Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 111

“Se a Vontade de Deus para você é a paz e a alegria completas, a menos que você experiencie apenas isso, você TEM QUE estar se recusando a reconhecer a Sua Vontade. A Sua Vontade não vacila, sendo imutável para sempre. Quando você não está em paz, só pode ser porque você não acredita que está NELE.

No entanto, Ele é tudo em todos. A Sua paz É completa e você tem que estar incluído nela. As Suas leis governam você porque elas governam TODAS AS COISAS. Você não pode se isentar de Suas leis, embora POSSA desobedecê-las. Mas se o fizer e somente se o fizer, você se sentirá solitário e impotente, porque você ESTÁ negando todas as coisas a si mesmo.

Eu vim como uma luz para um mundo que DE FATO nega todas as coisas a si mesmo. Ele faz isso simplesmente dissociando a si mesmo de todas as coisas. Ele é, portanto, uma ilusão de isolamento, MANTIDA pelo medo da mesma solidão que é a ilusão do mundo. Eu lhes disse que eu estou sempre com vocês até o fim do mundo. É POR ISSO que eu sou a luz do mundo. Se eu estou com você na solidão do mundo, a SOLIDÃO DESAPARECEU. Você NÃO PODE manter a ilusão de solidão se você não está sozinho.

O meu propósito, então, É vencer o mundo. Eu não o ataco, mas a minha luz tem que dissipá-lo por causa do QUE ELA É. A luz não ATACA a escuridão, mas a ilumina e ela desaparece. Se a minha luz vai com você em todos os lugares, você os ilumina comigo. A luz se torna nossa e você NÃO PODE permanecer na escuridão, assim como a escuridão não pode permanecer em qualquer lugar que você vá. A memória de mim é a memória de você mesmo e Daquele Que me enviou a você.

Você ESTAVA na escuridão até que a Vontade de Deus fosse completamente feita por qualquer parte da Filiação. Quando isso foi feito [por Jesus], foi perfeitamente realizado por TODOS [toda a Filiação]. De que outra maneira poderia SER perfeitamente realizado? A minha missão foi simplesmente a de UNIR a Vontade da Filiação COM a Vontade do Pai estando eu mesmo ciente da Vontade do Pai. Essa é a consciência no nível da realidade [awareness] que eu vim dar a VOCÊ e o SEU problema em aceitá-la É o problema desse mundo. Dissipá-lo é a salvação e, nesse sentido, EU SOU a salvação do mundo.

O mundo TEM QUE me desprezar e me rejeitar, porque o mundo É a crença de que o amor é impossível. As SUAS reações em relação a mim SÃO as reações do mundo em relação a Deus. Se você aceitar o fato de que eu estou com você, você está NEGANDO o mundo e ACEITANDO A DEUS. A minha vontade É Dele e a sua vontade de me ouvir É a decisão de ouvir a Sua Voz e permanecer em Sua Vontade. Assim como Deus me enviou a você, eu também o enviarei a outros. Mas eu irei até eles com você, para que nós possamos ensiná-los a união e a paz.

Você não pensa que o mundo necessita de paz tanto quanto você necessita de paz? Você não quer dar ao mundo essa paz tanto quanto deseja recebê-la? Pois, a menos que você a dê, você não a receberá. Se você deseja tê-la de mim, você tem que dá-la. A reabilitação [a cura?] não vem de mais ninguém. Você pode receber ORIENTAÇÃO de fora, mas você tem que aceitá-la de dentro. A orientação tem que se tornar o que você deseja, ou então não terá significado para você. É por isso que a reabilitação é um empreendimento de colaboração. Eu posso lhe dizer o que FAZER, mas isso não vai te ajudar muito, a menos que você colabore acreditando que eu sei o que fazer. Só então a sua MENTE terá vontade de me seguir.

Sem a sua vontade, você não pode ser reabilitado. A MOTIVAÇÃO PARA SER CURADO é o fator crucial na reabilitação. Sem isso, você está decidindo contra a cura e a sua rejeição à minha vontade por você FAZ COM QUE A CURA [HEALING] SEJA IMPOSSÍVEL. Se a cura [healing] É a nossa vontade conjunta, a menos que as nossas vontades sejam conjuntas, você NÃO PODE ser curado [healed]. Isso é óbvio quando você considera para que serve a cura [healing].

A cura [healing] é o caminho no qual a separação é superada. A separação é superada pela união. NÃO PODE ser superada pela separação. A vontade de unir deve ser inequívoca, ou a própria vontade é separada ou NÃO ÍNTEGRA. A sua vontade é o meio pelo qual você determina a sua própria condição, porque a vontade é o MECANISMO DE DECISÃO. É o poder pelo qual você separa ou une e experiencia dor ou alegria de acordo com isso. A minha vontade não pode superar a sua, porque a SUA É TÃO PODEROSA QUANTO A MINHA. Se assim não fosse, os Filhos de Deus seriam desiguais.

Todas as coisas SE TORNAM possíveis através da nossa vontade conjunta. Mas a minha vontade sozinha não irá ajudá-lo.

A sua vontade é tão livre quanto a minha e o próprio Deus não iria contra ela. Eu não posso ter uma vontade de fazer o que Deus não deseja. Eu POSSO oferecer a você a minha vontade de tornar a sua invencível por meio desse compartilhamento, mas eu NÃO POSSO me opor à sua sem competir com ela e, assim, violar a Vontade de Deus para você.

Nada do que Deus criou pode se opor à sua vontade, assim como nada do que Deus criou pode se opor à Sua Vontade. Deus DEU à sua vontade o poder que ela tem, que eu só posso reconhecer em honra à DELE.

Se você quer ser como eu, eu o ajudarei, sabendo que nós somos iguais. Se você quer ser DIFERENTE, eu esperarei até que você mude a sua mente.

Eu posso ensinar a você, mas só você pode escolher ouvir os meus ensinamentos. De que outra forma poderia ser, se o Reino de Deus é liberdade? A liberdade não pode ser aprendida por QUALQUER tipo de tirania e a perfeita igualdade de todos os Filhos de Deus não pode ser reconhecida através do domínio de uma vontade sobre a outra.

Os Filhos de Deus são iguais em vontade, sendo todos a Vontade de seu Pai. Esta é a ÚNICA lição que eu posso ensinar, sabendo que ela é verdadeira.

Quando a sua vontade NÃO é a minha, não é a de Nosso Pai. Isso significa que você tem aprisionado a SUA e não a tem DEIXADO ser livre. Por si mesmos nada podem fazer, porque por si mesmos nada SÃO. Eu não sou nada sem o Pai e VOCÊ não é nada sem mim porque, ao NEGAR o Pai, você nega a SI MESMO. Eu SEMPRE me lembrarei de você e em MINHA memória DE você está a sua memória de VOCÊ MESMO. Em nossa memória UNS DOS OUTROS está a nossa memória de Deus. E nessa memória está a sua liberdade, porque a sua liberdade está Nele.

Una-se então a mim em louvor a Ele E a você a quem Ele criou. Essa é a nossa dádiva de gratidão a Ele, que Ele compartilhará com TODAS as Suas Criações, às quais Ele dá igualmente tudo o que é aceitável para Ele. POR SER aceitável para Ele, essa é a dádiva da liberdade, que É a Sua Vontade para todos os Seus Filhos. OFERECENDO a liberdade você será livre, porque a liberdade é a única dádiva que você pode oferecer aos Filhos de Deus, sendo um reconhecimento do que eles são e do que ELE é”.

Se você quer ser como eu, eu o ajudarei, sabendo que nós somos iguais. Se você quer ser DIFERENTE, eu esperarei até que você mude a sua mente.”

Urtext – Manual de Professores (Qual o Significado Real do Sacrifício? cont.,)

“Professor de Deus, não te esqueças do significado do sacrifício e lembra-te do que necessariamente significa, em termos de custo, cada decisão que tomas. Decide-te por Deus, e todas as coisas te são dadas sem qualquer custo. Decide-te contra Ele, e escolhes o nada ao preço da consciência de tudo. O que queres ensinar? Lembra-te, apenas, do que queres aprender. Porque é nisso que deve estar a tua preocupação. A Expiação é para ti. O teu aprendizado a reivindica e o teu aprendizado a dá. O mundo não contém a Expiação. Mas aprende este curso e ela é tua. Deus oferece-te o Seu Verbo, pois Ele tem necessidade de professores. Que outra maneira existe para salvar o Seu Filho?”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

REVISÃO 3

Introdução

“A nossa próxima revisão começa hoje. Revisaremos duas das lições recentes a cada dia, durante dez dias sucessivos de prática. Observaremos uma forma especial para esses períodos de prática, e a ti é recomendado com insistência que a sigas o mais fielmente possível. Compreendemos, é claro, que talvez te seja impossível empreender o que é sugerido aqui como o melhor a cada dia e a cada hora do dia.

O aprendizado não ficará prejudicado se perderes um período de prática por ser impossível para ti na hora indicada. Também não é necessário que faças esforços excessivos para certificar-te de que estás acompanhando em termos de números. Rituais não são o nosso objetivo e derrotariam a nossa meta.

Mas o aprendizado será prejudicado se pulares um período de prática por não estares disposto a dedicar a isso o tempo que se pede que dês. Não te enganes a esse respeito. A falta de disponibilidade pode estar cuidadosamente escondida por traz de um disfarce feito de situações que não podes controlar. Aprende a distinguir as situações pouco favoráveis para a tua prática daquelas que estabeleces para manter uma camuflagem para a tua falta de disponibilidade.

Os períodos de prática que perdeste porque não quiseste fazê-los, qualquer que tenha sido a razão, devem ser feitos assim que tiveres mudado a tua mente quanto à tua meta. Não terás vontade de cooperar na prática da salvação somente se ela interferir com metas que valorizas mais. Quando retirares o valor que lhes deste, deixa que os teus períodos de prática substituam as tuas litanias a elas. Elas nada te deram. Mas a tua prática pode te oferecer tudo. Assim, aceita o que ela te oferece e fica em paz.

A forma que deves usar para estas revisões é essa: dedica cinco minutos por dia ou mais se preferires, a considerar os pensamentos que são indicados. Lê as ideias e os comentários que estão escritos para o exercício de cada dia. Em seguida, começa a pensar sobre eles, deixando que a tua mente os relacione com as tuas necessidades, os teus problemas aparentes e todas as tuas preocupações.

Põe as ideias na tua mente e deixa-a usa-las como ela escolher. Deposita a tua fé de que ela as usará com sabedoria pois nas suas decisões terá a ajuda Daquele Que deu os pensamentos a ti. Em que mais podes confiar, se não no que está na tua mente? Tem fé nestas revisões, o meio que o Espírito Santo usa não falhará. A sabedoria da tua mente virá em teu auxílio. Dá a direção no início, em seguida recosta-te em quietude e com fé e deixa a tua mente empregar os pensamentos que tu lhe deste, pois eles te foram dados para que ela os use.

Eles te foram dados em perfeita confiança, com perfeita segurança de que farás bom uso deles, com fé perfeita de que verás as suas mensagens e as usarás para ti mesmo. Oferece-as à tua mente com o mesmo crédito, confiança e fé. Ela não falhará. Ela é o meio escolhido pelo Espírito Santo para a tua salvação. Uma vez que ela tem o Seu crédito, não há dúvida de que o Seu meio tem que merecer teu também.

Enfatizamos os benefícios que terás se dedicares os primeiros cinco minutos do dia às tuas revisões e também lhes deres os últimos cinco minutos de vigília do teu dia. Se isso não for possível, tenta pelo menos dividi-los de tal forma que empreendas uma revisão pela manhã e a outra durante a última hora antes de ires dormir.

Os exercícios a serem feitos ao longo do dia são igualmente importantes e talvez até de maior valor. Tens estado inclinado a praticas apenas nos horários indicados e depois seguir o teu caminho para outras coisas em aplicar a elas o que aprendeste. Como resultado, os reforços que ganhaste foram poucos e não deram ao teu aprendizado uma chance justa para provar o quanto é grande o seu potencial de dádivas para ti.

Eis aqui uma outra chance para fazeres bom uso deles. Nestas revisões, enfatizamos a necessidade de não deixares que o teu aprendizado seja em vão entre os teus períodos de prática mais prolongados. Tenta dar às tuas duas ideias diárias uma revisão breve, mas séria a cada hora. Não é preciso dar mais do que apenas um momento a cada uma. Repete-a e deixa a tua mente descansar por pouco tempo em silêncio e em paz. Em seguida, volta-te para as outras coisas, mas tenta conservar o pensamento contigo e deixa-o servir também para ajudar-te a manter a tua paz ao longo do dia.

Se ficares perturbado, pensa nele novamente. Estes períodos de prática são planejados para ajudar-te a formar o hábito de aplicar o que aprendes a cada dia a tudo o que fazes. Não repitas o pensamento para deixá-lo de lado. A sua utilidade é sem limites para ti. E ele se destina a servir-te de todas as maneiras, em todos os momentos e lugares, e sempre que precisares de qualquer tipo de ajuda. Portanto, tenta levá-lo contigo durante as tuas atividades do dia, fazendo com que ele seja santo, digno do Filho de Deus, aceitável para Deus e para o teu Ser.

As tarefas para a revisão de cada dia serão concluídas com uma reafirmação do pensamento a ser usado a cada hora, e também daquele a ser aplicado na meia-hora seguinte. Não os esqueças. Essa segunda chance para cada uma destas ideias trará enormes avanços e sairemos destas revisões com benefícios de aprendizado tão grandes que continuaremos em terreno mais sólido, com passos mais firmes e com a fé mais forte.

‘Não esqueças quão pouco tens aprendido.’

‘Não esqueças o quanto podes aprender agora.’

Não esqueças que o Teu Pai precisa de ti ao revisares estes pensamentos que Ele te deu.’

(Fim de Revisão 3 Introdução)”

Lição 111

“Para revisão pela manhã e à noite:

Lição 91. ‘Milagres são vistos na luz.’

Eu não posso ver na escuridão. Que a luz da santidade e da verdade ilumine a minha mente e me permita ver a inocência interior.

Lição 92. ‘Milagres são vistos na luz, e a luz e a força são uma só.’

Eu vejo através da força, a dádiva de Deus para mim. A minha fraqueza é a escuridão que a dádiva de Deus dissipa, dando-me a Sua força para tomar o seu lugar.

Para a hora:

‘Milagres são vistos na luz’

Para a meia-hora:

‘Milagres são vistos na luz, e a luz e a força são uma só.’”

—–

Dia 112

“Liberdade é criação porque é amor. O que você procura aprisionar você NÃO ama. Portanto, quando você procura aprisionar QUALQUER UM, incluindo VOCÊ MESMO, você não o ama e não pode se identificar com ele. Quando você aprisiona a si mesmo, você está perdendo de vista a sua verdadeira identificação, porque você não pode se identificar comigo e com o Pai. A sua identificação É com o Pai e com o Filho. NÃO PODE ser com um e não com o outro. Se você faz parte de um, você TEM QUE fazer parte do outro porque eles SÃO Um.

A Santíssima Trindade é santa PORQUE é Una. Se você se exclui dessa união, você está percebendo a Santíssima Trindade como separada. Você TEM QUE estar incluído Nela, porque Ela É tudo. A menos que você tome o seu lugar Nela e cumpra a sua função COMO parte Dela, a Santíssima Trindade fica tão destituída quanto VOCÊ. Nenhuma parte Dela pode estar aprisionada se for a vontade conhecer a Sua Verdade.”

[FIP T-8.V. A Vontade Sem Divisão da Filiação]

“Você pode estar separado de sua identificação e ficar em paz? A dissociação NÃO é uma solução; é uma DELUSÃO. Aqueles que estão presos em delusões acreditam que a verdade os ASSALTARÁ e por isso eles NÃO A RECONHECERÃO porque preferem a delusão. Julgando a verdade como algo que NÃO desejam, percebem o engano e bloqueiam o conhecimento. Ajude-os oferecendo-lhes a SUA vontade unificada em nome deles, assim como eu estou oferecendo a você a minha em relação à SUA. Sozinhos nós não podemos fazer nada, mas JUNTOS as nossas vontades se fundem em algo cujo poder está muito além do poder de suas partes separadas.

POR NÃO SER SEPARADA, a Vontade de Deus se estabelece NA nossa e COMO nossa. Essa vontade é invencível PORQUE é sem divisão. A vontade SEM DIVISÃO da Filiação, que é a Vontade de Deus, é o criador perfeito, sendo totalmente à semelhança de Deus. VOCÊ não pode estar isento disso, se quiser entender o que ela é e o que VOCÊ é. Por você acreditar que a sua vontade está separada da minha, você está se isentando da Vontade de Deus, que É o que você é.

Entretanto, curar ainda é tornar íntegro. Portanto curar é UNIR-SE com quem é COMO você, porque perceber essa semelhança É reconhecer o Pai. Se a SUA perfeição está Nele e SOMENTE Nele, como você pode CONHECER SEM reconhecê-Lo? O reconhecimento de Deus é o reconhecimento de si mesmo. Não HÁ separação entre Deus e a Sua Criação. Você aprenderá isso ao aprender que não há separação entre a SUA vontade e a minha.

Deixe o amor de Deus brilhar sobre você por sua aceitação de mim. A MINHA realidade é a sua e a Dele.

Ao unir a SUA vontade com a minha, você está expressando a sua consciência no nível da realidade [awareness] de que a Vontade de Deus é Uma Só. A Unicidade de Deus e a nossa não estão separadas, porque a Sua Unicidade ENVOLVE a nossa. Unir-se a mim é restaurar o Seu poder PARA você PORQUE nós o estamos compartilhando. Eu ofereço a você apenas o reconhecimento de Seu poder em você, mas nisso está TODA a verdade. Quando NÓS nos unimos, nos unimos a Ele.

Glória seja dada à união de Deus e de Seus Filhos Santos, porque toda a glória está neles porque eles SÃO unidos.

Os milagres que NÓS fazemos dão testemunho da Vontade do Pai para o Seu Filho e da nossa alegria em nos unirmos COM a Sua Vontade PARA nós. Quando você se une a mim, você está se unindo SEM o ego, porque eu renunciei ao ego em mim mesmo e, portanto, NÃO POSSO me unir ao seu. A NOSSA união é, portanto, o caminho para vocês renunciarem ao ego em VOCÊS MESMOS. A verdade em nós dois está ALÉM do ego. Ao desejar isso, você foi além disso em direção à verdade.

O nosso sucesso em transcender o ego é garantido por Deus e eu posso compartilhar a minha perfeita confiança em Sua promessa porque sei que Ele me deu essa confiança por nós dois e por TODOS nós. Trago a Paz de Deus de volta a todas as Suas Crianças, porque eu a recebi Dele para todos nós. Nada pode prevalecer contra as nossas vontades unidas, porque nada pode prevalecer contra a Vontade de Deus. Você quer saber a Vontade de Deus para VOCÊ? Pergunte a mim, que a conheço por você e você a encontrará. Não negarei nada a VOCÊ, como Deus nada nega a MIM.

A nossa jornada é simplesmente a jornada de volta para Deus, que é o nosso lar. Sempre que o medo se intromete em qualquer lugar ao longo da estrada para a paz, isso SEMPRE se deve porque o ego tentou PARTICIPAR da jornada conosco E NÃO CONSEGUE FAZÊ-LO. Sentindo a derrota e enraivecido com ela, o ego se considera rejeitado e vem a ser vingativo. Você é invulnerável à vingança do ego PORQUE EU ESTOU COM VOCÊ. Nesta jornada, você me escolheu como o seu companheiro EM VEZ do seu ego. Não tente se agarrar a ambos, ou você tentará ir em direções diferentes e você perderá o caminho.

Quando você se une a mim, você está se unindo SEM o ego, porque eu renunciei ao ego em mim mesmo e, portanto, eu NÃO POSSO me unir ao seu.”

O caminho do ego não é o meu, mas também NÃO É O SEU. O Espírito Santo tem uma direção para TODAS as mentes e aquela que Ele me ensinou É a sua. Não percamos de vista a Sua direção por meio de ilusões, pois APENAS as ilusões de outra direção podem obscurecer aquela pela qual a Voz de Deus fala em todos nós. Nunca conceda ao ego o poder de interferir com a jornada, porque ele não TEM nenhum e a jornada é o caminho para o que é VERDADEIRO. Deixe TODA a decepção para trás e vá além de todas as tentativas do ego de impedi-lo.

Eu DE FATO vou antes de você, porque EU ESTOU além do ego. Alcance, portanto, a minha mão porque você QUER transcender o ego. A minha vontade NUNCA faltará e se você quiser compartilhá-la, VOCÊ O FARÁ. Eu a dou com disponibilidade e contentamento, porque eu preciso de VOCÊ tanto quanto você precisa de MIM.”

Urtext – Manual de Professores

15. COMO SERÁ O FIM DO MUNDO?

“É possível que o que não tem começo tenha, realmente, um fim? O mundo terminará numa ilusão, tal como começou. Porém, o seu fim será uma ilusão de misericórdia. A ilusão do perdão, completo, sem excluir ninguém, sem limites em gentileza, cobrirá o mundo, escondendo todos os males, ocultando todos os pecados e pondo fim à culpa para sempre. Assim termina o mundo que foi feito pela culpa, pois agora tal mundo não tem nenhum propósito e desapareceu. O pai das ilusões é a crença em que elas têm um propósito, que servem a alguma necessidade ou gratificam algo que se quer. Uma vez percebidas como não tendo propósito, deixam de ser vistas. Com o reconhecimento de que nenhum propósito lhes pode ser dado, as ilusões desapareceram. Como, a não ser deste modo, podem todas as ilusões ter fim? Elas foram trazidas à verdade e a verdade não as viu. Simplesmente deixou de ver o que não tem significado.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 112

“Para a revisão pela manhã e à noite:

Lição 93. ‘A luz, a alegria e a paz habitam em mim.’

Eu sou o lar da luz, da alegria e da paz. Eu lhes dou boas-vindas no lar que compartilho com Deus porque eu sou uma parte Dele.

Lição 94. ‘Eu sou como Deus me criou.’

Permanecerei para sempre como fui, criado pelo Imutável como Ele Mesmo. Eu sou com Ele e Ele comigo.

Para a hora:

‘A luz, a alegria e a paz habitam em mim.’

Para a meia-hora:

‘Eu sou como Deus me criou.’”

—–

Dia 113

O Poder da Decisão Conjunta

[FIP T-8.VI. O Tesouro de Deus]

“NÓS somos a vontade conjunta da Filiação, cuja integridade é para todos nós. Nós começamos a jornada de volta partindo JUNTOS e nos reunindo aos nossos irmãos enquanto nós CONTINUAMOS juntos.

Cada ganho em nossa força é oferecido a todos, para que eles também possam deixar de lado as suas fraquezas e adicionar as suas forças a nós. As boas-vindas de Deus esperam por todos nós e Ele nos dará as boas-vindas assim como eu as dou a você. Não se esqueça do Reino de Deus por nada que o mundo tem a oferecer.

O mundo não pode ACRESCENTAR nada ao poder e à glória de Deus e de Seus Filhos Santos, mas PODE cegar os Filhos em relação ao Pai, se eles contemplam o mundo. Você não pode contemplar o mundo e conhecer a Deus. Apenas um é verdadeiro.

Eu vim para lhe dizer que a escolha do que é verdadeiro não é sua. Se fosse assim, vocês teriam destruído a si mesmos. Mas não foi a Vontade de Deus a destruição de Suas criações, tendo-as criado para a eternidade. A Sua Vontade os salvou, não de vocês mesmos, mas de suas ilusões de si mesmos. Ele os salvou PARA vocês mesmos. Vamos glorificar Àquele a Quem o mundo nega, pois sobre o Seu Reino o mundo não tem poder.

Ninguém criado por Deus pode encontrar alegria em coisa alguma, exceto o eterno. Isso não é porque ele é PRIVADO de qualquer outra coisa, mas porque nenhuma outra coisa mais é DIGNA dele. O que Deus E Seus Filhos criam É eterno e nisso e somente nisso está a alegria deles.

Ouça a história do filho pródigo e aprenda qual é o tesouro de Deus e o SEU: Esse filho de um pai amoroso deixou a sua casa e pensou que tinha dissipado tudo em troca de nada de valor, embora não soubesse de sua inutilidade na época. Ele tinha vergonha de retornar para o seu pai e a sua casa, porque pensava que o havia ferido. Mas quando ele voltou para casa, o pai lhe deu as boas-vindas com alegria, porque apenas o próprio filho ERA o tesouro de seu pai. ELE NÃO QUERIA MAIS NADA.

Deus quer apenas o Seu Filho, porque o Seu Filho é o Seu único tesouro. Você quer as suas criações, assim como Ele quer as Dele. As suas criações são as suas dádivas para a Santíssima Trindade, criadas em gratidão por SUA criação. Elas não abandonam você, assim como você não deixou o SEU Criador. Mas elas ESTENDEM a sua criação, como Deus se estendeu a VOCÊ. É possível que as criações do próprio Deus podem se alegrar com o que não é real? E o que é real, exceto as criações de Deus e aquelas que são criadas como as dele? As SUAS criações amam você como a sua Alma ama o seu Pai PELA DÁDIVA DA CRIAÇÃO.

Não HÁ nenhuma outra dádiva que seja eterna e, portanto, NÃO HÁ OUTRA DÁDIVA QUE SEJA VERDADEIRA. Como, então, você pode aceitar qualquer outra coisa, ou DAR qualquer outra coisa e esperar alegria em troca?

E o que mais, ALÉM da alegria, você poderia querer? Você não fez nem a si mesmo nem à sua função. VOCÊ tomou apenas a DECISÃO de ser indigno de ambos. Mas você não PODE se tornar indigno porque VOCÊ É O TESOURO DE DEUS. O que ELE valoriza É valioso. Não pode haver nenhum questionamento sobre o seu valor, porque todo o seu valor está em Deus compartilhar a Si mesmo com ele e ESTABELECER O SEU VALOR PARA SEMPRE. A SUA função é ADICIONAR ao tesouro de Deus criando o SEU. A Sua Vontade PARA você é a Sua vontade POR você. Ele não manteria a criação afastada  de você, porque é nisso que está a alegria DELE.

Você NÃO PODE encontrar alegria EXCETO quando Ele a encontra. A alegria DELE está em criar VOCÊ e Ele estende a Sua Paternidade a você para que você possa se estender COMO ELE FEZ. Você não entende isso porque você não O entende. Ninguém que não conheça a sua função pode entendê-la. E ninguém PODE conhecer a sua função a menos que saiba quem ele É. A criação é a Vontade de Deus. A Sua Vontade criou você PARA CRIAR. A sua vontade não foi criada separada da Dele e assim você tem que ter a mesma vontade que Ele.

Uma ‘vontade de má vontade’ não significa coisa alguma, porque é uma contradição em termos que, na verdade, não significa nada. Você pode tornar a si mesmo impotente apenas de uma maneira que NÃO TEM SIGNIFICADO EM ABSOLUTO. Quando você PENSA que não está disposto a ter a Vontade de Deus, VOCÊ NÃO ESTÁ PENSANDO. A vontade de Deus É o pensamento. Não pode ser contradita pelo pensamento. Deus não contradiz a Si Mesmo. E Seus Filhos, que são como Ele, não podem contradizer a si mesmos OU A Ele. Mas o pensamento deles é tão poderoso que eles podem até mesmo aprisionar a mente do Filho de Deus SE ASSIM ESCOLHEREM. Essa escolha, DE FATO, torna a função do Filho desconhecida PARA ELE, mas nunca para o seu Criador. E PORQUE não é desconhecida para o seu Criador, é para sempre conhecida por ele.

Não há nenhum questionamento que você deva jamais colocar para si mesmo, a não ser um: ‘Eu quero conhecer a Vontade de meu Pai para mim?’ ELE não a esconderá. Ele a revelou a mim porque eu a pedi a Ele e aprendi com o que Ele já havia dado. A nossa função é trabalharmos juntos, porque à parte uns dos outros nós não podemos funcionar de forma alguma. Todo o poder do Filho de Deus está em todos nós, mas não em nenhum de nós sozinho. Deus não quer que nós fiquemos sozinhos porque ELE não tem vontade de ser sozinho. É por isso que Ele criou o Seu Filho e lhe deu o poder de criar com Ele. As nossas criações são tão santas quanto nós somos e nós somos os Filhos do próprio Deus e, portanto, tão santos quanto Ele. Através das nossas criações nós estendemos o nosso Amor e, assim, nós aumentamos a alegria da Santíssima Trindade. Você não entende isso por uma razão muito simples. Vocês que são o próprio tesouro de Deus não se consideram valiosos. Dada essa crença, VOCÊS NÃO PODEM ENTENDER COISA ALGUMA.

Eu compartilho com Deus o conhecimento do valor que ELE confere a você. A minha devoção a você procede Dele, tendo nascido do meu conhecimento de mim mesmo E Dele. Nós não podemos ESTAR separados. A quem Deus uniu NÃO PODE ser separado e Deus uniu todos os Seus Filhos A SI MESMO. É possível você estar separado da sua vida e de seu ser? A jornada para Deus é apenas o re-despertar do conhecimento acerca de onde você está sempre e do que você é para sempre. É uma jornada sem distância, para um objetivo que nunca mudou.

A verdade só pode ser EXPERIENCIADA. Não pode ser descrita e não pode ser explicada. Eu posso fazer com que você esteja ciente das CONDIÇÕES da verdade, mas a experiência é de Deus. Juntos, nós podemos atender às suas condições, mas a verdade surgirá sobre você por si mesma. O que tem sido a Vontade de Deus para você É seu. Ele tem dado a Sua Vontade ao Seu tesouro, de quem ela é o tesouro. O seu coração (amor) está onde está o seu tesouro, assim como o Dele. Vocês que são amados por Deus são totalmente bem-aventurados. Aprenda isso comigo e libere a Santa Vontade de todos aqueles que são tão bem-aventurados quanto você é.”

Urtext – Manual de Professores (Como Será o Fim do Mundo? cont.,)

“Até que o perdão seja completo, o mundo tem um propósito. Vem a ser o lar onde nasce o perdão, onde cresce tornando-se cada vez mais forte e mais abrangente. Aqui é nutrido, posto que aqui é necessário. Um Salvador gentil, nascido onde o pecado foi feito e a culpa parece real. Aqui é o Seu lar, pois aqui, de fato, Ele é necessário. Ele traz consigo o final do mundo. É ao Seu Chamamento que os professores de Deus respondem, voltando-se para Ele, em silêncio, de modo a receber o Seu Verbo. O mundo terminará quando todas as coisas nele tiverem sido corretamente julgadas pelo Seu Julgamento. O mundo terminará com a bênção da santidade sobre si. Quando não permanecer nenhum pensamento de pecado, o mundo acaba. Ele não será destruído, nem atacado, nem mesmo tocado. Simplesmente deixará de parecer que existe.

Certamente isto parece estar distante, muito distante. ‘Quando não permanecer nenhum pensamento de pecado’ parece ser, de fato, um objetivo a muito longo prazo. Mas o tempo para e aguarda pelo objetivo dos professores de Deus. Nenhum pensamento de pecado permanecerá no instante em que qualquer um deles aceitar a Expiação para si mesmo. Não é mais fácil perdoar um pecado do que perdoar todos os pecados. A ilusão da ordem de dificuldade é um obstáculo que o professor de Deus tem de aprender a ultrapassar e a deixar para trás. Um pecado perfeitamente perdoado por um professor de Deus pode tornar a salvação completa. És capaz de compreender isto? Não, isto não tem significado para qualquer um, nesse mundo. Entretanto, é a lição final na qual a unidade é restaurada. Vai contra todos os pensamentos do mundo, mas assim também é o Céu.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 113

“Para revisão pela manhã e à noite:

Lição 95. ‘Eu sou um Único Ser, unido ao meu Criador.’

A serenidade e a paz perfeita são minhas, porque eu sou um Ser completamente íntegro, em unidade com toda a criação e com Deus.

Lição 96. ‘A Salvação vem do meu Único Ser.’

Do meu único Ser, Cujo conhecimento permanece ainda dentro de minha mente, eu vejo o plano perfeito de Deus para a minha salvação perfeitamente cumprido.

Para a hora:

‘Eu sou um único Ser, unido ao meu Criador.’

Para a meia-hora:

‘A salvação vem do meu Único Ser.’”

—–

Imagem claudio-schwarz-k39RGHmLoV8-unsplash.jpg – 23 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x