Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 147

“Perceba na doença apenas outro pedido por amor e ofereça ao seu irmão o que ele acredita que não pode oferecer a si mesmo. Seja qual for a doença, existe apenas um remédio. Você se tornará íntegro na medida que você se TORNA íntegro, pois perceber na doença o apelo à saúde é reconhecer no ódio o pedido por amor. E dar a um irmão o que ele REALMENTE quer é oferecer a mesma coisa a si mesmo. Pois é a Vontade do seu Pai que você conheça o seu irmão COMO a si mesmo. Responda ao pedido DO SEU AMIGO por amor e o SEU é respondido. A cura é o amor de Cristo por Seu Pai e por SI MESMO.

Você não tem ideia da intensidade de seu desejo de se livrar um do outro. Isso NÃO significa que vocês não são fortemente impelidos UM PARA O OUTRO, mas isso DE FATO significa que o AMOR NÃO É A ÚNICA EMOÇÃO. Como o seu amor se tornou mais consciente, o conflito não pode mais ser ‘resolvido’ por suas tentativas anteriores de MINIMIZAR o medo. O amor torna o ataque insustentável, MAS VOCÊ AINDA SENTE O MEDO. Em vez de tentar resolvê-lo diretamente, você tem uma forte tendência a TENTAR ESCAPAR DO AMOR. No entanto, essa é a ÚLTIMA coisa da qual você gostaria de ESCAPAR. E mesmo que você o fizesse, você pode escapar de tudo O MAIS, mas não disso. Alegre-se de fato que não HÁ escapatória da salvação.

Vocês não se dão conta do quanto se odeiam. Vocês não se livrarão disso até que DE FATO percebam isso, pois ATÉ então, vocês pensarão que vocês querem se livrar UM DO OUTRO e MANTER O ÓDIO. No entanto, se vocês são a salvação um do outro, o que isso pode significar, exceto que vocês PREFEREM o ataque à salvação? Fiquem felizes porque nem a realidade de vocês nem a salvação de vocês são uma questão de preferência de vocês, pois vocês TÊM muitos motivos para a alegria. Mas que a causa NÃO é de sua autoria é certamente óbvio. Vocês DE FATO se odeiam e temem um ao outro e o seu amor, que é muito real, é TOTALMENTE obscurecido por isso. Como você pode saber o significado do amor, A MENOS QUE isso seja total?

Esse será um período muito difícil para você, mas isso não será por muito tempo. Você está em perigo, mas você será [porque isso é a sua vontade; jogo de palavras com WILL, em WILL be] ajudado e nada acontecerá. Mas você não pode permanecer na escuridão e essa SERÁ a saída. Olhe o mais calmamente que puder para o ódio, pois se nós quisermos negar a negação da verdade, nós devemos primeiro RECONHECER o que nós estamos negando. Lembre-se de que o conhecimento PRECEDE a negação e que a separação foi uma queda da magnitude para a pequenez. E assim o caminho de volta é refazer o caminho da magnitude.

O seu ódio não é real, No entanto, ele é real para você. ELE [o ódio] ESCONDE O QUE VOCÊ REALMENTE QUER. Certamente você está disposto a olhar para o que você NÃO quer sem medo, MESMO QUE ISSO ASSUSTE A VOCÊ, se assim você puder se livrar disso? Pois você NÃO PODE escapar da salvação e você não ESCAPARÁ do medo até QUERER a salvação. Não tenha medo dessa jornada para o medo, pois isso não é o seu destino. E nós caminharemos por ela em segurança, pois a paz não está longe e você será conduzido em sua luz.

Lembre-se do que nós dissemos sobre as percepções assustadoras das crianças pequenas, que as aterrorizam porque não as entendem. Se elas PEDEM esclarecimento E O ACEITAM, os seus medos desaparecem. Mas se elas ESCONDEM os seus pesadelos, elas os MANTERÃO. É fácil ajudar uma criança incerta, pois ela reconhece que não entende o que significam as próprias percepções. Mas você acredita que DE FATO você entende as suas. Pequenas crianças, vocês estão escondendo as suas cabeças debaixo das cobertas dos pesados cobertores que vocês colocaram sobre si mesmas. Vocês estão escondendo os seus pesadelos na escuridão das próprias certezas de vocês e estão se recusando a abrir os olhos e OLHAR PARA ELES.

Não vamos guardar pesadelos, pois eles não são oferendas adequadas para Cristo e, portanto, não são dádivas adequadas para VOCÊ. Tire as cobertas e olhe para o que você tem medo. Apenas a ANTECIPAÇÃO o amedrontará, pois a realidade do nada não pode ser amedrontadora. Não vamos atrasar isso, pois o seu sonho de ódio não o deixará sem uma ajuda e a ajuda está aqui. Aprenda a ficar quieto em meio ao tumulto, pois a quietude é o FIM do sofrimento e essa é a jornada para a paz. Olhe bem para cada imagem que surgir para te atrasar, pois a meta é inevitável, porque ela é eterna.

O objetivo do amor é apenas o seu direito e ele pertence a você APESAR de sua preferência. VOCÊ AINDA QUER O QUE É A VONTADE DE DEUS e nenhum pesadelo pode derrotar uma Criança de Deus em seu propósito. Pois o seu propósito foi dado a você por Deus e você tem que cumpri-lo, PORQUE é a Vontade de Deus.

Desperte e lembre-se do seu propósito, pois é a SUA vontade fazê-lo. O que foi realizado PARA você TEM QUE ser seu. Não deixe o seu ódio ficar no caminho do amor, pois NADA pode resistir ao amor de Cristo por Seu Pai, ou ao amor de Seu Pai por Ele.

Mais um pouco e você me verá. Pois eu não estou escondido porque você está se escondendo. Eu despertá-lo-ei com tanta certeza quanto despertei a mim mesmo, pois eu despertei PARA você. Em MINHA Ressurreição está a SUA liberação. A nossa missão é ESCAPAR DA CRUCIFICAÇÃO; não da Redenção. Confie na minha ajuda, pois eu não caminhei sozinho e caminharei com você, como o nosso Pai caminhou comigo. Você não sabe que eu caminhei com Ele em paz? E isso não significa que a paz nos acompanha nessa jornada?

Não existe medo no amor perfeito. Nós estaremos apenas aperfeiçoando PARA você, o que JÁ é perfeito EM você. Você não teme o DESCONHECIDO, mas sim o CONHECIDO. Você não falhará em sua missão, porque eu não falhei na minha. Dê-me apenas um pouco de confiança, em nome da confiança COMPLETA [PLENA] que eu tenho em você e nós alcançaremos facilmente a meta da perfeição juntos. Pois a perfeição É e não pode ser negada. Negar a negação da perfeição não é tão difícil quanto a negação da verdade. E o que nós podemos realizar juntos TEM QUE ser acreditado, quando você o VER como realizado. Você que tem tentado banir o amor não teve êxito. Mas você que escolhe banir o medo TERÁ sucesso [porque isso é a sua vontade; jogo com a palavra WILL, em WILL succeed].”

Urtext – Manual de Professores

25. EXISTE REENCARNAÇÃO?

“Em última instância, a reencarnação é impossível. Não há passado ou futuro e a ideia de nascimento em um corpo não tem significado nem uma, nem muitas vezes. A reencarnação, então, não pode ser verdadeira em nenhum sentido real. A nossa única pergunta deve ser: «Esse conceito é útil?» E isto, é claro, depende da finalidade para a qual é usado. Se for usado para reforçar o reconhecimento da natureza eterna da vida, de fato, é útil. Qualquer outra pergunta a este respeito é realmente útil para iluminar o caminho? Como muitas outras crenças, esta pode ser usada de forma errada e amarga. Na melhor das hipóteses, tal uso errado traz preocupação e talvez orgulho pelo passado. Na pior, induz à inércia no presente. Entre as duas são possíveis muitos tipos de loucura.

A reencarnação não deveria, em nenhuma circunstância, ser o problema com o qual se deve lidar agora. Se a reencarnação fosse responsável por algumas das dificuldades que o indivíduo enfrenta no presente, a sua tarefa continuaria a ser apenas a de escapar delas, agora. Se ele está a montar os alicerces para uma vida futura, ainda assim só pode trabalhar na sua salvação agora. Para alguns, pode haver conforto neste conceito, e se isso os encoraja, o seu valor é evidente em si mesmo. No entanto, é certo que o caminho para a salvação pode ser encontrado por aqueles que acreditam na reencarnação e por aqueles que não acreditam. Por conseguinte, esta ideia não pode ser considerada essencial para a nossa aprendizagem. Há sempre algum risco em ver o presente em termos do passado. Sempre há algo de positivo em qualquer pensamento que reforce a ideia de que a vida e o corpo não são a mesma coisa.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 147

“’Minha mente contém só o que penso com Deus.’

(133). ‘Não darei valor àquilo que não tem valor.’

(134).’Que eu perceba o perdão tal como é.‘”

—–

Dia 148

“O Senhor é com você, mas você não sabe disso. No entanto, o seu Redentor vive e está em você na paz da qual Ele foi criado. Você não trocaria ESSA consciência no nível da realidade [awareness] pela consciência no nível da realidade [awareness] de seu medo? Quando nós tivermos SUPERADO o medo, não escondendo-o, não minimizando-o, não negando a sua total importância de forma alguma, ISSO É O QUE VOCÊ REALMENTE VERÁ. Você não pode deixar de lado o obstáculo à visão real sem olhar para ele, pois deixar de lado significa julgar DE MANEIRA CONTRÁRIA. Se VOCÊ olhar, o Espírito Santo julgará E ELE JULGARÁ VERDADEIRAMENTE. Ele não pode dissipar com o Seu brilho aquilo que você mantém escondido, pois você não o ofereceu a Ele e Ele NÃO PODE tirá-lo de você.

Portanto, nós estamos embarcando em um programa organizado, bem estruturado e cuidadosamente planejado, visando aprender a oferecer ao Espírito Santo tudo o que você NÃO deseja. ELE sabe o que FAZER com isso. Você NÃO entende como usar o que Ele conhece. Qualquer coisa que é revelada a Ele que não é de Deus, desaparece. Contudo, você tem que revelá-la A SI MESMO em perfeita disponibilidade, caso contrário, o Seu conhecimento permanece sendo inútil para você. Com certeza Ele não deixará de ajudar você, já que ajudar é o Seu ÚNICO propósito. Você não tem mais motivos para temer o mundo, tal como você o percebe, do que olhar para a causa do medo e deixá-lo ir para sempre?”

O Investimento na Realidade

“Uma vez eu perguntei se você estava disposto a vender tudo o que você tem e dar aos pobres e me seguir. Isso é o que eu quis dizer: se você não tivesse nenhum investimento em coisa alguma desse mundo, você poderia ensinar aos pobres onde ESTÁ o tesouro DELES. Os pobres são simplesmente aqueles que investiram de maneira equivocada e eles são de fato pobres! E porque eles estão em necessidade, é dado a você ajudá-los, já que você está entre eles. Considere quão perfeitamente a sua lição seria aprendida, SE VOCÊ NÃO ESTIVESSE DISPOSTO A COMPARTILHAR A POBREZA DELES. Pois a pobreza deles é falta e existe apenas uma falta, uma vez que existe apenas uma necessidade.

Suponha que um irmão insista em que você faça algo que você acha que não quer fazer. O próprio fato de sua insistência deveria dizer a você que ELE ACREDITA QUE A SALVAÇÃO ESTÁ NISSO. Se você insiste em recusar e experiencia uma resposta rápida de oposição, VOCÊ está acreditando que a SUA salvação está em NÃO fazer isso. Você, então, está cometendo o mesmo equívoco que ELE e está fazendo com que o erro dele seja real para vocês dois. Insistência significa INVESTIMENTO e aquilo em que você investe está SEMPRE relacionado com a sua noção de salvação. A questão é sempre dupla; primeiro, O QUE tem que ser salvo e, segundo, como isso pode ser salvo?

Sempre que você fica com raiva de um irmão, por QUALQUER motivo que seja, você está acreditando que o EGO tem que ser salvo E SER SALVO PELO ATAQUE. Se ELE ataca, você está concordando com essa crença e, se VOCÊ atacar, você a está reforçando. LEMBRE-SE QUE AQUELES QUE ATACAM SÃO POBRES. A pobreza dos seus irmãos pede dádivas, NÃO mais empobrecimento. Você, que poderia ajudá-los, certamente está agindo de forma destrutiva se você aceitar a pobreza deles COMO SUA. Se você não tivesse investido COMO ELES, nunca lhe ocorreria ignorar a necessidade dos seus irmãos.

RECONHEÇA O QUE NÃO IMPORTA e se os seus irmãos pedem a você algo ‘ultrajante’, faça isso, PORQUE isso de fato não importa. Recuse e a sua OPOSIÇÃO estabelecerá que isso importa para você. É somente você, portanto, que FEZ com que o pedido fosse ultrajante pois nada pode SER pedido POR você [?] e TODO pedido de um irmão é PARA você. Por que você insistiria em NEGAR-LHE? Pois fazer isso é negar a si mesmo e empobrecer a ambos. ELE está pedindo salvação, assim como VOCÊ. A pobreza é do ego e nunca de Deus. Nenhum pedido ‘ultrajante’ PODE ser feito a alguém que reconhece o que tem valor e não quer aceitar nenhuma outra coisa.

A salvação é para a mente e é alcançada por meio da paz. Essa é a única coisa que PODE ser salva e a ÚNICA maneira para salvá-la. Qualquer resposta que não seja amor surge de uma confusão sobre o ‘o quê’ e o ‘como’ da salvação. E essa é a ÚNICA resposta. Nunca perca isso de vista e nunca se permita acreditar, nem por um instante, que existe outra resposta. Pois você certamente se colocará entre os pobres, que não entendem que eles habitam na abundância e que a salvação já veio.

Identificar-se com o ego é atacar a si mesmo e TORNAR A SI MESMO POBRE. É por isso que todo aquele que se identifica com o ego SENTE-SE DESTITUÍDO. O que ele EXPERIENCIA é, então, depressão ou raiva, pois o que ele FEZ foi trocar o amor a si mesmo pelo ódio a si mesmo, DEIXANDO-O COM MEDO DE SI MESMO. Ele NÃO se dá conta disso. Mesmo que ele esteja plenamente ciente da ANSIEDADE, ele NÃO percebe a sua fonte COMO A IDENTIFICAÇÃO DO SEU PRÓPRIO EGO e SEMPRE tem tentado lidar com isso fazendo algum tipo de ‘arranjo’ insano com o mundo. Ele SEMPRE percebe esse mundo como ALGO EXTERIOR A SI MESMO, pois isso é crucial para o seu ajustamento. Ele NÃO reconhece que ELE FAZ ESSE MUNDO, pois não EXISTE qualquer mundo fora dele.”

Urtext – Manual de Professores (Existe Reencarnação? cont.,)

“Para os nossos propósitos não seria útil tomar qualquer posição definida em relação à reencarnação. Um professor de Deus deve ser tão útil para aqueles que acreditam nela como para aqueles que não acreditam. Se uma posição definida fosse exigida da parte dele, isso, simplesmente, limitaria a sua utilidade, bem como a sua própria capacidade de tomar decisões. O nosso curso não se ocupa de nenhum conceito que não seja aceitável para qualquer um, independentemente das suas crenças anteriores. Cada um tem de fazer face ao seu ego e isso é suficiente; não cabe à sabedoria acrescentar controvérsias sectárias à sua carga. E nem haveria vantagem na aceitação prematura do curso, simplesmente, porque o ego advoga uma crença que a própria pessoa mantém há muito tempo.

Nunca é demais enfatizar que o objetivo desse curso é uma inversão completa do pensamento. Quando, afinal, isso tiver sido realizado, temas tais como a validade da reencarnação deixam de ter significado. Até lá, tais temas provavelmente serão apenas controvérsias. O professor de Deus, portanto, será sábio se evitar todas essas questões, pois tem muito que ensinar e aprender à parte delas. Tem de aprender assim como ensinar que temas teóricos são apenas perdas de tempo que desviam o tempo do propósito que lhe é designado. Se algum conceito ou crença tem aspectos que possam ser úteis, isso lhe será dito. Também lhe será dito como usá-los. O que mais precisa ele saber?”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 148

“’Minha mente contém só o que penso com Deus.’

(135). ‘Se eu me defendo, sou atacado.’

(136). ‘A doença é uma defesa contra a verdade.’”

—–

Dia 149

Se apenas os pensamentos amorosos do Filho de Deus SÃO a realidade do mundo, o mundo real TEM QUE estar EM SUA MENTE. E tudo o mais TEM QUE ser ilusão. Os seus pensamentos insanos também tem que estar em sua mente, mas um conflito INTERNO dessa magnitude ele não é capaz de tolerar. Pois uma mente dividida ESTÁ em perigo e o reconhecimento de que ela abrange pensamentos COMPLETAMENTE opostos dentro de si É intolerável. Portanto, a mente projeta a divisão, NÃO a realidade. TUDO o que você percebe como o mundo exterior é meramente a sua tentativa de manter a identificação com o seu ego, pois todos acreditam que a identificação é a salvação.

No entanto, considere o que tem acontecido, pois os pensamentos têm consequências para aquele que os pensa. Você está em desacordo com o mundo como você o percebe porque você pensa que ELE é antagônico a você. ESSA É UMA CONSEQUÊNCIA NECESSÁRIA DO QUE VOCÊ TEM FEITO. Você tem projetado para fora o que é antagônico ao que está dentro e, portanto, você TERIA que perceber as coisas dessa maneira. É por isso que você TEM QUE reconhecer que o seu ódio ESTÁ em sua mente e NÃO FORA DELA, antes que você possa se livrar dele. E é por isso que você TEM QUE se livrar do seu ódio ANTES que você possa perceber o mundo tal como ele realmente é.

Há muito tempo atrás, nós dissemos que Deus tanto amou o mundo que o deu a seu Filho unigênito (que todo aquele que nele crê nunca verá a morte). Deus DE FATO ama o mundo real e aqueles que percebem a sua realidade NÃO PODEM ver o mundo da morte. Pois a morte não é DO mundo real, no qual tudo é eterno. Deus lhe deu o mundo real em troca daquele que você fez, a partir da sua mente dividida e que É o símbolo da morte. Pois se você pudesse REALMENTE se separar da Mente de Deus, você morreria. E o mundo que você percebe É um mundo de separação.

Talvez você esteja disposto a aceitar até mesmo a morte para negar o seu Pai. Entretanto, Ele não quis que fosse assim e por isso NÃO é assim. Você ainda não pode ter uma vontade contrária à Ele e é por isso que você não tem controle sobre o mundo que você fez. NÃO é um mundo de vontade, porque é governado pelo desejo de ser diferente de Deus. E esse desejo NÃO É VONTADE. O mundo que você criou é, portanto, totalmente caótico, governado por ‘leis’ arbitrárias e sem sentido e sem significado de QUALQUER tipo. Pois é feito de coisas que você NÃO quer, projetado A PARTIR DA sua mente, porque você estava com MEDO disso.

No entanto, esse mundo está APENAS na mente daquele que o fez, junto com a sua REAL salvação. Não acredite que ele está fora de você, pois somente reconhecendo ONDE ele está, você ganhará controle sobre ele. Pois você, DE FATO, tem controle sobre a sua mente, pois a mente é o mecanismo da decisão. Se você reconhecer que TODO o ataque que você percebe está em sua própria mente e EM NENHUM OUTRO LUGAR, você finalmente terá localizado a fonte do ataque e ali onde a fonte começa tem que terminar. Pois nesse mesmo lugar também está a salvação. É lá o altar de Deus, onde Cristo habita.

Você tem profanado o altar, mas NÃO o mundo. No entanto, Cristo colocou a Expiação sobre o altar PARA você. Traga as suas percepções do mundo para esse altar, pois é o altar à verdade. Lá você terá a sua visão mudada e lá você aprenderá a ver verdadeiramente. Desse lugar, onde Deus e Seu Filho habitam em paz e onde você é bem-vindo, você olhará para fora em paz e contemplará o mundo verdadeiramente. No entanto, para você encontrar o lugar, você tem que abandonar o seu investimento no mundo como VOCÊ o tem projetado, permitindo que o Espírito Santo projete [estenda] o mundo real PARA você, a partir do altar de Deus.”

Buscar e Achar

“O ego tem certeza de que o amor é perigoso e esse é SEMPRE o seu tema central de ensino. O ego nunca COLOCA isso dessa maneira; pelo contrário, todo aquele que acredita que o ego é a salvação parece estar intensamente engajado na BUSCA por amor. No entanto, o ego, embora encoraje a busca muito ativamente, faz uma ressalva – não o ACHE. Os ditames do ego, então, podem ser resumidos simplesmente como: ‘Busque e NÃO ache’. Essa é a ÚNICA promessa que o ego oferece a você e a única promessa que ELE CUMPRIRÁ. Pois o ego persegue o seu objetivo com uma insistência fanática e seu teste de realidade, embora severamente deteriorado, é completamente consistente.

A busca que o ego empreende está, portanto, condenada ao fracasso. E uma vez que também ensina que ELE está identificado com você, a sua orientação o leva a uma jornada que PRECISA terminar na percepção do SEU PRÓPRIO fracasso. Pois o ego NÃO PODE amar e em sua busca frenética POR amor, o ego está buscando O QUE TEM MEDO DE ACHAR. A BUSCA é inevitável, porque o ego faz parte de sua mente e por causa de sua origem, o ego não está totalmente separado ou não se poderia acreditar nele de forma alguma. Pois é a sua mente que ACREDITA nele e lhe dá existência. No entanto, TAMBÉM é a sua mente que tem o poder de NEGAR a existência do ego e você certamente o fará quando reconhecer exatamente qual É a jornada a que o ego estabelece para você.”

Urtext – Manual de Professores (Existe Reencarnação? cont.,)

“Isto quer dizer que o professor de Deus não deveria acreditar na reencarnação, nem discuti-la com outras pessoas que acreditam? A resposta é: claro que não. Se acredita na reencarnação seria um erro renunciar a essa crença, a não ser que o seu Professor interno o aconselhasse. E isto é muito improvável. Ele poderia ser avisado de que está a usar a crença erradamente, de alguma forma que prejudique o seu progresso ou o do seu aluno. Uma reinterpretação seria, então, recomendada porque é necessária. Tudo o que tem de ser reconhecido, entretanto, é que o nascimento não foi o princípio e a morte não foi o fim. Contudo, nem mesmo isso é exigido ao principiante. Basta que aceite a ideia de que o que sabe não é necessariamente tudo o que existe para se aprender. A sua jornada teve início.

A ênfase deste curso permanece sempre a mesma: é neste momento que a salvação completa te está a ser oferecida e é neste momento que a podes aceitar. Esta ainda é a tua única responsabilidade. A Expiação poderia ser equacionada com o escape total do passado e a total falta de interesse no futuro. O Céu está aqui. Não há nenhum outro lugar. O Céu é agora. Não há outro tempo. Qualquer outro ensinamento não diz respeito aos professores de Deus. Todas as crenças apontarão para isto, se forem corretamente interpretadas. Nesse sentido pode dizer-se que a utilidade delas está na utilidade que têm. Todas as crenças que conduzem ao progresso devem ser honradas. Este é o único critério que este curso requer. Nada mais do que isso é necessário.

(Final de Existe Reencarnação?”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 149

“’Minha mente contém só o que penso com Deus.’

(137). ‘Quando sou curado, não sou curado sozinho.’

(138). ‘O Céu é a decisão que eu tenho que tomar.’”

—–

Dia 150

“Com certeza é óbvio que ninguém QUER encontrar AQUILO QUE IRIA DERROTÁ-LO TOTALMENTE. Sendo INCAPAZ de amar, o ego seria totalmente inadequado na presença do Amor, pois não poderia responder de forma alguma. VOCÊ TERIA que abandonar a orientação do ego, pois ficaria bastante claro que o ego NÃO havia lhe ensinado o padrão de resposta que você NECESSITA. O ego, portanto, DISTORCERÁ o amor e ensinará a você que o AMOR provoca as respostas que o ego PODE ensinar. Siga o ensinamento do ego, então, e você BUSCARÁ por amor, MAS NÃO O RECONHECERÁ.

No entanto, você DE FATO reconhece que o ego TEM QUE colocá-lo em uma jornada que não pode conduzir SENÃO a uma sensação de futilidade e depressão? Buscar e NÃO achar dificilmente traz alegria. É essa a promessa que VOCÊ manteria? O Espírito Santo oferece a você outra promessa e uma promessa que conduzirá à alegria. Pois a Sua promessa é sempre: ‘Busque e ache’ e, sob a Sua orientação, você não pode SER derrotado. Dele é a jornada para a REALIZAÇÃO e o objetivo que ELE coloca diante de você, Ele DARÁ A VOCÊ. Pois Ele jamais enganará o Filho de Deus, a quem Ele ama com o amor do Pai.

Você empreenderá [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL em WILL undertake] uma jornada, porque você não está em seu lar nesse mundo. E você buscará [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL em WILL search] o seu lar, reconhecendo ou não onde ele está. Se você acredita que está FORA de você, a busca será inútil, pois estará buscando onde ele NÃO está. Você não se lembra como olhar para dentro de si mesmo, pois você NÃO ACREDITA QUE O SEU LAR ESTÁ LÁ. No entanto, o Espírito Santo conhece isso PARA você e Ele o guiará ATÉ ao seu lar, porque essa é a Sua missão. Conforme Ele cumpre a SUA missão, Ele ensinará a você a SUA. Pois a sua missão é a mesma que a Dele. Ao guiar os seus IRMÃOS ao lar, você está apenas seguindo-O.

Contemple o Guia que o seu Pai deu a você, para que você possa aprender que você tem a vida eterna. Pois a morte não é a Vontade do seu Pai e nem a sua e tudo o que é verdadeiro É a Vontade do Pai. Você não paga nenhum preço pela vida, pois a vida lhe foi dada, mas você paga um preço pela morte e um preço muito pesado.

Se a morte é o seu tesouro, você venderá tudo o mais para comprá-la. E você acreditará que a comprou PORQUE você terá vendido todo o resto. NO ENTANTO, VOCÊ NÃO PODE VENDER O REINO DO CÉU. A sua herança não pode ser comprada NEM vendida. Não podem existir partes deserdadas da Filiação, pois Deus é íntegro e todas as Suas extensões são como Ele.

A Expiação não foi o preço da sua integridade, mas ela FOI o preço da sua CONSCIÊNCIA NO NÍVEL DA REALIDADE [AWARENESS] da sua integridade. Pois o que você escolheu ‘vender’ tinha que ser guardado PARA você, já que você não o PODERIA ‘comprar’ de volta. No entanto, VOCÊ deve investir nisso, não com dinheiro, mas COM O SEU ESPÍRITO. Pois Espírito é Vontade e vontade É o ‘preço’ do Reino. A sua herança aguarda apenas o reconhecimento de que você foi redimido. O Espírito Santo o guia para a Vida Eterna, mas VOCÊ tem que abandonar o seu investimento na morte, ou não verá a vida, apesar dela estar em tudo ao seu redor.”

O Currículo São

“Só o amor é forte porque não é DIVIDIDO. Os fortes não atacam, porque eles não veem necessidade de fazê-lo. ANTES que a ideia de ataque possa entrar em sua mente, VOCÊ TEM QUE TER PERCEBIDO A SI MESMO COMO FRACO. Porque você atacou a si mesmo e ACREDITOU QUE O ATAQUE FOI EFICAZ, você contempla a si mesmo como enfraquecido. Não mais percebendo a si mesmo e a todos os seus irmãos como iguais E SE CONSIDERANDO MAIS FRACO, você tenta ‘igualar’ a situação QUE VOCÊ FEZ. Você usa o ataque para fazer isso, porque você acredita que o ATAQUE FOI BEM SUCEDIDO EM ENFRAQUECER VOCÊ.

É por isso que o reconhecimento da sua PRÓPRIA invulnerabilidade é tão importante para a restauração da sua sanidade. Pois se você aceita a sua invulnerabilidade, você está reconhecendo que o ATAQUE NÃO TEM EFEITO. Embora você tenha atacado a si mesmo e de forma muito brutal, você demonstrará que NADA ACONTECEU. Portanto, ao atacar, você NÃO FEZ NADA. Uma vez que você reconhece isso, não há mais SENTIDO no ataque, pois ele manifestamente NÃO FUNCIONA, ele não pode PROTEGER você. Entretanto, o reconhecimento da sua invulnerabilidade tem mais do que um valor meramente negativo.

Se os seus ataques a si mesmo FRACASSARAM no sentido de enfraquecer você, VOCÊ AINDA É FORTE. Você, portanto, não tem nenhuma necessidade de  ‘igualar’ a situação para ESTABELECER a sua força. Mas você nunca reconhecerá a total inutilidade do ataque, EXCETO reconhecendo que o seu ataque a VOCÊ MESMO não teve efeitos. Pois os outros DE FATO reagem ao ataque, se eles o percebem e se você ESTÁ tentando atacá-los, você será incapaz de evitar interpretar isso como uma confirmação. O ÚNICO lugar onde você pode cancelar TODA confirmação é EM VOCÊ MESMO. Pois VOCÊ é sempre o primeiro alvo do seu próprio ataque e, se isso nunca aconteceu, isso não TEM consequências.”

Urtext – Manual de Professores

26. OS PODERES “PSÍQUICOS” SÃO DESEJÁVEIS?

“A resposta a esta pergunta assemelha-se muito à anterior. Não existem, é claro, poderes «antinaturais» e inventar um poder que não existe é, obviamente, um mero apelo à magia. Entretanto, é igualmente óbvio que cada indivíduo tem muitas habilidades das quais não está ciente. À medida em que cresce a sua consciência [no nível da realidade; awareness], pode muito bem desenvolver habilidades que lhe parecerão bastante surpreendentes. No entanto, nada do que possa fazer se pode comparar, mesmo ao de leve, à gloriosa surpresa de se lembrar de Quem é. Que toda a sua aprendizagem e todos os seus esforços sejam dirigidos para essa única e grande surpresa final e, assim, não se deixe atrasar por outras, mais pequenas, que lhe possam advir durante o caminho.

É certo que existem muitos poderes «psíquicos» que estão claramente na linha deste curso. A comunicação não está limitada à pequena função dos canais que o mundo reconhece. Se assim fosse, faria pouco sentido tentar ensinar a salvação. Seria impossível fazê-lo. Os limites que o mundo traça para a comunicação são as principais barreiras para a experiência do Espírito Santo, que está sempre presente e Cuja Voz está disponível se nos limitarmos a ouvir. Estes limites são colocados em função do medo, pois, sem eles, as muralhas que circundam todos os locais separados do mundo cairiam ao santo som da Sua Voz. Quem, de alguma forma, transcende estes limites está, simplesmente, a tornar-se mais natural. Não está a fazer nada de especial e não há nenhuma magia nas suas realizações.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 150

“’Minha mente contém só o que penso com Deus.’

(139). ‘Aceitarei a Expiação para mim mesmo.’

(140). ‘Pode-se dizer que só a salvação cura.’”

—–

Imagem marcos-paulo-prado-yHL7WxJFvI8-unsplash.jpg – 13 de dezembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x