Com o objetivo de uma reflexão (meditação) entre a diferença de entendimento do que é “o momento presente” e o que é “o Instante Santo” em Um Curso em Milagres, nós estamos destacando trechos dos artigos abaixo referenciados, onde a autora enfatiza que “o momento presente em si ainda se refere à ilusão do tempo, enquanto o Instante Santo colapsa o tempo.”

A autora diz:

“O momento ‘agora’ é, na verdade, tudo o que ocorre em qualquer momento no sonho da separação. Se realmente nós desejamos despertar a partir do sonho, nós temos que transcender a crença de que nós estamos presos a corpos e ao tempo, passando para a tomada de consciência de que nós, como o Eu [Ser, Self] Cristo, não estamos afinal no sonho.”

Com a mente aberta, vamos refletir sobre esse importante tema do Curso.

Artigo: “The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant” [“A Distinção entre o Momento Presente e o Instante Santo”].

Autora: Nouk Sanchez – 12 de outubro de 2020. 

Site: The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant – Nouk Sanchez | Take Me to Truth.

“Pediram-me para escrever um artigo para a revista ‘A Course in Miracles’  [‘Um Curso em Milagres’] sobre o tema do momento presente. Em resposta, eu enviei um ensaio sobre o Instante Santo e a Paz de Deus, intitulado ‘Give Peace a Chance’ [‘Dê uma Chance à Paz’]. Embora o editor da revista tenha gostado do ensaio, ele sentiu que o artigo realmente não se encaixava no tema solicitado – o momento presente. Então, eu pedi a Jesus que me ajudasse a entender o momento presente e o Instante Santo. Havia alguma coisa que eu não estava percebendo? Haviam diferenças definidoras entre o momento presente e o Instante Santo? Se sim, quais são elas? Eu podia sentir um milagre por trás dessa experiência e eu queria isso acima de tudo.

Vejamos o momento presente. O termo em si ainda se refere à ilusão do tempo, enquanto o Instante Santo colapsa o tempo. O momento ‘agora’ é, na verdade, tudo o que ocorre em qualquer momento no sonho da separação. Se realmente nós desejamos despertar a partir do sonho, nós temos que transcender a crença de que nós estamos presos a corpos e ao tempo, passando para a tomada de consciência de que nós, como o Eu [Ser, Self] Cristo, não estamos afinal no sonho.

As verdadeiras perguntas que nós necessitamos fazer nessa área são:

1) Nós estamos presentemente conscientes apenas do momento presente ou nós estamos lamentando o passado e/ou temendo o futuro?

2) Qual é o ‘eu’ [‘ser’, ‘self’] que está presente (percebendo)? É o falso conceito do ‘eu’ [‘ser’, ‘self’] ou é o Eu [Ser, Self] Santo? e

3) Para que nós estamos usando essa consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente?

O momento presente pode ser usado tanto pelo ego quanto pela mente certa. Na minha própria experiência, a consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente é benéfica quando eu reconheço que ela está repleta com potencial se for dada ao Espírito Santo para ser usada em nosso benefício. O verdadeiro propósito da consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente é acessar o ponto de escolha através do qual conscientemente nós convidamos o Espírito Santo (a percepção Santa) a realizar a nossa visão e corrigir a nossa percepção.

Antes de prosseguir, o mais elevado ensino-aprendizado (e, portanto, cura [healing]/despertar) possível em todo o sonho de espaço-tempo é o perdão quântico da profunda divisão entre medo e Amor em nossa mente. Essa é a mesma divisão mental que projetou todo o domínio da consciência no nível da percepção [consciousness] como a própria percepção.

Um Curso em Milagres nos ensina a acolher, receber e estender o perdão abrangente de nossa crença profunda e habitual de que nós somos separados uns dos outros e de Deus, bem como a crença de que cada um de nós está aprisionado por corpos separados que podem parecer nos vitimizar. A mente dividida também contém outra suposição formidável, porém errônea: a de que cada um de nós tem mentes privadas com agendas separadas que são capazes de entrar em conflito umas com as outras.

No entanto, através da nossa própria devoção consistente em perdoar todas as nossas projeções de dor, eventualmente nós alcançamos o despertar abrangente do domínio da consciência no nível da percepção [consciousness] (percepção) através do que Jesus chama de ‘percepção verdadeira’. A partir daí, Deus dá o último passo para nos elevar para fora do domínio da consciência no nível da percepção [consciousness] (mudando a percepção, o espaço e o tempo, o ciclo de nascimento e morte, etc.) e de volta ao domínio imutável e à certeza do Conhecimento, como Céu.

Nota: Veja o diagrama ‘Realms of Knowledge and True Perception featured in Awakening – Separating Truth from Illusion (Volume II)’ [‘Domínios do Conhecimento e da Percepção Verdadeira apresentado em Despertar – Separando a Verdade da Ilusão (Volume II)] ou no Blog de Nouk aqui: https://nouksanchez.com/nouks-blog/awakening-separating-truth-from-illusions/.

[Observação PO: segue abaixo do diagrama, a tradução livre para reflexão sobre a metafísica do Curso]

Como a nossa mente está aparentemente dividida, o ego, como o conceito separado do eu [ser, self], tem nos colocado em uma linha do tempo horizontal na qual ele apenas enxerga o momento presente com base no passado. O ego projeta o passado em cada momento para garantir que nós nunca estejamos disponíveis apenas agora para acessar o Instante Santo. Esse engano deliberado garante que, como nós vemos os nossos irmãos e as nossas irmãs apenas com base em nosso passado, nós não reconheçamos verdadeiramente a luz brilhante e a inocência de sua majestade e, portanto, a nossa. Ver os outros através de nossos próprios filtros do passado garante que nós continuaremos a projetar julgamentos e prolongar a separação.

É imperativo que nós nos interiorizemos e nos perguntemos ‘qual mente’ está observando ativamente em cada momento. Qual mente está presente ou ciente? Por si só, o momento presente é simplesmente um momento prenhe com potencial. O seu potencial é somente realizado se nós entregarmos o momento presente ao Espírito Santo. Caso contrário, ele será em grande parte desperdiçado pelo ego e mal utilizado para os seus propósitos de culpa e medo ocultos.

Ver os outros através de nossos próprios filtros do passado garante que nós continuaremos a projetar julgamentos e prolongar a separação.

A nossa atenção para qual ‘eu’ [‘ser’, ‘self’] está testemunhando o momento presente, bem como para que ele o está usando, nos ajudará muito a experienciar as bênçãos e a Expiação dentro do Instante Santo.

Por si só, o momento presente é simplesmente um momento prenhe com potencial. O seu potencial é somente realizado se nós entregarmos o momento presente ao Espírito Santo. Caso contrário, ele será em grande parte desperdiçado pelo ego e mal utilizado para os seus propósitos de culpa e medo ocultos.

Resumindo, a consciência no nível da realidade [awareness] do momento ‘agora’ e o Instante Santo não são a mesma coisa. a consciência no nível da realidade [awareness] do momento ‘agora’ é capaz de nos ajudar a nos tornarmos menos reativos em uma situação estressante ou difícil. Ela possui em si o potencial para um Instante Santo de cura [healing]. A consciência no nível da realidade [awareness] do momento ‘agora’ pode ser conscientemente levada ao próximo nível, entregando-a ao Espírito Santo para que Ele possa trazer a nossa consciência no nível da realidade [awareness] para o Instante Santo, onde Ele redireciona e reinterpreta todas as coisas por meio do perdão e da cura [healing].

Para a maioria, incluindo aqueles de nós no caminho espiritual, o mecanismo perceptivo da mente ainda é amplamente controlado pelo ego. Quando nós tentamos trazer essa mente para a presença consciente, nós descobrimos que ela só é capaz de estar presente naquilo que não ameaça o seu escopo perceptivo, as suas crenças fundamentais e o seu passado, que são sustentados pela separação (pecado, culpa e medo).

Como o sistema de pensamento do ego é o próprio medo, a sua maior ameaça é o Amor imutável; a memória do nosso Eu [Ser, Self] Santo compartilhado e unificado como inocência incorruptível. Ele não reconhece a nossa Santidade como a nossa inocência compartilhada. Esse é o poder literal e o domínio divino que nós compartilhamos com Deus sobre todas as leis caóticas do ego, incluindo o pecado, a doença e a morte. A consciência no nível da realidade [awareness] ou presença nesse estado incontestado de Amor e Santidade é a aniquilação certa do ego – como a cura [healing] de nossa mente dividida.

A consciência no nível da realidade [awareness] ou presença nesse estado incontestado de Amor e Santidade é a aniquilação certa do ego – como a cura [healing] de nossa mente dividida.

‘É impossível aceitar o instante santo sem reservas a não ser que, por apenas um instante, estejas disposto a não ver passado nem futuro. Não podes te preparar para ele sem colocá-lo no futuro. A liberação te é dada no instante em que a desejas. Muitos passaram toda a vida em preparação e de fato, atingiram os seus instantes de sucesso. Esse curso não pretende ensinar mais do que o que eles aprenderam no tempo, mas tem como objetivo economizar tempo. Podes estar tentando seguir uma estrada muito longa para a meta que aceitaste. É extremamente difícil atingir a Expiação lutando contra o pecado. Um esforço enorme é gasto na tentativa de tornar santo o que é odiado e desprezado. Nem há necessidade de toda uma vida de contemplação e de longos períodos de meditação com o objetivo de desapegar-te do corpo. Todas essas tentativas, em última instância, terão sucesso devido a seu propósito. No entanto, os meios são tediosos e consomem uma grande quantidade de tempo, pois todos procuram a liberação no futuro a partir de um estado de presente indignidade e inadequação.’ (T-18.VII.4)

Esse curso não pretende ensinar mais do que o que eles aprenderam no tempo, mas tem como objetivo economizar tempo.

O que a mente do ego considera como o momento presente é composto por suas próprias projeções, que obscurecem o nosso acesso ao Instante Santo. Em contraste, o Instante Santo só pode ser acessado pela mente certa (Eu Santo). Embora o ego pareça testemunhar o momento presente, ele nunca está no Instante Santo. Não há experiência do Instante Santo à parte da nossa consciência no nível da realidade [awareness] da mentalidade certa dele.

Embora o ego pareça testemunhar o momento presente, ele nunca está no Instante Santo.

‘O medo não é do presente, mas somente do passado e do futuro, que não existem.’ … ‘Pois o que é o tempo, sem um passado e sem futuro? Levou tempo para conduzir-te equivocadamente de forma tão completa, mas ser o que tu és, não leva absolutamente tempo algum. Começa a praticar o uso que o Espírito Santo faz do tempo, como um recurso de ensino para chegares à felicidade e à paz. Toma esse mesmo instante, agora, e pensa nele como sendo tudo o que há do tempo. Aqui, nada do passado pode te atingir e é aqui que és completamente absolvido, completamente livre e totalmente sem condenação. Deste instante santo dentro do qual a santidade renasceu, avançarás no tempo sem medo e sem ter a sensação de mudança com o tempo.’ … ‘O tempo é inconcebível sem mudança, no entanto, a santidade não muda.’ (T-15.I.8:2,9:2-7,10:1)

O momento presente pode ser o que o ego determinar que ele seja. O ego espiritual é capaz de revestir o momento presente com uma deslumbrante variedade de vernizes. No entanto, se o Instante Santo da Paz de Deus (paz imutável) está ausente, então nada aparece no Radar de Deus. É por isso que é tão importante nós nos perguntarmos em primeiro lugar: nós estamos abordando o momento presente consultando o nosso falso eu [ser, self] ou o nosso Eu Santo?

‘Em nenhum instante o corpo existe de forma alguma. Ele é sempre lembrado ou antecipado, mas nunca vivenciado apenas [agora]. Só o seu passado e o seu futuro o fazem parecer real. O tempo o controla inteiramente, pois o pecado nunca está totalmente no presente. Em qualquer instante, a atração da culpa poderia ser experimentada como dor e nada mais e poderia ser evitada. Ela não tem atração agora. Toda a sua atração é imaginária e, portanto, tem que ser pensada no passado ou no futuro.’ (T-18.VII.3)

O Instante Santo

É claro que o momento presente é uma ferramenta prática e útil à medida que nós aprendemos a reconhecer e a captar os julgamentos incessantes do ego sobre os outros e sobre nós mesmos. Nós somos capazes de aprender a observar o ego como um falcão; no entanto, se nós não entregarmos esses erros – julgamentos – ao Espírito Santo em troca da correção divina (Expiação), então nós continuaremos a carregar o fardo de nos sentirmos responsáveis ​​por eles. Nós podemos não estar conscientes disso, mas nós sentiremos uma sensação intensificada de ansiedade ou ameaça.

Quando realmente nós aceitamos essa correção divina, há um sendo profundo de paz, pois nós temos nos livrado da culpa (como auto ataque) e agora nós somos capazes de confiar que a nossa consciência no nível da realidade [awareness] tem sido retornada à ausência de culpa, como a nossa inocência incorruptível.

‘O instante santo é o instrumento de aprendizado mais útil do Espírito Santo para te ensinar o significado do amor. Pois o seu propósito é suspender inteiramente o julgamento. O julgamento sempre se baseia no passado, pois a experiência passada é a base sobre a qual julgas.’ (T-15.V.1:1-3)

O Instante Santo é um disjuntor(*). Nesse Instante, a mente é purificada de sua interpretação do ego. Embora a consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente possa abrir a mente para a amplitude ou para uma consciência no nível da realidade [awareness] expandida, ela ainda é frequentemente limitada pelo senso de identidade separada do ego, à parte dos outros. Já o propósito do Instante Santo é superar completamente a consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente, deslocando a nossa mente para uma percepção inclusiva e unificada. Ele rompe os limites da consciência no nível da realidade [awareness] do momento presente porque o seu propósito é transcender a interpretação da mente do ego de um senso pessoal e separado de si mesmo, à parte dos outros.

[(*)Observação PO: Um disjuntor é um interruptor elétrico projetado para proteger um circuito elétrico de danos causados ​​por falhas na alimentação elétrica, principalmente devido a situações de sobrecorrentes, causadas por exemplo por excesso de carga ou um curto-circuito. Wikipédia]

A percepção equivocada de que cada um de nós tem um corpo e uma mente pessoal separados, com pensamentos privados, à parte de nossos irmãos, é apagada no Instante Santo. De repente, a escuridão do vício da mente em separar-se é inundada pela luz da verdadeira comunicação – todas as mentes estão unidas em luz.

‘… o instante santo é um tempo no qual recebes e dás comunicação perfeita. Isso significa, entretanto, que esse é um tempo em que a tua mente está aberta, tanto para receber como para dar. E o reconhecimento de que todas as mentes estão em comunicação. Ele não busca, portanto, mudar nada mas apenas aceitar tudo.’ … ‘Como podes fazer isso, quando preferes ter pensamentos privados e mantê-los?’ (T-15.IV.6:5-7,7:1)

O Instante Santo nunca é apenas para nós mesmos. A não ser que essa Santidade (inocência) seja compartilhada com os nossos irmãos, então é o ego usando o momento presente. O Instante Santo é a restauração da verdadeira união com a nossa consciência no nível da realidade [awareness], que é o oposto da separação e é experienciada principalmente por meio do compartilhamento, do perdão ou da extensão aos outros. Através da nossa sincera disponibilidade de estender perdão, gratidão ou bênção, nós nos abrimos para recebê-los.

O Instante Santo nunca é apenas para nós mesmos. A não ser que essa Santidade (inocência) seja compartilhada com os nossos irmãos, então é o ego usando o momento presente.

‘Nunca darás esse instante santo ao Espírito Santo em favor da tua liberação, enquanto não estiveres disposto a dá-lo aos teus irmãos em favor da sua liberação. Pois o instante da santidade é compartilhado e não pode ser apenas teu. Lembra-te, então, quando te sentires tentado a atacar um irmão, que o seu instante de liberação é o teu. Milagres são os instantes de liberação que ofereces e irás receber. Eles atestam a tua disponibilidade para seres liberado e de ofereceres o tempo ao Espírito Santo para que Ele o use.’ … ‘O Espírito Santo te dá o instante abençoado dos teus irmãos através da tua dádiva. Assim como a dás, Ele a oferece a ti.’ … ‘Na clareza cristalina da liberação que dás, escapas.’ (T-15.I.12,13:4,5,7)

Nunca darás esse instante santo ao Espírito Santo em favor da tua liberação, enquanto não estiveres disposto a dá-lo aos teus irmãos em favor da sua liberação. Pois o instante da santidade é compartilhado e não pode ser apenas teu.

O Instante Santo é a verdadeira comunicação, sendo o retorno da união imutável com o nosso irmão à consciência no nível da realidade [awareness]. No Instante Santo, encontra-se a clara luz da visão, na qual o Cristo em nós contempla o Cristo no outro. Medo, culpa, vergonha, pecado e julgamento, juntamente com o passado, simplesmente desaparecem quando nós contemplamos profundamente a nossa querida memória de Deus, ali mesmo, no seu devido lugar.

‘Toda a realidade do teu relacionamento com Ele está em nossos relacionamentos uns com os outros. O instante santo brilha igualmente sobre todos os relacionamentos, pois nele todos são um.’ … ‘O relacionamento santo é a expressão do instante santo na vida desse mundo.’ …  ‘No instante santo, a condição do amor é satisfeita pois as mentes estão unidas sem a interferência dos corpos e onde há comunicação, há paz.’ (T-17.IV.16:7-8, T-17.V.1:1, T-15.XI.7:1)

‘O relacionamento santo é a expressão do instante santo na vida desse mundo.’

O Instante Santo é o portal para a cura [healing] que, de outra forma, poderia ter levado milhares de anos. A nossa verdadeira cura [healing] ocorre à medida que nós aprendemos a perdoar (liberar) todos aqueles, do passado e do presente, que pareceram nos trair, abandonar ou atacar. Mas aqui está a verdadeira pepita, a epifania que certamente curará [will heal] o nosso próprio auto ataque inconsciente. Nós aprendemos a liberar essas pessoas a partir da escravidão de suas ilusões (que também são as nossas) – perdoando-as pelas ilusões de diferença (culpa, pecado, julgamento, etc..) que nós percebemos nelas.

O Instante Santo é o portal para a cura [healing] que, de outra forma, poderia ter levado milhares de anos.

Nós somos aqueles que lhes oferecemos ilusões (projeção de nossa própria culpa inconsciente e auto ataque). O ego fez isso usando-as para parecer que nos atacavam. Somente perdoando a nossa própria percepção equivocada de nossos irmãos nós somos capazes de aprender que nós somos eternamente inocentes e, portanto, invulneráveis. Assim, a nossa Santidade, que reverte todas as leis do mundo, retorna à nossa consciência no nível da realidade [awareness].

‘Libera os teus irmãos da escravidão das suas ilusões, perdoando-os pelas ilusões que percebes neles. Assim irás aprender que foste perdoado, pois foste tu que lhes ofereceste ilusões. No instante santo isso é feito para ti no tempo, para te trazer a verdadeira condição do Céu.’ (T-16.VII.9:5-7)

Embora nós desejemos manter os nossos pensamentos privados, nós temos que continuar a valorizar a separação e a dor. Jesus nos diz que ter apenas pensamentos puros não é a condição necessária para o Instante Santo, mas que nós temos que estar dispostos a não ter tais pensamentos que nos manteriam à parte a partir dEle.

‘Todo pensamento que mantiveres oculto corta a comunicação porque queres que seja assim. É impossível reconhecer a comunicação perfeita enquanto cortar a comunicação tiver valor para ti.’ … ‘E ela não pode vir à mente que se decidiu contra ela. Pois o instante santo é dado e recebido quando a disposição da vontade é igual, sendo a aceitação da Vontade única que governa todo pensamento.’ … ‘A condição necessária para o instante santo não requer que não tenhas nenhum pensamento que não seja puro. Mas requer que não tenhas nenhum que queiras guardar.’ (T-15.IV.8:1-2,5-6,9:1-2)

—–

Artigo: “Give Peace a Chance” [“Dê uma Chance à Paz”]

Autora: Nouk Sanchez – 17 de dezembro de 2018 

Site: Give Peace a Chance – Nouk Sanchez | Take Me to Truth.

‘Eu estou transtornado porque vejo algo que não existe. A realidade nunca é assustadora. É impossível que ela possa me transtornar. A realidade só traz a perfeita paz. Quando estou transtornado, é sempre porque substitui a realidade por ilusões que inventei. As ilusões me transtornam porque eu tenho dado realidade a elas e assim considero a realidade como uma ilusão.’ (LE-52.1:1-6)

Eu estou transtornado porque eu vejo o que não existe. O que eu vejo é, portanto, uma alucinação e não é real.

Eu sou capaz de ser afetado por essa ilusão se eu somente acreditar nela equivocadamente. Acreditar é dar realidade e valor à ilusão. Ao valorizar essa ilusão, eu rejeito a paz de Deus, o Instante Santo em que todos os milagres são oferecidos e recebidos. Eu tenho que fazer uma escolha. Eu desejo a ilusão de ___medo, dor, doença, conflito, relacionamentos especiais, estar certo, a minha história e etc.___ OU eu desejo a paz de Deus, que é Realidade. Eu não posso ter ambas. A minha crença em uma exclui a outra completamente.

Acreditar é dar realidade e valor à ilusão.

Decidir que nós queremos apenas a paz de Deus em tudo o que nós pensamos, sentimos, dizemos e fazemos significa que nós retiramos o nosso valor a partir do mundo e do corpo, que parece sentir o mundo ilusório. Consequentemente, o corpo não é mais usado como a lente que antes nós aceitávamos para nos informar sobre a realidade.

Ao invés de reagir às ilusões vistas pelos sentidos do corpo, a mente está imersa interiormente e exclusivamente na escolha da Realidade oposta – a paz de Deus – ao que os sentidos do corpo relatam. Essa é a escolha da Visão Crística. Nós dizemos e queremos dizer: Acima de tudo o mais, eu quero a paz de Deus ao invés dessa crença distorcida no que os olhos do corpo veem’.

Nós descansamos nessa certeza. Deus não apenas conhece os nossos desejos mais profundos, como também Ele já os atendeu para todo o sempre. As suas dádivas já foram dadas. Mas será que nós retornamos a nossa consciência no nível da realidade [awareness] à quietude interior para recebê-las? Todo problema aparente é perfeitamente resolvido nessa paz. Esse é o Instante Santo.

‘Acima de tudo o mais, eu quero a paz de Deus ao invés dessa crença distorcida no que os olhos do corpo veem’.

A nossa prática consistente de escolher o Instante Santo de paz para corrigir divinamente todos os obstáculos traz resolução quântica para cada preocupação que os sentidos ilusórios do corpo relatam. O agente ativador em toda cura [healing] é nossa escolha pela paz de Deus no lugar do que nós parecemos ver.

Deus não apenas conhece os nossos desejos mais profundos, como também Ele já os atendeu para todo o sempre.

Isso é curar [healing] a causa singular em nossa mente de todos os erros subsequentes no nível da forma. Esses erros são os efeitos ou consequências de nossa escolha equivocada de valorizar o julgamento do ego ao invés do de Deus. A Expiação é a escolha pela paz de Deus sobre toda tentação de perceber o contrário.

‘Ainda aprenderás que a paz é parte de ti e só requer que estejas presente para abraçar qualquer situação em que encontres. E finalmente aprenderás que não há limites quanto ao lugar onde estás, portanto, a tua paz está em todos os lugares assim como tu.’ (LE-rI.in.5:1-2)

No momento em que nós somos provocados ou quando nós desejamos alguma coisa diferente da paz de Deus, nós abandonamos o nosso Eu [Ser, Self] Santo. Nós escolhemos mergulhar no sonho/ilusão. Culpa, medo e auto ataque são os subprodutos dessa Auto traição.

Em algum momento da nossa própria transferência de confiança a partir do medo para o Amor, nós temos que fazer uma escolha acertada (combinada) para parar de compartimentar a nossa hierarquia de ilusões. Todas as ilusões surgem a partir do medo e excluem o Amor. A nossa crença errônea de que algumas ilusões são valiosas porque nos darão mais do que nós somos como Amor de Deus nos bloqueia a partir desse Amor e da cura [healing]. Enquanto nós ainda investimos em valorizar certas ilusões (positivas ou negativas) acima de outras, nós rejeitamos, sem saber, a autoridade infinita e abrangente do milagre para curar [to heal] a todos.

Todas as ilusões surgem a partir do medo e excluem o Amor.

‘Não há nenhum lar que possa abrigar o amor e o medo. [Eles] Não podem coexistir. Se tu és real, então o medo tem que ser uma ilusão. E se o medo é real, então tu absolutamente não existes.’ (LE-160.4:5-8)

Enquanto nós ainda investimos em valorizar certas ilusões (positivas ou negativas) acima de outras, nós rejeitamos, sem saber, a autoridade infinita e abrangente do milagre para curar [to heal] a todos.

A seguir, nessa mensagem convincente de Jesus, nós vemos que a presença do medo é um sinal de que nós temos abandonado o nosso Eu [Ser, Self] Santo:

‘A presença do medo é um sinal seguro de que estás confiando na tua própria força. A consciência [no nível da realidade (awareness)] segundo a qual não há nada a temer mostra que, em algum lugar na tua mente, embora não necessariamente em um lugar que reconheças por enquanto, tu te lembraste de Deus e deixaste a Sua força tomar o lugar da tua fraqueza. No instante em que estás disposto a fazer isso, de fato, não há nada a temer.’ (LE-48.3)

O desejo apenas pela paz de Deus estabelece a condição necessária para a realização consistente de milagres. Uma vez que essa condição completa e indivisível seja aceita (a paz de Deus), a confusão de níveis é apagada. Pensamentos sobre corpo/mundo recuam na consciência no nível da realidade [awareness] a tal ponto que são vividamente eclipsados ​​pela Luz do Amor que a paz restaura.

Abertura para Aceitar a Expiação

A falsa humildade do ego frequentemente nos tenta a acreditar que nós temos que nos qualificar para o Amor e a cura [healing] de Deus, que nós temos que merecê-los. Pode haver uma crença latente de que nós somos indignos de receber a Sua cura [healing] divina.

‘A tua dificuldade com o instante santo surge [a partir] da tua convicção firme de que não és digno dele.’ (T-18.IV.3:3)

Quando isso ocorre, nós tentaremos erroneamente nos ‘preparar’ para aceitar a cura [healing]. Mas preparar-nos para a purificação, na verdade, bloqueia o milagre. A Expiação é a correção. Tudo o que nos é pedido é 1) Desejá-la (mais do que qualquer outra coisa) e 2) Recebê-la.

‘Ao preparar-te para o instante santo, não tentes fazer-te santo para estar pronto para recebê-lo. Isso é apenas confundir o teu papel com o de Deus. A Expiação não pode vir para aqueles que pensam que, em primeiro lugar precisam expiar, mas só para aqueles que nada mais oferecem senão a simples disponibilidade de abrir caminho para ela. A purificação é só de Deus e, por tanto, é para ti. Ao invés de buscar preparar-te para Ele, tenta pensar deste modo:

Eu, que sou anfitrião de Deus, sou digno Dele. Ele, Que estabeleceu em mim a Sua morada, criou-a como Ele queria que fosse. Não é preciso que eu a apronte para Ele, mas apenas que eu não interfira no Seu plano para restituir-me a minha própria consciência [no nível da realidade (awareness)] de estar pronto, que é eterna. Eu nada tenho que adicionar ao plano de Deus. Mas para recebê-lo, tenho que estar disposto a não substituí-lo pelo meu.’ (T-18.IV.5:4-13)

A Expiação está disponível para nós literalmente a cada momento. Esse Instante Santo é a restauração instantânea da consciência no nível da realidade [awareness] de nossa perfeição em Deus. A verdadeira humildade jamais presumiria que nós somos indignos de ter a nossa percepção restaurada à união com Deus e os nossos irmãos. Somente a arrogância do ego poderia sugerir que nós não somos dignos de ser o Filho imutável e eternamente inocente de Deus.

Nós temos uma escolha. Nós escolhemos acreditar no julgamento do ego sobre quem nós somos? Ou nós confiamos no conhecimento certo de Deus sobre o que nós somos? Apenas uma é verdadeira. A indignidade do ego é, na verdade, arrogância, porque ele supõe que a certeza de Deus sobre a nossa Identidade está errada.

‘O que é que, nesse momento ___(crença, valor, história, necessidade, dor, prazer, ansiedade, indignidade, etc.)___, que eu tenho por engano desejado MAIS do que a ‘paz de Deus’, mais do que a minha inocência incorruptível?’

Lembre-se de que a paz sempre traz entendimento. Nós não podemos entender absolutamente nada através do medo ou da carência, pois eles são incompreensíveis. O medo e a carência surgem de uma crença equivocada em um sonho separado do nosso amado Eu [Ser, Self] Santo. No entanto, quando nós priorizamos a paz acima de tudo, o entendimento é o resultado.

‘Não há nada a temer. Como o mundo me parecerá seguro quando eu puder vê-lo! Não se parecerá com nada do que imagino ver agora. Todas as pessoas e todas as coisas que eu vejo se inclinarão para mim para abençoar-me. Reconhecerei em cada um o meu mais caro Amigo. O que poderia haver para temer em um mundo que eu perdoei e que perdoou a mim? (LE-60.3)

—–

Imagem: hunter-so-vWhm4vZdQZo-unsplash 03.10.25

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Livro “The Journey Home” de autoria do Dr. Kenneth Wapnick sobre a seção “The Closing of the Gap” [versão FIP do Curso: “Fechar a brecha”].

Artigo “We have the answer: Jesus’ vision of a better world and how we can achieve it” [tradução livre: ‘Nós temos a resposta: a visão de Jesus de um mundo melhor e como nós somos capazes de alcançá-lo’], escrito pelo professor Greg Mackie, disponível em Inglês no site https://circleofa.org/library/how-the-world-as-a-whole-should-be/. [Esse artigo foi coautorado pelo professor Robert Perry.]

Artigo “Course Fundamentals: The Trinity and Other Metaphysical and Theological Points of Confusion”, do professor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/trinity-metaphysical-theological-points/.

Artigo “Who Can Despair When Hope Like This Is His?” (tradução livre: “Quem É capaz De Se Desesperar Quando Uma Esperança Como Essa É Dele?’], de autoria do professor Greg Mackie – 2014. Site: https://circleofa.org/library/truly-helpful-response/;

Artigo intitulado “The Social Vision Of A Course In Miracles” [tradução livre: “A Visão Social De Um Curso Em Milagres”], de autoria do professor Robert Perry, Circle of Atonement, site: https://circleofa.org/library/the-social-vision-of-a-course-in-miracles/;

Livro: “A Manual For Holy Relationship [Um Manual Para Relacionamento Santo] • The End of Death [O Fim da Morte], Volume Dois. The deeper teachings of A Course in Miracles [Os ensinamentos mais profundos de Um Curso em Milagres]”. Autora: Nouk Sanchez;

Artigo “Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic” [A realidade em UCEM não é não-dualista, é holográfica]. Autor Paul West. Site: Reality in ACIM is not non-dualistic, it is holographic;

Artigo “What Is Forgiveness?” [“O Que É Perdão?”]. Site: Forgiveness – A Course In Miracles: Meditations for Students;

Artigo: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” [Resumo e Comentário sobre “Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Autor Professor Robert Perry. Site: Summary and Commentary on “I Need Do Nothing” • Circle of Atonement;

Artigo Capítulo 18: A PASSAGEM DO SONHOSeção VII: Eu Não Preciso Fazer Nada. Fonte: A Course in Miracles Text Made Simple (Pathways of Light Mission). Site: A Course in Miracles Text Made Simple. Autores Mary e Robert. Site: About the Pathways of Light Founders;

Artigo Dialogue on “I Need Do Nothing” [Diálogo sobre Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Fonte: Australian Centre for Inner Peace. Autor Michael Dawson. Site: Articles Written by me Based on A Course in Miracles-4; A Course in Miracles-Inner Peace;

Artigo Cameo 17: “I Need Do Nothing” [“Eu Não Preciso Fazer Nada”]. Site: Site: A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition [Um Curso em Milagres – Edição Completa e Anotada]. Link: Cameo 27: “I Need Do Nothing” – A Course in Miracles CE App. Fonte: Aplicativo ACIM CE (A Course in Miracles – Complete & Annotated Edition);

Artigo: “Helen Schucman and A Course in Miracles: Personal Revelation to Scripture” [“Helen Schucman e Um Curso em Milagres: Revelação Pessoal sobre as Escrituras”]. Fonte: Intermountain West Journal of Religious Studies – Volume 9 – Number 1 Fall 2018 – Article 5. Autor: McKinley Smoot – Utah State University. Site: https://digitalcommons.usu.edu/imwjournal/vol9/iss1/5;

Artigo: “Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration” [“Psicoterapia no Sonho: Uma Exploração Fenomenológica”]. Autor: Nick Bustos – California Institute for Human Science. Fonte: Consciousness: Ideas and Research for the Twenty First Century | Verão 2019 | Vol. 7 | Edição 7, Artigo 2.
Bustos, N., Psychotherapy in the Dream: A Phenomenological Exploration. Disponível em:
https://digitalcommons.ciis.edu/conscjournal/vol7/iss7/2;

Artigo: “Choosing to See the Progress” [“Escolhendo Ver o Progresso”]. Autor: Rev. Tony Ponticello – 07.06.25. Site: 07.06.25 “Choosing to See the Progress”;

Livro: “The Better Angels of Our Nature – Why Violence Has Declined” [“Os Melhores Anjos de Nossa Natureza – Por que a Violência Tem Declinado”]. Autor do livro: Steven Pinker 2010 806 páginas. Artigo disponível em Inglês no site: Best Psychology Books | Summaries & Audio;

Artigo: Has the Decline of Violence Reversed since The Better Angels of Our Nature was Written? [O Declínio da Violência se Inverteu desde que “The Better Angels of Our Nature” foi escrito?]. Autor: Steven Pinker – Atualização de 2014;

Artigo: All Is A Dream [Tudo É Um Sonho]. Autor: Nisargadatta Maharaj. Site: NISARGADATTA MAHARAJ | all is a dream;

Artigo: “Awakening – Separating Truth from Illusions” [“Despertar – Separando a Verdade das Ilusões”]. Autora: Nous Sanchez – 10 de maio de 2020. Site: Awakening – Separating Truth from Illusions – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Pillars of God – Truth and Love” [“Os Pilares de Deus – Verdade e Amor”]. Autora: Nouk Sanchez – 17 de abril de 2020. Site: The Pillars of God – Truth and Love – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The 7 Keys to Authentic Communication” [“As 7 Chaves para Comunicação Autêntica”]. Autora: Nouk Sanchez – 7 de abril de 2015. Site: The 7 Keys to Authentic Communication – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART I” [“Despertar Espiritual – Transpondo o Limiar – PARTE I”]. Autora: Nouk Sanchez – 20 de setembro de 2019. Site: Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART I – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART II – The Final Awakening” [Despertar Espiritual – Transpondo o Limiar – PARTE II – O Despertar Final”]. Autora: Nouk Sanchez – 21 de setembro de 2019. Site: Spiritual Awakening – Stepping Across the Threshold – PART II – The Final Awakening – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant” [“A Distinção entre o Momento Presente e o Instante Santo”]. Autora: Nouk Sanchez – 12 de outubro de 2020. Site: The Distinction between the Present Moment and the Holy Instant – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Artigo: “Give Peace a Chance” [“Dê uma Chance à Paz”]. Autora: Nouk Sanchez – 17 de dezembro de 2018. Site: Give Peace a Chance – Nouk Sanchez | Take Me to Truth;

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo.” (LE.II.13)
“O Amor é o caminho que sigo com gratidão.” (LE.195.Título)
“E a consciência [no nível da realidade (awareness)] de que dar e receber são a mesma coisa.” (T-25.IX.10:6)
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
(T.In.2:2-4
)
Autor

Graduação: Engenharia Operacional Química. Graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing - PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras - FGV/SP. Blog Projeto OREM® - Oficina de Reprogramação Emocional e Mental - O Blog aborda quatro sistemas de pensamento sobre Espiritualidade Não-Dualista, através de 4 categorias, visando estudos e pesquisas complementares, assim como práticas efetivas sobre o tema: OREM1) Ho’oponopono - Psicofilosofia Huna. OREM2) A Profecia Celestina. OREM3) Um Curso em Milagres. OREM4) A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE) - Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT). Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista como uma proposta inovadora de filosofia de vida para os padrões Ocidentais de pensamentos, comportamentos e tomadas de decisões (pessoais, empresariais, governamentais). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x