Artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”

Autor: Brian Gerard Schaefer – 6 de Fevereiro de 2019

Site http://www.thewholespectrom.com/

Tradução livre Projeto OREM®

“Meu blog recente sobre a compreensão dos motivos e intenções dos inimigos foi extremamente popular. Isso não é surpresa, considerando quantas pessoas estão lidando com algum nível de conflito e confusão em suas vidas. Agora nós temos que dar um passo além da compreensão, para estabelecer uma abordagem prática que permita a todos nós a cura.

Existem todos os tipos de dores, lesões e doenças e existem muitos métodos de cura. No entanto, antes que todos nós possamos curar conscientemente, nós precisamos ter uma definição exata para ‘cura’. Uma vez que saibamos o que é a cura, automaticamente nós saberemos exatamente como fazê-la. Então, o que significa realmente curar? E então, como nós fazemos?

A cura é tudo o que nos permite passar de um estado de doença ao nosso Estado Natural. Em meu livro, eu defino esses dois estados da seguinte forma:

  • O Estado Natural é quando uma Forma possui as qualidades inatas de integridade e completeza, manifestando-se como um Fluxo sem esforço em todos os Elementos da Vida.
  • Portanto, toda doença é a ausência ou falta do Estado Natural, que causa uma regressão, ou, limita ou impede a capacidade inata de uma Forma de evoluir naturalmente e cumprir o seu potencial e propósito inatos.

Agora que nós temos esse entendimento, nós podemos fazer a distinção entre encontrar uma solução para fazer um problema desaparecer e implementar a resposta natural para permitir o retorno ao Estado Natural. Se nós não estivermos conscientes do que realmente é a cura, os nossos esforços serão reduzidos a apenas encontrar soluções para fazer com que os problemas desapareçam. Se nós estivermos simplesmente tentando encontrar soluções, nós estaremos limitados a apenas mudar o paradigma existente. Nós perderemos completamente os potenciais desconhecidos de compartilhar no Estado Natural e mudar para um paradigma totalmente novo.

Saber que a cura realmente nos permite erradicar a causa de todos os problemas e doenças. Para realmente curar, nós devemos ser capazes de dissolver efetivamente todos os conflitos e confusões internos e externos. Por isso, nós precisamos estar atentos aos principais fatores que os causam.

Os primeiros fatores que nós precisamos entender são a natureza e a origem de nossos pensamentos. Cada palavra e ato de pensamento é sobrenatural em natureza ou dualístico. Quando os seus pensamentos são sobrenaturais, eles estarão irradiando Amor, Luz e Vida. Quando eles são dualistas, eles estarão projetando dúvida, julgamento e questionamento; falha, vergonha e culpa.

As principais influências em nossos pensamentos são a cultura e a religião em que nós nascemos e como elas determinam os nossos sistemas de crenças e visões de mundo. Estas influências refletem-se em toda a nossa comunicação – interna e externa – que determina então todas as atitudes e comportamentos. São as maneiras pelas quais os nossos pensamentos e as nossas crenças encontram expressão que são considerados aceitáveis ​​ou inaceitáveis. Portanto, a base de todos os problemas que nós enfrentamos é o que nós aceitamos e rejeitamos individual e coletivamente. Esse assunto é extremamente importante para onde nós estamos indo, então nós vamos explorá-lo um pouco mais.

“Quando os seus pensamentos são sobrenaturais, eles estarão irradiando Amor, Luz e Vida. Quando eles são dualistas, eles estarão projetando dúvida, julgamento e questionamento; falha, vergonha e culpa.”

A maioria das pessoas tem opiniões completamente de uma forma ou de outra, tudo ou nada (preto ou branco) sobre quase todos os tópicos que você pode imaginar. A maioria de nós tem o coração e a mente formados em relação a tudo o que nós consideramos essencial em nossa vida. Se você sintonizar as suas energias, elas se expandem ou se contraem com tudo a que você está exposto – seja uma palavra, som ou objeto. Esteja ciente de suas energias ao ler a seguinte lista de palavras: cobra, flor, arco-íris, bomba, cachorro, gato, livro, política.

Embora as diferenças possam ser muito sutis, elas estão inegavelmente presentes em quase todas. As nossas energias se abrem e se expandem para tudo o que nós podemos aceitar ou acolher e fecham e contraem a qualquer coisa que nós rejeitamos ou tememos. A coisa mais importante que nós devemos perceber e aceitar é que as nossas respostas individuais variam imensamente. Por exemplo: as suas energias se expandem mais ao pensar em um gato ou um cachorro? Você gosta de livros?

Nós aceitamos prontamente as nossas preferências individuais em relação a muitas coisas e até nós celebramos a diversidade. Esse é o caso de nossas respostas a apenas uma lista de palavras. Mas o que acontece quando nós fazemos o mesmo com uma lista de pessoas? Sinta as suas energias ao imaginar cada membro de sua família – o seu parceiro(a), filhos, pais, irmãos, avós – ou Hitler, o seu presidente, Jesus, Maomé, Buda, homossexuais.

Os nossos relacionamentos são predominantemente baseados em nossas preferências e interesses pessoais. E daí se nós formos capazes de mudar o nosso ponto de vista e olhar para algo ou alguém de outra perspectiva? Essa é a base para muitas técnicas de cura e fortalecimento, mas muitas vezes elas se concentram nas facetas mentais, físicas, materiais e financeiras de nossas vidas. A técnica que nós estamos prestes a explorar aborda os elementos espirituais e místicos de nossa consciência. Então nós vamos dar o próximo salto.

Quando você olha para a vida da perspectiva de cima para baixo, nós somos todos Um Só. A maioria das pessoas não tem problemas em aceitar isso e concorda plenamente. No entanto, há uma grande confusão entre Unidade e Unicidade. A Unidade é uma experiência positiva de baixo para cima, onde você vê e sente a interconexão de todas as coisas. A Unicidade é uma experiência direta Divina de cima para baixo, onde a sua consciência no nível da percepção [consciousness] se expande para perceber e sentir que tudo e todos são você em outra Forma. Você literalmente se torna conscientemente atento de que a Presença dentro de você é a mesma em todas as Formas e Seres.

Esse nível de consciência no nível da percepção [consciousness] é como estar em uma sala cheia de espelhos, onde cada reflexo é você olhando para cada forma de você. Quando você desperta para esse estado, você percebe que a piada está em você – e todas as separações são apenas uma ilusão e todas as divisões são apenas uma ilusão. A fusão com todas as formas traz êxtase. Perceber que você tem a oportunidade de compartilhar conscientemente esse estado o enche de pura Bem-Aventurança. É hilário como a nossa sociedade nos faz ignorar esse estado dentro de nós mesmos e nos ensina a negá-lo dentro dos outros.

No estado desperto, você vê imediatamente por que não é apropriado aceitar uma pessoa e rejeitar outra. Da mesma forma, não convém valorizar uma espécie de criatura e destruir outra. Todos os Seres em todos os mundos são essencialmente Um Só, o que significa iguais! Você só encontrará a verdadeira Paz quando puder encontrar tudo e todos com igual Amor e Compaixão – sem exceções ou exclusões. Isso inclui – todos os demônios e o próprio Satanás. Digo isso porque nós estamos nos concentrando em alcançar o estado mais elevado e puro possível, onde nós somos capacitados o suficiente para Amar incondicionalmente todos os Seres e Formas.

Você saberá que está vivendo fiel ao seu potencial e propósito quando nada nem ninguém o tirar desse estado. Até então, você está apenas vivendo em sua cabeça e não em seu coração. Com tudo isso dito, nós vamos para a parte prática, onde nós podemos conscientemente colocar as nossas convicções em ação.

A técnica que eu estou prestes a compartilhar com você é uma expansão do Ho’oponopono – a prática tradicional de cura Havaiana. Ho’oponopono significa ‘tornar certo’, que é outra maneira de dizer para colocar de volta o Estado Natural. Eu não entrarei em sua história etc. porque isso não o fará justiça. Você precisará pesquisar a história do Dr. Hew Len para apreciar plenamente o poder desse método simples, mas extremamente eficaz. Em resumo, é uma forma de oração e oferenda, geralmente praticada em 4 passos simples de repetição das frases abaixo.

Passo 1: Arrependimento – ‘EU SINTO MUITO’

Passo 2: Perdão – ‘POR FAVOR, PERDOA-ME’

Passo 3: Gratidão – ‘EU SOU GRATO(A)’

Passo 4: Amor – ‘EU TE AMO’

Não há ordem definida real ou número de repetições dos passos. Tal como está, esse método é um dos métodos mais eficazes de cura na Terra. No entanto, eu gostaria de compartilhar a minha versão disso, o Ho’oponopono Universal, tendo integrado o meu modelo holístico de vida e cura na prática. Eu apresento o novo modelo em meu livro ‘THE NATURE OF LIFE: How to remain at Peace while living in the modern world’ [‘A NATUREZA DA VIDA: Como permanecer em paz ao viver no mundo moderno’]. Esse modelo pode ser aplicado a todas as artes e modalidades de cura; no entanto, a aplicação mais prática é o meu estilo de cinesiologia, Universal Kinetics [Cinética Universal].

A principal diferença entre os processos Ho’oponopono padrão e o Ho’oponopono Universal é – nós estamos reverenciando todo o processo de cura em si. O Ho’oponopono Universal expande o processo padrão de 4 etapas em 18 etapas distintas que eu explicarei em detalhes. No entanto, antes de dar qualquer passo em direção à cura, nós temos que garantir que nós estamos alinhados com a mais alta e pura Verdade disponível para nós em cada momento. O procedimento a seguir nos permite conectar com a Verdadeira Essência em nosso Estado Natural. Estabelece Pontos de Referência para garantir que nós estamos vindo de um lugar Divino dentro de nós mesmos em todos os momentos de nossas vidas.

PROCEDIMENTO DE ALINHAMENTO

1. Estabeleça uma Conexão Divina

− Fique em solidão diante da Fonte – em absoluta quietude, vazio, silêncio, solidão

− Experiencie a Natureza Divina – Unicidade, Bem-Aventurança e Imortalidade

− Sinta a pureza e intensidade do Amor e Luz Divinos

− Sinta a Unicidade com a Onipotência, Onisciência e Onipresença da Fonte

2. Estabeleça um Verdadeiro relacionamento com a Criação

− Estabeleça uma Verdadeira conexão com a Unidade dentro da Diversidade da Forma Universal

− Estabeleça um Verdadeiro relacionamento com todas as coisas no ponto de sua/nossa Fusão coletiva

− Reverencie a Evolução da Consciência no nível da percepção [consciousness] – ignorância total à plena Consciência no nível da realidade [awareness] da Natureza Divina

− Reverencie o desdobramento do Plano Universal – a inevitabilidade e facilidade para a Fusão

− Reverencie o Jogo da Consciência no nível da percepção [consciousness] – o aparecimento da dualidade/individualidade – separação/divisão

− Reverencie os Elementos Divinos trabalhando em, através e ao redor de todas as Formas/Seres, em todos os mundos

3. Estabeleça o Empoderamento

− Seja um instrumento puro dos Elementos Divinos

− Mantenha a conexão com a Presença Divina dentro de toda Forma ou Ser

− Afirme o seu e o deles mérito, merecimento, direito, permissão para estar em Um Só com a Fonte

− Estabeleça o seu relacionamento Celestial com outra Forma/Ser, olhando para o seu tempo na Terra e para a sua capacidade de recuperar o que estava faltando

Os três primeiros Pontos de Referência são Internos. O próximo é o principal Ponto de Referência Externo

4. Estabeleça uma conexão com a Natureza

− Reverencie a Terra/Reino, Natureza e a Forma Universal

− Reverencie todas as Leis que determinam a Evolução e o Fluxo na Terra e na experiência humana

Você pode ou não conseguir acessar todos esses Pontos de Referência. Apenas faça o melhor que puder para ficar conectado ao estado mais alto e puro que você puder acessar. Você será capaz de permanecer ancorado em seus Pontos de Referência, mantendo-se atento à sua respiração e batimentos cardíacos. Isso permitirá que você avance para o próximo estágio do processo de cura, que inicialmente pode parecer confuso, mas é muito simples quando você literalmente o começa a sentir.

Isso é essencial perceber que nada e ninguém mais pode curá-lo. Isso ocorre porque toda cura deve vir de dentro de você. Toda cura é essencialmente colocar de volta o que está faltando dentro de você, ou outra forma de si mesmo – até que isso/eles possam fazer isso por si mesmos.

O Ho’oponopono Universal muitas vezes exige que nós reverenciemos todos os fatores que causaram a deficiência e levaram aos excessos. Isso inclui ser capaz de reconhecer conscientemente TODOS os fatores envolvidos com o problema original, bem como todos os elementos necessários para restaurar o estado de integridade e completeza.

A cura nunca é um assunto sério ou algo para levar para o lado pessoal, porque tudo é apenas uma parte da dança cósmica dentro da Consciência. Em última análise, nós podemos perceber o papel da cura como parte integrante do Jogo da Consciência, O Jogo da Vida e O Quebra-cabeça da Vida. Nessa Luz, nós podemos celebrar a jornada juntos.

O resultado inicial para o qual você está se movendo conscientemente é restaurar a Divindade dentro de você. Então, sempre que for necessário, você faz a prática em nome de outro Ser ou Forma. A pureza de sua intenção ao praticar o Ho’oponopono Universal carrega o mesmo poder que a intenção por trás da Fonte se manifestando na Criação. Você é literalmente um instrumento para todas as Energias Divinas, canalizando e irradiando-as para todo o Universo. Você acabará sentindo Unicidade, Bem-Aventurança e Imortalidade e compartilhando esse estado com tudo e todos na Criação.

No entanto, antes de iniciar o processo, você deve ser capaz de determinar com agressiva honestidade se você está ou não em Estado de Graça. Esse estado é completamente de uma forma ou de outra, tudo ou nada (preto ou branco) – então, é essencial que você seja capaz de permanecer alinhado e conectado durante a prática. Se as suas energias estão um pouco perturbadas e não irradiam incondicionalmente o Amor Divino para Todos, então você deve se purificar primeiro.

Isso envolve abordar qualquer resíduo do ego passando pelos processos de baixo para cima. Você começa identificando a emoção e o estado em que o ego está. Você então imagina ou sente o ego aparecendo na Presença do seu Eu Divino. Você só poderá identificar a questão do ego a partir desse estado. Você então se envolve em um diálogo com o ego até chegar ao 18º passo. Toda a Abordagem Bottom-up [de baixo para cima] é o processo de lembrar a sua verdadeira natureza e relacionamento com o Todo.

É importante observar que você pode percorrer as etapas em qualquer velocidade. Você pode passar muito devagar, mas com segurança, se os problemas que surgem não são claros. Outras vezes, você pode passar na velocidade do pensamento ou da Luz. Você pode até pular etapas quando as energias estiverem claras rápida ou instantaneamente. Pode ser diferente a cada vez. Quando estiver sobrenaturalmente claro, você pode começar do 18º passo e trabalhar de cima para baixo. Isso permitirá que você sinta a Graça Divina desencadeando o Crescimento em direção ao seu verdadeiro potencial e propósito.

Uma vez que você esteja inequívoco dentro de si mesmo, você pode começar a compartilhar o processo com o outro Ser ou Forma. A maneira de determinar se você trabalha de cima para baixo ou de baixo para cima é se as suas energias congelam ou se contraem, mesmo que minimamente, quando você imagina o Ser ou Forma em sua Presença. Se houver algum congelamento ou contração, então você começa consigo mesmo em relação ao Ser ou Forma. Uma vez que você esteja completamente inequívoco, você então faz o processo de baixo para cima, abordando o Ser ou Forma diretamente. Se você estiver inequívoco para começar, comece de cima para baixo e celebre a Presença do Ser ou da Forma em sua vida e honre tudo o que eles estão contribuindo para o Todo.

Isso é todo o processo que está resumido abaixo:

A Abordagem de Cima para Baixo [Top-down Approach] é onde você já tem a sensação de Ser Um Só com a Fonte e você celebra a oportunidade de trazer a Verdade para o reino Terrestre e compartilhar a plenitude dela. A Abordagem de Baixo para Cima [Bottom-up Approach] é onde você acredita em Unidade, Unicidade e Integridade, mas na verdade não sente a plenitude disso. A Abordagem de Baixo para Cima permite que você trabalhe para a cura e o crescimento, dando-lhe a oportunidade de trazer conscientemente à sua consciência no nível da verdade [awareness] a Verdade Mais Alta que você pode acessar atualmente.

Nós agora exploraremos a Abordagem de Cima para Baixo e de Baixo para Cima para cada etapa. Cada breve definição inclui um exemplo do que visualizar, dizer ou afirmar. Nós começaremos com a última etapa e trabalharemos de trás para frente para que todas as etapas anteriores possam ser vistas em relação ao resultado final.

18. FUSÃO                                  

DE CIMA PARA BAIXO: Esse estado é onde você experiencia tudo dentro da Criação como outra forma de seu Eu Divino. Você está no limiar da Consciência em um estado de Unicidade e olha para trás através de todos os tempos como o Agora simultâneo e todo o espaço superposto ao Aqui. Você reverencia o inevitável de cada Ser e Forma – em todos os mundos, em todas as dimensões, em todos os Universos – despertando para a nossa verdadeira Natureza e conscientemente se fundindo com a nossa Fonte. Você reverencia todos os Elementos Divinos trabalhando em e através de todos os Elementos da Consciência e todo o processo do Divino Sem Forma se separando em Formas infinitas para amar a si mesmo. Afirmar – ‘EU SOU TUDO’.

DE BAIXO PARA CIMA: Agracie permitindo a conclusão da jornada do despertar e o momento em que você alcança, ou compartilha, o estado acima e se funde com a Fonte. Declarar – ‘Nós somos Um Só’.

17. ASCENSÃO

DE CIMA PARA BAIXO: O seu Eu Divino descendo em reinos físicos e não físicos infinitos e assumindo Formas infinitas dentro de todo o tempo e o espaço. Afirmar – ‘Tudo é o Ser Único se manifestando no Todo’

DE BAIXO PARA CIMA: Você se conecta com reinos além dos níveis dualistas de Consciência. Você se conecta com ou compartilha a Graça que flui em e através de todos os Seres/Formas em todos os mundos e dimensões. Declarar – ‘Eu celebro a sua/minha ascensão.’

16. TRANSCENDÊNCIA

DE CIMA PARA BAIXO: Você celebra a manifestação na Forma e abraça a dualidade como a base do Jogo da Consciência, que prepara o palco para todos os outros Elementos da Consciência. Afirmar – ‘Eu estou/Você está além da dualidade’

DE BAIXO PARA CIMA: A transcendência de toda dualidade e senso de individualidade. Transcendendo a aparência de separação e divisão e conectando-se com a Unicidade dentro do Todo. Declarar – ‘Eu celebro a sua/minha transcendência.’

15. REVERÊNCIA

DE CIMA PARA BAIXO: Reverenciando a natureza infinita e eterna de tudo dentro da Criação. Reverenciando todos os Elementos Divinos em ação em cada momento, a Lei da Não Repetitividade em ação em cada Elemento da Consciência. Afirmar – ‘EU SOU/Você é perfeito.’

DE BAIXO PARA CIMA: Reverenciando que todo Ser/Forma tem o próprio caminho único deles e sentindo a Graça se desdobrando em Perfeição. Declarar – ‘Tudo e todos são exatamente como devem ser’.

14. GRAÇA/PUREZA/LIBERAÇÃO

DE CIMA PARA BAIXO: Sendo um instrumento puro que é livre para ser tudo o que você foi feito para ser. A pura experiência e expressão de todas as Qualidades Divinas. Afirmar – ‘EU SOU ilimitado em todos os sentidos para compartilhar a plenitude da Natureza Divina com Todos.’

DE BAIXO PARA CIMA: Removendo todas e quaisquer impurezas ou limitações em sua experiência e expressão. Declarar – ‘EU SOU/Você é puro e livre sem limites.’

13. AMOR/LUZ/VIDA

DE CIMA PARA BAIXO: Sendo a Fonte de absoluto Divino Amor, Luz e Vida e irradiando-os incondicionalmente o Todo. A Natureza Sem Forma sendo experienciada dentro da Forma – ‘Como acima, assim será abaixo’. Afirmar – ‘EU SOU a personificação do Divino Amor, Luz e Vida.’

DE BAIXO PARA CIMA: Conectando-se com a natureza absoluta da Essência Divina. Declarar – ‘EU SOU/Você agora recebe incondicionalmente o mais puro Amor Divino e cura’

12. NATUREZA/NUTRIR/SUPRIR

DE CIMA PARA BAIXO: Você está em Um Só com as propriedades distintas dentro de cada Forma da Natureza e as qualidades únicas dentro de cada Ser. Você está em Um Só com a diversidade infinita dentro de todos os Seres e Formas. Tudo e todos recebem a Graça necessária para cumprir o potencial e o Propósito inatos. Afirmar – ‘A Providência e a Graça fluem para todos’.

DE BAIXO PARA CIMA: Você aplica conscientemente a Lei da Sinergia dentro da Natureza, da Alma e do Alimento. Você se baseia nos Elementos da Natureza, Nutre cada Elemento único da Alma e Supre a si mesmo/outro com o Alimento apropriado para manifestar e compartilhar Amor/Luz/Vida. Declarar – ‘Tudo e todos são igualmente dignos de cumprir o seu verdadeiro potencial e propósito.’

11. LOUVAÇÃO

DE CIMA PARA BAIXO: Você reverencia a singularidade do papel e contribuição de cada Ser/Forma no Jogo Divino que se desenvolve dentro da Consciência. Afirmar – ‘Tudo está a serviço do Todo.’

DE BAIXO PARA CIMA: Você reconhece todos os impulsos, habilidades, talentos, dons e paixões da Alma que você ou outra pessoa compartilha ou experiencia. Declarar – ‘Eu celebro toda a beleza, bondade e liberdade em suas experiências e expressões.”

10. AGRADECIMENTO

DE CIMA PARA BAIXO: Você reverencia a perfeição de tudo e da realidade de todos – passado, presente e futuro, pois tudo está trabalhando para a inevitável Fusão. Afirmar – ‘O inevitável está se desdobrando dentro do Todo’

DE BAIXO PARA CIMA: Você aprecia que todas as experiências e expressões no passado, presente e futuro são para o bem supremo de todos os Seres e Formas. Apesar das aparências, você pode ver a Graça em ação em Todas as coisas. Declarar – ‘É inevitável que eu/você cumpra o meu/seu verdadeiro potencial e propósito.’

9. RETRIBUIÇÃO – retornando o outro à integridade e completeza, devolvendo o que aparentemente foi perdido ou retirado                       

DE CIMA PARA BAIXO: Manifestando espontaneamente qualquer coisa e tudo que um Ser ou Forma requer para despertar para o seu verdadeiro estado Divino, ou vendo um Ser/Forma se Autorrealizar e abraçar o estado sobrenatural. Afirmar – ‘Você está sempre inteiro e completo. Todas as deficiências são apenas ilusões.’

DE BAIXO PARA CIMA: Compartilhando tudo o que é necessário para retribuir/ restaurar/ retornar/ reviver/ renovar/ restabelecer a habilidade de um Ser/Forma de estar em um Estado Divino sobrenatural. Declarar – ‘Tudo está incondicionalmente disponível para você se curar e crescer.’

9. REDENÇÃO – retornando o Ser à integridade e completeza, devolvendo o que aparentemente foi perdido ou retirado

DE CIMA PARA BAIXO: Manifestando espontaneamente qualquer coisa e tudo o que você precisa para retornar ao seu verdadeiro estado sobrenatural Divino. Afirmar – ‘EU SOU sobrenatural em todas as minhas experiências e expressões.’

DE BAIXO PARA CIMA: Percebendo exatamente o que você precisa para recuperar/ reivindicar/ reaver/ absolver/ libertar/ purificar para despertar para o estado sobrenatural Divino. Declarar – ‘Eu retorno ao meu estado natural de ser inteiro e completo.’

8. CLEMÊNCIA                                       

DE CIMA PARA BAIXO: Você reverencia o fato de que você ou o outro Ser/Forma só foi capaz de responder/reagir de acordo com o qual está no interior dos Elementos da Consciência. Afirmar – ‘Perdoar todas e quaisquer discrepâncias aparentes nem é preciso dizer.’

DE BAIXO PARA CIMA: Você desperta para a Luz o suficiente para perdoá-los/a si mesmo incondicionalmente. Declarar – ‘Eu perdoo você.’

7. PEDIR PERDÃO                            

DE CIMA PARA BAIXO: Você percebe todos os pontos em sua linha do tempo e na jornada de Todos os Seres/Formas de acordo com os Elementos da Consciência. Você pergunta em nome do Eu/Divino: ‘Você pode, por favor, me perdoar?’

DE BAIXO PARA CIMA: Você é solicitado por outra pessoa ou pelo seu ego a perdoar, por eles/por algo, perguntando – ‘Você pode, por favor, me perdoar?’

6. ACEITAR DESCULPAS

DE CIMA PARA BAIXO: Você aceita incondicionalmente todas as desculpas genuínas, sabendo que tudo o que aconteceu foi parte dos Elementos Divinos se desdobrando DENTRO dos Elementos da Consciência. Você aceita o pedido de desculpas em nome do Todo em honra da Graça, permitindo que o indivíduo atinja um nível mais alto de consciência. Afirmar – ‘EU SOU/Você está agora desperto para o verdadeiro relacionamento que nós compartilhamos.’

DE BAIXO PARA CIMA: Você aceita o pedido de desculpas em nome do Todo, percebendo que eles estão mais prontos, dispostos e aptos a responder de acordo com a nossa verdadeira Natureza. Declarar – ‘Eu aceito o seu pedido de desculpas.’

5. RECEBER AS DESCULPAS

DE CIMA PARA BAIXO: Você percebe o ego ou Ser despertando para o papel que desempenhou na criação da discórdia, tendo despertado para o seu compromisso, contradição ou negação. Você recebe o pedido de desculpas em nome do Todo para reverenciar o despertar do ego. Afirmar – ‘Eu reverencio a sua humildade em aceitar a responsabilidade.’

DE BAIXO PARA CIMA: O ego ou o outro Ser/Forma pede desculpas pelo papel que desempenhou em qualquer discórdia que tenha acontecido. Tendo recebido o Amor/Luz/Vida nas etapas anteriores, eles despertam para a Natureza do relacionamento e pedem desculpas, dizendo – ‘Eu sinto muito’

4. RECEBER O PERDÃO                 

DE CIMA PARA BAIXO: Você percebe que o ego/Ser/Forma desperta para a verdadeira natureza de seu relacionamento e perdoa incondicionalmente todo e qualquer dano que experienciou. Afirmar – ‘A Luz do perdão dentro de mim identifica a mesma Luz dentro de você.’

DE BAIXO PARA CIMA: Em um esforço para restaurar a harmonia inata, você é perdoado por outro/eu, por eles declarando – ‘Eu perdoo você’

3. PEDIR PERDÃO

DE CIMA PARA BAIXO: Você reverencia as Leis que foram violadas causando qualquer compromisso, contradição e negação. Você também percebe onde estão os envolvidos em cada situação dentro dos Elementos da Consciência. Afirmar – ‘Em nome do Todo e em honra da Verdade dentro de você, eu humildemente peço perdão.’

DE BAIXO PARA CIMA: Você desperta e aceita a sua parte na criação de qualquer discórdia tendo comprometido, contrariado ou negado a Verdade dentro de Todos. Você humildemente e sinceramente pede perdão. Declarar – ‘Por favor, perdoa-me?’

2. RECONHECIMENTO

DE CIMA PARA BAIXO: Você percebe o ego/Ser/Forma recebendo a Graça para ver além da separação e divisão e cura através da dissolução de toda culpa, vergonha e falha. Afirmar – ‘Em nome do Todo, eu aceito as suas desculpas’.

DE BAIXO PARA CIMA: O ego/Ser/Forma sente a sua sinceridade e aceita o seu pedido de desculpas, dizendo – ‘Eu aceito o seu pedido de desculpas’

1. ARREPENDIMENTO/ PEDIDO DE DESCULPAS

DE CIMA PARA BAIXO: A Presença ou ‘EU SOU’ dentro de você está em Um Só com todos os Elementos Divinos se manifestando como Consciência. Com a consciência no nível da verdade [awareness] da Natureza da Consciência, peça desculpas ao Ser/Forma pelo sofrimento percebido enquanto a sua vida/realidade se desdobrou DENTRO da Consciência. Afirmar – ‘Em nome de todos os Seres em todos os mundos, eu sinto muito’

DE BAIXO PARA CIMA: Sempre comece pedindo desculpas porque é o que impede que energias e emoções se perpetuem. Retornando à natureza da quietude. Em nome do Universo ou do seu Eu, você pede desculpas ao Ser/Forma pelo sofrimento que está passando ou sofreu, ou está prestes a sofrer. Declarar – ‘Eu sinto muito’

A Abordagem de Baixo para Cima é direcionada a qualquer coisa ou pessoa que seja percebida como responsável por ter influenciado negativamente o seu estado ou a sua condição. Também é usado para intervir no estado de outro Ser onde ele é incapaz de parar de pensar ou agir irracionalmente. Às vezes, pode até haver energias negativas como culpa direcionada à própria Fonte. Se você estiver lidando com uma situação intensa ou um estado emocionalmente carregado, pode ser necessário se desculpar inicialmente por qualquer falta no sentimento genuíno de Amor e Compaixão. Você também pode não ter clareza suficiente para progredir em todo o processo. Se você não conseguir superar nenhum bloqueio, continue fazendo a Abordagem de Baixo para Cima até acessar livremente o Estado de Graça, onde tudo flui sem esforço.

Você também pode ter que aceitar que pode não ser capaz de encontrar clareza suficiente dentro de si mesmo para acessar qualquer experiência de Cima para baixo. Isso naturalmente surgirá de dentro de você quanto mais você percorrer o processo e estabelecer Pontos de Referência.

Também não é preciso dizer que existem infinitas variações do Ho’oponopono original, assim como essa versão. Nenhuma é melhor do que a outra, porque se trata de oferecer informações sobre onde as pessoas estão. Então, aqueles que compartilham a mesma perspectiva podem conscientemente se unir e celebrar a jornada.

Essa técnica o capacita com a habilidade de transformar a sua experiência e expressão de Consciência e ser capaz de fazer o mesmo por qualquer outro Ser ou Forma. Eu confio que isso tenha lhe proporcionado uma visão mais profunda de nossa capacidade de acessar esses caminhos dentro da Consciência. Por favor, perceba que esse artigo destina-se apenas a apresentar uma abordagem alternativa a esse método de cura. Não se destina a definir ou explicar todo o processo, pois envolveria um volume inteiro. Para entender completamente todos os componentes do processo, você precisará ler o meu livro.

Eu decidi dar técnicas como essa porque eu posso escrever livros e apresentar seminários e workshops e talvez alcançar milhares de pessoas – mas se eu doar material, talvez eu possa alcançar milhões de pessoas que precisam de mais. Então, se você quiser que eu continue compartilhando esse tipo de informação, por favor, curta ou comente e compartilhe livremente com todos aqueles que possam apreciá-la.

Amor e Luz

Brian Gerard Schaefer 🙂

Sobre o autor: Brian Gerard Schaefer é autor e terapeuta natural holístico autodidata, especializado em cinesiologia, miopraxia, aconselhamento espiritual, dieta e nutrição. Ele apresenta seminários e workshops sobre cura, cinesiologia, meditação e desenvolvimento pessoal.

Imagem nghia-le-V3DokM1NQcs-unsplash.jpg – 25 de setembro de 2022

Referências bibliográficas da OREM1

Amy Thakurdas, PhD – artigo “Ho’oponopono: Universal Healing Method For Mankind” – Wholistic Healing Publications – September 2008 Volume 8, No. 3

André Biernath – repórter na Revista Saúde – Grupo Abril  – artigo sobre o filme “Divertida Mente”, que aborda inteligentemente a questão das memórias armazenadas;

Bert Hellinger e Gabriele Tem Hövel – livro “Constelações Familiares – O Reconhecimento das Ordens do Amor”;

Brian Gerard Schaefer – artigo: “Universal Ho’oponopono – A new perspective of an ancient healing art”. Site http://www.thewholespectrom.com/

Bruce Lipton – livro “A Biologia da Crença “;

Carol Gates e Tina Shearon – livro “As You Wish” (tradução livre: “Como você desejar”);

Ceres Elisa da Fonseca Rosas – livro “O caminho ao Eu Superior segundo os Kahunas” – Editora FEEU;

Charles Seife – livro “Zero: A Biografia de Uma Ideia Perigosa” (versão em inglês “Zero: The Biography of a Dangerous Idea”;

Curso “Autoconhecimento na Prática online – Fundação Estudar” https://www.napratica.org.br/edicoes/autoconhecimento;

Dan Custer – livro “El Milagroso Poder Del Pensamiento” (tradução livre: “O Miraculoso [Incrível] Poder Do Pensamento”);

David V. Bush – livro “How to Put The Subconscious Mind to Work” (tradução livre: “Como Colocar a Mente Subconsciente para Trabalhar”);

Dr. Alan Strong – artigo denominado “The Conscious Mind — Just the Tip of the Iceberg” (tradução livre: “A Mente Consciente – Apenas a Ponta do Iceberg”), no site www.astrongchoice.com;

Dr. Amit Goswami – livro “O Universo Autoconsciente – como a consciência cria o mundo material”;

Dr. Benjamin P. Hardy, psicólogo organizacional, autor do livro “Willpower Doesn’t Work” (Tradução livre: “Força de Vontade Não Funciona”), em artigo no site https://medium.com/the-mission/how-to-get-past-your-emotions-blocks-and-fears-so-you-can-live-the-life-you-want-aac362e1fc85Sr;

Dr. Bruce H. Lipton – livro “A Biologia da Crença”;

Dr. Deepak Chopra – livro “Criando Prosperidade”;

Dr. Gregg Braden – livro “A Matriz Divina”;

Dr. Helder Kamei – site http://www.flowpsicologiapositiva.com/ – Instituto Flow;

Dr. Joe Dispenza – livro “Breaking the Habit of Being Yourself – How to Lose Your Mind and Create a New One” (tradução livre: “Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo – Como Liberar Sua Mente e Criar um Novo Eu”);

Dr. Kenneth Wapnick – transcrição de sua palestra denominada “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”;

Dr. Maxwell Maltz – livro “The New Psycho-Cybernetics” (tradução livre: “A Nova Psico-Cibernética”);

Dr. Nelson Spritzer – livro “Pensamento & Mudança – Desmistificando a Programação Neurolinguística (PNL)”;

Dr. Richard Maurice Bucke – livro ‘Consciência Cósmica’;

Dr. Serge King – livro “Cura Kahuna” (Kahuna Healing);

Francisco Cândido Xavier – livro “No Mundo Maior” (ditado pelo espírito Dr. André Luiz);

Francisco do Espírito Santo Neto – livro “Os Prazeres da Alma” (ditado pelo espírito Hammed);

Gerald Zaltman – Professor da Harvard Business School – livro “How Customers Think” (tradução livre: “Como Pensam os Consumidores”);

Henry Thomas Hamblin – livro “Within You Is The Power” (tradução livre: “Dentro de VOCÊ Está O Poder”);

Hermínio C. Miranda – livro “O Evangelho de Tomé”;

Igor I. Sikorsky, Jr. – Jurista – Artigo Jung & Huna – Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/huna-bulletins/hv-newsletter-30-spring-1979/

James Redfield – livro “A Profecia Celestina”;

Jens Weskott – artigo “Bem-vindo Subconsciente – Graças ao Ho’oponopono”, site da Associação de Estudos Huna disponível no link https://www.huna.org.br/wp/?s=jens;

Joe Vitale – livro “Limite Zero”;

Joel S. Goldsmith – livro “O Despertar da Consciência Mística”;

John Assaraf – artigo ratificando que somos todos seres perfeitos de Luz está disponível no site http://in5d.com/the-world-of-quantum-physics-everything-is-energy/;

John Curtis – Webinario sobre Ho’oponopono – site Sanación y Salud http://www.sanacionysalud.com/

Joseph Murphy – livro “The Power of Your Subconscious Mind” (tradução livre: “O Poder de Sua Mente Subconsciente”);

Kenneth E. Robinson – livro “Thinking Outside the Box” (tradução livre: “Pensar Fora da Caixa”);

Krishnamurti – artigo “Early Krishnamurti” (“Inicial Krishnamurti”) – Londres, 7-3-1931.  Site: https://www.reddit.com/r/Krishnamurti/comments/qe99e1/early_krishnamurti_7_march_1931_london/

Krishnamurti  – livro “O Sentido da Liberdade”, publicado no Brasil em 2007, no capítulo “Perguntas e Respostas”, o tema “Sobre a Crise Atual”; experienciamos, para a nossa reflexão e meditação à luz do sistema de pensamento do Ho’oponopono.

Kristin Zambucka, artista, produtora e autora do livro “Princess Kaiulani of Hawaii: The Monarchy’s Last Hope” (tradução livre: “Princesa Kaiulani do Havaí: A Última Esperança da Monarquia”);

Leonard Mlodinow – livro “Subliminar – Como o inconsciente influencia nossas vidas” – do ano de 2012;

Livro “Um Curso em Milagres” – 2ª edição – copyright 1994 da edição em língua portuguesa;

Louise L. Hay – livro “You Can Heal Your Life – (tradução livre: “Você Pode Curar Sua Vida”);

Malcolm Gradwell – livro “Blink: The Power of Thinking without Thinking” (Tradução livre: “Num piscar de olhos: O Poder de Pensar Sem Pensar”);

Marianne Szegedy-Maszak – edição especial sobre Neurociência publicada na multiplataforma “US News & World Report”, destacando o ensaio “Como Sua Mente Subconsciente Realmente Molda Suas Decisões”;

Max Freedom Long – livro “Milagres da Ciência Secreta”;

Max Freedom Long – Artigo “Teaching HUNA to the Children – How Everything was made” [Ensinando HUNA para as Crianças – Como Tudo foi feito], site https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/teaching-huna-to-the-children/;

Max Freedom Long – Artigo “Huna And The God Within”. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/huna-lessons/huna-lesson-2-huna-theory-of-prayer/

Max Freedom Long – Artigo “The Workable Psycho-Religious System of the Polynesians” [O Sistema Psico-Religioso Praticável dos Polinésios]. Fonte: https://www.maxfreedomlong.com/articles/max-freedom-long/huna-the-workable-psycho-religious-system-of-the-polynesians/

Napoleon Hill – livro “The Law of Success in Sixteen Lessons” (tradução livre: “A Lei do Sucesso em Dezesseis Lições”);

Osho – livro “The Golden Future” (tradução livre: “O Futuro Dourado”);

Osho – livro “From Unconsciousness to Consciousness” (tradução livre “Do Inconsciente ao Consciente”);

Osho – livro “Desvendando mistérios”;

Paul Cresswell – livro “Learn to Use Your Subconscious Mind” (tradução livre: “Aprenda a Usar a Sua Mente Subconsciente”);

Paulo Freire, educador, pedagogo, filósofo brasileiro – livro “A Psicologia da Pergunta”;

Platão – livro “O Mito da Caverna”;

Richard Wilhelm – livro “I Ching”;

Roberto Assagioli, Psicossíntese. Site http://psicossintese.org.br/index.php/o-que-e-psicossintese/

Sanaya Roman – livro “Spiritual Growth: Being Your Higher Self (versão em português: “Crescimento Espiritual: o Despertar do Seu Eu Superior”);

Sílvia Lisboa e Bruno Garattoni – artigo da Revista Superintessante, publicado em 21.05.13, sobre o lado oculto da mente e a neurociência moderna.

Site da Associação de Estudos Huna https://www.huna.org.br/ – artigos diversos.

Site www.globalmentoringgroup.com – artigos sobre PNL;

Site Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Ho%CA%BBoponopono, a enciclopédia livre;

Thomas Troward – livro “The Creative Process in the Individual” (tradução livre: “O Processo Criativo no Indivíduo”);

Thomas Troward – livro “Bible Mystery and Bible Meaning” (tradução livre: “Mistério da Bíblia e Significado da Bíblia”);

Tor Norretranders – livro “A Ilusão de Quem Usa: Reduzindo o tamanho da Consciência” (versão em inglês “The User Illusion: Cutting Consciousness Down to Size”);

Wallace D. Wattles – livro “A Ciência para Ficar Rico”;

W. D. Westervelt – Boston, G.H. Ellis Press [1915] – artigo: “Hawaiian Legends of Old Honolulu” Site: https://www.sacred-texts.com/pac/hloh/hloh00.htm.

William Walker Atkinson – livro: “Thought Vibration – The Law of Attraction in the Thought World” (tradução livre: “Vibração do Pensamento – A Lei da Atração no Mundo do Pensamento”) – Edição Eletrônica publicada em 2015;

Zanon Melo – livro “Huna – A Cura Polinésia – Manual do Kahuna”;     

…Final…

Muda…

A chuva de bênçãos derrama-se sobre mim, nesse exato momento.
A Prece atinge o seu foco e levanta voo.

Eu sinto muito.
Por favor, perdoa-me.
Eu te amo.
Eu sou grato(a).

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x