Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 102
“O ego não quer nenhuma parte da verdade, porque a verdade é que O EGO não é verdadeiro. Se a verdade é total, o NÃO-VERDADEIRO NÃO PODE existir. O compromisso com uma coisa ou outra TEM QUE ser total, porque elas não podem coexistir em suas mentes SEM dividi-las. Se elas não podem coexistir em paz e se você QUER a paz, você TEM QUE desistir TOTALMENTE da IDEIA de conflito e para TODO O SEMPRE. Isso requer vigilância APENAS enquanto VOCÊ NÃO RECONHECER O QUE É VERDADEIRO. Enquanto você acredita que dois sistemas de pensamento totalmente contraditórios COMPARTILHAM a verdade, a sua necessidade de vigilância é evidente. As suas mentes ESTÃO dividindo a própria aliança entre dois reinos e VOCÊS não estão totalmente comprometidos com nenhum dos dois.
A sua identificação com o Reino está totalmente fora de qualquer questionamento, a não ser para você QUANDO VOCÊ ESTÁ PENSANDO DE FORMA INSANA. O que você é NÃO é estabelecido por sua percepção e NÃO é influenciado por ela de forma alguma. TODOS os problemas percebidos na identificação em QUALQUER nível NÃO SÃO PROBLEMAS DE FATO. Mas eles são problemas de ENTENDIMENTO, já que a sua presença IMPLICA em que você acredita que O QUE você é, CABE A VOCÊ DECIDIR. O ego acredita NISSO totalmente, estando totalmente comprometido COM isso. Mas NÃO É VERDADE. O ego está, portanto, totalmente comprometido com a INverdade, percebendo em total contradição com o Espírito Santo e com o conhecimento de Deus.
Você pode ser percebido com significado APENAS pelo Espírito Santo porque, o que você é, É o conhecimento de Deus. QUALQUER crença que você aceite que esteja FORA disso VAI obscurecer a Voz de Deus em você e, portanto, obscurecer Deus PARA você. A menos que você perceba a Sua Criação verdadeiramente, você NÃO PODE conhecer o Criador, porque Deus e Sua Criação NÃO SÃO SEPARADOS. A Unicidade do Criador e da Criação É a sua integridade, a sua sanidade e o seu poder ilimitado. Esse poder ilimitado é a dádiva de Deus para você, porque isso é O QUE VOCÊ É. Se você dissociar a sua mente DELA, você estará percebendo a força mais poderosa no universo do pensamento COMO SE ela fosse fraca, porque você NÃO acredita que VOCÊ é parte dela.
Percebida SEM a sua parte NELA, a Criação de Deus É percebida como se fosse fraca e aqueles que se VÊM como enfraquecidos, de fato, ATACAM. O ataque TEM QUE ser cego, porque não há nada PARA atacar. Portanto, eles inventam imagens, percebem-nas como indignas e as atacam por sua indignidade. Isso é tudo o que o mundo do ego é. NADA. Ele não tem significado. Ele não existe. Não tente entendê-lo, porque se o fizer, estará acreditando que PODE ser entendido e, portanto, capaz de ser apreciado e amado. Isso justificaria a sua existência, mas NÃO PODE SER justificada. VOCÊ não pode tornar o que é sem significado em significativo. Isso SÓ pode ser uma tentativa insana.
Permitir que a INsanidade entre em sua mente significa que você não julgou a sanidade como algo TOTALMENTE DESEJÁVEL. Se você QUER algo mais, você FARÁ outra coisa mais. Mas por ser outra coisa, ele ATACARÁ o seu sistema de pensamento e dividirá a sua aliança. Você NÃO PODE criar nesse estado dividido e TEM QUE estar vigilante CONTRA esse estado dividido porque APENAS a paz PODE SER estendida. A sua mente dividida ESTÁ bloqueando a extensão do Reino e a sua extensão É a sua alegria. Se você não estende o Reino, você NÃO está pensando com o seu Criador e nem criando como Ele criou.
Nesse estado deprimente, o Espírito Santo lembra gentilmente que você está triste porque não está cumprindo a sua função como co-criador COM Deus e, portanto, está se privando da alegria. Essa não é a vontade de Deus, mas a SUA. Se a sua vontade está em desacordo com a de Deus, VOCÊ ESTÁ TENDO UMA VONTADE SEM SIGNIFICADO. Mas porque APENAS a vontade de Deus é imutável, nenhum conflito REAL de vontade é possível. Esse é o ensinamento perfeitamente consistente do Espírito Santo. A criação, não a separação, É a sua vontade PORQUE é a vontade de Deus. E nada que se oponha a isso significa alguma coisa. Sendo uma Realização perfeita, a Filiação só pode realizar com perfeição, ESTENDENDO a alegria na qual foi criada e identificando-se tanto com o seu Criador quanto com as suas criações, com o CONHECIMENTO de que eles são Um Só.”
O Compromisso Total
[FIP T-7.VII. A Totalidade do Reino]
“Sempre que você negar uma bênção a um irmão, VOCÊ se sentirá privado. Isso ocorre porque a negação é tão total quanto o amor. É tão impossível negar parte da Filiação quanto amá-la em parte. Também não é possível amá-la totalmente ÀS VEZES. Você NÃO PODE estar totalmente comprometido apenas AS VEZES.
Lembre-se de uma lição muito antiga: ‘nunca subestime o poder da negação’. Ela não tem poder em SI MESMA, mas VOCÊ pode dar a ela o poder da SUA mente, poder esse que é ilimitado de QUALQUER tipo. Se você usá-lo para negar a realidade, a realidade se foi PARA VOCÊ. A REALIDADE NÃO PODE SER PARCIALMENTE APRECIADA. É por isso que negar qualquer parte dela significa que você perdeu a consciência no nível da realidade [awareness] de TUDO.
Esse é o lado negativo da lei conforme ela opera nesse mundo. Mas a negação é uma defesa e, portanto, pode ser usada tanto de maneira positiva quanto de maneira destrutiva. Usada de maneira negativa, ela SERÁ destrutiva, porque será usada para o ataque. Mas a serviço do Espírito Santo, a lei se torna tão benéfica quanto todas as leis de Deus. Manifesta de maneira positiva, a lei requer que você reconheça apenas PARTE da realidade e assim apreciá-la TODA. A mente é por demais poderosa para estar sujeita à exclusão. Você NUNCA poderá ser capaz de se excluir daquilo que você projeta [dos seus pensamentos].
Quando um irmão age de maneira insana, ele está oferecendo a você uma oportunidade de abençoá-lo. A necessidade dele é a SUA. VOCÊ precisa da bênção que pode oferecer a ele. Não há outra maneira de como você obtê-la, EXCETO dando-a. Esta É a lei de Deus e NÃO TEM EXCEÇÕES. O que você nega [em outros], CARECE em você, não porque ESTEJA carecendo, mas porque você tem negado a sua realidade em outros e, portanto, não está ciente disso em VOCÊ. Cada resposta que você dá é determinada pelo que você pensa que é e QUER ser. E o que você QUER ser É o que determina o que você pensa que você é. Portanto, o que você QUER ser determina cada resposta que você dá.”
“O que você nega [em outros], CARECE em você, não porque ESTEJA carecendo, mas porque você tem negado a sua realidade em outros e, portanto, não está ciente disso em VOCÊ.”
Urtext – Manual de Professores
12. COMO É POSSÍVEL A PAZ NESSE MUNDO?
“Esta é uma pergunta que todos têm de fazer. Certamente, a paz parece ser impossível aqui. No entanto, o Verbo de Deus promete outras coisas que, tal como esta, parecem impossíveis. O Seu Verbo prometeu a paz. Prometeu, também, que não há morte, que a ressurreição tem de ocorrer e que o renascimento é a herança do homem. O mundo que vês não pode ser o mundo amado por Deus e, no entanto, o Seu Verbo assegura-nos que Ele ama o mundo. O Verbo de Deus prometeu que a paz é possível aqui, e o que Ele promete não pode ser impossível. Porém, a verdade é que é preciso olhar para o mundo de maneira diferente, se queremos aceitar as promessas de Deus. O que o mundo é não passa de um fato. Não podes escolher como isso deveria ser. Mas podes escolher como queres vê-lo. Na verdade, é isso o que tens de escolher.
Mais uma vez voltamos à questão do julgamento. Desta vez, pergunta-te qual dos dois tem mais probabilidade de ser verdadeiro, o teu julgamento ou o Verbo de Deus. Pois eles dizem coisas diferentes acerca do mundo, e coisas tão opostas que não faz sentido tentar conciliá-las. Deus oferece ao mundo a salvação; o teu julgamento condenaria. Deus diz que não há morte; o teu julgamento vê apenas a morte como o fim inevitável da vida. O Verbo de Deus assegura-te que Ele ama o mundo; o teu julgamento diz que o mundo não é amável. Quem está certo? Pois um dos dois está errado. Tem de ser assim.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 102
“’Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.’
Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento te compra alguma coisa, talvez ainda acredites um pouco que ele te compra o que queres. Mas agora essa crença certamente já está abalada, pelo menos o suficiente para deixar que tu a questiones e suspeites que, na realidade, não faz sentido. Ainda não desapareceu por completo, mas te faltam as raízes que outrora a mantinham firme nos lugares secretos, ocultos e escuros da tua mente.
Hoje, tentamos soltar ainda mais o seu jugo enfraquecido e reconhecemos que a dor não tem propósito, não tem causa e nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente coisa alguma. Não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece carece de existência assim como ela. Tens sido escravo do nada. Sê livre, hoje, para unir-te à feliz Vontade de Deus.
Durante vários dias, continuaremos a dedicar os nossos períodos de prática a exercícios planejados para ajudar-te a alcançar a felicidade que a Vontade de Deus colocou em ti. Aqui é o teu lar e aqui está a tua segurança. Aqui está a tua paz, aqui o medo não existe. Aqui está a salvação. Aqui está enfim o descanso.
Começa os períodos de prática de hoje com essa aceitação da Vontade de Deus para ti:
‘Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim e a aceito como minha função agora.’
Em seguida busca essa função no fundo da tua mente, pois ela está lá, esperando apenas a tua escolha. Não podes falhar em achá-la quando aprenderes que ela é a tua escolha e que compartilhas a Vontade de Deus.
Sê feliz, pois a tua única função aqui é a felicidade. Não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destes períodos de repouso de cinco minutos a cada hora, faze pausas frequentes para dizer a ti mesmo que agora aceitaste a felicidade como tua única função. E estejas certo de que ao fazê-lo estás te unindo à Vontade de Deus.”
—–
Dia 103
“Você NÃO precisa da bênção de Deus, porque isso você tem para sempre. Mas você precisa da SUA. A imagem que vocês veem de si mesmos é de privação, desamor e vulnerabilidade. Você NÃO PODE amar isso. Mas você pode facilmente escapar dessa imagem, ou melhor, deixando-a para trás. Você NÃO está lá e isso não é VOCÊ. Não veja essa imagem em ninguém, ou você a aceitou como o que você é. TODAS as ilusões sobre a Filiação são DISSIPADAS juntas, pois foram FEITAS juntas.
Não ensine a ninguém que ELE é o que VOCÊ não quer ser. O seu irmão é o espelho no qual você verá a imagem de si mesmo enquanto durar a percepção. E a percepção DURARÁ até que a Filiação se conheça como um todo.
Você FEZ a percepção e ela TEM QUE durar o tempo que você QUISER isso. As ilusões são investimentos. Elas durarão enquanto você as valorizar. Os valores são relativos, mas são poderosos porque são JULGAMENTOS MENTAIS. A única maneira de dissipar as ilusões é retirar delas TODO o investimento e elas não TERÃO vida para você porque você as tirou DA SUA MENTE. Enquanto você as inclui, você está DANDO vida a elas. Exceto que não há nada lá para receber a sua dádiva.
A dádiva da vida é sua para ser dada, porque ela foi dada a VOCÊ. Você não está ciente da SUA dádiva PORQUE você não a dá. Você NÃO PODE fazer com que o nada viva, já que o nada não pode SER vivificado. Portanto, você NÃO tem estendido a dádiva que, ao mesmo tempo, você tem e é e, portanto, você NÃO conhece o que você é. Toda confusão vem de não estender a vida, porque NÃO é essa a vontade do seu Criador. Você NÃO PODE fazer nada à parte Dele e você DE FATO NÃO faz nada à parte Dele. Siga o Seu Caminho para lembrar de si mesmo e ensine os Seus Caminhos para que você mesmo não o esqueça. Dê só honra aos Filhos do Deus vivo e inclua-se entre eles com alegria.
“O seu irmão é o espelho no qual você verá a imagem de si mesmo enquanto durar a percepção.”
APENAS a honra é uma dádiva apropriada para aqueles a quem o próprio Deus criou dignos de honra e a quem Ele honra. Dê a eles a apreciação que Deus sempre lhes concede, porque são os Seus Filhos Amados nos quais Ele Se compraz. Você NÃO PODE estar à parte deles, porque você não está à parte Dele. Descanse no Seu amor e proteja o seu descanso amando. Mas ame TUDO o que Ele criou, do qual VOCÊ faz parte, ou você não pode aprender sobre a Sua paz e aceitar a Sua dádiva PARA você mesmo e COMO você mesmo. Você NÃO PODE conhecer a sua própria perfeição até que tenha honrado todos aqueles que foram criados COMO você.
Uma Criança de Deus é o único professor suficientemente digno para ensinar à outra. Um único Professor está em todas as suas mentes e Ele ensina a mesma lição a todos. Ele sempre ensina a você o valor inestimável de CADA Filho de Deus, ensinando isso com infinita paciência nascida do infinito Amor dAquele pelo qual Ele fala. Cada ataque é um chamado à Sua paciência, porque APENAS a Sua paciência pode traduzir o ataque em bênção. Aqueles que atacam NÃO CONHECEM QUE SÃO ABENÇOADOS. Eles atacam PORQUE ACREDITAM QUE SÃO DESTITUÍDOS. Dê, portanto, da SUA abundância e ensine aos seus irmãos a DELES. Não compartilhe as suas ilusões sobre a escassez, ou você perceberá a si mesmo como se algo estivesse faltando a você.
O ataque jamais poderia PROMOVER o ataque, a menos que você o percebesse como um meio de privá-lo de ALGO QUE VOCÊ DESEJA. Mas você não pode perder COISA ALGUMA, a menos que VOCÊ não A valorize e, portanto, NÃO A QUEIRA. Isso faz você se sentir PRIVADO dessa coisa e, ao projetar a SUA rejeição, você acredita que os outros estão TIRANDO DE VOCÊ. Alguém TEM QUE ter medo se acreditar que o seu irmão o está atacando com o fim de arrancar dele o Reino do Céu. Essa é a base fundamental para TODA a projeção do ego.
Sendo a parte de sua mente que NÃO acredita ser responsável por SI MESMA e sem aliança com Deus, o ego é incapaz de confiança. Projetando a sua crença insana de que VOCÊ foi traidor para com o SEU Criador, ele acredita que os seus irmãos, que são tão incapazes disso quanto você, estão empenhados em TIRAR DEUS DE VOCÊ. Sempre que um irmão ataca outro, É NISSO QUE ELE ACREDITA. A projeção SEMPRE vê a SUA vontade em outros. Se você quiser separar A SI MESMO de Deus, é isso o que você pensará que os outros estão fazendo PARA você.
Você É a vontade de Deus. Não aceite nada mais como a sua vontade, ou você está negando o que você é. Negue ISSO e você IRÁ atacar, porque acredita que FOI atacado. Mas veja o amor de Deus em você e você o verá em todos os lugares porque está em todos os lugares. Veja a Sua abundância em todos e você saberá que você está Nele COM eles. Eles são parte de você assim como você é parte de Deus. Sem o entendimento disso, VOCÊ é tão solitário quanto o próprio Deus quando os Seus Filhos não O conhecem. A paz de Deus É esse entendendo. Só existe um caminho para sair do pensamento do mundo, assim como só existiu um caminho para ENTRAR nele. Entenda totalmente entendendo a TOTALIDADE.
Perceba QUALQUER parte do sistema de pensamento do ego como totalmente insano, totalmente delusório e totalmente indesejável e você terá AVALIADO CORRETAMENTE TUDO ISSO. Essa correção permite que você perceba QUALQUER parte da Criação como totalmente real, totalmente perfeita e TOTALMENTE DESEJÁVEL. Querendo APENAS isso, você TERÁ apenas isso e dando apenas isso, você SERÁ apenas isso. As dádivas que você oferece ao ego são SEMPRE experienciadas como sacrifícios. Mas as dádivas que você oferece ao Reino são dádivas para VOCÊ. Elas sempre serão guardadas como tesouros por Deus, porque pertencem aos Seus Filhos Amados que pertencem a Ele. Todo poder e toda glória são seus porque o Reino é Dele”.
Urtext – Manual de Professores (Como é Possível a Paz nesse Mundo? cont.,)
“O livro Texto explica que o Espírito Santo é a Resposta para todos os problemas que fizeste. Esses problemas não são reais, mas isso não tem significado para aqueles que neles acreditam. E todas as pessoas acreditam no que fizeram, pois foi feito porque elas acreditam. A esta situação estranha e paradoxal – sem significado e vazia de sentido, porém, aparentemente sem saída – Deus enviou o Seu Julgamento para responder ao teu. Gentilmente, o Seu Julgamento substitui o teu. E através desta substituição, o que é incompreensível torna-se compreensível. Como é possível a paz nesse mundo? No teu julgamento não é possível, nem nunca será. Mas, no Julgamento de Deus, o que é refletido aqui é apenas paz.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 103
“’Deus, sendo Amor, é também felicidade.’
A felicidade é um atributo do amor. Não pode estar à parte dele. Nem pode ser experimentada onde o amor não existe. O amor não tem limites, estando em todos os lugares. Portanto, a alegria também está em todo lugar. Mas, a mente pode negar que isso é assim, acreditando que há brechas no amor nas quais o pecado pode entrar trazendo dor ao invés de alegria. Essa estranha crença quer limitar a felicidade, redefinindo o amor como algo limitado e introduzindo uma oposição naquilo que não tem limites nem opostos.
Assim, o medo é associado ao amor e os seus resultados vêm a ser a herança de mentes que pensam ser real o que têm feito. Essas imagens, que na verdade não têm nenhuma realidade, dão testemunho do medo de Deus, esquecendo de que sendo Amor, Deus tem que ser alegria. Hoje tentaremos mais uma vez trazer esse erro básico à verdade, ensinando a nós mesmos:
‘Deus, sendo Amor, é também felicidade. Temê-Lo é ter medo da alegria.’
Começa os teus períodos de prática de hoje com essa associação, que corrige a falsa crença de que Deus é medo. Ela também enfatiza que a felicidade te pertence devido ao que Ele é.
Permite que essa única correção seja colocada na tua mente a cada hora de vigília no dia de hoje. E dá boas-vindas a toda felicidade que ela traz à medida que a verdade substitui o medo e a alegria vem a ser aquilo que esperas para tomar o lugar da dor. Como Deus é Amor, ela te será dada. Reforça essa expectativa muitas vezes ao longo do dia e aquieta todos os teus medos com essa garantia, benigna e totalmente verdadeira:
‘Deus, sendo Amor, é também felicidade. E é felicidade que eu busco hoje. Não posso falhar porque busco a verdade.’”
—–
Dia 104
A Defesa do Conflito
[FIP T-7.VIII. A Crença Inacreditável]
“Nós uma vez dissemos que sem projeção não pode haver raiva, mas também é verdade que sem projeção [extensão] não pode haver amor. A projeção é uma lei fundamental da mente e, portanto, uma que está SEMPRE em operação. É a lei pela qual você cria [faz] e foi criado. É a lei que unifica o Reino e o mantém seguro na mente de Deus. Para o ego, a lei é percebida como uma forma de se livrar de algo que ele NÃO quer. Para o Espírito Santo, é a lei fundamental do compartilhar, pela qual você dá aquilo que você valoriza para mantê-lo vivo em sua PRÓPRIA mente. A projeção para o Espírito Santo é a lei da extensão. Para o ego, é a lei da privação.
Ele, portanto, produz abundância ou escassez, dependendo de como você escolhe aplicá-la. Essa escolha cabe a você, mas NÃO depende de você se irá ou não UTILIZAR a projeção. Todas as mentes TÊM QUE projetar [ou estender], porque é assim que elas vivem e toda mente É vida. O uso da projeção pelo ego tem que ser inteiramente compreendido antes que a associação INEVITÁVEL entre projeção e raiva possa ser finalmente DESfeita.
O ego SEMPRE tenta preservar o conflito. Ele é muito engenhoso em inventar maneiras que PARECEM diminuir o conflito apenas porque NÃO quer que você ache o conflito tão intolerável a ponto de INSISTIR em desistir dele. Portanto, o ego tenta persuadi-lo de que ELE pode libertá-lo do conflito, para que você não desista e se liberte. O ego, usando a sua própria versão distorcida das leis de Deus, usa o poder da mente APENAS para derrotar o verdadeiro propósito da mente. Ele projeta o conflito DE sua mente para OUTRAS mentes, na tentativa de persuadi-lo de que você se livrou do problema. Isso tem uma série de falácias que podem não ser tão aparentes.
A rigor, o conflito não pode ser projetado, justamente PORQUE não pode ser totalmente compartilhado. Qualquer tentativa de manter PARTE dele e se livrar de OUTRA parte não significa realmente NADA. Lembre-se que (nós dissemos isso) um professor conflitado é um mau professor E UM MAU APRENDIZ. As suas lições são confusas e o seu valor de transferência severamente limitado POR sua confusão.
Uma segunda falácia é a ideia de que você pode se LIVRAR de alguma coisa que não quer DANDO-A a outro. DANDO-A é como você a MANTÉM. O fato de acreditares que vendo-a do LADO DE FORA você a excluíste DO QUE ESTÁ DENTRO é uma completa distorção do que seja o poder da EXTENSÃO.
É por isso que aqueles que projetam a partir do ego são vigilantes em favor de sua PRÓPRIA segurança. ELES TÊM MEDO DE QUE AS SUAS PROJEÇÕES RETORNEM E OS FIRAM. Eles acreditam que apagaram as suas projeções de suas PRÓPRIAS mentes, mas também acreditam que as suas projeções estão tentando voltar para eles. Isso ocorre porque as suas projeções NÃO deixaram as suas mentes e isso, por sua vez, os força a se envolverem em atividades compulsivas para NÃO reconhecerem isso.
Você não pode perpetuar uma ilusão acerca de um outro SEM perpetuá-la acerca de si mesmo. Não há como escapar disso, porque é IMPOSSÍVEL fragmentar a mente. Fragmentar é quebrar em pedaços e a mente NÃO PODE atacar. A crença de que ela PODE, uma falácia que o ego SEMPRE comete, fundamenta todo o uso da projeção. Isso ocorre porque ele não entende o que a mente É e, portanto, não entende o que VOCÊ é. No entanto, a SUA existência [do ego] depende da sua mente, porque o ego é uma CRENÇA sua. O ego é, portanto, uma confusão na identificação, que nunca teve um modelo consistente e nunca se desenvolveu de maneira consistente. É o produto distorcido da má aplicação das leis de Deus por mentes distorcidas que estão usando o seu próprio poder de maneira equivocada.
NÃO TENHA MEDO DO EGO. A sua existência DEPENDE de sua mente e como você o fez por acreditar nele, da mesma maneira você pode dissipá-lo retirando a sua crença nele. NÃO projete a responsabilidade por sua crença nele em mais NINGUÉM, ou você PRESERVARÁ a crença. Quando você estiver disposto a aceitar sozinho a responsabilidade pela existência do ego, você terá deixado de lado toda a raiva e todo o ataque, porque eles vêm de uma tentativa de COMPARTILHAR A RESPONSABILIDADE POR SEUS PRÓPRIOS ERROS. Mas tendo ACEITO esses erros como seus, NÃO OS MANTENHA. Entregue-os rapidamente ao Espírito Santo para serem desfeitos completamente, para que TODOS os seus efeitos desapareçam de suas mentes e da Filiação COMO UM TODO. O Espírito Santo ensinará você a perceber o que está ALÉM da crença, porque a verdade ESTÁ além da crença e a Sua percepção É verdadeira.
O ego pode ser completamente esquecido a QUALQUER momento, porque sempre foi uma crença totalmente inacreditável. Ninguém pode MANTER uma crença que tenha julgado inacreditável. Quanto mais você aprende SOBRE o ego, mais você percebe que não se pode acreditar nele. Aquilo em que não se pode crer não pode ser entendido porque é inacreditável. A total falta de significado de TODAS as percepções que vêm do inacreditável TEM QUE ser evidente, mas pode NÃO ser reconhecida como estando além da crença, porque ela foi feita PELA crença.
Todo o propósito desse curso é ensinar a você que o ego é inacreditável e para sempre SERÁ inacreditável. Você que fez o ego ACREDITANDO no inacreditável NÃO PODE fazer esse julgamento sozinho. Mas você fez o julgamento errado ao acreditar que estava sozinho. Ao aceitar a Expiação para VOCÊ MESMO, você está decidindo CONTRA a crença de que pode ESTAR sozinho, dissipando assim a ideia de separação e afirmando a sua verdadeira identificação com todo o Reino como literalmente PARTE DE VOCÊ. Essa identificação está tão fora da dúvida quanto além da crença. A sua integridade não TEM limites, porque o que é tem que ser Infinito.”
Urtext – Manual de Professores (Como é Possível a Paz nesse Mundo? cont.,)
“A paz é impossível para aqueles que olham para a guerra. A paz é inevitável para aqueles que oferecem a paz. Como é fácil, então, escapar do teu julgamento do mundo! Não é o mundo que faz a paz parecer impossível. O mundo que vês é que é impossível. Apesar disso, o Julgamento de Deus sobre este mundo distorcido redimiu-o e capacitou-o a dar as boas-vindas à paz. E a paz desce sobre ele em alegre resposta. A paz está agora aqui, no seu devido lugar, porque se introduziu um pensamento de Deus. Que outra coisa além de um Pensamento de Deus pode fazer com que o inferno passe a ser o Céu, simplesmente, por ser o que é? A terra curva-se diante da sua Presença, que, cheia de graça, responde inclinando-se a fim de a reerguer novamente. Agora, a questão passou a ser diferente. Não é mais: ‘É possível a paz neste mundo?’ mas sim ‘Não é impossível que a paz esteja ausente daqui?’
(Fim de Como é Possível a Paz nesse Mundo?)”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 104
“’Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.’
A ideia de hoje continua com o pensamento de que a alegria e a paz não são apenas sonhos vãos. Elas são o teu direito devido ao que és. Elas vêm de Deus Que não pode falhar em te dar o que é a Sua Vontade. Mas é preciso que haja um lugar que tenha sido aprontado para receber as Suas dádivas. Elas não são bem-vindas com contentamento pela mente que, ao invés disso, recebeu para substituí-las as dádivas que ela mesma fez aonde as Suas devem estar.
Hoje queremos remover todas as dádivas autofabricadas e sem significado que colocamos sobre o altar santo onde as dádivas de Deus devem estar. Suas são as dádivas que são nossas na verdade. Suas são as dádivas que herdamos antes que o tempo fosse e que ainda serão nossas quando o tempo tiver passado para a eternidade. Suas são as dádivas que estão dentro de nós agora, pois são intemporais. E não precisamos esperar para tê-las. Elas pertencem a nós no dia de hoje.
Portanto, escolhemos tê-las agora sabendo que, ao escolhê-las no lugar daquelas que fizemos, estamos apenas unindo a nossa vontade à Vontade de Deus, e reconhecendo que a mesma é uma só.
Os nossos períodos de práticas mais prolongados de hoje, os cinco minutos a cada hora dados à verdade para a tua salvação, devem começar com o seguinte:
‘Eu busco apenas o que me pertence na verdade, e a alegria e a paz são a minha herança.’
Então, deixa de lado os conflitos do mundo que oferecem outras dádivas e outras metas feitas de ilusões, testemunhadas por elas e só buscadas num mundo de sonhos.
Deixamos tudo isso de lado e buscamos, em vez disso, o que é verdadeiramente nosso à medida que pedimos para reconhecer o que Deus nos deu. Abrimos um espaço santo diante do Seu altar em nossas mentes, onde as Suas dádivas de paz e alegria são bem-vindas e ao qual vimos a fim de achar o que nos foi dado por Ele. Hoje, vimos com confiança, cientes de que o que na verdade nos pertence é o que Ele nos dá. E nada mais desejamos, pois nada além disso nos pertence de verdade.
Assim, hoje abrimos o caminho para Ele simplesmente reconhecendo que a Sua Vontade já foi feita, e que a alegria e a paz nos pertencem como Suas dádivas eternas. Não nos permitimos perde-las de vista entre os momentos em que vimos para buscá-las onde Ele as depositou. E traremos à mente com toda a frequência possível esse lembrete:
‘Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade. As dádivas de Deus de alegria e paz são tudo o que eu quero’”
—–
Imagem juan-pablo-rodriguez-7f_gsUxmiOQ-unsplash.jpg – 20 de novembro de 2022
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4