Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 123

“O ego também tem um plano de perdão, porque você está PEDINDO por um, embora você não o esteja pedindo ao professor certo. O plano do EGO, é claro, NÃO FAZ SENTIDO e NÃO FUNCIONARÁ. Ao segui-lo, você apenas se colocará em uma situação impossível, para a qual o ego SEMPRE o conduz. O plano do ego é fazer com que você VEJA, EM PRIMEIRO LUGAR, O ERRO COM CLAREZA e DEPOIS não o veja. Mas como você pode não ver aquilo que você tornou real? Ao vê-lo com clareza, você o tornou real e NÃO PODE deixar de vê-lo.

É aqui que o ego é forçado a apelar para os mistérios e começa a insistir para que você aceite o que não tem significado, para salvar a você mesmo. Muitos tentaram fazer isso em meu nome, esquecendo que as minhas palavras fazem PERFEITO sentido, porque vêm de DEUS. Elas têm tanto sentido agora como sempre tiveram, porque falam de ideias que são eternas. O perdão que se aprende COMIGO não usa o medo para DESFAZER o medo. Tampouco torna real em IRreal e depois o destrói.

O perdão através do Espírito Santo consiste simplesmente em olhar além do erro desde o início e, assim, o MANTENDO irreal para você. Não permita que qualquer crença na realidade do erro penetre em sua mente, ou você também acreditará que você tem que DESFAZER o que você fez, a fim de SER perdoado. O que não tem efeito não existe e para o Espírito Santo os efeitos do erro são TOTALMENTE inexistentes. Ao cancelar de forma constante e consistente TODOS os seus efeitos, EM TODA PARTE E EM TODOS OS ASPECTOS, Ele ensina que o ego não existe e PROVA ISSO. Siga, então, o Seu ensinamento sobre o perdão, porque o perdão É a Sua função e ELE conhece como cumpri-la perfeitamente. Isso é o que nós queríamos dizer quando nós dissemos uma vez que os milagres são NATURAIS e quando eles NÃO ocorrem, algo de errado aconteceu. Milagres são apenas o sinal de sua disponibilidade em seguir o plano de Salvação do Espírito Santo, em reconhecimento ao FATO de que você NÃO sabe o que ele é. O Seu trabalho NÃO é a sua função [de você] e, a não ser que você aceite isso, você NÃO PODE aprender qual É a sua função.

A confusão de funções é tão típica do ego que você já deveria estar bastante familiarizado com ela a essa altura. O ego acredita que TODAS as funções pertencem a ELE, embora não tenha ideia do que SEJAM. Isso é mais do que mera confusão. É uma combinação particularmente perigosa de grandiosidade E confusão, que torna provável que o ego ataque qualquer um e qualquer coisa, sem motivo algum. Isso é exatamente o que o ego FAZ. Ele é TOTALMENTE imprevisível em suas respostas, porque não faz ideia do QUE ouviu [percebeu].

Se alguém não tem ideia do que está acontecendo, quão apropriadamente você pode ESPERAR que ele reaja a isso? Mas você ainda poderia se perguntar, independentemente de como você pode explicar essas reações, se elas colocam o ego em uma posição muito sólida como um guia para VOCÊ. Parece absurdo ter que enfatizar repetidamente que as qualificações do ego como guia são singularmente infelizes e que é uma escolha por demais pobre como professor da salvação. No entanto, essa questão, por mais ridícula que pareça, é REALMENTE a questão crucial em toda a fantasia da separação.

Qualquer um que eleja um guia totalmente insano TEM QUE ser ele mesmo totalmente insano. Não é verdade que você não sabe que o guia é insano. VOCÊ reconhece isso porque eu reconheço e você JÁ o julgou pelos mesmos padrões que eu. O ego literalmente vive em tempo tomado de empréstimo e os SEUS dias ESTÃO contados. Não tenha medo do julgamento final, mas dê boas-vindas a ele e não o espere, pois o tempo do ego é tomado de empréstimo de SUA eternidade. Essa É a Segunda Vinda, que foi feita PARA você, assim como a Primeira foi criada.

A Segunda Vinda é apenas o retorno do SENTIDO. Isso POSSIVELMENTE pode ser amedrontador? O que pode ser amedrontador além de fantasias e quem se volta para fantasias, a não ser aquele que se desespere por não achar satisfação na realidade?

Entretanto, é CERTO que ele NUNCA encontrará satisfação em fantasias, de modo que a sua ÚNICA esperança é fazer você mudar de ideia [mudar a sua mente] acerca da REALIDADE. Somente se a decisão de que a realidade é amedrontadora estiver ERRADA, DEUS pode estar certo. E eu GARANTO a você que Deus ESTÁ certo.

Fique feliz, então, por ter estado errado, mas isso foi apenas porque você não sabia quem você ERA. Se você tivesse LEMBRADO, você não poderia estar errado mais do que Deus pode.

O impossível SÓ pode acontecer em fantasias. Quando você busca a realidade em fantasias, você não a encontrará. Os símbolos da fantasia são do ego; DESSES você encontrará muitos. Mas não procure significado neles. Eles não têm mais significado do que as fantasias em que são tecidos.

Os contos de fadas podem ser agradáveis ​​ou amedrontadores, belos ou desagradáveis, mas NINGUÉM os chama de VERDADEIRO.

As crianças podem acreditar neles e, por algum tempo, esses contos SÃO verdadeiros para elas. Entretanto, quando a Realidade desponta, as fantasias se vão. A REALIDADE NÃO desapareceu nesse meio tempo. A Segunda Vinda é a CONSCIÊNCIA NO NÍVEL DA REALIDADE [AWARENESS], não o seu RETORNO. Olhem, minhas crianças, a Realidade está aqui. Ela pertence a você e a mim e a Deus e é perfeitamente satisfatória para todos nós. Somente ESSA consciência no nível da realidade [awareness] cura, porque ela é a consciência no nível da realidade [awareness] da verdade.”

Urtext – Manual de Professores

18. COMO OS PROFESSORES DE DEUS LIDAM COM PENSAMENTOS MÁGICOS DE SEUS ALUNOS?

“Esta é uma questão crucial tanto para o professor de Deus como para o aluno. Se este assunto for tratado incorretamente, o professor de Deus fere-se a si mesmo e também ataca o seu aluno. Isto fortalece o medo e faz com que a mágica pareça bastante real para ambos. Assim, como lidar com a mágica vem a ser uma lição fundamental que o professor de Deus deve dominar. Sua primeira responsabilidade nisso é não atacá-la. Se um pensamento mágico faz surgir qualquer forma de raiva, o professor de Deus pode estar certo de que está dando força à sua própria crença no pecado, tendo condenado a si mesmo. Também pode estar certo de que está pedindo que a depressão, a dor, o medo e o desastre venham até ele. Que se lembre, então, de que não é isso que quer ensinar, pois não é isso o que quer aprender.

Há, porém, uma tentação de responder à mágica através de uma forma que a reforça. E isto nem sempre é óbvio. De fato, pode ocultar facilmente sob um desejo de ajudar. É esse desejo duplo que faz com que a ajuda seja de pequena valia e não possa deixar de produzir resultados indesejados. Também não se deve esquecer que o resultado sempre virá, tanto para o professor como para o aluno. Quantas vezes foi enfatizado o fato de que só dás a ti mesmo? E onde isso poderia ser melhor demonstrado do que nos tipos de ajuda que o professor de Deus dá a quem necessita do seu auxílio? Aqui, a sua dádiva é dada a ele próprio da maneira mais clara possível. Pois ele dará somente o que escolheu para si mesmo. E, nesta dádiva, está o seu julgamento sobre o Filho santo de Deus.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 123

“’Agradeço ao meu Pai por Suas dádivas para mim.’

Hoje, sejamos gratos. Chegamos a atalhos mais suaves e a estradas mais planas. Não pensamos em voltar atrás e não há nenhuma resistência implacável à verdade. Um pouco de indecisão permanece, algumas pequenas objeções e um pouco de hesitação, mas podes muito bem ser grato pelos teus ganhos, que são muito maiores do que reconheces.

Agora, um dia dedicado à gratidão acrescentará o benefício de algum discernimento acerca da real extensão de tudo o que tens ganho, das dádivas que tens recebido. Fica contente hoje em gratidão amorosa, o teu Pai não te abandonou a ti mesmo, nem te deixou a vagar sozinho no escuro. Sê grato por Ele te ter salvo do ser que pensaste ter feito para ocupar o Seu lugar e o da Sua criação. Hoje, dá-Lhe graças.

Dá-Lhe graças por Ele não ter te abandonado e pelo Seu Amor permanecer para sempre brilhando sobre ti, para sempre imutável. Dá-Lhe graças também por seres imutável, pois o Filho que Ele ama é tão imutável quanto Ele próprio. Sê grato por estares salvo. Fica contente por teres uma função a ser cumprida na salvação. Sê grato por teu valor transcender em muito as tuas parcas dádivas e os teus julgamentos mesquinhos sobre aquele que Deus estabeleceu como Seu Filho.

Hoje, em gratidão elevamos os nossos corações acima do desespero e erguemos os nossos olhos agradecidos que não olham mais para baixo, para o pó. Hoje, entoamos a canção do agradecimento em honra ao Ser Que segundo a Vontade de Deus é a nossa verdadeira Identidade Nele. Hoje, sorrimos para todos aqueles que vemos e caminhamos com passos leves ao fazermos o que nos foi designado fazer.

Não vamos sozinhos. E damos graças porque na nossa solidão um Amigo veio para nos falar do Verbo salvador de Deus. E agradecemos a ti por tê-Lo ouvido. O Verbo de Deus não tem som, se não for ouvido. Ao agradeceres a Ele, os agradecimentos são teus também. Uma mensagem que não é ouvida não salvará o mundo, por mais poderosa que seja a Voz que a diz, por mais amorosa que a mensagem possa ser.

Graças sejam dadas a ti que ouviste, pois vens a ser o mensageiro que traz consigo a Sua Voz e a deixa ecoar por todo o mundo. Hoje recebe os agradecimentos de Deus ao dar graças a Ele. Pois Ele quer te oferecer os agradecimentos que tu Lhe dás, já que Ele recebe com amorosa gratidão as tuas dádivas e as devolve mil vezes, cem mil vezes maiores do que quando foram dadas. Ele abençoará as tuas dádivas compartilhando-as contigo. E assim elas crescem em poder e força até que encham o mundo com contentamento e gratidão.

Recebe o Seu agradecimento e oferece-Lhe o teu durante quinze minutos duas vezes hoje. E compreenderás a Quem ofereces a tua gratidão e a Quem Ele agradece quando estás Lhe agradecendo. Essa santa meia-hora dada a Ele te será devolvida na proporção de anos para cada segundo e poder para salvar o mundo com rapidez aumentada de muitas eras graças ao teu agradecimento a Ele.

Recebe os Seus agradecimentos e compreenderás o quão amorosamente Ele te guarda na Sua Mente, quão profundo e ilimitado é o Seu cuidado para contigo, quão perfeita é a Sua gratidão a ti. Lembra-te de pensar Nele a cada hora e dá-Lhe graças por tudo o que Ele deu ao Seu Filho para que ele possa erguer-se acima do mundo lembrando-se do seu Pai e do seu Ser.”

—–

Dia 124

O Curador Não-Curado

“O plano do ego para o perdão é muito mais amplamente usado do que o de Deus. Isso ocorre porque é empreendido por curadores não-curados e, portanto, é do ego. Vamos considerar agora o curador não-curado com mais cuidado. Por definição, ele está tentando DAR o que NÃO recebeu. Se ele for um teólogo, pode começar com a premissa: ‘Eu sou um pecador miserável, assim como você é’. Se ele for um psicoterapeuta, é mais provável que parta da crença igualmente incrível em que o ataque é real para ambos, ele próprio e o paciente, mas isso não importa em NENHUM dos casos.

Nós temos afirmado repetidamente que as crenças do ego NÃO PODEM ser compartilhadas e É POR ISSO QUE NÃO SÃO REAIS. Como é possível, então, que DESCOBRI-LAS possa fazer com que sejam reais? Todo curador que busca fantasias para que venham a ser a verdade, NECESSARIAMENTE não está curado, porque NÃO SABE ONDE PROCURAR A VERDADE e, portanto, não tem a resposta para o problema da cura.

HÁ uma vantagem em trazer pesadelos à consciência no nível da realidade [awareness], mas APENAS para ensinar que os pesadelos NÃO são reais e que QUALQUER COISA que eles contenham não tem significado. O curador não-curado não pode FAZER isso, porque ele não ACREDITA nisso.

Todos os curadores não-curados seguem o plano do ego, de uma forma ou de outra. Se forem teólogos, provavelmente condenarão A SI MESMOS, ENSINAM a condenação e advogam uma solução amedrontadora. Projetando a condenação sobre Deus, eles O fazem parecer vingativo e TÊM MEDO DA SUA RETRIBUIÇÃO [PUNIÇÃO]. O que eles estão fazendo é simplesmente se IDENTIFICAR com o ego e, ao perceber claramente o que ELE faz, condenam A SI MESMOS devido a essa profunda confusão.

É compreensível que tenha havido uma revolta contra esse conceito, mas revoltar-se CONTRA ele é ACREDITAR nele. A FORMA da revolta, então, é diferente, mas NÃO o conteúdo. A nova forma do plano do ego é tão inútil quanto a antiga, porque a forma não importa para o Espírito Santo e, portanto, NÃO IMPORTA EM NADA. De acordo com as formas mais recentes do plano [do ego], o psicoterapeuta interpreta os símbolos do ego NO pesadelo e os usa para PROVAR QUE O PESADELO É REAL. Tendo FEITO como que seja real, ele então tenta desfazer os seus EFEITOS POR DEPRECIAR A IMPORTÂNCIA DO SONHADOR.

Essa SERIA uma abordagem de cura, SE O SONHADOR fosse devidamente identificado como irreal. Entretanto, se o sonhador for equiparado COM a mente, o poder corretivo da mente, através do Espírito Santo, é NEGADO. É digno de nota que isso é uma contradição mesmo nos termos do ego, contradição essa que até o ego, em sua confusão, usualmente nota. Se a maneira de neutralizar o medo é reduzir a importância do AMEDRONTADO [MENTE], como isso pode construir a FORÇA do ego? Essas inconsistências perfeitamente evidentes explicam por que, exceto por certos relatos verbais estilizados, NINGUÉM pode EXPLICAR o que acontece na psicoterapia. Nada realmente ACONTECE DE FATO.

Nada de REAL aconteceu com o curador não-curado e ELE APRENDE COM O SEU PRÓPRIO ENSINO. PORQUE o seu ego está envolvido, o seu ego SEMPRE buscará obter algum apoio da situação. Buscando TER algo para SI MESMO, o curador [não-curado] NÃO sabe dar e, consequentemente, NÃO PODE COMPARTILHAR. Ele NÃO PODE corrigir, porque não está trabalhando CORRETAMENTE de modo a corrigir. Ele acredita que cabe a ele ensinar ao paciente o que é REAL, mas ele MESMO não sabe disso.

O que, então, DEVERIA acontecer? Quando Deus disse: ‘Haja luz’, houve luz. Você pode encontrar a luz ANALISANDO a escuridão como faz o psicoterapeuta, ou por RECONHECER a escuridão em si mesmo e procurando uma luz distante para removê-la, enquanto enfatizando a distância?

A cura NÃO é misteriosa. Nada ocorre A NÃO SER QUE você entenda, já que a luz É entendimento. Um ‘pecador miserável’ não pode ser curado sem mágica e uma ‘mente sem importância’ não pode estimar-se sem mágica. Ambas as formas de abordagem do ego, então, TÊM QUE desembocar em um impasse, a característica ‘situação impossível’ à qual o ego SEMPRE conduz.

PODE ser útil apontar ao paciente PARA ONDE ELE ESTÁ SEGUINDO, mas o sentido é PERDIDO, a menos que ele possa mudar de direção. O terapeuta não pode fazer isso para ele, pois ele também NÃO PODE FAZER ISSO POR SI MESMO. A sua única contribuição SIGNIFICATIVA é apresentar um exemplo de alguém cuja direção foi mudada PARA ele e que NÃO MAIS ACREDITA EM PESADELOS DE ESPÉCIE ALGUMA. A luz em SUA mente, portanto, RESPONDERÁ ao questionador, que TEM QUE decidir com Deus que HÁ luz PORQUE ELE A VÊ. E através do reconhecimento DELE, O TERAPEUTA [CURADOR] SABE QUE ELA ESTÁ LÁ.

É assim que a percepção é finalmente traduzida em conhecimento. O trabalhador de milagres começa PERCEBENDO a luz e traduz a SUA percepção em certeza, por estendê-la continuamente e ACEITANDO O RECONHECIMENTO DELA. Os seus EFEITOS lhe asseguram que ELA ESTÁ LÁ.

O terapeuta não cura; ele PERMITE QUE A CURA SEJA. ELE pode apontar para a escuridão, mas NÃO PODE POR SI MESMO trazer a luz, pois a luz NÃO é dele. Entretanto, sendo [a luz] PARA ele, ela [a luz] TEM QUE ser também para o seu paciente.

O Espírito Santo é o ÚNICO terapeuta. Ele faz com que a cura seja PERFEITAMENTE clara em QUALQUER situação em que Ele é o Guia. O terapeuta humano só pode DEIXAR QUE ELE CUMPRA A SUA FUNÇÃO. Ele não precisa de ajuda para isso. Ele lhe dirá EXATAMENTE o que fazer para ajudar QUALQUER PESSOA que Ele enviar a você para pedir ajuda e falará com ela através de você, SE VOCÊ NÃO INTERFERIR. Lembre-se de que você ESTÁ escolhendo um guia para ajudar e a escolha errada NÃO ajudará. Mas lembre-se também de que A ESCOLHA CERTA VAI AJUDAR. Confie no Espírito Santo, pois ajudar é a Sua função e Ele é de Deus.

E à medida que você desperta outras mentes PARA o Espírito Santo através DELE e não de você mesmo, você entenderá que não está obedecendo às leis desse mundo, mas que as leis que você ESTÁ obedecendo FUNCIONAM. ‘O bom é aquilo que funciona’ é uma afirmação sólida, porém insuficiente. SOMENTE o que é bom PODE funcionar. Nenhuma outra coisa funciona em absoluto.

Esse curso é um guia de comportamento. Sendo uma situação de aprendizado muito direta e muito simples, provê o Guia que lhe diz o que fazer. Se você o fizer, VERÁ que funciona. Os seus RESULTADOS são mais convincentes do que as suas palavras. ELES convencerão você de que as palavras são verdadeiras. Seguindo o Guia certo, você aprenderá a mais simples de todas as lições:

‘Pelos seus frutos os conhecereis e ELES conhecerão A SI MESMOS.’”

Urtext – Manuel de Professores

(Como os Professores de Deus lidam com Pensamentos Mágicos de Seus Alunos? cont.,)

“É mais fácil deixar que o erro seja corrigido onde é mais aparente, uma vez que os erros podem ser reconhecidos pelos seus resultados. Uma lição verdadeiramente ensinada só pode levar à libertação do professor e do aluno, os quais compartilham uma só intenção. O ataque só pode ocorrer se a percepção de metas separadas já tiver ocorrido. E de fato é isso que não pode deixar de ter acontecido se o resultado for qualquer outra coisa que não alegria. O objetivo único do professor orienta a meta dividida do aluno numa única direção, pelo que o pedido de ajuda torna-se o único apelo do aluno. Então, isto é facilmente respondido com uma única resposta, que não falhará em vir à mente do professor. Daí ela brilha na mente do seu aluno, fazendo com que seja una com a sua.

Talvez seja útil lembrar que ninguém pode ter raiva de um fato. É sempre uma interpretação que faz surgir emoções negativas, independente da sua aparente justificação pelo que parecem ser os fatos. Independe também da intensidade da raiva provocada. Pode ser apenas uma leve irritação, talvez leve demais para ser claramente reconhecida. Ou também pode tomar a forma de intensa ira, acompanhada de pensamentos de violência, fantasiados ou aparentemente encenados. Não importa. Todas essas reações são a mesma. Obscurecem a verdade, e isso nunca pode ser uma questão de grau. A verdade ou é aparente ou não é. Não pode ser parcialmente reconhecida. Aquele que não está ciente da verdade não pode deixar de contemplar ilusões.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 124

“’Que eu me lembre que sou um com Deus.’

Hoje, damos graças mais uma vez pela nossa Identidade em Deus. A nossa casa está em segurança, a proteção nos é garantida em tudo o que fazemos, o poder e a força estão ao nosso alcance em todos os nossos empreendimentos. Não podemos falhar em nada. Tudo o que tocamos se reveste de uma luz brilhante que abençoa e cura. Em unidade com Deus e com o universo continuamos o nosso próprio caminho, regozijando-nos com o pensamento de que o próprio Deus vai conosco a toda parte.

Como são santas as nossas mentes! E tudo o que vemos reflete a santidade dentro da mente que está em unidade com Deus e consigo mesma. Como os erros desaparecem com facilidade e a morte dá lugar à vida que dura para sempre. As marcas brilhantes dos nossos passos indicam o caminho para a verdade, pois Deus é o nosso Companheiro enquanto caminhamos pelo mundo ainda um pouco mais. E aqueles que vêm para nos seguir reconhecerão o caminho, pois a luz que carregamos fica atrás de nós, embora também permaneça conosco à medida que caminhamos.

O que recebemos é a nossa dádiva eterna para aqueles que nos seguem, para aqueles que foram antes de nós, ou que ficaram algum tempo conosco. E Deus Que nos ama a todos com amor igual, aquele no qual fomos criados, sorri para nós e nos oferece a felicidade que demos.

Hoje, não duvidaremos do Seu Amor por nós, nem questionaremos a Sua proteção e o Seu cuidado. Nenhuma ansiedade sem significado pode vir para interferir na nossa fé e na nossa consciência da Sua Presença. Somos um com Ele, hoje, em reconhecimento e lembrança. Nós O sentimos em nossos corações. Nossas mentes contêm os Seus pensamentos, nossos olhos contemplam a Sua beleza em tudo o que olhamos. Hoje, vemos apenas o que é amoroso e amável.

Vemos isso nas aparências da dor e a dor dá lugar à paz. Vemos isso nos frenéticos, nos tristes e nos aflitos, nos solitários e nos medrosos que são restaurados à tranquilidade e à paz da mente na qual foram criados. É o que vemos nos moribundos e nos mortos também, restaurando-os à vida. Vemos tudo isso porque o vimos primeiro dentro de nós mesmos.

Nenhum milagre jamais pode ser negado àqueles que sabem que são um com Deus. Nenhum dos seus pensamentos deixa de ter o poder de curar todas as formas de sofrimento em qualquer pessoa, nos tempos que já passaram e nos tempos que ainda estão por vir, com a mesma facilidade com que curam aqueles que atualmente caminham ao seu lado. Os seus pensamentos são intemporais e estão à parte da distância e à parte do tempo.

Nós nos unimos nesta consciência [no nível da realidade; awareness] ao dizermos que somos um com Deus. Pois, nestas palavras, também estamos dizendo que estamos salvos e curados e como consequência podemos salvar e curar. Aceitamos e agora queremos dar. A razão disso é querermos conservar as dádivas que nosso Pai nos deu. Hoje queremos vivenciar a nós mesmos em unidade com Ele para que o mundo possa compartilhar o nosso reconhecimento da realidade. Em nossa experiência, o mundo é libertado. Ao negarmos a nossa separação do nosso Pai, o mundo é curado junto conosco.

Que a paz esteja contigo hoje; assegura a tua paz praticando a consciência [no nível da realidade; awareness] de que és um com o teu Criador, assim como Ele é um contigo. Em algum momento, hoje, quando te parecer melhor, dedica meia-hora ao pensamento de que és um com Deus. Essa é a nossa primeira tentativa de empreender um período prolongado de prática para o qual não damos regras nem palavras especiais para guiar a tua meditação. Confiaremos que, hoje, a Voz de Deus falará assim como Ele achar melhor, certos de que Ele não falhará. Permanece com ele durante essa meia hora. Ele fará o resto.

O teu benefício não será menor se acreditares que nada acontece. Podes não estar pronto para aceitar o que ganhaste no dia de hoje. Entretanto, em algum momento, em algum lugar, isso virá a ti e não deixarás de reconhecê-lo quando despontar com certeza na tua mente. Essa meia-hora será emoldurada em ouro e cada minuto será como um diamante cravado em volta do espelho que esse exercício te oferecerá. E nele verás a face de Cristo refletindo a tua.

Talvez hoje, talvez amanhã, verás a tua própria transfiguração no vidro que essa santa meia-hora te oferecerá para que contemples a ti mesmo. Quando estiveres pronto, o acharás lá dentro da tua mente, esperando para ser achado. Então, lembrarás o pensamento ao qual deste essa meia-hora e estarás ciente, com gratidão, de que nunca o tempo foi melhor aproveitado.

Talvez hoje, talvez amanhã, olharás para esse vidro e entenderás que a luz sem pecado que vês pertence a ti, que a beleza que contemplas é a tua própria. Conta essa meia-hora como uma dádiva tua para Deus, na certeza de que o que Ele devolverá será um senso de amor que não podes entender, uma alegria por demais profunda para a tua compreensão, uma vista por demais santa para que os olhos do corpo a vejam. Entretanto, podes ter certeza de que algum dia, talvez hoje, talvez amanhã, tu entenderás, compreenderás e verás.

Adiciona outras joias à moldura dourada que enquadra o espelho que te é oferecido hoje, repetindo para ti mesmo a cada hora:

‘Que eu me lembre que sou um com Deus, em unidade com todos os meus irmãos e com o meu Ser, na santidade e na paz que duram para sempre.’”

—–

Dia 125

A Consciência no nível da Realidade [Awareness] do Espírito Santo

“Como você pode vir a ser cada vez mais consciente do Espírito Santo em você, EXCETO através dos Seus EFEITOS? Você não pode vê-Lo com os seus olhos, nem ouvi-lo com os seus ouvidos. Como, então, você pode percebê-Lo? Se você INSPIRA alegria e os outros reagem a você COM alegria, mesmo que você não esteja experienciando alegria em si mesmo, tem que haver ALGUMA COISA EM VOCÊ que É CAPAZ DE PRODUZIR ISSO. Se isso está em VOCÊ e PODE produzir alegria e se você vê que DE FATO produz alegria nos outros, você TEM QUE estar dissociando-a em você mesmo.

Parece-lhe que o Espírito Santo não produz alegria consistentemente em você, APENAS porque VOCÊ NÃO DESPERTA CONSISTENTEMENTE ALEGRIA NOS OUTROS. As reações dos outros a você SÃO as suas avaliações da Sua consistência. Quando você é inconsistente, nem sempre DÁ SURGIMENTO à alegria e, portanto, nem sempre reconhecerá a consistência DELE. O que você oferece ao seu irmão, você oferece a Ele, porque Ele não pode IR ALÉM da sua oferta na SUA doação. Isso é assim NÃO porque ELE limita a Sua doação, mas simplesmente porque VOCÊ limitou o seu RECEBIMENTO.

A vontade [decisão] de receber é a vontade [decisão] de aceitar. Se os seus irmãos são parte de você, você os aceitará? Só eles podem ensinar a você o que você é e o seu aprendizado é o resultado do que você ensinou a ELES. O que você invoca neles, você invoca em VOCÊ MESMO. E na medida em que você invoca NELES, vem a ser real para VOCÊ. Deus tem apenas um Filho, conhecendo a todos como Um Só.

Somente o Próprio Deus é mais do que eles, mas eles não são menos do que Ele é. Você quer conhecer o que isso significa? Se o que você faz ao meu irmão, você faz a mim e se você faz tudo a você mesmo porque nós somos PARTE de você, tudo o que NÓS fazemos também pertence a você. Cada Alma que Deus criou é parte de você e compartilha a Sua glória COM você. A Sua glória pertence a Ele, mas é igualmente SUA.

Você não pode, então, SER menos glorioso do que Ele. Deus é mais do que você é APENAS porque Ele CRIOU você, mas nem mesmo isso Ele quer impedir a você. Portanto, você PODE criar assim como Ele o fez e a SUA dissociação NÃO ALTERARÁ ISSO. Nem a Luz de Deus nem a SUA serão atenuadas pelo fato de você não ver.

Porque a Filiação TEM QUE criar como um só, você se lembra da criação sempre que você reconhece parte da criação. Cada parte que você lembra soma-se ao SEU senso de integridade, porque cada parte É íntegra. A integridade é indivisível, mas você não pode aprender sobre a SUA integridade, ATÉ QUE VOCÊ A VEJA EM TODA PARTE. Você pode conhecer a si mesmo apenas como Deus conhece Seu Filho, pois o CONHECIMENTO é compartilhado COM Deus. Quando você despertar Nele, você conhecerá a sua magnitude por você aceitar a Sua ausência de limites como SUA. Mas, enquanto isso, você a julgará como você julga a de seus irmãos e a aceitará como você aceita as deles.

Você ainda não está despertado, mas você pode aprender COMO despertar. Muito simplesmente, o Espírito Santo ensina você a despertar os outros. À medida em que você  os vê despertos, você aprenderá O QUE SIGNIFICA O DESPERTAR. E porque foi sua vontade despertá-los, a sua gratidão e a sua apreciação pelo que você lhes deu, ENSINARÁ A VOCÊ O VALOR DO DESPERTAR. ELES virão a ser as testemunhas da sua realidade, assim como VOCÊS foram criados como testemunhas da realidade de Deus. No entanto, quando a Filiação SE REUNIR e aceitar a sua própria unicidade, ela será conhecida por SUAS criações, que testemunham a realidade dela assim como o Filho faz com o Pai.

Os milagres não têm lugar na eternidade porque são reparadores. Entretanto, enquanto você ainda necessita de cura, os seus milagres são as únicas testemunhas da sua realidade QUE VOCÊ PODE RECONHECER.

Você não pode apresentar um milagre POR SI MESMO, porque os milagres são uma forma de DAR ACEITAÇÃO E recebê-la. No TEMPO, o dar vem em PRIMEIRO LUGAR, embora sejam simultâneos na eternidade, onde não podem SER separados. Quando você tiver aprendido que eles SÃO a mesma coisa, a necessidade do tempo terá terminado. A eternidade é UM tempo único e a sua ÚNICA dimensão é ‘sempre’.

Mas isso não pode significar nada para você, até que você se lembre dos braços abertos de Deus e, finalmente, conheça a Sua mente aberta. Como Ele, VOCÊ é ‘SEMPRE’, em Sua Mente e com uma mente como a Sua. Na sua mente aberta as SUAS criações estão em perfeita comunicação, nascida do perfeito entendimento.

Se você pudesse aceitar ao menos uma delas, você não quereria NADA do que o mundo tem a oferecer. Todo o resto seria totalmente sem significado. O significado de Deus é incompleto sem você e você é incompleto sem as suas criações.

Aceite o seu irmão nesse mundo e não aceite NENHUMA OUTRA COISA, pois nele você encontrará as suas criações, porque ele as criou COM você. Você nunca saberá que é co-criador com Deus, até que você aprenda que o seu irmão é um co-criador com VOCÊ.”

Urtext – Manual de Professores

(Como os Professores de Deus lidam com Pensamentos Mágicos de Seus Alunos? cont.,)

“A raiva, em resposta aos pensamentos mágicos percebidos, é uma causa básica do medo. Considera o que significa esta reação, e logo passa a ser aparente a sua posição central no sistema de pensamento do mundo. Um pensamento mágico, pela sua simples presença, demonstra que houve uma separação de Deus. Declara, da forma mais clara possível, que a mente que acredita ter uma vontade capaz de se opor à Vontade de Deus, acredita igualmente que pode ter sucesso. É óbvio que isto dificilmente pode ser um fato. Entretanto, é igualmente óbvio que se pode acreditar nisto como sendo um fato. E aqui está o berço da culpa. Quem usurpa o lugar de Deus e o toma para si, tem agora um ‘inimigo’ mortal. E tem de ficar sozinho para proteger-se e fazer um escudo para si mesmo, a fim de guardar-se de uma fúria que nunca poderá ser abatida e de uma vingança que jamais poderá ser satisfeita.

Como é possível que esta batalha desigual seja resolvida? O seu fim é inevitável, pois o resultado tem de ser a morte. Como é que, então, se pode acreditar nas suas defesas? Mais uma vez, a mágica precisa de dar uma ajuda: esquece a batalha. Aceita-a como um fato e, depois esquece-a. Não te lembres das chances impossíveis contra ti. Não te lembres da imensidão do ‘inimigo’ e não penses na tua fragilidade em comparação a isso. Aceita a tua separação, mas não te lembres de como ela veio. Acredita que tu a venceste, mas não retenhas a mais leve lembrança de Quem realmente é o grande ‘oponente’. Ao projetares o teu ‘esquecimento’ Nele, a ti parece que Ele também esqueceu.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 125

“’Em quietude recebo hoje o Verbo de Deus’

Que esse dia seja um dia de serenidade e de silenciosa escuta. Hoje, é Vontade de teu Pai que ouças o Seu Verbo. Ele te chama das profundezas da tua mente onde Ele habita. Ouve-O, hoje. Nenhuma paz é possível até que o seu verbo seja ouvido por todo o mundo, até que a tua mente, escutando silenciosamente, aceite a mensagem que o mundo tem que ouvir para introduzir o quieto tempo da paz.

Esse mundo mudará através de ti. Nenhum outro meio pode salvá-lo, pois o Plano de Deus é simplesmente esse: O Filho de Deus é livre para salvar-se; o Verbo de Deus lhe foi dado para ser o seu Guia, para estar sempre na sua mente e ao seu lado para conduzi-lo com segurança à casa de seu Pai pela sua própria vontade, para sempre tão livre quanto a de Deus. Ele não é conduzido pela força, mas só pelo amor. Ele não é julgado, apenas santificado.

Em serenidade hoje, ouviremos a Voz de Deus sem a intrusão de nossos pensamentos mesquinhos, sem nossos desejos pessoais e sem qualquer julgamento do Seu santo Verbo. Não nos julgaremos hoje, pois o que somos não pode ser julgado. Estamos à parte de todos os julgamentos que o mundo impôs sobre o Filho de Deus. O mundo não o conhece. Hoje não escutaremos o mundo, mas esperaremos em silêncio pelo Verbo de Deus.

Ouve, santo Filho de Deus, o teu Pai falar. A Sua Voz quer te dar o Seu Santo Verbo, para espalhar pelo mundo as boas-novas da salvação e do tempo santo da paz. Reunimo-nos hoje no trono de Deus, o sereno lugar no interior da mente em que Ele habita para sempre, na santidade que Ele criou e que nunca deixará.

Ele não esperou até que tu Lhe devolvesses a tua mente para te dar o Seu Verbo. Ele não Se escondeu de ti, enquanto passaste algum tempo vagando longe Dele. Ele não alimenta as ilusões que tu manténs sobre ti mesmo. Ele conhece o Seu Filho e a Sua Vontade é que esse permaneça como parte Dele, a despeito dos seus sonhos, a despeito da loucura de achar que a sua própria vontade não lhe pertence.

Hoje Ele fala contigo. A Sua Voz aguarda o teu silêncio, pois o Seu Verbo não pode ser ouvido enquanto a tua mente não se aquietar por um momento e os teus desejos sem significado não se calarem. Espera pelo Seu Verbo em quietude. Há em ti a paz a ser invocada hoje, para ajudar a aprontar a tua mente mais santa para ouvir a Voz pelo Criador.

Três vezes hoje, nos momentos mais adequados para o silêncio, dá dez minutos que estarão à parte do tempo em que escutas o mundo, e ao invés disso, escolhe escutar gentilmente o Verbo de Deus. Ele te fala de um lugar mais próximo de ti do que o teu coração. A Sua Voz está mais perto do que a tua mão. O Seu Amor é tudo o que tu és e o que Ele é, o mesmo que tu e tu o mesmo que Ele.

É a tua voz que escutas quando Ele te fala. É o teu Verbo que Ele diz. É o Verbo da liberdade e da paz, da unidade da vontade e de propósito, sem nenhuma separação ou divisão na Mente única do Pai e do Filho. Em quietude escuta o teu Ser hoje e deixa-O dizer-te que Deus nunca deixou o Seu Filho e que tu nunca deixaste o teu Ser.

Apenas fica quieto. Não precisarás de nenhuma regra, a não ser essa: deixar que a tua prática de hoje te eleve acima do pensamento do mundo e liberte a tua visão dos olhos do corpo. Apenas aquieta-te e escuta. Tu ouvirás o Verbo no qual a Vontade de Deus Filho se une à Vontade de seu Pai, em unidade com ela, sem ilusões que se interpõem entre o que é totalmente indivisível e verdadeiro. Hoje, à passagem de cada hora, aquieta-te por um momento e lembra a ti mesmo de que tens um propósito especial para esse dia: receber em quietude o Verbo de Deus.”

—–

Imagem pexels-alex-green-5699479.jpg – 1 de dezembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x