Do livro “Third Eye Awakening” (tradução livre: “Despertar do Terceiro Olho”), de Sarah Mackenzie, extraímos trechos referentes ao capítulo “Clearing out Negative Energy” (tradução livre: “Remover Energia Negativa”), pela importância do tema para o estudante de Ho’oponopono.

Importante alinhar o que temos aprendido até então sobre o sistema de pensamento da Psicofilosofia Huna com essa imparcial visão da autora, de maneira a consolidar o nosso conhecimento e o nosso entendimento sobre os princípios, as técnicas e as práticas do processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono.

Remover Energia Negativa

“Nós vivemos num mundo de dois, exatamente como foi planejado.

Existe o bem e o mal, o certo e o errado. A teoria yin e yang existe por dentro e por fora.

Esta é a razão pela qual o plano da terra é uma grande escola para a expansão da alma.

Se não houvesse dualidade, não teríamos crescimento, variedade, alegria ou dor.

Isso significa que as energias e as pessoas com as quais entramos em contato nos oferecem lições de que nós precisamos enquanto nós estamos em nosso caminho por aqui.

Isso pode apenas apontar para aprender como remover, proteger e trabalhar com energia negativa.

Isso pode ser facilmente comparado a um videogame.

Qualquer um pode sentir os efeitos das energias mais baixas durante os tempos de transição e alto estresse.

Às vezes nós absorvemos, recebemos ou atraímos energias inferiores das pessoas em nosso ambiente.

Tudo isso faz parte do jogo e essas experiências nos ajudarão a expandir como almas e indivíduos.

Aqui estão alguns sinais para saber que a energia negativa se prendeu em você:

  • Você pode receber chamadas interrompidas ou estáticas em seu telefone ao falar com alguém onde você normalmente obtém uma boa conexão.
  • Você pode começar a se sentir deprimido e nunca foi diagnosticado com depressão.
  • Você não consegue fazer login no seu banco ou em outras contas online e apenas recebe uma mensagem de erro e sabe que a sua internet é forte.
  • Você se cansa rapidamente e sente que você precisa de uma soneca mesmo tendo dormido bem na noite anterior.
  • Você se abstém de ajudar a si mesmo como comer, mesmo que esteja com fome.
  • Você tem dor de garganta e sente que você está gripado.
  • Você perde sua carteira ou chaves, tem algo roubado, tranca suas chaves no carro.
  • O seu e-mail não chegou a quem se destinava e, em seguida, você fica irritado por não os enviar.
  • A sua mente começa a girar em pensamentos negativos sobre algo ou alguém do seu passado.
  • Você se esforça para se livrar deles e eles simplesmente grudam em você como cola.
  • O seu comportamento começa a ser contra o amor próprio, como gastar muito dinheiro em coisas desnecessárias, especialmente se você não tiver dinheiro para isso. Isso é importante se esse não for o seu personagem normal.

Existem infinitas possibilidades, então cabe a todos nós reconhecer e perceber esses padrões, pois eles são pessoais. Pode levar anos para você ver o que está acontecendo quando você é afetado por energia negativa.

Se você experimentar uma combinação de tudo isso em um dia, ou em um curto espaço de tempo, isso pode ajudá-lo a perceber o que está acontecendo. Isso se tornará mais claro à medida que você começar a sintonizar a sua consciência.

Quando você perceber que pegou energias negativas, existem vários métodos que você pode usar sozinho ou em conjunto para ajudar a limpar o seu campo de energia, corpo e mente dessa negatividade. O inverso é verdadeiro mesmo que não tenha sido intencional.

O mundo abriga muitas pessoas. Cada pessoa tem os seus desejos e intenções. Alguns são positivos enquanto outros são negativos. Enquanto outros tendem a abraçar a negatividade completamente.

Não é possível remover todas as pessoas negativas da sua vida. Elas podem ser colegas de trabalho ou possivelmente familiares.

Também não é possível mudar essas pessoas. Isso deixa você em uma situação difícil, especialmente se você é um indivíduo sensitivo. Há esperança; você pode sair dessa situação sem ter que mudar os outros, mas mudando o que está dentro de você.

Aqui estão algumas maneiras de remover essa negatividade:

Declarar:

Declare que você está se livrando dessa energia: declarar as suas intenções em voz alta tem um poder incrível. Este simples ato os torna reais. Fazê-los existir em vez de ser apenas uma ideia. Quando você decidiu que toda a energia negativa ao seu redor é bastante e quer reduzi-la, comece dizendo em voz alta. Você não precisa contar a ninguém. Basta colocar isso para fora e deixar a sua voz voltar aos seus ouvidos. Tome a intenção e vá em frente para fazer acontecer.

Bocejar:

Sim, faça isso. Muitos pensam que bocejar é um sinal de descontentamento ou tédio, ele limpa o corpo de energias indesejadas. Isso não deve ser uma surpresa, pois a respiração pode reduzir a ansiedade. Bocejar é apenas uma respiração forte e cheia de propósito.

Defumar:

Uma pessoa desagradável passou o fim de semana com você e agora o seu lugar parece pesado com energia negativa. Você pode sentir como se tivesse trazido muito estresse para casa do trabalho. Em qualquer cenário, uma defumação pode ser o que você precisa. Em cerimônias de defumação, a sálvia branca(*) é usada há centenas de anos para se livrar de espíritos e energias indesejados.

[(*) Sálvia branca é uma das ervas mais usadas em defumações, desde a antiguidade, graças à sua capacidade de queima. De energia ancestral, possui propriedades de limpeza e também de consagração. Além de limpar energeticamente o ambiente, purificando todos os cômodos, pode tirar a energia estagnada de alguns objetos e pessoas. Outro aspecto legal da sálvia é que ela traz sabedoria e maturidade, além de conexão espiritual. Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/09/11/limpar-energia-da-casa-com-defumacao-tem-ervas-e-tecnicas-especificas-veja.htm?cmpid=copiaecola]

Dizer um mantra:

Isso leva a declaração de sua intenção um passo à frente e permite que você mande a energia negative sair.

Repita isto: Eu, (diga o seu nome), não dou permissão para que nenhum ser não-físico ou vivo entre em meu corpo, campo de energia, espírito, alma e mente para nada além do amor. Quebro todos os acordos, votos e contratos que possa ter feito sem saber em qualquer dimensão, espaço e tempo que diminuam a expressão de minha alma alegre. Eu desfaço todos os acordos a partir desse ponto no tempo e retrocedendo através de todas as experiências do meu passado e avançando até o fim dos tempos. Ordeno a essas pessoas e energias que deixem este espaço AGORA! Você não tem mais poder sobre mim. Peço proteção dessas energias para que não voltem ao meu campo energético. Eu construo um escudo de luz ao meu redor com essa intenção e meu livre arbítrio. Agradeço-lhe que está feito. (fim) Repita este mantra quantas vezes você precisar.

Rir:

Há uma razão pela qual o riso é considerado o melhor remédio. Isso desencadeia uma mudança em seu corpo que aumenta a energia positiva e reduz o estresse e a dor.

Você pode se sentir estranho ao rir do nada. Apenas faça. Em instantes, sua risada será genuína.

Obter uma lâmpada de sal do Himalaia:

A lâmpada de sal do Himalaia limpa o ar ao seu redor e aumenta a energia positiva. Ela produz íons negativos que agarram os positivos e exalam a negatividade.

Parece contra intuitivo, mas os resultados são ótimos. Existem muitas lâmpadas de sal diferentes.

Dançar:

O seu cérebro libera endorfinas toda vez que você dança. Isso cria um campo positivo ao seu redor.

A alegria é uma forma elevada de vibração. Isso o coloca em um plano que a negatividade não pode alcançar.

Mudar o seu carma:

Quando você se depara com energia negativa, pode ficar tentado a devolvê-la a eles. Isso não leva a nada. Isso o colocará de volta e fará com que mais energia se acumule.

Envolva-se em atos de bondade. Ajude alguém menos afortunado. Doe para a sua instituição de caridade favorita. Ofereça o seu tempo num restaurante popular. Esses atos reduzirão a energia negativa e elevarão o seu carma.

Passar algum tempo com alguém especial:

Se você está em um relacionamento, fazer sexo pode ajudar a se livrar da energia negativa e substituí-la pela positiva. Outras coisas acontecerão quando duas pessoas fazem sexo, como baixar a pressão arterial, aumentar o sistema imunológico e aliviar o estresse.

Criar um coletor de negatividade:

Coloque um copo de água numa mesa ou acenda uma vela. Ao olhar para o copo ou vela, declare a sua intenção de colocar toda a energia negativa na água ou chama. Isso também livrará da dor e problemas emocionais.

Ser Verde:

As plantas são um ótimo filtro para energia negativa. Coloque-as em todos os cômodos em que você passa o tempo.

Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar que é outro bom limpador.

Reivindicar o espaço:

Se você sentir que o lugar está cheio de coisas de outras pessoas, ande por aí e reivindique isso. Uma vez que você tenha instalado energia positiva, a energia negativa que paira por aí não poderá ficar.

Polvilhar sal:

Polvilhe sal em seus tapetes. Deixe descansar por cerca de uma hora e depois aspire.

O sal tem uma capacidade natural de absorver energia negativa.

Você também pode colocar tigelas de sal nos cantos de cada quarto. Deixe descansar por algumas horas e depois remova-o.

Borrifar (spray) o ambiente:

Borrife o ambiente com óleos essenciais que eliminarão a energia negativa.

Os melhores para usar são patchouli, incenso, lavanda e rosa.

Isso também funcionará com as pessoas. Apenas borrife-se suavemente.

Tocar música de alta frequência:

Tocar música com altas vibrações fará uma grande diferença.

Nós sabemos que a música faz a diferença na nossa energia. Ele faz a mesma coisa para espaços.

Remover com Turmalina Negra:

Este cristal pode remover a energia negativa. Este cristal não precisa ser limpo como os outros cristais.

Isso pode funcionar para as pessoas também.

Basta colocar na bolsa ou no bolso ao viajar.

É bom para pessoas sensitivas que captam energia e precisam de proteção.

Limpar o seu escritório ou a sua casa:

Você precisa organizar. Coisas velhas prendem a energia negativa. Você precisa se livrar de documentos, revistas, jornais e roupas velhas. Limpe a sua casa.

Não basta aspirar e lavar a louça. Limpe a roupa, janelas, paredes, cortinas e tapetes.

Abra as janelas e deixe o ar fresco entrar. Faça do seu escritório ou da sua casa um espaço positivo e você notará que toda a energia negativa vai embora.

Mudar a maneira de pensar:

Limpe os seus pensamentos negativos. Não permita que pequenos problemas o incomodem.

Não critique ou julgue os outros e tente não reclamar. Se ame mais. Perdoe a si mesmo.

Ninguém é perfeito. Não insista em imperfeições ou erros.

Diga afirmações positivas diariamente para ajudá-lo a tornar os seus pensamentos positivos. Citações motivadoras e inspiradoras fazem a mesma coisa.

Mantenha um diário de gratidão. Reserve alguns minutos por dia para escrever sobre o que você é grato.

Não finja ser uma vítima. Você criou a sua vida, então assuma a responsabilidade. Pare de colocar a culpa nos outros e tome medidas para tornar a sua vida melhor.

Tomar um banho:

Tomar um banho quente pode ajudar a elevar a sua energia. Isso é muito fácil. Basta ficar de molho por cerca de 20 a 30 minutos para descontrair e relaxar.

Você também pode adicionar um pouco de sal marinho ou óleos essenciais ao seu banho. Banhos de sal são uma ótima maneira de limpar a sua aura e aumentar a sua vitalidade e saúde.

Colocar as suas preocupações no papel:

Escreva tudo o que o preocupa. Pode parecer enorme, mas quando você vê no papel, você vai entender que não é muito e você pode lidar com isso.

A razão por trás disso é remover a energia negativa de dentro de você e colocá-la no papel. Não faça essa lista curta. Tente anotar todos os seus pensamentos negativos. Cada pensamento de preocupação que você está tendo.

Em seguida, livre-se do papel. Jogue-o fora ou queime-o.

Meditar:

A meditação aumenta a sua serotonina e melhora o seu comportamento e humor. Ela diminui a ansiedade, ajuda a ganhar paz de espírito e clareza.

Isso ajudará a curar o seu sistema de energia e manterá um campo de energia vibrante.

Escolha um ambiente tranquilo. Deite-se ou sente-se confortavelmente e limpe a sua mente. A meditação não é complicada.

Visualizar:

Se você está preocupado com algo, visualize o resultado como positivo. Visualize o resultado em sua mente, para que você não precise mais se preocupar com isso.

Imagine como isso fará você se sentir e mantenha esse sentimento o máximo que puder.

Se nada o está preocupando, mas você ainda se sente negativo, visualize um sonho que o faça feliz.

Fazer exercícios físicos:

Quando nada mais está funcionando e você ainda se sente triste ou com raiva, a melhor coisa que você pode fazer é suar.

O exercício é uma ótima maneira de combater a ansiedade, a depressão e o estresse.

O que quer que você escolha fazer, tênis, caminhada, natação, levantamento de peso, ioga, corrida, um ótimo treino pode limpar a sua mente de pensamentos negativos.”

Podemos dizer que a autora do artigo esgotou uma ampla lista de técnicas conhecidas utilizadas para remoções de energia negativa.

Nessa mesma linha de pensamento da autora do artigo, nós como estudantes e praticantes do Ho’oponopono, podemos conscientemente incluir na lista acima:

Praticar o Ho’oponopono incessante:

Quando nada mais está funcionando e você ainda se sente triste ou com raiva, a melhor coisa que você pode fazer é praticar o processo de resolução de problemas através do Ho’oponopono, para remover a energia negativa de memórias repetitivas limitadoras que estão reencenando em sua Mente Subconsciente o ciclo vicioso de problemas e mais problemas experienciados, de maneira a permitir que as Inspirações Divinas possam se manifestar em sua vida.

Com o Ho’oponopono a diferença, em relação às técnicas acima apresentadas, é que você transfere a sua atenção do que se passa no exterior para o que se passa, na realidade, em seu interior, em sua Mente Subconsciente.

Você passa a assumir, com a Mente Consciente, 100% de responsabilidade pela vida que experiencia, sendo ela boa ou não tão boa.

Você sabe que o “lá fora não existe” e, portanto, tudo se passa em seu interior.

Como praticar o Ho’oponopono? É só estudar os artigos anteriores da OREM1 e boa jornada!

Imagem emma-simpson-mNGaaLeWEp0-unsplash.jpg

Referências bibliográficas da OREM1

André Biernath – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril  – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;

Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;

Bruce Lipton – livro “A Biologia da Crença “;

Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);

Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;

Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;

Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;

Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);

David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);

Dr. Alan Strong – artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;

Dr. Amit Goswami – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;

Dr. Benjamin P. Hardy, psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;

Dr. Bruce H. Lipton – livro “A Biologia da Crença”;

Dr. Deepak Chopra – livro “Criando Prosperidade”;

Dr. Gregg Braden – livro “A Matriz Divina”;

Dr. Helder Kamei – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;

Dr. Joe Dispenza – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);

Dr. Kenneth Wapnick – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;

Dr. Maxwell Maltz – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);

Dr. Nelson Spritzer – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;

Dr. Richard Maurice Bucke – livro ‘Consciência Cósmica’;

Dr. Serge King – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);

Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);

Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);

Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);

Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);

Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;

James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;

Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;

Joe Vitale – livro “Limite Zero”;

Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;

John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;

John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/

Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);

Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);

Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);

Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;

Livro “Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;

Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);

Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);

Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;

Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;

Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);

Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);

Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);

Osho – livro “Desvendando mistérios”;

Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);

Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;

Platão – livro “O Mito da Caverna”;

Richard Wilhelm – livro “I Ching”;

Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);

Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.

Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.

Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;

Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;

Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);

Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);

Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);

Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;

William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;

Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;     

A chuva de bênçãos derrama-se sobre mim, nesse exato momento.
A Prece atinge o seu foco e levanta voo.
Eu sinto muito. Por favor, perdoa-me. Eu te amo. Eu sou grato.
Está feito! Aloha.

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x