Destacamos, 3 artigos de 3 Professores Avançados de Um Curso em Milagres – Jesus, Kenneth Wapnick e Robert Perry – sobre o importante tema “O  Natal”, para a nossa reflexão e entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Tradução livre Projeto OREM®

UCEM – Urtext T 15 K – Autor Jesus

O Fim do Sacrifício (FIP T.15.XI.1-10: O Natal como o fim do sacrifício)

“Não tenha medo de reconhecer que toda a ideia de sacrifício foi FEITA SÓ POR VOCÊ. E não busque segurança tentando se PROTEGER do lugar onde essa ideia NÃO está. Os seus irmãos e o seu Pai têm se tornado MUITO amedrontadores para você e você quer barganhar com eles alguns relacionamentos especiais, nos quais você pensa que vê alguns resquícios de segurança. Não tente mais MANTER À PARTE os seus pensamentos e o Pensamento que lhe foi DADO. Quando eles são reunidos e percebidos ONDE ESTÃO, a escolha ENTRE eles não é nada além de um despertar gentil e é tão simples como abrir os olhos à luz do dia, quando você não tem mais necessidade de sono.

O sinal do Natal é uma estrela, uma luz na escuridão. Não a veja FORA de você, mas brilhando no Céu interior e a aceite como o sinal de que o tempo de Cristo […da Mente Crística, da Mente Supraconsciente…] chegou.

Ele vem sem NADA exigir. Ele não pede nenhum sacrifício de QUALQUER tipo, de NINGUÉM. Na Presença de Cristo, toda a IDEIA de sacrifício perde TODO o significado. Pois Ele é o Anfitrião de Deus. E você precisa apenas convidá-Lo em Quem JÁ está lá, reconhecendo que o Seu Anfitrião é Um Só. E nenhum pensamento ALHEIO à Sua Unicidade pode habitar com Ele lá. O amor TEM QUE ser total para dar-Lhe as boas-vindas, pois a Presença da santidade CRIA a santidade que A envolve. Nenhum medo é capaz de afetar o Anfitrião Que embala Deus no tempo de Cristo. Pois o Anfitrião é tão santo quanto a Perfeita Inocência que Ele protege e Cujo Poder O protege.

Nesse Natal, dê ao Espírito Santo TUDO que possa machucar você. DEIXE-SE ser curado completamente, de modo que você possa SE UNIR a Ele na cura. E vamos celebrar a nossa liberação juntos, liberando todas as pessoas COM a gente. Não deixe nada para trás, pois a liberação é TOTAL. E quando você a tiver aceito comigo, você a dará comigo. Toda dor, todo sacrifício e toda pequenez desaparecerão em NOSSO relacionamento, que é tão inocente e tão poderoso quanto o nosso relacionamento com o nosso Pai. A dor será trazida até nós e desaparecerá na nossa presença. E, SEM dor, não pode haver sacrifício. E, SEM SACRIFÍCIO, o amor TEM QUE haver.

Você, que acredita que sacrifício É amor, tem que aprender que sacrifício é a separação DO amor. Pois o sacrifício traz culpa, tão certo quanto o amor traz paz. A culpa é a CONDIÇÃO do sacrifício, assim como a paz é a condição para a consciência no nível da realidade [awareness] do seu relacionamento com Deus. Pois através da culpa, você EXCLUI o seu Pai e os seus irmãos DE si mesmo. E através da paz, você os convidará a voltar e reconhecerá que eles estão onde o seu convite lhes pede para estar. Aquilo que você excluiu de si mesmo parece amedrontador, porque você o dotou de medo e tentou marginalizá-lo, embora seja parte de você. Quem é capaz de perceber uma parte de si mesmo como indigna e ainda assim viver em paz consigo mesmo? E quem é capaz de tentar resolver o conflito percebido do Céu e do inferno DENTRO DE SI, rejeitando o Céu e ATRIBUINDO-LHE os atributos do inferno, SEM experienciar a si mesmo como incompleto e solitário?

Enquanto você perceber o corpo como a sua realidade, você perceberá a si mesmo como solitário e destituído. E, enquanto isso durar, você também perceberá a si mesmo como uma VÍTIMA DE SACRIFÍCIO, JUSTIFICADO em sacrificar a outros. Pois quem poderia deixar de lado o Céu e o seu próprio Criador, SEM um sentido de sacrifício e de perda? E quem poderia sofrer sacrifício e perda, sem tentar RESTAURAR a si mesmo? No entanto, como vocês mesmos poderiam realizar isso, quando a base das suas tentativas é a crença na REALIDADE DA PRIVAÇÃO? Pois a privação gera ataque, SENDO a crença em que o ataque é justificado. E, enquanto você quer RETER a privação, o ataque vem a ser a salvação e o sacrifício vem a ser o amor.

É assim que, em toda a sua busca por amor, VOCÊ BUSCA O SACRIFÍCIO e O ACHA.(*) E, no entanto, você NÃO acha o amor. Pois é impossível NEGAR o que É o amor e ainda RECONHECÊ-LO. O significado do amor está naquilo que você colocou FORA de si mesmo e isso não TEM nenhum significado À PARTE de você. É o que você prefere MANTER, que não tem significado. Enquanto tudo o que você quer MANTER DISTANTE, retém todo o significado do universo e mantém o universo unido em seu significado. Pois, a menos que o universo esteja unido em VOCÊ, ele estaria SEPARADO DE Deus e ser sem Ele É ser sem significado.

No instante santo, a condição do amor é satisfeita, pois as mentes estão unidas sem a INTERFERÊNCIA dos corpos e onde há comunicação, há paz. O Príncipe da Paz nasceu para restabelecer a CONDIÇÃO do amor, ensinando que a comunicação permanece ininterrupta, mesmo se o corpo é destruído, DESDE QUE você NÃO veja o corpo como o meio necessário para a comunicação. E se você ENTENDE essa lição, você perceberá que, sacrificar o CORPO é NÃO SACRIFICAR NADA. E a comunicação, que TEM QUE ser da mente, NÃO PODE ser sacrificada. Onde, então, está o sacrifício?

A lição que eu nasci para ensinar e ainda quero ensinar a todos os meus irmãos, é que o sacrifício não está em parte alguma e o amor está em toda parte. Pois a comunicação TUDO ABRANGE e na paz que ela restabelece, o amor vem por si mesmo. Que nenhum desespero obscureça a alegria do Natal, pois o tempo de Cristo não tem significado Á MARGEM da alegria.

Vamos nos unir na celebração da paz, não exigindo nenhum sacrifício de ninguém, pois assim você me oferece o amor que eu ofereço a você. O que pode ser mais alegre do que perceber que NÓS NÃO ESTAMOS PRIVADOS DE NADA? Tal é a mensagem do tempo de Cristo, que eu dou a você, de forma que VOCÊ possa dá-la e a devolver ao Pai, Que a deu a mim. Pois no tempo de Cristo, a comunicação com Ele é restaurada e Ele se une a nós na celebração da Criação de Seu Filho.

Deus oferece gratidão ao santo anfitrião que quer recebe-Lo e que O deixa entrar e habitar onde Ele quer estar. E PELAS suas boas-vindas ELE também dá a você as boas-vindas em Si Mesmo. Pois o que está contido em você, que Lhe dá boas-vindas é DEVOLVIDO a Ele. E nós apenas celebramos a SUA Integridade, quando damos boas-vindas a Ele em nós mesmos. Aqueles que recebem o Pai são um só com Ele, sendo anfitriões para com Aquele Que os criou. E por permitir que Ele entre, a lembrança do Pai entra com Ele e com Ele aqueles que O recebem se lembram do único relacionamento que jamais tiveram e jamais querem ter.

Esse é o final de semana em que um novo ano nascerá do tempo de Cristo. Eu tenho fé perfeita em você, no sentido de que você fará tudo o que você quer realizar. Nada estará faltando e você FARÁ COM QUE SEJA COMPLETO e NÃO destruirá. Diga e ENTENDA isso:

Eu lhe dou ao Espírito Santo, como parte de mim mesmo.
Eu sei que você será liberado, A NÃO SER QUE EU QUEIRA USAR VOCÊ PARA ME APRISIONAR.
Em nome da MINHA liberdade EU ESCOLHO a sua liberação, porque eu reconheço que nós seremos liberados JUNTOS.

Assim o ano começará com alegria e liberdade. Há muito a fazer e nós temos estado muito atrasados . Aceite o instante santo enquanto esse ano nasce e tome o seu lugar, por tanto tempo deixado vago, no Grande Despertar. Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que TUDO SEJA O MESMO. E permita que TODOS os seus relacionamentos sejam santificados PARA você. Esta é a NOSSA vontade. Amém.”

(*) “Sacrifício e oferta Tu não pediste, mas Tu abriste os Meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado, Tu não exigiste.” Salmos 40:6; “Pois Tu não desejas sacrifício; ou então eu o daria; Tu não te deleitas em holocausto.” Salmos 51:16; “Mas se tu soubésseis o que é isso, ‘eu desejo misericórdia e não sacrifício’, você não teria condenado aqueles que são sem culpa.” Mateus 12:7

“Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que TUDO SEJA O MESMO.”

Fonte YouTube – Autor Dr. Kenneth Wapnick

Temas De Um Curso em Milagres – 2012 Natal

“Essa manhã nós falaremos sobre o Natal, já que é essa a estação.

Praticamente todos os estudantes do Curso estão familiarizados com a linha próxima ao final do Capítulo 15, que foi escrita na estação do Natal,

‘O sinal do Natal é uma estrela na escuridão. Não a vejas fora de ti, mas brilhando no Céu interior e aceita-a como o sinal de que o tempo de Cristo veio.’ (T-15.XI.2:1-2)

A parte sobre a qual eu quero falar, que na verdade não diz especificamente nessa passagem, mas fala sobre como Cristo vem e não exige sacrifício, o que significa que o tempo de Cristo ou a luz que brilha em cada um de nós é uma luz suave e gentil e amável,  luz paciente.

E eu penso que essa é realmente a mensagem que nós queremos aprender com o Curso na estação do Natal e em todos os tempos.

Que, se nós quisermos ser aquela estrela radiante para nós mesmos e para os outros, nós temos que ser amáveis e nós temos que ser gentis.

Há uma linha adorável no Texto que diz:

‘O amor conduz com tanto contentamento!’ (T-13.VII.6:3)

Mas o amor também conduz tão gentilmente, tão amavelmente e tão suavemente.

Um tema importante do Curso que se repete através de todo o curso, é um tema importante em muitos dos poemas de Helen também, que é o tema da quietude e do silêncio.

Jesus nos pede para nos voltarmos para a nobre calma do lado de dentro.

Ele diz que nós devemos nos relacionar e nos identificar com o centro de quietude do lado de dentro.

E a partir desse centro de quietude nós podemos ser… os nossos corpos podem estar muito ocupados no mundo, mas sempre haverá aquele lugar de quietude interior… aquele lugar de suavidade.

A lembrança de Deus vem à mente quieta e, claro, tudo isso tem a ver com a mente.

A lembrança de Deus não chega a um corpo quieto ou a uma vida externa quieta. Vem para uma mente quieta.

Então, quando nós falamos sobre o sinal do Natal sendo uma estrela que brilha do lado de dentro, ela brilha do lado de dentro de nossa mente certa.

Isso acontece quando nós decidimos que nós não queremos mais os gritos estridentes do ego, a dureza, a crueldade, os julgamentos de outras pessoas, mas que nós queremos brilhar e radiar essa luz suave, gentil e amável.

Então, quando nós pensamos na estrela e, claro, nessa estação você não pode deixar de olhar para as estrelas, pense na estrela do Natal como uma estrela suave e gentil.

Ela brilha docemente, ela brilha silenciosamente, ela brilha na quietude de nossas mentes.

E isso serve como um lembrete de que o tempo de Cristo realmente tem chegado, não apenas em 25 de dezembro, mas tem chegado em cada e em todo instante santo em que nós lembramos que nós queremos essa quietude e nós queremos essa quietude em nossas vidas e não a ocupação.

Não quando nós estamos tensos e irritados e nervosos e nos sentindo sobrecarregados com tudo o que nós temos que fazer, especialmente nesta estação do ano.

Isso deixa de lado todas as nossas ocupações, assim como diz no final da seção ‘Eu não preciso fazer nada’ no livro Texto, onde está a passagem do centro de silêncio, que mesmo que os nossos corpos estejam muito, muito ocupados, ainda nós podemos ficar em silêncio.

E, novamente, a luz que nós queremos brilhar, se não for suave, gentil e amável, então não é a luz do Natal… é a luz do Natal do ego, que é sempre uma luz da forma. Claro, essa é uma maneira óbvia de ver o Natal em nosso mundo moderno, que é tudo uma questão de forma, é uma questão externa e todo mundo esquece qual deveria ser o significado espiritual do feriado.

E uma das coisas brilhantes sobre o Curso é, como eu já tenho comentado muitas vezes, que durante as estações de Natal e Páscoa, Jesus tece em seu ensinamento básico os símbolos desses dois principais feriados Cristãos.

E a questão é que todo dia é dia de Natal, todo dia é um dia de ressurreição, um dia de Páscoa quando nós escolhemos despertar do sonho de morte e de julgamento e de culpa e de ódio do ego.

E todos os dias, mais uma vez, é dia de Natal quando nós escolhemos renascer… renascer não como uma figura de Cristo no sentido tradicional, mas nós renascermos como esse ser suave, tranquilo e amável, que é a resposta do Espírito Santo ao ser do ego, que é duro, cruel, insensível e cheio de egoísmo.

Portanto, nessa estação do dia de Natal e em todas as estações de dias de Natal, nós queremos aprender a fazer isso com eles, ou seja, com outras pessoas.

Que nós queiramos ser a testemunha de que o tempo de Cristo realmente tem chegado e nós somos, no instante santo, que escolhemos, nós somos aquele exemplo brilhante que é suave e gentil e sempre amável.”

E a questão é que todo dia é dia de Natal, todo dia é um dia de ressurreição, um dia de Páscoa quando nós escolhemos despertar do sonho de morte e de julgamento e de culpa e de ódio do ego.

Fonte: Circle of Atonement – Autor Robert Perry

Nós Celebramos o Natal Por Repeti-Lo

“Acontece que Um Curso em Milagres tem muito a dizer sobre a celebração do Natal. O Curso começa afirmando categoricamente que nós não sabemos como.

‘Essa é a estação em que você celebraria o meu nascimento no mundo. No entanto, você não sabe como fazê-lo’ (T-15.X.1:5-6).

Curiosamente, o Curso diz isso no meio onde ele fala sobre como nós tentamos encontrar magnitude nas pequenas dádivas do mundo, dádivas que nós tentamos extrair dos outros sacrificando a nós mesmos pelo bem deles, por ‘dar’ a eles. Tanto quanto eu posso ver, o Curso não liga esse cenário à nossa celebração do dia de Natal, mas certamente nós nos perguntamos se isso não estava na mente do autor.

A solução para a nossa ignorância de como celebrar o dia Natal é muito simples:

‘Deixa que o Espírito Santo te ensine…’ (T-15.X.1:7).

Como, então, o Espírito Santo, de fato, nos ensina a celebrar o dia de Natal? Ele nos pede para aceitar um instante santo. Em meio a todos os nossos preparativos frenéticos, nós abandonamos a nossa mentalidade baseada no sacrifício, nós entramos na quietude do momento presente e deixamos o Cristo [a Mente Crística, a Mente Supraconsciente] nascer em nós.

Dizer que nós devemos celebrar o dia de Natal aceitando um instante santo é muito interessante, porque o Natal original foi um instante santo. Na verdade, o Curso usa o termo ‘o tempo de Cristo’ para significar tanto ‘Natal’ quanto ‘o instante santo’.

Há uma bela simplicidade nisso: o dia de Natal foi um instante santo; portanto, nós celebramos o dia de Natal aceitando um instante santo. Nós celebramos o Natal por repeti-lo. Isso não faz todo o sentido? O que mais seria uma verdadeira celebração de qualquer evento, senão permitir que esse evento se repita dentro de nós? Por que nós faríamos o papel de espectadores distantes que só podem fazer uma festa de aniversário para o menino Jesus ausente, quando nós podemos fazer o papel da própria Maria e permitir que o Menino Jesus nasça em nós? Ao invés de convidar Jesus para os nossos presépios, passeios de trenó e gemadas, nós devemos convidá-lo para os nossos corações:

‘Dá boas-vindas a mim, não em uma manjedoura, mas no altar à sanidade, onde a santidade habita em perfeita paz.’ (T-15.III.9:6).

Essa é a única dádiva que Jesus quer de nós. Ele não tem necessidade de nosso louvor e adulação, de nossas canções solenes e de nossas orações floreadas.

Ao invés de nos fazer celebrar a liberação de Jesus,

‘…ele quer celebrar a nossa liberação’ (T-15.X.1:7).

‘A única dádiva que eu posso aceitar de você é a dádiva que eu dei a você’ (T-15.X.1:8).

Ele se juntou a nós; em troca, ele quer que nós nos juntemos a ele. Ele nos deu a nossa liberação; ele quer que nós aceitemos a nossa liberação e, assim, ele quer que nós possamos dar a ele a dádiva de nossa liberação. E nós damos essas dádivas e as recebemos da mesma forma: experienciando o instante santo.

Na verdade, o Curso tem várias sugestões de como nós experienciamos o instante santo:

‘Aprende que tens que ser digo do Príncipe da Paz…” (T-15.III.8:4).

Como nós podemos verdadeiramente aceitar Jesus em nossos altares internos, a não ser que nós acreditemos que ele habite lá? No entanto, nós só necessitamos estar abertos a essa possibilidade. Pois é somente quando nós o experienciamos dentro de nós que realmente nós acreditaremos que nós somos grandes o suficiente para merecê-lo.

‘Meu Nascimento em ti é o teu despertar para a grandeza’ (T-15.III.9:5).

‘Nesse Natal, dá ao Espírito Santo tudo o que iria ferir-te’ (T-15.XI.3:1).

Eu não consigo ultrapassar essa linha. Continuo vendo essa imagem incongruente de um típico comercial de Natal com o Papai Noel correndo pela neve em um barbeador elétrico e então conclui com a frase: ‘Nesse Natal, dá ao Espírito Santo tudo o que iria ferir-te’.

Para aplicar essa bela orientação, nós temos que simplesmente vigiar as nossas mentes durante essa estação de férias para todas as crenças que nos prejudicam – crenças de que as lojas, outros compradores, tráfego, membros da família e perus de Natal não estão cumprindo adequadamente os seus papéis designados; crenças de que nós somos vítimas oprimidas das expectativas sociais e da mentalidade comercial; crenças de que nós temos boas justificativas para não estar em paz. E quando nós encontramos essas crenças, simplesmente as entregamos ao Espírito Santo, para que Ele possa removê-las de nossas mentes santas.

‘Vamos nos unir na celebração da paz, sem pedir sacrifício algum de pessoa alguma…’ (T-15.XI.8:2).

Isso significa que nós não fazemos exigências internas (ou externas) para que alguém atenda às nossas expectativas, especialmente quaisquer exigências de que eles nos paguem por algo ‘ruim’ que eles fizeram a nós ou algo ‘bom’ que nós fizemos por eles.

Liberar os outros de seu passado e de nossas expectativas é uma das principais maneiras pelas quais nós podemos vivenciar o tempo de Cristo.

‘Aprende agora que qualquer espécie de sacrifício não é senão uma limitação imposta ao dar’ (T-15.X.2:6).

Nós pensamos que necessitamos comprar o amor dos outros por nos sacrificarmos por eles. Ao nos pedir para desafiar essa crença, o Curso não está nos pedindo para parar de dar. O Curso está dizendo que sacrifício não é dar. É somente quando nós suspendemos temporariamente a nossa crença no sacrifício e entramos no instante santo que o verdadeiro dar se torna possível.

Para encerrar, eu quero enfatizar que o Curso não está dando uma receita certa de como celebrar o dia de Natal do lado de fora. O Curso está nos dizendo como experienciá-lo por dentro. Nós celebramos o dia de Natal repetindo o Natal, deixando que ele ocorra novamente em nós, respondendo ao seu instante santo com um instante santo nosso. Não é irônico que nós temos dado uma festa movimentada e barulhenta em todo o mundo para celebrar um instante santo e silencioso? No entanto, nós podemos experienciar o nosso próprio instante santo, mesmo com toda a comoção do feriado girando ao nosso redor. Talvez não haja tempo em que nós precisemos mais dele. A beleza de tudo isso é que nós podemos viver o dia de Natal no meio e mesmo apesar da época Natalina.”

Imagem pexels-jonathan-borba-3303614-21122022.jpg – 22 de dezembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x