Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 96

“O Espírito Santo É o tradutor das Leis de Deus para aqueles que NÃO as compreendem. VOCÊS não poderiam fazer isso por conta própria porque as mentes em conflito NÃO PODEM ser fiéis a um único significado e, portanto, MUDARÃO O SIGNIFICADO PARA PRESERVAR A FORMA.

O propósito do Espírito Santo ao traduzir é naturalmente EXATAMENTE o oposto. Ele traduz APENAS para preservar o significado original em TODOS os aspectos e em TODOS os idiomas. Portanto, ELE se Opõe à ideia de que as diferenças na forma são significativas e enfatiza sempre que ESSAS DIFERENÇAS NÃO IMPORTAM. O significado de Sua mensagem é SEMPRE o mesmo e APENAS o significado importa.

A Lei da Criação de Deus, em sua forma perfeita, NÃO envolve o USO da verdade para convencer os  Seus Filhos da verdade. A EXTENSÃO da verdade, que É a Lei do Reino, repousa apenas no conhecimento DO QUE É A VERDADE. Essa é a sua HERANÇA e não requer nenhum aprendizado. Mas quando você deserdou a si mesmo, você se tornou aprendiz da necessidade.

Ninguém questiona a conexão íntima entre aprendizagem e memória. Aprender é impossível SEM memória, porque NÃO PODE ser consistente A MENOS QUE seja lembrado.

É por isso que o Espírito Santo É uma lição para se lembrar. Nós dissemos antes que Ele ensina a lembrar e a ESQUECER, mas o aspecto do esquecimento é apenas PARA TORNAR CONSISTENTE A LEMBRANÇA. Você se esquece de LEMBRAR MELHOR. Você NÃO compreenderá as Suas traduções enquanto ouvir duas maneiras de percebê-las. Portanto, você tem que esquecer ou abrir mão de uma para ENTENDER a outra. Essa é a única maneira de APRENDER a consistência, para finalmente SER consistente.

O que a consistência perfeita do Reino pode SIGNIFICAR para aqueles que estão confusos? DEVE ficar claro que a confusão INTERFERE com o significado e, portanto, IMPEDE QUE O APRENDIZ APRECIE ISSO.

NÃO há confusão no Reino, porque EXISTE apenas um significado. Esse Significado vem de Deus e É Deus. Porque também é o que VOCÊ é, você o compartilha e ESTENDE COMO O SEU CRIADOR TEM FEITO. Isso não precisa de tradução, porque é perfeitamente compreendido, mas necessita de extensão porque SIGNIFICA extensão. A comunicação aqui é perfeitamente direta e perfeitamente unida. É totalmente sem tensão, porque NUNCA entra nada discordante. É por isso que É o Reino de Deus. Pertence a Ele e é, portanto, COMO Ele. Essa é a sua realidade e nada PODE agredi-la.”

O Currículo Unificado

[FIP T-7.III. A Realidade do Reino]

“Curar é liberar totalmente. Uma vez nós dissemos que não há ordem em milagres porque todos eles são EXPRESSÕES MÁXIMAS DE AMOR. Isso não tem alcance algum. O não-máximo apenas PARECE ter um alcance. Isso porque PARECE fazer sentido medi-lo A PARTIR DO máximo e identificar a sua posição pelo QUANTO NÃO ESTÁ LÁ. Na verdade, isso não significa NADA. É como números negativos em que o conceito pode ser usado teoricamente, mas NÃO tem aplicação prática. É verdade que se você colocar três maçãs na mesa e depois as tirar, as três maçãs NÃO ESTÃO LÁ. Mas NÃO é verdade que a mesa agora esteja com MENOS três maçãs. Se não houver NADA na mesa, NÃO importa o que ESTAVA lá em termos de quantidade. O ‘nada’ não é nem maior nem menor por causa do que está AUSENTE.

É por isso que ‘tudo’ e ‘nada’ são dicotômicos, SEM VARIAÇÃO. Isso é perfeitamente claro em testes de desempenhos de teste máximo de desempenho e EXATAMENTE pelo motivo que você enfatiza.

Você não pode interpretar NADA, a menos que você venha a assumir motivação MÁXIMA ou a sua AUSÊNCIA COMPLETA. Somente nessas duas condições você pode COMPARAR respostas validamente e você TEM QUE assumir a primeira, porque se a SEGUNDA for verdadeira, o sujeito NÃO FARÁ NADA. Dada a motivação VARIÁVEL, ele FARÁ algo, mas você NÃO PODE COMPREENDER O QUE ISSO É.

Os RESULTADOS dos testes são avaliados relativamente, ASSUMINDO a motivação máxima. Mas isso porque nós estamos lidando com HABILIDADES, onde o grau de desenvolvimento É significativo. Isso NÃO significa que PARA o que a habilidade é usada seja necessariamente limitada OU dividida. Mas uma coisa é certa. Habilidades são POTENCIAIS de aprendizado e você as aplicará para o QUE VOCÊ QUER APRENDER. Aprender é ESFORÇO e esforço SIGNIFICA vontade.

Você notará que nós temos usado o termo ‘habilidades’ no plural, o que é correto. Isso porque as habilidades começaram com o ego, que as percebia como um POTENCIAL DE EXCELÊNCIA. É assim que o ego AINDA as percebe e as usa. Ele NÃO quer ensinar a todos tudo o que aprendeu, porque isso INFLUENCIARIA o seu propósito de aprender. Portanto, ele REALMENTE não aprende nada. O Espírito Santo ensina VOCÊ a usar, o que o ego tem feito, para ENSINAR o oposto do que o ego tem APRENDIDO. O TIPO de aprendizado é tão irrelevante quanto a habilidade específica que foi aplicada AO aprendizado.

Você não poderia ter um exemplo melhor desse propósito unificado do que esse curso. O Espírito Santo tem tomado áreas muito diversificadas de SEU aprendizado passado e as tem aplicado a um currículo UNIFICADO. O fato de que essa NÃO era a razão do ego para aprender é totalmente irrelevante. VOCÊ se esforçou para aprender e o Espírito Santo tem um objetivo unificado para TODO esforço.

Ele ADAPTA os potenciais do ego para se destacar aos potenciais para EQUALIZAR. Isso os torna INÚTEIS para o propósito do ego, mas MUITO úteis para o Dele.”

Urtext – Manual de Professores

10. SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS NAS SITUAÇÕES DE VIDA DOS PROFESSORES DE DEUS?

“São necessárias mudanças nas MENTES dos professores de Deus. Isto pode ou não envolver mudanças na situação externa. Lembra-te de que ninguém está onde está acidentalmente e de que o acaso não tem nenhum papel no plano de Deus. É bastante provável que mudanças de atitudes constituam o primeiro passo no treino do recém-formado professor de Deus. No entanto, não há um padrão determinado, posto que o treino é sempre altamente individualizado. Há aqueles que são chamados a mudar a sua situação de vida quase que imediatamente, mas esses, geralmente, são casos especiais. Para a grande maioria é dado um programa de treino de evolução lenta, durante o qual é corrigido o maior número possível de erros anteriores. Os relacionamentos em particular têm de ser percebidos de forma correta e todas as pedras angulares da incapacidade de perdoar têm de ser removidas. De outro modo, o antigo sistema de pensamento ainda tem base para regressar.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 96

“’A salvação vem do meu único Ser.’

Embora sejas um único Ser, tu te vivencias como dois: como bom e mau, amoroso e cheio de ódio, mente e corpo. Esse senso de estares dividido em opostos induz a sentimentos de conflito agudos e constantes e conduz a frenéticas tentativas de reconciliar os aspectos contraditórios dessa autopercepção. Tens buscado muitas soluções desse tipo, mas nenhuma delas funcionou. Os opostos que vês em ti mesmo jamais serão compatíveis. Apenas um existe.

Se queres ser salvo tens que aceitar o fato de que a verdade e a ilusão não podem ser reconciliadas, independentemente de como tentes, dos meios que usas e de onde vês o problema. Até aceitares isso, tentarás uma série infindável de metas que não podes alcançar, uma série de dispêndios sem sentido de tempo e esforço, de esperanças e dúvidas, cada uma tão fútil quanto a anterior e destinada ao fracasso como a próxima certamente há de ser.

Problemas que não têm significado não podem ser resolvidos dentro da estrutura em que estão situados. Dois seres em conflito não têm resolução e o bem e o mal não têm ponto de encontro. O ser que tu fizeste nunca pode ser o teu Ser e o teu Ser não pode ser dividido em dois, e ainda ser o que Ele é e o que tem que ser para sempre. Uma mente e um corpo não podem ambos existir. Não faças nenhuma tentativa para reconciliar os dois, pois um nega que o outro possa ser real. Se és físico, a tua mente desapareceu do teu conceito de ti mesmo, pois não há nenhum lugar no qual ela possa realmente ser parte de ti. Se és espírito, então o corpo tem que ser sem significado para a tua realidade.

O Espírito faz uso da mente como meio de achar a expressão do próprio Ser. E a mente que serve ao espírito está em paz e cheia de alegria. O seu poder vem do espírito e ela está cumprindo com felicidade a sua função aqui. Entretanto, a mente também pode se ver divorciada do espírito e se perceber no interior de um corpo que ela confunde consigo mesma. Então, sem a sua função, ela não tem paz e a felicidade é alheia aos seus pensamentos.

No entanto, a mente à parte do espírito não pode pensar. Ela negou a sua Fonte de força e vê a si mesma como impotente, limitada e fraca. Agora, dissociada de sua função, pensa estar só e separada, atacada por exércitos reunidos contra ela e esconde-se por trás do frágil amparo do corpo. Agora, tem que reconciliar o desigual com o igual, pois pensa que é para isso que serve.

Não desperdices mais tempo nisso. Quem pode resolver os conflitos sem sentido que um sonho apresenta? O que a resolução poderia significar na verdade? A que propósito poderia servir? Para que serve? A salvação não pode fazer com que as ilusões sejam reais, nem resolver um problema que não existe. Talvez esperes que possa. No entanto, quererias que o plano de Deus para a liberação do Seu querido Filho lhe trouxesse dor e falhasse em libertá-lo?

O teu Ser retém os Seus pensamentos e estes permanecem dentro da tua mente e na Mente de Deus. O Espírito Santo mantém a salvação na tua mente e oferece a ela o caminho para a paz. A salvação é um pensamento que compartilhas com Deus, porque a Sua Voz a aceitou para ti e respondeu em teu nome que estava realizada. Assim, a salvação está guardada entre os pensamentos que o teu Ser valoriza e nutre por ti.

Hoje tentaremos achar esse pensamento, cuja presença na tua mente é garantida por Aquele Que te fala do teu único Ser. A nossa prática de cinco minutos por hora será buscá-Lo no interior da tua mente. A salvação vem deste único Ser através Daquele Que é a ponte entre a tua mente e Ele. Espera pacientemente e deixa-O falar-te sobre o teu Ser e sobre o que a tua mente pode fazer restaurada a Ele e livre para servir à Sua Vontade. Começa dizendo isso:

‘A salvação vem do meu único Ser. Os Seus pensamentos são meus para que eu os possa usar.’

Em seguida, busca os Seus pensamentos e reivindica-os como teus. Estes são os teus próprios pensamentos reais que tens negado e deixaste a tua mente se dispersar num mundo de sonhos para achar ilusões em seu lugar. Eis aqui os teus pensamentos, os únicos que tens. A salvação está entre eles; acha-a lá.

Se tiveres sucesso, os pensamentos que virão a ti te dirão que estás salvo e que a tua mente achou a função que buscava perder. O teu Ser te dará as boas-vindas e a paz. Com as forças restauradas, ela fluirá novamente do espírito para o espírito em todas as coisas criadas pelo Espírito como Ele Mesmo. A tua mente abençoará todas as coisas. Finda a confusão, tu és restaurado, pois achaste o teu Ser.

O teu Ser sabe que hoje não podes falhar. Talvez a tua mente permaneça insegura ainda por pouco tempo. Não fiques consternado por isso. O Teu Ser guardará para ti a alegria que Ele experimenta e essa ainda será tua em plena consciência. Toda vez que passares cinco minutos de cada hora buscando Aquele Que une a tua mente ao teu Ser, estarás Lhe oferecendo mais um tesouro para ser guardado para ti.

A cada vez que disseres no dia de hoje à tua mente frenética que a salvação vem do teu Ser, estarás depositando mais um tesouro na tua reserva crescente. E ela é dada por inteiro a quem pedir e aceitar a dádiva. Pensa, então, no quanto te é dado para dar nesse dia, para que seja dado a ti!”

—–

Dia 97

“Se diferentes habilidades são aplicadas por tempo suficiente para um OBJETIVO, as habilidades em si mesmas se tornam unificadas. Isso ocorre porque elas são canalizadas em uma única direção ou em um único CAMINHO.

Em última instância, então, todas elas contribuem para UM ÚNICO RESULTADO e, ao fazê-lo, a SIMILARIDADE delas em vez de suas diferenças é enfatizado. Você pode se destacar de várias maneiras DIFERENTES, mas você pode EQUALIZAR APENAS DE UMA ÚNICA MANEIRA. Igualdade NÃO é um estado variável, por definição.

É por isso que nós dissemos uma vez que os documentos serão fáceis de escrever quando você aprender ESSE curso. Para o ego parece não haver conexão, porque o EGO é descontínuo. Mas o Espírito Santo ensina uma lição e a aplica a TODOS os indivíduos em TODAS as situações. Sendo livre de conflitos, Ele maximiza TODOS os esforços e TODOS os resultados. Ao ensinar o poder do próprio Reino de Deus, Ele ensina a você que TODO O PODER É SEU. A sua aplicação não importa. Ela é SEMPRE a máxima. A sua vigilância NÃO estabelece isso como seu, mas permite que você o use SEMPRE e de TODAS AS FORMAS.

Quando eu disse: ‘Eis que eu estou sempre com você’, eu quis dizer literalmente. Eu não estou ausente de NINGUÉM nem em NENHUMA situação. PORQUE eu estou sempre com você, VOCÊ é o Caminho, a Verdade e a Luz [a Vida?]. VOCÊ não fez esse poder mais do que eu. Ele foi criado para SER compartilhado e, portanto, não pode ser percebido de forma significativa como PERTENCENTE a ninguém À CUSTA de outro. Essa percepção o torna SEM sentido, por eliminar ou negligenciar o seu real e ÚNICO significado.”

O Reconhecimento da Verdade

[FIP T-7.III.2.]

“O SIGNIFICADO de Deus espera no Reino porque é onde Ele o colocou. NÃO espera no tempo. Simplesmente DESCANSA lá (no Reino) porque lá é o seu LUGAR, assim como o de VOCÊ.

Como vocês, que SÃO o significado de Deus, podem se perceber ausentes DELE? Você pode se ver separado de seu significado apenas EXPERIENCIANDO A SI MESMO COMO IRREAL. É POR ISSO que o ego é insano; ele ensina que você NÃO é o que você É. Isso é tão contraditório que é claramente impossível. É, portanto, uma lição que você NÃO PODE REALMENTE APRENDER e, portanto, NÃO PODE REALMENTE ENSINAR. Mas você ESTÁ sempre ensinando. Você TEM QUE, então, estar ensinando ALGUMA OUTRA COISA TAMBÉM, mesmo que o ego NÃO SAIBA O QUE É.

O ego, então, ESTÁ sempre sendo desfeito e DE FATO suspeita de seus motivos. A sua mente NÃO PODE ser unificada em aliança com o ego, porque a mente NÃO PERTENCE a ele. Mas o que é ‘traiçoeiro’ para o ego É fiel à paz. O ‘inimigo’ do ego é, portanto, o SEU amigo. Nós dissemos antes que o amigo do ego não faz parte de você, mas isso ocorre porque o ego se percebe em guerra e, portanto, precisa de aliados. VOCÊ, que NÃO está em guerra, tem que procurar irmãos e RECONHECER a todos que vê como irmãos, porque SÓ OS IGUAIS ESTÃO EM PAZ.

Porque os Filhos iguais de Deus têm tudo, eles NÃO PODEM competir. Mas se eles percebem QUALQUER um de seus irmãos como algo DIFERENTE de seus iguais perfeitos, a IDEIA da competição TEM entrado nas mentes deles. Não subestime a sua necessidade de estar vigilante CONTRA essa ideia, porque TODOS os seus conflitos surgem DELA. É a crença de que interesses conflitantes são possíveis e, portanto, significa que você aceitou o IMpossível como verdadeiro. Isso é diferente de dizer que você está se percebendo como irreal?

Estar NO Reino é apenas focar toda a sua atenção NELE. Enquanto você acreditar que você pode TRATAR do que NÃO é verdadeiro, você estará aceitando o conflito como a sua ESCOLHA. É REALMENTE UMA ESCOLHA? Parece ser, mas a aparência e a realidade dificilmente são a mesma coisa. Você que É o Reino não está preocupado com aparências. A realidade é sua porque você É a realidade. É assim que ter e ser em última instância se reconciliam, NÃO no Reino, mas EM SUA MENTE. Lá, o altar é a ÚNICA realidade. O altar ESTÁ PERFEITAMENTE claro em seu pensamento, porque é um reflexo do Pensamento PERFEITO. A sua mente certa VÊ apenas irmãos porque vê APENAS em sua própria Luz.

O Próprio Deus iluminou as suas mentes e mantém as suas mentes iluminadas POR Sua Luz porque a Sua Luz é O QUE AS SUAS MENTES SÃO. Isso está TOTALMENTE fora de questão. E quando VOCÊ questionou, você FOI respondido. A resposta apenas DESFAZ a pergunta estabelecendo o fato de que QUESTIONAR a realidade é um questionamento SEM SIGNIFICADO. É por isso que o Espírito Santo NUNCA questiona. A sua única função é DESfazer o questionável e, assim, CONDUZIR À CERTEZA. Os que estão certos estão perfeitamente tranquilos, porque não estão em dúvida. Eles NÃO levantam questões porque NADA DE QUESTIONÁVEL ENTRA EM SUAS MENTES. Isso os mantém em perfeita serenidade porque é isso que eles COMPARTILHAM, CONHECENDO o que são.”

O Próprio Deus iluminou as suas mentes e mantém as suas mentes iluminadas POR Sua Luz porque a Sua Luz é O QUE AS SUAS MENTES SÃO.

Urtext – Manual de Professores

(São Necessárias Mudanças nas Situações de Vida dos Professores de Deus? cont.,)

“Na medida em que o professor de Deus avança no seu treino, aprende uma lição cada vez mais profunda. Ele não toma as suas próprias decisões; pergunta ao seu Professor qual a Sua resposta, e é isso que respeita como seu guia de ação. Isto torna-se cada vez mais fácil à medida em que o professor de Deus aprende a desistir do seu próprio julgamento. Desistir do julgamento – o pré-requisito óbvio para se ouvir a Voz de Deus – é usualmente um processo razoavelmente lento, não porque seja difícil, mas porque pode ser percebido como um insulto pessoal. O treino do mundo está dirigido no sentido de alcançar uma meta diretamente oposta à do nosso currículo. O mundo treina visando a confiança no próprio julgamento como critério de maturidade e força. O nosso currículo treina tendo em vista o abandono do julgamento como condição necessária à salvação.

(Fim de São Necessárias Mudanças nas Situações de Vida dos Professores de Deus?)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 97

“’Eu sou espírito.’

A ideia de hoje te identifica com o teu único Ser. Não aceita nenhuma identidade dividida, nem tenta tecer fatores opostos na unidade. Apenas declara a verdade. Pratica essa verdade hoje com a maior frequência possível, pois ela trará a tua mente do conflito aos quietos campos da paz. Nenhum calafrio de medo pode entrar, pois a tua mente foi absolvida da loucura soltando as ilusões de uma identidade dividida.

Declaramos mais uma vez a verdade sobre o teu Ser, o santo Filho de Deus Que descansa em ti, Cuja mente foi restaurada à sanidade. Tu és o espírito amorosamente dotado de todo o Amor, da paz e da alegria do teu Pai. Tu és o espírito que completa a Ele Mesmo e que compartilha a Sua função como Criador. Ele está contigo sempre, assim como tu estás com Ele.

Hoje, tentamos trazer a realidade para mais perto ainda da tua mente. A cada vez que praticas, a consciência [no nível da realidade; awareness] é trazida para um pouco mais perto pelo menos; às vezes mil anos ou mais são poupados. Os minutos que dás são multiplicados muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele. A salvação é um milagre, o primeiro e o último, o primeiro que é o último, pois é um só.

Tu és o espírito em cuja mente habita o milagre no qual todo o tempo para, o milagre no qual um minuto passado usando essas ideias vem a ser um tempo que não tem limites e não tem fim. Dá, então, estes minutos com boa vontade e conta com Aquele Que prometeu depositar a intemporalidade ao lado deles. Ele oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele precisa hoje para ajudar-te a compreender com Ele que tu és o espírito que habita Nele e, através da Sua Voz, chama todas as coisas viventes, oferece a Sua vista a todos aqueles que pedem e substitui o erro pela simples verdade.

O Espírito Santo ficará contente em tomar cinco minutos de cada hora das tuas mãos e carrega-los através desse mundo sofredor, onde a dor e a miséria parecem dominar. Ele não deixará de ver nem uma mente aberta que queira aceitar as dádivas da cura que estes minutos trazem e Ele as depositará em todos os lugares onde sabe que serão bem-vindas. E elas aumentarão em seu poder de cura a cada vez que alguém as aceita como os seus próprios pensamentos e as usa para curar.

Assim, cada dádiva oferecida a Ele será multiplicada mil vezes e dez mil vezes mais. E quando te for devolvida, ultrapassará em força a pequena dádiva que tu deste tanto quanto a radiância do sol ultrapassa o diminuto lampejo que o vaga-lume faz por um momento incerto e depois se apaga. O constante brilho dessa luz permanece e te conduz para fora da escuridão e não serás capaz de esquecer o caminho outra vez.

Começa estes alegres exercícios com as palavras que o Espírito Santo te diz e deixa-as ecoar pelo mundo afora através Dele:

‘Eu sou um espírito, um Filho santo de Deus, livre de todos os limites, seguro, curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.’

Expressa através de ti o Espírito Santo aceitará essa dádiva que recebeste Dele, aumentará o seu poder e a devolverá a ti.

Hoje, oferece alegremente cada período de prática a Ele. E Ele falará contigo, lembrando-te de que tu és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e com teu Ser. Escuta a Sua confirmação a cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa-O dizer à tua mente que são verdadeiras. Usa-as contra a tentação e escapa das suas tristes consequências se cederes à crença de que és alguma outra coisa. Hoje o Espírito Santo te dá paz. Recebe as Suas palavras e oferece-as a Ele.”

—–

Dia 98

“A cura é tanto uma arte quanto uma ciência, como tantas vezes se tem dito. É uma arte porque depende da inspiração no sentido que nós já temos usado o termo. Inspiração é o oposto de des-espiritualização e, portanto, significa tornar alegre. Os des-espiritualizados estão deprimidos porque acreditam que estão literalmente ‘sem o Espírito’, o que é uma ilusão. Você não COLOCA o Espírito neles ao inspirá-los, porque isso seria ‘mágica’ e, portanto, não seria uma cura real.

Mas você DE FATO reconhece o Espírito que JÁ ESTÁ LÁ e assim O DESPERTA. É por isso que aquele que cura faz parte da Ressurreição e da VIDA. O ESPÍRITO não está adormecido nas mentes dos doentes, mas a parte da mente que pode percebê-lo e se alegrar ESTÁ.

A cura também é uma ciência porque obedece às leis de Deus, cujas leis são verdadeiras. PORQUE são verdadeiras, são perfeitamente confiáveis ​​e, portanto, de aplicação universal. O verdadeiro objetivo da ciência não é a previsão nem o controle, mas APENAS A COMPREENSÃO. Isso porque ela NÃO estabelece as leis que busca; NÃO PODE descobri-las por meio de previsão e NÃO tem controle sobre elas em absoluto. A ciência nada mais é do que uma abordagem do QUE JÁ É.

Como a inspiração, ela pode ser mal interpretada como mágica e SERÁ sempre que for considerada SEPARADA do que já é e percebida como um meio para ESTABELECER isso. Acreditar que isso é possível é acreditar que VOCÊ PODE FAZER ISSO. Isso SÓ pode ser a voz do ego.”

[FIP T-7.IV A Cura como Reconhecimento da Verdade]

“A verdade só pode ser RECONHECIDA e apenas PRECISA ser reconhecida. A inspiração é do Espírito e a certeza é de Deus de acordo com as Suas leis. Ambas, portanto, vêm da mesma Fonte, porque a inspiração vem da voz POR Deus e a certeza vem das leis DE Deus.

A cura não vem DIRETAMENTE de Deus, que conhece as Suas Criações como perfeitamente íntegras. Mas a cura é, no entanto, DE Deus, porque procede de Sua Voz e de Suas leis. É o seu RESULTADO em um estado mental que não O conhece. Esse ESTADO é desconhecido para Ele e, portanto, não existe. Mas aqueles que dormem estão entorpecidos, ou melhor, INCONSCIENTES. E PORQUE eles estão inconscientes ELES NÃO CONHECEM.

O Espírito Santo tem que trabalhar ATRAVÉS de você para ensinar a você que Ele está EM você. Esse é um passo intermediário rumo ao conhecimento de que VOCÊ está em Deus PORQUE VOCÊ FAZ PARTE DELE. Os milagres que o Espírito Santo inspira PODEM não ter ordem de dificuldades, porque cada parte da Criação É de uma ordem. Essa é a vontade de Deus E a sua. As leis de Deus ESTABELECEM isso e o Espírito Santo lembra isso a você. Quando você cura, você está LEMBRANDO AS LEIS DE DEUS e ESQUECENDO as leis do ego. Nós dissemos antes que esquecer é apenas uma forma de LEMBRAR MELHOR. Portanto, NÃO é o oposto de lembrar, quando bem concebido. Percebido de forma inadequada, ele induz uma percepção de CONFLITO COM ALGUMA OUTRA COISA, como toda percepção incorreta faz. ADEQUADAMENTE percebido, ele pode ser usado como uma saída do conflito, como é o caso de toda percepção apropriada.

TODAS as habilidades, então, devem ser entregues ao Espírito Santo, QUE CONHECE COMO USÁ-LAS ADEQUADAMENTE. Ele pode usá-las APENAS para cura, porque Ele conhece você APENAS como íntegro. AO curar você aprende sobre a integridade e aprendendo sobre a integridade você aprende a se lembrar de Deus. Você O TEM esquecido, mas o Espírito Santo ainda conhece que o SEU esquecimento TEM QUE ser traduzido em uma maneira de lembrar e NÃO percebido como uma habilidade SEPARADA que se opõe a um oposto. É assim que o ego tenta usar TODAS as habilidades, porque o seu objetivo é SEMPRE fazer VOCÊ acreditar que VOCÊ está em oposição.

A meta do ego é tão unificada quanto a do Espírito Santo e, portanto, é POR CAUSA DISSO que as suas metas NUNCA podem ser reconciliadas de forma alguma ou em qualquer extensão. O ego SEMPRE procura dividir e separar. O Espírito Santo SEMPRE busca unificar e CURAR. Conforme você cura, você é curado porque o Espírito Santo NÃO vê ORDEM DE DIFICULDADES NA CURA. A cura É o caminho para desfazer a crença em diferenças, porque é a ÚNICA forma de perceber a Filiação SEM essa crença. Essa percepção está, portanto, de acordo com as leis de Deus, mesmo em um estado mental que não esteja de acordo com o Dele. Mas a força da percepção certa é tão grande que traz a mente de acordo com a Dele, porque ela cede à Sua atração que ESTÁ em todos vocês.

Opor-se à atração ou à vontade de Deus não é uma habilidade, mas uma verdadeira delusão. O ego acredita que TEM essa habilidade e pode oferecê-la a VOCÊ como uma dádiva. VOCÊ NÃO QUER ISSO. Ela NÃO é uma dádiva. Ela é ABSOLUTAMENTE NADA. Deus lhe tem dado uma dádiva, que ao mesmo tempo você TEM e É. Quando você não a USA, você não tem o conhecimento que a TEM. Por não ter o conhecimento disso, você NÃO tem o conhecimento do que você É.

A cura, então, é uma maneira de APROXIMAR você do conhecimento por PENSAR de acordo com as leis de Deus e RECONHECER A SUA UNIVERSALIDADE. SEM esse reconhecimento, você tem feito as próprias leis sem significado PARA você. Mas as LEIS não são sem significado, porque todo o significado está contido POR elas e DENTRO delas.

Buscai PRIMEIRO o Reino de Deus, o Céu, porque é lá que as leis de Deus operam verdadeiramente e elas SÓ podem operar verdadeiramente, porque são as leis da Verdade. Mas BUSQUE APENAS ISSO, porque você não encontrará mais nada. Não há mais nada. Deus é tudo em todos em um sentido muito literal. Tudo o que é está Nele porque Ele É tudo o que É. VOCÊ está, portanto, Nele porque, o que VOCÊ é, É Dele. A cura é uma maneira de ESQUECER o senso de perigo que o ego tem induzido em VOCÊ por não reconhecer a sua existência em seus irmãos. Isso fortalece o Espírito Santo em AMBOS, porque é uma RECUSA A RECONHECER O MEDO. O amor precisa apenas desse convite. Ele vem livremente para TODA a Filiação, porque é o que a Filiação É. Através do despertar deles PARA isso, eles simplesmente se esquecem do que NÃO são. Isso permite que eles se lembrem do que eles SÃO.”

Quando você cura, você está LEMBRANDO AS LEIS DE DEUS e ESQUECENDO as leis do ego.”

Urtext – Manual de Professores

11. COMO SE ABANDONA O JULGAMENTO?

“O julgamento, como outros instrumentos através dos quais se mantém o mundo das ilusões, é compreendido de forma totalmente errada pelo mundo. De fato, é confundido com sabedoria e substitui a verdade. Considerando a forma que o mundo usa o termo, um indivíduo é capaz de fazer ‘bom’ ou ‘mau’ julgamento e a sua educação tem por objetivo fortalecer o primeiro e minimizar o último. Entretanto, há grande confusão em torno do que significam estas categorias. O que é ‘bom’ julgamento para um, é ‘mau’ para outro. Além disto, até a mesma pessoa, em um dado momento, classifica a mesma ação como sendo demonstrativa de ‘bom’ julgamento e de ‘mau’ julgamento em outro. Nem é possível ensinar-se qualquer critério consistente para a determinação do que são estas categorias. A qualquer momento o aluno pode discordar daquilo que o seu pretenso professor diz a esse respeito, e o próprio professor pode muito bem ser inconsistente em relação àquilo em que acredita. ‘Bom’ julgamento, nestes termos, não significa nada: assim como ‘mau’ também não significa nada.

É necessário que o professor de Deus reconheça, não que não deve julgar, mas que não pode julgar. Ao desistir do julgamento, está apenas a desistir do que não tinha. Desiste de uma ilusão; ou melhor, tem a ilusão de desistir. De fato, simplesmente, se tornou mais honesto. Reconhecendo que o julgamento sempre lhe foi impossível, não mais tenta fazê-lo. Não há nenhum sacrifício. Ao contrário, coloca-se numa posição na qual o julgamento pode ocorrer ‘através’ dele, em vez de ‘por’ ele. E este julgamento não é ‘bom’ nem é ‘mau’. É o único julgamento que existe e é apenas um: ‘O Filho de Deus não tem culpa e o pecado não existe.’”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 98

“’Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.’

Hoje é um dia dedicado a algo especial. Tomaremos um só partido hoje. Estamos do lado da verdade e soltamos as ilusões. Não vacilaremos entre as duas, mas nos posicionaremos firmemente em favor da única. Hoje nos dedicamos à verdade e à salvação, assim como Deus planejou que fosse. Não argumentaremos que é outra coisa. Não a buscaremos onde não está. Com contentamento, nós a aceitamos tal como é e assumimos a parte que nos foi designada por Deus.

Que felicidade é ter certeza! Hoje, deixamos todas as nossas dúvidas de lado e tomamos o nosso partido com certeza de propósito, agradecidos porque a dúvida se foi e a certeza veio. Temos um grandioso propósito a cumprir e tudo o que precisamos para alcançar a meta nos foi dado. Nem um único equívoco obstrui o nosso caminho. Isso porque fomos absolvidos de erros. Todos os nossos pecados foram lavados e sumiram por compreendermos que eram apenas equívocos.

Aqueles que são sem culpa não têm medo, pois estão seguros e reconhecem a sua segurança. Não apelam para a mágica, nem inventam escapatórias de ameaças imaginárias sem realidade. Eles descansam na quieta certeza de que farão o que lhes for dado fazer. Não duvidam da sua própria capacidade porque sabem que a sua função será cumprida completamente no tempo e no lugar perfeitos. Eles tomaram o partido que tomaremos hoje para que possamos compartilhar da sua certeza e assim aumentá-la aceitando-a nós mesmos.

Eles estarão conosco, todos aqueles que tomaram o partido que estamos tomando hoje, e alegremente nos oferecem tudo o que aprenderam e todos os ganhos que realizaram. Aqueles que ainda estão incertos também se juntarão a nós e, tomando emprestada a nossa certeza, a tornarão ainda mais forte. Enquanto isso, aqueles que ainda não nasceram ouvirão o chamado que ouvimos e responderão quando vierem para fazer a sua escolha outra vez. Hoje nós não escolhemos só por nós mesmos.

Será que não vale cinco minutos de cada hora do teu tempo ser capaz de aceitar a felicidade que Deus te deu? Será que não vale cinco minutos de cada hora reconhecer a tua função especial aqui? Cinco minutos não é apenas um pequeno pedido para se ganhar uma recompensa tão grande que não tem medida? Tu já fizeste pelo menos mil barganhas nas quais saíste perdendo.

Aqui está uma oferta que te garante a plena liberação de todo tipo de dor e a alegria que o mundo não contém. Podes trocar um pouco do teu tempo pela paz da tua mente e certeza de propósito com a promessa de sucesso completo. E, uma vez que o tempo não tem significado, não se está pedindo nada em troca de tudo. Eis uma barganha que não podes perder. E o que ganhas é de fato sem limites!

A cada hora, hoje, dá-Lhe a tua diminuta dádiva de apenas cinco minutos. Ele dará às palavras que usares ao praticar a ideia de hoje a profunda convicção e a certeza que te faltam. As Suas palavras se unirão às tuas e farão de cada repetição da ideia de hoje uma oferenda total, feita com uma fé tão perfeita e segura quanto a Sua em ti. A Sua confiança em ti trará luz a todas as palavras que disseres, e irás além do seu som até o que elas realmente significam. Praticas com Ele hoje ao dizeres:

‘Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.’

Em cada cinco minutos que passares com Ele, Ele aceitará tuas palavras e as devolverá a ti, reluzindo com uma fé e uma confiança tão fortes e constantes que iluminarão o mundo com esperança e contentamento. Não percas uma única chance de ser o feliz destinatário das Suas dádivas para que possas dá-las ao mundo hoje.

Dá-Lhe as Suas palavras e Ele fará o resto. Ele te tornará capaz de compreender a tua função especial. Ele abrirá o caminho para a felicidade e a paz e a confiança serão as Suas dádivas, a Sua resposta às tuas palavras. Ele responderá que o que dizes é verdade com toda a Sua fé, alegria e certeza. E então terás a convicção Daquele Que sabe qual é a tua função tanto na Terra quanto no Céu. Ele estará contigo a cada período de prática que compartilhares com Ele, dando-te a intemporalidade e a paz em troca de cada instante que Lhe ofereceres.

Durante a hora, deixa que teu tempo passe preparando-te com alegria para os próximos cinco minutos que voltarás a passar com Ele. Repete a ideia de hoje enquanto esperas que o momento de contentamento venha a ti mais uma vez. Repete-a com frequência e não esqueças que a cada vez que o fazes, deixas a tua mente ser preparada para o momento feliz que virá.

E quando a hora passar e Ele estiver aí mais uma vez para passar um pouco de tempo contigo, sê grato e deixa de lado todas as tarefas terrenas, todos os pequenos pensamentos e ideias limitadas e de novo passa um momento feliz com Ele. Dize-Lhe mais uma vez que aceitas a parte que Ele quer que assumas e Ele te ajudará a cumpri-la e fará com que estejas certo de que queres essa escolha que Ele fez contigo e tu com Ele.”

—–

Imagem Photo by Francisco Venâncio on Unsplash – 17.11.2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x