Trechos do artigo: “Editing History – The History of the Manuscripts of A Course in Miracles” – Autor Dr. Kenneth Wapnick, sobre o processo de escriba e o relacionamento de Helen com Jesus.

Artigo disponível em Inglês, no site Foundation for Inner Peace (FIP), através do link abaixo: https://acim.org/archives/editing-history/.

Helen e Um Curso em Milagres: Forma e Conteúdo 

Título original “Helen and A Course in Miracles: Form and Content”

Tradução livre Projeto OREM®

Assim pensava o Dr. Kenneth Wapnick:

O que é mais importante considerar sobre a exposição pública desses Manuscritos anteriores é que, independentemente da versão que você ler, você receberá o ensino essencial do Curso. Nesse sentido, nenhum dano real tem sido feito.

Em outro sentido, no entanto, a situação é preocupante porque as pessoas podem ser informadas equivocadamente e, a essa altura, nada pode ser feito a respeito – o cavalo está fora do estábulo, por assim dizer; a caixa de Pandora está aberta e nunca mais pode ser fechada – exceto, talvez, para esclarecer o que os estudantes indagadores podem estar lendo. Deixe-me citar alguns exemplos.

Há material nos Manuscritos Urtext sobre sexo e sexualidade, uma área que quase certamente despertará a curiosidade (se não o interesse lascivo) dos estudantes. Assim, por exemplo, alguém lerá que a homossexualidade é essencialmente uma patologia (a visão Psicanalítica tradicional) e que o único propósito para o sexo é a procriação, duas posições que são antitéticas aos ensinamentos do próprio Jesus no Curso sobre ver todas as formas do mundo do ego como o mesmo, a correção da primeira lei do caos do ego de que existe uma hierarquia de ilusão (T-23.II.2).

Acreditar que essas seriam as palavras e pensamentos de Jesus é uma ideia tão absurda e impensável quanto acreditar que eu poderia influenciar Helen quanto ao que pertencia ao Curso e o que não.

Isso deveria ser óbvio que essas crenças pertencem a Helen e não a Jesus. Helen tinha os seus próprios preconceitos sobre sexo e, infelizmente, eles surgiram nessas primeiras passagens. No entanto, aqueles que acreditam que cada palavra no Urtext é sagrada e são as palavras de Jesus podem usar declarações como essas para apoiar as suas próprias noções preconcebidas.

Essa mesma questão vale, embora talvez com menos emoção, com material relacionado a Edgar Cayce, Freud e outros psicólogos (Helen, como eu mencionei, não gostava de Jung), etc.

Jesus não falava palavras.

Seria útil divagar um momento para falar sobre Jesus, o processo de escriba e o relacionamento de Helen com isso. Novamente, isso é discutido com muito mais profundidade em meu livro e também em CDs. Para começar, Jesus não fala palavras. É realmente importante entender isso.

Lembro que quando nós estávamos em um aeroporto, uma mulher muito sincera aproximou-se de Helen depois de nos ouvir falar e perguntou: ‘Como Jesus pôde ter ditado o Curso; ele não sabia inglês?‘ Eu não me lembro da resposta de Helen a essa doce pergunta, exceto que ela foi gentil em fornecer uma resposta breve (nós tivemos que pegar um avião). A questão, no entanto, reflete um ponto importante. Novamente, Jesus não fala em palavras. Para dizê-lo de forma diferente e sucinta aqui, o conteúdo é dele; as nossas mentes (e cérebros) fornecem a forma.

Portanto, a mente tomadora de decisão de Helen identificou a si mesma com a presença não-ego que está em todas as pessoas. Esse sistema de pensamento sem julgamento de amor foi representado por ela por Jesus, como é para muitos de nós. A mente dela pegou aquele amor não-específico e o traduziu em palavras, da mesma forma que os nossos cérebros traduzem a imagem de cabeça para baixo projetada na retina em percepções de cabeça para cima. E assim, como eu já disse muitas vezes, a forma do Curso é a partir de Helen.

Aqui estão alguns exemplos ilustrativos das qualidades formais de Um Curso em Milagres que podem ser diretamente atribuídas à sua escriba:

1) O Curso está no idioma Inglês.

2) O seu idioma é Americano. Existe até uma referência à Declaração da Independência e à moeda Americana de ‘tiras de papel verde’.

3) Helen filosoficamente era Platonista (Platônica). A filosofia de Um Curso em Milagres é Platônica e há até referências ao famoso Mito da Caverna de Platão do livro A República. Além disso, a afirmação de que ‘as palavras são apenas símbolos de símbolos … [e] são, portanto, duas vezes removidas da realidade’ (MP-21.1:9-10 ), também é tirada diretamente de A República.

4) Helen amava Shakespeare. O Curso é Shakespeariano em sua linguagem. Grande parte dele é escrito em verso branco (poesia sem rima) e em pentâmetro iâmbico, a forma da poesia de Shakespeare. Também é possível encontrar alusões a Hamlet, a peça favorita de Helen.

5) Helen estava apaixonada pela versão King James da Bíblia. Ela não gostava nem um pouco do conteúdo da Bíblia, mas adorava a forma como ela foi escrita. Assim, no Curso encontram-se ‘arcaísmos’ bíblicos – o modo de falar Elizabetano.

6) Helen era ferozmente lógica. Ela tinha uma das mentes mais lógicas que eu já vi e Um Curso em Milagres desenvolve o seu sistema de pensamento – o do ego e o do Espírito Santo – de uma maneira estritamente lógica. Além disso, descobre-se que a forma silogística de argumento é usada tanto implicitamente como explicitamente.

7) Helen era uma educadora. O formato curricular do Curso é claro: Texto, Livro de Exercícios para Estudantes, Manual de Professores; o Espírito Santo é o nosso Professor; e a linguagem por todo o tempo reflete os aspectos de aprendizagem do currículo.

8) Helen era Psicóloga. A formação Psicológica dela era Freudiana e ela tinha um grande respeito pela obra de Freud. Como venho dizendo há mais de trinta anos: sem Freud, ninguém teria Um Curso em Milagres, pois a apresentação do sistema de pensamento do ego é fortemente baseada nos notáveis ​​insights de Freud, os quais eram uma segunda natureza para Helen.

9) Helen teve um relacionamento de amor e ódio com Jesus. É claro que não há ódio no Curso em termos de Jesus, no entanto, ninguém pode confundir a sua presença amorosa e sem julgamento por toda parte.

O Curso publicado pela Foundation for Inner Peace [FIP] é a forma que a sua escriba sabia que ele deveria ser.

E assim, nós podemos ver como a forma do Curso é toda de Helen. Curiosamente, no entanto, o estilo da escrita não era o de Helen, que escreveu em um estilo quase Espartano, apropriado para a escrita científica, em contraste com a estrutura de frase mais poética e gramaticalmente solta que se encontra no Curso, que incidentalmente costumava tirar Helen do sério (irritá-la).

O conteúdo de Um Curso em Milagres, no entanto, não é claramente de Helen, pelo menos não a Helen que o mundo conheceu ou a pessoa com quem ela se identificava conscientemente. Isso explica por que ela se sentia livre para mudar a forma, mas nunca o conteúdo. Helen sabia o que deveria ser o Curso publicado.

Alguém podia fazer recomendações e Bill e eu fazíamos de vez em quando, mas Helen já tinha a forma pronta na cabeça dela. E assim o Curso publicado pela Foundation for Inner Peace é da maneira que a sua escriba sabia que ele deveria ser.

Eu acredito que é uma violação da privacidade dela e de Bill ler o Urtext (ou qualquer outra versão) quando ela apenas sancionou a publicação da Fundação. Helen e Bill queriam que eu lesse, mas é como ler os diários particulares de alguém.

Por que você quereria fazer isso, especialmente quando solicitado a não fazê-lo, a menos que esteja procurando conflito e culpa? Lembre-se dessas palavras da Introdução ao Esclarecimento de Termos:

‘Todos os termos são potencialmente controversos e aqueles que buscam a controvérsia vão achá-la. Porém aqueles que buscam o esclarecimento também vão encontrá-lo. Entretanto, têm que estar dispostos a deixar de ver a controvérsia, reconhecendo que ela é uma defesa contra a verdade na forma de uma manobra de adiamento.’ (ET-In.2:1-3)

Mais uma vez, o material pessoal e privado no Urtext não pertence a nenhuma versão publicada. A maioria dos escritores destroem todas as versões anteriores quando terminam um manuscrito. Eu faço isso quando termino um livro e ele é publicado.

Ao ler o Urtext, os estudantes de Um Curso em Milagres não encontrarão as ‘palavras autênticas de Jesus’, mas os escritos de uma mulher lutando (no início) com o processo de escriba e, portanto, lendo o que nunca foi feito para ser lido.

Agora, se você lê-lo, eu não estou dizendo que Helen o matará com um raio, ou que isso é pecaminoso, mas você deve pelo menos se perguntar por que você está fazendo isso. Como Jesus enfatiza ao longo de seu Curso: o propósito é tudo; nós necessitamos fazer apenas uma pergunta sobre qualquer coisa: Para que isso serve? Porém, eu posso garantir uma coisa: o Urtext não aumentará o seu entendimento do Curso.

Muito pelo contrário, isso confundirá você porque, como eu tenho  indicado, você encontrará coisas específicas que não foram feitas para serem lidas pelo público e parecerão contradizer o que o próprio Curso ensina, sem mencionar o uso de palavras e termos que sugerem o oposto do que são os ensinamentos do Curso.

Portanto, uma pergunta que eu penso que deveria ser feita pelos estudantes de Um Curso em Milagres que estão interessados ​​nesse material é: ‘Por que eu iria querer ler algo que poderia ser interpretado como ensinando algo diferente do que o Curso está realmente dizendo, sem mencionar que Jesus, Helen e Bill na verdade me pediram para não fazer isso? Também é útil lembrar que o material em que alguns se concentram veio durante as primeiras semanas da escrita e o que se seguiu quase nada mudou. Nós estamos, portanto, falando do que aconteceu quando a audição de Helen não era tão precisa.

Foi nessa época, como eu mencionei, que Helen ainda era influenciada por Edgar Cayce e isso se refletiu no que ela escrevia. No entanto, essa interferência durou pouco. Entretanto, se os leitores do Urtext não estiverem cientes desse aspecto da escrita de Helen, eles podem ser facilmente confundidos e levados a pensar, para dar um exemplo, que o Curso está ensinando que o mundo é real. Para ter certeza, há indícios disso no início – em distinção marcante do restante do Curso – o que reflete a influência de Cayce, onde esse grande médium afirmou que Deus criou o mundo como uma sala de aula, após a separação. Novamente, essa dificilmente é a posição de Um Curso em Milagres.

[Minha observação: Importante destacar que o Dr. Wapnick, tempos depois desse posicionamento, em um dos mais marcantes workshops ministrados por esse Professor de Deus Avançado, enfatiza que enquanto nós estamos experienciando esse mundo egóico do sonho da separação, nós podemos enxergá-lo como um campo de batalha (visão do ego em nós mesmos; mente errada; é matar ou morrer…) ou uma sala de aula (conhecimento do Espírito Santo em nós mesmos; mente certa; ensinar é aprender, porque dar e receber são um só na verdade…). Outra questão interessante é que, nesse mesmo workshop, o Dr. Wapnick enfatiza que o Curso tem que ser lido ou estudado levando-se em consideração quando Jesus está se referindo ao mundo metafisicamente, que é o mundo do conteúdo e quando Ele está se referindo ao mundo da forma, que é esse mundo ‘físico’ que nós pensamos estar experienciando.]

O mundo é uma ilusão.

Eu me lembro de uma ocasião em que Helen e eu estávamos com alguém que era proeminentemente associado ao Curso, mas nós não sabíamos realmente o que ele dizia. Helen lhe disse que ele nunca entenderia esse Curso a menos que ele reconhecesse que esse mundo é uma ilusão. Ela foi muito enfática:

‘Esse mundo é uma ilusão. Deus não teve nada a ver com isso e você não entenderá esse Curso dessa maneira.’

Novamente, ninguém entendia esse Curso melhor do que Helen.

Há uma história interessante sobre Helen quando nós estávamos passando pelo processo de edição – na verdade, foi muito engraçada. Helen frequentemente ficava ansiosa durante a nossa edição e uma das maneiras pelas quais ela expressava a sua ansiedade era que, quando nós líamos um parágrafo, ela começava a rir e dizia: ‘Isso não faz absolutamente nenhum sentido para mim’.

Então, o primeiro ensinamento que eu realmente fiz foi ‘ensinar’ Helen, sabendo muito bem que ela sabia muito bem o que a passagem significava. E eu também sabia que se eu tivesse dito algo errado, ela teria me corrigido na hora. Helen conhecia o Curso de dentro para fora. Ela quase nunca o lia, mas podia citá-lo à vontade.

Nos anos em que nós estivemos juntos, nós sempre citávamos versos de um lado para o outro, quando nós não estávamos citando Hamlet. Ela ficava bastante crítica e zangada com as pessoas que fingiam saber o que o curso dizia, mas elas não sabiam. Ela deixou muito claro que nunca iria ensiná-lo formalmente, mas ela não queria que ninguém ensinasse que obviamente expressava o seu ego e não Jesus.

Voltando a esse ponto importante, há uma ideia proeminente de que o que Helen anotou são as palavras literais de Jesus; elas são, portanto, sagradas e nunca deveriam ter sido alteradas. Isso é tão patentemente absurdo quanto a senhora que me escreveu depois que a segunda (e numerada) edição foi publicada, acusando-me de mudar o Curso de Jesus adicionando números a ele.

Helen não pensava assim. Muito do que ela ouviu no começo estava errado e é claro que ela sabia disso. Mais uma vez, eu tive muitas experiências pessoais com Helen em que ela escrevia mensagens que ela dizia serem de Jesus. Isso, aliás, ocorreu durante o mesmo período em que ela escrevia os Panfletos, que certamente são puros em seus ensinamentos. Imprecisões eram frequentemente o resultado quando ela estava envolvida com detalhes. Aqui estão alguns exemplos adicionais.

Eu penso que foi em 1976, um ano depois de termos conhecido Judith Skutch, a eventual editora do Curso por meio da Foundation for Inner Peace. Helen, Bill, Judy e eu estávamos discutindo o que nós pensávamos que aconteceria com o Curso e o nosso trabalho com ele. Como era típico durante esse período, Helen escreveu uma mensagem para nós, provavelmente em algum momento do verão e dizia: ‘Esse ano terminará em glória resplandecente’.

O significado era que haveria algum avanço magnífico; talvez, nós pensamos, o relacionamento de Helen e Bill fosse curado e todos nós cavalgássemos para o pôr do sol espiritual juntos – ou seja, coisas maravilhosas estariam acontecendo. Bem, semanas e meses se passaram e nenhuma glória resplandecente. Finalmente, era 31 de dezembro e ainda nós estávamos esperando. Judy estava dando uma festa de Réveillon em seu apartamento, que dava para o Central Park e proporcionava uma bela vista do céu. Algum tempo depois, à noite, a cidade de Nova York fez sua exibição de fogos de artifício na véspera de Ano Novo e nós nos viramos um para o outro e dissemos: ‘Aí está a glória resplandecente!’ Obviamente, Helen tinha estado errada.

Outro exemplo da imprecisão de Helen com detalhes específicos foi quando ela viu a sua própria lápide, indicando que ela morreria aos 72 anos. Bem, ela morreu aos 71 anos. Isso foi por pouco, mas se você é a escriba de Jesus, você não deve se desviar nem um pouco.

Ela também disse que Bill morreria um ano após a sua morte, o que se tornou uma grande preocupação para Bill. Mas ele viveu mais sete anos e morreu em 1988. Finalmente, Helen disse que o seu marido Louis morreria dentro de cinco ou seis anos após a sua morte, mas ele viveu por quase outros dezenove anos!

E assim Helen frequentemente se enganava quando se tratava de detalhes — o ego adora detalhes — ou quando as suas mensagens se relacionavam com áreas em que ela estava em conflito, como sexo e morte. Ela não estava errada, entretanto, quando o seu ego não estava envolvido. É por isso que você pode confiar no que o Curso publicado diz.

Assim, isso ficou muito claro para mim nos anos em que eu conheci Helen que eu deveria aceitar com cautela algumas das coisas que ela dizia ou escrevia como vindas de Jesus e isso claramente incluía o material antigo do Urtext. Infelizmente, também existem algumas coisas que, se você não souber o contexto, não entenderá a que se referem ou o que significam. Isso inevitavelmente significa que aqueles que não estavam presentes e não conheciam Helen ou Bill entenderão mal muito do que foi encontrado lá.

Finalmente, eu sou capaz de garantir a todos os estudantes de Um Curso em Milagres que eles não foram enganados e Helen, Bill e eu trabalhamos muito para ter certeza de que o livro publicado pela Foundation for Inner Peace era o que Jesus queria que fosse e certamente do jeito que Helen sabia que ele queria isso.

Conclusões

Escusado será dizer que eu não quero que as pessoas se sintam culpadas se comprarem ou lerem as outras versões. As pessoas devem fazer o que quiserem, desde que não seja prejudicial; e ao contrário do que algumas pessoas possam dizer, não existe um ‘Papa do Curso’. Então, o que quer que você faça com o Curso, o que é mais importante é que seja feito sem raiva, julgamento ou sentimentos de tratamento injusto. Essas respostas são sempre do ego. Portanto, faça o que fizer, tente ter a motivação livre do ego. Dessa forma, tudo o que você fizer será amoroso.

Enquanto alguns podem ser tentados a discutir sobre os méritos das diferentes versões, tudo o que é realmente importante é de onde vem o Curso: a mente certa de todos, que cada um de nós pode escolher a qualquer momento.

Se você se envolver em controvérsias, pensando que os argumentos significam algo, você discutirá e verá diferenças, onde na verdade não há nenhuma. Sem dúvida existem diferenças na forma (o corpo), mas nunca no conteúdo (a mente).

Assim, não pode haver diferenças significativas entre aqueles que representam posições diferentes. Ver as diferenças e transformá-las em algo sério é quando o ego nos pega, pois nós não estamos nos lembrando de rir da ‘ideia diminuta e louca’ ( T-27.VIII.6:2 ) de separação.

O que motiva as pessoas a provocarem polêmica é a necessidade de que haja conflito; e quando há conflito, você sabe que o ego foi convidado a entrar. Não pode haver conflito na mentalidade certa, porque lá todas as pessoas são percebidas como iguais [conteúdo]. Quaisquer diferenças existentes, novamente, estão apenas no nível ilusório do corpo [forma]. Os corpos diferem.

As pessoas escrevem livros diferentes e dizem coisas diferentes; mas se você torna essas diferenças significativas e objeto de controvérsia e conflito, se não de guerra, então você sabe que voz está ouvindo.

A nossa única responsabilidade é ouvir a Voz da paz e, quando nós o fazemos, nós reconhecemos que as controvérsias são como meninos e meninas brincando na caixa de areia. Mas você não pode sujar os olhos com areia, a menos que se sente com eles e brinque na areia. Se você se levantar como um adulto, com Jesus ao seu lado, então o que quer que esteja acontecendo na caixa de areia não tem importância para você, o que significa que nada do que acontece no mundo pode mudar a experiência do Amor de Deus em sua mente.

Se você concorda ou não com os problemas gerados pelas diferentes versões de Um Curso em Milagres é irrelevante. Obviamente, todas as pessoas têm uma posição, mas que essa posição não afete a sua paz ou a sua visão de que todos os envolvidos na questão são iguais.

Isso significa que o que está acontecendo agora com o Curso é apenas mais uma sala de aula; outra maneira de ver se você quer ter as mãos, os pés e os olhos cheios de areia, ou poder ficar com Jesus e estar em paz.

Quando você escolher a visão em vez do julgamento, como Jesus está sempre nos pedindo para fazer, você verá que todos estão envolvidos na mesma busca de voltar à mente e escolher novamente e que todos são tentados a ter medo dessa jornada. Quando as pessoas têm medo, ficam presas na caixa de areia e começam a brincar com os seus brinquedos como se fossem armas.

O ponto aqui é que as pessoas devem tomar qualquer posição que elas pensem que é certa, entretanto, tente não deixar que isso signifique nada. A única posição verdadeiramente certa é a que todos nós cometemos o mesmo erro de escolher o professor errado e agora nós podemos fazer a correção escolhendo novamente. Essa é a única coisa que é importante. O que está acontecendo agora é apenas mais uma oportunidade de escolher de forma diferente – ver interesses compartilhados em vez de separados.

A sua perspectiva sobre Um Curso em Milagres será distorcida se você o vir de alguma forma como parte do mundo da separação e da forma. Diz-se que o Buda certa vez observou: ‘O que é conhecido como os ensinamentos do Buda não são os ensinamentos do Buda.’ E o mesmo pode ser dito para o Curso.

Em outras palavras, Um Curso em Milagres não é realmente um livro, nem mesmo um corpo de ensinamentos específicos. Ele é um símbolo da Expiação, a correção do pensamento de separação que está na mente de todas as pessoas. Quando nós reconhecemos isso, seria impossível julgar outros estudantes, professores ou o Curso a si mesmo vis a vis ou outras espiritualidades. Nós não lhe atribuiríamos nenhum significado que esteja fragmentando ou separando.

Isso significa que nós percebemos que o que é santo não é o livro ou Helen – os cadernos de anotações dela, caneta ou os dedos que seguraram a caneta. É o sistema de pensamento em nossas mentes iguais que é santo.

Caso contrário, o Curso vem a ser apenas outro símbolo de especialismo e um meio de justificar a projeção de culpa do ego na forma de julgamento, divisão e conflito.

Assim como o Cristianismo acabou como uma religião de ódio e até assassinato, esse Curso também pode acabar assim. Infelizmente, a sua curta história já reflete algumas das mesmas dinâmicas de separação, julgamento e exclusão. No entanto, o que mais alguém poderia esperar do ego? Em outras palavras, Um Curso em Milagres é escrito pela mente, para a mente – para que ela corrija a si mesma.

Sim, é importante que essa comunicação de Jesus seja transmitida com precisão, com a maior precisão possível, embora a comunicação perfeita seja impossível dentro da ilusão. No entanto, tenha em mente, para dizer mais uma vez, que a verdadeira comunicação não são as palavras, mas o amor com o qual Helen se uniu em sua mente e que também está em nós – um amor que reflete o amor e a unicidade perfeitos do Céu.

E assim, trabalhe com quaisquer símbolos que sejam significativos para você, mas faça-o de maneira que você não tenha nenhum investimento no resultado. Cumpra a sua função de perdoar tão puramente quanto puder e o que acontecer depois disso não será da sua conta; caso contrário, você cairá na armadilha do ego de substituir a forma pelo conteúdo, uma das principais características dos relacionamentos especiais. É por isso que continuo insistindo que Um Curso em Milagres não é Um Curso em Milagres – pelo menos não o livro ou as suas palavras.

Um Curso em Milagres é escrito pela mente, para a mente – para que ela corrija a si mesma.”

Se nós formos capazes de nos lembrar do amor que é o Curso, nós não seremos enganados pelas seduções das diferenças e das controvérsias do ego. E quando nós formos capazes de manter esse amor puro em nós mesmos, nós não faremos com que a aparente pureza da forma seja tão importante, reconhecendo que nós somos um só no conteúdo, embora diferentes na forma. E aprender a lembrar que o conteúdo compartilhado de amor em todos os Filhos de Deus é a soma e a substância de Um Curso em Milagres.”

Cumpra a sua função de perdoar tão puramente quanto puder e o que acontecer depois disso não será da sua conta; caso contrário, você cairá na armadilha do ego de substituir a forma pelo conteúdo, uma das principais características dos relacionamentos especiais.

—–

Imagem: Foto Dra.-Helen-Schucman.jpg – 3 de abril de 2023 – disponível em diversos artigos na internet.

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4
Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x