No livro “O Desaparecimento do Universo”, de autoria de Gary R. Renard, o Mestre Ascensionado Arten interpreta, de maneira didática, em mensagem inspiradora, a Introdução do livro “Um Curso em Milagres”, que transcrevemos a seguir para conhecimento e entendimento.

UCEM – Introdução

Esse é um curso em milagres. É um curso obrigatório. Só é voluntário o momento em que decides fazê-lo. Livre arbítrio não significa que podes estabelecer o currículo. Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento. O curso não tem por objetivo ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado. Ele objetiva, contudo, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural. O oposto do amor é o medo, mas o que tudo abrange não pode ter opostos.

Esse curso, portanto, pode ser resumido muito simplesmente dessa forma:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.”
(T – pág. 1)

A Mensagem de Arten

O Curso é obrigatório porque expressa a verdade. Sinto muito se parece arrogante. Isso não significa que o Curso é o único caminho para que todos encontrem a verdade.

A verdade é uma consciência – não um livro.

Mas, você não pode encontrar essa consciência sozinho. Uma mente doente pode curar a si própria? No nível do mundo, a resposta é não. Você precisa de ajuda. Você precisa de um milagre.

O momento em que você vai escolher aprender e aplicar o que o Curso ensina está em suas mãos. Você pode adiar o quanto quiser.

O currículo já foi estabelecido. Você pode eleger o que quer aprender em um momento determinado, mas finalmente vai perceber que existem, na realidade, apenas duas coisas entre as quais escolher, ao invés da miríade de escolhas que você hoje acredita que estão à sua disposição.

O Curso não afirma ser superior a qualquer outro caminho espiritual, embora, ao mesmo tempo, não faça segredo sobre o fato de que, no final das contas, é absolutamente necessário que você o aprenda.

O significado do amor não pode ser ensinado ou aprendido. O amor vai cuidar de Si mesmo.

Seu trabalho, como diz a Introdução, é aprender como remover, juntamente com o Espírito Santo, os bloqueios à consciência da herança que você aparentemente jogou fora.

O oposto de Deus e do Seu Reino é tudo o que não seja Deus e o Seu Reino, mas o que é oniabarcante – Deus – não pode ter opostos.

Você sem dúvida ouviu em algum lugar que “Um Curso em Milagres” está pedindo que você escolha o amor ao invés do medo. Isso é verdade, mas certamente não é suficiente.

Centenas de autores escreveram sobre pessoas escolhendo o amor ao invés do medo desde que o Curso apareceu na década de setenta. Mas, se você disser às pessoas para escolherem o amor ao invés do medo, elas vão pensar que você está dizendo a elas para escolherem o amor delas e não é isso o que o Curso está ensinando.

Como você vai aprender, o amor do mundo e das pessoas é o que o Curso chama de amor especial e o amor do Espírito Santo é algo bem diferente.

As palavras amor e medo no Curso representam dois sistemas de pensamento completos e mutuamente excludentes e ambos precisam ser compreendidos se você um dia for saber entre o que realmente está escolhendo.

Na verdade, o seu sistema de crenças inconsciente é mantido no lugar por não se olhar para ele. Que tipo de serviço você estará prestando às pessoas se não mostrar a elas que o sistema de pensamento do medo, o qual elas negaram e projetaram para fora, precisa ser examinado intimamente em suas vidas, se é que elas querem se libertar dele? O que você estará trazendo para a festa se deixar de informar às pessoas que a solução para os problemas do mundo e seus relacionamentos nunca será encontrada no nível da interação entre os corpos individuais?

Nada real – que é seu espírito eterno e inalterável, ao qual o sistema de pensamento de amor do Curso vai levá-lo – pode ser nem de leve ameaçado.

Nada irreal – que é tudo o mais e tem sido produzido pelo sistema de pensamento do medo – existe de modo algum na realidade.

A paz de Deus é o objetivo do Curso porque ela precisa ser alcançada para que você possa readquirir a consciência da sua realidade no Reino.

Bibliografia da OREM3:

1) Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

2) Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

3) E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

4) E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

5) Livro “Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

6) Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

7) Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

8) Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

9) E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

10) Artigo “Theory” (adapted from the Glossary-Index for A Course in Miracles,  Fourth Edition) (tradução livre: “Teoria” (adaptado do Índice-Glossário de Um Curso em Milagres, Quarta Edição) https://facim.org/online-learning-aids/theory/ – Kenneth Wapnick, Ph.D.

11) Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Imagem tim-swaan-eOpewngf68w-unsplash.jpg

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x