A partir dos diversos artigos disponibilizados pela OREM3, até então, consideramos oportuno, nessa etapa, também disponibilizar um resumo de tudo o que foi revelado sobre o Sistema de Pensamento de Um Curso em Milagres.

Para tal, buscamos inspiração com o Dr. Wapnick, em trechos de seu artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”], que disponibilizamos trechos em tradução livre para a nossa reflexão.

O artigo completo do Dr. Wapnick poderá ser acessado no site Facim.org, links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Tradução livre Projeto OREM®

“Um Curso em Milagres é um curso em correção para os erros que pensávamos ter cometido. Nós dizemos erros, mas na verdade existe apenas um; a crença de que nós estamos separados de Deus, uns dos outros e de nosso Ser.

Essa crença é chamada de ego, que nega o fato de que Deus tem apenas um Filho, o Cristo que Ele criou como Ele Mesmo.

Deste único erro básico surgiu o mundo que nós vemos e experienciamos, que testemunha a aparente verdade dessa ilusão.

Tudo o que foi visto desde então são as tentativas do ego de nos aprisionar neste mundo de irrealidade.

Medo, raiva, culpa, doença, prazer, dor e morte são as muitas formas que o ego tem usado para esse propósito. Mas elas são todas iguais.

Na verdade, como o Curso afirma, nós temos apenas duas emoções: amor e medo.

O amor é um dom de Deus, dado a nós em nossa criação como nossa realidade imutável; medo é o que fizemos como um substituto para essa dádiva. Das duas, apenas uma é real e resta-nos escolher qual será a nossa realidade.

Livre arbítrio, o Curso enfatiza, não significa que nós podemos mudar a realidade; mas significa que nós somos livres para escolher em qual realidade devemos acreditar.

Amor ou medo; verdade ou ilusão; santidade ou culpa; Deus ou o ego – a escolha é nossa.

Mesmo assim, a nossa verdadeira Identidade em Deus não é afetada por essa decisão.

A decisão – que reflete a nossa única liberdade que restou como prisioneiro desse mundo (T-12.VII.9:1) – determina o mundo que nós vemos e o mundo em que nós pensamos que vivemos.

A projeção faz a percepção (T-21.in.1:1).

Nós olhamos primeiro para dentro, decidimos o mundo em que acreditamos e depois projetamos isso para fora, acreditando que esse mundo tem realidade fora de nós.

Se, portanto, escolhermos o ego como a nossa identidade, o ser ilusório que parece estar separado de Deus, nós olharemos para um mundo separado, convocando as testemunhas que iriam corroborar ou confirmar a realidade que já determinamos ser a nossa própria.

As testemunhas que o ego busca como prova de sua existência são o pecado, o mal, a dor, a culpa, a doença e a morte. É impossível decidir pelo ego e não ver um mundo em que essas apareçam como fatos.

A nossa própria decisão determina o que veremos.

E uma vez que é parte integrante do plano do ego que nós ‘esqueçamos’ ou neguemos que projetamos isso no mundo, parece que o mundo que percebemos é o mundo que é.

A percepção, como o Curso frequentemente nos lembra, é uma interpretação, não um fato. (T-21.V.1:7)

É a nossa interpretação do que os nossos olhos nos dizem que nos leva a acreditar que a percepção é real, não o próprio objeto perceptivo. A verdadeira visão não tem nada a ver com os olhos do corpo.

O aliado mais poderoso do ego em sua guerra contra Deus e contra o nosso Ser – uma guerra da qual Deus está totalmente inconsciente – é o relacionamento especial, que nega a nossa necessidade de Deus ao afirmar as nossas necessidades especiais por pessoas especiais.

O relacionamento especial reflete a crença na realidade de nossa separação de Deus, nessa aparente separação de nossos irmãos.

A crença se baseia na suposição de que algo está faltando em nós, alguma necessidade que nós acreditamos ter, o que, por sua vez, exige que esse vazio seja preenchido e essa necessidade seja satisfeita.

É para perpetuar esse erro básico que o ego é motivado e ele se esforça continuamente para manter a ilusão de que a nossa culpa é real e que o que nós acreditamos ter feito a Deus não apenas ocorreu, mas justifica o nosso medo de Sua vingança e retaliação.

O relacionamento especial é o lar da culpa, pois ao projetar a nossa culpa fora de nós mesmos, no objeto de nosso especialismo, ele procura encobrir a nossa culpa mais básica pela separação de Deus.

No relacionamento especial de ódio, uma das formas que o relacionamento especial assume, é expresso desta forma: ‘Eu não sou o culpado, mas você fez uma coisa terrível e deveria se sentir culpado’.

Assim, a raiva se torna justificada e a nossa própria culpa negada e, portanto, protegida da correção.

No relacionamento especial de amor, o ódio é velado por trás da ilusão de amor, que busca negar o ataque subjacente à Identidade do outro e, assim, fazer-nos ‘escapar’ da experiência de culpa que o ego ensina que nos destruiria.

O relacionamento especial de amor é a definição de amor desse mundo, que ensina a exclusão como ‘salvaguarda’ do relacionamento.

Isso se baseia na ideia de que quando o amor é compartilhado, ele diminui e, portanto, o ganho de um é a perda do outro.

Amor e união são, portanto, substituídos por ciúme, possessividade, dependência e separação e a unicidade da Filiação é negada.

Apesar das tentativas do ego de remover a culpa, no entanto, o problema é apenas intensificado à medida que nós continuamos a atacar os nossos irmãos.

Isso apenas fortalece a nossa culpa porque, em algum lugar dentro da gente, nós sabemos que atacamos falsamente.

Assim, o relacionamento especial reforça continuamente o ciclo de ataque-culpa, para o qual o ego é sempre atraído para que possa proteger a ilusão da separação e a realidade do nosso pecado, evitando que seja jamais examinado abertamente e a sua escuridão exposta à luz da verdade para que possa ser dissipada.

Para reforçar essa defesa, o ego embarca incessantemente em uma série de relacionamentos especiais cujo objetivo é justificar e proteger a projeção.

As formas disso mudam continuamente, mas o seu conteúdo permanece o mesmo, o seu significado sendo sempre nos atacando.

Nós somos livres, no entanto, para fazer outra escolha, o que às vezes é referido como ‘a escolha a favor da completeza’.

Nós podemos escolher nos identificar com o nosso verdadeiro Ser, que não tem falta.

Esse é o Cristo em nós Que nunca deixou o Seu Pai e que permanece para sempre em Sua paz e em Seu Amor.

Se essa é a realidade que nós escolhemos ver, então é esse amor e paz que procuraremos estender. E são as testemunhas do amor que nós chamaremos para testemunhar para nós mesmos, as testemunhas da paz, do amor, da alegria, do perdão e da inocência.

Como ajuda para nos auxiliar a relembrar a nossa verdadeira Identidade e como resposta ao ego, Deus colocou em cada Filho o Espírito Santo, a Sua Voz que fala por nosso verdadeiro Ser, lembrando-nos do que nós somos e nunca deixamos de ser.

O Espírito Santo habita na parte da nossa mente que permaneceu em Deus, mas que nós esquecemos. Ele é o mediador entre a verdade que nós somos e a ilusão que nós criamos para ser. Ele é o elo de comunicação entre Deus e os Seus Filhos Separados.

O Espírito Santo nos conduz suavemente através de nosso mundo de ilusão, usando as nossas percepções equivocadas como oportunidades para ensinar as Suas lições de amor e perdão, o reconhecimento de que o que nós pensávamos ter sido feito para ou por nós não ocorreu, porque nós permanecemos para sempre como Deus nos criou.

É nesse reconhecimento – que nós perdoamos os nossos irmãos pelo que eles não nos fizeram – que desfaz a culpa. Pois não apenas os nossos irmãos não fizeram isso conosco; nem nós o fizemos.

Se nós somos como Deus nos criou, não pode haver falta e nós não podemos ser atacados nem atacar, uma vez que o ataque é uma expressão do medo e o medo é apenas do ego.

Foi somente por meio de nossa percepção equivocada de nós mesmos e de nossos irmãos que nós acreditamos na realidade do ataque. É nossa invulnerabilidade que confirma a inocência de nosso irmão e demonstra a nossa.

Ao trazer o problema da culpa de fora de nós para dentro de nós, nós estamos na verdade trazendo o problema para a Resposta, ou o Espírito Santo, onde somente ele pode encontrar a sua cura.

Nosso investimento em ver o problema como externo, que o relacionamento especial reforça, impede que o problema seja resolvido e mantém intacta a crença na nossa própria culpa.

O perdão remove a projeção, tornando possível a resolução da única necessidade que realmente nós temos nesse mundo; o perdão de nós mesmos.

É esse perdão que o relacionamento especial nega e obscurece e que o Espírito Santo oferece para nós, pedindo apenas a nossa disposição para que os nossos erros sejam corrigidos por Ele.

Essa disponibilidade não precisa ser perfeita. O Espírito Santo precisa apenas do mais leve sussurro de desejo para ser capaz de entrar e começar a Sua obra de cura.

O perdão remove a projeção, tornando possível a resolução da única necessidade que realmente nós temos nesse mundo; o perdão de nós mesmos.

E esse convite vem sempre que dois irmãos se unem e compartilham um propósito comum. Nesse instante santo de compartilhamento, o ego é transcendido e a realidade da separação negada.

Por nós mesmos, nós não poderíamos fazer isso, mas a nossa pouca vontade unida ao poder de Deus realiza o milagre que cura a separação. O Espírito Santo espera apenas o nosso convite para desfazer o que nunca foi.

As correções que o Espírito Santo introduz em nosso pensamento são conhecidas como milagres.

O milagre é a mudança da percepção do ego para a do Espírito Santo, a visão de Cristo que vê todos os irmãos como um só.

Ele olha através de olhos de inocência e de amor que perdoam, olhando além das distorções em percepção que surgiram como defesa contra a verdadeira percepção de nossa Identidade em Deus.

É o milagre que substitui a santidade no lugar da culpa, a verdade no lugar da ilusão e a luz no lugar das trevas. É a expressão dessa declaração do livro Texto:

O mais santo de todos os lugares da terra é aquele onde um antigo ódio veio a ser um amor presente (T-26.IX.6:1).

É essa transformação do mundo de pecado e culpa que nós fizemos no mundo perdoado com a bênção de Cristo concedida a ele que é o plano da Expiação. E é essa correção que o Curso deseja que nós aprendamos.

O propósito do Curso poderia, portanto, ser declarado como nos ensinando a ouvir o Espírito Santo e não o ego; a voz do amor e do perdão, em vez do medo e da culpa.

Através da aplicação dos princípios do Texto nas lições diárias do Livro de Exercícios, nós somos ajudados a mudar as nossas percepções do ego para o Espírito Santo: a Sua visão que nos permite ver a face de Cristo em todos os nossos irmãos.

Então, nós somos levados a reconhecer que o mesmo rosto é o nosso. O erro da separação, protegido pela culpa, é apagado, deixando Deus retornar às Mentes que Ele criou e nunca deixou.

O Curso, como em qualquer outro caminho espiritual, é o trabalho de uma vida inteira. O seu objetivo é mudar a percepção e as 365 lições do Livro de Exercícios são os meios pelos quais esse retreinamento começa.

O propósito do Curso poderia, portanto, ser declarado como nos ensinando a ouvir o Espírito Santo e não o ego; a voz do amor e do perdão, em vez do medo e da culpa.

É o primeiro grande passo no processo, após o qual nós somos deixados nas mãos do Espírito Santo, o nosso Mestre interno, para sermos guiados nas lições que só Ele sabe que nós precisamos, que a Sua verdade se torna a nossa única realidade.

Como afirmam as páginas finais do Livro de Exercícios:

Este curso é um começo, não um fim. O teu amigo te acompanha. Tu não estás sozinho. Nenhum daqueles que chama por Ele pode chamar em vão. Qualquer que seja o teu problema, estejas certo de que Ele tem a resposta e ela te será dada com alegria, se simplesmente te voltares para Ele e a pedires. Ele não te negará todas as respostas de que precisas para qualquer coisa que pareça estar te perturbando. Ele conhece o caminho para resolver todos os problemas e todas as dúvidas. A Sua certeza dele é a tua. Basta pedi-la e ela te será dada. (…) Ele dirigirá os teus esforços, dizendo-lhe exatamente o que fazer, como orientar a tua mente e quando vir a Ele, em silêncio, pedindo-Lhe a Sua orientação segura e o Seu Verbo certo. É Dele o Verbo que Deus te deu. É Dele o Verbo que escolheste como teu (LE-Ep.1:1-9); 3:3-5).

Imagem blib-blub-QC0nNrTm7W0-unsplash.jpg – 31 de agosto de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of  salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x