Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 63

“Nunca passou pela sua cabeça realmente desistir de todas as ideias que você já teve que se OPÕEM ao conhecimento. Você retém milhares de pequenos pedaços de medo que impedem a entrada Daquele que é Santo. A luz não pode penetrar através das paredes que você faz para bloqueá-la e está sempre RELUTANTE em destruir o que você tem feito. Ninguém pode ver ATRAVÉS de uma parede, mas eu posso contorná-la.

Vigiem as suas mentes para os restos de medo, ou você será incapaz de me pedir para fazê-lo. Eu posso ajudá-lo apenas como o nosso Pai nos criou. Eu amarei você e honrarei você e manterei total respeito pelo que você tem feito. Mas eu não amarei você nem honrarei você a menos que seja verdadeiro. Chame a mim verdadeiramente e eu virei. Não me chame verdadeiramente e eu esperarei. Eu nunca abandonarei você, assim como Deus também jamais o fará. Mas eu TENHO QUE esperar o tempo que vocês quiserem para abandonar a si mesmos.

Porque eu espero com amor e não com impaciência, certamente você me chamará verdadeiramente. Eu virei de bom grado em resposta a um único chamado inequívoco. Vigie atentamente e veja o que você está realmente pedindo. Sejam muito honestos consigo mesmos sobre isso, pois nós não temos que esconder nada uns dos outros.

Se vocês REALMENTE tentarem fazer isso, vocês terão dado o primeiro passo para preparar as suas mentes para a entrada Daquele que é Santo. Nós vamos nos preparar para isso juntos e, uma vez que Ele tiver vindo, você estará pronto para me ajudar a preparar outras mentes para Ele. Por quanto tempo vocês negarão a Ele o Seu Reino?

Em seu próprio inconsciente [mente subconsciente], profundamente reprimida pelo ego, está a declaração de sua liberação.

DEUS TE DEU TODAS AS COISAS. Esse é o único fato que SIGNIFICA que o ego não existe e que, portanto, o deixa profundamente amedrontado [o ego]. Na linguagem do ego, ‘ter’ e ‘ser’ são diferentes, mas são idênticos para a Alma. A Alma tem o conhecimento que ambos TEM tudo e SÃO tudo. Qualquer distinção a esse respeito só tem sentido quando a ideia de ‘receber’, que implica em falta, já foi aceita. É por isso que nós não fizemos distinção antes entre TER o Reino de Deus e SER o Reino de Deus.

O ser calmo do Reino de Deus, que em sua mente sã é perfeitamente consciente, é impiedosamente banido da parte da mente que o ego governa. O ego está desesperado porque se opõe a probabilidades literalmente invencíveis, esteja você dormindo ou acordado. Considere quanta vigilância você está disposto a exercer para proteger o seu ego e quão pouco você está disposto a gastar para proteger a sua mente certa. Quem, a não ser o insano, se comprometeria a acreditar no que não é verdadeiro e então proteger essa crença às custas da Verdade?”

A Fuga do Medo

[FIP T-4.IV. Isso Não Precisa Ser Assim]

“Se você não pode ouvir a voz de Deus, é porque você não escolheu escutar. O fato de você DE FATO ouvir a voz do seu ego é demonstrado por suas atitudes, por seus sentimentos e por seu comportamento. As suas atitudes são obviamente conflitantes; os seus sentimentos têm um alcance estreito no lado negativo, mas nunca são puramente alegres; e o seu comportamento é tenso ou imprevisível.

No entanto, é isso o que você quer. É isso o que você está lutando para manter e o que você está vigilante para salvar. As suas mentes estão cheias de esquemas para salvar a face de seus egos e vocês não buscam a Face de Deus.

O espelho em que o ego procura ver a própria face é, de fato, escuro. Como pode ele manter o truque da sua existência a não ser com espelhos? Mas aonde você procura para achar você mesmo depende de você. Nós temos dito que você não pode mudar a sua mente mudando o seu comportamento, mas também nós temos dito, e muitas vezes antes, que você PODE mudar a sua mente.

Quando o seu humor lhe diz que você desejou de forma errada e isso acontece sempre que você não está alegre, então SAIBA que isso não precisa ser assim.

Em todos os casos você pensou errado sobre alguma Alma que Deus criou e está percebendo imagens que o seu ego faz em um espelho escurecido. Pense honestamente no que você pensou que Deus NÃO teria pensado e no que você NÃO pensou que Deus queria que você pensasse. Investigue sinceramente o que você fez e deixou de fazer em função disso. E então mudem as suas mentes para PENSAR COM A DE DEUS.

Isso pode parecer difícil para você, mas é MUITO mais fácil do que tentar pensar CONTRA isso. A sua mente é una com a de Deus. Negar isso e pensar de outro modo tem mantido o seu ego inteiro, mas literalmente dividiu a sua mente. Como um irmão amoroso, eu estou profundamente preocupado com as suas mentes e os exorto a seguir o meu exemplo ao olhar para si mesmos e para os outros e ver em ambos as gloriosas Criações de um Pai glorioso.

Quando você estiver triste, SAIBA que isso NÃO PRECISA SER ASSIM. A depressão SEMPRE surge, em última análise, de uma sensação de ser privado de algo que você quer e não o tem. SAIBA que você não está privado de nada, exceto por suas próprias decisões e então decida de outra forma.

O espelho em que o ego procura ver a própria face é, de fato, escuro. Como pode ele manter o truque da sua existência a não ser com espelhos? Mas aonde você procura para achar você mesmo depende de você. Nós temos dito que você não pode mudar a sua mente mudando o seu comportamento, mas também nós temos dito, e muitas vezes antes, que você PODE mudar a sua mente.”

Quando você estiver ansioso, SAIBA que toda ansiedade vem do caráter caprichoso do ego e NÃO PRECISA SER ASSIM. Você pode ser tão vigilante CONTRA os ditames do ego quanto A FAVOR deles.

Quando você se sentir culpado, SAIBA que o seu ego realmente violou as leis de Deus, mas VOCÊ não o fez. Deixe os pecados do ego para mim. É para isso que serve a Expiação. Mas até que você mude a sua mente em relação àqueles a quem o seu ego tem ferido, a Expiação não pode liberar você. Enquanto você se sentir culpado, o seu ego está no comando, porque somente o ego PODE experienciar a culpa. ISSO NÃO PRECISA SER ASSIM.”

Quando o seu humor lhe diz que você desejou de forma errada e isso acontece sempre que você não está alegre, então SAIBA que isso não precisa ser assim.”

Urtext – Manual de Professores (Quais são as Características dos Professores de Deus? cont.,)

D. Gentileza

“O dano é impossível para os professores de Deus. Eles não podem infligi-lo nem sofrê-lo. O dano é o resultado do julgamento. É o ato desonesto que segue um pensamento desonesto. É um veredicto de culpa para um irmão e, portanto, para a própria pessoa. É o fim da paz e a negação do aprendizado. Demonstra a ausência do currículo de Deus e a sua substituição pela insanidade. Nenhum professor de Deus pode deixar de aprender – e bem cedo no seu treinamento que causar dano oblitera completamente a sua função na sua consciência. Fará com que ele fique confuso, amedrontado, raivoso e desconfiado. Fará com que seja impossível aprender as lições do Espírito Santo. E o Professor de Deus também não pode sequer ser ouvido a não ser por aqueles que compreendem que o dano, de fato, nada pode conseguir. Nenhum ganho pode dele advir.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 63

“’A luz do mundo traz paz a todas as mentes através do meu perdão.’

Quão santo és tu, que tens o poder de trazer paz a todas as mentes! Quão bem-aventurado és tu, que podes aprender a reconhecer o meio para permitir que isso seja feito através de ti! Que outro propósito poderias ter que te trouxesse maior felicidade?

Tu és, de fato, a luz do mundo com tal função. O Filho de Deus olha para ti buscando a sua redenção. Ela é tua para ser dada a ele, pois pertence a ti. Não aceites nenhum propósito trivial ou desejo sem significado em seu lugar ou te esquecerás da tua função e deixarás o Filho de Deus no inferno. Esse não é um pedido fútil que te está sendo feito. A ti pede-se que aceites a salvação, para que ela possa ser tua para que a dês a outros.

Recognizing the importance of this function, we will be happy to

Reconhecendo a importância dessa função, ficaremos felizes em lembrar-nos dela muitas vezes hoje. Começaremos o dia por reconhecê-la e encerraremos o dia com esse pensamento em nossa consciência. E, ao longo do dia, repetiremos isso com a maior frequência possível:

‘A luz do mundo traz paz a todas as mentes através do meu perdão.’

‘Eu sou o meio que Deus designou para a salvação do mundo.’

Se fechares os olhos, provavelmente acharás mais fácil deixar que os pensamentos correlatos venham a ti no espaço de um ou dois minutos que deves dedicar a considerar isso. Todavia não esperes por tal oportunidade. Nenhuma chance para reforçar a ideia para o dia de hoje deve ser perdida. Lembra-te que o Filho de Deus olha para ti buscando a sua salvação. E quem é o Seu Filho senão o teu Ser?”

—–

Dia 64

“Você, Helen, tem sido mais honesta do que Bill ao realmente tentar ver quem o seu ego machucou e também ao tentar mudar a sua mente sobre eles. (Helen em dúvida se isso está preciso — escrito em uma época em que ela estava muito zangada.) Eu não ignoro os seus esforços, mas você ainda tem muita energia investida em seu ego. ISSO NÃO PRECISA SER ASSIM. Vigie em suas mentes as tentações do ego e não se deixem enganar por ele. SAIBAM que ele não oferece nada a vocês.

Você, Bill, não tem feito esforços consistentes para mudar a sua mente, exceto aplicando os velhos padrões de hábitos a novas ideias. Mas você tem aprendido e aprendeu isso melhor do que Helen, (Helen em dúvida da precisão aqui) que a sua mente ganha controle sobre ELA MESMA quando você a direciona genuinamente para perceber a outra pessoa verdadeiramente. A sua falta de vitalidade se deve ao seu esforço anterior marcado para resolver a sua depressão e ansiedade desnecessárias por meio do desinteresse. Porque o seu ego FOI protegido por esse atributo negativo infeliz, você tem medo de abandoná-lo.

Quando você tiver desistido dessa des-espiritualização voluntária, você verá como a sua mente pode focalizar e se erguer além da fadiga e curar. Mas você não é suficientemente vigilante contra as exigências do seu ego para desengajar a si mesmo. ISSO NÃO PRECISA SER ASSIM. O hábito de se engajar COM Deus e as Suas Criações é fácil de ser estabelecido, se vocês se recusarem ativamente a permitir que as suas mentes se dispersem.

O seu problema não é concentração: é acreditar que ninguém, incluindo você mesmo, VALE um esforço consistente.

Junte-se a mim CONSISTENTEMENTE contra esse engano, pois nós já nos posicionamos contra isso brevemente. Não permita que essa crença desgastada o faça regredir. Os desanimados são inúteis para si mesmos e para mim, mas somente o ego pode ser desanimado.

Você tem realmente considerado quantas oportunidades você tem para se alegrar e quantas delas você tem recusado? Não há limite para o poder de um Filho de Deus, mas ele mesmo pode limitar a expressão de seu poder tanto quanto escolher. A sua mente e a minha podem se unir para iluminar afastando o seu ego e liberar a força de Deus em tudo que você pensa, tem vontade e faz. Não se acomode com NADA menos do que isso e se recuse a aceitar qualquer coisa, EXCETO isso como o seu objetivo.

Vigie as suas mentes cuidadosamente para quaisquer crenças que impeçam a sua realização e afastem-se delas. Julguem quão bem vocês fizeram isso pelos seus próprios sentimentos, pois esse é o único uso CERTO do julgamento. O julgamento, como qualquer outra defesa, pode ser usado para atacar ou proteger, ferir ou curar. O ego DEVE ser trazido ao seu próprio julgamento e lá considerado ineficiente. Sem a sua própria aliança, proteção e amor, o ego não pode existir.

Julgue o seu ego verdadeiramente e você TEM QUE retirar dele a aliança, a proteção e o amor.

Vocês são espelhos da verdade em que o próprio Deus brilha em perfeita claridade. Para o vidro escuro do ego, você precisa apenas dizer: ‘Eu não olharei para lá porque eu CONHEÇO que essas imagens não são verdadeiras’.

Então me permita que Aquele que é Santo brilhe sobre você em paz, sabendo que isso e somente isso TEM QUE ser assim! A sua Mente brilhou sobre você em sua criação e trouxe a SUA mente ao que é. A sua Mente ainda brilha sobre você e TEM QUE brilhar ATRAVÉS de você. O seu ego não pode impedi-la de brilhar sobre você, mas o ego PODE impedir você de deixar que Ele brilhe ATRAVÉS de você.

A primeira vinda de Cristo é apenas um outro nome para a Criação, porque Cristo é o Filho de Deus. A SEGUNDA vinda de Cristo significa nada mais do que o fim da crença no domínio do ego sobre parte da mente dos homens e a cura da mente. Eu fui criado como você no primeiro e eu estou lembrando você que o tenho chamado para se juntar a mim na segunda.

Se vocês pensarem sobre as suas vidas, vocês verão quão cuidadosamente os preparativos foram feitos. Eu estou encarregado da Segunda Vinda como já lhe disse e o meu julgamento, que é usado apenas para a proteção, não pode estar errado porque JAMAIS ataca. O SEU pode estar tão distorcido que você acredita que eu estava equivocado ao escolher você. Eu asseguro a você que isso é um equívoco do seu ego.

NÃO o tome equivocadamente por humildade.

Os seus egos estão tentando convencer vocês de que ELES são reais e eu não sou, porque se EU SOU real, eu não sou mais real do que VOCÊS são. Esse conhecimento e eu asseguro a vocês que é conhecimento, significa que Cristo tem que entrar em suas mentes e curá-las.

Eu não estou atacando os seus egos, mas eu ESTOU trabalhando com a vossa mente superior, estejam vocês dormindo ou acordados (assim como o seu ego faz com a sua mente inferior). Eu sou a sua vigilância nisso, porque você está muito confuso para reconhecer a sua própria esperança.

Eu não estou equivocado. As suas mentes vão escolher se juntar à minha e juntos nós somos invencíveis. Vocês dois ainda se unirão em meu nome e a vossa sanidade será restaurada. Eu ressuscitei os mortos por CONHECER que a vida é um atributo eterno de todas as coisas que o Deus vivo criou.

Por que você acredita que é mais difícil para mim inspirar o des-espiritualizado ou estabilizar o instável?

Eu não acredito que haja uma ordem de dificuldade em milagres: VOCÊ sim. Eu chamei e você responderá. EU CONHEÇO que os milagres são naturais, porque são expressões de amor. O Meu chamado por você é tão natural e tão inevitável quanto a sua resposta.”

Urtext – Manual de Professores (Quais são as Características dos Professores de Deus? cont.,)

D. Gentileza cont.,

“Portanto, os professores de Deus são totalmente gentis. Necessitam da força da gentileza, pois é nisso que a função da salvação vem a ser fácil. Para aqueles que querem causar dano, ela é impossível. Para aqueles que não vêem significado no dano, ela é meramente natural. Que outra escolha além dessa pode ter significado para quem é São? Quem escolhe o inferno quando percebe um caminho para o Céu? E quem escolheria a fraqueza que não pode deixar de vir do dano, em lugar da força infalível, totalmente abrangente e sem limites da gentileza? O poder dos professores de Deus está em sua gentileza, pois compreenderam que seus pensamentos maus não vieram nem do Filho de Deus nem do seu Criador. Assim, uniram os seus pensamentos Àquele Que é a sua Fonte. E assim a vontade deles, que sempre foi a Dele próprio, é livre para ser ela mesma.

(Fim de Gentileza)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 64

“’ Que eu não esqueça a minha função.’

A ideia de hoje é meramente uma outra maneira de dizer: ‘Que eu não caia em tentação.’ O propósito do mundo que vês é o de obscurecer a tua função de perdoar e te prover uma justificativa para esquecê-la. É a tentação de abandonar a Deus e a Seu Filho assumindo uma aparência física. É para isso que olham os olhos do corpo.

Nada do que os olhos do corpo parecem ver pode ser coisa alguma além de uma forma de tentação, já que esse foi o propósito do corpo em si mesmo. No entanto, aprendemos que o Espírito Santo tem outra utilidade para todas as ilusões que tens feito e assim Ele vê um outro propósito nelas. Para o Espírito Santo, o mundo é um lugar onde aprendes a te perdoar pelo que pensas serem os teus pecados. Nesta percepção a aparência física da tentação vem a ser o reconhecimento espiritual da salvação.

Revisando as nossas últimas lições, a tua função aqui é a de ser a luz do mundo, uma função que te foi dada por Deus. Só a arrogância do ego te conduz a questionar isso e só o medo do ego de induz a considerar-te indigno da tarefa que te foi designada pelo próprio Deus. A salvação do mundo aguarda o teu perdão, porque através dele o Filho de Deus escapa de todas as ilusões e assim de toda a tentação. Tu és o Filho de Deus.

Só serás feliz cumprindo a função que te foi dada por Deus. Isso porque a tua função é a de ser feliz, usando o meio pelo qual a felicidade vem a ser inevitável. Não há outro caminho. Portanto, toda vez que escolheres cumprir ou não a tua função, na realidade estás escolhendo em ser ou não feliz.

Lembremo-nos disso hoje. Lembremo-nos disso pela manhã e de novo à noite, assim como ao longo do dia. Prepara-te com antecedência para todas as decisões que tomarás hoje, lembrando-te que realmente são todas muito simples. Cada uma te conduzirá à felicidade ou à infelicidade. Pode uma decisão tão simples realmente ser tão difícil? Não deixes que a forma da decisão te engane. Complexidade de forma não implica em complexidade de conteúdo. É impossível que qualquer decisão na terra possa ter um conteúdo diferente dessa escolha única e simples. Essa é a única escolha que o Espírito Santo vê. Portanto, é a única escolha que existe.

Então, pratiquemos hoje estes pensamentos:

‘Que eu não esqueça a minha função.’

‘Que eu não tente substituir a função de Deus pela minha.’

‘Que eu perdoe e seja feliz.’

Pelo menos uma vez hoje, dedica dez ou quinze minutos a uma reflexão sobre isso com os olhos fechados. Pensamentos correlatos virão para ajudar-te, se te lembrares da importância crucial da tua função para ti mesmo e para o mundo.

Nas frequentes aplicações da ideia de hoje ao longo do dia, dedica vários minutos a revisar estes pensamentos e, em seguida, pensar neles e em mais nada. Será difícil particularmente no começo, pois não estás treinado na disciplina mental que isto requer. Talvez precises repetir ‘Que eu não esqueça a minha função’ com frequência para te ajudar a concentrar-te.

São requeridas duas formas de períodos de prática mais curtos. Algumas vezes faze os exercícios com os olhos fechados, tentando concentrar-te nos pensamentos que estás usando. Nas outras vezes, mantém teus olhos abertos depois de revisar os pensamentos e em seguida olha vagarosa e indiscriminadamente ao teu redor, dizendo para ti mesmo:

‘Esse é o mundo que eu tenho por função salvar.’”

—–

Dia 65

A Ilusão do Ego-Corpo

[FIP T-4.V.]

“TODAS as coisas cooperam para o bem. Não existem exceções, exceto no julgamento do ego. O ego se ressente de tudo que não controla. O controle é um fator central no que o ego permite à consciência no nível da percepção [consciousness] e ao qual ele dedica a sua máxima vigilância. Essa NÃO é a maneira como uma mente equilibrada se mantém unida. O SEU controle é inconsciente [mente subconsciente]. O ego fica ainda mais desequilibrado ao manter a sua motivação básica inconsciente e eleva o controle, ao invés da sanidade, à predominância. O ego tem toda razão para fazer isso, de acordo com o sistema de pensamento que lhe deu origem e ao qual ele serve. O julgamento são seria inevitavelmente CONTRA o ego e TEM QUE ser obliterado pelo ego no interesse de sua própria autopreservação.

Uma fonte crucial do estado de desequilíbrio do ego é a sua falta de discriminação entre os impulsos de Deus e do corpo. Qualquer sistema de pensamento que faça ESSA confusão TEM QUE ser insano. No entanto, esse estado demente é ESSENCIAL para o ego, que julga APENAS em termos de ameaça ou não ameaça A SI MESMO.

Em um certo sentido, o medo do ego da ideia de Deus é pelo menos lógico, porque essa ideia o dissipa. O medo da dissolução da fonte superior, então, faz ALGUM sentido em termos de ego. Mas o medo do corpo, com o qual o ego se identifica tão intimamente, é mais flagrantemente sem sentido. O corpo é o lar do ego por sua própria eleição. É a única identificação com a qual se sente seguro, porque a vulnerabilidade do corpo é seu melhor argumento de que você NÃO PODE ser de Deus.

Essa é a crença que o ego promove avidamente. No entanto, o ego odeia o corpo, porque não aceita a ideia de que o corpo é bom o suficiente como o seu lar. Aqui é onde a mente fica realmente atordoada. Sendo informada pelo ego que é realmente parte do corpo e que o corpo é o seu protetor, também é constantemente informada de que o corpo NÃO pode protegê-la. Isso, é claro, não é apenas verdade, mas perfeitamente óbvio.

Portanto, a mente pergunta: ‘Aonde eu posso ir em busca de proteção?’, ao que o ego responde: ‘Volte-se para mim’. A mente, e não sem motivo, lembra ao ego que ele mesmo insistiu que está identificado com o corpo, então não faz sentido em recorrer a ele em busca de proteção. O ego não tem uma resposta real para isso porque NÃO HÁ nenhuma. Mas tem uma solução típica. Oblitera a questão da consciência [no nível da realidade; awareness] da mente. Uma vez inconsciente [subconsciente], pode e de fato produz inquietação, mas não pode ser respondida porque não pode ser perguntada.

Essa é a pergunta que TEM QUE ser feita: ‘Aonde eu posso ir em busca de proteção?’ Apenas uma mente insana FALHA em perguntar isso. Mesmo os insanos perguntam inconscientemente, mas é preciso muita sanidade para perguntar conscientemente.

Se você se lembrar do seu sonho sobre o gravador, que foi notavelmente preciso em alguns aspectos porque veio em parte do conhecimento reprimido pelo ego, o problema real foi declarado corretamente como ‘Qual é a pergunta?’ porque, como você sabia muito bem, a resposta PODERIA ser encontrada se a pergunta fosse reconhecida. Se você se lembrar, houve uma série de soluções que você tentou, todas baseadas no ego, não porque você pensou que elas realmente funcionariam, mas porque a própria questão EM SI MESMA era obscura.

Quando a Bíblia diz ‘Buscai e achareis’, isso NÃO significa que você deve procurar cega e desesperadamente por algo que você não reconheceria. A busca significativa é realizada conscientemente, conscientemente organizada e conscientemente dirigida. A principal contribuição de Bill para a sua joint venture é a sua insistência em que a meta seja formulada com clareza e MANTIDA EM MENTE.

Você, Helen, não é boa em fazer isso. Você ainda busca muitos objetivos simultaneamente e essa confusão de objetivos, dada uma vontade forte, TEM QUE produzir um comportamento caótico. O comportamento de Bill não é caótico, porque ele não é tanto dividido em objetivos quanto não é ORIENTADO por objetivos. Onde Helen investiu demais em muitos objetivos, Bill investiu pouco em TODOS os objetivos. Ele tem a vantagem de POTENCIALMENTE maior liberdade de distração, mas nem sempre se importa o suficiente para usá-la. Helen tem a vantagem do grande esforço, mas continua perdendo de vista o objetivo.

Bill tem sugerido muito inteligentemente que vocês dois deveriam estabelecer o objetivo de realmente estudarem para esse curso. Não pode haver dúvida da sabedoria dessa decisão, para qualquer estudante que queira passar isso. Mas, conhecendo as suas fraquezas individuais como aprendizes e sendo um professor com alguma experiência, eu tenho que lembrar a vocês que aprender e querer aprender são inseparáveis.

Todos os aprendizes aprendem melhor quando acreditam que o que estão tentando aprender tem valor para eles. Porém os valores nesse mundo são hierárquicos e nem tudo que você QUER aprender tem valor duradouro. De fato, muitas das coisas que você quer aprender são escolhidas PORQUE o seu valor não é duradouro. O ego pensa que é uma vantagem não se comprometer com COISA ALGUMA que seja eterna, porque o eterno TEM QUE vir de Deus.

A qualidade do que é eterno é a única função que o ego tem tentado desenvolver, mas tem falhado sistematicamente. Pode surpreendê-lo saber que, se o ego quisesse fazê-lo, PODERIA ter feito o eterno, porque, como produto da mente, é dotado do poder de seu próprio criador. Mas a DECISÃO de fazer isso, em vez da CAPACIDADE de fazê-lo, é o que o ego não pode tolerar. Isso porque a decisão, a partir da qual a habilidade se desenvolveria naturalmente, envolveria necessariamente a percepção verdadeira, um estado de clareza que o ego, temeroso de ser julgado verdadeiramente, TEM QUE evitar.

Os resultados desse dilema são peculiares, mas não mais do que o próprio dilema. O ego tem reagido caracteristicamente aqui como em outros lugares, porque a doença mental, que é SEMPRE uma forma de envolvimento do ego, não é um problema de confiabilidade tanto quanto de validade. O ego se compromete com a questão do eterno, assim como faz com todas as questões que tocam na questão real de QUALQUER forma. Ao comprometer-se em relação a todas as questões TANGENCIAIS, espera-se esconder a questão REAL e mantê-la FORA DA MENTE. A sua característica ‘ocupação’ com o não essencial é justamente para este propósito.”

Urtext – Manual de Professores (Quais são as Características dos Professores de Deus? cont.,)

E. Alegria

“A alegria é o resultado inevitável da gentileza. Gentileza significa que o medo agora é impossível e o que poderia vir para interferir com a alegria? As mãos abertas da gentileza estão sempre cheias. Os que são gentis não têm dor. Não podem sofrer. Por que não seriam alegres? Eles estão certos de que são amados e de que estão a salvo. A alegria vai com a gentileza assim como o sofrimento acompanha o ataque. Os professores de Deus confiam Nele. E estão certos de que o Professor de Deus vai à sua frente, assegurando que nenhum dano lhes venha a suceder. Eles mantém as Suas dádivas e seguem no Seu caminho porque a Voz de Deus os dirige em todas as coisas. A alegria é a sua canção de agradecimento. E Cristo também inclina-se olhando para eles com gratidão. A Sua necessidade deles é tão grande quanto a que eles tem Dele. Que alegria é compartilhar o propósito da salvação!

(Fim de Alegria)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 65

“’ A minha única função é a que Deus me deu.’

A idéia para hoje reafirma o teu compromisso com a salvação. Também te recorda que não tens nenhuma outra função senão essa. Estes dois pensamentos são obviamente necessários para o compromisso total. A salvação não pode ser o teu único propósito enquanto ainda nutrires outros. A aceitação total da salvação como tua única função necessariamente envolve duas fases, o reconhecimento da salvação como tua função e o abandono de todas as outras metas que inventaste para ti mesmo.

Esse é o único caminho para assumires o teu lugar de direito entre os salvadores do mundo. Esse é o único caminho para poderes dizer com real intenção: ‘A minha única função é a que Deus me deu.’ Esse é o único caminho no qual podes achar paz para tua mente.

Hoje e nos próximos dias, reserva de dez a quinze minutos para um período de prática mais prolongado, durante o qual tentarás compreender e aceitar o que a ideia para o dia de realmente significa. A ideia de hoje oferece uma saída para todas as dificuldades que percebes. Ela coloca em tuas próprias mãos a chave da porta da paz, que fechaste para ti mesmo. Ela te dá a resposta para tudo o que tens procurado desde o início dos tempos.

Se possível, tenta empreender os períodos diários prolongados de prática mais ou menos no mesmo horário a cada dia. Tenta também determinar esse horário com antecedência e segui-lo na medida do possível. O propósito disso é o de organizar o teu dia de modo a reservar tempo para Deus, assim como para tantos outros propósitos e metas triviais que perseguirás. Isso faz parte do treinamento de longo alcance necessário para disciplinar a tua mente, a fim de que o Espírito Santo possa usá-la de modo constante no propósito que Ele compartilha contigo.

Ao começar o período de prática mais longo, revisa a ideia para o dia. Em seguida, fecha os olhos, repete a ideia para ti mesmo mais uma vez e vigia com cuidado a tua mente para captar quaisquer pensamentos que passem por ela. Inicialmente, não tentes concentrar-te apenas nos pensamentos relacionados com a ideia para o dia. Ao invés disso, tenta descobrir cada pensamento que surgir para interferir. Nota cada um à medida que vem a ti com o menor envolvimento ou preocupação possível, descartando cada um com estas palavras para ti mesmo:

‘Esse pensamento reflete uma meta que está me impedindo de aceitar a minha única função.’

Depois de algum tempo, passará a ser mais difícil achar pensamentos que interfiram. Todavia, tenta continuar por mais ou menos um minuto, procurando captar alguns dos pensamentos vãos que escaparam à tua atenção antes, sem, contudo tencionar ou esforçar-te indevidamente ao fazê-lo. Em seguida, dize a ti mesmo:

‘Que a minha verdadeira função seja escrita para mim nesse espaço em branco.’

Não é preciso usar exatamente estas palavras, mas tenta ter a sensação de estar disposto a deixar que as tuas ilusões de propósito sejam substituídas pela verdade.

Finalmente, repete a ideia para o dia de hoje mais uma vez e dedica o resto do período de prática à tentativa de concentrar-te na importância que ela tem para ti, no alívio que a sua aceitação te trará ao resolver os teus conflitos de uma vez por todas, e no quanto realmente queres a salvação, apesar das tuas próprias ideias tolas em contrário.

Nos períodos de prática mais curtos, que devem ser empreendidos pelo menos uma vez por hora, usa essa forma ao aplicar a idéia de hoje:

‘A minha única função é a que Deus me deu. Eu não quero e não tenho nenhuma outra.’

Algumas vezes fecha os olhos ao praticar isso e algumas vezes fica de olhos abertos à tua volta. É o que vês agora que será totalmente mudado quando aceitares por completo a ideia de hoje.”

—–

Imagem tyler-nix-V3dHmb1MOXM-unsplash.jpg – 2 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x