Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 163

“Você tem apenas duas emoções [amor e medo], mas em seu mundo privado, você reage a cada uma delas COMO SE FOSSE A OUTRA. Pois o amor não pode habitar em um mundo à parte, onde não é reconhecido quando ele vem. Se você vê o seu próprio ódio como se fosse o seu irmão, você não o está vendo. Todos se aproximam dos que amam e se afastam dos que temem. E você reage com medo ao amor e se afasta dele. No entanto, o medo ATRAI você e acreditando que é amor, você o chama para si mesmo. O seu mundo privado está cheio de figuras de medo que você convidou a entrar. E todo o amor que os seus irmãos lhe oferecem, VOCÊ NÃO VÊ.

Ao olhar com os olhos abertos para o seu mundo, TEM QUE ocorrer a você que você caiu na insanidade. Pois você vê o que não existe e ouve o que não tem som. As suas MANIFESTAÇÕES comportamentais das emoções são o OPOSTO do que SÃO as emoções.

Você não se comunica com ninguém e está tão isolado da realidade, como se estivesse SOZINHO em todo o universo. Na sua loucura, você DEIXA DE VER COMPLETAMENTE A REALIDADE e você vê APENAS A SUA PRÓPRIA MENTE DIVIDIDA para onde quer que você olhe. Deus o chama e você não ouve, pois você está preocupado com a sua própria voz. E a visão de Cristo não está na sua vista, pois você olha para si mesmo SÓZINHO.

Pequena criança, você ofereceria ISSO ao seu Pai? Pois se você o oferece a si mesma, você o está oferecendo a Ele. E Ele NÃO o devolverá a você, pois é indigno de você PORQUE é indigno Dele. No entanto, Ele quer liberá-la disso e deixa-la livre. A resposta sã do seu Pai diz a você que o que você tem oferecido a si mesma NÃO é verdadeiro, mas o oferecimento DELE a você nunca mudou. Você que não sabe o que faz, PODE aprender o que é a insanidade e olhar para o que está além dela. É DADO a você aprender como NEGAR a insanidade e sair do seu mundo privado em paz. E verá tudo o que você negou nos seus irmãos, PORQUE você o negou em si mesmo.

Pois você os amará e, aproximando-se deles, os atrairá para VOCÊ, percebendo-os como testemunhas da sua realidade, que você compartilha com DEUS. Pois eu estou COM eles, assim como eu estou com VOCÊ. E nós os tiraremos de seus mundos privados, pois assim como nós estamos unidos, da mesma maneira nós queremos nos unir a eles. O Pai dá boas-vindas a todos nós com contentamento e contentamento é o que NÓ temos que oferecer a Ele. Pois todo Filho de Deus é dado a você, a quem Deus deu a Si Mesmo. E é Deus que você deve oferecer a eles, para reconhecer a Sua dádiva para VOCÊ.

A visão depende da luz e você NÃO PODE ver na escuridão. No entanto, na escuridão, no mundo privado do sono, você VÊ em sonhos, embora os seus olhos estejam fechados. E é aqui que O QUE você vê VOCÊ FEZ. Mas deixe a ESCURIDÃO ir e TUDO o que você fez VOCÊ NÃO VERÁ MAIS, pois enxergar ISSO depende da NEGAÇÃO da visão. Contudo, da negação da visão, NÃO DECORRE QUE VOCÊ NÃO POSSA VER. No entanto, é isso que a negação FAZ, pois POR meio dela você ACEITA a insanidade, acreditando que pode fazer um mundo privado E GOVERNAR A SUA PRÓPRIA PERCEPÇÃO. Mas, PARA isso, a luz TEM QUE ser excluída. Os sonhos desaparecem quando a luz chega E VOCÊ PODE VER.

Não busque a visão através dos SEUS olhos. Pois você FEZ a sua maneira de ver, para que você pudesse ver na escuridão e nisso você ESTÁ enganado. ALÉM dessa escuridão e ainda DENTRO de você, está a visão de Cristo, Que olha para tudo na luz. A SUA visão vem do medo, assim como a Sua vem do amor. E Ele vê PARA você, como a sua testemunha para o mundo real. Ele é a MANIFESTAÇÃO do Espírito Santo, olhando sempre para o mundo real, invocando as suas testemunhas e atraindo-as a VOCÊ. Pois Ele ama o que vê dentro de você e Ele quer ESTENDÊ-LO. E Ele não retornará para o Pai, até que Ele tenha estendido a sua percepção até Ele. E lá, já não há mais percepção, pois Ele o terá LEVADO DE VOLTA ao Pai junto COM Ele.

Você tem apenas duas emoções, uma que você fez e outra que lhe foi DADA. Cada uma é uma FORMA DE VER e diferentes mundos surgem de suas diferentes visões. Veja através da visão que é DADA a você, pois através da visão de Cristo, Ele contempla a Si mesmo. E vendo o que Ele é, Ele conhece o Seu Pai. Além dos seus sonhos mais sombrios, Ele vê o Filho de Deus sem culpa dentro de você, brilhando em perfeita radiância, que não é ofuscada por seus sonhos. E isso VOCÊ verá, na medida em que olhar com Ele. Pois a Sua visão é a Sua dádiva de amor para você, dada a Ele pelo Pai PARA você.

O Espírito Santo é a luz na qual Cristo está revelado. E todos os que querem contemplá-Lo podem vê-Lo, pois pediram luz. Tampouco O verão SOZINHOS, pois Ele não está mais sozinho do que ELES estão. Porque eles VIRAM o Filho, eles ressuscitaram Nele para o Pai. E tudo isso eles entenderão, porque olharam para dentro e viram, além da escuridão, o Cristo  presente neles e O RECONHECERAM. Na sanidade da Sua visão, eles olharam para si mesmos com amor, vendo-se como o Espírito Santo os vê. E COM essa visão da verdade NELES, veio toda a beleza do mundo para brilhar sobre eles.”

Urtext – Manual de Professores (Quanto ao Resto… cont.,)

“Há uma outra vantagem – e muito importante – ao entregar, cada vez com maior frequência, as decisões ao Espírito Santo. Talvez não tenhas pensado neste aspecto, mas a sua importância central é óbvia. Seguir a orientação do Espírito Santo é deixar-se absolver da culpa. É a essência da Expiação. É o núcleo do currículo. A usurpação imaginária de funções que não são tuas é a base do medo. O mundo inteiro que vês reflete a ilusão de que tu o fizeste, o que faz com que o medo seja inevitável. Assim sendo, devolver a função Àquele a Quem ela pertence é escapar do medo. E é isso que faz com que a memória do medo volte para ti. Portanto, não penses que é necessário seguir a orientação do Espírito Santo só por causa das tuas inadequações pessoais. Para ti, é o caminho para saíres do inferno.

Aqui está, mais uma vez, o paradoxo ao qual o Curso se refere frequentemente: Dizer: «Por mim mesmo nada posso fazer» é ganhar todo o poder. No entanto, o paradoxo é apenas aparente. Tal como Deus te criou tens todo o poder. A imagem que fizeste de ti mesmo é que não tem nenhum. O Espírito Santo conhece a verdade a teu respeito. A imagem que fizeste não conhece. Entretanto, apesar da sua óbvia e completa ignorância, essa imagem presume que sabe todas as coisas porque tu lhe deste essa crença. Tal é o teu ensinamento e o ensinamento do mundo que foi feito para o apoiar. Mas o Professor que conhece a Verdade não a esqueceu. As suas decisões trazem benefício a todos, por serem totalmente isentas de ataque. E, portanto, são incapazes de fazer surgir a culpa.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 163

“’Não há morte. O Filho de Deus é livre.’

Morte é um pensamento que toma muitas formas, frequentemente não reconhecidas. Pode aparecer como tristeza, medo, ansiedade ou dúvida, como raiva, ausência de fé e falta de confiança, preocupação com os corpos, inveja e todas as formas em que o desejo de ser como tu não és possa vir a tentar-te. Todos esses pensamentos não passam de reflexos da adoração da morte como salvador e doador da liberação.

Encarnação do medo, anfitrião do pecado, Deus dos culpados e senhor de todas as ilusões e enganos, de fato, o pensamento da morte parece poderoso. Pois parece manter todas as coisas vivas dentro de sua mão ressequida, todas as esperanças e desejos no seu domínio maléfico, todas as metas percebidas somente por seus olhos que não vêem. Os fracos, os impotentes e os doentes curvam-se diante de sua imagem, acreditando que só ele é real, inevitável, digno da sua confiança. Pois somente ele virá com certeza.

Todas as coisas, com exceção da morte, são vistas como incertas, rapidamente perdidas por mais difícil que tenha sido obtê-las, inseguras em seus resultados, aptas a falhar às esperanças que outrora geraram e a deixar um gosto de pó e cinzas em seu rastro ao invés de aspirações e sonhos. Mas, pode-se contar com a morte. Pois ela virá com passos certos quando tiver vindo o momento de sua chegada. Nunca falhará em tomar toda a vida como refém para si mesma.

Tu te curvarias diante de ídolos como esse? Aqui, a força e o poder do próprio Deus são percebidos em um ídolo feito de pó. Aqui, o oposto de Deus é proclamado senhor de toda a criação, mais forte do que a Vontade de Deus pela vida, do que o amor infindável e a perfeita e imutável constância no Céu. Aqui, a Vontade do Pai e do Filho é enfim derrotada e enterrada sob a lápide que a morte erigiu sobre o corpo do Filho santo de Deus.

Sem santidade na derrota, ele veio a ser o que a morte quis que ele fosse. O seu epitáfio, escrito pela própria morte, não lhe dá nome, pois passou ao pó. Diz apenas isso: ‘Aqui jaz um testemunho de que Deus está morto’. E ela escreve isso muitas e muitas vezes e, durante o tempo todo, os seus adoradores concordam e ajoelhando-se com as cabeças voltadas para o chão, sussurram medrosamente que é assim.

É impossível adorar a morte sob qualquer forma e ainda escolher algumas que não apreciarias e ainda queres evitar, embora acredites nas demais. Pois a morte é total. Ou todas as coisas morrem ou elas vivem e não podem morrer. Nenhuma transigência é possível. Pois aqui, mais uma vez, vemos uma posição óbvia que temos que aceitar se quisermos ser sãos: o que contradiz inteiramente um pensamento não pode ser verdadeiro a menos que se prove que o seu oposto é falso.

A ideia da morte de Deus é tão absurda que mesmo os insanos têm dificuldade de acreditar nela. Pois implica que Deus outrora vivia e, de alguma forma, pereceu; morto aparentemente por aqueles que não queriam que Ele sobrevivesse. Sua Vontade mais forte conseguiu vencer a Vontade de Deus e, assim, a vida eterna deu lugar à morte. E, com o Pai, morreu também o Filho.

Os adoradores da morte podem ter medo. E, no entanto, podem pensamentos como esses serem amedrontadores? Se eles vissem que o que acreditam é apenas isso, seriam instantaneamente liberados. E hoje tu lhes mostrarás isso. Não há morte e renunciamos a ela sob todas as suas formas agora para a tua salvação e a nossa também. Deus não fez a morte. Portanto, qualquer que seja a forma que assuma, ela tem que ser uma ilusão. Essa é a posição que adotamos hoje. E nos é dado olhar para o que vem depois da morte e ver a vida que está além.

Pai nosso, abençoa os nossos olhos hoje. Somos os Teus mensageiros e queremos contemplar o glorioso reflexo do Teu Amor que brilha em todas as coisas. Vivemos e nos movemos só em Ti. Não estamos separados da Tua vida eterna. Não há morte, pois a morte não é a Tua Vontade. E nós habitamos onde nos colocaste, na vida que compartilhamos Contigo e com todas as coisas vivas, para sermos como Tu és e parte de Ti para sempre. Aceitamos os Teus pensamentos como nossos e a nossa vontade é uma com a Tua eternamente. Amém.”

—–

Dia 164

Encontrar o Presente

“Perceber verdadeiramente é estar ciente de TODA a realidade, através da consciência no nível da realidade [awareness] da sua própria realidade. Mas para isso, NÃO podem surgir ilusão visíveis aos seus olhos, pois TODA a realidade não deixa espaço para NENHUM erro.

Isso significa que você percebe um irmão apenas COMO VOCÊ O VÊ AGORA. O passado dele NÃO tem realidade no presente e você NÃO PODE vê-lo. As suas reações passadas a ele também NÃO ESTÃO LÁ e se é a elas que você reage AGORA, você vê apenas uma imagem dele que você fez e aprecia em lugar da imagem dele. Ao questionar as ilusões, pergunte a si mesmo se é REALMENTE são perceber O QUE FOI COMO SENDO AGORA. Se você se lembra do PASSADO enquanto olha para o seu irmão, você será incapaz de perceber a realidade que é AGORA.

Você considera «natural» usar a sua experiência do PASSADO como ponto de referência a partir do qual JULGAR o presente. No entanto, isso NÃO é natural, porque é delusório. Quando você tiver aprendido a olhar para todas as pessoas sem fazer absolutamente NENHUMA REFERÊNCIA ao passado, ou ao delas OU ao seu, conforme você o percebia, você será capaz de aprender COM O QUE VOCÊ VÊ AGORA. Pois o passado não pode lançar sombra para obscurecer o presente, A NÃO SER QUE VOCÊ TENHA MEDO DA LUZ. E SÓ nesse caso, você escolheria trazer a escuridão COM você e, mantendo-a em sua mente, vê-la como uma nuvem sombria que envolve os seus irmãos e oculta a sua realidade de sua visão.

Ao questionar as ilusões, pergunte a si mesmo se é REALMENTE são perceber O QUE FOI COMO SENDO AGORA.

ESSA ESCURIDÃO ESTÁ EM VOCÊ. O Cristo, como está sendo revelado a você AGORA, não tem passado, pois Ele é imutável. E EM SUA IMUTABILIDADE ESTÁ A SUA LIBERAÇÃO. Pois se Ele é como foi criado, não há nenhuma culpa Nele. Nenhuma nuvem de culpa surgiu para obscurecê-Lo e Ele está revelado em todas as pessoas que você encontra, porque você O vê através DELE MESMO. Nascer de novo é deixar que o PASSADO se vá e OLHAR SEM CONDENAÇÃO PARA O PRESENTE. Pois a nuvem que obscurece o Filho de Deus para você É o passado e se você quiser que o passado seja passado E se vá, você NÃO tem quem vê-lo agora. Pois E se você o vê agora em suas ilusões, ele NÃO saiu de você, embora não esteja lá.

Se você se lembra do PASSADO enquanto olha para o seu irmão, você será incapaz de perceber a realidade que é AGORA.

O tempo tanto pode liberar quanto aprisionar, dependendo de qual interpretação dele você usa. Passado, presente e futuro não são contínuos, A NÃO SER QUE VOCÊ IMPONHA CONTINUIDADE SOBRE ELES. Você pode percebê-los como contínuos e fazer com que eles sejam assim PARA VOCÊ. Mas não se engane, para depois acreditar que é assim, pois acreditar que a realidade é aquilo que você quer que ela fosse, de acordo com o uso que VOCÊ faz dela, É delusório. Você quer DESTRUIR a continuidade do tempo fragmentando-o em passado, presente e futuro, PARA OS SEUS PRÓPRIOS PROPÓSITOS. Você quer antecipar o futuro com base em sua experiência do PASSADO e planejá-lo de acordo com isso. E ao fazer isso, você está ALINHANDO o passado e o futuro e não está permitindo que os milagres, que poderiam intervir ENTRE eles, o libertem para nascer de novo.

Quando você tiver aprendido a olhar para todas as pessoas sem fazer absolutamente NENHUMA REFERÊNCIA ao passado, ou ao delas OU ao seu, conforme você o percebia, você será capaz de aprender COM O QUE VOCÊ VÊ AGORA.

O milagre permite que você veja o seu irmão SEM o passado dele e assim percebê-lo como tendo nascido de novo. Os equívocos do seu irmão SÃO todos do passado e, por percebê-lo SEM equívocos, você o está LIBERANDO. E como o passado do seu irmão é o seu, você COMPARTILHA dessa liberação. Não deixe que nenhuma nuvem sombria do SEU passado o obscureça separando-o de você, pois a verdade está APENAS no presente e você a achará se a buscar lá. Você a tem procurado onde ela NÃO está e, portanto, não a tem achado. Aprenda, então, a buscá-la onde ela ESTÁ e ela despontará em olhos que a veem. O seu passado foi feito na raiva e, se você usá-lo para ATACAR o presente, NÃO VERÁ a liberdade que o presente contém.

O milagre permite que você veja o seu irmão SEM o passado dele e assim percebê-lo como tendo nascido de novo. Os equívocos do seu irmão SÃO todos do passado e, por percebê-lo SEM equívocos, você o está LIBERANDO.”

O julgamento e a condenação ficaram para TRÁS de você e, a não ser que você os traga COM você, você verá [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL (vontade), em WILL see] que está livre deles. Olhe com amor para o presente, pois ele guarda as ÚNICAS coisas que são verdadeiras para sempre. Toda a cura está dentro dele, porque a sua continuidade é real. Ele se estende a TODOS os aspectos da consciência no nível da percepção [consciousness] AO MESMO TEMPO e assim permite que eles ALCANCEM uns aos ouros. O presente é antes do tempo ser e SERÁ quando o tempo não mais for. Nele está tudo o que é eterno e eles SÃO um só. A continuidade DELES é atemporal [sem tempo] e a sua comunicação é ininterrupta [não se quebra], pois NÃO ESTÃO SEPARADAS pelo passado. Apenas o passado PODE separar e ELE não está em lugar nenhum.

O presente é antes do tempo ser e SERÁ quando o tempo não mais for.”

O presente oferece a você os seus irmãos na luz que uniria você a eles e libertaria você do passado. Você, então, usaria o passado CONTRA eles? Pois se o fizer, você está escolhendo permanecer na escuridão QUE NÃO EXISTE e se recusando a aceitar a luz que lhe é oferecida. Pois a luz da visão perfeita é dada livremente, assim como é recebida livremente e pode ser aceita somente SEM LIMITES. Nessa única dimensão do tempo, que não muda e onde não há sinal do que você era, você olha para Cristo e chama as Suas testemunhas para brilhar sobre você, PORQUE VOCÊ AS INVOCOU. E ELAS não negarão a verdade em você, porque você a procurou nelas e lá a ACHOU.”

“O presente oferece a você os seus irmãos na luz que uniria você a eles e libertaria você do passado.”

Urtext – Manual de Professores (Quanto ao Resto… cont.,)

“Quem assume um poder que não tem está se enganando. Porém, aceitar o poder que lhe é dado por Deus não é senão reconhecer o seu Criador e aceitar as Suas dádivas. E as Suas dádivas não têm limites. Pedir ao Espírito Santo que decida por ti é, simplesmente, aceitar a tua verdadeira herança. Significa isto que não podes dizer nada sem O consultar? É claro que não! Isso não seria nada prático, e é com a prática que este Curso mais se preocupa. Se tiveres o hábito de pedir ajuda quando e onde puderes, podes confiar que a sabedoria te será dada quando precisares dela. Prepara-te para isso a cada manhã, lembra-te de Deus quando puderes, durante o dia, pede ajuda ao Espírito Santo quando for viável fazê-lo e, à noite, agradece-Lhe a orientação. E a tua confiança estará, de fato, bem fundada.

Nunca te esqueças de que o Espírito Santo não depende das tuas palavras. Ele compreende os pedidos do teu coração e responde-lhes. Significa isto que, enquanto o ataque permanecer atraente para ti, Ele responderá com o mal? Nunca! Pois Deus deu-Lhe o poder de traduzir as orações do teu coração na Sua linguagem. Ele compreende que um ataque é um pedido de ajuda. E, consequentemente, responde com ajuda. Deus seria cruel se deixasse que as tuas palavras substituíssem as Suas Próprias. Um pai amoroso não permite que a sua criança se magoe, nem que escolha a sua própria destruição. Ela pode pedir para ser ferida, mas, ainda assim, o seu pai protegê-la-á. E quanto mais do que isto o teu Pai ama o Seu Filho?”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 164

“’Agora somos um com Aquele Que é a nossa Fonte.’

Em que momento, senão agora, pode a verdade ser reconhecida? O presente é o único tempo que existe. E assim, hoje, nesse instante, agora, vimos contemplar o que está para sempre presente, não na nossa vista, mas aos olhos de Cristo. Ele olha para o que vem depois do tempo e vê a eternidade tal como é lá representada. Ele ouve os sons que o mundo sem sentido e agitado engendra, mas os ouve vagamente. Isso é assim porque além de todos, Ele ouve a canção do Céu e a Voz por Deus mais clara, mais significativa e mais próxima.

O mundo se desvanece facilmente diante da Sua vista. Seus ruídos tornam-se longínquos. Uma melodia vinda de muito além do mundo torna-se cada vez mais distinta, um Chamado antigo ao Qual Ele dá uma resposta antiga. Reconhecerás ambos, pois são apenas a tua resposta ao Chamado do teu Pai a ti. Cristo responde por ti ecoando o teu Ser, usando a tua voz para dar o Seu feliz consentimento, aceitando a tua liberação por ti.

Quão santa é a tua prática de hoje, quando Cristo te dá a Sua vista e ouve por ti e responde em teu nome ao Chamado que Ele ouve! Quão quieto é o tempo que dedicas a passar com Ele além do mundo. Quão facilmente todos os teus pecados aparentes são esquecidos e todos os teus pesares não são lembrados. Nesse dia as aflições são deixadas de lado, pois as cenas e os sons vindos de um ponto mais próximo do que o mundo são claros para ti, que hoje aceitarás as dádivas que Ele te dá.

Há um silêncio no qual o mundo não pode se intrometer. Há uma paz antiga que carregas no teu coração e não perdeste. Há uma sensação de santidade em ti que o pensamento do pecado nunca tocou. Lembrar-te-ás de tudo isso hoje. A fidelidade na prática de hoje trará recompensas tão grandes e tão completamente diferentes de todas as coisas que buscavas antes, que saberás que aqui está o teu  tesouro e o teu descanso.

Esse é o dia em que vãs imaginações se abrem como uma cortina para revelar o que está além de todas elas. Agora, se faz visível o que realmente existe, enquanto todas as sombras que pareciam escondê-lo simplesmente submergem. Agora, o equilíbrio é acertado e a balança do julgamento entregue Àquele Que julga verdadeiramente. E no Seu julgamento se revelará um mundo de perfeita inocência diante dos teus olhos. Agora tu o verás com os olhos de Cristo. Agora a sua transformação está clara para ti.

Irmão, esse dia é sagrado para o mundo. A tua visão, que te foi dada de muito além de todas as coisas nesse mundo, volve o olhar para elas sob uma nova luz. E o que vês vem a ser a cura e a salvação do mundo. O que é valioso e o que não tem valor são ambos percebidos e reconhecidos pelo que são. E o que é digno do teu amor recebe o teu amor e nada que possa ser temido permanece.

Não julgaremos hoje. Receberemos apenas o que nos é dado pelo julgamento feito além desse mundo. A nossa prática de hoje vem a ser a nossa dádiva de gratidão pela nossa liberação da cegueira e da miséria. Tudo o que vemos só aumentará a nossa alegria, pois a sua santidade reflete a nossa. Estamos perdoados aos olhos de Cristo, com o mundo inteiro perdoado aos nossos olhos. Abençoamos o mundo ao contemplá-lo à luz em que o nosso Salvador nos olha e lhe oferecemos a liberdade que nos é dada através da Sua visão que nos perdoa e não da nossa.

Abre as cortinas na tua prática meramente soltando todas as coisas que pensas querer. Põe os teus tesouros insignificantes de lado e deixa um espaço limpo e aberto no interior da tua mente ao qual Cristo possa vir te oferecer o tesouro da salvação. Ele precisa da tua mente mais santa para salvar o mundo. Não é esse propósito digno de ser teu? Não é a visão de Cristo digna de ser buscada acima das metas insatisfatórias do mundo?

Não deixes que o dia de hoje passe sem que as dádivas que contém para ti recebam teu consentimento e a tua aceitação. Podemos mudar o mundo, se tu as reconheceres. Talvez não vejas o valor que a tua aceitação dá ao mundo. Mas certamente queres isso: trocar todo sofrimento por alegria hoje mesmo. Pratica com afinco e a dádiva é tua. Deus te enganaria? Pode a Sua promessa falhar? Podes recusar tão pouco, quando a Sua Mão oferece ao Seu Filho a salvação completa?”

—–

Dia 165

“’Agora’ é o tempo da salvação, pois AGORA é a liberação do tempo. Estenda a mão a todos os seus irmãos e toque-os com o toque de Cristo. Em união intemporal COM eles está a SUA continuidade, ininterrupta porque é totalmente compartilhada. O Filho de Deus sem culpa é APENAS luz. Não há escuridão nele EM PARTE ALGUMA, pois ele é íntegro. Chame todos os seus irmãos para testemunhar a sua integridade, assim como eu estou chamando você para se juntar a mim. Cada voz tem uma parte na canção da redenção, o hino de contentamento e ação de graças pela luz ao Criador da Luz. A santa luz que brilha a partir do Filho de Deus é a testemunha de que a sua luz é do seu Pai.

“‘Agora’ é o tempo da salvação, pois AGORA é a liberação do tempo.

Brilhe sobre os seus irmãos em memória do seu Criador e você se lembrará Dele, à medida em que você invocar as testemunhas da Sua criação. Aqueles a quem você cura dão testemunho da SUA cura, pois na integridade DELES você verá a sua própria. E à medida que os seus hinos de louvor e contentamento se elevam até o seu Criador, Ele retribuirá os seus agradecimentos, em Sua clara resposta ao seu chamado. Pois é impossível que o Seu Filho O invoque e permaneça sem resposta. O Seu chamado a você é apenas o seu chamado a Ele. E Nele você é respondido pela Sua Paz.

Crianças de Luz, vocês não sabem que a Luz está em vocês. E vocês a encontrarão por meio das suas testemunhas. Por terem dado luz a elas, ELAS A DEVOLVERÃO. Cada um que você vê NA luz trazem a SUA luz para mais perto da sua PRÓPRIA consciência no nível da realidade [awareness]. O amor sempre conduz ao amor. Os doentes, que PEDEM amor, são gratos por ele e, em sua alegria, resplandecem com gratidão santa. E isso eles oferecem a você, que lhes deu alegria. Eles são os seus guias para a alegria, pois tendo recebido de você, eles querem conservá-la. Você os estabeleceu como guias para a paz, pois você fez com que ela se manifestasse neles. E VENDO isso, a sua beleza chama você de volta ao lar.

Há uma luz que esse mundo não pode dar. No entanto, VOCÊ pode dá-la, assim como foi dada a VOCÊ. E NA MEDIDA EM que você a dá, ela resplandece para chamar você DO mundo [para sair do mundo] e segui-la. Pois essa luz irá atraí-lo como nada nesse mundo pode fazê-lo. E você deixará de lado o mundo e achará outro.

Esse outro mundo resplandece com o amor QUE VOCÊ LHE TEM DADO. E aqui todas as coisas lembrarão você do seu Pai e do seu santo Filho. A luz é ilimitada e se espalha através desse mundo em silenciosa alegria. Todos aqueles que você trouxe COM você resplandecerão sobre você e você resplandecerá sobre eles em gratidão, porque eles trouxeram você até lá. A sua luz se unirá à deles, com um poder tão irresistível que atrairá os outros para fora da escuridão à medida em que você olhar para eles.

Despertar em Cristo é seguir as leis do amor PELO SEU LIVRE ARBÍTRIO e do quieto reconhecimento da verdade que elas contêm. A atração da luz tem que atrair você voluntariamente e essa disponibilidade tem o seu significado no DAR. Aqueles que aceitam o amor DE sua parte, vêm a ser as suas testemunhas voluntárias do amor que você lhes deu e são ELES que o estendem a VOCÊ. No sono, você está sozinho e a sua consciência no nível da realidade [awareness] é limitada a você mesmo. E é por isso que os pesadelos vêm. Você sonha com isolamento, PORQUE os seus olhos estão fechados. Você não vê os seus irmãos e, na escuridão, você não pode olhar para a luz que você DEU a eles.

E, apesar disso, as leis do amor não são suspensas porque você dorme. E você as tem seguido através de todos os seus pesadelos e você tem sido fiel em suas doações, pois você NÃO estava sozinho. Mesmo durante o sono, Cristo tem protegido você, garantindo o mundo real PARA você quando você acordar.

Em SEU nome Ele tem dado POR você e dado a VOCÊ as dádivas que Ele deu. O Filho de Deus ainda é tão amoroso quanto o seu Pai. Contínuo EM RELAÇÃO A seu Pai, ele não tem passado À PARTE Dele. Assim, ele nunca deixou de ser a testemunha do seu Pai E DE SUA PRÓPRIA. Embora ele tenha dormido, A VISÃO DE CRISTO NÃO O DEIXOU. E é por isso que ele pode chamar para si mesmo as testemunhas que lhe ensinam que ele nunca esteve adormecido.”

Urtext – Manual de Professores (Quanto ao Resto… cont.,)

“Lembra-te de que tu és o que O completa e o Seu Amor. Lembra-te de que a tua fraqueza é a Sua força. Mas não leia isto apressada ou erradamente. Se a força Dele está em ti, o que tu percebes como fraqueza não passa de ilusão. E Ele deu-te o meio para provar que isso é assim. Pede todas as coisas ao Seu Professor e todas as coisas te serão dadas. Não no futuro, mas imediatamente; agora. Deus não espera, pois a espera requer tempo e Ele é intemporal. Esquece as tuas imagens tolas, o teu senso de arquiteto e o teu medo do dano, os teus sonhos de perigo e os «erros» escolhidos. Deus só conhece o Seu Filho e tal como foi criado, assim ele é. Em confiança, eu te coloco nas Mãos Dele e agradeço, por ti, que sejas assim.

E, agora, em tudo o que faças, sê abençoado.
Deus volta-Se para ti pedindo ajuda para salvar o mundo.
Professor de Deus, Ele oferece-te a Sua gratidão,
e o mundo todo fica em silêncio na graça que trazes do Pai.
Tu és o Filho que Ele ama, e é-te dado ser o meio
através do qual a Sua Voz é ouvida em todo o mundo
para acabar com todas as coisas nascidas no tempo,
para trazer o fim de todas as coisas que mudam.
Através de ti, anuncia-se um mundo que não é visto
nem ouvido, embora esteja verdadeiramente presente.
Santo tu és e, na tua luz, o mundo reflete santidade,
pois não estás só nem sem amigos. Eu agradeço por ti
e uno-me aos teus esforços a favor de Deus
sabendo que são, também, a meu favor
e a favor de todos aqueles que caminham para Deus comigo.
AMÉM

(Fim de Quanto ao Resto… Fim do Manual de Professores)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 165

“’Que a minha mente não negue o Pensamento de Deus.’

O que faz com que esse mundo pareça ser real, senão a tua própria negação da verdade que está além? O que, senão os teus pensamentos de miséria e morte, obscurece a felicidade perfeita e a vida eterna que é a Vontade do teu Pai para ti? E o que poderia esconder o que não pode ser ocultado, exceto uma ilusão? O que poderia manter-te longe do que já tens, senão a tua escolha de não ver isso, negando que esteja presente?

O Pensamento de Deus te criou. Esse Pensamento não te deixou e nunca estiveste à parte dele por um instante. Ele te pertence. Através dele vives. É a tua Fonte de vida, mantendo-te uno com ela e tudo é uno contigo pois ela não te deixou. O Pensamento de Deus te protege e cuida de ti, torna macio o teu lugar de descanso e plácido o teu caminho, iluminando a tua mente com felicidade e amor. A eternidade e a vida que dura para sempre brilham em tua mente, porque o Pensamento de Deus não te deixou e ainda habita contigo.

Quem negaria a sua segurança e a sua paz, sua alegria, sua cura, a paz da sua mente, seu sereno descanso, seu calmo despertar, se apenas reconhecesse onde habitam? Não se prepararia no mesmo instante para ir aonde são achados, abandonando todo o resto como sem valor em comparação a eles? E tendo-os achado, não se certificaria de conservá-los e de permanecer com eles?

Não negues o Céu. Ele é teu hoje, se apenas pedires. Tampouco será preciso que percebas quão grande é a dádiva e o quanto a tua mente terá mudado antes que ele venha a ti. Pede para receber e te é dado. A convicção está nele. Até que lhe dês as boas-vindas como teu, a incerteza permanece. Entretanto, Deus é justo. A certeza não é exigida para receberes aquilo que apenas a tua aceitação pode conceder.

Pede com desejo. Não é preciso teres certeza de que o teu pedido é a única coisa que queres. Mas, quando tiveres recebido, terás certeza de que tens o tesouro que sempre buscaste. E então, o que poderias trocar por ele? Pois ver isso prova que trocaste a cegueira pelos olhos de Cristo, que são capazes de ver, que a tua mente veio a deixar de lado a negação e aceitou o Pensamento de Deus como tua herança.

Agora todas as dúvidas passaram, o fim da jornada é certo e te foi dada a salvação. Agora, o poder de Cristo está na tua mente, para curar como foste curado. Pois agora estás entre os salvadores do mundo. Lá está o teu destino e em nenhum outro lugar. Deus consentiria em deixar o Seu Filho eternamente faminto porque ele nega o alimento de que precisa para viver? A abundância habita nele e a privação não pode isolá-lo do Amor alentador de Deus e do seu lar.

Pratica com esperança hoje. Pois de fato, a esperança é justificada. As tuas dúvidas são sem significado, pois Deus é certo. E o Pensamento de Deus nunca está ausente. A certeza tem que habitar dentro de ti, que és o anfitrião de Deus. Esse curso remove todas as dúvidas que interpuseste entre Deus e a tua certeza em relação a Ele.

Contamos com Deus e não conosco para nos dar a certeza. E praticamos em Seu Nome, como o Seu Verbo nos dirige a fazer. A Sua certeza está além de toda a dúvida. O Seu Amor permanece além de todo o medo. O Pensamento de Deus ainda está além de todos os sonhos e nas nossas mentes de acordo com a Sua Vontade.“

—–

Imagem pexels-fauxels-3228740.jpg – 19 de dezembro de 2022

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x