Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 234

“Em nenhum ÚNICO instante, de fato, o corpo existe. Ele é sempre lembrado ou antecipado, mas NUNCA experienciado apenas agora. Apenas o seu passado e o seu futuro o fazem parecer real. O tempo o controla inteiramente. Pois o pecado nunca está totalmente no presente. Em qualquer ÚNICO instante, a atração da culpa poderia ser experienciada como dor e nada mais e poderia ser evitada. ELA NÃO TEM ATRAÇÃO AGORA. Toda a sua atração é imaginária e, portanto, TEM QUE ser pensada no passado ou no futuro.

É impossível aceitar o instante santo SEM RESERVAS, a não ser que, POR APENS UM INSTANTE, você esteja disposto a não ver passado nem futuro. Você não pode se PREPARAR para isso sem colocá-lo no FUTURO.

A liberação é dada a você no INSTANTE em que você a deseja. Muitos passaram a vida inteira se preparando e, de fato, alcançaram os seus instantes de sucesso. Esse curso não pretende ensinar mais do que o que eles aprenderam no tempo. Mas tem como objetivo ECONOMIZAR tempo.

Você pode estar tentando seguir um caminho muito longo para a meta que você tem aceitado. É extremamente difícil alcançar a Expiação lutando contra o pecado. Enorme esforço é despendido na tentativa de tornar santo o que é odiado e desprezado. Tampouco é necessário uma vida inteira de contemplação e de longos períodos de meditação visando o DESAPEGO do corpo. Todas essas tentativas, em última instância, acabarão por ter sucesso, devido ao seu propósito. No entanto, os meios são tediosos e consomem uma grande quantidade de tempo, pois todos eles OLHAM PARA O FUTURO para a liberação a partir de um estado de presente indignidade e inadequação.

O seu caminha será diferente. NÃO em relação ao propósito, mas em relação aos meios. UM RELACIONAMENTO SANTO É UM MEIO DE ECONOMIZAR TEMPO. Um instante passado JUNTOS restaura o universo para AMBOS. Vocês ESTÃO preparados. Agora vocês só precisam se lembrar de que VOCÊS NÃO PRECISAM FAZER NADA. Seria MUITO mais lucrativo agora apenas vocês se concentrarem nisso do que considerarem o que vocês DEVEM fazer.

Quando finalmente a paz chegar para aqueles que lutam contra a tentação e lutam contra ceder ao pecado; quando a luz finalmente chegar à mente dedicada à contemplação, ou quando a meta é finalmente alcançada por alguém, ela SEMPRE vem acompanhada de apenas UMA conscientização feliz: ‘Eu não preciso fazer nada’. Aqui está a liberação final que todos um dia acharão à sua própria maneira, no seu próprio tempo. Nós não necessitamos desse tempo. O tempo foi economizado para vocês, porque vocês estão juntos. Esse é o meio especial que esse curso está usando para lhe fazer economizar tempo.

É impossível aceitar o instante santo SEM RESERVAS, a não ser que, POR APENS UM INSTANTE, você esteja disposto a não ver passado nem futuro. Você não pode se PREPARAR para isso sem colocá-lo no FUTURO.

Você não está fazendo uso do curso se insiste em usar meios que serviram bem a outros, negligenciando aquilo que foi feito para VOCÊ. Economize tempo para mim apenas com essa única preparação e pratique não fazer NADA MAIS. ‘Eu não preciso fazer nada’ é uma afirmação de fidelidade, uma lealdade verdadeiramente sem divisão. Acredite nisso por apenas um instante e você realizará mais do que é dado a um século de contemplação ou de luta contra a tentação.

FAZER qualquer coisa envolve o corpo. E, se você reconhece que não NECESSITA fazer nada, você TERÁ retirado o valor do corpo da sua mente. Aqui está a porta rápida e aberta pela qual você desliza por séculos de esforço e ESCAPA do tempo. Esse é o caminho no qual o pecado perde TODA a atração AGORA MESMO. Pois aqui o tempo é negado e o passado e o futuro se foram. Quem não necessita fazer nada não necessita de tempo. Fazer nada é descansar e fazer um lugar dentro de você onde a atividade do corpo deixe de exigir atenção. A esse lugar o Espírito Santo vem e ali habita. Ele permanecerá quando você se esquecer e quando as atividades do corpo voltarem a ocupar a sua mente consciente.

No entanto, sempre haverá esse lugar de descanso, para o qual você pode retornar. E você estará mais ciente desse centro de quietude no meio da tempestade do que de toda a sua atividade furiosa que ela desencadeia. Esse centro de quietude, NO QUAL VOCÊ NADA FAZ, permanecerá com você, dando-lhe descanso em meio a cada trabalho atarefado para o qual você for enviado. Pois, A PARTIR desse centro, você será direcionado a como usar o seu corpo sem pecado. É esse centro, do qual o corpo está AUSENTE, que o manterá assim, em sua consciência no nível da realidade [awareness] dele.”

O Propósito do Corpo [FIP: VIII. O pequeno jardim]

“É apenas a consciência no nível da realidade [awareness] do corpo que faz o amor parecer limitado. Pois o corpo É um limite para o amor. A crença no amor limitado foi a sua origem e ele foi FEITO para limitar o ILIMITADO.

Não pense que isso é meramente alegórico; pois o corpo foi feito para limitar a VOCÊ. É possível que você, que se vê DENTRO de um corpo, conheça a si mesmo COMO UMA IDEIA? Tudo o que você reconhece você identifica com COISAS EXTERNAS, algo FORA dele mesmo. Você não pode nem pensar em DEUS sem um corpo, ou alguma forma que você pensa reconhecer. O corpo não pode CONHECER. E enquanto você limitar a sua consciência no nível da realidade [awareness] aos seus sentidos diminutos, você não verá a grandeza que o cerca.

Deus não pode vir a um corpo, nem você pode se unir a Ele lá. Os limites do amor SEMPRE parecem excluí-Lo e manter você À PARTE Dele. O corpo é uma cerca diminuta em torno de uma pequena parte de uma ideia gloriosa e completamente sem limites. Ele desenha um círculo, infinitamente pequeno, em torno de um segmento diminuto do Céu, estilhaçado do todo, proclamando que, dentro dele está o SEU Reino, onde Deus não pode entrar. Dentro desse reino o ego governa e cruelmente. E, para defender esse pequeno monte de poeira, ele convida você a lutar contra o universo.”

Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática

(A Prática da Psicoterapia, cont., A Psicoterapia é uma Profissão?, cont.,)

“Uma vez que o terapeuta profissional tenha compreendido que as mentes são unidas, ele também pode reconhecer que a existência de uma hierarquia de dificuldades na cura é sem significado. Contudo, muito antes de chegar a isso no tempo, ele pode ir em direção a isso. Muitos instantes santos podem ser seus ao longo do caminho. Uma meta marca o fim de uma jornada, não o começo e à medida que cada meta é atingida, outra pode ser vagamente vista na sua frente. Muitos terapeutas profissionais ainda estão bem no começo do estágio inicial da primeira jornada. Mesmo aqueles que começaram a compreender o que têm que fazer ainda podem se opor a dar a partida. Todavia, todas as leis da cura podem pertencer a eles em apenas um instante. A jornada não é longa exceto em sonhos.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 234

“’Pai, hoje volto a ser o Teu Filho.’

Anteciparemos, hoje, o momento em que desaparecem os sonhos de pecado e culpa e no qual alcançamos a santa paz que nunca deixamos. Diminuto foi o instante que se passou entre a eternidade e a intemporalidade. Tão breve foi esse intervalo, que não houve lapso na continuidade, nem interrupção nos pensamentos para sempre unificados em um só. Nada jamais aconteceu para perturbar a paz de Deus Pai e Deus Filho. Hoje, aceitamos isso como totalmente verdadeiro.

‘Nós Te agradecemos, Pai, por não nos ser possível perder a memória de Ti e do Teu Amor. Reconhecemos a nossa segurança e agradecemos todas as dádivas que nos concedeste, toda ajuda amorosa que recebemos, toda a Tua eterna paciência e o Verbo que nos deste segundo o qual estamos salvos’”

—–

Dia 235

“Esse fragmento da sua mente [o ego] é uma parte tão diminuta dela que, se você pudesse apenas avaliar o todo, veria instantaneamente que ele é como o menor dos raios de sol é para o sol. Ou como a mais leve onda na superfície do oceano. Em sua incrível arrogância, esse diminuto raio de sol decidiu que ele É o sol; essa onda quase imperceptível se autodenomina o oceano. Pense em quão solitário e amedrontado é esse pequeno pensamento, essa ilusão infinitesimal, mantendo-se à parte, contra o universo. O sol passa a ser o ‘inimigo’ do raio de sol, aquele que quer o devorar. E o oceano aterroriza a pequena onda e ‘quer’ engoli-la.

Entretanto, nem o sol e nem o oceano estão sequer cientes de toda essa atividade estranha e sem significado. Eles apenas continuam, inconscientes de estarem sendo temidos e odiados por um diminuto segmento deles mesmos. Mesmo esse segmento não está PERDIDO para eles, pois não poderia sobreviver À PARTE deles. E o que ELE pensa que é em nada muda a sua total dependência em relação a eles PARA SER O QUE É. Toda a sua existência ainda permanece NELES. Sem o sol, o raio de sol desapareceria; a onda SEM o oceano É inconcebível.

Tal é a estranha posição em que aqueles que vivem em um mundo habitado por corpos parecem estar. Cada corpo aparenta abrigar uma mente SEPARADA, um pensamento DESCONECTADO, vivendo sozinho e de forma alguma ligado ao Pensamento pelo qual foi criado. Cada diminuto fragmento parece estar contido em si mesmo e precisar de outros para ALGUMAS coisas, mas sem ser de modo algum TOTALMENTE dependente do seu Único Criador para TODAS AS COISAS. E necessitando do todo para dar a eles QUALQUER significado, pois por si mesmos, eles não significam nada. E nem eles TÊM nenhuma vida à parte e por conta própria.

No entanto, como o sol e o oceano, o seu Ser continua sem se importar que essa diminuta parte considera a si mesma como se fosse você. Ela não está perdida; não poderia EXISTIR se estivesse separada e nem o todo seria um todo sem ela. Não é um reino separado, governado por uma IDEIA de separação do resto. E nem existe uma cerca em torno dela, impedindo-a de se unir ao resto e mantendo-a afastada do seu Criador. Esse pequeno aspecto NÃO É DIFERENTE do todo, sendo contínuo em relação a ele e uno com ele. Ele não leva uma vida separada, porque a sua vida é a Unicidade na qual o que ele é foi criado.

Não aceite esse aspecto pequeno e isolado como se isso fosse o seu Ser. O sol e o oceano são como o nada diante do que VOCÊ é. O raio de sol brilha apenas à luz do sol e a onda dança à medida em que repousa sobre o oceano. No entanto, nem no sol, nem no oceano está o poder que repousa em você. Você quer permanecer DENTRO do seu diminuto reino, um rei triste, um ditador amargo de tudo o que ele supervisiona, alguém que não olha para nada e no entanto ainda quer morrer para DEFENDÊ-LO? Esse diminuto ser NÃO é o seu reino. Em arco bem alto acima dele e envolvendo-o de amor, está o todo glorioso, que oferece toda a sua felicidade e o seu profundo conteúdo à TODAS as partes.

O diminuto aspecto que você pensa que você colocou à parte não é nenhuma exceção. O amor não conhece corpos e alcança todas as coisas criadas como ele próprio. A sua total falta de limites é o seu significado. Ele é COMPLETAMENTE imparcial naquilo que dá, abrangendo APENAS para preservar e MANTER COMPLETO aquilo que ele quer dar. Em seu diminuto reino você tem tão pouco! Nesse caso, não deveria então ser para lá que você deveria chamar o amor para que ele entre? Olhe para o deserto, seco e improdutivo, queimado e sem alegria, que compõe o seu diminuto reino. E reconheça a vida e a alegria que o amor traria à ele, do lugar de onde ELE vem e para onde retornaria COM você.

O Pensamento de Deus envolve o seu diminuto reino, esperando na barreira que você construiu, para vir para dentro e brilhar sobre o solo estéril. Veja como a vida brota em todos os lugares! O deserto vem a ser um jardim, verde, profundo e quieto, oferecendo descanso para aqueles que se perderam e vagam na poeira. Dê-lhes um lugar de refúgio, preparado pelo amor para eles, onde antes havia um deserto. E cada um a quem você dá boas-vindas trará amor com ele, do Céu para você. Eles entram um a um nesse lugar santo, mas não partirão como vieram, sozinhos.

O amor que eles trouxeram com eles ficará com eles, assim como ficará com você. E, sob a sua beneficência, o seu pequeno jardim se expandirá e alcançará a todos os que têm sede de água viva, mas estão por demais cansados ​​para continuarem adiante sozinhos. Saia e os ACHE, pois eles trazem o seu Ser com eles. E conduza-os gentilmente ao seu jardim de quietude e receba a bênção deles lá. Assim ele crescerá e se estenderá através do deserto, não deixando nem sequer um diminuto reino isolado, trancado longe do amor e deixando VOCÊ do lado de fora. E você RECONHECERÁ a si mesmo e verá o seu pequeno jardim gentilmente transformado no Reino do Céu, com todo o amor do seu Criador brilhando sobre ele.

O instante santo é o seu convite ao amor, para entrar em seu reino sombrio e sem alegria e transformá-lo em um jardim de paz e boas-vindas.

A resposta do amor é inevitável. Ela virá, porque você veio SEM o corpo e não interpôs barreiras que interfiram com a sua vinda feliz. No instante santo, você pede ao amor apenas o que ele oferece a todas as pessoas, nem mais nem menos. Pedindo TUDO, você o RECEBERÁ. E o seu Ser resplandecente elevará o diminuto aspecto que você tentou ocultar do Céu, diretamente para o Céu. Nenhuma parte do amor chama pelo todo em vão. Nenhum Filho de Deus permanece FORA da Sua Paternidade.

Certifique-se disso; o amor entrou no seu relacionamento especial e entrou inteiramente a seu débil pedido. Você NÃO reconhece que o amor chegou, porque ainda você não abandonou TODAS as barreiras que você mantém UNS CONTRA OS OUTROS. E vocês NÃO serão capazes de dar boas-vindas ao amor separadamente. Vocês não seriam mais capazes de conhecer a Deus sozinhos, mais do que Ele de conhecer a você sem o seu irmão. Mas, JUNTOS, vocês não poderiam estar INCONSCIENTES do amor, assim como seria impossível o amor não conhecer vocês ou falhar em reconhecer A SI MESMO em vocês.

Você alcançou o final de uma jornada antiga sem reconhecer ainda que ela terminou. Vocês ainda estão desgastados e cansados e a poeira do deserto ainda parece enevoar os seus olhos e mantê-los sem ver. No entanto, Aquele a Quem vocês deram as boas-vindas veio até vocês e quer dar as boas-vindas A VOCÊS. Ele esperou muito para lhes dar isso. Recebam-no agora Dele, pois Ele quer que vocês O CONHEÇAM. Apenas uma pequena parede de poeira ainda se interpõe entre vocês. Sopre-a levemente e com um riso alegre e ela cairá. E caminhem para dentro do jardim que o amor preparou para VOCÊS.”

O instante santo é o seu convite ao amor, para entrar em seu reino sombrio e sem alegria e transformá-lo em um jardim de paz e boas-vindas.

Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática

(A Prática da Psicoterapia, cont., A Psicoterapia é uma Profissão?, cont.,)

“O terapeuta profissional tem uma vantagem que pode economizar muito tempo se for usada de forma apropriada. Ele escolheu uma estrada na qual há grande tentação de usar o seu papel equivocadamente. Isso o capacita a passar por muitos obstáculos à paz bem rapidamente, se ele escapar à tentação de assumir uma função que não lhe foi dada. Para compreender que há nenhuma hierarquia das dificuldades na cura, ele também tem que reconhecer a igualdade entre ele mesmo e o paciente. Não há nenhum meio termo nisso. Ou eles são iguais ou não. As tentativas dos terapeutas de barganhar a esse respeito são, de fato, estranhas. Alguns utilizam o relacionamento meramente para colecionar corpos que os adorem no seu santuário e isso eles consideram que seja cura. Muitos pacientes também consideram esse estranho procedimento como salvação. Contudo, a cada encontro há Alguém que diz: ‘Meu irmão, escolhe outra vez.’”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 235

“’É Vontade de Deus, em Sua misericórdia, que eu seja salvo.’

Basta que eu olhe para todas as coisas que parecem me ferir e que afirme com toda segurança: ‘É Vontade de Deus que eu esteja a salvo disso’, para vê-las simplesmente desaparecer. Basta que eu apenas me lembre de que a Vontade de meu Pai é unicamente felicidade para mim, para descobrir que só me veio felicidade. E basta que eu me lembre de que o Amor de Deus envolve o Seu Filho e mantém a sua impecabilidade eternamente perfeita para ter certeza de que estou salvo e seguro em Seus Braços para sempre. Sou o Filho que Ele ama. Estou salvo porque é Vontade de Deus, em Sua misericórdia, que seja assim.

‘Pai, é minha a Tua santidade. O Teu Amor me criou e tornou a minha impecabilidade parte de Ti para sempre. Não há culpa nem pecado em mim, pois não há culpa nem pecado em Ti.’”

—–

Dia 236

O Sistema de Pensamento Delusório [FIP: IX. Os dois mundos]

“Foi-lhe dito para trazer a escuridão para a luz e a culpa para a santidade. E você também foi informado de que o erro tem que ser corrigido em sua fonte. Portanto, é essa diminuta parte de você mesmo, o pequeno pensamento que parece dividido e separado, aquilo de que o Espírito Santo necessita. O resto está inteiramente nas Mãos de Deus e não necessita de nenhum guia. No entanto, esse pensamento selvagem e delusório necessita de ajuda, porque em suas delusões pensa que é o Filho de Deus, íntegro e onipotente, único governante do reino que mantém à parte para tiranizar através da loucura à obediência e à escravidão. Essa é a PEQUENA parte de você, que você pensa que você roubou do Céu. Devolva-a ao Céu.

O Céu não a perdeu, mas VOCÊ perdeu o Céu de vista. Permita que o Espírito Santo a remova do reino moribundo no qual você a largou, cercada pela escuridão, guardada pelo ataque e reforçada pelo ódio. Dentro das suas barricadas ainda há um diminuto segmento do Filho de Deus, completo e santo, sereno e inconsciente do que você pensa que o cerca. Não seja você separado, pois Aquele que de fato o rodeia trouxe a união para você, devolvendo a sua pequena oferta de escuridão à Luz Eterna. Como isso é feito? É extremamente simples, estando baseado no que este pequeno reino realmente É.

As areias estéreis, a escuridão e a ausência de vida são vistas apenas através dos olhos do corpo. A SUA visão DELA ESTÁ distorcida e as mensagens que ELE transmite para você, que FEZ isso para limitar a sua consciência no nível da realidade [awareness], SÃO pequenas e limitadas e, assim fragmentadas, são sem significado. Do mundo dos corpos, FEITO pela insanidade, mensagens insanas parecem retornar à mente que o fez. E essas mensagens dão testemunho a esse mundo, declarando-o verdadeiro. Pois VOCÊ enviou esses mensageiros, para trazer isso DE VOLTA para você.

Tudo o que essas mensagens transmitem a você é bastante externo. NÃO há mensagens que falem do que está abaixo da superfície, pois NÃO é o corpo que poderia falar sobre isso. Os seus olhos não o percebem, os seus sentidos permanecem bastante inconscientes de tudo o que lá está, a sua língua não pode transmitir as SUAS mensagens. No entanto, Deus pode levá-lo até lá, se você estiver disposto a seguir o Espírito Santo através de aparente terror, confiando em que Ele não o abandonará e o DEIXARÁ lá. Pois não é o propósito DELE amedrontar você, mas apenas o SEU. VOCÊ é profundamente tentado a abandoná-Lo no primeiro círculo do medo. Mas ELE quer conduzir você em segurança através disso e MUITO além.

O círculo do medo está exatamente logo abaixo do nível que o corpo vê e PARECE ser todo o fundamento no qual o mundo se baseia. Aqui estão todas as ilusões, todos os pensamentos distorcidos, todos os ataques insanos, a fúria, a vingança e a traição que foram feitos para manter a culpa no lugar, de maneira que o mundo pudesse SURGIR dela e mantê-la oculta. A sua SOMBRA ergue-se à superfície, o suficiente apenas para manter as suas manifestações mais externas na escuridão e para trazer desespero e solidão a ele e mantendo-o sem alegria. Entretanto, a sua INTENSIDADE é velada por suas pesadas cobertas e mantida À PARTE do que foi feito para mantê-la oculta.

O corpo não pode ver isso, pois o corpo surgiu disso para a sua proteção, que SEMPRE tem que depender de mantê-la SEM SER vista. Os olhos do corpo NUNCA olharão para ela. No entanto, eles VERÃO o que ela dita. O corpo continuará sendo o mensageiro da culpa e agirá conforme ela direcionar, desde que VOCÊ acredite que a culpa é real. Pois a REALIDADE da culpa é a ilusão que parece fazer com que ela seja pesada, opaca, impenetrável e um fundamento REAL para o sistema de pensamento do ego. A sua pouca consistência e transparência não são evidentes, até que você veja a luz POR TRÁS dela. E então você a vê como um véu frágil, diante da luz.

Essa barreira de aparência pesada, esse solo artificial que parece uma rocha, é como um bloco de nuvens baixas e escuras que parece ser uma parede sólida diante do sol. A sua aparência impenetrável é TOTALMENTE uma ilusão. Ele dá passagem suavemente aos cumes das montanhas que se elevam acima dela e não tem poder algum para deter alguém que esteja disposto a escalar acima dela, para ver o sol. Ela não é forte o suficiente para impedir a queda de um botão, nem para segurar uma pluma. Nada pode se basear nela, pois é apenas a ILUSÃO de um fundamento. Tente apenas tocá-la e ela desaparece; tente agarrá-la e suas mãos não seguram nada.

No entanto, nesse bloco de nuvens, é fácil ver um mundo inteiro surgindo. Uma cordilheira sólida, um lago, uma cidade, tudo surge em sua imaginação e, DAS nuvens, os mensageiros da sua percepção retornam a você, assegurando-lhe que tudo isso está LÁ. As figuras se destacam e se movimentam, as ações aparentam ser reais e as formas aparecem e mudam do belo para o grotesco. E elas vão e voltam, enquanto você quiser infantilmente brincar de ‘faz-de-conta’. No entanto, por mais tempo que você brinque e por mais imaginação que você traga a isso, você NÃO o confunde com o mundo lá embaixo e nem busca fazer com que ele seja real.

O mesmo deveria acontecer com as nuvens escuras da culpa, não mais impenetráveis ​​e nem mais substanciais. Você NÃO irá ferir a si mesmo viajando através delas. Permita que o seu Guia ENSINE a você a sua natureza sem substância à medida que Ele o conduz PASSANDO além delas. Pois LÁ EMBAIXO há um mundo de luz, sobre o qual não projetam sombra alguma. As suas sombras se projetam sobre o mundo que está ALÉM, ainda MAIS DISTANTE da luz. No entanto, a partir das sombras PARA a luz, as suas sombras NÃO PODEM cair. Esse mundo de luz, esse círculo de resplendor, é o mundo real, onde a culpa encontra com o perdão.

Aqui, o mundo DO LADO DE FORA é visto de forma nova, SEM a sombra da culpa sobre si mesmo. Aqui VOCÊ é perdoado, pois aqui você perdoou a todas as pessoas. Aqui está a nova percepção, onde tudo é brilhante e resplandecente com inocência, lavado nas águas do perdão e limpo de qualquer pensamento mau que você tenha colocado sobre ele. Aqui não há nenhum ataque ao Filho de Deus e VOCÊ é bem-vindo. Aqui está a sua inocência, aguardando para vesti-lo e protegê-lo e prepará-lo para a etapa final da jornada interior. Aqui estão as vestimentas escuras e pesadas da culpa deixadas de lado e gentilmente substituídas pela pureza e pela alegria.

No entanto, mesmo o perdão não é o fim. O perdão, DE FATO, faz com que tudo seja belo, mas ele NÃO cria. É a fonte da cura, mas é o MENSAGEIRO do amor e não a Fonte do amor. Até aqui você é conduzido, de modo que o próprio Deus possa dar o passo final sem impedimentos. Pois aqui nada INTERFERE com o amor, deixando-o ser Ele mesmo. Um passo ALÉM desse lugar santo do perdão – um passo ainda mais para dentro, mas um passo que você NÃO PODE dar – transporta você para algo COMPLETAMENTE diferente. Aqui está a Fonte da luz; nada é percebido, perdoado e nem transformado. Mas apenas CONHECIDO.”

Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática

(A Prática da Psicoterapia, cont., A Psicoterapia é uma Profissão?, cont.,)

“Não te esqueças que qualquer forma de especialismo tem que ser defendida e o será. O terapeuta sem defesas tem a força de Deus consigo, mas o terapeuta defensivo perdeu de vista a fonte da sua salvação. Ele não vê e ele não ouve. Como, então, ele pode ensinar? Porque é Vontade de Deus que ele tome o seu lugar no plano para a salvação. Porque é Vontade de Deus que o seu paciente seja ajudado a se unir a ele ali. Porque a sua incapacidade de ver e ouvir não limita o Espírito Santo de forma alguma. Exceto no tempo. No tempo pode haver um grande intervalo entre o oferecimento e a aceitação da cura. Esse é o véu que cobre a face do Cristo. Contudo, ele não pode deixar de ser uma ilusão porque o tempo não existe e a Vontade de Deus sempre foi exatamente como é.

(Fim de A Psicoterapia é uma Profissão?)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 236

“’Eu reino sobre a minha mente, onde só eu devo reinar.’

Tenho um reino que devo governar. Por vezes, não parece que eu seja o rei. Ele parece triunfar sobre mim e me dizer o que pensar, fazer e sentir. E, no entanto, ele me foi dado para servir a qualquer propósito que eu perceber nele. À minha mente só é possível servir. Hoje, dou os seus serviços ao Espírito Santo para que Ele os empregue como achar melhor. Estarei assim dirigindo a minha mente, onde só eu posso reinar. E assim eu a liberto para fazer a Vontade de Deus.

‘Pai, a minha mente está aberta para os Teus Pensamentos e fechada, hoje, para todos os pensamentos senão os Teus. Eu governo a minha mente e a ofereço a Ti. Aceita a minha dádiva, pois é uma dádiva Tua para mim.’”

—–

Imagem craig-whitehead-GHRKkCygfQ-unsplash.jpg – 8 de fevereiro de 2023

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x