…continuação da Parte I…

Quem Sou EU?

Observação: [...] Sempre que aparecer um comentário [entre colchetes], durante uma frase, trata-se de um “destaque meu”, normalmente fazendo referência à compatibilidade de um especialista em determinado sistema de pensamento relevante, em relação ao sistema de pensamento do Ho’oponopono.

A questão acima, para ser respondida, mister se faz que tomemos como base o glossário “falante” dos “caracteres” essenciais do Ho’oponopono, elaborado pelo Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD (1939-2022) – psicólogo e terapeuta, que aprendeu as técnicas do Ho’oponopono com a Sra. Morrnah Nalamaku Simeona (1913-1992), Kahuna Lapa’au, idealizadora do Ho’oponopono da Identidade Própria®.

Dr. Hew Len tornou-se, após dez anos de parceria com a Sra. Morrnah, o seu ajudante, sucessor e divulgador do processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono.

O Ho’oponopono considera você uma Entidade Única (EU) no Universo, perfeita e única. Um Estado de Consciência estendido à Imagem e Semelhança de Deus.

Morrnah Simeona deu o nome de Identidade Própria® para essa Entidade Única (EU) que é VOCÊ.

O Diagrama 1 mostra a Identidade Própria® em sua condição mental de Estado Vazio ou Divindade individualizada, que foi divinamente inspirada por Morrnah Simeona ao criar o Ho’oponopono Interpessoal.

A Bíblia reforça esse conceito com um de seus fundamentos básicos quando afirma que VOCÊ “foi criado à imagem e semelhança de Deus” (Inteligência Divina, o Infinito).

O Diagrama 1 – O Estado Vazio, mostra-nos a verdade de quem você essencialmente É – Em João 8:32, Jesus teria dito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”

Sendo assim, então, a mente humana (Diagrama 1) é uma reprodução, em escala menor, da Mente Divina, assim como “o fogo tem sempre as mesmas propriedades ígneas não importa se o centro de combustão é pequeno ou grande”, conforme afirmação extraída do livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”), de Thomas Troward.

Você é uma individualização-única da Divindade que tudo criou e tudo cria.

Difícil se pensar em alguém ou alguma coisa que transcende a nossa mente e a nossa limitada capacidade de expressar com palavras algo que não se pode medir, uma vez que a linguagem é a expressão do pensamento. Mesmo assim, temos no Projeto OREM® o seguinte ensaio “Quem ou o Que é Deus?”, que compartilhamos para a nossa reflexão:

Thomas Troward disse:

“Parafraseando Efésios 4:6 – uma só Energia criadora de todos, a qual é sobre todos e por todos e em todos nós. Não podemos medi-La, mas A percebemos pelos seus Efeitos e Manifestações, onde a Natureza é um ótimo exemplo dessa Perfeição e Harmonia. Como se percebe a manifestação da luz ao dissipar a escuridão no descortinar de um caminho promissor”.

Outro inspirador e fascinante exemplo da Criatividade de Deus é o Ser Humano (a Entidade Única [EU] que é VOCÊ). O sentimento que mais nos aproxima da Energia Única Criadora (a Inteligência Divina, a Divindade que está em cada um de nós) é o Amor Incondicional, tão divulgado e solicitado por todos os grandes Mestres de todos os tempos. A Vida é Amor Incondicional em manifestação.

No capítulo de abertura da Bíblia, em Gênesis 1:31 temos:

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;” Thomas Troward ainda acrescenta de forma inspiradora: “E devemos notar cuidadosamente que essa absolutamente boa criação inclui o Ser Humano também”.

Se Deus é Amor Incondicional, então você é um ponto individualizado-único desse Amor Incondicional que permeia o Universo.

Glossário do Dr. Hew Len: “Eu sou o Vazio. Eu sou a fundação (o alicerce) da Identidade Própria® e do Cosmos. Eu sou onde as Inspirações surgem, vindas da Inteligência Divina, o Infinito. Memórias se repetindo dentro da Mente Subconsciente me deslocam do lugar, mas não me destroem, elas impedem o influxo de Inspirações vindas da Inteligência Divina.

Glossário do Dr. Hew Len: “Eu sou o Infinito, Inteligência Divina. Como rosas frágeis, Inspirações fluem de mim para o Vazio da Identidade Própria®, facilmente deslocado do lugar pelos espinhos das memórias.

Inúmeras reflexões e inspirações são alcançadas ao se ler o livro “O Despertar da Consciência Mística”, de autoria de Joel S. Goldsmith e destacamos um importante conceito para se meditar:

“Essa é a vida como havia no Jardim do Éden [o Estado Vazio], antes que a crença em dois poderes fosse aceita.”

Na Essência de tudo o que existe, existe apenas a Divindade. Esse é o Estado Vazio, o Estado Zero, onde não existe limite.

Joe Vitale em seu livro “Limite Zero” acrescenta:

“A técnica do Ho’oponopono nos leva a atingir o estado Zero, onde nada existe, mas onde tudo é possível. Lá não existem pensamentos, palavras, ações, memórias, programas, convicções ou qualquer outro sentimento. Lá você pode renascer.”

O Vazio é a base da Identidade Própria®, da Mente, do Cosmos.  Ele é o estado percursor da infusão das Inspirações da Inteligência Divina na Mente Subconsciente.

Um Vazio ou um vácuo está sempre esperando para ser preenchido (quiçá por Inspirações e não por memórias repetitivas limitadoras…).

Dr. Hew Len destaca em seus ensinamentos que tudo que os cientistas sabem é que o Cosmos foi gerado do nada e retornará para o nada, para o lugar de onde veio.

“O Universo começa e termina no Zero.” Charles Seife, livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”).

Dr. Hew Len também destaca:

“As memórias se repetindo deslocam de lugar o Vazio da Identidade Própria®, impedindo a manifestação de Inspirações. Para remediar este deslocamento, para restabelecer a Identidade Própria®, as memórias precisam ser canceladas através da transmutação pela Inteligência Divina.” Através da prática incessante do processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono.

De um outro ângulo, podemos afirmar que o processo de resolução de problemas é um dos propósitos de nossa Existência e devemos considerá-lo como oportunidade única para restabelecer a nossa Identidade Própria® e unicidade com a Inteligência Divina.

Dr. Deepak Chopra acrescenta:

“O grande poeta sufi Rumi certa vez disse: ‘Saímos do nada girando, espalhando estrelas como poeira’.”

O Vazio é o denominador comum, o nivelador, de todas as Identidades Próprias, de tudo o que “existe”. É o alicerce indestrutível e intemporal de todo o Cosmos, visível e invisível.

Dr. Hew Len resume a importância da nossa Existência, nesse plano, de forma a restabelecer a Identidade Própria® (Diagrama 1) ou Estado Vazio ao afirmar:

“A Existência é um presente da Inteligência Divina. E o presente é concedido com o único propósito do restabelecimento da Identidade Própria® através da solução de problemas.”

Aprendi com a prática do Ho’oponopono, sem sombra de dúvidas, que a Existência (essa nossa vida) é um presente da Inteligência Divina…

Osho destaca, em alinhamento ao pensamento do Dr. Hew Len, sobre a importância da vida que experienciamos:

“Fomos todos doutrinados a acreditar que a vida é uma punição. O Hinduísmo, o Cristianismo, o Jainísmo, o Islamismo, afirmam que a vida é uma punição. Então se a vida é uma punição, nós somos todos prisioneiros da vida. Eu digo a você que a vida é um prêmio, uma recompensa. Você tem sido premiado com vida e consciência. Você é único em toda a existência. Árvores têm vida, mas não consciência de si mesmas. Animais têm cérebros, mas não a possibilidade de autoconsciência. Você é o mais alto poder em toda a existência.”

Osho ainda acrescenta:

“A Terra é linda. Se você começar a viver a sua beleza, apreciando as suas alegrias sem culpa em seu coração, você está no paraíso [Diagrama 1]. Se você condena tudo, cada pequena alegria, se você se tornar um condenador, um envenenador, então a Terra mesmo se transforma em um inferno – mas só para você. Depende de onde você mora, é uma questão de sua própria transformação interior. Não é uma mudança de lugar, é uma mudança de espaço interior.”

Dr. Hew Len insiste, então, em pedir à Divindade, sem parar, incessantemente, para transmutar as memórias. E cita exemplos ilustres: transmutar ao vazio (Budha), ao limpo (Shakespeare), à pureza (Jesus) e ao silêncio (Goethe). Segundo ele, essa é a nossa única tarefa. Não é preciso fazer mais nada além de limpar, limpar, apagar, apagar…

Em Mateus 6:33, Jesus teria dito (com observações acrescidas pelo Dr. Hew Len):

“Busque primeiro o Reino (o vazio / limpo / pureza / silêncio) e o tudo restante (Inspiração) será acrescentado automaticamente.”

Dr. Deepak Chopra em seu livro “Criando Prosperidade” aborda o conceito de campo unificado e o seu dinamismo para definir o que costumamos chamar de Deus, ou Divindade, ou Estado Vazio e que destacamos a seguir para profunda reflexão:

“Infinito dinamismo – O campo é dinâmico. Embora seja silencioso, ele possui o dinamismo infinito que pode criar qualquer possibilidade. O campo é fluído, é flexível. A flexibilidade é um aspecto de sua natureza imanifesta. O campo é silencioso. No silêncio está a fonte do dinamismo, assim como no repouso está o potencial da atividade. Quanto mais profundo o silêncio, maior o dinamismo.”

Dr. Deepak Chopra ainda nos presenteia:

“Tudo na natureza está evoluindo para um nível de existência mais elevado. Mesmo sem tentar ou pensar, apenas por virtude de nossa simples existência, estamos evoluindo para um nível de percepção mais elevado [Diagrama 1]. Quando nos tornamos conscientes desse fato, evoluímos ainda mais rapidamente.”

Os Abraham (Esther e Jerry) também nos esclarecem sobre a importância de nossa existência:

“O que você realmente é … você veio para este reino de contraste para definir o que você quer, para se conectar com a Energia que cria mundos e para fluir através de seus objetos de atenção, não porque os objetos de atenção são importantes – mas porque o ato de fluir é essencial para a vida.”

No inspirador livro “A Matriz Divina”, do Dr. Gregg Braden, temos a seguinte afirmação:

”O princípio para dominar esse lugar de pura energia é ter o conhecimento de que ele existe [Diagrama 1], compreender o seu funcionamento e usar uma linguagem que seja reconhecível. Como arquitetos da realidade, tudo fica à nossa disposição nesse local onde o mundo começa: o espaço puro da Matriz Divina.”

VOCÊ é um Estado de Consciência de Pura Luz. Nesse Estado de Consciência do Diagrama 1, nós “experienciamos” […inexprimível…] a atemporalidade. Nesse Estado de Consciência do Diagrama 1, as Revelações da Inteligência Divina nos alcançam, revelando-nos o Caminho, a Verdade e a Vida para a nossa Transcendência e Retorno para a Casa.

Jesus disse: “Revelação é literalmente inexprimível porque é uma experiência de Amor inexprimível.” (versão URTEXT de Um Curso em Milagres)

Dr. Kenneth Wapnick disse durante um de seus workshops sobre o sistema de pensamento de Um Curso em Milagres: “…Mais uma vez, a revelação nos une diretamente a Deus…”

No livro “Criando Prosperidade”, Dr. Deepak Chopra nos esclarece em capítulo sobre os 26 passos para criar a prosperidade: “20 – Transcendência e Atemporalidade: Sem transcendência a vida não tem beleza. Para se viver plenamente é necessário ir além de todas as fronteiras. Como disse um poeta sufi, Rumi: ‘Muito além das ideias do certo e do errado [dualidade] existe um campo. Nos encontraremos lá’ [Diagrama 1].  Eu sinto que a experiência de transcendência que conquistei com a prática da meditação me dá uma estabilidade e um silêncio interior que não são suplantados por qualquer outra atividade. O silêncio [Estado Vazio] permanece comigo de modo que nenhuma experiência externa consegue toldar a percepção e a vivência do meu eu interior. A percepção desejada deve ser atemporal e não temporal. A percepção temporal ocorre quando renunciamos ao eu interior em favor da auto–imagem, da máscara social, do verniz protetor atrás do qual tentamos nos esconder [conforme Diagramas a serem compartilhados nos próximos artigos da OREM1]. Na percepção temporal nosso comportamento é sempre influenciado pelo passado, pela preocupação e o temor do futuro. Ela fica pesada de culpa e tristeza e está enraizada no medo. Causa desgaste, envelhecimento e morte. A percepção atemporal, pelo contrário, é a percepção do eu interior. O sábio védico afirma: ‘Não sofro pelo passado nem temo pelo futuro porque a minha vida está supremamente concentrada no presente e as respostas a qualquer situação estão aqui mesmo’. A percepção atemporal também é chamada de estado de bem–aventurança. O eu interior não vive no reino do pensamento, ele habilita o vão, o espaço que existe entre dois pensamentos. Nele, a mente cósmica sussurra para nós, naquilo que chamamos de intuição. A percepção temporal está no intelecto: ela raciocina. A percepção atemporal está no coração: ela sente.

O Diagrama 1 nos remete então à incontestável conclusão:

O Ho’oponopono nos ensina que você é um Ser Perfeito de Luz.

Extraído da internet, em mensagem canalizada por A Equipe, temos a inspiradora afirmação: “Lembre-se que luz é informação, a luz abençoa a escuridão com o dom da compreensão luminosa. Você é um portador da luz. Você é um ser de luz.”

Na busca da ciência pela redução do gap de conhecimento (vão) entre o mundo visível, conhecido e mensurável, que percebemos através de nossos sentidos físicos e o mundo invisível (fótons, biofótons, glúons, quarks…) nem sempre passível de medição e que percebemos através de seus efeitos e manifestações, seara onde a física quântica atua de maneira decisiva, estudos recentes demonstram que a ciência moderna concorda cada vez mais com a afirmação que nós somos mais do que os átomos e as moléculas, pois somos seres que emitem, se comunicam e são formados de luz. Ao que parece os hippies da nova era tinham razão quando diziam que “nós somos todos seres de luz”.

A Bíblia contempla em várias de suas passagens a simbologia da Luz e destacamos em João 8:12, o que Jesus teria dito:

“Eu Sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas será a luz da vida.” João 8:12

Você é a Luz do mundo…você é a luz da vida…

No livro “O Evangelho de Tomé”, de autoria do pesquisador e escritor espírita Hermínio C. Miranda, temos no logia 50:

“Jesus teria dito: – Se lhes disserem: – De onde vêm vocês? Respondam: -Nascemos da luz, lá onde a luz nasce de si mesma; ela se ergue e se revela na sua imagem. Se lhes disserem: -Quem são vocês? Digam: – Somos seus filhos e eleitos do Pai Vivo [minha observação: a palavra ‘vivo’ na interpretação do gnosticismo, significa ‘iluminado’). Se lhes perguntam: -Qual o sinal do Pai que está em vocês? Digam-lhes: -É um movimento e um repouso.”

O escritor também nos presenteia, à luz do gnosticismo, com uma didática interpretação desses ensinamentos do Mestre de que somos seres perfeitos de luz:

“Esse texto de singular plasticidade é também de insondável profundidade. Sem tentar explicar a quem não o poderia entender, a origem e destinação final dos seres, o dito informa que todos viemos da luz e a ela voltaremos. Não a luz criada, mas a incriada, gênese e causa primeira da vida, energia pura, inteligente e criadora que está ali, majestosa, mas invisível. Ela é intocável e inatingível na sua essência, dado que somente se revela naquilo em que se manifesta, na projeção de sua imagem. Podemos, pois, entender essa energia criadora como um Pai vivo que coloca um pouco de si mesmo (sua imagem) em tudo quanto nele tem sua origem. E como se demonstra que viemos todos desse Pai, que está em nós, como diz o texto? Pela evidência de que pulsamos nele, como coisa viva. Só a luz central nasce de si mesma: as outras manifestações de vida existem no Todo, sustentadas pela fagulha que vive em cada um. Movimento não há sem uma força que o produza.”

O escritor também faz referência ao Novo Testamento, em João (12:36), onde Jesus teria dito: “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para vos tornardes filhos da luz”.

Inspirador artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/, escrito por John Assaraf, empresário e especialista na Lei da Atração que participou da série “O Segredo” e que resumimos a seguir:

“O mundo da física quântica – Tudo é energia – Olhe ao seu redor. O seu corpo é feito do que? Nove sistemas compreendem o corpo humano, incluindo o circulatório, digestivo, endócrino, muscular, nervoso, reprodutivo, respiratório, esquelético e urinário. Que são compostos do que? De tecidos e órgãos. Os tecidos e órgãos são feitos do que? Células. As células são feitas do que? Moléculas. As moléculas são feitas do que? Átomos. Os átomos são feitos do que? Partículas subatômicas. As partículas subatômicas são feitas do que? Energia! Você e eu somos a luz pura da energia em sua configuração mais bonita e inteligente. A energia que está mudando constantemente sob a superfície e você controla tudo isso com sua poderosa mente. Você é um grande e poderoso ser humano estelar.”

VOCÊ é um Ser Prefeito de Luz.

…continua parte III…

Referências bibliográficas da OREM1

  • Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);
  • Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;
  • Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;
  • Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);
  • David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);
  • Dr. Alan Strong – artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;
  • Dr. Amit Goswami – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;
  • Dr. Bruce H. Lipton – livro “A Biologia da Crença”;
  • Dr. Deepak Chopra – livro “Criando Prosperidade”;
  • Dr. Maxwell Maltz – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);
  • Dr. Richard Maurice Bucke – livro ‘Consciência Cósmica’;
  • Dr. Serge King – livro “Cura Kahuna”;
  • Francisco Cândido Xavier (ditado pelo espírito do Dr. André Luiz) – livro “No Mundo Maior”;
  • Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);
  • Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;
  • Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;
  • Joe Vitale – livro “Limite Zero”;
  • Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;
  • John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;
  • Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);
  • Livro “Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;
  • Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;
  • Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
  • Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
  • Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
  • Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
  • Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
  • Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;

Imagem imran-creator-OsJCeMF4tBM-unsplash.jpg

Muda…

A chuva de bênçãos derrama-se sobre mim, nesse exato momento.
A Prece atinge o seu foco e levanta voo.
Eu sinto muito. Por favor, perdoa-me. Eu te amo. Eu sou grato.
Está feito! Aloha.

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x