Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 120

“Quaisquer tentativas de negar o que É são amedrontadoras e, se elas forem fortes, elas IRÃO induzir pânico. O EXERCÍCIO DA VONTADE CONTRA a realidade, embora impossível, pode se TORNAR uma meta muito persistente, MESMO QUE VOCÊ NÃO A QUEIRA. Mas considere o resultado dessa estranha decisão. Você está DEVOTANDO a sua mente àquilo que você NÃO QUER. Quão real pode ser essa devoção? Se você não a quiser, ela nunca foi criada. Se ela nunca foi criada, nada é. Você pode REALMENTE se devotar ao nada?

Deus, em Sua devoção a VOCÊ, criou você devotado a TUDO e DEU a você aquilo A QUE você é devotado. Caso contrário, você não teria sido criado perfeito. A realidade É tudo e, portanto, você tem tudo PORQUE você é real. Você não pode fazer o irreal porque a AUSÊNCIA da realidade é amedrontadora e o medo não pode SER criado. Enquanto você acreditar que o medo é possível, VOCÊ NÃO CRIARÁ. Ordens opostas de realidade FAZEM COM QUE A REALIDADE SEJA SEM SIGNIFICADO e a realidade é SIGNIFICADO.

Lembre-se, então, que a Vontade de Deus JÁ é possível e nenhuma outra coisa JAMAIS o será. Essa é a simples aceitação da Realidade porque só ela é real. Você não pode DISTORCER a realidade e CONHECER O QUE ELA É. E se, de fato, você distorcer a realidade, você sentirá ansiedade, depressão e, finalmente, pânico, porque você está tentando FAZER A SI MESMO IRREAL. Quando você sentir essas coisas, não tente procurar a verdade ALÉM de si mesmo, pois a verdade só pode estar DENTRO de você. Diga, portanto:

‘Cristo está em mim e onde Ele está Deus tem que estar, pois Cristo é parte Dele.’”

A Resposta à Oração

[FIP T-9.II.]

“Todos que já tentaram usar a oração para pedir alguma coisa experienciaram o que aparenta ser um fracasso. Isso não é verdade apenas em relação a coisas específicas que poderiam ser prejudiciais, mas também em relação a pedidos que estão estritamente de acordo com esse curso. Esse último, em particular, pode ser interpretado incorretamente como uma ‘prova’ de que o curso não se atém ao que diz. Mas você tem que se lembrar que o curso afirma, e REPETIDAMENTE, que o seu propósito é o ESCAPAR DO MEDO.

Vamos supor, então, que o que você pede ao Espírito Santo É o que você realmente quer, mas que VOCÊ AINDA TEM MEDO DISSO. Se for esse o caso, o fato de você CONSEGUIR isso não seria mais o que você deseja, mesmo que ISSO fosse. Isso explica por que CERTAS FORMAS ESPECÍFICAS de cura não são alcançadas, mesmo quando se atinge o ESTADO de cura. Frequentemente acontece que um indivíduo pode pedir a cura física porque tem medo DE UM DANO CORPORAL.

Entretanto, ao mesmo tempo, se ele FOSSE curado fisicamente, a ameaça ao seu sistema de pensamento seria consideravelmente MAIS amedrontadora para ele do que a sua EXPRESSÃO física. Nesse caso, ele não está realmente pedindo a LIBERAÇÃO do medo, mas a remoção de um sintoma QUE ELE PRÓPRIO ESCOLHEU. Esse pedido, portanto, absolutamente NÃO é um pedido de cura.

A Bíblia enfatiza que TODAS as orações são respondidas e isso, de fato, tem que ser verdadeiro, se nenhum esforço for desperdiçado. O próprio fato de alguém ter pedido QUALQUER COISA ao Espírito Santo assegurará uma resposta.

Entretanto, é igualmente certo que nenhuma resposta dada pelo Espírito Santo, JAMAIS será uma resposta que AUMENTARIA o medo. É até possível que a Sua resposta não seja ouvida. É IMpossível, porém, que seja perdida. Existem muitas respostas que você já tem recebido, mas que AINDA NÃO OUVIU. Eu garanto que elas estão esperando por você. É verdade de fato que nenhum esforço é desperdiçado.

Se você quiser saber que as suas orações são respondidas, nunca duvide de um Filho de Deus. Não o questione e não o confunda, pois a sua fé nele é a sua fé em VOCÊ MESMO. Se você deseja conhecer a Deus e a Sua Resposta, acredite em mim, cuja fé em VOCÊ não pode ser abalada. Você pode pedir ao Espírito Santo verdadeiramente e duvidar de seu irmão? Acredite que as suas palavras são verdadeiras, por causa da verdade que está nele. Você se unirá à verdade nele e as suas palavras serão verdadeiras. Ao ouvi-lo, você me ouvirá.

Escutar a verdade é a única maneira de ouvi-la agora e finalmente CONHECÊ-LA. A mensagem que o seu irmão lhe dá depende de você. O que ele diz para você? O que VOCÊ gostaria que ele dissesse? A sua decisão SOBRE ele determina a mensagem que VOCÊ recebe. Lembre-se que o Espírito Santo está nele e a Sua Voz fala com VOCÊ através dele. O que um irmão tão santo pode dizer a você EXCETO a verdade? Mas você a está OUVINDO?

O seu irmão pode não saber quem ele é, mas há uma Luz na mente dele que DE FATO conhece. Essa Luz pode brilhar na sua mente, dando verdade às palavras DELE e fazendo com que você CAPAZ DE OUVI-LAS. As Suas palavras SÃO a resposta do Espírito Santo para VOCÊ. A sua fé nele é forte o suficiente para DEIXAR você escutar e ouvir? A salvação é a partir do seu irmão. O Espírito Santo se estende de sua mente para à dele e responde a VOCÊ. Você não pode ouvir a Voz de Deus sozinho, porque você NÃO está sozinho. E a Sua resposta é apenas para o que você É.

Você não conhecerá a confiança que eu tenho em você, a menos que a ESTENDA. Você não confiará na orientação do Espírito Santo ou acreditará que é para VOCÊ, a menos que ouça isso em outras pessoas. Ela tem que ser para o seu irmão, PORQUE é para você. Deus teria criado uma Voz só para você?

Você poderia ouvir a Sua resposta EXCETO quando Ele responde a TODOS os Filhos de Deus? Ouça do seu irmão o que você gostaria que eu ouvisse de você, pois você não gostaria que EU seja decepcionado.”

“…Mas você tem que se lembrar que o curso afirma – e REPETIDAMENTE -, que o seu propósito é o ESCAPAR DO MEDO.”

Urtext – Manual de Professores (Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia? cont.,)

“Como é simples e fácil a passagem do tempo para o professor de Deus que aceitou a proteção de Deus! Tudo o que fez antes, em nome da segurança, não lhe interessa mais. Pois está a salvo e sabe que é assim. Ele tem um Guia que não falhará. Não precisa de fazer distinções entre os problemas que percebe, pois Aquele para Quem se volta com todos esses problemas, não reconhece ordem de dificuldade para os resolver. Ele está tão seguro no presente quanto estava, antes das ilusões serem aceites na sua mente, e como estará quando as tiver deixado partir. Não há diferenças no seu estado em momentos diferentes e em locais diferentes, porque, para Deus, todos são um. Esta é a segurança do professor de Deus. E não necessita de nada mais do que isto.

No entanto, existirão tentações ao longo do caminho pelo qual o professor de Deus tem ainda de viajar e, ao longo do dia, terá necessidade de recordar, a si mesmo, a sua proteção. Como poderá fazer isto, particularmente nos momentos em que a sua mente está ocupada com coisas externas? Ele não pode fazer outra coisa senão tentar, e o seu sucesso depende da sua convicção de que terá sucesso. Ele tem de estar certo de que o sucesso não lhe pertence, mas que lhe será dado a qualquer momento, em qualquer lugar e circunstância em que chamar por ele. Haverá ocasiões em que a sua certeza vacilará e, no instante em que isso ocorrer, voltará às tentativas anteriores de depositar a confiança só em si mesmo. Não te esqueças de que isso é mágica e a mágica é um triste substituto para a verdadeira assistência. Não é suficientemente bom para o professor de Deus, pois não é suficientemente bom para o Filho de Deus.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 120

“Para revisão pela manhã e à noite:

109. ‘Eu descanso em Deus.’

Eu descanso em Deus hoje e deixo que Ele trabalhe em mim e através de mim, enquanto descanso Nele em quietude e em perfeita certeza.

110. ‘Eu sou como Deus me criou.’

Eu sou o Filho de Deus. Hoje deixo de lado todas as ilusões doentias sobre mim mesmo e permito que meu Pai me diga Quem eu realmente sou.

Para a hora:

‘Eu descanso em Deus.’

Para a meia-hora:

‘Eu sou como Deus me criou.’”

—–

Dia 121

“Eu te amo pela verdade que há em você, assim como Deus. As suas decepções podem decepcionar VOCÊ, mas NÃO PODEM decepcionar a mim. Conhecendo o que você É, EU NÃO POSSO duvidar de você. Eu ouço apenas o Espírito Santo em você, Que fala comigo através de você. Se você quer ME ouvir, ouça os meus irmãos, em quem fala a Voz de Deus. A resposta para TODAS as suas orações está neles. Você será respondido à medida em que OUVIR A RESPOSTA EM TODAS AS PESSOAS. Não escuta nenhuma outra coisa ou você não ouvirá verdadeiramente.

Acredite em seus irmãos PORQUE eu acredito em você e você aprenderá que a minha crença em você é justificada. Acredite em mim por acreditar neles, em nome do que Deus lhes deu. ELES RESPONDERÃO A VOCÊ se você aprender a perguntar a verdade a eles. Não peça bênçãos sem abençoá-los, pois somente assim VOCÊ pode aprender o quão abençoado VOCÊ é. Ao seguir esse caminho, você ESTÁ buscando a verdade em VOCÊ. Isso não significa ir ALÉM de você mesmo, mas ir na PRÓPRIA DIREÇÃO de você. Ouça apenas a resposta de Deus em Seus Filhos e VOCÊ é respondido.

Desacreditar é ficar EM OPOSIÇÃO, ou ATACAR. Acreditar é aceitar e ESTAR DO MESMO LADO. Acreditar não é ser crédulo, mas aceitar e APRECIAR. Aquilo que você NÃO acredita, você NÃO APRECIA e NÃO PODE ser grato pelo que você não VALORIZA. Há um preço que você pagará pelo julgamento, porque o julgamento É o estabelecimento do preço. E conforme você o estabelece, você o PAGARÁ [pois essa é a sua vontade; destaque para a palavra WILL].

Se o pagamento é equiparado ao GANHO, você estabelecerá um PREÇO baixo, mas você pedirá um alto RETORNO. Mas você terá esquecido, entretanto, que estabelecer um preço é determinar o VALOR, de modo que o SEU retorno é PROPORCIONAL AO SEU JULGAMENTO QUANTO AO VALOR. Se pagar é associado a dar, NÃO PODE SER PERCEBIDO COMO PERDA e a relação RECÍPROCA de dar e RECEBER será reconhecida. Então o preço estabelecido será alto, por causa do valor do RETORNO.

O preço do que você GANHA é PERDER DE VISTA O VALOR, tornando inevitável que você NÃO valorize ao que você recebe. Valorizando pouco o que você recebe, você não o apreciará e nem o QUERERÁ. Nunca se esqueça, portanto, de que VOCÊ tem determinado o valor do que você recebe e tem estabelecido o preço disso pelo que você dá. Acreditar que é possível ganhar muito EM TROCA DE pouco é acreditar que você pode barganhar com Deus.

As leis de Deus são SEMPRE justas e PERFEITAMENTE consistentes. AO dar, você recebe. Mas receber é ACEITAR, NÃO ganhar. É impossível NÃO TER, mas é possível NÃO SABER QUE VOCÊ TEM. O reconhecimento de TER é a disponibilidade para DAR e SOMENTE através dessa disponibilidade, você pode RECONHECER o que você tem. O que você dá é, portanto, o valor que você atribui ao que você tem, sendo a medida exata do valor que você dá ao que você tem. E isso, por sua vez, é a medida do QUANTO VOCÊ O QUER.

Você pode PEDIR ao Espírito Santo, então, SOMENTE dando A Ele. E você pode DAR a Ele apenas ONDE VOCÊ O RECONHECE. Se você O RECONHECE em todas as pessoas, considere o quanto você estará pedindo a Ele e quanto você receberá. Ele não lhe negará nada, porque você não negou nada a Ele e assim você pode COMPARTILHAR TUDO. Esse é o caminho e o ÚNICO caminho, para ter a resposta Dele, porque a resposta Dele é tudo o que você pode pedir e QUERER. Diga, então, a todos:

‘Porque eu quero conhecer a mim mesmo, eu vejo você como Filho de Deus e meu irmão.'”

As leis de Deus são SEMPRE justas e PERFEITAMENTE consistentes. AO dar, você recebe. Mas receber é ACEITAR, NÃO ganhar. É impossível NÃO TER, mas é possível NÃO SABER QUE VOCÊ TEM. O reconhecimento de TER é a disponibilidade para DAR e SOMENTE através dessa disponibilidade, você pode RECONHECER o que você tem. O que você dá é, portanto, o valor que você atribui ao que você tem, sendo a medida exata do valor que você dá ao que você tem. E isso, por sua vez, é a medida do QUANTO VOCÊ O QUER.”

CAPÍTULO 9 – A CORREÇÃO DO ERRO

Introdução

“O estado de alerta do ego para os erros que outros egos cometem NÃO é o tipo de vigilância que o Espírito Santo quer que você mantenha. Os egos são críticos em termos do tipo de sentido que eles REPRESENTAM. ELES entendem esse tipo de sentido, porque FAZ sentido para eles. Para o Espírito Santo, isso não faz o menor sentido. Para o ego, é benigno, certo e bom apontar erros e ‘corrigi-los’. Isso faz PERFEITO sentido para o ego, que é TOTALMENTE inconsciente do que SÃO os erros e do que É a correção.

Os erros SÃO do ego e a CORREÇÃO dos erros de QUALQUER tipo reside unicamente no ABANDONO do ego. Quando você CORRIGE um irmão, você está dizendo a ele que ele está ERRADO. Ele pode não estar fazendo sentido no momento e é certo que se ele estiver falando a partir do ego, ele NÃO estará fazendo sentido, mas a sua tarefa ainda é dizer a ele que ELE ESTÁ CERTO. Você não diz isso a ele verbalmente se ele estiver FALANDO tolices, porque ele necessita de correção EM OUTRO NÍVEL, já que o seu erro ESTÁ em outro nível. ELE ainda está certo, porque é um Filho de Deus. O seu ego está SEMPRE errado, não importa o que diga ou faça.

Se você aponta os erros do ego DO SEU IRMÃO, você TEM QUE o estar vendo através do ego de você mesmo, porque o Espírito Santo NÃO PERCEBE OS ERROS DELE. Isso TEM QUE ser verdadeiro se não houver comunicação NENHUMA entre o ego e o Espírito Santo. O ego NÃO faz nenhum sentido e o Espírito Santo não tenta entender NADA que surja dele. Como Ele não o entende, Ele DE FATO NÃO O JULGA, CONHECENDO que nada do que o ego engendra SIGNIFICA COISA ALGUMA.”

Urtext – Manual de Professores (Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia? cont.,)

“Evitar a mágica é evitar a tentação. Pois qualquer tentação não é nada mais do que a tentativa de substituir a Vontade de Deus por outra. Essas tentativas podem, de fato, parecer assustadoras, embora sejam apenas patéticas. Não podem surtir nenhum efeito, nem bom nem mau, nem recompensador nem que exija sacrifício, nem curativo nem destrutivo, nem tranquilizador nem assustador. Quando a mágica é simplesmente reconhecida como nada, o professor de Deus alcançou o grau mais avançado. Todas as lições intermediárias levam apenas a isso e trazem essa meta para mais perto do reconhecimento. Pois qualquer tipo de mágica, qualquer que seja a forma que assuma, simplesmente, não faz nada. Não tem poder, sendo por isso que é tão fácil escapar-lhe. O que não tem efeito dificilmente pode aterrorizar.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 121

‘O perdão é a chave da felicidade.’

Eis aqui a resposta para a tua busca de paz. Eis aqui a chave do significado em um mundo que parece não fazer sentido. Eis aqui o caminho para a segurança nos perigos aparentes que parecem ameaçar-te a cada esquina, trazendo a incerteza para todas as tuas esperanças de jamais achar a quietude e a paz. Aqui, todas as perguntas são respondidas, aqui está finalmente assegurado o fim de toda a incerteza.

A mente que não perdoa é cheia de medo e não oferece espaço ao amor para ser ele mesmo, nenhum lugar onde ele possa estender as suas asas em paz e elevar-se acima do tumulto do mundo. A mente que não perdoa é triste, sem esperança de descanso e de liberar-se da dor. Ela sofre e habita na miséria, espreitando a escuridão sem ver, mas certa do perigo que lá a ronda.

A mente que não perdoa é dilacerada pela dúvida, confusa a respeito de si mesma e de tudo o que vê; medrosa e com raiva, fraca e ameaçadora, com medo de seguir adiante, com medo de ficar; com medo de acordar ou de adormecer, com medo de qualquer som, todavia com mais medo ainda do silêncio; aterrorizada pela escuridão e no entanto mais aterrorizada ainda com a aproximação da luz. O que pode a mente que não perdoa perceber, senão a sua própria perdição? O que pode contemplar, senão a prova de que todos os seus pecados são reais?

A mente que não perdoa não vê equívocos, só pecados. Olha para o mundo com olhos que não vêem e grita ao ver as suas próprias projeções erguerem-se para atacar a sua miserável paródia de vida. Ela quer viver, mas deseja estar morta. Quer o perdão, mas não vê esperança alguma. Quer escapar, mas não pode conceber nenhuma saída, porque vê o pecado em toda parte.

A mente que não perdoa está em desespero, sem a perspectiva de um futuro que possa lhe oferecer alguma coisa que não seja mais desespero. Pensa que não pode mudar, pois o que vê dá testemunho de que o seu julgamento é correto. Não pergunta, porque pensa que sabe. Não questiona, pois tem certeza de que está certa.

O perdão é adquirido. Não é inerente à mente, que não pode pecar. Como o pecado é uma ideia que ensinaste a ti mesmo, o perdão também tem que ser aprendido por ti, mas com um Professor diferente de ti, Aquele que representa o outro Ser em ti. Através Dele, aprendes a perdoar o ser que pensas que fizeste e deixá-lo desaparecer. Assim, devolves a tua mente unificada Àquele Que é o teu Ser e Que jamais pode pecar.

Cada mente que não perdoa te apresenta uma oportunidade para ensinar à tua própria mente como perdoar a si mesma. Cada uma delas espera a liberação do inferno por teu intermédio e se volta para ti implorando-te o Céu aqui e agora. Ela não tem esperança, mas vens a ser a sua esperança. E sendo a sua esperança, vens a ser a tua própria. A mente que não perdoa tem que aprender através do teu perdão que foi salva do inferno. E, ao ensinares a salvação, aprenderás. No entanto, todo o teu ensino e o teu aprendizado não virão de ti, mas do Professor Que te foi dado para mostrar-te o caminho.

Hoje praticaremos aprender a perdoar. Se estiveres disposto hoje podes aprender a pegar a chave da felicidade e usá-la a favor de ti mesmo. Dedicaremos dez minutos pela manhã e mais dez à noite ao aprendizado de dar o perdão e também de recebê-lo.

A mente que não perdoa não acredita que dar e receber são a mesma coisa. Mas hoje tentaremos aprender que são uma só, praticando o perdão em relação a alguém que pensas ser um inimigo e a alguém que consideras como um amigo. E ao aprender a vê-los como um só, estenderemos a lição a ti mesmo e veremos que no seu escape estava incluído o teu.

Dá início aos períodos de prática mais longos pensando em alguém de quem não gostes, que pareça irritar-te ou que te cause contrariedade se vieres a encontrá-lo; alguém que de fato desprezes ou apenas tentes ignorar. Não importa a forma que tome a tua raiva. Provavelmente já o escolheste. Ele servirá.

Agora, fecha os olhos e vendo-o na tua mente, olha para ele por um momento. Tenta perceber nele alguma luz em algum lugar, um pequeno lampejo que antes nunca havias notado. Tenta achar uma pequena centelha de luz brilhando através do feio retrato que manténs dele. Olha para esse retrato até que vejas uma luz em algum ponto e em seguida tenta deixar que essa luz se estenda até cobri-lo, fazendo com que o retrato seja bonito e bom.

Olha por um momento para essa percepção mudada e volta a tua mente para aquele a quem chamas de amigo. Procura transferir para ele a luz que aprendeste a ver em torno do teu antigo ‘inimigo’. Percebe-o agora como mais do que um amigo para ti, pois nesta luz, a sua santidade te mostra o teu salvador, salvo e pronto a salvar, curado e íntegro.

Então, deixa que ele ofereça a ti a luz que vês nele e deixa que o teu ‘inimigo’ e o teu amigo se unam, abençoando-te com o que deste. Agora, és um com eles e eles contigo. Agora foste perdoado por ti mesmo. Não esqueças, ao longo do dia, o papel que o perdão desempenha em trazer felicidade a cada mente que não

perdoa, incluindo entre elas a tua. Dize a ti mesmo a cada hora:

‘O perdão é a chave da felicidade. Despertarei do sonho de que sou mortal, falível e cheio de pecado e saberei que sou o Filho perfeito de Deus.’”

—–

Dia 122

Sanidade e Percepção

“Quando você reage de qualquer modo que seja a erros, você NÃO ESTÁ OUVINDO O ESPÍRITO SANTO. Ele meramente os ignorou e se você presta atenção a eles, você NÃO O ESTÁ OUVINDO. Se você não O ouve, você está ouvindo o SEU ego e está fazendo tão pouco sentido quanto aquele irmão cujos erros você percebe. Isso NÃO PODE ser correção. No entanto, é mais do que apenas falta de correção para ele. É DESISTIR da correção em VOCÊ MESMO.

Quando um irmão se comporta de maneira insana, você pode curá-lo APENAS percebendo a SANIDADE nele. Se você percebe os erros dele e os ACEITA, você está aceitando os SEUS próprios.

Se você quer entregar os SEUS [erros] ao Espírito Santo, você tem que fazer o mesmo com os [erros] DELE. A menos que essa se torne a ÚNICA maneira de lidar com TODOS os erros, você não poderá entender COMO TODOS OS ERROS SÃO DESFEITOS. Como isso é diferente de dizer a você que o que você ensina você APRENDE? O seu irmão está tão certo quanto você está. E se você pensa que ele está ERRADO, você está  condenando A SI MESMO.

VOCÊ não pode corrigir A SI MESMO. É possível, então, para você corrigir um outro? No entanto você PODE vê-lo verdadeiramente, porque É possível para você ver a SI MESMO verdadeiramente. Não depende de você MUDAR o seu irmão, mas apenas aceitá-lo COMO ELE É. Os seus erros não vêm da verdade que está nele e SOMENTE essa verdade é sua. Os seus erros não podem mudar isso e não podem ter qualquer efeito sobre a verdade em VOCÊ.

Perceber erros em qualquer pessoa e REAGIR a eles COMO SE ELES FOSSEM REAIS é TORNÁ-LOS reais para você. Você não escapará de pagar o preço por isso, NÃO porque você está sendo PUNIDO por isso, mas porque você está seguindo o guia errado e, portanto, você PERDERÁ [pois essa é a sua vontade; destaque para a palavra WILL] o seu caminho.

Os erros do seu irmão não são dele, assim como os seus não são de você. Aceite os erros dele como reais e você terá atacado a si mesmo. Se você deseja encontrar o SEU caminho E O MANTER, veja apenas a verdade ao seu lado, pois vocês caminham juntos.

O Espírito Santo em você perdoa todas as coisas em você E no seu irmão. Os erros DELE são perdoados junto COM os seus. A expiação não é mais separada do que o amor. A expiação NÃO PODE ser separada, porque VEM do Amor. QUALQUER tentativa que você fizer para corrigir um irmão significa que você acredita que a correção através de VOCÊ é possível e isso SÓ pode ser arrogância do ego.

A correção é de Deus, Que não conhece a arrogância. O Espírito Santo perdoa tudo, PORQUE DEUS CRIOU TUDO. Não assuma a função DELE, ou você esquecerá a SUA.

Aceite APENAS a função de curar no tempo, porque é para isso que o tempo existe. DEUS deu a você a função de criar na eternidade. Você não precisa aprender isso. Mas você precisa aprender a QUERER isso e para ISSO todo aprendizado foi feito. Esse é o bom uso do Espírito Santo de uma habilidade que você não precisa, mas que você a fez. Dê a Ele essa habilidade; você NÃO sabe como usá-la. Ele ensinará a você como ver a SI MESMO sem condenação, por aprender a olhar para TODAS AS COISAS sem ela. A condenação então não será real para você e todos os SEUS erros SERÃO [pois essa é a sua vontade; destaque para a palavra WILL] perdoados.”

A Expiação como uma Lição em Compartilhar

“A Expiação é para todos, porque é a maneira de DESFAZER a crença em que QUALQUER COISA seja SÓ para você. Perdoar é NÃO VER. Olhe, então, para o que está ALÉM do erro e não permita que a sua percepção pare SOBRE ele, pois você acreditará no que a sua percepção DEMONSTRA. Aceite como verdadeiro apenas o que o seu irmão É, se você quiser conhecer a si mesmo. Perceba o que ele NÃO é e você NÃO PODE conhecer o que você é, PORQUE você O vê falsamente. Lembre-se sempre de que a sua identidade é compartilhada e que compartilhar É a sua realidade.

Você tem um PAPEL a desempenhar na Expiação. Mas o plano da Expiação está além de você. Você não conhece como ignorar os erros ou não os cometeria. Seria apenas mais um erro pensar que você NÃO os comete ou que você pode CORRIGI-LOS sem um GUIA PARA A CORREÇÃO. E se você não SEGUIR esse Guia, os seus erros NÃO serão corrigidos. O plano não é seu POR CAUSA de suas ideias limitadas a respeito DO QUE VOCÊ É. Mas essa limitação É onde TODOS OS ERROS SURGEM. O caminho para DESFAZER os erros, portanto, não vem DE você, mas é PARA você.

A Expiação é uma lição em compartilhar, que lhe é dada porque VOCÊ ESQUECEU COMO FAZER ISSO. O Espírito Santo meramente lembra você de qual é a sua habilidade NATURAL. REINTERPRETANDO a habilidade de ATACAR, que você ENGENDROU, na habilidade de COMPARTILHAR, Ele TRADUZ aquilo que você tem feito, no que Deus criou. Mas se você quer realizar isso ATRAVÉS Dele, você não pode olhar para as suas habilidades através dos olhos do ego, ou irá julgá-las como ELE [o ego; IT em inglês] o faz. Todo o poder que elas têm para causar dano está no julgamento DO EGO. Toda a UTILIDADE delas está no julgamento do Espírito Santo.”

Aceite como verdadeiro apenas o que o seu irmão É, se você quiser conhecer a si mesmo. Perceba o que ele NÃO é e você NÃO PODE conhecer o que você É, PORQUE você O vê falsamente.

Urtext – Manual de Professores (Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia? cont.,)

“Não há nenhum substituto para a Vontade de Deus. Em termos simples, é a este fato que o professor de Deus dedica todo o seu dia. Qualquer substituto que resolva aceitar como real só poderá enganá-lo. Mas está a salvo de qualquer mal-entendido, se assim decidir. Talvez tenha necessidade de lembrar ‘Deus está comigo. Não posso ser enganado’. Talvez prefira outras palavras, uma apenas uma, ou nenhuma. No entanto, qualquer tentação de aceitar a mágica como verdadeira tem de ser abandonada através do seu próprio reconhecimento, não por ela ser assustadora, não por ser pecaminosa, não por ser perigosa, mas, simplesmente, por não ter significado. Como a mágica se enraíza no sacrifício e na separação, dois aspectos de um único erro e nada mais, o professor de Deus limita-se a abdicar do que nunca teve. E por esse ‘sacrifício’, o Céu é restaurado à sua consciência [no nível da realidade; awareness].

Não queres fazer esta troca? O mundo a faria com contentamento se soubesse que poderia ser feita. São os professores de Deus que têm de ensinar ao mundo que isso é possível. E, assim, a sua função é assegurarem-se de que eles próprios a aprenderam. Não há risco possível ao longo do dia a não ser o de colocares a tua confiança na mágica, pois apenas isso conduz à dor. ‘Não há outra vontade senão a de Deus’. Os Seus professores sabem que assim é, e aprenderam que tudo o mais é apenas mágica. Qualquer crença na mágica é mantida apenas por uma única ilusão simplória – a de que a mágica funciona. No decorre do seu treino, a cada dia e a cada hora e até mesmo a cada minuto e segundo, os professores de Deus têm de aprender a reconhecer as formas de mágica e a perceber que não têm significado. O medo é retirado dessas formas e, assim, eles prosseguem. E, deste modo, a porta do Céu é reaberta e a sua luz pode brilhar mais uma vez sobre uma mente imperturbada.

(Fim de Como o Professor de Deus Deve Passar o Seu Dia?)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 122

‘O perdão oferece tudo o que eu quero.’

O que poderias querer que o perdão não possa dar? Queres paz? O perdão a oferece. Queres felicidade, uma mente serena, certeza acerca do teu propósito e um senso de valor e beleza que transcende o mundo? Queres atenção, segurança e o calor da proteção garantida para sempre? Queres uma quietude que não possa ser perturbada, uma gentileza que jamais possa ser ferida, um consolo profundo e duradouro e um descanso tão perfeito que jamais possa ser transtornado?

O perdão te oferece tudo isso, e mais. Ele brilha nos teus olhos quando acordas e te dá alegria para saudar o dia. Conforta a tua fronte enquanto dormes e repousa sobre as tuas pálpebras para que não tenhas sonhos de medo e mal, malícia e ataque. E quando acordas de novo, ele te oferece um outro dia de felicidade e paz. O perdão te oferece tudo isso, e mais.

O perdão permite que seja erguido o véu que esconde a Face de Cristo daqueles que olham para o mundo com olhos sem perdão. Permite que reconheças o Filho de Deus e limpes a tua memória de todos os pensamentos mortos, para que a lembrança do teu Pai possa surgir no limiar da tua mente. O que poderias querer que o perdão não possa dar? Que outras dádivas além destas são dignas de serem buscadas? Que valor imaginário, que efeito trivial, que promessa fugaz que nunca será cumprida pode conter mais esperança do que aquilo que o perdão traz?

Por que buscarias uma outra resposta, além da resposta que responde a tudo? Eis aqui a resposta perfeita, dada a perguntas imperfeitas, a pedidos sem significado, à pouca disponibilidade para ouvir, a menos da metade do zelo que poderias dar e a uma confiança parcial. Eis aqui a resposta! Não a busques mais. Não acharás nenhuma outra em vez dela.

O plano de Deus para a tua salvação não pode mudar nem pode falhar. Sê grato por ele permanecer exatamente como Deus o planejou. Imutável, ele está diante de ti como uma porta aberta, ele te chama de além do umbral com boas-vindas calorosas, pedindo-te que entres e sinta-te em casa, onde é o teu lugar.

Eis aqui a resposta! Preferirias ficar do lado de fora, quando o Céu inteiro espera por ti do lado de dentro? Perdoa e sê perdoado. Como dás, assim receberás. Não há outro plano senão esse para a salvação do Filho de Deus. Regozijemo-nos hoje por ser assim, pois aqui temos uma resposta clara e simples além do engano na sua simplicidade. Todas as complexidades que o mundo teceu com frágeis teias de aranha desaparecem diante do poder e da majestade dessa declaração extremamente simples da verdade.

Eis aqui a resposta! Não vires as costas para novamente vagar sem rumo. Aceita a salvação agora. É a dádiva de Deus e não do mundo. O mundo não pode oferecer nenhuma dádiva de qualquer valor à mente que tenha recebido como seu o que Deus lhe deu. É Vontade de Deus que a salvação seja recebida hoje e que os labirintos dos teus sonhos não mais escondam de ti que nada são.

Abre os teus olhos, hoje, e olha para um mundo feliz, de segurança e paz. O perdão é o meio pelo qual ele vem tomar o lugar do inferno. Na quietude, ele surge para saudar os teus olhos abertos e encher o teu coração de profunda tranquilidade, à medida que verdades antigas, eternamente recém-nascidas surgem na tua consciência [no nível da realidade; awareness]. O que vais lembrar nesse momento nunca poderá ser descrito. No entanto, o teu perdão te oferece isso.

Lembrando-nos das dádivas do perdão, empreendemos a nossa prática de hoje com esperança e fé de que esse será o dia em que a salvação será nossa. Nós a buscaremos hoje com ardor e alegria, cientes de que seguramos a chave em nossas mãos, aceitando a resposta do Céu ao inferno que fizemos, mas no qual não mais queremos permanecer.

De manhã e à noite, oferecemos com alegria um quarto de hoje à busca na qual o fim do inferno está garantido. Começa com esperança, pois alcançamos o ponto de mutação, em que a estrada vem a ser muito mais fácil. E agora o caminho que ainda temos que percorrer é curto. De fato, estamos bem próximos do final estabelecido para o sonho.

Mergulha na felicidade ao começar estes períodos de prática, pois oferecem as infalíveis recompensas de perguntas respondidas e do que resulta da tua aceitação da resposta. Hoje te será dado sentir a paz que o perdão oferece e a alegria que o levantar do véu descortina para ti.

Diante da luz que receberás hoje, o mundo se desvanecerá até desaparecer e verás surgir um outro mundo e não terás palavras para retratá-lo. Caminhamos agora diretamente para a luz e recebemos as dádivas que nos foram reservadas desde o início dos tempos, à espera do dia de hoje.

O perdão oferece tudo o que queres. Hoje, todas as coisas que queres te são dadas. Não deixes que as tuas dádivas sumam da tua vista durante o dia, quando voltares a encontrar um mundo de mudanças passageiras e aparências desoladoras. Conserva as tuas dádivas na tua consciência [no nível da realidade; awareness] com clareza ao ver o imutável no coração da mudança, a luz da verdade por trás das aparências.

Não sejas tentado a deixar que as tuas dádivas passem despercebidas e caiam no esquecimento, mas mantêm-nas com firmeza em tua mente através das tuas tentativas de pensar nelas pelo menos por um minuto a cada quarto de hora que passa. Lembra-te do quanto estas dádivas são preciosas com esse lembrete, que tem o poder de mantê-las na tua consciência [no nível da realidade; awareness] ao longo do dia:

‘O perdão oferece tudo o que eu quero. Hoje, aceitei isso como verdadeiro. Hoje, recebi as dádivas de Deus.’”

—–

Imagem joshua-clay-VNjNtdu0yCw-unsplash-scaled.jpg – 30 de novembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x