Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 243
A Atração da Culpa
“A atração da culpa produz o medo do amor. Pois o amor JAMAIS olharia para a culpa de modo algum. É da NATUREZA do amor olhar APENAS para a verdade, pois ali ele vê a si mesmo, com a qual quer unir-se em santa união e completeza.
Assim como o amor tem que olhar para o que vem depois do medo, o medo também não tem que ver o amor. Pois o amor contém o FIM da culpa, tão certo quanto o medo DEPENDE dela. O amor é atraído SOMENTE pelo amor. Não vendo a culpa de forma alguma, NÃO VÊ MEDO ALGUM. Sendo totalmente incapaz de ataque, não PODERIA ter medo.
O medo é atraído para aquilo que o amor NÃO vê. E cada um deles acredita que o objeto do olhar do outro não existe. O medo olha para a culpa exatamente com a mesma devoção com que o amor olha para si mesmo. E cada um tem muitos mensageiros que são enviados e que retornam a eles com mensagens escritas na linguagem em que foi pedido o seu envio. Os mensageiros do amor são enviados gentilmente e retornam com mensagens de amor e gentileza. Os mensageiros do medo são brutalmente despachados para buscar a culpa e valorizar cada migalha de mal e de pecado que possam achar, sem perder nenhum deles sob pena de morte e colocando-os respeitosamente diante de seu senhor e patrão.
A percepção não pode obedecer a dois senhores, cada um solicitando mensagens de coisas diferentes, em linguagens diferentes. Aquilo de que o medo alimentaria, o amor não vê. Aquilo que o medo EXIGE, o amor não é sequer capaz de VER. A violenta atração que a culpa exerce sobre o medo está totalmente ausente da percepção gentil do amor. Aquilo que o amor quer contemplar é sem significado para o medo e completamente invisível.
“A atração da culpa produz o medo do amor. Pois o amor JAMAIS olharia para a culpa de modo algum. É da NATUREZA do amor olhar APENAS para a verdade, pois ali ele vê a si mesmo, com a qual quer unir-se em santa união e completeza.“
Os relacionamentos nesse mundo são o resultado de como o mundo é visto. E isso depende de qual emoção foi chamada a enviar os seus mensageiros para contemplá-lo e retornar com a notícia do que viram. Os mensageiros do medo são treinados através do terror e tremem quando o seu patrão os chama para servi-lo.
Pois o medo não tem misericórdia até mesmo com os seus amigos. Os seus mensageiros culpados saem às escondidas em busca faminta de culpa, pois eles são mantidos com frio e famintos e o seu patrão, que só lhes permite banquetear-se apenas com o que eles devolvem a ele, faz com que sejam cruéis. Nenhum pequeno farrapo de culpa escapa de seus olhos famintos. E em sua busca selvagem pelo pecado, eles lançam-se sobre qualquer coisa viva que veem e a carregam gritando para o seu patrão, para ser devorada.
Não envie esses mensageiros selvagens ao mundo, para banquetear com isso e pilhar a realidade. Pois eles trarão a você notícias de ossos, pele e carne. Eles foram ensinados a buscar o que é corruptível e a retornar com as gargantas cheias de coisas deterioradas e apodrecidas. Para eles, tais coisas são belas, porque parecem aliviar os seus selvagens acessos de fome. Pois eles são frenéticos com a dor do medo e querem evitar a punição daquele que os envia, oferecendo-lhe aquilo que ELES consideram valorizado.
“A percepção não pode obedecer a dois senhores, cada um solicitando mensagens de coisas diferentes, em linguagens diferentes.“
O Espírito Santo deu a você os mensageiros do amor, para enviar NO LUGAR daqueles que VOCÊ treinou através do medo. ELES estão tão ansiosos para devolver a você o que eles valorizam, quanto estão os outros. Se você OS envia, eles verão apenas o que é irrepreensível e belo, gentil e benigno.
Eles terão o mesmo cuidado para não deixar escapar à sua atenção nenhum pequeno ato de caridade, nenhuma diminuta expressão de perdão, nenhum pequeno sopro de amor. E eles voltarão, com todas as coisas felizes que acharem, para compartilhá-las amorosamente com você. Não tenha MEDO deles. Eles oferecem a você a salvação. As suas mensagens são de SEGURANÇA. Pois ELES veem o mundo como algo benigno.
Se você enviar APENAS os mensageiros que o Espírito Santo lhe deu, Não QUERENDO outras mensagens a não ser as deles, você não verá mais o medo. O mundo será transformado diante de sua visão, limpo de toda culpa e suavemente escovado com beleza. O mundo não contém nenhum medo que VOCÊ não tenha colocado sobre ele. E nenhum que você possa continuar vendo depois de pedir aos mensageiros do amor para REMOVÊ-LO.
O Espírito Santo deu a vocês os Seus mensageiros, para enviar uns aos outros e para que retornem a cada um com o que o amor vê. Eles foram dados com o fim de SUBSTITUIR os cães famintos do medo que você enviou em seu lugar. E eles prosseguem para dar significado ao FIM do medo.
O amor também quer depositar um banquete diante de você, com uma mesa coberta com uma toalha sem mancha, posta em um jardim tranquilo, onde nenhum som além de canções e sussurros alegres e suaves são ouvidos. Esse é um banquete que honra o seu relacionamento santo e no qual todas as pessoas são bem-vindas como hóspedes de honra. E num instante santo a graça é dita por todos juntos, à medida em que eles se unem em gentileza diante da mesa da comunhão. E eu me unirei a você lá, conforme eu prometi há muito tempo e ainda prometo. Pois em seu novo relacionamento eu sou bem-vindo e onde eu sou bem-vindo, lá EU SOU.
Eu sou bem-vindo no estado de graça, o que significa que VOCÊ FINALMENTE ME PERDOOU. Pois eu me tornei o símbolo do seu pecado e, portanto, eu tive que morrer EM VEZ de você. Para o ego, o pecado SIGNIFICA a morte e, portanto, a Expiação É ALCANÇADA ATRAVÉS DO ASSASSINATO. A salvação é contemplada como uma maneira pela qual o Filho de Deus foi morto, em vez de VOCÊ. No entanto, eu ofereceria a você o meu CORPO, você a quem amo, conhecendo a sua pequenez [a pequenez do corpo]? Ou eu ensinaria que os corpos não podem nos manter separados [à parte]? O meu não tinha maior valor do que o seu; nem era um melhor meio para a COMUNICAÇÃO da salvação e também NÃO era a sua Fonte.
“O mundo não contém nenhum medo que VOCÊ não tenha colocado sobre ele. E nenhum que você possa continuar vendo depois de pedir aos mensageiros do amor para REMOVÊ-LO.“
Ninguém pode morrer por outra pessoa e a morte não expia o pecado. Mas você pode VIVER para mostrar que ele não é REAL. O corpo, de fato, parece ser o símbolo do pecado, enquanto você acredita que ele pode conseguir a você o que você quer. Enquanto você acredita que ele pode lhe dar prazer, você TAMBÉM acreditará que ele pode lhe trazer dor. Pensar que você é capaz de ficar satisfeito e feliz com tão pouco, É ferir a si mesmo.
E LIMITAR a felicidade que você quer ter, CONVOCA a dor para que ela preencha o seu escasso estoque e faça com que a sua vida seja completa. Essa é a completeza, conforme o ego a vê. Pois a culpa se insinua onde a felicidade foi removida e a SUBSTITUI. A comunhão é um outro tipo de completeza, que vai além da culpa PORQUE vai além do corpo. A comunhão vem com a paz e a paz TEM QUE transcender o corpo”.
URTEXT – A Canção da Oração
ORAÇÃO
Introdução
“A Oração é a maior dádiva com o qual Deus abençoou o Seu Filho em sua criação. Já era então o que deve vir a ser; a única Voz que o Criador e a criação compartilham; a canção que o Filho canta ao Pai, Que retorna os agradecimentos que ela Lhe oferece ao Filho. A harmonia é sem fim como também é sem fim o alegre acordo do Amor que Eles dão para sempre um ao outro. E nisso a criação é estendida. Deus agradece a Sua extensão em Seu Filho. O Seu Filho agradece por sua criação na canção que ele cria em Nome de seu Pai. O Amor que Eles compartilham é o que todas as orações virão a ser através de toda a eternidade, quando o tempo tiver terminado. Pois tal ela era antes que o tempo parecesse existir.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 243
“’Hoje, Eu não julgarei nada do que acontecer.’
Eu serei honesto comigo mesmo hoje. Não pensarei que já sei o que tem que permanecer além do meu entendimento atual. Não pensarei que compreendo o todo a partir de fragmentos da minha percepção, que são tudo o que posso ver. Hoje reconheço que isso é assim. E, desse modo, eu sou liberado de julgamentos que eu não posso fazer. Assim eu liberto a mim mesmo e àquilo que eu contemplar para estar em paz, tal como Deus nos criou.
‘Pai, hoje eu deixarei a criação livre para ser o que é. Eu honro todas as suas partes, nas quais estou incluído. Nós somos um só porque cada parte contém a Tua memória e a verdade tem que brilhar em todos nós como em um só.’”
—–
Dia 244
Obstáculos à Paz – II. A Crença em que o Corpo Tem Valor pelo Que ele Oferece
“Nós dissemos que a paz tem que em primeiro lugar superar o obstáculo do seu desejo de ficar livre dela. Onde a atração da culpa domina, a paz NÃO É QUERIDA. O segundo obstáculo pelo qual a paz tem que fluir, estreitamente relacionado com o primeiro, é a crença segundo a qual o corpo tem valor PELO QUE ELE OFERECE. Pois aqui SE FAZ COM QUE a atração da culpa SEJA MANIFESTADA no corpo e VISTA nele.
ESSE é o valor que você pensa que a paz quer roubar de você. Isso é o que você acredita que ela quer que você deixe de possuir, deixando VOCÊ sem lar. E é por isso que VOCÊ quer negar um lar para a paz. Esse é o ‘sacrifício’ que você sente como se fosse muito grande para ser feito, demais para ser pedido a você. Isso é um SACRIFÍCIO ou uma LIBERAÇÃO? O que é que o corpo REALMENTE lhe deu que justifique a sua estranha crença em que nele está a salvação? Você não vê que essa é a crença na MORTE? Aqui está o foco da percepção da Expiação como assassinato. Aqui está a FONTE da ideia de que o amor é medo.
Os mensageiros do Espírito Santo são enviados para muito além do corpo, chamando a mente para se unir à santa comunhão e ficar em paz. Tal é a mensagem que eu dei a eles para VOCÊ. São apenas os mensageiros do MEDO que veem o corpo, pois buscam aquilo que pode sofrer. É um sacrifício ser REMOVIDO daquilo que pode sofrer? O Espírito Santo não EXIGE que você ‘sacrifique’ a esperança dos prazeres do corpo. Ele não TEM nenhuma esperança de prazer. Mas também não pode lhe trazer o medo da dor. A dor é o ÚNICO ‘sacrifício’ que o Espírito Santo pede. E isso Ele QUER remover.
A paz é estendida a partir de você apenas para o que é eterno. E ela alcança o que está fora A PARTIR DO eterno em VOCÊ. Ela flui através de todas as outras coisas. O segundo obstáculo não é mais sólido do que o primeiro. Pois você não quer ficar livre da paz, nem limitá-la. O que são esses obstáculos que você quer interpor entre a paz e a continuação do trajeto da paz senão barreiras que você coloca entre a sua vontade e a sua realização? Você QUER a comunhão, NÃO o banquete do medo. Você QUER a salvação, NÃO a dor da culpa. E VOCÊ QUER O SEU PAI, NÃO um pequeno monte de barro para ser a sua casa. Em seu relacionamento santo está o Filho do seu Pai. Ele NÃO perdeu a comunhão com Ele. NEM COM ELE MESMO. Quando vocês concordaram em se unirem uns com os outros, vocês reconheceram que isso é assim. Isso NÃO tem custo. Mas TEM liberação do custo.
Você pagou muito caro por suas ilusões. E NADA daquilo que você pagou lhe trouxe paz. Você não está feliz que o Céu não possa ser sacrificado? E que nenhum sacrifício possa ser pedido a você? Não há nenhum obstáculo que você possa colocar diante de nossa união, pois em seu relacionamento santo eu JÁ estou lá. Nós superaremos todos os obstáculos JUNTOS, pois nós nos encontramos do lado de DENTRO dos portões e não do lado de fora.
Com que facilidade os portões são abertos do lado de dentro, para deixar a paz passar para abençoar o mundo cansado! Será que pode ser difícil para nós ultrapassarmos as barreiras juntos, se você já se UNIU ao Que É Sem Limites? O fim da culpa está em suas mãos, para ser dado. Vocês parariam agora, para BUSCAREM a culpa uns nos outros? Permitam que eu seja para vocês o símbolo do FIM da culpa e olhem uns para os outros como vocês olhariam para mim. Perdoe-me todos os pecados que você pensa que o Filho de Deus cometeu. E à luz do seu perdão, ele se lembrará de quem ele é e esquecerá o que nunca foi.
“Você QUER a comunhão, NÃO o banquete do medo. Você QUER a salvação, NÃO a dor da culpa. E VOCÊ QUER O SEU PAI, NÃO um pequeno monte de barro para ser a sua casa.“
Eu peço o seu perdão, pois se VOCÊ é culpado, eu também tenho que ser. E se eu superei a culpa e venci o mundo, você estava COMIGO. Você quer ver em mim o símbolo da culpa, ou do FIM da culpa? Lembrando que o que eu significo para você, você vê dentro de VOCÊ MESMO? A partir do seu relacionamento santo, a Verdade proclama a verdade e o Amor olha para si mesmo. A salvação flui do mais profundo no interior do lar que você ofereceu a meu Pai e a mim. E nós lá estamos juntos, na quieta comunhão em que o Pai e o Filho estão unidos.
Oh, venham vocês que têm fé à santa união do Pai e do Filho em vocês mesmos. E não mantenham VOCÊS à parte do que lhes é oferecido, em gratidão por terem dado à paz um lar no Céu. Enviem para todo o mundo a feliz mensagem do fim da culpa e todo o mundo responderá. Pensem na felicidade de vocês, pois todos lhes oferecem o testemunho do fim do pecado e mostram a vocês que o poder dele [pecado] se foi para sempre. Onde pode estar a culpa, quando a crença no pecado se foi? E onde está a morte, quando o seu grande advogado não é mais ouvido?
Perdoem-me as suas ilusões e liberem-me da punição pelo que eu NÃO fiz. Assim VOCÊS aprenderão a liberdade que eu ensinei, ensinando a liberdade uns aos outros e assim me liberando. Eu estou dentro do seu relacionamento santo, todavia, você quer me aprisionar atrás dos obstáculos que você levanta para a liberdade e quer impedir o meu caminho para você. No entanto, não é possível manter afastado Aquele Que JÁ está lá. E NELE É possível que a nossa comunhão, na qual nós JÁ estamos unidos, venha a ser o foco da nova percepção que trará luz a todo o mundo, contido em VOCÊ.”
“Onde pode estar a culpa, quando a crença no pecado se foi? E onde está a morte, quando o seu grande advogado não é mais ouvido?“
Urtext – A Canção da Oração (Oração, cont., Introdução, cont.,)
“Para você que está no tempo por pouco tempo, a oração assume a forma que melhor se adapta às suas necessidades. Você tem apenas uma. O que Deus criou uno, tem que reconhecer a sua própria unicidade e regozijar-se porque o que as ilusões pareciam separar é uno para sempre na Mente de Deus. A oração agora tem que ser o meio pelo qual o Filho de Deus deixa de lado as metas e os interesses separados e se volta em santo contentamento para a verdade da união em seu Pai e em si mesmo.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 244
“’Em nenhum lugar do mundo eu estou em perigo.’
‘O Teu Filho está a salvo onde quer que se encontre, pois estás lá com ele. Ele só precisa invocar o Teu Nome, e lembrar-se-á de sua própria segurança e do Teu Amor, pois são um só. Como pode ele ter medo, duvidar ou deixar de saber que não pode sofrer, ser ameaçado ou experimentar a infelicidade, se ele Te pertence, amado e amoroso, na segurança do Teu abraço Paterno?’
E é lá que estamos na verdade. Nenhuma tempestade pode entrar no abrigo bendito da nossa casa. Em Deus estamos seguros. Pois o que pode vir para ameaçar o próprio Deus ou amedrontar aquele que para sempre fará parte Dele?
—–
Dia 245
Prazer e Dor [FIP: i. A atração da dor]
“A sua pequena parte é apenas dar ao Espírito Santo toda a IDEIA do sacrifício. E ACEITAR a paz que Ele deu, ao invés disso. SEM os limites que impediriam a sua extensão e, portanto, limitariam a SUA consciência no nível da realidade [awareness] dela. Pois o que Ele dá TEM QUE ser estendido, se VOCÊ quiser ter o seu poder sem limites e usá-lo para a liberação do Filho de Deus. Não é DISSO que você quer se livrar e tendo isso, você NÃO PODE limitá-lo. Se a paz não tem um lar, você também não tem. E eu também não tenho. E Ele, Que É o nosso Lar, está sem lar CONOSCO.
É essa a sua vontade? Você quer ser para sempre um errante em busca de paz? Você quer investir a sua esperança de paz e felicidade naquilo que TEM QUE falhar? A fé no eterno SEMPRE é justificada, pois o eterno é benigno para sempre, infinito em sua paciência e totalmente amoroso. Ele o aceitará totalmente e lhe dará paz. No entanto, ele só pode se unir com o que JÁ está em paz em você, imortal como ele próprio. O corpo não pode lhe trazer nem paz nem tumulto; nem alegria nem dor. É um meio e NÃO um fim. Ele não tem propósito em si mesmo, mas apenas aquele que lhe foi dado para fazer. O corpo parecerá SER qualquer coisa que seja o meio para atingir a meta que você DESIGNA para ele.
Somente a mente pode estabelecer um propósito e somente a mente pode ver os meios para a sua realização e justificar o seu uso. Paz e culpa são ambas condições da mente a serem ALCANÇADAS. E essas condições são o lar da emoção que as gerou e que, portanto, são COMPATÍVEIS com isso. Mas pense você em qual delas isso é compatível com VOCÊ. Aqui está a sua escolha e é livre. Mas tudo o que está nela virá com ela. E o que você pensa que é NUNCA pode estar À PARTE disso.
O corpo é o grande APARENTE traidor da fé. Nele reside a desilusão e as sementes da falta de fé. Mas APENAS se você pedir o que ele NÃO PODE dar. É possível que o SEU equívoco seja um motivo razoável para a sua depressão e a desilusão e para um ataque vingativo contra aquilo que você pensa que falhou com você? Não use o seu ERRO como justificativa para a sua falta de fé. Você NÃO pecou, mas você tem estado equivocado naquilo que é fiel. E a correção do SEU equívoco lhe DARÁ motivos para a fé.
É impossível buscar o prazer através do corpo e NÃO achar dor. É essencial que esse relacionamento seja compreendido, pois o ego o vê como prova do pecado. Ele não é REALMENTE punitivo, em absoluto. Ele é apenas o resultado inevitável de se igualar COM o corpo, que é o CONVITE à dor. Pois ele convida o MEDO a entrar e vem a ser o seu PROPÓSITO. A atração da culpa TEM QUE entrar com ele e o QUE QUER QUE SEJA que o medo oriente o corpo a fazer É, portanto, doloroso. Ele compartilhará a dor de TODAS as ilusões e a ilusão do prazer SERÁ o mesmo que a dor.
“Somente a mente pode estabelecer um propósito e somente a mente pode ver os meios para a sua realização e justificar o seu uso. Paz e culpa são ambas condições da mente a serem ALCANÇADAS.“
Isso não é inevitável? Sob as ordens do medo, o corpo PERSEGUIRÁ [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL (vontade), na expressão WILL pursue] a culpa, servindo ao seu patrão, cuja atração pela culpa mantém toda a ilusão da sua existência. Essa, então, É a atração pela DOR. Regido por ESSA percepção, o corpo vem a ser o servo da dor, buscando-a obedientemente e obedecendo à ideia de que a dor É prazer. É essa IDEIA que fundamenta todo o maciço investimento do ego no corpo. E é esse relacionamento insano que ele mantém oculto e ainda assim se alimenta disso. Para VOCÊ, ele ensina que o prazer do corpo é a felicidade. Entretanto, para SI MESMO ele sussurra: ‘Isso é a morte’.
Por que o corpo deveria ser QUALQUER COISA para você? Certamente aquilo de que é feito não é precioso. E, com a mesma certeza, ELE não tem sentimento. Ele transmite a VOCÊ os sentimentos que você QUER. Como qualquer meio de comunicação, o corpo recebe e envia as mensagens que lhe são transmitidas. NÃO tem nenhum sentimento por elas.
Todo o sentimento que nelas está investido é dado pelo remetente e pelo destinatário. Tanto o ego como o Espírito Santo reconhecem isso. E ambos também reconhecem que aqui O REMETENTE E O DESTINATÁRIO SÃO O MESMO. O Espírito Santo DIZ isso a você com alegria. O ego o ESCONDE, pois quer manter você inconsciente disso.
Quem quer enviar mensagens de ódio e ataque, se apenas entendesse que essas mensagens são enviadas para ELE MESMO? Quem quer acusar, culpar e condenar a si mesmo? As mensagens do ego SEMPRE são enviadas PARA LONGE de você, na crença de que, por sua mensagem de ataque e culpa, alguma OUTRA pessoa, mas não você mesmo, sofrerá. E, mesmo que VOCÊ sofra, ainda assim OUTRA pessoa sofrerá mais. O grande enganador reconhece que não é assim, mas, como ‘inimigo’ da paz, insiste que você ENVIE para fora todas as suas mensagens de ódio e liberte A VOCÊ MESMO. E, para convencê-lo de que isso é possível, ele pede ao corpo que busque a dor no ataque a outra pessoa, chamando-a de prazer e OFERECENDO isso a você como libertação do ataque.
Não ouça a loucura do ego e não acredite que o impossível seja verdadeiro. Não se esqueça de que o ego DEDICOU o corpo ao objetivo do pecado e deposita nele TODA a sua fé de que isso possa ser realizado. Os seus tristes discípulos entoam louvores ao corpo continuamente, em solene celebração do domínio do ego. Ninguém, entretanto TEM QUE acreditar que CEDER à atração da culpa é a FUGA da dor. Ninguém, no entanto TEM QUE considerar o corpo como a si mesmo, SEM o qual ele morreria e, no entanto, DENTRO do qual a sua morte é igualmente inevitável.
Não é dado aos discípulos do ego reconhecer que eles têm dedicado a eles mesmos à morte. A liberdade tem sido OFERECIDA a eles, mas eles não a aceitaram. E aquilo que é oferecido tem que ser também recebido, para ser verdadeiramente dado. Pois o Espírito Santo também é um meio de comunicação, recebendo do Pai e oferecendo as Suas mensagens ao Filho. Assim como o ego, o Espírito Santo é ao mesmo tempo o remetente e o destinatário. Pois o que é enviado Através Dele RETORNA a Ele, buscando a si mesmo ao longo do caminho e ACHANDO aquilo que busca. Da mesma forma, o ego ACHA a morte que ele busca, devolvendo-a a VOCÊ.”
“Não se esqueça de que o ego DEDICOU o corpo ao objetivo do pecado e deposita nele TODA a sua fé de que isso possa ser realizado.“
Urtext – Canção da Oração (Oração, cont., Introdução, cont.,)
“Deitem os seus sonhos por terra, vocês santos Filhos de Deus e erguendo-se como Deus os criou, livrem-se dos ídolos e lembrem-se Dele. A oração sustentará vocês agora e abençoará vocês enquanto vocês elevam os seus corações para Ele em canção ascendente que alcança o que é mais alto e depois mais alto ainda, até que tanto o alto quanto o baixo tenham desaparecido. A fé no objetivo de vocês crescerá e se manterá no alto enquanto vocês ascendem na escada cintilante para os gramados do Céu e o portão da paz. Pois isso é oração e aqui está a salvação. Esse é o caminho. É a dádiva de Deus para vocês.”
Urtext –Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 245
“’Pai, a Tua Paz está comigo. Eu estou a salvo.’
‘Pai, a Tua Paz me cerca. Aonde quer que eu vá, a Tua Paz me acompanha. Ela ilumina todos aqueles que encontro. Trago-a aos desolados, aos solitários e aos que têm medo. Dou a Tua Paz àqueles que sentem dor, que choram perdas, ou pensam estar privados de esperança e de felicidade. Manda-os para mim, meu Pai. Deixa-me trazer comigo a Tua Paz. Pois quero salvar o Teu Filho, conforme é a Tua Vontade, para que eu possa vir a reconhecer o meu Ser.’
E assim vamos em paz. Damos ao mundo todo a mensagem que recebemos. Portanto, vimos para ouvir a Voz por Deus Que nos fala ao relatarmos o Seu Verbo; Aquele cujo Amor reconhecemos porque compartilhamos o Verbo que Ele nos deu.”
—–
Imagem kelly-sikkema-OsYVbMFc3yU-unsplash.jpg – 23 de fevereiro de 2023
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.
Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4