Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 117
“Um INSTRUMENTO de aprendizado NÃO é um professor. ELE não pode dizer como você se sente. VOCÊ NÃO SABE como se sente, porque ACEITOU A CONFUSÃO DO EGO e pensa que UM INSTRUMENTO DE APRENDIZADO PODE DIZER COMO VOCÊ SE SENTE. A doença é apenas mais um exemplo de sua insistência em pedir orientação a um professor que NÃO SABE A RESPOSTA. O ego é INCAPAZ de saber como você se sente. Quando nós dissemos que o ego NÃO SABE DE COISA ALGUMA, nós dissemos a única coisa a respeito do ego que é totalmente verdadeira. Mas há um corolário.
Se o conhecimento É e se o ego não tem conhecimento, então o ego NÃO É.
Você poderia perguntar como a voz de alguma coisa que não existe pode ser tão insistente. Você já considerou seriamente o poder de distorção de algo que você QUER, mesmo que não seja verdadeiro? Você já teve muitos exemplos de como o que você deseja pode distorcer o que você vê e ouve [distorcer a percepção].
Ninguém pode duvidar da habilidade do ego em construir casos falsos. E ninguém pode duvidar de sua disponibilidade em ouvir, até que VOCÊ não tolere COISA ALGUMA exceto a Verdade.
Quando VOCÊ deixar o ego de lado, ele [o ego] desaparecerá. A voz do Espírito Santo é tão alta quanto a disponibilidade de você em ouvir. Não pode ser mais alta sem violar a sua vontade, que o Espírito Santo procura liberar, mas nunca comandar.
O Espírito Santo ensinará você a usar o seu corpo APENAS para alcançar os seus irmãos para que Ele possa ensinar a Sua mensagem através de você. Isso os curará e, portanto, curará você. Tudo que é usado de acordo com a sua função, conforme o Espírito Santo a vê, NÃO PODE ser doente. Tudo o que é usado de outra modo o É.
Não permita que o corpo seja um espelho de uma mente dividida. Não deixe que ele seja uma imagem da sua própria percepção de pequenez. Não deixe que ele reflita a sua vontade de atacar. A saúde é o estado natural de todas as coisas quando a interpretação fica a cargo do Espírito Santo, Que não percebe nenhum ataque em coisa alguma.
A saúde é o resultado do abandono de TODAS as tentativas de se usar o corpo sem amor. A saúde é o início de uma perspectiva adequada da vida, sob a orientação do único professor que conhece o que É a vida, sendo a voz pela Própria Vida.”
“Se o conhecimento É e se o ego não tem conhecimento, então o ego NÃO É.“
A Cura como Percepção Corrigida
[FIP T-8.IX.]
“Nós dissemos uma vez que o Espírito Santo é a Resposta. Ele é a Resposta para TODAS AS COISAS, porque Ele conhece qual É a resposta para todas as coisas. O ego não sabe o que é uma pergunta VERDADEIRA, muito embora ele pergunte um número incontável delas. Entretanto VOCÊ pode aprender isso ao aprender a questionar o valor do ego e, assim, estabelecer a sua capacidade de AVALIAR as suas questões.
Quando o ego tentar você para que fique doente, não peça ao Espírito Santo para curar o corpo. Pois isso seria apenas aceitar a crença do ego de que o corpo é o objetivo adequado para a cura. Peça, em vez disso, que o Espírito Santo lhe ensine a PERCEPÇÃO certa do corpo, pois somente a percepção pode ser distorcida.
SÓ A PERCEPÇÃO PODE ESTAR DOENTE, pois só a percepção pode estar ERRADA. A percepção errada é VONTADE DISTORCIDA, que DESEJA que as coisas sejam como não são. A realidade de TODAS AS COISAS é totalmente inofensiva, porque a inocuidade total é a CONDIÇÃO de sua realidade. É também a condição da sua CONSCIÊNCIA NO NÍVEL DA REALIDADE [AWARENESS] da realidade de todas as coisas.
Você não tem que PROCURAR a realidade. Ela procurará você e ENCONTRARÁ você, QUANDO VOCÊ TIVER SATISFEITO AS SUAS CONDIÇÕES. As suas condições fazem parte do QUE ELA É. E só essa parte depende de você. O resto é por si mesmo. Você só precisa fazer tão pouco, porque a sua pequena parte é tão poderosa que trará o todo para você. Aceite, então, a sua pequena parte e DEIXE que o todo seja seu. A integridade cura PORQUE é da mente.
Todas as formas de doença, até a morte, são expressões físicas do MEDO DO DESPERTAR. Elas são tentativas de reforçar a INCONSCIÊNCIA [O SONO] por medo da CONSCIÊNCIA [DO ACORDAR]. Essa é uma maneira patética de TENTAR NÃO CONHECER, tornando as faculdades do conhecer ineficazes. ‘Descanse em paz’ é uma bênção para os vivos, não para os mortos, porque o descanso vem do despertar e não do sono. O sono é afastamento; o despertar é UNIÃO.
Os sonhos são ILUSÕES de união, assumindo as distorções do ego sobre o que significa união, se você estiver dormindo sob a sua orientação. Mas o Espírito Santo também usa o sono e pode usar os sonhos A FAVOR do despertar, se você Lhe permitir.
Como você acorda é o sinal de como você usou o sono. A quem você o deu? Sob orientação de que professor você o colocou? Sempre que você desperta des-inspirado, você NÃO o deu ao Espírito Santo.
SOMENTE quando você acorda alegremente, você utilizou o sono DE ACORDO COM O PROPÓSITO DO ESPÍRITO SANTO. Você pode, de fato, estar ‘drogado pelo sono’, mas SEMPRE é porque você o usou de Maneira Equivocada EM FAVOR DA DOENÇA. O sono não é mais uma forma de morte do que a morte é uma forma de inconsciência. A INCONSCIÊNCIA COMPLETA É IMPOSSÍVEL. Você pode descansar em paz apenas PORQUE VOCÊ ESTÁ DESPERTO.
A cura é a liberação do medo de despertar e a sua substituição da vontade de despertar. A vontade de acordar é o reflexo da vontade de amar, já que TODA cura envolve a substituição do medo pelo amor. O Espírito Santo não pode distinguir entre graus de erro, pois se ensinasse que uma forma de doença é mais séria do que outra, Ele estaria ensinando que um erro pode ser mais REAL do que outro.
Mas a SUA função é distinguir APENAS entre o falso e o verdadeiro, SUBSTITUINDO o falso PELO verdadeiro.”
“A cura é a liberação do medo de despertar e a sua substituição da vontade de despertar. A vontade de acordar é o reflexo da vontade de amar, já que TODA cura envolve a substituição do medo pelo amor.”
Urtext –Manual de Professores
17. COMO O PROFESSOR DE DEUS DEVE PASSAR SEU DIA?
“Para o professor de Deus avançado, esta pergunta não tem significado. Não existe programa, porque as lições mudam a cada dia. O professor de Deus, porém, está certo de uma coisa: essas lições não mudam por acaso. Vendo isso e compreendendo que é verdadeiro, descansa contente. Ser-lhe-á dito tudo sobre qual deve ser o seu papel nesse dia e todos os dias. E aqueles que compartilham o seu papel em ele o acharão, de modo que possam aprender as lições do dia juntos. Ninguém que lhe seja necessário está ausente, ninguém é enviado sem um objetivo de aprendizado já determinado e que possa ser aprendido naquele dia. Para o professor de Deus avançado, então, esta pergunta é supérflua. Foi perguntada e respondida, e ele mantém-se em permanente contato com a Resposta. Ele está no seu lugar e vê a estrada, na qual caminha, desdobrar-se, segura e suave, à sua frente.
Mas, e aqueles que não alcançaram a certeza do professor de Deus? Eles não estão prontos, ainda, para essa sua própria falta de estrutura. O que precisam fazer para dar o dia a Deus? Existem algumas regras gerais que se aplicam, muito embora cada um deva usá-las da melhor forma possível, à sua própria maneira. As rotinas, enquanto tais, são perigosas porque rapidamente se tornam deusas por seu próprio direito, ameaçando aquelas mesmas metas em nome das quais foram estabelecidas. De um modo geral, então, pode dizer-se que é bom começar o dia acertadamente. É sempre possível começar de novo, caso o dia comece com um erro. No entanto, são óbvias as vantagens em termos de economizar tempo.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 117
“Para revisão pela manhã e à noite:
103. ‘Deus, sendo Amor, é também felicidade.’
Que eu me lembre que amor é felicidade, e nada mais traz alegria. Então, escolho não receber nenhum substituto para o amor.
104. ‘Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.’
O Amor é minha herança, e com ele a alegria. Estas são as dádivas que meu Pai me deu. Eu quero aceitar tudo que é meu na verdade.
Para a hora:
‘Deus, sendo Amor, é também felicidade.’
Para a meia-hora:
‘Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.’”
—–
Dia 118
“O ego, que sempre ENFRAQUECE a vontade, quer SEPARAR o corpo da mente. Essa É uma tentativa de DESTRUIR a mente. Mas o ego realmente acredita que está PROTEGENDO o corpo.
Isso é assim porque o ego acredita que a MENTE É PERIGOSA, acredita que PRIVAR ALGO DA MENTE é curar. Mas privar algo da mente é impossível, pois significaria fazer o nada do que Deus criou. O ego DESPREZA a fraqueza, muito embora faça todos os esforços para INDUZI-LA. O EGO QUER APENAS O QUE ODEIA. Para o ego, isso é perfeitamente sensato. Acreditando no poder do ataque, o ego QUER atacar.
Você tem começado a reconhecer que esse é um curso muito prático, porque quer dizer EXATAMENTE o que diz. O mesmo acontece com a Bíblia, se for bem compreendida. Tem havido uma tendência marcante por parte de muitos seguidores da Bíblia e também de seus tradutores, de serem totalmente literais sobre o medo e seus efeitos, mas NÃO sobre o amor e os SEUS resultados.
Assim, ‘fogo do inferno’ significa queimar, mas ressuscitar os mortos torna-se alegórico. Na verdade, isso é PARTICULARMENTE as referências aos resultados do amor que deveriam ser interpretadas literalmente porque a Bíblia é SOBRE o amor, sendo sobre DEUS.
A Bíblia exorta que você seja perfeito, para curar TODOS os erros, para não pensar no corpo COMO ALGO SEPARADO e para realizar todas as coisas EM MEU NOME. Isso não é apenas o meu nome, pois a nossa é uma identificação compartilhada. O nome do Filho de Deus é Um Só e você é exortado a fazer os trabalhos do amor PORQUE compartilhamos essa unicidade. As nossas mentes são íntegras PORQUE elas são uma só. Se você está doente, você está se afastando de mim. No entanto, você NÃO PODE SE AFASTAR DE MIM SOZINHO. Você só pode se retirar de si mesmo E de mim.
Eu não pediria para você fazer coisas que você NÃO PODE fazer e é impossível que eu possa fazer coisas que VOCÊ não pode fazer. Isso posto e isso dado BEM LITERALMENTE, NÃO PODE haver nada que o impeça de fazer EXATAMENTE o que eu peço e TUDO que o justifique. Eu NÃO lhe imponho limites, porque Deus não colocou nenhum limite sobre você. Quando você se limita, nós NÃO somos uma só mente e isso É doença. Entretanto, a doença não é do corpo, mas DA MENTE. TODAS as formas de DISfunção são meramente sinais de que a mente está dividida e não aceita um PROPÓSITO UNIFICADO.
A unificação do propósito é, então, o ÚNICA caminho de cura do Espírito Santo. Isso ocorre porque é o único nível no qual a cura SIGNIFICA alguma coisa. O re-estabelecimento do significado em um sistema de pensamento caótico É o único caminho para curá-lo. Nós dissemos antes que a sua tarefa consiste apenas em atender às condições PARA o significado, uma vez que o significado em si mesmo é de Deus. No entanto, o seu RETORNO ao significado é essencial PARA O DELE, porque o SEU significado é PARTE Dele. A sua cura, então, faz parte da saúde DELE, porque faz parte de Sua Integridade. Ele não pode perder isso, mas VOCÊ não pode saber disso. No entanto, ainda é a vontade Dele para você e a vontade Dele TEM QUE prevalecer para sempre e em todas as coisas.”
A Aceitação da Realidade
[FIP Capítulo T-9 A Aceitação da Expiação] [FIP T-9.I.]
“O medo da vontade de Deus é uma das crenças mais estranhas que a mente humana jamais engendrou.
Isso não poderia ter ocorrido, a menos que a mente já estivesse profundamente dividida, tornando possível que A MENTE tivesse medo daquilo que na verdade é. É evidente que a realidade NÃO PODE ‘ameaçar’ coisa alguma exceto ilusões, porque a realidade só pode APOIAR a verdade. O próprio fato de que a vontade de Deus, que É o que você é, seja percebida como amedrontadora PARA você demonstra que você TEM medo do que você é. Não é, então, a vontade de Deus que você tenha medo, mas a SUA.
A sua vontade NÃO é a vontade do ego e é por isso que o ego está contra você. O que parece ser o medo de Deus é realmente apenas o medo da PRÓPRIA REALIDADE DE VOCÊ.
É impossível aprender qualquer coisa consistentemente em um estado de pânico. Se o propósito desse curso é aprender [ajudar a lembrar] o que você é e se você JÁ DECIDIU que, o que você é, é AMEDRONTADOR, então você NÃO APRENDERÁ ESSE CURSO.
Mas você pode se lembrar que a razão PARA o curso é que você NÃO sabe quem você é. Se você não conhece a sua realidade, por que você estaria tão certo de que ela é amedrontadora ou não? A associação da verdade com o medo, que seria altamente artificial na melhor das hipóteses, é particularmente inapropriada nas mentes daqueles que não sabem o que é a verdade. Tudo o que esse tipo de associação significa é que você está dotando arbitrariamente algo muito além de sua consciência no nível da realidade [awareness] com algo que VOCÊ NÃO QUER.
É evidente, então, que você está julgando alguma coisa da qual está totalmente inconsciente. Você estabeleceu essa estranha situação de forma que é COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL escapar dela SEM um guia que DE FATO conheça qual é a sua realidade. O propósito desse Guia é apenas lembrá-lo do que VOCÊ deseja. Ele não está tentando forçar uma vontade alheia SOBRE você. Ele está apenas fazendo todo esforço possível, dentro dos limites que VOCÊ Lhe impõe, para RESTABELECER a sua PRÓPRIA vontade em sua consciência. Você APRISIONOU a sua vontade em seu INCONSCIENTE [Mente Subconsciente], onde ela permanece disponível, mas não pode ajudá-lo. Quando nós dissemos que a função do Espírito Santo é separar o falso do verdadeiro em seu inconsciente, nós queremos dizer que Ele tem o poder de olhar para o que VOCÊ escondeu e lá reconhecer a Vontade de Deus.
A percepção Dele dessa vontade pode torná-la real para VOCÊ, porque ELE está em sua mente e, portanto, Ele É sua realidade. Se, então, a percepção Dele da sua mente traz a realidade dela PARA você, Ele ESTÁ lhe ensinando a lembrar o que você é. A única fonte de medo em todo esse processo pode ser APENAS O QUE VOCÊ PENSA QUE PERDERÁ. No entanto, é apenas o que o Espírito Santo vê que você pode TER. Nós temos enfatizado muitas vezes que o Espírito Santo nunca o chamará para que você sacrifique nada. Mas se você pedir o sacrifício da realidade DE SI MESMO, o Espírito Santo TEM QUE lembrá-lo de que essa não é a vontade de Deus PORQUE não é a sua.”
“A sua vontade NÃO é a vontade do ego e é por isso que o ego está contra você. O que parece ser o medo de Deus é realmente apenas o medo da PRÓPRIA REALIDADE DE VOCÊ.“
Urtext – Manual de Professores (Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia? cont.,)
“No início, é sábio pensar em termos de tempo. Esse não é, de modo algum, o critério absoluto, mas inicialmente é provável que seja o mais simples de se observar. A economia de tempo, nos estágios iniciais, é uma ênfase essencial e embora ao longo do processo de aprendizado ela continue importante, vai sendo cada vez menos enfatizada. No início, pode-se dizer com segurança que dedicar algum tempo a começar o dia acertadamente, de fato, economiza tempo. Quanto tempo deve-se gastar com isso? Isso tem que depender do próprio professor de Deus. Ele não pode reivindicar esse título enquanto não tiver terminado o livro de exercícios, já que estamos aprendendo dentro da estrutura do nosso curso. Depois de completados os períodos de prática mais estruturados que o livro de exercícios contém, a necessidade individual passa a ser a consideração mais importante.
Este curso é sempre prático. Pode acontecer que o professor de Deus, ao acordar, não esteja numa situação que lhe favoreça pensar em quietude. Se é esse o caso, que se lembre, apenas, que está escolhendo passar o seu tempo com Deus o quanto antes e, portanto, que o faça. A duração não é a maior preocupação. É fácil uma pessoa ficar sentada uma hora, de olhos fechados, e não realizar
nada. Do mesmo modo, pode facilmente dar-se a Deus um instante apenas e, nesse instante, unir-se completamente a Ele. Talvez a única generalização que se possa fazer seja esta: o mais cedo possível, depois de despertar, toma para ti, algum tempo de quietude, continuando assim um minuto ou dois a mais depois de começares a achar isso difícil. Pode descobrir que a dificuldade vai diminuir e desaparecer. Se não, essa será a hora de parar.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 118
“Para revisão pela manhã e à noite:
105. ‘A paz e a alegria de Deus são minhas.’
Hoje, aceitarei a paz e a alegria de Deus trocando-as com contentamento por todos os substitutos que tenho feito para a felicidade e a paz.
106. ‘Que eu me aquiete e escute a verdade.’
Que a minha fraca voz se cale e permita-me ouvir a poderosa Voz pela própria Verdade assegurar-me que eu sou o Filho perfeito de Deus.
Para a hora:
‘A paz e a alegria de Deus são minhas.’
Para a meia-hora:
‘Que eu me aquiete e escute a verdade.’”
—–
Dia 119
“NÃO EXISTE DIFERENÇA entre a sua vontade e a Vontade de Deus. Se vocês não tivessem vontades divididas, reconheceriam que o exercício da vontade é a salvação porque É comunicação. É impossível se comunicar em línguas diferentes. Vocês e seu Criador podem se comunicar através da criação, porque essa e somente essa É a vossa vontade conjunta. Vontades divididas não se comunicam porque falam em nome de coisas diferentes PARA A MESMA MENTE. Isso perde a capacidade de se comunicar, simplesmente porque a comunicação confusa NÃO SIGNIFICA COISA ALGUMA. Não se pode dizer que uma mensagem foi comunicada A MENOS que faça sentido.
Quão razoáveis podem ser as suas mensagens, quando elas perguntam O QUE VOCÊS NÃO QUEREM? No entanto, enquanto você estiver com medo de sua vontade, é exatamente isso o que você pedirá. Você pode insistir dizendo que o Espírito Santo não lhe responde, mas pode ser mais sábio considerar o tipo de questionador que você é. VOCÊ NÃO PEDE APENAS O QUE VOCÊ QUER. Isso é ASSIM porque você tem medo de recebê-lo E VOCÊ O receberia. É por ISSO que você persiste em perguntar ao professor que não tem possibilidade de dar a você o que você quer. Com ele você nunca poderá aprender o que você quer e isso lhe dá a ilusão de segurança. Mas você não pode estar protegido DA verdade, mas apenas NA VERDADE. A realidade é a ÚNICA segurança.
A tua vontade é a tua salvação PORQUE É A MESMA DE DEUS. A separação nada mais é do que a crença em que é DIFERENTE. NENHUMA mente certa pode acreditar que a sua vontade é MAIS FORTE do que a de Deus. Se, então, uma mente acredita que a SUA vontade é diferente DA de Deus, ela só pode decidir que Deus não EXISTE ou que A VONTADE DE DEUS É AMEDRONTADORA. O primeiro representa o ateu e o segundo o mártir. O Martírio assume muitas formas, a categoria incluindo TODAS as doutrinas que sustentam que Deus exige sacrifícios de QUALQUER tipo.
Qualquer tipo básico de decisão insana induzirá ao pânico, porque o ateu acredita que está sozinho e o mártir acredita que Deus o está crucificando. Ambos realmente temem o abandono E a retaliação [vingança], mas o primeiro é mais reativo contra o abandono e o último contra a retaliação. O ateu afirma que Deus o abandonou, mas não se importa. Ele, no entanto, ficará com muito medo e, portanto, com muita raiva, se alguém sugerir que Deus NÃO o deixou.
O mártir, por outro lado, está mais consciente da culpa e, acreditando que a punição é inevitável, tenta aprender a GOSTAR dela [punição].
A verdade é, muito simplesmente, que NINGUÉM QUER ABANDONO NEM RETALIAÇÃO. Muitas pessoas PROCURAM os dois, mas ainda é verdade que NÃO o querem. Você pode pedir ao Espírito Santo ‘dádivas’ tais como essas e esperar recebê-las de fato? O Espírito Santo é totalmente incapaz de lhe dar qualquer coisa que NÃO venha de Deus. A tarefa dele NÃO é fazer nada PARA você. Ele NÃO PODE fazer você querer algo que você NÃO quer.
Quando você pede ao Doador Universal o que você não quer, VOCÊ está pedindo o que NÃO PODE ser dado, PORQUE NUNCA FOI CRIADO. Nunca foi criado porque nunca foi a sua vontade para VOCÊ.
Em última instância, todos têm que aprender a vontade de Deus, porque, em última instância, todos têm que reconhecer a SI MESMOS. Esse reconhecimento É o reconhecimento de que a VONTADE DELES E A DE DEUS SÃO UMA SÓ. Na presença da Verdade, não há incrédulos e nem sacrifícios. Na segurança da Realidade, o medo é totalmente sem significado. Negar o que É só pode PARECER ser amedrontador. O medo não pode ser real sem uma causa e DEUS é a única Causa.
Deus é Amor e você O quer. Essa é a sua vontade. Peça ISSO e você SERÁ atendido, pois você estará pedindo apenas o que PERTENCE a você.
Quando você pergunta ao Espírito Santo o que te machucaria, Ele NÃO PODE responder, porque NADA pode machucar você e ENTÃO VOCÊ NÃO ESTÁ PEDINDO O NADA. QUALQUER desejo que se origina do ego É um desejo pelo nada e pedir isso NÃO É UM PEDIDO. É meramente uma negação na FORMA de um pedido. O Espírito Santo não está preocupado com a forma, estando ciente apenas do SIGNIFICADO. O ego não pode pedir COISA ALGUMA ao Espírito Santo, porque há COMPLETA FALHA DE COMUNICAÇÃO entre eles. No entanto VOCÊ pode pedir TUDO ao Espírito Santo, porque os SEUS pedidos são reais, sendo da sua vontade. O Espírito Santo negaria a Vontade de Deus? E Ele poderia deixar de reconhecê-la nos Filhos de Deus?
A energia que você retira da Criação você gasta com medo. Isso não ocorre porque a sua ENERGIA é limitada, mas porque VOCÊ A LIMITOU. Você não reconhece o ENORME desperdício de energia que você gasta negando a verdade. O que VOCÊ diria de alguém que PERSISTISSE na tentativa de fazer o impossível e acreditando que CONSEGUIR o impossível é ter SUCESSO? A crença de que você TEM QUE TER O IMPOSSÍVEL para ser feliz está totalmente em desacordo com o princípio da Criação. A Vontade de Deus não PODERIA ser de que a felicidade DEPENDESSE daquilo que você nunca poderia ter.
O fato de que Deus é amor não requer crença, mas REQUER ACEITAÇÃO. É realmente possível para você NEGAR fatos, embora seja IMPOSSÍVEL para você MUDÁ-LOS.
Se você mantém as mãos sobre os olhos, você NÃO verá, porque você está interferindo nas leis da visão. Se negares o amor, você NÃO O CONHECERÁ porque a sua cooperação é a LEI QUE FAZ DO AMOR O QUE ELE É. Você não pode mudar as leis que você não fez e as leis da felicidade foram criadas PARA você, NÃO POR você.”
Urtext – Manual de Professores (Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia? cont.,)
“O mesmo procedimento deve ser seguido à noite. Talvez o teu tempo de quietude deva ser no começo da noite, no caso de não te ser viável conseguir fazê-lo antes de dormir. Não é sábio deitares-te para fazer isto. É melhor sentares-te, na posição que preferires. Tendo completado o Livro de Exercícios, tens que ter chegado a algumas conclusões a este respeito. Se possível, porém, o tempo imediatamente anterior ao momento de dormir é um momento que se deseja dedicar a Deus. Ele coloca a tua mente num padrão de descanso que te orienta para longe do medo. Se, para ti, for mais conveniente fazer mais cedo essa dedicatória, pelo menos assegura-te de não te esqueceres, por um breve momento – não é preciso mais do que um momento – de fechar os olhos e pensar em Deus.
Há um pensamento, em particular, que deve ser lembrado durante o dia. É um pensamento de pura alegria, um pensamento de paz, um pensamento de libertação sem limites, pois nele todas as coisas são libertadas. Pensas que fizeste um lugar seguro para ti mesmo. Pensas que fizeste um poder que te pode salvar de todas as coisas assustadoras que vês em sonhos. Não é nisso que está a tua segurança. Desistes apenas da ilusão de proteger ilusões. E é isto que temes, apenas isto. Que tolice ter tanto medo de nada! Absolutamente nada! As tuas defesas não funcionarão, mas não estás em perigo. Não tens necessidade delas. Reconhece isso e desaparecerão. E só então aceitarás a tua proteção real.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 119
“Para revisão pela manhã e à noite:
107. ‘A verdade corrigirá todos os erros na minha mente.’
Estou equivocado quando penso que posso ser ferido de qualquer modo. Eu sou o Filho de Deus, cujo Ser descansa com segurança na Mente de Deus.
108. ‘Dar e receber são um só na verdade.’
Perdoarei todas as coisas hoje para que eu possa aprender como aceitar a verdade em mim e venha a reconhecer a minha responsabilidade.
Para a hora:
‘A verdade corrigirá todos os erros na minha mente.’
Para a meia-hora:
‘Dar e receber são um só na verdade.’
—–
Imagem Foto-Beatriz-Marques-Carqueijo-Por-de-Sol-Na-Praia.jpg – 27 de novembro de 2022
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4