Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 240
A Irrealidade do Pecado
“A atração da culpa se acha no pecado, NÃO no erro. O pecado será repetido, DEVIDO a essa atração. O medo pode vir a ser tão agudo que a encenação do pecado é negada, mas, enquanto a culpa PERMANECER atraente, a mente sofrerá e não abandonará a IDEIA do pecado. Pois a culpa ainda a chama e a mente a ouve e anseia por ela, fazendo de si mesma uma presa voluntária ao seu apelo doentio.
O pecado é uma ideia do mal que não pode SER corrigida porque, apesar disso, será para sempre DESEJÁVEL. Como uma parte ESSENCIAL daquilo que o ego pensa que você É, você SEMPRE o quererá. E apenas um VINGADOR, com uma mente DIFERENTE da sua, poderia eliminá-lo através do MEDO.
O ego não pensa que seja possível que o amor e NÃO o medo, seja o que o pecado realmente invoca E QUE ELE SEMPRE RESPONDA. Pois o ego traz o pecado ao MEDO, exigindo punição. Entretanto, a punição é apenas outra forma de proteger a culpa. Pois o que merece punição, tem que ter sido REALMENTE FEITO. A punição é sempre a grande preservadora do pecado; tratando-o com respeito e honrando a sua enormidade. O que tem que ser punido, TEM QUE SER VERDADEIRO. E o que é verdadeiro TEM QUE ser eterno e SERÁ repetido infindavelmente. Pois o que você pensa que é real VOCÊ QUER e NÃO o deixará ir.
Um ERRO, por outro lado, NÃO é atraente. O que você vê claramente COMO UM EQUÍVOCO, você QUER corrigir. Às vezes, um pecado pode ser repetido várias vezes e mais vezes, com resultados OBVIAMENTE angustiantes, mas SEM a perda de seu apelo. E, de repente, você muda o seu status de pecado para um EQUÍVOCO. Agora você NÃO o repetirá; você simplesmente parará e o deixará ir.
“A atração da culpa se acha no pecado, NÃO no erro.“
A NÃO SER QUE A CULPA PERMANEÇA. Pois então você apenas mudará a FORMA do pecado, admitindo que ele foi um erro, mas MANTENDO-O INCORRIGÍVEL. Isso não é realmente uma mudança na sua percepção, pois é o PECADO que exige punição, NÃO o erro.
O Espírito Santo NÃO PODE punir o pecado. Equívocos Ele reconhece e quer corrigir a todos eles, conforme Deus Lhe confiou para fazer. Mas o PECADO Ele não conhece e nem pode RECONHECER equívocos que não podem ser corrigidos. Pois um equívoco que não pode ser corrigido é SEM SIGNIFICADO para Ele. Os equívocos são PARA correção. Eles não pedem NADA MAIS. O que exige punição, tem que estar exigindo o NADA. No entanto, cada equívoco TEM QUE ser um pedido de amor.
O que é, então, o pecado? O que poderia ser senão um equívoco que você quer manter escondido; um pedido de ajuda que você quer manter INAUDITO e, portanto, SEM RESPOSTA?
No tempo, o Espírito Santo CLARAMENTE vê que o Filho de Deus pode cometer equívocos. Nisso, você COMPARTILHA a visão Dele. No entanto, você NÃO compartilha o Seu reconhecimento da diferença entre tempo e eternidade. O Espírito Santo tem o conhecimento de que o tempo é para CORREÇÃO. E quando a correção está concluída, o tempo É eternidade. O tempo é como uma espiral descendente, que parece descer de uma linha longa e ininterrupta, ao longo de outro plano, mas que de forma alguma QUEBRA a linha ou interfere em sua continuidade suave. Ao longo da espiral, PARECE que a linha TEM Que ter sido quebrada, mas, na LINHA, a sua integridade é aparente.
Todas as coisas vistas da espiral são percebidas equivocadamente. No entanto, ao se aproximar da linha, você percebe que ELA não foi afetada pela queda em outro plano. Mas, A PARTIR desse plano, a LINHA parece descontínua. E isso é apenas um erro de percepção, que pode ser facilmente corrigido NA MENTE, embora os olhos do corpo não vejam nenhuma mudança. Os olhos veem muitas coisas que a mente corrige e VOCÊ responde, NÃO às ilusões dos olhos, MAS ÀS CORREÇÕES DA MENTE. Você VÊ a linha como quebrada e, conforme você muda para diferentes aspectos da espiral, a linha parece diferente. No entanto, em sua mente está Aquele Que TEM O CONHECIMENTO que ela é ininterrupta e para sempre imutável.
O Espírito Santo pode ensinar a você como olhar para o tempo de maneira diferente e ver o que está ALÉM disso. Mas NÃO enquanto você acredita no pecado. No erro, sim, pois isso PODE ser corrigido pela mente. Mas o pecado é a crença segundo a qual a SUA percepção é IMUTÁVEL e que a MENTE tem que ACEITAR COMO VERDADEIRO o que lhe é dito ATRAVÉS disso. Se ela não obedece, a MENTE é julgada insana. O ÚNICO poder que poderia MUDAR a percepção é assim mantido impotente, preso ao corpo pelo MEDO da percepção alterada, que o seu Professor, Que é Um Só com ela, traria.
Quando você é tentado a acreditar que o pecado é real, lembre-se disto: se o pecado é real, tanto Deus quanto você não o são. Se a criação é EXTENSÃO, o Criador TEM QUE ter estendido a Si Mesmo e é impossível que o que é PARTE Dele seja totalmente diferente do resto. Se o pecado é real, Deus tem que estar em guerra DENTRO DELE MESMO. ELE tem que estar dividido e dilacerado entre o bem e o mal; em parte são e parcialmente insano. Pois Ele tem que ter criado aquilo cuja vontade é destruí-Lo e TEM O PODER PARA FAZER ISSO.
Não é MAIS FÁCIL acreditar que VOCÊ se equivocou do que acreditar nisso?”
Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática
(A Prática da Psicoterapia, cont., A Questão do Pagamento, cont.,)
“Foi bem dito que àquele que tem lhe será acrescentado. Porque ele tem, ele pode dar. E porque ele dá, lhe será dado. Essa é a lei de Deus e não do mundo. E assim é com os curadores de Deus. Eles dão porque ouviram o Seu Verbo e o compreenderam. Tudo o que necessitam será, portanto, dado a eles. Mas perderão essa compreensão a menos que se lembrem que tudo o que têm vem só de Deus. Se acreditam que precisam de qualquer coisa de um irmão, não reconhecerão mais nele um irmão. E se fazem isso, uma luz se apaga mesmo no Céu. Onde um Filho de Deus se volta contra si mesmo, ele só pode olhar para a escuridão. Ele próprio negou a luz e não pode ver”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 240
“’O medo não se justifica de forma alguma.’
O medo é um engano. Atesta que te viste tal como nunca poderias ser e, portanto, olhas para um mundo que é impossível. Coisa alguma nesse mundo é verdadeira. Não importa a forma sob a qual possa se apresentar. Testemunha apenas as tuas próprias ilusões sobre ti mesmo. Não nos deixemos enganar hoje. Somos os Filhos de Deus. Não há medo em nós, pois cada um de nós é uma parte do próprio Amor.
‘Como são tolos os nossos medos! Permitirias Tu que o Teu Filho sofresse? Dá-nos fé, nesse dia, para que reconheçamos o Teu Filho e o libertemos. Que nós o perdoemos, em Teu Nome, para que possamos compreender a sua santidade e sentir o amor por ele que é também o Teu Amor.’”
—–
Dia 241
“Enquanto você acredita que a SUA realidade, OU A DE SEU IRMÃO, está limitada a um corpo, você acreditará no pecado. Enquanto você acredita que os CORPOS podem se unir, você achará a culpa atraente e acreditará que o pecado é precioso.
Pois a crença de que os corpos LIMITAM a mente conduz a uma percepção do mundo na qual a PROVA da separação parece estar em toda parte. E Deus e a Sua criação parecem estar divididos e depostos. Pois o pecado quer PROVAR que o que Deus criou santo não poderia prevalecer sobre ele, nem permanecer TAL COMO É diante do seu poder.
O pecado é percebido como se fosse mais poderoso do que Deus, diante do qual o PRÓPRIO Deus tem que se curvar e oferecer a Sua criação ao seu conquistador. Isso é humildade ou é loucura? Se o pecado fosse real, ele estaria para sempre além da esperança da cura. Pois haveria um poder ALÉM do de Deus, um poder capaz de fazer outra vontade que poderia atacar a Sua Vontade e SUPERÁ-LA. E dar ao Seu Filho uma vontade À PARTE da Dele e MAIS FORTE. E cada parte da criação fragmentada de Deus teria uma vontade DIFERENTE, OPOSTA à Dele e em eterna oposição a Ele E UMAS ÀS OUTRAS.
O seu relacionamento santo tem, como propósito agora, a meta de provar que ISSO é impossível. O Céu sorriu para ele e a crença no pecado foi desenraizada nesse sorriso de amor. Você ainda a VÊ, porque você não reconhece que o seu FUNDAMENTO se foi. A sua FONTE foi removida e, portanto, pode ser valorizada só por um pequeno período de tempo, antes que desapareça. Apenas o hábito de PROCURAR. E, no entanto, você olha com o sorriso do Céu sobre os SEUS lábios e com a bênção do Céu sobre a sua vista.
Você NÃO verá o pecado por muito tempo. Pois, na NOVA percepção, a mente o CORRIGE quando PARECE ser visto e ele vem a ser invisível. Mas os ERROS são rapidamente reconhecidos e rapidamente entregues para correção, para serem curados, NÃO escondidos. VOCÊ será curado do pecado e de toda a sua devastação, no INSTANTE em que você não lhe dar qualquer poder sobre UNS AOS OUTROS. E vocês se AJUDARÃO a superar os EQUÍVOCOS, liberando alegremente a si mesmos da crença no pecado com contentamento. No instante santo, você verá o sorriso do Céu brilhando em AMBOS. E vocês derramarão a luz uns sobre os outros, em reconhecimento, com contentamento, da graça que lhes tem sido DADA.
Pois o pecado NÃO prevalecerá contra uma união para a qual o Céu sorriu. A sua percepção foi CURADA naquele instante santo que o Céu lhe deu. Esqueça o que você viu e erga os seus olhos, com fé, para o que você agora PODE ver. As barreiras no caminho do Céu desaparecerão diante da sua vista santa. Pois a você, que era cego, tem sido DADA a visão e você pode ver. Não olhe para o que foi REMOVIDO, mas para a glória que foi RESTAURADA, para que você a veja. Olhe para o seu Redentor e contemple o que Ele quer mostrar a vocês em uns aos outros. E não permita que o pecado mais uma vez se erga para cegar os seus olhos. Pois o pecado os quer manter separados dele, mas o seu Redentor quer que vocês olhem uns aos outros como a si mesmos.
O seu relacionamento agora é um templo de cura, um lugar aonde todos os que estão cansados podem vir e achar descanso. Aqui está o descanso que nos espera a todos, após a jornada. E ele é trazido para MAIS PERTO de todos, pelo seu relacionamento.”
[FIP: IV. Os obstáculos à paz]
“À medida que a paz se estende, do fundo de vocês mesmos, para abraçar TODA a Filiação e dar-lhe descanso, ela encontrará muitos obstáculos. Alguns deles, VOCÊ tentará impor. Outros parecerão surgir de outro lugar; dos seus irmãos e de vários aspectos do mundo EXTERIOR. No entanto, a paz os cobrirá gentilmente, estendendo-se para o que vem depois, COMPLETAMENTE sem impedimentos.
A extensão do propósito do Espírito Santo, a partir do SEU relacionamento com as outras pessoas, para trazê-las gentilmente A ELE, já começou. Essa é a maneira pela qual Ele alinhará os meios e a meta. A paz que Ele depositou, profundamente dentro de vocês dois, se estenderá em quietude a TODOS os aspectos de suas vidas, envolvendo vocês dois com uma felicidade radiante e da calma consciência no nível da realidade [awareness] da proteção COMPLETA. E vocês levarão a sua mensagem de amor, segurança e liberdade a todos que se aproximarem de vosso templo, onde a cura [healing] espera por ele.
Vocês NÃO esperarão para dar isso a ele. Pois vocês o CHAMARÃO e ele responderá a vocês, RECONHECENDO em vosso chamado o Chamado por Deus. E vocês o atrairão e lhe darão descanso, como a vocês foi dado. Tudo isso você fará. Entretanto, a paz, que já está profundamente dentro de você, tem que em primeiro lugar se expandir e FLUIR ATRAVÉS dos obstáculos que VOCÊ colocou diante dela. ISSO ELA FARÁ. Pois nada do que é empreendido COM o Espírito Santo é deixado por terminar. De fato, você não pode ter certeza de COISA ALGUMA que você vê DO LADO DE FORA de você, mas disso você PODE ter certeza.
O Espírito Santo pede que você ofereça a Ele um lugar de descanso, aonde VOCÊ descansará Nele. Ele respondeu a você e entrou em seu relacionamento. Você não quer RETRIBUIR agora a Sua amabilidade e entrar em um relacionamento com Ele? Pois é ELE Quem ofereceu ao SEU relacionamento a dádiva da santidade, sem a qual teria sido para sempre impossível apreciar uns aos outros [o seu irmão]. A gratidão que você deve a Ele, Ele só pede que VOCÊ a receba, POR Ele. E quando vocês olham uns para os outros com gentil amabilidade, vocês O ESTÃO contemplando. Pois você está olhando para o lugar aonde Ele ESTÁ e NÃO para o que está à parte de você.
Você NÃO PODE ver o Espírito Santo, mas você PODE ver os seus irmãos verdadeiramente. E a luz nos seus irmãos mostrará a você tudo o que você NECESSITA ver. Quando a paz em você tiver sido estendida para abranger TODAS AS PESSOAS, a função do Espírito Santo aqui terá sido realizada.
Qual a NECESSIDADE de VER, o que quer que seja? Quando o Próprio Deus tiver dado o último passo, o Espírito Santo reunirá TODOS os agradecimentos e toda a gratidão que você tiver oferecido a Ele e os depositará gentilmente diante do Seu Criador, em Nome de Seu Filho santíssimo. E o Pai os ACEITARÁ, em SEU Nome. Que necessidade poderia existir de ver o que quer que seja, na presença da Sua gratidão?”
Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática
(A Prática da Psicoterapia, cont., A Questão do Pagamento, cont.,)
“Uma regra deve ser sempre observada: ninguém deve ser mandado embora por não poder pagar. Ninguém é mandado por acidente a qualquer pessoa. Os relacionamentos têm sempre um propósito. Seja qual for o propósito que possam ter tido antes que o Espírito Santo entrasse, eles são sempre o Seu templo em potencial, o lugar de descanso do Cristo e a casa do próprio Deus. Seja quem for que venha, foi enviado. Talvez tenha sido enviado para dar ao seu irmão o dinheiro que ele precisava. Ambos serão abençoados através disso. Talvez ele tenha sido enviado para ensinar ao terapeuta o quanto ele precisa do perdão e quão sem valor é o dinheiro em comparação a isso. Mais uma vez, ambos serão abençoados. Só em termos de custo qualquer um dos dois poderia ter que pagar mais. No compartilhar, todos têm que ganhar uma bênção gratuita.
Essa perspectiva do pagamento pode parecer pouco prática, e aos olhos do mundo é assim. Contudo, nenhum dos pensamentos do mundo é realmente prático. Quanto se ganha por lutar por ilusões? Quanto se perde por jogar Deus fora? E é possível fazer isso? Com certeza não é prático lutar por nada e tentar o que é impossível. Então, para um pouco, o suficiente para pensar nisso: talvez tenhas estado buscando a salvação sem reconhecer para onde olhar. Quem quer que peça a tua ajuda pode te mostrar isso. Que dádiva maior do que essa te poderia ser dada? Que outra dádiva existe que tu queiras dar?”
“Você NÃO PODE ver o Espírito Santo, mas você PODE ver os seus irmãos verdadeiramente. E a luz nos seus irmãos mostrará a você tudo o que você NECESSITA ver. Quando a paz em você tiver sido estendida para abranger TODAS AS PESSOAS, a função do Espírito Santo aqui terá sido realizada.“
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
O Que é o Mundo?
“O mundo é falsa percepção. Nasceu do erro e não deixou a sua fonte. Ele deixará de existir quando o pensamento que lhe deu origem deixar de ser apreciado. Quando o pensamento da separação for mudado para um pensamento de verdadeiro perdão, o mundo será visto sob outra luz; uma luz que conduz à verdade, na qual o mundo todo tem que desaparecer, assim como todos os seus erros têm que sumir. Agora a sua fonte se foi e os seus efeitos também.
O mundo foi feito como um ataque a Deus. Ele simboliza o medo. E o que é o medo senão ausência de amor? Assim, o mundo foi feito para ser um lugar em que Deus não pudesse entrar e no qual o Seu Filho pudesse estar à parte Dele. Aqui nasceu a percepção, pois o conhecimento não poderia causar tais pensamentos insanos. Agora, os erros vêm a ser bastante possíveis, pois a certeza se foi.
Em seu lugar nasceram os mecanismos da ilusão. E, agora, eles partem para achar o que lhes é dado buscar. Seu objetivo é cumprir o propósito que o mundo foi feito para testemunhar e fazer com que seja real. Eles vêem nas suas ilusões apenas uma base sólida onde a verdade existe, mantida à parte das mentiras. No entanto, tudo o que transmitem é apenas ilusão, mantida à parte da verdade.
Assim como a vista foi feita para conduzir para longe da verdade, ela pode ser re-direcionada. Os sons vêm a ser o chamado de Deus e um novo propósito pode ser dado a toda percepção por Aquele Que Deus designou como o Salvador do mundo. Segue a Sua Luz e vê o mundo tal como Ele o contempla. Ouve apenas a Sua Voz em tudo o que fala contigo. E deixa-O dar-te a paz e a certeza que jogaste fora, mas que o Céu preservou Nele para ti.
Que não descansemos em nosso contentamento, enquanto o mundo não tiver se unido à nossa percepção, que já foi mudada. Que não estejamos satisfeitos, enquanto o perdão não tiver se tornado completo. E não tentemos mudar a nossa função. Temos que salvar o mundo. Pois nós, que o fizemos, temos que contemplá-lo através dos olhos de Cristo, para que o que foi feito para morrer possa ser restituído à vida que dura para sempre.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 241
“’A salvação veio nesse instante santo.’
Quanta alegria há nesse dia de hoje! É um momento de celebração especial. Pois esse dia oferece ao mundo escuro o instante em que se estabelece a sua liberação. Veio o dia em que os pesares passam e a dor desaparece. Hoje, a glória da salvação desponta sobre um mundo libertado. Esse é o momento da esperança para incontáveis milhões. Eles unir-se-ão agora quando tu os perdoares. Pois hoje eu serei perdoado por ti.
‘Agora, nós nos perdoamos uns aos outros e assim, enfim, viemos a Ti novamente. Pai, o Teu Filho que nunca partiu retorna ao Céu e à sua casa. Como estamos contentes por ter-nos sido restaurada a nossa sanidade e por nos lembrarmos que somos todos um só.’”
—–
Dia 242
Obstáculos à Paz – I. O Desejo de Ficar Livre da Paz [FIP: A. O primeiro obstáculo: o desejo de ficar livre da paz]
“O primeiro obstáculo através do qual a paz tem que fluir é o SEU desejo de FICAR LIVRE dela. Pois ela não pode se estender, A NÃO SER que você a conserve. VOCÊ é o centro a partir do qual ela se irradia para fora, para chamar os outros para DENTRO. Você é a sua casa; a sua morada tranquila, a partir da qual ela gentilmente se estende, mas SEM JAMAIS deixar VOCÊ. Se você quer deixá-la sem lar, como ela poderia habitar dentro do Filho de Deus? Se ela quer se espalhar por toda a criação, TEM QUE começar com você. E, A PARTIR DE você, alcançar todo aquele que chama e levar-lhe o descanso, através da UNIÃO com você.
Por que você iria querer que a paz ficasse sem lar? O que você pensa que isso tem que DESALOJAR para habitar em você? Qual PARECE ser o preço que você não está disposto a pagar? As pequenas barreiras de areia ainda se erguem entre vocês. Você as quer reforçar AGORA? NÃO é solicitado a você que as abandone só para você mesmo. Cristo pede isso a você, para ELE Mesmo. Ele quer trazer a paz a todas as pessoas. E como Ele pode fazer isso, EXCETO através de você? Você permitiria que um pequeno banco de areia, uma parede de poeira, uma diminuta barreira aparente ficasse entre os seus irmãos e a salvação?
E, no entanto, esse É o pequeno resquício de ataque que vocês ainda acalentam uns contra os outros, que é o primeiro obstáculo que a paz em vocês encontra, em seu caminho. Essa pequena parede de ódio AINDA quer se opor à Vontade de Deus e A quer manter limitada.
O propósito do Espírito Santo descansa em paz dentro de você. No entanto, você ainda não está disposto a deixar que ele se una a você totalmente. Você ainda se opõe à Vontade de Deus, apenas um pouco. Entretanto, esse pouco é um limite que você quer impor sobre o todo. A Vontade de Deus é Uma Só, NÃO muitas. Ela não TEM oposição, pois não há nenhuma outra ALÉM Dela.
Aquilo que vocês ainda querem guardar por trás de vossa pequena barreira e manterem SEPARADO uns dos outros, é mais poderoso do que o universo. Pois isso quer RETER o universo E O SEU CRIADOR. Essa pequena parede quer esconder o propósito do Céu e quer o manter FORA do Céu.
Você afastaria a salvação PARA LONGE DAQUELE QUE DÁ a salvação? Pois foi isso o que VOCÊ veio a ser. A paz não poderia mais SE AFASTAR de você assim como não poderia se afastar de Deus. Não tenha medo desse pequeno obstáculo. Ele NÃO pode conter a Vontade de Deus. A paz fluirá através dele e unir-se-á a você SEM impedimentos.
A salvação não pode SER mantida longe de você. Ela É o seu propósito. Você NÃO PODE ter vontade À PARTE disso. Vocês não TÊM nenhum propósito à parte uns dos outros, nem à parte daquele que vocês pediram ao Espírito Santo para COMPARTILHAR com vocês. A pequena parede cairá tão silenciosamente, sob as asas da paz! Pois a paz enviará os seus mensageiros a partir de você para todo o mundo. E as barreiras cairão diante da sua vinda, tão facilmente quanto aquelas que VOCÊ interpõe e serão superadas. Vencer o mundo não é mais difícil do que superar a sua pequena parede. Pois no milagre do SEU relacionamento, SEM essa barreira, TODOS os milagres estão contidos.
Não há ordem de dificuldades em milagres, pois todos SÃO o mesmo. Cada um é uma gentil CONQUISTA sobre o apelo da culpa pelo apelo do amor. Como isso pode FALHAR em ser realizado, AONDE quer que seja empreendido? A culpa não pode erguer barreiras REAIS contra isso.
E tudo o que parece estar entre vocês TEM QUE desaparecer, devido ao apelo ao qual VOCÊ respondeu. A partir de você que respondeu, Aquele Que respondeu a você quer chamar. A sua casa é o seu relacionamento santo. Não tente ficar ENTRE Ele e o Seu santo propósito, pois esse propósito é o seu. Em vez disso, permita que Ele em quietude ESTENDA o milagre do seu relacionamento a todas as pessoas CONTIDAS nele, assim como ele foi dado.
Há um silêncio no Céu, uma expectativa feliz, uma pequena pausa de contentamento, em reconhecimento do final da jornada. Pois o Céu conhece bem você, como você conhece o Céu. Não há ilusões entre vocês. Não olhe para a pequena parede de sombras. O sol ergueu-se ACIMA dela. Como pode uma sombra MANTER você afastado do sol? Do mesmo modo, as sombras não podem mais manter você afastado da luz em que as ilusões terminam. TODO milagre é apenas o fim de uma ilusão. Tal foi a jornada; tal o seu final. E na meta da verdade, que VOCÊ ACEITOU, TODAS as ilusões têm que terminar.
O pequeno, desejo insano de ficar livre Daquele Que você convidou a ENTRAR e empurrando-O para FORA, TEM QUE produzir conflito. À medida em que você olha para o mundo, esse pequeno desejo, desenraizado e flutuando sem rumo, pode pousar e se estabelecer brevemente em QUALQUER COISA. Pois não TEM mais nenhum propósito agora. ANTES que o Espírito Santo entrasse para habitar com você, ele [o pequeno, desejo insano] PARECIA ter um propósito GRANDIOSO; a dedicação fixa e imutável ao pecado e aos seus resultados. Agora ele não tem nenhum objetivo, vaga sem rumo, sem causar nada mais além de diminutas interrupções no apelo do amor.
“TODO milagre é apenas o fim de uma ilusão.”
Esse desejo, com o peso de uma pluma, essa diminuta ilusão, esse resquício microscópico da crença no pecado, é tudo o que resta do que um dia PARECEU ser o mundo. Já não é mais uma barreira implacável para a paz. O seu vagar sem destino faz com que os seus resultados PAREÇAM ser mais erráticos e imprevisíveis do que antes. No entanto, o que poderia ser mais instável do que um sistema delusório organizado rigidamente? A sua aparente estabilidade é a FRAQUEZA generalizada, que se estende a TODAS AS COISAS. A VARIAÇÃO a que o pequeno resquício induz meramente indica os seus resultados LIMITADOS.
Quão poderosa pode ser uma pequena pena, diante das grandes asas da verdade? Pode ela se opor ao voo de uma águia ou impedir o avanço do verão? Pode ela interferir nos EFEITOS do sol de verão sobre um jardim coberto pela neve? Veja com que facilidade esse pequeno vestígio é erguido e carregado para longe, para nunca mais voltar. E se despida dele com contentamento, não com pesar. Pois ele não é nada em si mesmo e nada representava quando você tinha um fé maior em sua proteção. Você não quer preferir saudar o sol de verão com boas-vindas, ao invés de fixar o seu olhar no floco de neve que desaparece e estremece ao se lembrar do frio do inverno?”
Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática
(A Prática da Psicoterapia, cont., A Questão do Pagamento, cont.,)
“Médico, curador, terapeuta, professor, cura a ti mesmo. Muitos virão a ti carregando a dádiva da cura, se tu assim escolheres. O Espírito Santo nunca recusa um convite para entrar e habitar contigo. Ele te dará infindáveis oportunidades para abrir a porta para a tua própria salvação, pois essa é a Sua função. Ele também te dirá exatamente qual é a tua função em cada circunstância e em todos os momentos. Quem quer que Ele te envie te alcançará, estendendo a mão para o seu Amigo. Deixa que o Cristo em ti lhe dê as boas-vindas, pois o mesmo Cristo está nele também. Nega a ele a entrada e terás negado o Cristo em ti. Lembra-te da triste história do mundo e das boas novas da salvação. Lembra-te do plano de Deus para a restauração da alegria e da paz. E não te esqueças de como são simples os caminhos de Deus:
‘Tu estavas perdido na escuridão do mundo até que pediste a luz. E então Deus enviou o Seu Filho para dá-la a ti.‘
(Fim de A Questão do Pagamento. Fim de A Prática da Psicoterapia.)”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 242
“’Esse dia é de Deus. É a minha dádiva para Ele.’
Hoje não conduzirei a minha vida sozinho. Eu não compreendo o mundo e por isso tentar viver a minha vida sozinho só pode ser tolice. Mas existe Alguém Que sabe tudo o que é melhor para mim. E Ele está contente em não fazer por mim nenhuma escolha que não conduza a Deus. Dou esse dia a Ele, pois não quero protelar a minha volta para casa e é Ele Quem conhece o caminho para Deus.
‘E, assim, damos a Ti o dia de hoje, viemos com mentes inteiramente abertas. Não pedimos nada do que achamos que merecemos. Dá-nos o que queres que seja recebido por nós. Tu conheces todos os nossos desejos e tudo o que queremos. E nos darás tudo aquilo de que precisamos para nos ajudar a achar o caminho para Ti.’”
—–
Imagem jan-kopriva-W6WYTVatuPU-unsplash.jpg – 12 de fevereiro de 2023
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4