Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 105

A Extensão do Reino

[FIP T-7.IX.]

“Só você pode limitar o seu poder criativo, mas a Vontade de Deus é liberar isso. A Vontade de Deus não priva você mesmo de SUAS criações, assim como a Vontade de Deus não priva a Ele Próprio das Suas.

Não negue as suas dádivas à Filiação, ou você está negando a si mesmo a Deus. O egoísmo é do ego, mas a plenitude é da Alma [espírito] porque é assim que Ele a criou. O Espírito Santo está na parte da mente que fica entre o ego e a Alma, fazendo a mediação entre eles SEMPRE A FAVOR DA ALMA.

Para o ego, isso é parcialidade e, portanto, o ego responde como se isso fosse algo que estivesse se colocando contra ele.

Para a Alma isso é verdade, porque ela conhece a sua própria plenitude e não pode conceber NENHUMA parte da qual ela esteja excluída.

A Alma CONHECE que a consciência no nível da percepção [consciousness] de todos os seus irmãos está incluída na sua, como A ALMA está incluída em Deus. O poder de toda a Filiação E DE SEU CRIADOR é, portanto, a sua PRÓPRIA plenitude, tornando as Suas Criações e as suas criações igualmente íntegras e iguais em perfeição.

O ego não pode prevalecer contra uma totalidade que inclui a Deus e qualquer totalidade TEM QUE incluir a Deus. A tudo o que Ele criou é dado TODO o Seu poder porque faz parte Dele e compartilha COM Ele O Que Ele É. Criar é o OPOSTO de perder, assim como a benção é o oposto do sacrifício.

O que é TEM QUE ser estendido. É desse modo que retém o conhecimento de SI MESMO. A Alma anseia por compartilhar o que Ela É assim como fez o SEU Criador. Criado PELO compartilhar, a Sua vontade é criar. NÃO deseja CONTER a Deus, mas a sua vontade é ESTENDER O QUE ELE É.

A extensão do Que é Deus é a única função da Alma. A SUA plenitude não pode ser contida, assim como a plenitude de seu Criador. Plenitude é extensão. Todo o sistema de pensamento do ego BLOQUEIA a extensão e, portanto, bloqueia a SUA ÚNICA FUNÇÃO. Isso, portanto, bloqueia a sua alegria e é por ISSO que vocês se percebem como não sendo plenos. A menos que você crie, você NÃO está pleno. Mas Deus NÃO conhece o que não é pleno e, portanto, você TEM QUE criar. VOCÊ pode não conhecer as suas próprias criações, mas isso não pode interferir na realidade delas, assim como o fato de você não estar consciente no nível da realidade [unawareness] de sua Alma não pode interferir com o que ela é.

O Reino está se estendendo para sempre, porque está na Mente de Deus. VOCÊ não conhece a sua alegria porque você não conhece a plenitude do seu próprio ser. Exclua QUALQUER parte do Reino DE você mesmo e você NÃO será íntegro. Uma mente dividida NÃO PODE perceber a sua plenitude e necessita que o milagre da sua integridade desponte sobre ela e a cure. Isso re-desperta a sua integridade NELA e a devolve ao Reino por causa de sua ACEITAÇÃO da integridade. A plena apreciação da plenitude do Ser torna o egoísmo impossível e a extensão inevitável. É por isso que há paz perfeita no Reino. Cada Alma ESTÁ cumprindo a sua função e o que APENAS o cumprimento completo pode trazer É paz.

A insanidade PARECE aumentar a realidade, mas ninguém afirmaria que o que ela acrescenta é verdadeiro.

A insanidade é, portanto, a NÃO-extensão da verdade, que bloqueia a alegria porque bloqueia a Criação e, portanto, bloqueia a auto-REALIZAÇÃO. Os que não se sentem plenos TÊM QUE estar deprimidos, porque a plenitude do próprio ser deles é DESCONHECIDA para eles. As suas criações são protegidas PARA você porque o Espírito Santo, que está em suas mentes, tem conhecimento delas e pode trazê-las para a sua consciência no nível da realidade [awareness] sempre que você permitir que Ele o faça.

Elas ESTÃO aí como parte do que você é, porque a SUA plenitude as INCLUI. As criações de cada Filho de Deus são suas, porque cada criação pertence a todos, tendo sido criada para a Filiação como um todo.

Vocês não falharam em aumentar a herança dos Filhos de Deus e, portanto, não falharam em assegurá-la para si mesmos. Se foi a Vontade de Deus dá-la a você, Ele a deu para sempre. Se foi a Vontade de Deus que você a tenha para sempre, Ele lhe deu os meios para mantê-la e ASSIM VOCÊ TEM FEITO. Desobedecer a Vontade de Deus só tem significado para o insano. Na verdade, é impossível.

A plenitude do seu ser é tão ilimitada quanto a de Deus. Como a Sua, Ele se estende para sempre e em perfeita paz. A sua radiância é tão intensa que Ela cria em perfeita alegria e somente o que é íntegro pode nascer de sua integridade. Seja confiante em que você nunca perdeu a sua identidade e a extensão que a mantém na integridade e paz. Os milagres são UMA EXPRESSÃO DESSA CONFIANÇA.

Eles são reflexos tanto de sua própria identificação adequada COM os seus irmãos quanto de sua própria consciência no nível da realidade [awareness] de que a SUA identificação É mantida por extensão. O milagre é UMA LIÇÃO DE PERCEPÇÃO TOTAL. Ao incluir QUALQUER parte da totalidade na lição, você TEM incluído o todo.”

Urtext – Manual de Professores

13. QUANTOS PROFESSORES DE DEUS SÃO NECESSÁRIOS PARA SALVAR O MUNDO?

“A resposta a esta pergunta é: – um. Um professor totalmente perfeito, cujo aprendizado está completo, é o suficiente. Este, santificado e redimido, torna-se o Ser que é o Filho de Deus. Ele, que sempre foi totalmente espírito, agora não mais se vê como um corpo, nem mesmo em um corpo. Por conseguinte, não tem limites. E não tendo limites, os seus pensamentos estão unidos aos de Deus para sempre. A sua percepção de si mesmo baseia-se no julgamento de Deus e traz os Seus pensamentos às mentes ainda iludidas. Ele é para sempre um, porque é como Deus o criou. Ele aceitou Cristo e está salvo.

Assim, o filho do homem torna-se o Filho de Deus. Não é realmente uma mudança, é uma mudança de mente. Nada externo se altera, mas tudo internamente reflete agora só o Amor de Deus. Deus já não pode ser temido, porque a mente não vê nenhuma causa para a punição. Os professores de Deus parecem ser muitos, pois essa é a necessidade do mundo. No entanto, unidos num só propósito, propósito esse que compartilham com Deus, como poderiam estar separados uns dos outros? Que importa, então, se aparecem em muitas formas? As suas sementes são uma só; a sua união é completa. E Deus, agora, trabalha através deles como se fossem um, pois é isso o que são.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 105

“’A paz e a alegria de Deus são minhas.’

A paz e a alegria de Deus são tuas. Hoje nós as aceitaremos sabendo que nos pertencem. E tentaremos compreender que estas dádivas aumentam à medida que as recebemos. Elas não se assemelham às dádivas que o mundo pode dar, em que o doador perde ao dar e aquele que recebe enriquece com a sua perda. Tais não são dádivas, mas barganhas feitas com culpa. O que é verdadeiramente dado não acarreta nenhuma perda. É impossível que alguém possa ganhar porque o outro perde. Isso implica em limitação e insuficiência.

Nenhuma dádiva é feita dessa forma. Tais ‘dádivas’ não passam de uma oferta visando um retorno maior, um empréstimo com juros a serem pagos integralmente; um empréstimo temporário, significando um compromisso de dívida a ser pago com muito mais do que foi recebido por aquele que aceitou a dádiva. Essa estranha distorção do que significa dar permeia todos os níveis do mundo que vês. Despoja de todo significado as dádivas que dás e não te deixa nada naquelas que recebes.

Uma das metas principais do aprendizado que esse curso estabeleceu é o de reverter a tua opinião sobre o que é dar, de modo que possas receber. Pois dar veio a ser uma fonte de medo e assim queres evitar o único meio pelo qual podes receber. Aceita a paz e a alegria de Deus e aprenderás um modo diferente de olhar para uma dádiva. As dádivas de Deus nunca diminuirão ao serem dadas. Pelo contrário, só aumentam com isso.

Assim como a paz e a alegria do Céu se intensificam quando tu as aceitas como dádivas de Deus para ti, assim também a alegria do teu Criador cresce quando aceitas a Sua alegria e a Sua paz como tuas. Dar verdadeiramente é criação. Estende o que é sem limite ao ilimitado, a eternidade à intemporalidade e o amor a si próprio. Acrescenta a tudo o que já é completo, não simplesmente em termos de acrescentar mais, pois isso implicaria que antes era menos. Acrescenta permitindo que aquilo que não pode se conter cumpra o seu objetivo de dar tudo o que tem, assegurando tudo o que tem para si mesmo eternamente.

Hoje aceita a paz e a alegria de Deus como tuas. Deixa que Ele complete a Si Mesmo assim como Ele define a completeza. Compreenderás que aquilo que O completa tem que completar o Seu Filho também. Ele não pode dar através da perda. Tu também não podes. Recebe hoje a Sua dádiva de alegria e paz e Ele te agradecerá pela tua dádiva para Ele.

Hoje, os nossos períodos de prática começarão de modo um pouco diferente. Começa o dia pensando naqueles irmãos a quem tens negado a paz e a alegria às quais eles têm direito segundo as leis iguais de Deus. Aqui as negaste a ti próprio. E aqui tens que retornar para reivindicá-las como tuas.

Pensa nos teus ‘inimigos’ por um momento e dize a cada um deles, à medida que te ocorrem:

‘Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria,  para que a paz e a alegria de Deus possam ser minhas.’

Assim, tu te preparas para reconhecer as dádivas de Deus para ti e deixar a tua mente livre de tudo o que impediria o teu sucesso hoje. Agora, estás pronto para aceitar a dádiva de paz e alegria que Deus tem dado a ti. Agora estás pronto para experimentar a alegria e a paz que tens negado a ti mesmo. Agora podes dizer: ‘A paz e a alegria de Deus são minhas,’ pois deste aquilo que queres receber.

Tens que ter sucesso hoje, se preparares a tua mente como sugerimos. Pois terás permitido que todas as barreiras para a paz e a alegria sejam erguidas, e o que é teu finalmente pode vir a ti. Assim, dize a ti mesmo: ‘A paz e a alegria de Deus são minhas’ e fecha os teus olhos por um momento e deixa que a Sua Voz te assegure que as palavras que proferes são verdadeiras.

Passa os teus cinco minutos com Ele dessa forma toda vez que puderes no dia de hoje, mas não penses que menos do que isso não terá valor quando não puderes Lhe dar mais. Pelo menos lembra-te de dizer a cada hora as palavras que O invocam para te dar o que é a Sua Vontade dar e o que é Sua Vontade que recebas. Determina-te hoje a não interferir com o que é Sua Vontade. E se um irmão parecer tentar-te a negar a dádiva de Deus para ele, vê isso apenas como mais uma chance para deixar que recebas as dádivas de Deus como tuas. Então, abençoa o teu irmão com gratidão e dize:

‘Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria, para que a paz e a alegria de Deus possam ser minhas.’”

—–

Dia 106

“Você tem dito que, quando você escreve sobre o Reino e as suas próprias criações que pertencem a ele, você está descrevendo O QUE VOCÊ NÃO CONHECE. Isso é verdade em certo sentido, mas não mais verdadeiro do que a sua falha em reconhecer todo o resultado das premissas do ego. O Reino é resultado de premissas, tanto quanto esse mundo. Você TEM levado o raciocínio do ego à sua conclusão lógica, que é a TOTAL CONFUSÃO SOBRE TODAS AS COISAS. Mas você realmente não ACREDITA nisso, ou você não poderia manter isso. Se você REALMENTE visse esse resultado, você não PODERIA querer isso. A ÚNICA razão pela qual você poderia querer QUALQUER parte disso é porque VOCÊ NÃO VÊ O TODO DISSO. Portanto, você ESTÁ disposto a olhar para as premissas do ego, mas NÃO para o seu resultado lógico.

Não é possível que vocês tenham feito a mesma coisa com as premissas de Deus? As suas criações SÃO o resultado lógico de Suas premissas. O pensamento DE DEUS as estabeleceu PARA vocês. Elas estão, portanto, LÁ, EXATAMENTE onde pertencem. Elas pertencem à mente de vocês, como parte da identificação delas com a DELE. Mas o estado da mente de vocês e o reconhecimento delas do QUE ESTÁ NA MENTE DE VOCÊS dependem, a qualquer momento, do que vocês acreditam SOBRE a mente de vocês. Quaisquer que sejam essas crenças, elas são as premissas que determinarão O QUE VOCÊS ACEITAM EM SUAS MENTES.

Com certeza está claro que vocês podem aceitar em suas mentes o que NÃO está realmente lá e NEGAR O QUE ESTÁ. Nenhuma dessas possibilidades requer maior elaboração, embora ambas sejam claramente indefensáveis, mesmo que VOCÊ decida defendê-las. Mas a função que o próprio Deus DEU a suas mentes através da Sua, você pode NEGAR, mas NÃO PODE impedir. É o resultado lógico do que você É. A capacidade de VER um resultado lógico depende da sua DISPONIBILIDADE [VONTADE] DE VER, mas a sua VERDADE não tem nada a ver com a sua vontade em absoluto.

A verdade é a Vontade de DEUS. COMPARTILHE a Sua Vontade e você compartilhará o que Ele CONHECE. Negue a Sua Vontade ENQUANTO SUA e você estará negando o Seu Reino E o seu.

O Espírito Santo direcionará você SOMENTE para evitar toda dor. O DESFAZER da dor tem que OBVIAMENTE evitar isso. Ninguém certamente FARIA OBJEÇÕES a esse objetivo SE ELE O RECONHECESSE.

O problema NÃO é saber se o que o Espírito Santo diz é verdadeiro, mas se você quer OUVIR o que Ele diz.”

A Confusão entre Força e Fraqueza

[FIP T-7.X. A Confusão entre Dor e Alegria]

“Você é tão incapaz de reconhecer o que é doloroso quanto de conhecer o que é alegre e, de fato, está muito propenso a confundir os dois. A principal função do Espírito Santo é ensiná-lo a FAZER A DISTINÇÃO ENTRE ELES.

Por mais estranho que isso pareça que seja necessário, isso obviamente É necessário. Mas a razão é igualmente óbvia. O que dá alegria para você É doloroso para o ego e, enquanto você estiver em dúvida sobre o que VOCÊ é, você ficará confuso entre útil e dano sobre alegria e dor. Essa confusão é a causa de toda a ideia de sacrifício. Obedeça ao Espírito Santo e você estará desistindo do ego, mas não estará SACRIFICANDO nada. Pelo contrário, você estará ganhando TUDO. Mas se você acreditasse nisso, não haveria nenhum conflito. É por isso que você necessita DEMONSTRAR O ÓBVIO PARA VOCÊ MESMO. NÃO é óbvio para você.

Você REALMENTE acredita que fazer o oposto à Vontade de Deus PODE ser melhor para você. Você também acredita que é POSSÍVEL fazer o oposto da Vontade de Deus. Portanto, você acredita que uma escolha impossível ESTEJA aberta para você, o que é muito amedrontadora e muito desejável. No entanto, É A VONTADE DE Deus. Ele NÃO deseja. A SUA Vontade é tão poderosa quanto a Dele porque É a Dele. Os desejos do ego não significam coisa alguma, porque o ego deseja o impossível. Você PODE desejar o impossível, mas só pode EXERCER A SUA VONTADE com Deus. Essa é a fraqueza do ego e a SUA força.

O Espírito Santo SEMPRE está ao lado de VOCÊ e ao lado da sua FORÇA. Enquanto você evitar a Sua orientação de alguma forma, você QUER SER FRACO. Mas a fraqueza é amedrontadora. O que mais, então, essa decisão pode significar, exceto que você QUER estar amedrontado? O Espírito Santo NUNCA pede sacrifício, mas o ego SEMPRE pede. Quando você está confuso sobre essa distinção MUITO clara na motivação, isso só PODE ser devido à projeção. A projeção desse tipo É uma confusão na motivação e, devido a ESSA confusão, a CONFIANÇA se torna impossível.

Ninguém obedece de bom grado a um guia em quem não confia. Mas isso não significa que o GUIA não seja confiável. Nesse caso, SEMPRE significa que o SEGUIDOR NÃO É CONFIÁVEL. No entanto, isso também é apenas uma questão de sua própria crença. Acreditando que ELE é capaz de trair, ele acredita que tudo pode traí-LO. Mas isso é APENAS porque ele ESCOLHEU SEGUIR UMA ORIENTAÇÃO FALSA.

Incapaz de seguir ESSA orientação SEM medo, ele associa medo COM orientação e se recusa a seguir QUALQUER orientação. Se o resultado dessa decisão é a confusão, isso não é surpreendente.”

Urtext – Manual de Professores

(Quantos Professores de Deus são Necessários para Salvar o Mundo? cont.,)

“Por que é necessária a ilusão de serem muitos? Somente porque a realidade não é compreensível para os iludidos. Raros são os que podem ouvir a Voz de Deus de qualquer maneira que seja, e mesmo estes não podem comunicar as mensagens Dele através do Espírito Santo, que lhas deu. Os professores de Deus necessitam de um veículo através do qual a comunicação se torne possível para aqueles que não reconhecem que são espírito. Um corpo, esses podem ver. Uma voz podem compreender e ouvir o medo que a verdade encontraria neles. Não te esqueças de que a verdade só pode vir onde é bem-vinda sem medo. Assim, os professores de Deus precisam de um corpo, pois a sua unidade não poderia ser reconhecida diretamente.

Entretanto, o que faz os professores de Deus é o seu reconhecimento de qual é o verdadeiro propósito do corpo. À medida em que avançam na sua profissão, cada vez mais se apercebem de que a função do corpo é apenas deixar que a Voz de Deus fale através dele para ouvidos humanos. Esses ouvidos carregarão para a mente do ouvinte mensagens que não são deste mundo, as quais a mente compreenderá devido à Fonte donde provêm. Desta compreensão virá o reconhecimento, nesse novo professor de Deus, de qual é realmente o propósito do corpo, do único uso que realmente existe para ele. Esta lição é suficiente para permitir a entrada do pensamento da unidade, e o que é um é reconhecido como um. Os professores de Deus parecem compartilhar a ilusão da separação mas, devido ao propósito com que usam o corpo, não acreditam na ilusão apesar das aparências. “

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 106

“’Que eu me aquiete e escute a verdade.’

Se deixares a voz do ego de lado, por mais alto que pareça ser o seu chamado, se não aceitares as suas dádivas mesquinhas que nada te dão do que realmente queres; se escutares com uma mente aberta, que não tenha te dito o que é a salvação, então ouvirás a poderosa Voz da verdade, quieta em poder, forte em serenidade e completamente certa em Suas mensagens.

Escuta e ouve o teu Pai te falar através da Voz que Ele designou, Que silencia o trovão daquilo que não tem significado e indica o caminho da paz para aqueles que não podem ver. Fica quieto hoje e escuta a verdade. Não te deixes enganar pelas vozes dos mortos, que te dizem ter achado a fonte da vida e a oferecem para que acredites. Não dês atenção a eles, mas escuta a verdade.

Hoje não tenhas medo de desviar-te das vozes do mundo. Caminha com leveza passando pela sua persuasão sem significado. Não lhes dês ouvidos. Fica quieto hoje e escuta a verdade. Passa por todas as coisas que não falam Daquele Que tem a tua felicidade em Suas Mãos e que a oferece a ti com boas-vindas e amor. Dá ouvidos só a ele hoje, e não espera mais para alcançá-Lo. Hoje, ouve uma única voz.

Hoje, a promessa do Verbo de Deus é cumprida. Ouve e fica em silêncio. Ele quer te falar. Ele vem com milagres mil vezes mais felizes e maravilhosos do que jamais sonhaste ou desejaste nos teus sonhos. Os Seus milagres são verdadeiros. Eles não se desvanecerão quando o sonho acabar. Em vez disso, eles acabam com o sonho e duram para sempre, pois vêm de Deus para o Seu querido Filho, cujo outro nome é o teu. Hoje, prepara-te para milagres, hoje, deixa que se cumpra a antiga promessa que teu Pai fez a ti e a todos os teus irmãos.

Escuta-O, hoje, e ouve o Verbo que ergue o véu que cobre a terra e desperta todos aqueles que dormem e não podem ver. Através de ti, Deus chama por eles. Ele precisa da tua voz para falar com eles, pois quem poderia alcançar o Filho de Deus senão o Pai, chamando através do teu Ser? Ouve-O hoje e oferece-Lhe a tua voz para falar a toda a multidão que espera para ouvir o Verbo que Ele pronunciará hoje.

Que estejas pronto para a salvação. Ela está aqui e te será dada no dia de hoje. E aprenderás a tua função Daquele Que a escolheu para ti em Nome do teu Pai. Escuta hoje e ouvirás uma Voz Que ressoará pelo mundo inteiro através de ti. O Portador de todos os milagres precisa que os recebas primeiro, tornando-te assim o feliz doador daquilo que recebeste.

Assim começa a salvação e assim termina, quando tudo for teu e tudo for dado, ela permanecerá contigo para sempre. E a lição terá sido aprendida. Hoje, estamos praticando o ato de dar, não da forma como o compreendes agora, mas tal como é. Os exercícios de cada hora devem começar com esse pedido para a tua iluminação:

‘Que eu me aquiete e escute a verdade. O que significa dar e receber?’

Pergunta e espera uma resposta. Essa é uma pergunta cuja resposta tem estado esperando há muito tempo para ser recebida por ti. Ela dará início ao ministério para o qual vieste e libertará o mundo do pensamento de que dar é um modo de perder. E assim o mundo vem a estar pronto para compreender e receber.

Fica quieto e escuta a verdade hoje. Para cada cinco minutos passados a ouvir, mil mentes se abrem para a verdade e ouvirão o Verbo santo que tu ouves. E, passada a hora, novamente liberarás mais mil mentes, que se deterão para pedir que a verdade lhes seja dada, junto contigo.

Hoje, o santo Verbo de Deus é cumprido através do teu recebimento para que possas dá-lo, de modo que possas ensinar ao mundo o que significa dar, escutando e aprendendo com Ele. Não esqueças de reforçar a tua escolha de ouvir e receber o Verbo com esse lembrete, que darás a ti mesmo com a maior frequência possível hoje:

‘Que eu me aquiete e escute a verdade. Hoje eu sou o mensageiro de Deus, a minha voz é a Sua, para dar o que recebo.’”

—–

Dia 107

“O Espírito Santo é perfeitamente confiável, assim como VOCÊ o é. O Próprio Deus confia em você e, portanto, a sua confiabilidade ESTÁ além do que é  questionável. Ela sempre permanecerá além do questionável, por mais que você a questione. Eu confio em MINHAS escolhas APENAS porque SÃO a Vontade de Deus. Nós dissemos antes que VOCÊ é a Vontade de Deus. A Sua Vontade não é um desejo vão e a sua identificação COM a Sua Vontade não é opcional porque É o que você é. Compartilhar a Sua vontade COMIGO não está realmente aberto à escolha, embora possa PARECER estar. Toda a separação reside nessa falácia [equívoco]. E a ÚNICA saída da falácia é decidir que VOCÊ NÃO PRECISA DECIDIR COISA ALGUMA.

Tudo lhe foi dado por decisão de DEUS. Essa é a Sua Vontade e você NÃO pode desfazê-la. Mesmo o abandono da sua falsa prerrogativa de tomada de decisão, que o ego guarda tão zelosamente, não é realizado através do seu desejo. Foi realizado PARA você através da Vontade de Deus, que não deixou você sem consolo. A sua Voz ENSINARÁ a você como distinguir entre dor e alegria e CONDUZIRÁ você para fora da confusão que você tem feito. Não HÁ confusão na mente de um Filho de Deus, cuja vontade TEM QUE ser a Vontade do Pai, porque a Vontade do Pai É Seu Filho.

Os milagres estão DE ACORDO com a Vontade de Deus, cuja Vontade você NÃO conhece porque está confuso em relação à qual é a SUA vontade. Isso significa que você está confuso em relação ao que você é.

Se você É a vontade de Deus e NÃO ACEITA a vontade Dele, SÓ pode não estar aceitando o que você é. Mas se a sua alegria É o que você é, você está negando a alegria. O milagre, portanto, é uma lição acerca DO QUE É A ALEGRIA. Sendo uma lição acerca do COMPARTILHAR, é uma lição de amor, que É alegria. Cada milagre é, portanto, uma lição sobre a Verdade e, ao OFERECER a verdade, VOCÊ está aprendendo a diferença entre dor e alegria.”

O Estado de Graça

[FIP T-7.XI.]

“O Espírito Santo SEMPRE o guiará verdadeiramente, porque a SUA alegria É a Dele. Essa é a Sua Vontade para todos, porque Ele fala pelo Reino de Deus que É alegria. Segui-Lo é, portanto, a coisa mais fácil do mundo e a única coisa que é fácil, porque NÃO é do mundo e, portanto, é NATURAL. O mundo vai CONTRA a sua natureza, porque está em desacordo com as leis de Deus. O mundo percebe ordens de dificuldades em TODAS AS COISAS. Isso ocorre porque o ego não percebe nada como totalmente desejável. DEMONSTRANDO a vocês mesmos que NÃO EXISTE ORDEM DE DIFICULDADES EM MILAGRES, vocês se convencerão de que, em seu estado NATURAL, não EXISTE dificuldade alguma, porque é um estado de Graça.

A graça é o estado natural de todo Filho de Deus. Quando ele NÃO está em estado de graça, ele ESTÁ fora de seu ambiente natural e NÃO funciona bem. Tudo o que ele faz torna-se uma tensão, porque ele não foi criado para o ambiente que tem feito. Ele, portanto, NÃO PODE se adaptar a ele, nem pode adaptá-lo a ELE. Não adianta tentar. Um Filho de Deus SÓ é feliz quando ele conhece que está COM Deus. Esse é o único ambiente no qual ele não experienciará tensão, porque é onde ele pertence. É também o único ambiente digno dele, porque o seu próprio valor está além de QUALQUER COISA que ele possa fazer.

Considere o reino que você tem feito e julgue o seu valor com justiça. Vale a pena ser um lar para uma criança de Deus? Isso protege a sua paz e irradia o amor sobre ele? Isso mantém o seu coração intocado pelo medo e lhe permite dar sempre sem qualquer senso de perda? Ele lhe ensina que dar É a sua alegria e que o próprio Deus lhe agradece pelo que dá?

Esse é o único ambiente no qual você pode ser feliz. Você não pode fazê-lo, assim como você não pode fazer a si mesmo. Mas ele foi criado para você, assim como você foi criado para ele. Deus cuida de Suas crianças e não lhes nega nada. Mas quando elas O negam, elas NÃO sabem disso, porque ELAS negam tudo a si mesmas. Vocês que poderiam dar o amor de Deus a tudo que veem, tocam e lembram, estão literalmente negando o Céu a si mesmos. Eu peço a você novamente para lembrar que eu escolhi você para ensinar o Reino AO Reino. Não há exceções nessa lição porque a ausência de exceções é a lição.

Todo Filho que retorna ao Reino com essa lição em seu coração curou a Filiação e deu graças a Deus. Todo aquele que aprende essa lição torna-se o professor perfeito, porque a aprendeu do Espírito Santo, que quer ensinar-lhe todas as coisas que Ele conhece. Quando uma mente tem apenas luz, ela CONHECE apenas a luz. A sua própria radiância brilha ao seu redor e se estende até a escuridão de outras mentes, transformando-as em majestade. A majestade de Deus está lá, para que VOCÊ a reconheça, aprecie e CONHEÇA.

Reconhecer a majestade de Deus COMO o seu irmão é aceitar a sua PRÓPRIA herança. Deus dá apenas com igualdade. Se você reconhecer a Sua dádiva em qualquer OUTRA pessoa, você terá admitido o que Ele tem dado a você. Nada é tão fácil de perceber quanto a verdade. Essa é a percepção que é imediata, clara e natural. Você se treinou para NÃO reconhecer isso e isso tem sido muito difícil para você.

FORA do seu ambiente natural, você pode muito bem perguntar: ‘O que é a verdade?’, já que a verdade É o ambiente pelo qual e para o qual você foi criado. Vocês não conhecem a si mesmos porque não conhecem o SEU Criador. Vocês não conhecem as SUAS criações, porque vocês não conhecem os seus irmãos que as criaram COM vocês.”

O milagre, portanto, é uma lição acerca DO QUE É A ALEGRIA. Sendo uma lição acerca do COMPARTILHAR, é uma lição de amor, que É alegria.”

Urtext – Manual de Professores

(Quantos Professores de Deus são Necessários para Salvar o Mundo? cont.,)

“A lição central é sempre essa: seja o que for que o corpo seja para ti, é isso que ele virá a ser para ti. Usa-o para o pecado ou para o ataque, que é o mesmo que pecado, e vê-lo-ás como pecaminoso. Porque é pecaminoso é fraco e, ao ser fraco, sofre e morre. Usa-o para trazer o Verbo de Deus àqueles que não O têm e o corpo torna-se santo. Por ser santo, não pode adoecer, nem pode morrer. Quando a sua utilidade finda, é posto de lado e isto é tudo. A mente toma esta decisão assim como toma todas as decisões que são responsáveis pela condição do corpo. Contudo, o professor de Deus não toma esta decisão sozinho. Fazê-lo seria dar ao corpo outro propósito além daquele que o mantém santo. A Voz de Deus vai dizer-lhe quando está cumprido o seu papel, tal como essa Voz lhe diz qual é a sua função. Ele não sofre nem por ir nem por ficar. Agora, a doença, para ele, é impossível.

A unicidade e a doença não podem coexistir. Os professores de Deus escolhem olhar para os sonhos durante algum tempo. É uma escolha consciente. Pois aprenderam que todas as escolhas são feitas conscientemente, com total conhecimento da suas consequências. O sonho diz o contrário, mas quem depositaria a sua fé em sonhos uma vez que foram reconhecidos pelo que são? A consciência [no nível da realidade; awareness] do sonhar é a função real dos professores de Deus. Eles observam as figuras dos sonhos a ir a vir, a deslocarem-se e a mudarem, a sofrerem e a morrerem. Apesar disso, não são enganados pelo que vêem. Reconhecem que contemplar uma figura de sonho como doente e separada não é mais real do que considerá-la saudável e bonita. Só a unidade não é coisa de sonhos. E é isso que os professores de Deus reconhecem por detrás do sonho, além de todas as aparências e ainda assim como algo que, com toda a certeza lhes pertence.

(Fim de Quantos Professores de Deus são Necessários para Salvar o Mundo?)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 107

“’A verdade corrigirá todos os erros na minha mente.’

O que pode corrigir ilusões senão a verdade? E o que são os erros senão ilusões que permanecem sem ser reconhecidas pelo que são? Onde entra a verdade, desaparecem os erros. Eles simplesmente se desvanecem, sem deixar qualquer traço pelo qual possam ser lembrados. Eles se vão porque, sem crença, não têm vida. Assim, desaparecem no nada, voltando ao lugar de onde vieram. Vão e vêm do pó para o pó, pois só a verdade permanece.

Podes imaginar o que é um estado mental sem ilusões: qual seria o sentimento? Tenta lembrar-te daquele tempo, – talvez um minuto, talvez menos – em que nada vinha interromper a tua paz, quando estavas certo de ser amado e de estar em segurança. Depois, tenta fazer um retrato em tua mente de como seria se esse momento fosse estendido até o final dos tempos e até a eternidade. E, então, deixa que a sensação de quietude que sentiste seja cem vezes multiplicada e em seguida multiplicada cem vezes mais.

Agora, tens uma ideia, nada mais do que um leve indício do estado em que a tua mente descansará quando a verdade vier. Sem ilusões, não poderia haver nem medo, nem dúvida, nem ataque. Quando a verdade vem, toda dor acaba, pois não há espaço para que pensamentos transitórios e ideias mortas se detenham na tua mente. A verdade ocupa a tua mente por completo, liberando-te de todas as crenças no efêmero. Essas não têm lugar, porque, com a vinda da verdade, elas não estão em lugar algum. Não podem ser achadas, porque agora a verdade está em todo o lugar para sempre.

Quando a verdade vem, não fica só por um momento, para desaparecer ou transformar-se em outra coisa. Ela não se desloca e nem altera a sua forma, não vai e vem, nem vem e vai de novo. Fica exatamente tal como sempre foi e pode-se contar com ela a cada necessidade, ter perfeita confiança nela em todas as aparentes dificuldades e dúvidas geradas pelas aparências que o mundo apresenta. Essas meramente se desvanecerão quando a verdade corrigir os erros na tua mente.

Quando a verdade vem abriga sob as suas asas a dádiva da perfeita constância e do amor que não vacila diante da dor, mas olha para o que está além com firmeza e segurança. Aqui está a dádiva da cura, pois a verdade não precisa de defesa, portanto, nenhum ataque é possível. As ilusões podem ser trazidas à verdade para serem corrigidas. Mas a verdade está muito além das ilusões e não pode ser trazida até elas para transformá-las em verdade.

A verdade não vai, nem vem, nem se desloca, nem muda, ora tomando essa aparência ora aquela, fugindo da captura ou mantendo-se fora do alcance. Ela não se esconde, está na luz obviamente acessível. É impossível que alguém possa buscá-la verdadeiramente sem ter sucesso. O dia de hoje pertence à verdade. Dá à verdade o que lhe é devido e ela te dará o que te é devido. Não foste feito para sofrer e para morrer. É a Vontade do teu Pai que esses sonhos desapareçam. Deixa que a verdade corrija todos eles.

Não pedimos aquilo que não temos. Meramente pedimos o que nos pertence, para que possamos reconhecer o que é nosso. Hoje, vamos praticar no tom feliz da certeza que nasceu da verdade. Os passos trêmulos e vacilantes da ilusão não são a nossa abordagem de hoje. Estamos tão certos do sucesso quanto estamos certos de que vivemos, e esperamos, e respiramos, e pensamos. Não temos dúvidas de que caminhamos com a verdade hoje e contamos com ela para participar de todos os exercícios que fizermos nesse dia.

Começa pedindo Àquele Que vai contigo nesse empreendimento, que Ele permaneça na tua consciência à medida em que vais com Ele. Tu não és feito de carne, sangue e ossos, mas foste criado pelo mesmo Pensamento que também deu a Ele a dádiva da vida. Ele é o teu Irmão, e tão igual a ti que o teu Pai sabe que ambos são o mesmo. É ao teu Ser que estás pedindo para ir contigo e como poderia Ele estar ausente de onde estás?

A verdade corrigirá todos os erros na tua mente que te dizem que poderias estar à parte Dele. Hoje, falas com Ele e fazes a promessa de deixar que a Sua função seja cumprida através de ti. Compartilhar a Sua função é compartilhar a Sua alegria. A Sua confiança está contigo, enquanto dizes:

‘A verdade corrigirá todos os erros na minha mente, e eu descansarei Naquele Que É o meu Ser.’

Deixa então que Ele te conduza gentilmente à verdade, que te envolverá e te dará uma paz tão profunda e tranquila que terás relutância em voltar ao mundo que te é familiar.

E, no entanto, ficarás contente em olhar para esse mundo novamente. A razão disso é que trarás contigo a promessa das mudanças que a verdade que vai contigo levará para o mundo. Elas aumentarão com cada dádiva de cinco breves minutos que lhes deres e os erros que cercam o mundo serão corrigidos à medida em que deixas que sejam corrigidos na tua mente.

Hoje, não esqueças a tua função. Toda vez que dizes a ti mesmo, com confiança: ‘A verdade corrigirá todos os erros na minha mente’, estarás falando por todo mundo e por Aquele Que Quer Liberar o mundo assim como quer libertar a ti.”

—–

Imagem ambreen-hasan-E9ANYNkN4Sc-unsplash.jpg – 21 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x