Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 186

“Você que acredita entender alguma coisa sobre a dinâmica da mente, permita-me assegurar-lhe que você não sabe NADA sobre isso. Por vocês mesmos, vocês não poderiam saber disso. O estudo do ego NÃO é o estudo da mente. De fato, o ego gosta de estudar a si mesmo e aprova inteiramente as iniciativas dos estudantes que querem analisá-lo, assim aprovando a sua importância. No entanto, eles apenas estudam a forma, sem conteúdo significativo. Pois o seu professor é sem sentido, embora tenha o cuidado de esconder esse fato por trás de muitas palavras que soam impressionantes, mas que carecem de QUALQUER sentido consistente quando são colocadas juntas.

Essa é a característica dos julgamentos do ego. SEPARADAMENTE, eles parecem se manter, mas COLOQUE-OS JUNTOS e o sistema de pensamento que surge da UNIÃO deles é incoerente e totalmente caótico. Pois a forma não é suficiente para o significado e a FALTA subjacente de conteúdo faz com que um sistema coeso seja impossível. Assim, a SEPARAÇÃO continua sendo a condição escolhida pelo ego. Pois ninguém SOZINHO pode julgar o ego verdadeiramente. No entanto, quando dois ou mais se REUNEM na busca da verdade, o ego não pode mais defender a sua falta de conteúdo. O fato da união diz a eles que o ego não é verdadeiro.

É impossível lembrar de Deus em segredo e sozinho. Pois lembrar de Deus significa que você NÃO está sozinho e está disposto a se lembrar disso. Não tome nenhum pensamento para VOCÊ MESMO, pois nenhum pensamento que você tenha É para você mesmo. Se você quer se lembrar do seu Pai, deixe que o Espírito Santo ordene os seus pensamentos e dê apenas a resposta com a qual Ele responde a você. Todas as pessoas buscam amor, como você o faz, mas ninguém o conhece, a menos que se unam a você nessa busca. Se vocês empreenderem a busca JUNTOS, vocês trazem convosco uma luz tão poderosa, que é DADO significado ao que vocês veem. A jornada solitária falha, porque ela tem EXCLUIDO o que ela queria ACHAR.

Assim como Deus se comunica com o Espírito Santo em você, também o Espírito Santo TRADUZ as comunicações Dele ATRAVÉS de você, de maneira que VOCÊ possa entendê-las.

Deus não tem comunicações secretas, pois tudo o que é Dele é perfeitamente aberto e livremente acessível a todos, sendo PARA todos. Nada vive em segredo e o que você quer esconder do Espírito Santo NÃO É nada. Qualquer interpretação que você queira dar a um irmão não tem sentido. Deixe que o Espírito Santo MOSTRE-A PARA VOCÊ e ensine a ambos tanto o seu amor quanto o seu PEDIDO de amor. Nem a mente dele, NEM A SUA, contém nada além disso. O milagre é o reconhecimento de que isso é verdadeiro.

Onde há amor, o seu irmão TEM QUE dar a você, por causa do que É o amor. Mas onde há um PEDIDO de amor, VOCÊ tem que dá-lo, por causa do que VOCÊ é. Há muito tempo nós dissemos que esse curso ensinará a você o que você é, restaurando em você a sua Identidade. E nós já aprendemos que essa Identidade é compartilhada. O MILAGRE VEM A SER O MEIO DE COMPARTILHÁ-LA. FORNECENDO a sua identidade, AONDE QUER QUE ELA NÃO seja reconhecida, mas onde ela ESTÁ, VOCÊ a reconhecerá. E o próprio Deus, Cuja Vontade é estar com o Seu Filho para sempre, abençoará cada reconhecimento do Seu Filho, com todo o amor que Ele tem por ele. Nem o poder de todo o Seu amor estará ausente de qualquer milagre que você ofereça AO Seu Filho. Como, então, pode haver QUALQUER ordem de dificuldades entre eles?”

Assim como Deus se comunica com o Espírito Santo em você, também o Espírito Santo TRADUZ as comunicações Dele ATRAVÉS de você, de maneira que VOCÊ possa entendê-las.

O Teste da Verdade

“Por ora, a coisa essencial é aprender que VOCÊ NÃO TEM O CONHECIMENTO. O conhecimento é poder e todo poder é de Deus. Vocês que tentaram reter o poder para si mesmos, o perderam. Você ainda TEM o poder, mas você tem interposto tanta coisa entre ele e a CONSCIÊNCIA [no nível da realidade; AWARENESS] dele, que você não pode usá-lo. TUDO o que vocês ensinaram a si mesmos fez com que o seu poder fosse cada vez mais obscurecido para vocês. Você não sabe O QUE ele é, nem ONDE ele está. Você fez uma APARÊNCIA de poder e uma DEMONSTRAÇÃO de força, tão lamentável que elas TÊM QUE falhar com você. Pois o poder não é uma força aparente e a verdade está além de qualquer tipo de aparência.

Entretanto, tudo o que se interpõe entre você e o poder de Deus em você não é senão o seu aprendizado do falso e as suas tentativas de DESFAZER O QUE É VERDADEIRO. TODAS AS COISAS QUE VOCÊ TEM APRENDIDO NÃO SÃO VERDADEIRAS. Esteja disposto, então, a deixar que TUDO ISSO seja desfeito e fique contente com o fato de que você não está preso a isso para sempre. Pois vocês ensinaram a si mesmos COMO APRISIONAR O FILHO DE DEUS, uma lição tão impensável que só os insanos, no mais profundo dos sonhos, poderiam sequer SONHAR com isso. É possível Deus aprender como NÃO ser Deus? E é possível que o Seu Filho, a quem é DADO todo poder POR Ele, aprender a ser impotente? O que vocês ensinaram a si mesmos que possam realmente preferir manter no lugar do que vocês TÊM e do que vocês SÃO?”

Urtext – DÁDIVAS DE DEUS

5. O Amor do Pai

“Existe um lugar secreto em cada um no qual as dádivas de Deus são depositadas e dele para Ele. Isso não é segredo aos olhos de Cristo Que o vê clara e incessantemente. No entanto, isso está oculto aos olhos do corpo e daqueles que ainda estão investidos no mundo e cuidam das pequenas ‘dádivas’ que ele dá, estimando-as e pensando que são reais. As ‘dádivas’ das ilusões esconderão o lugar secreto onde Deus é claro como o dia e Cristo com Ele. Oh, que isso não seja segredo para o mundo tão cheio de tristeza e tão atormentado pela dor. Você poderia aliviar a dor do mundo e curar a dor do mundo e permitir que a paz de Deus envolva o mundo como uma mãe embala uma criança cansada até que ela suspire e vá descansar.

O descanso pode ser seu em razão do que Deus é. Ele ama você como uma mãe ama a sua criança; a sua única criança, o único amor que ela tem, o tudo em tudo dela, a extensão dela própria, tão parte dela quanto a própria respiração em si mesma. Ele ama você como um irmão ama o seu próprio irmão, nascido de um único pai, ainda como um só nele e ligado a um selo que não pode ser quebrado. Ele ama você como aquele que que ama, ama a si próprio; a única escolha dele, o seu único contentamento, a sua própria vida, aquele que ele procura quando ela tiver partido e que traz a ele a paz novamente no retorno dela.

Ele ama você como um pai ama o seu filho, sem quem o seu ser seria incompleto, cuja imortalidade vem a completar a sua própria, pois nele está a completa cadeia do amor – um círculo dourado que nunca terminará, uma canção que será cantada por todos os tempos e mais tarde também e sempre permanecerá o som imortal do amoroso e do amor.

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 186

“’A salvação do mundo depende de mim.’

Aqui está a afirmação que um dia removerá completamente a arrogância de todas as mentes. Aqui está o pensamento da verdadeira humildade, que não te confere nenhuma outra função, a não ser a que te foi dada. Ele oferece a tua aceitação da parte que te foi designada, sem insistir em outro papel. Ele não julga o papel que te é devido. Apenas reconhece que a Vontade de Deus é feita na terra como no Céu. Ela une todas as vontades sobre a terra no plano do Céu para salvar o mundo, restaurando-o à paz do Céu.

Não lutemos contra a nossa função. Não fomos nós que a estabelecemos. Não é ideia nossa. Os meios pelos quais ela será perfeitamente cumprida nos são dados. Tudo o que nos é pedido é aceitar a nossa parte com genuína humildade e não negar que somos dignos com arrogância auto enganadora. Temos a força para fazer o que nos é dado fazer. Nossas mentes são perfeitamente adequadas para assumir a parte que nos é designada por Aquele que nos conhece tão bem.

A ideia de hoje pode parecer bastante grave, até que vejas o seu significado. Tudo o que ela diz é que o teu Pai ainda se lembra de ti e te oferece a confiança perfeita que tem em ti, que és o Seu Filho. Não pede que sejas de nenhum modo diferente do que és. O que poderia a humildade requerer senão isso? E o que poderia a arrogância negar senão isso? Hoje não nos esquivaremos da nossa tarefa sob a alegação capciosa de que a modéstia está sendo ultrajada. É o orgulho que quer negar o Chamado do próprio Deus.

Hoje deixamos de lado toda a falsa humildade, para que possamos escutar a Voz de Deus revelar-nos o que Ele quer que façamos. Não duvidamos da nossa adequação para a função que Ele nos oferecerá. Teremos certeza apenas de que Ele conhece as nossas forças, a nossa sabedoria e a nossa santidade. E se Ele nos considera dignos, nós o somos. Só a arrogância julga o contrário.

Há um caminho e apenas um de te liberares da prisão que o teu plano de provar que o falso é verdadeiro te trouxe. Ao invés disso, aceita o plano que não fizeste. Não julgues o teu valor para o plano. Se a Voz de Deus te assegura que a salvação precisa da tua parte e que o todo depende de ti, estejas certo de que é assim. O arrogante tem que agarrar-se às palavras, amedrontado de ir além para experimentar aquilo que poderia afrontar a sua posição. Mas os humildes são livres para ouvir a Voz Que lhes diz o que são e o que devem fazer.

A arrogância faz uma imagem de ti que não é real. É essa imagem que se intimida e recua aterrorizada quando a Voz por Deus te assegura que tens a força, a sabedoria e a santidade para ir além de todas as imagens. Tu não és fraco, como é a imagem de ti mesmo. Não és ignorante e indefeso. O pecado não pode manchar a verdade em ti e a miséria não pode aproximar-se da santa casa de Deus.

A Voz por Deus te relata tudo isso. E, à medida que Ele fala, a imagem treme e busca atacar a ameaça que não conhece, sentindo as suas bases desmoronarem-se. Solta-a. A salvação do mundo depende de ti e não desse montinho de pó. O que pode ele dizer ao Filho Santo de Deus? Por que precisa sequer preocupar-Se com isso?

E assim, achamos a nossa paz. Aceitaremos a função que Deus nos deu, pois todas as ilusões baseiam-se na estranha crença de que podemos fazer outra para nós mesmos. Os papeis que nós mesmos fizemos são mutáveis, parecem passar do desconsolo ao sublime êxtase do amor e de amar. Podemos rir ou chorar e saudar o dia com boas-vindas ou com lágrimas. O nosso próprio ser parece mudar ao experimentarmos mil alterações de humor e as nossas emoções, de fato, nos remontam às alturas ou nos atiram ao chão em desespero.

É esse o Filho de Deus? Poderia Ele criar tal instabilidade e de chama-la de Filho? Aquele Que é imutável compartilha os Seus atributos com a Sua criação. Todas as imagens que o Seu Filho parece fazer não têm efeito sobre o que ele é. Atravessam a sua mente como folhas varridas pelo vento, que por um instante formam um padrão, depois separam-se para novamente agruparem-se e desaparecem. Ou como miragens vistas num deserto, surgindo do pó.

Essas imagens sem substancia irão embora e deixarão a tua mente desanuviada e serena, quando aceitares a função que te é dada. As imagens que fazes só dão origem às metas conflitantes, vagas e temporárias, incertas e ambíguas. Quem poderia ser constante em seus esforços ou dirigir suas energias e concentrar as forças em direção a metas como essas? As funções que o mundo estima são tão incertas que no mais seguro dos casos mudam dez vezes por hora. Que esperança de benefício pode se basear em metas como essas?

Em belo contraste, tão certo como a volta do sol que dissipa a noite a cada manhã, a função que te foi verdadeiramente dada sobressai clara e totalmente sem ambiguidade. Não há nenhuma dúvida da sua validade. Ela vem Daquele que desconhece o erro e a Sua Voz tem certeza das Suas mensagens. Estas não se alterarão, nem entrarão em conflito. Todas indicam uma única meta, a qual podes atingir. O teu plano pode ser impossível, mas o plano de Deus jamais pode falhar, pois Ele é a sua Fonte.

Faze conforme a Voz de Deus te indicar. E se Ela te pedir algo que pareça impossível, lembra-te Quem é Aquele Que está pedindo e quem estaria negando. Em seguida, considera isso: quem tem mais probabilidade de estar certo? A Voz Que fala pelo Criador de todas as coisas, Que conhece todas as coisas exatamente como são ou uma imagem distorcida de ti mesmo, confusa, desnorteada, inconsistente e insegura de todas as coisas? Não deixes que essa voz te dirija. Ao invés disso, ouve uma Voz segura, Que te fala de uma função dada a ti pelo teu Criador, Que Se lembra de ti e Que insiste para que agora te lembres Dele.

A Sua Voz gentil está te chamando do conhecido ao desconhecido. Ele quer consolar-te, embora desconheça a tristeza. Quer fazer uma restituição, embora seja completo; uma dádiva para ti, embora tenha o conhecimento de que já tens tudo. Ele tem Pensamentos que respondem a todas as necessidades que o Seu Filho percebe, embora Ele não os veja. Pois o Amor tem que dar e aquilo que é dado em Seu Nome assume a forma mais útil num mundo de formas.

Estas são as formas que jamais podem enganar, pois vêm da própria Ausência de Formas. O perdão é uma forma terrena de amor que, assim como é no Céu, não tem forma. Mas o que é necessário aqui é dado aqui na medida em que for necessário. Dessa forma, podes realizar a tua função até mesmo aqui, embora o amor vá significar muito mais para ti quando a ausência de forma tiver sido restaurada em ti. A salvação do mundo depende de ti que podes perdoar. Essa é a tua função aqui.”

—–

Dia 187

“A Expiação ensina a você como escapar para sempre daquilo que você tem ensinado a si mesmo no passado, mostrando a você APENAS o que você É AGORA. O aprendizado foi realizado, ANTES mesmo de seus efeitos se manifestarem. O aprendizado está, portanto, NO PASSADO, mas a sua influência DETERMINA o presente, dando-lhe qualquer que seja o significado que tenha para você. O seu aprendizado não dá ao presente QUALQUER SIGNIFICADO. Nada do que você jamais aprendeu pode ajudá-lo a entender o presente ou ensiná-lo como desfazer o passado. O vosso passado é o que vocês têm ensinado a si mesmos.

DEIXE QUE TUDO SE VÁ. NÃO tente entender QUALQUER evento, ou QUALQUER COISA, ou QUALQUER PESSOA sob essa luz, pois a escuridão dentro da qual você PROCURA ver, pode APENAS obscurecer. Não deposite qualquer confiança na escuridão no sentido de iluminar o seu entendimento, pois se você o fizer, você estará CONTRADIZENDO a luz e, assim, PENSARÁ que você vê a escuridão. No entanto, a escuridão não pode SER vista, pois não é nada além de uma condição na qual a visão se torna impossível. Vocês que ainda não trouxeram TODA a escuridão que vocês têm ensinado a si mesmos para a luz que está em vocês, dificilmente podem julgar a verdade e o valor desse curso. No entanto, Deus não o abandonou. E assim você tem uma outra lição, enviada por Ele, JÁ aprendida para toda Criança da Luz, por Aquele a Quem Deus a deu.

Essa lição brilha com a glória de Deus, pois nela reside o Seu poder, que Ele compartilha com tanto contentamento com o Seu Filho. Aprenda a respeito da Sua felicidade, que é a sua. Mas, para conseguir isso, todas as suas lições sombrias TÊM QUE ser trazidas voluntariamente à verdade e alegremente entregues, por mãos abertas para receber, não fechadas para tomar. Cada lição obscura que você traz para Aquele Que ensina a luz, Ele aceitará DE você, PORQUE VOCÊ NÃO A QUER. E contente Ele trocará cada uma pela brilhante lição que Ele aprendeu PARA você. Nunca acredite que QUALQUER lição que você tenha aprendido, À PARTE DELE, signifique QUALQUER COISA.

Você tem um teste, tão certo quanto Deus, para reconhecer se o que você aprendeu é verdadeiro. Se você está TOTALMENTE livre de qualquer tipo de medo e se todos aqueles que se encontram com você, ou até mesmo PENSAM em você, COMPARTILHAM em sua perfeita paz, então você pode ter certeza de que você aprendeu a lição de DEUS e NÃO a sua própria. A não ser que tudo isso seja verdadeiro, EXISTEM lições obscuras em sua mente, que ferem você e atrapalham você E FAZEM O MESMO A TODOS AO SEU REDOR. A AUSÊNCIA da paz PERFEITA significa apenas UMA coisa; você PENSA que a sua vontade para com o Filho de Deus não é a mesma que a Vontade do Seu Pai para ele. Cada lição sombria ensina isso, de uma forma ou de outra. E cada lição brilhante, com a qual o Espírito Santo SUBSTITUIRÁ as sombrias que você NÃO aceita e esconde, ensina a você que a sua vontade é a DO Pai e a de Seu Filho.

Não se preocupe acerca de como você pode aprender uma lição tão COMPLETAMENTE diferente de tudo o que você tem ensinado a si mesmo. Como você poderia saber? A sua parte é muito simples. Você só precisa reconhecer que tudo o que você tem aprendido você NÃO QUER. Peça para SER ensinado e NÃO use as suas experiências para confirmar o que VOCÊ aprendeu. Quando a sua paz é ameaçada e/ou perturbada de QUALQUER forma, POR QUALQUER COISA, diga a si mesmo:

‘Eu não conheço o significado de coisa alguma, INCLUSIVE DISSO. E, portanto, eu não sei COMO RESPONDER A ISSO. E não usarei o meu próprio aprendizado passado como a luz que há de me guiar agora.’

Por meio dessa recusa em tentar ensinar a si mesmo o que você não conhece, o Guia que Deus lhe deu falará com você.

ELE tomará o Seu lugar de direito em sua consciência no nível da realidade [awareness], no instante em que VOCÊ o abandonar e o oferecer a Ele. VOCÊ não pode ser o seu próprio guia para milagres, pois foi você quem fez com que fossem necessários. E, porque você fez isso, os meios dos quais você pode DEPENDER para os milagres foram fornecidos PARA você. O Filho de Deus não pode fabricar necessidades que o Seu Pai não satisfaça, se ele apenas se voltar um pouco para Ele.

No entanto, Ele não pode OBRIGAR o Seu Filho a se voltar para Ele e permanecer sendo Ele próprio. É impossível que Deus perca a Sua Identidade, pois se Ele o fizesse, VOCÊ PERDERIA A SUA. E SENDO a sua, Ele não pode mudar a Si mesmo, pois a sua Identidade é imutável. O milagre RECONHECE a Sua imutabilidade, ao ver o Seu Filho como ele sempre foi e NÃO como ele quer se fazer. O milagre traz os efeitos que SOMENTE a inculpabilidade PODE trazer e assim estabelece o fato de que a inculpabilidade TEM QUE SER.

Como é possível que você, tão firmemente ligado à culpa e comprometido a permanecer assim, estabeleça PARA SI MESMO a inculpabilidade? Isto é impossível. Mas certifique-se de que você está disposto a reconhecer que isso é impossível. A orientação do Espírito Santo é limitada apenas porque você pensa que pode executar uma pequena parte ou lidar sozinho com certos aspectos de sua vida. Assim, você quer fazer com que Ele seja indigno de confiança e usar essa suposta falta de confiabilidade como uma desculpa para esconder Dele certas lições sombrias. E, ao limitar assim a orientação que você quer aceitar, VOCÊ é incapaz de DEPENDER dos milagres para responder a TODOS os seus problemas PARA você.”

Urtext – DÁDIVAS DE DEUS (A Amor do Pai, cont.,)

“Oh, fique em paz, amado do Senhor! O que é a sua vida senão gratidão Àquele que ama você com um Amor eterno? Qual é o seu propósito aqui senão trazer de volta para os Seus braços amorosos o filho que Ele ama, que se esqueceu de Quem é o seu Pai? Qual é o seu único objetivo, a sua única esperança, a sua única necessidade, a única coisa que você quer, senão permitir que o lugar secreto da paz irrompa sobre o mundo em todo o seu contentamento e deixar a voz dentro dele falar Daquele cujo amor brilha do lado de fora e de dentro e no meio, através de todos os lugares sombrios para acolher todas as coisas vivas dentro de sua paz dourada?

Você é Meu Filho e eu não esqueço o lugar secreto em que ainda eu moro, tendo o conhecimento que você se lembrará. Venha, Meu Filho, abra o seu coração e deixe-Me brilhar sobre você e sobre o mundo através de você. Você é a Minha luz e moradia. Você fala por Mim para aqueles que estão esquecidos. Chame-os agora para Mim, Meu Filho, lembre-se agora por todo o mundo. Eu chamo em amor, como você me responderá, pois essa é a única língua que nós conhecemos. Lembre-se do amor, tão perto que você não pode deixar de tocar o seu coração porque o bater do coração está em você. Não esqueça. Não esqueça, Minha Criança. Abra a porta diante do lugar escondido e deixe-Me brilhar sobre um mundo que se alegra em súbito êxtase. Eu venho, eu venho. Eis-Me. Eu estou aqui porque eu sou você; em Cristo, por Cristo, Meu Próprio Filho amado, a glória do infinito, o contentamento do Céu e a santa paz da terra, voltou para Cristo e de Suas mãos para Mim. Diga agora Amém, Meu Filho, pois isso está feito. O lugar secreto está finalmente aberto agora. Esqueça todas as coisas, exceto o Meu Amor imutável. Esqueça todas as coisas, exceto que Eu estou aqui.

(Fim de O Amor do Pai)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 187

“’Abençoo o mundo pois abençoo a mim mesmo.’

Ninguém pode dar sem ter. De fato, dar é uma prova de ter. Já estabelecemos esse ponto. Não é isso que parece ser difícil de acreditar. Ninguém pode duvidar de que primeiro é preciso possuir o que queres dar. É na segunda fase que o mundo e a verdadeira percepção divergem. Quando tens e dás, o mundo afirma que perdeste o que possuías. A verdade mantém que dar aumentará o que tens.

Como isso é possível? Pois é certo que se deres uma coisa finita, os olhos do corpo não a perceberão como tua. No entanto, aprendemos que as coisas apenas representam os pensamentos que as fazem. E não te faltam provas de que quando dás ideias, tu as fortaleces na tua própria mente. Talvez a forma na qual o pensamento parece se manifestar se modifique ao ser dado. Mas ele deve voltar àquele que dá. E a forma que toma não pode ser menos aceitável. Tem que ser mais.

Em primeiro lugar, é preciso que as ideias pertençam a ti antes que as dês. Se quiseres salvar o mundo, primeiro aceita a salvação para ti mesmo. Mas não acreditarás que o tenhas feito até que vejas os milagres que ela traz a todos aqueles para quem olhas. Assim a ideia de dar é esclarecida e torna-se significativa. Agora podes perceber que ao dar as tuas posses aumentam.

Protege todas as coisas que valorizas através do ato de dá-las e, assim, estarás certo de que jamais as perderás. Comprova-se através disso que o que pensaste não ter, é teu. Mas não dês valor à forma das coisas. Pois essa se modificará e se tornará irreconhecível com o tempo, por mais que tentes mantê-la à salvo. Nenhuma forma perdura. É o pensamento por traz da forma das coisas que vive imutavelmente.

Dá com alegria. Só assim podes ganhar. O pensamento permanece e cresce em força quando é reforçado ao ser dado. Os pensamentos estendem-se quando compartilhados, pois não podem ser perdidos. Não existem aqueles que dão e aqueles que recebem no sentido que o mundo os concebe. Existe um que dá e retém; outro que também dará. E ambos não podem deixar de ganhar nesta troca, pois cada um terá o pensamento da forma que lhe for mais útil. O que ele parece perder é sempre algo que ele valorizará menos do que aquilo que certamente lhe será devolvido.

Nunca esqueças de que só dás a ti mesmo. Aquele que compreende o significado de dar tem que rir da ideia do sacrifício. E não pode deixar de reconhecer as muitas formas que o sacrifício pode tomar. Ele também ri da dor e da perda, da doença e do sofrimento, da pobreza, da fome e da morte. Ele reconhece que o sacrifício permanece sendo a única ideia que está por traz de tudo isso e, com o seu riso gentil, tudo é curado.

Uma vez reconhecida, a ilusão tem que desaparecer. Não aceites o sofrimento e removes o pensamento do sofrimento. A tua benção repousa sobre todos os que sofrem, quando escolhes ver todo o sofrimento tal como é. O pensamento do sacrifício dá origem a todas as formas que o sofrimento parece tomar. E sacrifício é uma ideia tão louca, que a sanidade a elimina imediatamente.

Nunca acredites que podes sacrificar. Naquilo que tem qualquer valor não há lugar para o sacrifício. Se o pensamento ocorre, a sua própria presença prova que surgiu o erro e que a correção tem que ser feita. A tua benção o corrigirá. Dada a ti mesmo em primeiro lugar, agora é tua para que também a dês. Nenhuma forma de sacrifício e sofrimento pode durar muito tempo diante da face daquele que perdoou e abençoou a si mesmo.

Os lírios que o teu irmão te oferece são colocados sobre o teu altar, junto com aqueles que ofereces a ele. Quem poderia ter medo de contemplar tão bela santidade? A grande ilusão do medo de Deus se reduz a nada diante da pureza que contemplarás aqui. Não tenhas medo de olhar. A bem-aventurança que contemplarás afastará todo pensamento de forma e no seu lugar deixará a dádiva perfeita para sempre, para que sempre aumente, seja sempre tua, para ser sempre dada.

Agora somos um em pensamento, pois o medo se foi. E aqui, diante do altar do único Deus, único Pai, único Criador e único Pensamento, estamos juntos como um único Filho de Deus. Não separados Daquele Que é a nossa Fonte; e não estando distantes de nenhum irmão que é parte do nosso Ser uno, cuja inocência uniu-nos a todos em um só, permanecemos em bem-aventurança e damos como recebemos. O Nome de Deus está em nossos lábios. E ao olharmos para dentro, vemos a pureza do Céu brilhar sobre o nosso reflexo do Amor de nosso Pai.

Agora somos abençoados e agora abençoamos o mundo. Queremos estender o que contemplamos, pois queremos vê-lo em toda parte. Queremos contemplá-lo brilhando com a graça de Deus em cada. Não queremos que seja negado a nada daquilo que contemplamos. E, para assegurarmo-nos de que essa santa visão é nossa, nós a oferecemos a tudo o que vemos. Pois onde a virmos, ela nos será devolvida sob a forma de lírios que podemos colocar sobre o nosso altar, fazendo dele um lar para a própria Inocência, Que habita em nós e nos oferece a Sua Santidade como nossa.”

—–

Dia 188

“Você pensa que aquilo que o Espírito Santo quer que você dê, Ele deixaria de dar a você? Você NÃO tem nenhum problema que Ele não possa resolver, oferecendo a VOCÊ um milagre. Os milagres são para VOCÊ. E TODO medo ou dor ou provação que você tenha já FOI desfeito. ELE trouxe TODOS eles à luz, tendo-os ACEITO EM LUGAR de você e reconhecido que eles nunca existiram. Não EXISTEM lições obscuras que Ele JÁ não tenha iluminado POR você. As lições que vocês ensinaram a si mesmos, Ele já corrigiu. Elas não existem em Sua Mente de forma alguma. Pois o passado não prende a Ele e, portanto, não prende a você.

Ele não vê o tempo como você o vê. E cada milagre que Ele oferece a você, CORRIGE o uso que você faz do tempo, fazendo com que seja o Seu. Aquele Que libertou você do passado, quer ensinar a você que você ESTÁ livre do passado. Ele só quer que você aceite as Suas realizações COMO SUAS, porque Ele as realizou PARA você. E porque Ele as realizou, elas SÃO suas. Ele fez com que você seja livre daquilo que você fez. Você pode negá-Lo, mas não pode invocá-Lo em vão. Ele SEMPRE dá as Suas dádivas, NO LUGAR das suas. Ele quer  estabelecer o Seu ensinamento brilhante de maneira tão firme em sua mente, que nenhuma lição sombria de culpa possa permanecer no que Ele estabeleceu como santo através da Sua Presença.

Agradeça a Deus porque Ele está ai e trabalha através de você. E todas as Suas obras são suas. Ele oferece a VOCÊ um milagre, com cada um que você PERMITE que Ele faça através de você. O Filho de Deus SEMPRE será indivisível. Assim como nós somos considerados um só em Deus, também nós aprendemos como um só Nele. O Professor de Deus é tão parecido com o Seu Criador quanto o Seu Filho e, por meio do Seu Professor de Deus, proclama a Sua Unicidade E a do Seu Filho. Escute em silêncio e NÃO levante a sua voz contra Ele. Pois Ele ensina o milagre da Unicidade e diante de SUA lição, a divisão desaparece. Ensine COMO Ele aqui e você se lembrará de que SEMPRE criou como o seu Pai. O milagre da criação nunca cessou, tendo sobre si o selo santo da imortalidade. Essa é a Vontade de Deus para toda a criação e toda a criação se une nessa vontade.

Aqueles que sempre se lembram de que não conhecem nada e que veem a estar dispostos a aprender TODAS AS COISAS, as aprenderão. Mas sempre que eles confiarem EM SI MESMOS, NADA aprenderão. Eles destruíram a motivação deles para aprender, por PENSAREM QUE JÁ SABEM. Não pense que você entende COISA ALGUMA, enquanto você não passar pelo teste da paz perfeita, pois a paz e o entendimento VÃO JUNTOS e nunca podem ser encontrados sozinhos. Cada um traz o outro COM ele, pois é a lei de Deus que eles não sejam separados. Eles são causa e efeito um do outro e, assim, onde um está ausente, o outro NÃO PODE estar.

Somente aqueles que veem que eles NÃO PODEM ter o conhecimento, a não ser que os efeitos do entendimento estejam com eles, podem realmente aprender alguma coisa. E para isso É PRECISO QUE ELES QUEIRAM A PAZ e nada mais. Sempre que você pensa que sabe, a paz se afastará de você, porque você terá abandonado o Professor da Paz. Sempre que você perceber inteiramente que VOCÊ NÃO SABE, a paz retornará, pois você terá convidado a Ele para fazer isso, abandonando o ego a Seu favor. Não invoque o ego para NADA. É só isso, que você precisa fazer. O Espírito Santo, POR SI MESMO, preencherá todas as mentes que assim abrem espaço para Ele. Se você quer paz, TEM QUE abandonar o professor do ataque.

O Professor da Paz JAMAIS abandonará você. VOCÊ pode abandoná-Lo, mas Ele jamais retribuirá. Pois a Sua fé em você É o Seu entendimento. Ele é tão firme quanto é a Sua fé no Seu Criador e Ele tem o conhecimento de que a fé no Seu Criador TEM QUE abranger a fé na Sua criação. Nessa consistência, reside a Sua santidade, que Ele NÃO PODE abandonar, pois não é a Sua Vontade fazê-lo. Com a sua perfeição sempre diante da Sua vista, Ele dá a dádiva da paz a todas as pessoas que percebem a NECESSIDADE da paz e querem tê-la. Abra caminho para a paz e ela virá. Pois o entendimento ESTÁ em você e dele [entendimento] a paz TEM QUE vir.

O poder de Deus, do qual ambos [a paz e o entendimento] surgem, é tão certamente seu quanto é Dele. Você pensa que não O conhece, apenas porque, sozinho, é impossível conhecê-Lo. No entanto, veja as obras poderosas que Ele fará através de você e você TEM QUE estar convencido de que as fez através Dele. É impossível negar a Fonte de efeitos que têm tanto poder que eles não PODERIAM vir de você. Abra espaço para Ele e você se sentirá tão pleno de poder que NADA prevalecerá contra a sua paz. E esse será o teste pelo qual você reconhecerá que entendeu.”

Urtext – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática

Uma Introdução à Psicoterapia

“A psicoterapia é a única forma de terapia que existe. Já que só a mente pode estar doente, só a mente pode ser curada. Só a mente tem necessidade de cura. Esse não parece ser o caso, pois as manifestações desse mundo, de fato, parecem reais. A psicoterapia é necessária de modo que o indivíduo possa começar a questionar a realidade disso. Algumas vezes ele é capaz de começar a abrir a mente sem ajuda formal, mas, mesmo nesse caso, o que lhe permite fazer isso é algo que muda na sua percepção dos relacionamentos interpessoais. Algumas vezes ele precisa de um relacionamento mais extenso e estruturado com um terapeuta ‘oficial’. Seja como for, a tarefa é a mesma: é preciso ajudar o paciente a mudar a sua mente sobre a ‘realidade’ das ilusões.

(Fim de Uma Introdução à Psicoterapia)”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 188

“’A paz de Deus está brilhando em mim agora.’

Por que esperar pelo Céu? Aqueles que buscam a luz estão apenas cobrindo seus olhos. A luz está neles agora. A iluminação é apenas um reconhecimento não uma mudança em absoluto. A luz não é desse mundo, mas tu, que és portador da luz, também és um estranho aqui. A luz veio contigo do lar onde nasceste e ficou contigo porque é tua. Ela brilha em ti porque ilumina o teu lar e te conduz de volta ao lugar de onde ela veio e onde tu estás em casa.

Essa luz não pode ser perdida. Por que esperar para achá-la no futuro ou acreditar que já foi perdida ou que nunca esteve presente? Ela é tão facilmente contemplada que os argumentos que provam que ela não está presente tornam-se ridículos. Quem pode negar a presença do que contempla em si mesmo? Não é difícil olhar para dentro, pois é lá que começa toda visão. Não se vê nada, seja em sonhos ou à partir de uma Fonte mais verdadeira, que não seja apenas a sombra do que é visto através da visão interior. É lá que a percepção começa, e lá chega ao fim. Ela não tem outra fonte senão essa.

A paz de Deus está brilhando em ti agora e do teu coração se estende ao mundo todo. Ela para para acariciar cada coisa viva e deixa uma benção que permanece para todo o sempre. Aquilo que ela dá tem que ser eterno. Remove todos os pensamentos do que é efêmero e sem valor. Traz a renovação a todos os corações cansados e, ao passar, ilumina toda a visão. Todas as suas dádivas são dadas a todos e todos se unem para agradecer a ti, que dás e ti, que recebes.

O brilho em tua mente lembra ao mundo aquilo que ele esqueceu e o mundo restaura a memória a ti também. De ti, a salvação se irradia, com dádivas incomensuráveis, dadas e retribuídas. O próprio Deus agradece a ti, que és o doador da dádiva. E, com a Sua benção, a luz em ti brilha mais intensamente, somando-se às dádivas que tens para oferecer ao mundo.

A paz de Deus nunca pode ser contida. Aquele que a reconhece dentro de si mesmo tem que dá-la. E os meios para dá-la estão em sua própria compreensão. Ele perdoa porque reconheceu a verdade em si. A paz de Deus está brilhando em ti agora e em todas as coisas vivas. Na quietude, ela é reconhecida universalmente. Pois o que a tua visão interna contempla é a tua percepção do universo.

Senta-te quieto e fecha os olhos. A luz dentro de ti é suficiente. Só ela tem o poder de te dar a dádiva da vista. Exclui o mundo exterior e deixa que os teus pensamentos voem para a paz interna. Eles conhecem o caminho. Pois pensamentos honestos, intocados pelo sonho das coisas do mundo exterior a ti, tornam-se os santos mensageiros do próprio Deus.

Estes pensamentos, tu pensas com Ele. Eles reconhecem a sua própria casa. E apontam com segurança para a sua Fonte, onde Deus Pai e o Filho são um. A paz de Deus está brilhando sobre eles, mas eles têm que permanecer contigo também, pois nasceram dentro da tua mente, assim como a tua mente nasceu na de Deus. Eles te levam de volta à paz, de onde vieram, apenas para lembrar-te como tens que retornar.

Eles atendem à Voz do teu Pai, quando te recusas a escutar. E eles te incitam gentilmente a aceitar o Seu Verbo quanto ao que tu és ao invés de fantasias e sombras. Eles te lembram que és o co-criador de todas as coisas que vivem. Pois assim como a paz de Deus está brilhando em ti, tem que brilhar sobre elas.

Hoje, praticamos aproximar-nos da luz em nós. Tomamos os nossos pensamentos dispersos e os trazemos gentilmente de volta ao lugar em que se alinham com todos os pensamentos que compartilhamos com Deus. Não os deixaremos extraviarem-se. Deixamos a luz dentro de nossas mentes orientá-los para que voltem para casa. Nós os traímos, ordenando-lhes que se afastassem de nós. Mas agora, nós os chamamos de volta e os limpamos de estranhos desejos e de anseios desordenados. Nós lhes restauramos a santidade da herança que receberam.

Assim, as nossas mentes são restauradas com eles e reconhecemos que a paz de Deus ainda brilha em nós, e à partir de nós brilha sobre todas as coisas vivas que compartilham a nossa vida. Nós a perdoaremos todas, absolvendo o mundo inteiro pelo que pensamos que ele fez conosco. Agora, escolhemos que ele seja inocente, isento de pecado e aberto à salvação. E depositamos a nossa benção salvadora sobre ele, ao dizermos:

‘A paz de Deus está brilhando em mim agora. Que todas as coisas brilhem sobre mim nesta paz, e que eu as abençoe com a luz que há em mim.’”

…citação… “Senta-te quieto e fecha os olhos. A luz dentro de ti é suficiente. Só ela tem o poder de te dar a dádiva da vista. Exclui o mundo exterior e deixa que os teus pensamentos voem para a paz interna.”

—–

Imagem noah-silliman-UUGr3txNuc-unsplash.jpg – 7 de janeiro de 2023

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4

Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x