícios se adequassem aos tempos.

Os funcionários dispensados ​​continuaram a receber cobertura de saúde, licença parental com salário integral, alívio financeiro por meio da Lei CARES 401K [401K Cares Act ]** e acesso contínuo ao programa de assistência ao funcionário, invalidez de curto prazo e seguro básico de vida.

Um fundo de assistência forneceu ajuda financeira para despesas médicas, mantimentos e assistência a crianças e idosos para funcionários com COVID-19.

Hilton também construiu um Workforce Resource Center [Centro de Recurso da Força de Trabalho] para conectar funcionários demitidos com os novos empregos permanentes e de curto prazo em outras empresas. A iniciativa agora tem mais de 1 milhão de empregos com mais de 150 parceiros da empresa em todo o mundo.

Por fim, com a pandemia levando os funcionários de todos os setores a buscar acordos de trabalho mais flexíveis, a Hilton está atendendo à demanda.

A empresa está introduzindo um programa no qual os funcionários dos EUA podem trabalhar uma semana de quatro dias, mantendo todos os benefícios, bem como períodos sabáticos de 30, 60 ou 90 dias. Há também um modelo “SuperFlex” no qual os funcionários podem escolher as suas próprias agendas e o os seus próprios horários.

Treinamento e desenvolvimento na Atlassian: Isso começa antes mesmo de os funcionários iniciarem

  • Nos Melhores Locais de Trabalho do Mundo, 84% dos funcionários dizem que recebem oportunidades de treinamento para se aprimorarem profissionalmente
  • Nas empresas que não entraram em nossa lista, apenas 70% dos funcionários dizem o mesmo

A desenvolvedora de software Atlassian (nº 23 da lista) quer garantir que todos tenham a melhor chance de ingressar na equipe – e é por isso que eles montaram um Candidate Resource Hub [Centro de Recursos para Candidatos] para apoiar os candidatos à medida que avançam no processo de entrevista. O hub abriga recursos para candidatos em potencial, bem como para aqueles que estão entrevistando ativamente.

Depois que os candidatos são contratados, eles passam por uma experiência de integração robusta que inclui cursos intensivos de produtos e planos de ação individualizados de 90 dias.

Quando a COVID-19 chegou, a Atlassian teve que mudar a sua orientação para ser totalmente virtual, praticamente da noite para o dia. Para garantir que os funcionários se sentissem mais conectados, apesar de remotos, a equipe incorporou salas simultâneas [breakout rooms] menores no Zoom como parte da introdução.

A Atlassian também está levando a sua experiência [expertise] em recrutamento para a comunidade mais ampla, oferecendo workshops de habilidades para entrevistas.

Criados em resposta à COVID-19, que deslocou tantos trabalhadores em todos os setores, esses workshops oferecem uma perspectiva dos bastidores da própria equipe de recrutamento da Atlassian, para que os candidatos possam se sentir mais confiantes em sua próxima entrevista – seja com a Atlassian ou em outro lugar.

Os workshops mergulham em dicas e truques para ajudar os candidatos, independentemente do ofício ou profissão, incluindo noções básicas de entrevista, técnicas de perguntas e gerenciamento de tempo durante uma entrevista.

Reconhecimento especial na DHL: Os funcionários fazem mais do que apenas trabalhar

  • Nos Melhores Locais de Trabalho do Mundo, 82% dos funcionários dizem que todos têm a oportunidade de obter reconhecimento especial
  • Em outros locais de trabalho, apenas 69% dos funcionários sentem que o trabalho duro é reconhecido pelo empregador

Na empresa de logística DHL Express, que ocupou o primeiro lugar na lista este ano, o reconhecimento dos funcionários não é apenas o quanto você trabalha, mas também o quanto você se entrega ao trabalho – seja por meio de contribuições da comunidade ou desenvolvendo os seus próprios projetos de paixão.

Apoiado pela missão da empresa de “conectar pessoas e melhorar vidas”, o programa Got Heart da DHL*** é uma iniciativa global que incentiva os funcionários a compartilhar histórias inspiradoras de qualquer trabalho voluntário ou de angariação de fundos que façam em seu tempo livre.

Os finalistas são reconhecidos no evento anual Employee of the Year [Empregado do Ano], com a DHL doando para as causas dos finalistas.

Normalmente, o evento de três dias, que também reconhece os melhores desempenhos, é realizado em um resort de luxo com atividades e uma noite de gala. Devido à pandemia, as comemorações deste ano tiveram que passar para uma conferência Zoom, com os vencedores recebendo doação de € 25.000 para as suas causas.

Outros esforços de reconhecimento incluem o Can Do Awards, que homenageia os funcionários que se esforçaram para ajudar os outros, e o evento Festiv-ALL, uma nova celebração na qual os funcionários podem mostrar os seus talentos pessoais – desde culinária, arte e dança – para a chance de ganhar prêmios.

* “Outros locais de trabalho” são empresas que se contentaram com um lugar em nossas listas nacionais de Melhores Locais de Trabalho em todo o Mundo; isso inclui empresas vencedoras e não vencedoras.

** “401K CARES Act “ Em 27 de março de 2020, a Lei de Ajuda, Alívio e Segurança Econômica ao Coronavírus (CARES) foi sancionada, marcando a terceira e maior iniciativa legislativa importante para lidar com o COVID-19 até o momento.

*** “Got Heart da DHL” A empresa DHL conta com várias iniciativas de RH para melhorar continuamente as condições de trabalho de suas equipes, como: “DHL4her”, um programa dedicado a apoiar e desenvolver mulheres; “Got Heart” da DHL, que permite à companhia apoiar as causas pelas quais o seu time é apaixonado fora do trabalho; e CIS, o programa de aprendizagem “Certified International Specialist”, que oferece diversos programas para preparar e motivar os colaboradores da DHL Express com o conhecimento necessário para prestar serviços da melhor qualidade aos clientes.

Imagem pexels-tom-fisk-3057960.jpg

—–

A Espiritualidade nas Empresas trata-se de uma Filosofia cujos Princípios podem ajudar tanto as Pessoas como as Organizações.

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x