Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 108

“Nós dissemos antes que apenas toda a Filiação é digna de ser cocriadora com Deus, porque somente toda a Filiação pode criar COMO Ele. Sempre que você cura um irmão por reconhecer o seu valor, você está reconhecendo o poder DELE de criar e o SEU. ELE não pode ter perdido o que VOCÊ reconhece nele e você TEM QUE ter a glória que vê NELE. Ele é um co-criador com Deus e com VOCÊ. Negue o seu poder criativo e você está negando o seu E O DE DEUS QUE CRIOU VOCÊ. Você não pode negar parte da verdade. Você não conhece as suas criações porque você não conhece o criador delas. Vocês não conhecem a si mesmos porque não conhecem o seu Criador.

As suas criações não podem estabelecer a sua realidade, assim como VOCÊ não pode estabelecer a de Deus. Mas você pode CONHECER ambas. O que é tem que ser conhecido pelo compartilhar. Porque Deus compartilhou o Que Ele É com você, você pode conhecê-Lo. Mas você também tem que conhecer tudo o que Ele criou para ter o conhecimento do que ELES têm compartilhado.

Sem o seu Pai, você não conhecerá a sua paternidade. O Reino de Deus inclui todos os Seus Filhos e as suas crianças, que são como os Filhos assim como eles são como o Pai. Conheça, então, os Filhos de Deus e você conhecerá TODA a Criação.”

CAPÍTULO 8 – A JORNADA DE VOLTA

Introdução [FIP T-8.I. A Direção do Currículo]

“Você é prejudicado em seu progresso por suas exigências de conhecer o que você não conhece. Na verdade, essa é uma maneira de se apegar à privação. Você não pode se opor razoavelmente a seguir as instruções em um curso PARA conhecimento, alegando que você não conhece. A necessidade do curso está implícita em sua objeção. O conhecimento em si mesmo não é o fator de motivação para se aprender esse curso. A PAZ sim. Como PRÉ-REQUISITO para o conhecimento, a paz TEM QUE ser aprendida. Isso ocorre APENAS porque quem está em conflito não está em paz e a paz é a CONDIÇÃO do conhecimento porque é a condição do Reino.

O conhecimento será meramente restaurado quando VOCÊ cumprir as suas condições. Essa não é uma barganha feita por Deus, que não faz nenhuma barganha. É meramente o resultado de seu uso equivocado das Suas leis em nome de uma vontade imaginária que não era Dele. O conhecimento É a Sua Vontade. Se você está se Opondo à Sua Vontade, como PODE ter conhecimento? Eu lhe disse o que o conhecimento lhe oferece, mas é claro que você NÃO considera isso totalmente desejável. Se o fizesse, dificilmente estaria disposto a jogá-lo fora tão prontamente, quando o ego pede a sua aliança.

“… paz é a CONDIÇÃO do conhecimento porque é a condição do Reino.

A distração do ego PARECE interferir no seu aprendizado, mas o ego não TEM nenhum poder para distrair você, a menos que você DÊ o poder a ele. A voz do ego é uma alucinação. Você não pode esperar que o EGO diga ‘eu não sou real’. Alucinações SÃO percepções imprecisas da realidade. Porém a você NÃO é solicitado que dissipe sozinho as suas alucinações. A você é apenas solicitado a avaliá-las em termos dos seus resultados PARA VOCÊ MESMO. Se você NÃO AS QUER com base na PERDA DA PAZ, elas serão removidas de sua mente PARA você. Cada resposta ao ego é um chamado à guerra e a guerra, de fato, priva você da paz.

No entanto, nessa guerra NÃO HÁ OPPONENTE. ESSA é a reinterpretação da realidade que você tem que fazer para garantir a paz e a ÚNICA que você com certeza [de fato] necessita fazer.”

A Direção do Currículo

[FIP T-8.I.4.]

Aqueles que você PERCEBE como oponentes são PARTE da sua paz, da qual VOCÊ está desistindo ao atacá-los. Como é possível você ter algo do qual você desiste? Você COMPARTILHA para ter, mas NÃO desiste da paz para si mesmo. Quando você DESISTE da paz, você está EXLUINDO A SI MESMO dela. Essa é uma condição tão ALHEIA ao Reino que você NÃO PODE entender o estado que prevalece DENTRO dele.

O Seu aprendizado passado TEM QUE ter lhe ensinado as coisas erradas, simplesmente porque ele não tem feito você feliz. Apenas com base nisso, o seu valor deve ser questionado. Se o aprendizado almeja a MUDANÇA e esse é SEMPRE o seu propósito, você está satisfeito com as mudanças que o SEU aprendizado trouxe a você? A insatisfação com um resultado do aprendizado TEM QUE ser um sinal de falha do aprendizado, porque significa que você NÃO conseguiu o que você QUERIA.

O currículo da Expiação É o oposto do currículo que vocês estabeleceram para si mesmos, mas ASSIM É O SEU RESULTADO. Se o resultado do seu o tem feito infeliz e você QUER um resultado diferente, uma mudança no currículo é obviamente necessária.

A primeira mudança que TEM QUE ser introduzida é uma mudança na DIREÇÃO. Um currículo significativo NÃO PODE ser inconsistente. Se for planejado por dois professores, cada um acreditando em ideias diametralmente opostas, NÃO PODE ser integrado. Se for realizado por esses dois professores simultaneamente, CADA UM MERAMENTE INTERFERE NO OUTRO. Isso leva à flutuação, mas NÃO à mudança. O volátil NÃO TEM direção. Eles não podem escolher uma direção, porque NÃO PODEM desistir dos outros, MESMO QUE OS OUTROS NÃO EXISTAM. O seu currículo conflitado ensina a eles que TODAS as direções existem e não lhes dá nenhuma REFERÊNCIA RACIONAL para a escolha.

A total falta de sentido de tal currículo tem que ser inteiramente reconhecida antes que uma mudança real de direção se torne possível. Você NÃO PODE aprender simultaneamente com dois professores que estão em TOTAL DISCORDÂNCIA SOBRE TUDO. O seu currículo conjunto apresenta uma tarefa de aprendizado IMPOSSÍVEL. Eles estão ensinando coisas INTEIRAMENTE diferentes de maneiras INTEIRAMENTE diferentes, o que SERIA possível, exceto pelo fato crucial de que ambos estão ensinando sobre VOCÊ MESMO. A sua REALIDADE não é afetada por nenhum dos dois. Mas se você OUVIR a ambos, a sua mente ficará dividida em relação a QUAL É A SUA REALIDADE.”

Urtext – Manual de Professores

14. QUAL O SIGNIFICADO REAL DO SACRIFÍCIO?

“Embora, na verdade, o termo sacrifício não tenha qualquer significado, ele tem significado no mundo. Como todas as coisas no mundo, o seu significado é temporário e, em última instância, desaparecerá no nada de onde veio quando deixar de haver utilidade para ele. Agora, o seu significado real é uma lição. Como todas as lições é ilusão, uma vez que na realidade não há nada a aprender. No entanto, esta ilusão tem de ser substituída por um instrumento corretivo: uma outra ilusão que substitua a primeira, de modo a que ambas possam finalmente desaparecer. A primeira ilusão, que tem de ser descartada antes que um novo sistema de pensamento possa assumir o controle, é a de que desistir das coisas deste mundo é um sacrifício. O que poderia ser senão uma ilusão, se este mundo, em si mesmo, não passa de uma ilusão?

É necessária grande aprendizado para reconhecer e aceitar o fato de que o mundo não tem nada para dar. O que pode significar o sacrifício do nada? Não pode significar que, por causa disso, venhas a ter menos. Do ponto de vista do mundo, não há sacrifício que não envolva o corpo. Pensa um pouco acerca daquilo a que o mundo chama sacrifício. Poder, fama, dinheiro, prazer, físico; quem é o herói a quem todas estas coisas acontecem? Poderiam significar alguma coisa a não ser para um corpo? No entanto, um corpo não é capaz de avaliar. Ao procurar estas coisas, a mente associa-se ao corpo, obscurecendo a sua identidade e perdendo de vista o que ela é.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 108

“’Dar e receber são um só na verdade.’

A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois reconcilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz senão a resolução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados, fazendo de todos eles um só conceito que é totalmente verdadeiro? Até mesmo esse virá a desaparecer, porque o Pensamento por trás dele aparecerá para tomar o seu lugar. E agora estás em paz para sempre, pois o sonho acabou.

A luz verdadeira que faz com que a visão verdadeira seja possível não é a luz que os olhos do corpo contemplam. É um estado da mente que veio a ser tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E assim o que é o mesmo é visto como um só, enquanto o que não é o mesmo permanece despercebido, pois não existe.

Essa é a luz que não mostra opostos e a visão, tendo sido curada, tem o poder de curar. Essa é a luz que traz a tua paz a outras mentes para compartilharem dela e ficarem contentes por serem unas contigo e com elas mesmas. Essa é a luz que cura [heal] porque traz a única percepção baseada num só ponto de referência do qual vem um só significado.

Aqui, tanto o dar quanto o receber são vistos como aspectos diferentes de um só Pensamento, cuja verdade não depende de qual é visto como o primeiro, ou qual parece estar em segundo lugar. Aqui compreende-se que ambos ocorrem juntos para que o Pensamento permaneça completo. E nesta compreensão está a base na qual todos os opostos são reconciliados por serem percebidos do mesmo ponto de referência, aquele que unifica esse Pensamento.

One thought, completely unified, will serve to unify all thought. This is the same as saying one correction will suffice for all correction, or that to forgive one brother wholly is enough to bring salvation to all minds. For these are but some special cases of one law which holds for every kind of learning, if it be directed by the One Who knows the truth.

Um só pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isso é o mesmo que dizer que uma só correção será suficiente para que todas as correções ou que perdoar totalmente um irmão é o suficiente para trazer a salvação a todas as mentes. Pois estes não passam de casos especiais de uma só lei que se mantém para todo tipo de aprendizado, se for dirigido por Aquele Que conhece a verdade.

Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem uma utilidade específica, pois pode-se tentar isso com muita facilidade e ver que é verdade. E quando esse caso específico tiver provado que isso sempre funciona, em todas as circunstâncias em que é feita essa tentativa, o pensamento por de trás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de dupla visão. E, a partir daí, ele se estenderá para finalmente chegar ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

Hoje, praticaremos o caso específico de dar e receber. Usaremos essa simples lição naquilo que é óbvio, pois tem resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje, tentaremos oferecer paz a todos e ver quão rapidamente ela retorna a nós. Luz é tranquilidade e é nesta paz que a visão nos é dada e podemos ver.

Assim, começaremos os períodos de prática com a instrução do dia, dizendo:

‘Dar e receber são um só na verdade. Hei de receber o que estou dando agora.’

Em seguida, fecha os olhos e pensa durante cinco minutos no que queres oferecer a todos para que seja teu. Podes dizer:

‘A todos eu ofereço quietude.’

‘A todos eu ofereço a paz da mente.’

‘A todos eu ofereço gentileza.’

Dize cada uma destas frases lentamente, em seguida faze uma pequena pausa esperando para receber a dádiva que deste. E ela virá a ti na mesma medida em que a deste. Descobrirás que tens um retorno exato, pois é isso o que pediste. Talvez também seja útil pensares em alguém para dar as tuas dádivas. Ele representa os outros, e através dele, dás a todos.

Nossa lição muito simples para o dia de hoje te ensinará muito. Efeito e causa passarão a ser bem mais compreendidos a partir deste momento e progrediremos muito mais rapidamente. Pensa nos exercícios para o dia de hoje como rápidos avanços no teu aprendizado, ainda mais rápidos e mais seguros a cada vez que disseres: ‘Dar e receber são um só na verdade.’”

—–

Dia 109

A Referência Racional para a Escolha

[FIP T-8.II. A Diferença Entre Aprisionamento e Liberdade]

“Há uma referência racional para a escolha. Apenas UM professor CONHECE qual é a sua realidade. Se aprender isto é o PROPÓSITO do currículo, você TEM QUE aprender com Ele. O ego NÃO CONHECE O QUE ESTÁ TENTANDO ENSINAR. O ego está tentando ensinar a você o que você é SEM SABER o que você é. O ego é especialista APENAS em confusão. Ele não entende NADA MAIS. Como professor, então, ele é totalmente confuso e CONFUNDE TOTALMENTE.

Mesmo que você pudesse desconsiderar inteiramente o Espírito Santo, o que é totalmente impossível, você não poderia aprender nada com o ego, porque o ego não CONHECE nada. Existe ALGUMA razão possível para se escolher um professor como esse? A desconsideração TOTAL de QUALQUER COISA que ele ensine NÃO PODE deixar de ter sentido? É ESSE o professor ao qual um Filho de Deus deve recorrer para encontrar a SI MESMO?

O ego nunca lhe deu uma resposta sensata para coisa alguma. Simplesmente com base em sua própria experiência com os ensinamentos do ego, isso por si só não deveria desqualificá-lo como o seu futuro professor?

Mas o ego tem causado mais danos ao seu aprendizado do que isso sozinho. O aprendizado é prazeroso se conduz você pelo seu caminho natural e facilita o desenvolvimento do QUE VOCÊ TEM. Mas quando for ensinado a você CONTRA a sua natureza, você perderá com o seu aprendizado, porque o seu aprendizado irá APRISIONAR você. A sua vontade está na sua natureza e, portanto, NÃO PODE ir CONTRA ela. O ego não pode lhe ensinar nada enquanto a sua vontade for livre, porque você NÃO O ESCUTARÁ. NÃO é a sua vontade ser aprisionado, PORQUE a sua vontade é livre.

É por isso que o ego É a negação da vontade livre. NUNCA é Deus quem coage você, porque Ele COMPARTILHA a Sua vontade com você. A Sua Voz ensina APENAS a Sua Vontade, mas essa não é a lição do Espírito Santo, porque é isso que você É. A LIÇÃO é que a sua vontade e a de Deus NÃO PODEM estar em desacordo porque SÃO uma só. Isso é o DESFAZER de TODAS AS COISAS que o ego tenta ensinar. Não é, então, apenas a DIREÇÃO (do currículo?) que tem que estar livre de conflitos, mas também o CONTEÚDO.

O ego quer ensinar a você que você quer se OPOR à Vontade de Deus. Essa lição, que não é natural, NÃO PODE ser aprendida, mas a TENTATIVA de aprendê-la é uma violação de sua própria liberdade e o deixa com MEDO de sua vontade PORQUE ela é livre. O Espírito Santo se opõe a QUALQUER aprisionamento da vontade de um Filho de Deus, CONHECENDO que a vontade do Filho É a do Pai. O Espírito Santo conduz você consistentemente ao longo do caminho da liberdade, ensinando-o a desconsiderar ou olhar além de TUDO que poderia deter você.

Nós dissemos antes que o Espírito Santo ensina a você a diferença entre dor e alegria. Isso é o mesmo que dizer que Ele ensina a diferença entre prisão e liberdade. VOCÊ NÃO PODE FAZER ESSA DISTINÇÃO SEM ELE. Isso porque você tem ensinado a si mesmo que o aprisionamento É a liberdade. Acreditando que as duas coisas são a mesma, como você pode diferenciá-las? Você pode pedir à parte de sua mente que o ensinou a acreditar que elas SÃO a mesma para lhe ensinar como são DIFERENTES?

O ensinamento do Espírito Santo leva apenas a uma direção e tem apenas um objetivo. A Sua direção é a liberdade e o Seu objetivo é Deus. No entanto, Ele não pode conceber Deus sem VOCÊ, porque não era a Vontade de Deus SER sem você. Quando você aprender que a sua vontade É a de Deus, você não pode mais querer ficar sem Ele do que Ele pode querer ficar sem VOCÊ. Isso É liberdade e isso É alegria. Negue isso A SI MESMO e você ESTARÁ negando a Deus o reino de Deus, porque Ele criou você PARA isso.

Quando nós dissemos: ‘todo poder e toda glória são seus porque o Reino é Dele’, é isso, na verdade, que nós queríamos dizer: a Vontade de Deus é sem limites e todo poder e toda glória estão dentro dela. É infinita em força, em amor e em paz. Não tem fronteiras porque a sua extensão é ilimitada e ela abrange todas as coisas porque CRIOU todas as coisas. Ao CRIAR todas as coisas, tornou-as PARTE DE SI MESMA. VOCÊ é a Vontade de Deus, porque foi assim que você foi criado. Porque o seu Criador cria apenas como Ele próprio, você É como Ele.

Você é parte Dele, Que É todo o poder e toda a glória e você é, portanto, tão ilimitado quanto Ele o é. A que outra coisa, ALÉM de todo o poder e de toda a glória pode o Espírito Santo apelar para restaurar o Reino de Deus?

O Seu apelo, então, é meramente para o que o Reino é e para o seu próprio reconhecimento do que é. Quando você reconhece ISSO, você traz o reconhecimento automaticamente para todos, porque VOCÊ RECONHECEU A TODOS. Pelo seu reconhecimento você desperta o deles e, através do deles, o SEU é estendido. O despertar corre com facilidade e alegremente através do Reino em resposta ao chamado de Deus. Essa é a resposta natural de todo Filho de Deus à Voz do Chamado de Seu Criador, porque ela é a voz por SUAS criações e por sua própria extensão.”

Urtext – Manual de Professores (Qual o Significado Real do Sacrifício? cont.,)

“Uma vez ocorrida esta confusão, torna-se impossível para a mente compreender que todos os ‘prazeres’ do mundo não são nada. Mas que sacrifício – e é sacrifício, de fato! – tudo isto acarreta. Agora, a mente condenou-se a buscar sem jamais achar, a ser para sempre insatisfeita e descontente, a não saber o que realmente quer achar. Quem pode escapar desta autocondenação? Somente através do Verbo de Deus isso poderia ser possível. Pois a autocondenação é uma decisão sobre a identidade e ninguém duvida do que acredita que é. Pode duvidar de todas as coisas, menos disso.

Os professores de Deus não podem sentir nenhum arrependimento em desistir dos prazeres do mundo. É sacrifício desistir da dor? Algum adulto se ressente quando desiste dos brinquedos de criança? Uma pessoa, cuja visão já vislumbrou a face de Cristo, acaso olha para trás, com saudade, para um matadouro? Ninguém que tenha escapado do mundo e de todos os seus males o encara com condenação, quando volta a olhar para ele. Mas, não pode deixar de se regozijar por estar livre de todos os sacrifícios que os valores do mundo exigiam dele. A eles, a pessoa sacrifica toda a sua paz. A eles, sacrifica toda a sua liberdade. E, para os possuir, tem de sacrificar a sua esperança do Céu e a memória do Amor do seu Pai. Quem, na sua mente sã escolhe nada em substituição de tudo?

Qual é o significado real do sacrifício? É o custo de se acreditar em ilusões. É o preço que tem de ser pago pela negação da verdade. Não há nenhum prazer mundano que não exija isso, pois, de outro modo, o prazer seria visto como dor e ninguém pede dor quando a reconhece. É a ideia de sacrifício que faz com que a pessoa fique cega. Ela não vê o que está pedindo. E, assim, procura isso de milhares de maneiras diferentes e em milhares de lugares, a cada vez acreditando que está lá e a cada vez desapontando-se, no final. ‘Procura mas não encontres’ continua a ser o severo decreto deste mundo e ninguém que persiga metas mundanas pode fazer de outra forma.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 109

“’Eu descanso em Deus.’

Hoje pedimos descanso e uma quietude inabalada pelas aparências do mundo. Pedimos paz e serenidade em meio a todo o tumulto que nasce de sonhos em conflito. Pedimos segurança e felicidade, embora pareçamos olhar para o perigo e o pesar. E temos o pensamento que responderá ao nosso pedido com o que estamos pedindo.

‘Eu descanso em Deus.’ Esse pensamento te inspirou o descanso e a quietude, a paz e a calma, a segurança e a felicidade que busca. ‘Eu descanso em Deus.’ Esse pensamento tem o poder de despertar a verdade adormecida em ti, cuja visão vê, além das aparências, essa mesma verdade em todos e em tudo o que existe. Eis aqui o fim do sofrimento para o mundo todo, para todos os que jamais veio ou que ainda virão para passar algum tempo aqui. Eis aqui o pensamento em que o Filho de Deus nasce de novo para reconhecer a si mesmo.

‘Eu descanso em Deus.’ Completamente imperturbável, esse pensamento te carregará através das tempestades e da discórdia, além da miséria e da dor, além da perda e da morte, e mais adiante em direção à certeza de Deus. Não há sofrimento que ele não possa curar. Não há problema que ele não possa resolver. Não há nenhuma aparência que não se volte para a verdade diante dos teus olhos, pois tu és aquele que descansa em Deus.

Esse é o dia da paz. Descansa em Deus e, enquanto o mundo é dilacerado por ventos de ódio, o teu descanso permanece completamente imperturbado. O teu descanso é o da verdade. As aparências não podem interferir em ti. Chama a todos para que se unam a ti no teu descanso e todos ouvirão e virão a ti, pois descansas em Deus. Eles não ouvirão outra voz senão a tua, porque deste a tua voz a Deus e agora descansas Nele e deixa-O falar através de ti.

Nele, não tens cuidados nem preocupações, não tens fardos, ansiedade ou dor, medo do futuro ou arrependimentos passados. Descansas na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem deixar seu toque sobre ti, pois o teu descanso nunca pode mudar de modo algum. Hoje, descansa. E, ao fechares os olhos, afunda na serenidade. Deixa que estes períodos de descanso e pausa reassegurem à tua mente que todas as tuas fantasias frenéticas não passavam de sonhos febris que se foram. Deixa a tua mente ficar serena e aceitar com gratidão a sua cura. Nenhum sonho amedrontador virá, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para passar dos sonhos à paz.

Hoje, a cada hora que descansas, uma mente cansada subitamente se faz contente, um pássaro de asas quebradas começa a cantar, um rio seco há muito tempo voltará a fluir. O mundo renasce a cada vez que descansas e te lembras a cada hora que vieste para trazer a paz de Deus ao mundo para que ele possa descansar junto contigo.

Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo do despertar. E o momento em que o descanso será a única coisa que existe, vem para mais perto de todas as mentes desgastadas e cansadas, por demais exauridas para seguirem os seus caminhos sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio fluir novamente com renascida esperança e com a energia restaurada para andar com passos leves ao longo da estrada que, de súbito, parece fácil à medida em que a percorrem.

Hoje, descansas na paz de Deus e, do teu descanso, chamas os teus irmãos para atraí-los ao descanso junto contigo. Hoje estarás fiel à tua confiança, sem esquecer ninguém, trazendo todos ao círculo sem limites da tua paz, o santuário sagrado onde descansas. Abre as portas do templo e deixa-os vir do outro lado do mundo e de perto também; os teus irmãos distantes e os teus amigos mais íntimos; convida-os todos a entrar aqui e a descansar contigo.

Hoje, descansa na paz de Deus, quieto e sem medo. Cada irmão vem para descansar e oferecer o descanso a ti. Descansamos juntos aqui, pois é assim que o nosso descanso se faz completo, e já recebemos o que estamos dando hoje. O tempo não é o guardião do que damos hoje. Estamos dando àqueles que ainda não nasceram e àqueles que já passaram, a cada Pensamento de Deus e à Mente na qual estes Pensamentos nasceram e onde descansam. E nós lembraremos a eles do seu lugar de descanso toda vez que dissermos a nós mesmos:

‘Eu descanso em Deus.’”

—–

Dia 110

O Encontro Santo

[FIP T-8.III.]

Glória a Deus nas alturas e a você, porque essa é a Vontade de Deus. Peça e lhe será dado, porque já foi dado. Peça luz e aprenda que você é luz. Se você QUER entendimento e iluminação, você os aprenderá, porque a sua vontade de aprender é sua decisão de ouvir o Professor que conhece a luz e, portanto, pode ENSINÁ-LA A VOCÊ.

Não há limite para o seu aprendizado, porque não há limite para as suas MENTES. Não há nenhum limite para o Seu ensinamento, porque Ele foi criado por uma Vontade ilimitada A FIM DE ensinar.

CONHECENDO perfeitamente a Sua função, é vontade Dele cumpri-la perfeitamente, porque essa é a alegria Dele E A SUA. Cumprir perfeitamente a Vontade de Deus é a única alegria e paz que pode ser plenamente CONHECIDA, porque é a única função que pode ser TOTALMENTE EXPERIENCIADA. Quando isso é realizado, então, não há nenhuma outra experiência. Mas o DESEJO por outra experiência irá bloquear a realização disso, porque a Vontade de Deus NÃO PODE ser imposta a você, sendo uma experiência de total DISPONIBILIDADE.

O Espírito Santo conhece como ensinar isso, mas VOCÊ não. É por isso que você necessita dele e é por isso que Deus deu a Ele PARA você. Somente o ensino DELE liberará a sua vontade na Vontade de Deus, unindo-a ao poder e à glória de Deus e estabelecendo-os como seus. Você os compartilhará como Deus os compartilha, porque esse é o resultado natural do que eles são. A Vontade do Pai e do Filho são uma só POR SUA EXTENSÃO. A Sua extensão é o RESULTADO da Sua Unicidade, mantendo a SUA unidade ao estender a Sua Vontade CONJUNTA.

Isso é criação perfeita pelo perfeitamente criado em união com o Criador Perfeito. O Pai TEM QUE dar a paternidade a Seus Filhos, porque a Sua Própria Paternidade tem que ser estendida para fora.

Você, cujo lugar é em Deus, tem a santa função de estender a Sua Paternidade, não impondo limites a ela. Deixe que o Espírito Santo lhe ensine COMO fazer isso, pois você só pode ter o conhecimento do que isso SIGNIFICA do próprio Deus.

Quando você se encontrar com alguém, lembre-se de que é um encontro santo. Ao vê-lo, você verá a si mesmo. Ao tratá-lo, você tratará a si mesmo. Ao pensar nele, você pensará em si mesmo.

Nunca se esqueça disso, pois nele você se encontrará ou se perderá de vista. Sempre que dois Filhos de Deus se encontram, eles recebem outra chance de salvação. Não deixe ninguém sem dar a salvação a ele e recebê-la você mesmo. Pois eu estou sempre com você, em memória de VOCÊ.

O objetivo do currículo, independentemente do professor que você escolher, é ‘CONHEÇA-SE A SI MESMO.’

Não há mais nada para aprender. Todo mundo está procurando por si mesmo e ao seu poder e à sua glória que eles pensam ter perdido. Sempre que estiver com OUTRA pessoa, você terá outra oportunidade de encontrá-los. O seu poder e a sua glória estão NELE, PORQUE são seus. O ego tenta encontrá-los em VOCÊ, porque não sabe onde procurar. Mas o Espírito Santo ensina a você que se você olhar apenas para si mesmo, você NÃO PODE se encontrar, porque NÃO é isso o que você é.

Sempre que você está com um irmão você está aprendendo o que você é, porque você está ENSINANDO o que você é. Ele responderá com dor ou com alegria, dependendo de qual professor VOCÊ está seguindo. ELE será aprisionado ou liberado de acordo com a sua decisão, E VOCÊ TAMBÉM. Nunca se esqueça de sua responsabilidade para com ele, porque é sua responsabilidade para consigo mesmo. Dê a ele o lugar DELE no Reino e você terá o SEU. O Reino NÃO PODE ser encontrado sozinho e vocês, que SÃO o Reino, não podem encontrar A SI MESMOS sozinhos.

Quando você se encontrar com alguém, lembre-se de que é um encontro santo. Ao vê-lo, você verá a si mesmo. Ao tratá-lo, você tratará a si mesmo. Ao pensar nele, você pensará em si mesmo.”

Para atingir o objetivo do currículo, você NÃO PODE ouvir o ego. O propósito do ego é DERROTAR O PRÓPRIO OBJETIVO DO EGO. O ego não sabe disso, porque não sabe de nada. Mas VOCÊ pode conhecer isso e você TERÁ VONTADE de conhecer se estiver disposto a olhar para o que o ego fez de VOCÊ. Essa é a sua responsabilidade, porque uma vez que você realmente fizer isso, você aceitará a Expiação para si mesmo. Que outra escolha você poderia fazer?

Tendo feito essa escolha, você começará a aprender e entender por que você tem acreditado que, quando você se encontrava com uma outra pessoa, você pensava que ela ERA uma outra pessoa. E cada encontro santo em que VOCÊ entrar plenamente lhe ensinará QUE NÃO É ASSIM. Você pode encontrar APENAS uma parte de si mesmo, porque você é parte de Deus QUE É TUDO. O Seu poder e a Sua glória estão em toda parte e você NÃO PODE ser excluído deles. O ego ensina que a sua força [de você] está SOMENTE em você. O Espírito Santo ensina que TODA força está em Deus e, PORTANTO, em você.

A Vontade de Deus é que NINGUÉM sofra. Ele não quer que NINGUÉM sofra por uma decisão errada que você tenha tomado, incluindo VOCÊ MESMO. É por isso que Ele deu a você os meios para DESFAZER isso.

Através do Seu poder e da Sua glória, todas as suas decisões erradas são COMPLETAMENTE desfeitas, liberando a você e a seus irmãos de QUALQUER PENSAMENTO APRISIONADOR que QUALQUER parte da Filiação tenha aceitado. Decisões erradas não TÊM poder PORQUE não são verdadeiras. O aprisionamento que elas parecem produzir não é mais verdadeiro do que elas são.

O poder e a glória pertencem somente a Deus. Você também. Deus dá QUALQUER COISA que Lhe pertence, porque Ele dá DE SI MESMO e TODAS AS COISAS pertencem a Ele. Dar de si mesmo é a função que Ele deu a você. Cumpri-la perfeitamente ensinará a você o que VOCÊ tem DELE. E isso ensinará a você o que você é Nele. Você NÃO PODE ser impotente para fazer isso, porque esse É o seu poder. A glória é a dádiva de Deus para você porque é isso o que ELE é. Veja essa glória em toda parte, para aprender o que VOCÊ é.”

Você, cujo lugar é em Deus, tem a santa função de estender a Sua Paternidade, não impondo limites a ela. Deixe que o Espírito Santo lhe ensine COMO fazer isso, pois você só pode ter o conhecimento do que isso SIGNIFICA do próprio Deus.”

Urtext – Manual de Professores (Qual o Significado Real do Sacrifício? cont.,)

“Podes acreditar que este curso exige o sacrifício de tudo aquilo que realmente aprecias. Num certo sentido isto é verdadeiro, pois aprecias as coisas que crucificam o Filho de Deus, ao passo que o objetivo deste curso é libertá-lo. Mas não te enganes a respeito do que significa sacrifício. Significa, sempre, desistir do que queres. E o que é que, ó professor de Deus, tu queres? Foste chamado por Deus e respondeste. Sacrificarias agora esse Chamamento? Poucos o ouviram por enquanto e esses só podem voltar-se para ti. Não há nenhuma outra esperança no mundo inteiro em que possam confiar. Não há nenhuma outra voz no mundo inteiro que ecoe a de Deus. Se queres sacrificar a verdade, eles permanecem no inferno. E se eles permanecem, tu ficarás com eles.

Não te esqueças de que o sacrifício é total. Não existem meios-sacrifícios. Não podes desistir do Céu parcialmente. Não podes estar só um bocadinho no inferno. O Verbo de Deus não tem exceções. É isso que faz com que seja santo e além do mundo. É a sua santidade que aponta para Deus. É a sua santidade que faz com que tu estejas a salvo. Ele é negado se atacas qualquer irmão por qualquer motivo. Pois é aí que ocorre o rompimento com Deus. Um rompimento que é impossível. Um rompimento que não pode acontecer. No entanto, um rompimento no qual certamente vais acreditar porque estabeleceste uma situação impossível. E, nessa situação, o impossível pode parecer que está ocorrendo. Parece estar ocorrendo através do ‘sacrifício’ da verdade.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 110

“’Eu sou como Deus me criou.’

Repetiremos essa ideia de hoje de vez em quando. A razão disso é que esse único pensamento seria suficiente para salvar a ti e ao mundo, se acreditasses que é verdadeiro. Essa verdade significaria que não fizeste nenhuma mudança em ti mesmo que tenha realidade, e nem mudaste o universo de forma que o que Deus criou seja substituído pelo medo e pelo mal, pela miséria e pela morte. Se permaneces tal como Deus te criou, o medo não tem significado, o mal não é real, a miséria e a morte não existem.

A ideia de hoje é, portanto, tudo o que precisas para deixar que a completa correção cure a tua mente e te dê a visão perfeita que curará todos os equívocos que qualquer mente tenha cometido, em qualquer tempo ou lugar. Ela basta para curar o passado e fazer com que o futuro seja livre. Basta para deixar que o presente seja aceito tal como é. Basta para deixar que o tempo seja o meio pelo qual todo mundo aprende a escapar do tempo e de todas as mudanças que o tempo parece trazer ao passar.

Se permaneces tal como Deus te criou, as aparências não podem tomar o lugar da verdade, a saúde não pode virar doença nem a morte pode substituir a vida, ou o medo o amor. Tudo isso não ocorreu, se tu permaneces tal como Deus te criou. Não precisas de nenhum pensamento, a não ser esse, para deixar que a redenção venha a iluminar o mundo e libertar-te do passado.

Com esse único pensamento todo o passado é desfeito; o presente é salvo para estender-se em quietude até um futuro intemporal. Se tu és tal como Deus te criou, então não houve separação entre a tua mente e a Sua, nem divisão entre a tua e as outras mentes e, dentro da tua própria mente só há unidade.

O poder curativo da ideia de hoje é sem limites. É o berço de todos os milagres, a grande restauradora da verdade à consciência do mundo. Pratica a ideia de hoje com gratidão. Essa é a verdade que vem para libertar-te. Essa é a verdade que Deus te prometeu. Esse é o Verbo no qual todo pesar chega ao fim.

Para os teus períodos de prática de cinco minutos, começa com essa citação do texto:

‘Eu sou como Deus me criou. O Seu Filho nada pode sofrer. E eu sou o Seu Filho.’

Em seguida, com essa declaração bem firme em tua mente, tenta descobrir em tua mente o Ser Que é o Filho santo de Deus em Si Mesmo.

Busca dentro de ti Aquele que é o Cristo em ti, o Filho de Deus e o irmão do mundo, o Salvador Que foi salvo para sempre, com o poder de salvar todo aquele que O tocar por mais levemente que seja pedindo o Verbo que lhe diz que ele é um irmão para com Ele.

Tu és como Deus te criou. Hoje, honra teu Ser. Não deixes que as imagens de escultura que fizeste para que fossem o Filho de Deus em lugar do que ele é sejam adoradas no dia de hoje. No fundo da tua mente, o Cristo santo em ti está à espera de que O reconheças como tu mesmo. E estás perdido e não conheces a ti mesmo enquanto Ele permanece sem reconhecimento e não é conhecido.

Busca-O hoje e acha-O. Ele será o teu Salvador de todos os ídolos que tens feito. Pois quando O achares, compreenderás quão sem valor são os teus ídolos e quão falsas as imagens que acreditavas que eras. Hoje avançamos muito em direção à verdade, abandonando os ídolos e abrindo as nossas mãos, os nossos corações e as nossas mentes para Deus nesse dia.

Lembraremos Dele ao longo do dia com corações agradecidos e com pensamentos de amor por todos aqueles que encontrarmos hoje. Pois é assim que nos lembramos Dele. E diremos, para que sejamos lembrados do Seu Filho, o nosso Ser Santo, o Cristo em cada um de nós:

‘Eu sou como Deus me criou.’

Vamos declarar essa verdade com a maior frequência possível. Esse é o Verbo de Deus que te liberta. Essa é a chave que abre a porta do Céu e te deixa entrar na paz de Deus e na Sua eternidade.”

—–

Imagem jonas-kool-EJGVdCGHof8-unsplash.jpg – 23 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x