Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 87
“Como Abandonar o Ataque
[FIP T-6.III.]
“Nós temos usado muitas palavras como sinônimas que normalmente não são consideradas iguais.
Nós começamos com ‘ter’ e ‘ser’ e recentemente temos usado outras. ‘Ouvir’ e ‘ser’ é um exemplo, ao qual nós podemos acrescentar também ‘ensinar’ e ‘ser’, ‘aprender’ e ‘ser’ e, sobretudo, ‘PROJETAR’ e ‘ser’. Isso porque, como nós dissemos antes, toda ideia começa na mente de quem pensa e se estende para fora. Portanto, o que se estende DA mente AINDA ESTÁ NELA e ELA CONHECE A SI MESMA por aquilo que estende. Esse é o seu talento natural.
A palavra ‘conhece’ está correta aqui, muito embora o ego NÃO conheça e não esteja preocupado com SER em absoluto. O Espírito Santo ainda mantém o conhecimento a salvo por meio de sua percepção imparcial. Por não atacar nada, Ele não apresenta nenhuma barreira para a comunicação de Deus. Portanto, o ser nunca é ameaçado. A sua mente, que é como a de Deus, não pode jamais ser profanada. O ego nunca foi e nunca será parte dela. Mas através do ego você PODE ouvir e aprender e ensinar e projetar O QUE NÃO É VERDADEIRO.
A partir disso, o que VOCÊS têm feito, vocês têm ensinado a si mesmos a acreditar que NÃO SÃO O QUE VOCÊS SÃO. Vocês NÃO PODEM ensinar o que não aprenderam. E o que vocês ensinam vocês fortalecem em si mesmos PORQUE vocês estão compartilhando. Cada lição que vocês ensinam VOCÊS estão aprendendo.
É por isso que você tem que ensinar apenas UMA lição. Se você quer ser livre de conflitos a si mesmos, você tem que aprender SOMENTE com o Espírito Santo e tem que ensinar SOMENTE através Dele. Você É só amor, mas quando você negou isso, você fez, do que você É, algo que você tem que APRENDER. Nós dissemos antes que a mensagem da Crucificação era ‘Ensina SÓ amor, pois é isso que você É. Essa é a ÚNICA lição que é perfeitamente unificada, porque é a única lição que É una. E somente POR ensiná-la VOCÊ pode aprendê-la.
‘Conforme você ensina, assim você aprenderá.’ Se isso é verdadeiro e, de fato, é verdadeiro, você tem que jamais esquecer que o que você ensina você está ensinando a VOCÊ. O que você projeta [ou estende] você ACREDITA. A sua única segurança REAL está em projetar SOMENTE o Espírito Santo, porque na medida que você vê a Sua gentileza nos outros, a sua própria mente percebe a si mesma como totalmente inofensiva. Uma vez que ela possa aceitar isso totalmente, ela NÃO vê a necessidade de PROTEGER A SI MESMA. A proteção de Deus então desponta sobre ela, assegurando-lhe que está perfeitamente segura para sempre. Os perfeitamente seguros SÃO totalmente benignos. Eles abençoam porque sabem que são abençoados.
Sem ansiedade, a mente é totalmente benigna e, porque PROJETA beneficência, é beneficente. A segurança é o ABANDONO COMPLETO DO ATAQUE. Nenhuma transigência é possível nisso. Ensine o ataque em qualquer forma e VOCÊ O TERÁ APRENDIDO E SERÁ FERIDO POR ELE. Porém, o seu aprendizado não é imortal e você pode desaprendê-lo DEIXANDO DE ENSINÁ-LO. Já que você não pode DEIXAR de ensinar, a sua salvação está em ensinar exatamente o oposto de TUDO AQUILO EM QUE O EGO ACREDITA. É dessa maneira que VOCÊ aprenderá a verdade que o tornará livre e o manterá assim enquanto os outros a aprendem de VOCÊ.
O único caminho para se TER paz é ENSINAR a paz. Ao aprendê-la através da projeção, ela se torna uma parte de você que você finalmente CONHECE, porque você não pode ensinar o que você tem dissociado. Só assim você pode recuperar o conhecimento que você jogou fora. Uma ideia que você COMPARTILHA, você TEM QUE TER. Ela desperta em você através da CONVICÇÃO que vem de ensiná-la aos outros. Lembre-se que se ensinar é ser e aprender é ser, então ensinar é aprender.
“O único caminho para se TER paz é ENSINAR a paz.”
TUDO que você ensina VOCÊ está aprendendo. Ensine apenas amor e aprenda a lembrar que o amor é seu e que VOCÊ é amor.”
“‘Conforme você ensina, assim você aprenderá.’ Se isso é verdadeiro e, de fato, é verdadeiro, você tem que jamais esquecer que o que você ensina está ensinando a VOCÊ.”
A Única Resposta
[FIP T-6.IV.]
“Lembre-se que o Espírito Santo é a RESPOSTA, não a pergunta. O ego sempre fala primeiro, porque é caprichoso e NÃO quer o bem do seu autor. Isso porque o ego acredita, e com razão, que o seu autor pode retirar o seu apoio a qualquer momento. Se o ego quisesse o bem para você, ele ficaria feliz, assim como o Espírito Santo ficará contente quando Ele o trouxer para casa e você não necessitar mais da Sua orientação. O ego NÃO se considera parte de você. Aqui reside o seu erro perceptivo primário, o fundamento de todo o seu sistema de pensamento.
Quando Deus criou você, Ele fez de ti parte de Si próprio. É por isso que o ataque DENTRO do Reino é impossível. Mas VOCÊ fez o ego sem amor e assim ele não ama você. Você não poderia permanecer DENTRO do Reino sem amor e já que o Reino É amor, você acredita que está SEM ele. Isso permite que o ego se considere SEPARADO E FORA DO SEU AUTOR, falando assim para a parte de sua mente que acredita que VOCÊ está separado e fora da Mente de Deus.”
Urtext – Manual de Professores
A Cura é Certa? cont.,
“É a renúncia de toda e qualquer preocupação em relação à dádiva que faz com que ela seja verdadeiramente dada. E é a confiança que faz com que a verdadeira doação seja possível. A cura é a mudança mental que o Espírito Santo, na mente do paciente, vai procurando para esse mesmo paciente. E é o Espírito Santo, na mente daquele que dá, que lhe dá a dádiva. Como é possível perdê-la? Como pode não ter efeito? Como pode ser desperdiçada? A casa do tesouro de Deus nunca pode estar vazia. Se uma dádiva estivesse em falta, ela não estaria plena. No entanto, a sua plenitude é garantida por Deus. Neste caso, que preocupação pode ter um professor de Deus em relação ao que acontece às suas dádivas? Dadas por Deus a Deus, quem, nesse intercâmbio santo, pode receber menos do que tudo?
(Fim de A Cura é Certa?)”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 87
“A nossa revisão de hoje compreenderá essas ideias:
(73) ‘É minha vontade que haja luz.’
Hoje, usarei o poder da minha vontade. Não é minha vontade tatear na escuridão, amedrontado com as sombras e temeroso por coisas invisíveis e irreais. Hoje, a luz será o meu guia. Eu a seguirei aonde quer que me conduza, e só olharei para o que ela me mostra. Nesse dia, experimentarei a paz da verdadeira percepção.
Estas formas dessa ideia serão úteis nas aplicações especificas:
‘Isso não pode esconder a luz que é minha vontade ver.’
‘Tu estás comigo na luz, [nome].’
‘Na luz, isso parecerá diferente.’
(74) ‘Não há outra vontade senão a de Deus.’
Estou em segurança hoje, pois não há outra vontade senão a de Deus. Só posso vir a sentir medo se acreditar que há outra vontade. Só tento atacar quando estou com medo, e só posso acreditar que a minha segurança eterna está ameaçada quando tento atacar. Hoje, vou reconhecer que nada disso ocorreu. Estou em segurança, pois não há outra vontade senão a de Deus.
Estas são algumas formas úteis dessa ideia para aplicações específicas:
‘Que eu perceba isso de acordo com a Vontade de Deus.’
‘É a Vontade de Deus que tu sejas o Seu Filho, [nome], e é a minha também.’
‘Isso é parte da Vontade de Deus para mim, Independente de como eu possa ver isso.’”
—–
Dia 88
“O ego, então, levantou a primeira pergunta que jamais foi feita, mas que ele nunca pode responder. Essa pergunta, que era ‘O que você é?’ foi o começo da dúvida. O ego nunca respondeu a QUALQUER pergunta desde então, embora tenha levantado muitas. As atividades mais inventivas do ego nunca fizeram mais do que OBSCURECER A PERGUNTA, porque você TEM a resposta e O EGO TEM MEDO DE VOCÊ. Você não pode realmente entender o conflito até que você entenda completamente um fato básico de que o ego não pode conhecer. O Espírito Santo não fala primeiro, mas Ele sempre responde. TODOS já pediram ajuda para Ele uma vez ou outra e de uma forma ou de outra, E TÊM SIDO RESPONDIDOS. Já que o Espírito Santo responde verdadeiramente, Ele responde PARA TODO O TEMPO e isso significa que TODOS TÊM A RESPOSTA AGORA.
O ego não pode ouvir o Espírito Santo, mas ele DE FATO sente que parte da mesma mente que o fez está CONTRA ele. Ele interpreta isso totalmente como uma justificativa para ATACAR o seu autor.
O ego acredita que a melhor defesa é o ataque e QUER QUE VOCÊ ACREDITE NISSO. A menos que você DE FATO acredite nisso, você não ficará do lado dele. E o ego sente muita necessidade de aliados, embora não de irmãos.
Percebendo alguma coisa estranha a si mesmo dentro de sua MENTE, o ego se volta para o corpo, NÃO para a mente como a sua aliada, PORQUE o corpo não faz parte de você. Isso torna o corpo amigo do ego. Mas é uma aliança abertamente baseada na separação. Se você ficar do lado dessa aliança, você TERÁ medo, porque você está do lado de uma aliança do medo. O ego usa o corpo para conspirar CONTRA a sua mente e, porque o ego percebe que o seu ‘inimigo’ PODE acabar com ambos simplesmente reconhecendo que ambos não são parte de você, eles se unem no ataque conjunto. Essa é talvez a percepção mais estranha de todas, se você considerar o que ela realmente envolve. O ego, que não é real, tenta persuadir a mente, que É real, de que a mente é o seu próprio dispositivo de aprendizado e que o dispositivo de aprendizado é mais real do que ELE. Ninguém em sua mente certa poderia POSSIVELMENTE acreditar nisso e ninguém em sua mente certa acredita nisso.
Ouça, então, a única resposta do Espírito Santo para TODAS as perguntas que o ego levanta: Você é um Filho de Deus, uma parte inestimável de Seu Reino, que Ele criou como parte Dele.
Nada mais existe e SOMENTE isso é real. Você escolheu um sono no qual você tem tido pesadelos, mas esse sono não é real e Deus o chama para acordar. Não restará nada do seu sonho quando você O ouvir, porque você estará acordado. Os seus sonhos contêm muitos dos símbolos do ego e eles têm confundido você. Entretanto isso só aconteceu porque você estava dormindo e DE FATO NÃO TINHA CONHECIMENTO.
Quando você acordar, você verá a Verdade ao seu redor e em você e não acreditará mais em sonhos, porque eles não terão nenhuma realidade para você. Mas o Reino e tudo o que você tem criado nele terão uma grande realidade para você, porque são bonitos e verdadeiros. No Reino, há certeza perfeita quanto ao lugar aonde você está e quanto ao que você é. Não há dúvida, porque a primeira pergunta nunca foi perguntada. Tendo afinal sido totalmente respondida, ELA NUNCA EXISTIU. Só o que é, vive no Reino, onde tudo vive em Deus sem questionamento. O tempo gasto em questionamentos no sonho cedeu lugar à Criação e à sua Eternidade.
VOCÊ é tão certo quanto Deus, porque você é tão verdadeiro quanto Ele é. Mas o que antes era certo em sua mente tornou-se apenas a HABILIDADE para a certeza. A introdução das habilidades no que é, foi o início da incerteza, porque as habilidades são POTENCIAIS, não realizações. As suas habilidades são totalmente inúteis na presença das realizações de Deus e também das suas. As realizações são RESULTADOS que TÊM SIDO alcançados. Quando são perfeitas, as habilidades são sem significado.
“Ouça, então, a única resposta do Espírito Santo para TODAS as perguntas que o ego levanta: Você é um Filho de Deus, uma parte inestimável de Seu Reino, que Ele criou como parte Dele.”
É curioso que o perfeito agora tem que ser aperfeiçoado. Na verdade, é impossível. Mas você tem que se lembrar que quando você se coloca em uma situação impossível, você acredita que o impossível ERA possível.
As habilidades têm que ser DESENVOLVIDAS, ou você não pode usá-las. Isso não é verdadeiro para nada que Deus tenha criado, mas é a solução mais benigna possível para o que VOCÊ tem feito. Em uma situação impossível, você pode desenvolver as suas habilidades até o ponto em que elas PODEM TIRAR VOCÊ DELA. Você tem um Guia de como desenvolvê-las, mas você não tem outro comandante EXCETO VOCÊ MESMO
Isso deixa VOCÊ no comando do Reino, tendo ambos: um Guia para ENCONTRÁ-lo e um MEIO para conservá-lo. Você tem um modelo a seguir que fortalecerá o SEU comando e nunca o prejudicará de forma alguma. Você, portanto, mantém o lugar central em sua própria escravidão imaginada, um fato que EM SI MESMO demonstra que você NÃO está escravizado.
“Mas você tem que se lembrar que quando você se coloca em uma situação impossível, você acredita que o impossível ERA possível.”
Urtext – Manual de Professores
8. A Cura Deve Ser Repetida?
“Esta questão, realmente, responde a si mesma. A cura não pode ser repetida. Se o paciente está curado, o que faltará curar nele? E, se a cura é certa, como já dissemos que é, o que há para repetir? O professor de Deus que fica preocupado com o resultado da cura a limita. Agora, é a própria mente do professor de Deus que precisa de ser curada. E é isto que ele precisa facilitar. Agora, o professor de Deus é o paciente e assim se deve considerar. Cometeu um erro e precisa estar disposto a mudar a sua mente em relação a isso. Por lhe ter faltado a confiança que faz com que a verdadeira doação seja possível, não recebeu o benefício da sua dádiva.
Sempre que um professor de Deus tentou ser um canal para a cura, teve sucesso. Caso tenha sido tentado a duvidar disso, não deveria repetir o seu esforço anterior. Aquilo já foi o máximo e o Espírito Santo assim o aceitou e usou. Agora, o professor de Deus só tem um caminho a seguir. Tem de usar a sua razão para dizer a si mesmo que entregou o problema Àquele que não pode falhar e tem de reconhecer que a sua própria incerteza não é amor, mas medo e, por conseguinte, ódio. A sua posição torna-se, então, insustentável, pois está oferecendo ódio a quem ofereceu amor. Isso é impossível. Tendo oferecido amor, só amor pode ser recebido. “
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 88
“Revisaremos essas ideias hoje:
(75) ‘A luz veio.’
Ao escolher a salvação ao invés do ataque, meramente escolho reconhecer o que já existe. A salvação é uma decisão que já foi tomada. O ataque e as mágoas não existem para serem escolhidos. É por isso que sempre escolho entre a verdade e a ilusão, entre o que existe e o que não existe. A luz veio. Só posso escolher a luz, pois ela não tem alternativa. Ela tomou o lugar da escuridão e a escuridão se foi.
Estas provarão ser formas úteis para as aplicações especificas dessa idéia:
‘Isso não pode me mostrar a escuridão, pois a luz veio.’
‘A luz em ti é tudo o que eu quero ver, [nome].’
‘Eu quero ver nisso só o que existe.’
(76) ‘Não estou sujeito a outras leis senão às de Deus.’
Eis aqui a declaração perfeita da minha liberdade. Eu não estou sujeito a outras leis senão às de Deus. Eu sou constantemente tentado a inventar outras leis e a dar-lhes poder sobre mim. Sofro só por acreditar nelas. Elas não têm absolutamente nenhum efeito real sobre mim. Estou perfeitamente livre dos efeitos de todas as leis, exceto as de Deus. E as Suas são as leis da liberdade.
Para formas especificas na aplicação dessa idéia, estas poderiam ser úteis:
‘A minha percepção disso me mostra que eu acredito em leis que não existem.’
‘Eu vejo só a ação das leis de Deus nisso.’
Que eu permita que as leis de Deus atuem nisso, e não as minhas.’”
—–
Dia 89
“Você está em uma situação impossível só porque você pensa que é possível estar.
Você ESTARIA em uma situação impossível se Deus lhe mostrasse a sua perfeição e provasse a você que você estava errado. Isso demonstraria que os perfeitos são inadequados para trazer à si mesmos a consciência no nível da realidade [awareness] de sua perfeição e, assim, você estaria de acordo com a crença segundo a qual aqueles que têm tudo precisam de ajuda e, portanto, são impotentes.
Esse é o tipo de raciocínio em que o ego se envolve, mas Deus, que TEM O CONHECIMENTO que as Suas criações são perfeitas, NÃO as afronta. Isso seria tão impossível quanto a noção do ego de que O insultou. É por isso que o Espírito Santo NUNCA comanda. Comandar é assumir a desigualdade, que o Espírito Santo demonstra que não existe. A fidelidade à premissa é uma lei da mente e tudo o que Deus criou é fiel às Suas leis. Porém a fidelidade a outras leis também é possível, não porque as leis sejam verdadeiras, mas porque VOCÊ AS FEZ.
O que seria ganho se Deus provasse a você que você tem pensado de maneira insana? É possível que Deus perca a Sua própria certeza? Nós temos afirmado frequentemente que o que você ensina, você É. Você gostaria que Deus lhe ensinasse que você tem pecado? Se Ele confrontasse o ser que você fez com a Verdade que Ele criou PARA você, o que você poderia estar senão com medo?
Você duvidaria da sua sanidade [mente certa?], que é a única coisa na qual você pode ENCONTRAR a sanidade que Ele lhe deu. Deus não ensina. Ensinar é implicar uma falta que Deus TEM O CONHECIMENTO que não existe. Deus não é conflitado. O ensino visa a mudança, mas Deus criou SOMENTE o imutável.
A separação não foi uma perda de perfeição, mas uma falha na COMUNICAÇÃO. Uma forma de comunicação áspera e divisível estridente que surgiu como a voz do ego. Ela não podia estilhaçar a paz de Deus, mas PODIA estilhaçar A SUA. Deus não a silenciou, porque erradicá-la seria atacá-la. Sendo questionado, Ele não questionou. Ele simplesmente deu a Resposta. A resposta de Deus É o seu professor.”
‘Para Ter, Dê Tudo a Todos’
[FIP T-6.V. As Lições do Espírito Santo]
Como qualquer bom professor, o Espírito Santo TEM O CONHECIMENTO mais do que vocês conhecem AGORA, mas Ele ensina apenas para fazer com que vocês sejam iguais. Isso porque vocês JÁ haviam ensinado errado, tendo acreditado no que não era verdadeiro. VOCÊS NÃO ACREDITAM NA PRÓPRIA PERFEIÇÃO DE VOCÊS. Deus poderia ensinar a vocês que vocês tinham feito uma mente dividida quando Ele só conhece a mente íntegra de vocês?
O que Deus DE FATO tem conhecimento é que os Seus canais de comunicação não estão abertos para Ele, de modo que Ele não pode transmitir a Sua alegria e saber que os Seus filhos são totalmente alegres. Esse é um processo contínuo, não no tempo, mas na eternidade. A extensão de Deus para fora, embora não a Sua completeza, foi bloqueada quando a Filiação não se comunicou com Ele como uma só. Então Ele pensou: ‘As minhas Crianças dormem e têm que ser despertadas’.
Como você pode despertar crianças de maneira melhor e mais benigna do que com uma Voz gentil que não as assustará, mas apenas lhes lembrará de que a noite acabou e a Luz chegou? Isso é tudo o que o Mestre de Deus sempre faz. Você não as informa de que os pesadelos que tanto as assustaram não eram reais, porque as crianças ACREDITAM em mágica. Você meramente assegura a elas de que elas AGORA estão à salvo. Assim, você as treina para que elas RECONHEÇAM A DIFERENÇA entre estar dormindo e estar desperta, para que elas entendam que não precisam ter medo de pesadelos. Então, quando os sonhos maus vierem, elas invocarão POR SI MESMAS a Luz para dispersá-los.
Um professor sábio ensina através da aproximação [inclusão] e NÃO pela abstenção [exclusão]. Ele não enfatiza o que você tem que evitar para escapar do mal, mas sim o que você precisa aprender para se ter alegria. Isso é verdadeiro até mesmo para os professores do mundo. Considere a confusão que uma criança experimentaria se lhe fosse dito: ‘Não faça ISSO porque isso pode machucar você e você não estará a salvo; mas se em vez disso se você fizer AQUILO, você escapará do dano e estará a salvo e assim você não sentirá medo.’ Tudo isso poderia ser incluído em apenas três palavras: ‘Faça apenas isso’. Essa simples afirmação é perfeitamente clara, facilmente compreendida e muito facilmente lembrada.
O Espírito Santo NUNCA discrimina erros, porque Ele não assusta as crianças e aqueles a quem falta juízo SÃO crianças. Entretanto, Ele SEMPRE responde aos chamados deles, e a Sua fidedignidade faz com que eles tenham mais certeza. As crianças DE FATO confundem fantasia e realidade e TÊM medo porque não reconhecem a diferença.
O Espírito Santo NÃO faz nenhuma distinção entre sonhos. Ele apenas os ilumina. A Sua luz é SEMPRE o chamado para o despertar, seja o que for que você esteja sonhando. Nada duradouro está nos sonhos e o Espírito Santo, brilhando com a luz do próprio Deus, fala apenas em favor daquilo que perdura para sempre.”
Urtext – Manual de Professores
A Cura Deve ser Repetida? cont.,
“É nisto que o professor de Deus tem de confiar. É isto que realmente significa a declaração de que a única responsabilidade daquele que trabalha em milagres é aceitar a Expiação para si mesmo. O professor de Deus é um trabalhador em milagres porque dá as dádivas que recebeu. No entanto, antes, precisa aceitá-las. Não precisa de fazer mais do que isto, nem há nada mais que possa fazer. Por aceitar a cura, é capaz de dá-la. Se ele duvida disto, que se lembre de Quem deu a dádiva e de Quem a recebeu. Assim a sua dúvida é corrigida. Ele pensou que as dádivas de Deus podiam ser retiradas. Isso foi um equívoco, mas dificilmente perdurará. Assim, o professor de Deus só pode reconhecê-lo pelo que é e deixar que seja corrigido para ele.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 89
“Essas são nossas ideias de revisão para hoje:
(77) ‘Eu tenho direito a milagres.’
Eu tenho direito a milagres porque não estou sujeito a nenhuma lei senão às de Deus. As Suas leis me liberam de todas as mágoas e as substituem por milagres. E eu quero aceitar o que as leis de Deus me dão direito a ter para que possa usar isso à favor da função que Ele me deu.
Poderias usar estas sugestões para as aplicações especificas dessa ideia:
‘Por trás disso há um milagre ao qual tenho direito.’
‘Que eu não guarde mágoas de ti, [nome], mas que eu ofereça o milagre que te pertence.’
‘Visto de modo verdadeiro, isso me oferece um milagre.’
(78) ‘Que os milagres substituam todas as mágoas.’
Através dessa ideia, uno a minha vontade à Vontade do Espírito Santo e as percebo como uma só. Através dessa ideia aceito a minha liberação do inferno. Através dessa ideia expresso a minha disponibilidade para ter todas as minhas ilusões substituídas pela verdade, conforme o plano de Deus para a minha salvação. Eu não quero fazer exceções ou achar substitutos. Quero todo o Céu, e só o Céu, como é a Vontade de Deus que eu tenha.
Algumas formas específicas úteis na aplicação dessa ideia seriam:
‘Não quero guardar mágoas à parte da minha salvação.’
‘Que as nossas mágoas sejam substituídas por milagres, [nome].’
‘Por trás disso está o milagre pelo qual todas as minhas mágoas são substituídas.’”
—–
Imagem pexels-andrea-piacquadio-3818561.jpg – 12 de novembro de 2022
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4