Nós estamos transcrevendo trechos do artigo “The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety” [“A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica”], do autor Vernon S. Brown, Psychological Safety Advancement and Review (PSAR), para conhecimento e entendimento da aplicabilidade, em outras áreas de interesse, do processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono.
Tradução livre Projeto OREM®
Psychological Safety Advancement and Review [Avanço e Revisão da Segurança Psicológica]
Artigo
The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety [A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica]
Autor
Vernon S. Brown
Alvo e Objetivo
O principal objetivo de “Psychological Safety, Advancement and Review” (PSAR) é fomentar um discurso multidisciplinar sobre o papel, os mecanismos e as implicações da Segurança Psicológica em contextos sociais e organizacionais. A revista busca cultivar um entendimento mais aprofundado de como a Segurança Psicológica, como conceito e prática, é capaz de ser utilizada para construir sistemas mais resilientes, inclusivos e eficazes em nosso mundo moderno.
Fonte:
Psychological Safety Advancement and Review
psafe.org
Psychological Safety, Advancement and Review
The Connection Between Ho’oponopono and Psychological Safety
A Conexão Entre Ho’oponopono E Segurança Psicológica
Vernon S. Brown
Sites:
PSAR: Psychological Safety, Advancement and Review
Artigo: https://doi.org/10.5281/zenodo.8374435
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Resumo
“Esse artigo explora as potenciais conexões entre a prática Indígena Havaiana do Ho’oponopono e construções modernas de Segurança Psicológica em equipes.
Ho’oponopono é uma tradição cultural focada na resolução de conflitos por meio da responsabilidade coletiva, arrependimento, perdão e reconciliação.
A Segurança Psicológica descreve um clima de grupo caracterizado por confiança interpessoal, inclusão e tomada de riscos.
À primeira vista, esses conceitos podem parecer desconexos.
A análise revela alinhamentos notáveis entre os princípios do Ho’oponopono e os objetivos da Segurança Psicológica de mitigar o medo, restaurar a confiança e permitir a participação após contratempos.
No entanto, é necessário ponderação ao traduzir as práticas comunitárias do Ho’oponopono para contextos organizacionais contemporâneos.
Embora o Ho’oponopono contenha lições para a Segurança Psicológica na sociedade, são necessárias adaptações cuidadosas e mais pesquisa é necessário sobre a sua implementação.
Com sensibilidade, a harmonia e a base do Ho’oponopono poderiam complementar significativamente as técnicas de cooperação em organizações e questões sociais mais amplas.”
Palavras-chave
ho’oponopono, segurança psicológica, dinâmica de equipe, reconciliação, cultura organizacional, clima organizacional, resolução de conflitos
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INTRODUÇÃO
“Ho’oponopono é uma antiga prática cultural Havaiana focada na resolução de conflitos, no perdão e na restauração de relacionamentos (Moore, 2023). A prática em si envolve aceitar responsabilidades, arrependimento, reconciliação e seguir em frente.
A Segurança Psicológica, por outro lado, descreve um clima no local de trabalho onde as pessoas se sentem confortáveis para se expressar e assumir riscos interpessoais sem medo de consequências negativas (Edmondson, 1999).
Ho’oponopono é uma antiga prática cultural Havaiana focada na resolução de conflitos, no perdão e na restauração de relacionamentos (Moore, 2023).
À primeira vista, Ho’oponopono e Segurança Psicológica podem parecer independentes. No entanto, uma análise mais aprofundada revela vários paralelos interessantes e possíveis conexões entre essa abordagem Indígena e conceitos modernos de dinâmica de equipe.
A Segurança Psicológica, por outro lado, descreve um clima no local de trabalho onde as pessoas se sentem confortáveis para se expressar e assumir riscos interpessoais sem medo de consequências negativas (Edmondson, 1999).
O FOCO DO HO’OPONOPONO SOBRE A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
Um princípio fundamental do Ho’oponopono é aceitar coletivamente a responsabilidade e a prontidão para a prestação de contas, independentemente de culpa para assumir responsabilidades ou culpa como a intenção de culpar alguém diretamente, a fim de corrigir alguma coisa ou fazer com que alguma coisa seja mais precisa e justa ou devolvê-la à posição ou status desejado (to make things right; Moore, 2023).
Esse princípio fundamental está intimamente alinhado com a ênfase da Segurança Psicológica em deixar de apontar o dedo quando ocorrem falhas e, ao invés disso, adotar uma mentalidade sistêmica focada na melhoria geral (Edmondson, 1999).
O Ho’oponopono, em sua essência, fornece um processo para reconhecer a interdependência e assumir a responsabilidade compartilhada pela correção de problemas de relacionamento ou lapsos de julgamento.
Quando grupos praticam esse princípio de responsabilidade coletiva encontrado no Ho’oponopono, ao invés de identificar bodes expiatórios, isso é capaz de promover um ambiente onde as pessoas se sentem psicologicamente seguras para correr riscos, admitir erros e ser vulneráveis sem medo de constrangimento ou retaliação.
PROMOVER O ARREPENDIMENTO E O PERDÃO
Após aceitar a responsabilidade compartilhada, a próxima fase do Ho’oponopono tradicionalmente envolve reflexão, discussão, confissão, arrependimento e reparação pelos danos causados (Austad & Rezentes, 2023; Moore, 2023).
Isso reflete pesquisas sobre Segurança Psicológica que mostram que atos de perdão, arrependimento e restituição são capazes de ajudar a restaurar a confiança e a cooperação em grupos após transgressões, erros ou conflitos interpessoais (Bradley et al., 2012; Dirks et al., 2009; Frazier et al., 2017).
Quando os membros da equipe adotam uma mentalidade de perdão, ao invés de ficarem presos em ciclos de culpar e punir erros individuais, isso é capaz de promover significativamente a Segurança Psicológica, reduzindo as ameaças ao status, ao pertencimento e à inclusão, que muitas vezes impedem a participação aberta (Edmondson, 1999).
O processo Ho’oponopono fornece uma estrutura Indígena estruturada para permitir o arrependimento em grupo, fazer reparações e o perdão na era moderna.
RECONCILIAR E FORTALECER RELACIONAMENTOS
As etapas finais do Ho’oponopono tradicionalmente envolvem orações, diálogos abertos, cerimônias e outros rituais que visam reconciliar relacionamentos, restaurar a harmonia e seguir em frente (Austad & Rezentes, 2023).
Há paralelos claros que podem ser observados aqui com a ênfase e os critérios da Segurança Psicológica relacionados à manutenção de um nível sustentável de respeito interpessoal, inclusão e confiança entre os membros do grupo (Edmondson, 1999).
As práticas de reconciliação de relacionamentos encontradas no Ho’oponopono poderiam potencialmente ajudar as equipes a curar [to heal] desconexões, processar conflitos e renovar o entendimento compartilhado após a ocorrência de contratempos ou rupturas.
Isso, por sua vez, apoia a Segurança Psicológica ao abordar e reparar proativamente rupturas ou problemas antes que eles se agravem de maneiras que, de outra forma, poderiam corroer a capacidade dos indivíduos de serem eles mesmos confortavelmente ou de participarem abertamente e honestamente.
POSSÍVEIS DEFICIÊNCIAS E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO
Embora existam conexões conceituais evidentes entre o Ho’oponopono e os constructos de Segurança Psicológica, é importante reconhecer algumas potenciais limitações, riscos, ressalvas e desafios de implementação.
Por exemplo, alguns praticantes e acadêmicos contemporâneos têm criticado certos elementos tradicionais do Ho’oponopono por darem ênfase excessiva à confissão pessoal, ao arrependimento e à responsabilidade, ao mesmo tempo em que falham em abordar adequadamente fatores contextuais, sistêmicos ou estruturais mais amplos que possibilitam danos (Browne et al., 2009).
Além disso, uma ênfase exagerada na harmonia e na reconciliação sem o devido equilíbrio poderia desencorajar o debate construtivo, a discordância e a responsabilização.
Como o Ho’oponopono se originou nos contextos culturais Indígenas Havaianos de comunidades pequenas e unidas, adaptar tais práticas comunitárias a ambientes profissionais modernos e equipes organizacionais em contextos culturais Ocidentais provavelmente exigirá sensibilidade e apresentará alguns desafios (Browne et al., 2009).
Líderes que buscam incorporar insights do Ho’oponopono no ambiente de trabalho necessitarão considerar cuidadosamente como adaptar as práticas tradicionais às normas culturais existentes dos funcionários. A imposição direta de conceitos estrangeiros poderia ser contraproducente se for vista como inautêntica ou forçada.
Ao invés disso, recomenda-se uma abordagem criteriosa e focada na integração orgânica, preservando os princípios fundamentais e alinhando a implementação aos contextos modernos.
CONCLUSÃO E DIREÇÕES FUTURAS
Concluindo, existem paralelos conceituais e filosóficos notáveis que são capazes de serem traçados entre a prática cultural tradicional Havaiana do Ho’oponopono e os insights de pesquisas modernas sobre dinâmicas de equipe em torno da Segurança Psicológica.
Os princípios do Ho’oponopono de responsabilidade coletiva, arrependimento, perdão, reconciliação e movimento para a frente estão intimamente alinhados e complementam os objetivos da segurança psicológica de reduzir o medo interpessoal, restaurar a confiança e permitir a participação aberta após contratempos ou conflitos.
No entanto, para que as organizações transponham com sucesso os insights do Ho’oponopono para o ambiente de trabalho, será necessária uma implementação sensata e cuidadosa, juntamente com mais pesquisas.
A discussão apresentada nesse artigo (paper) explora apenas brevemente as potenciais conexões entre a prática Indígena Havaiana do Ho’oponopono e o construto moderno de Segurança Psicológica em equipes.
Estudos futuros são necessários para estabelecer as melhores práticas para adaptar, de forma respeitosa e significativa, elementos do Ho’oponopono de maneiras a impulsionar a Segurança Psicológica, mantendo, ao mesmo tempo, a prontidão para a prestação de contas (responsabilização) e a discordância construtiva em contextos organizacionais modernos.
Com aplicação criteriosa e empiricamente fundamentada, conceitos Indígenas de harmonia, como o Ho’oponopono, podem conter lições valiosas para complementar técnicas contemporâneas de promoção da inclusão, abertura, resiliência e cooperação no local de trabalho.
Dito isso, a nossa esperança ao comunicar as potenciais conexões entre a prática do Ho’oponopono e a Segurança Psicológica nesse artigo (paper) é estimular o interesse em pesquisas futuras para explorar essa estrutura conceitual em um contexto organizacional ou na sociedade em geral.
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To cite this document: Brown, V. S. (2024). The connection between ho’oponopono and psychological safety. Psychological Safety, Advancement and Review, 2(1), 1-4. https://doi.org/10.5281/zenodo.8374435
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Moji Solanke – Journal The Guardian Nigeria – Artigo: “Medical Cure And Spiritual Healing” [tradução livre: “Cura [Cure] Médica e Cura [Healing] Espiritual”]. Site: https://guardian.ng/features/medical-cure-and-spiritual-healing/;
Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);
Nelson Spritzer (Dr.) – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;
Olivier Urbain, June 18, 2004, [email protected]. Artigo “Three Sessions Using Hawaiian-Style Reconciliation Methods Inspired by the Ho’oponopono Problem-solving Process” [Três Sessões Usando Métodos de Reconciliação no Estilo Havaiano Inspirados no Processo de Resolução de Problemas Ho’oponopono];
Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);
Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);
Osho – livro “Desvendando mistérios”;
Pacifica Seminars – Ho’oponopono Overview – In English wherever you are – in the spiritual context of our time. Autores Michael Micklei and Yvette Mauri. Site em Inglês: Pacifica Seminars Informationen, Übersicht
Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);
Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;
Platão – livro “O Mito da Caverna”;
Richard Maurice Bucke (Dr.) – livro ‘Consciência Cósmica’;
Richard Wilhelm – livro “I Ching”;
Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/
Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);
Serge Kahili King (Dr.) – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Body of God” [O Corpo de Deus] – Artigo completo em inglês no site: https://www.huna.org/html/bodyofgod.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “The Aka Web of Healing” [tradução livre “A Teia [Web] Aka de Cura [Healing]]. Site: https://www.huna.org/html/healingweb.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Energy Healing” [tradução livre: Cura [Healing] Energética. Site: https://www.huna.org/html/energyhealing.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “How To Heal A Situation” [tradução livre: “Como Curar [To Heal] Uma Situação]. Site: https://www.huna.org/html/HealASituation-SKK1121.pdf;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Bad Memories” [tradução livre: Curando [Healing] Memórias Ruins]. Site: https://www.huna.org/html/healmemories.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing]. Site: https://www.huna.org/html/4symbols.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo: “Healing Shapes Revisited” [tradução livre: “Formas de Cura [Healing] Revisitado. Site: https://www.huna.org/html/4symbols2.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “A Living Philosophy, by Serge Kahili King” Site: https://www.huna.org/html/living_phil.html;
Serge Kahili King (Dr.) – Artigo “Principles of Shamanic Practice” – Huna Article – Huna International. Site: https://www.hunahawaii.com/Serge/shamanpractice.htm
Serge Kahili King (Dr.), livreto “The Little Pink Booklet of Aloha” [Tradução livre “O Pequeno Livreto Rosa de Aloha”], em tradução livre Projeto OREM®
Serge Kahili King (Dr.), artigo “Bless Your Way To Success,” [tradução livre “Abençoe O Seu Caminho Para O Sucesso”.
Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.
Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.
Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;
Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “The Professional Huna Healer” – Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/the-professional-huna-healer/;
Thomas Lani Stucker – Kahuna Lani – Artigo “PSYCHOMETRIC ANALYSIS” [tradução livre: “ANÁLISE PSICOMÉTRICA”], editado no outono de 1982, no Huna Work International #269. Site: https://www.maxfreedomlong.com/articles/kahuna-lani/psychometric-analysis/;
Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);
Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);
Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);
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Yates Julio Canipe (Dr.) e Sarah Jane Eftink. Livro “Quantum Huna: The Science missed by Max Freedom Long in ‘The Secret Science Behind Miracles’” [tradução livre: “Huna Quântica: A Ciência não alcançada por Max Freedom Long em ‘A Ciência Secreta Por Trás dos Milagres’”]. Versão em Inglês, 11.janeiro.2013 Straightforward Inc.
Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;
