Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 264

“Aqueles que se uniram aos seus irmãos se desligaram da crença em que a sua identidade está no ego. Um relacionamento santo é aquele em que você se une ao que É parte de você mesmo na VERDADE. E a sua crença no pecado JÁ foi abalada e agora também não lhe falta INTEIRAMENTE a disponibilidade de olhar para dentro e NÃO vê-lo. A sua liberação ainda é apenas parcial; ainda limitada e incompleta, no entanto, já nasceu DENTRO de você. Não estando totalmente insano, você tem estado disposto a olhar para grande parte da sua insanidade e RECONHECER a loucura disso tudo. A sua fé está se movendo para dentro, ALÉM da insanidade e indo para a razão. E o que a sua razão lhe diz agora, o ego não quer ouvir.

O propósito do Espírito Santo foi aceito pela parte da sua mente que o ego não conhece. Você também não a conhecia. E, no entanto, essa parte, com a qual você agora se identifica, NÃO tem medo de olhar para si mesma. Ela CONHECE que não tem pecado algum. De que outra forma ela poderia estar disposta a ver o propósito do Espírito Santo como o seu? Essa parte viu o seu irmão e o RECONHECEU perfeitamente, desde o início dos tempos. E não desejava nada além de se unir a ele e ser livre novamente, como antes fora. Ela tem estado esperando pelo nascimento da liberdade; a ACEITAÇÃO da liberação chegar até você. E agora você reconhece que NÃO foi o ego que se uniu ao propósito do Espírito Santo e, portanto, TEM QUE haver alguma outra coisa mais.

“Um relacionamento santo é aquele em que você se une ao que É parte de você mesmo na VERDADE.”

Não pense que ISSO é loucura. Pois isso é a sua RAZÃO que lhe diz. E decorre PERFEITAMENTE do que você JÁ aprendeu. NÃO há inconsistência alguma naquilo que o Espírito Santo ensina. Esse é o raciocínio dos SÃOS. Você percebeu a loucura do EGO e NÃO ficou com medo, porque você não escolheu COMPARTILHAR dela. Às vezes, ela ainda engana você. No entanto, em seus momentos mais sãos, o seu discurso retórico não causa terror em seus corações. Pois você reconheceu que todas as dádivas que ele retiraria de você com raiva por ‘presunçosamente’ desejar olhar para dentro, você não QUER. As poucas bugigangas remanescentes ainda parecem cintilar e capturar a sua atenção. No entanto, você não ‘venderia’ o Céu para possuí-los.

E agora o ego ESTÁ com medo. Entretanto, o que ele ouve com terror, a OUTRA parte ouve como a mais doce música; a canção que a outra parte ansiava por ouvir desde que o ego veio às suas mentes pela primeira vez. A fraqueza do ego é a força DELE. A canção da liberdade, que canta os louvores de um OUTRO mundo, traz a ela a esperança da paz. Pois ele se LEMBRA do Céu. E agora a outra parte vê que o Céu finalmente veio à terra, fora do qual o domínio do ego a manteve afastada por tanto tempo. O Céu veio porque achou um lar em seu relacionamento na terra. E a terra já não pode mais conter o que foi DADO ao Céu como algo que lhe é próprio.

Olhem gentilmente uns para os outros e lembrem-se de que a FRAQUEZA do ego é revelada na vista de AMBOS. Aquilo que ele quer manter à parte se encontrou e se uniu e olha para o ego sem medo. Pequenas crianças, inocentes do pecado, seguem com alegria o caminho para a certeza. Não seja contido em função da insistência insana do medo segundo a qual a certeza está na dúvida. Isso não tem significado. O que importa para você quão alto isso seja proclamado? O que não tem sentido não se torna significativo pela repetição e pelo clamor. O caminho da quietude está aberto. Siga-o alegremente e não questione o que TEM QUE ser assim.”

Razão e Percepção [FIP: V. A função da razão]

“A percepção seleciona e FAZ o mundo que você vê. Ela literalmente ESCOLHE, conforme a mente direciona. As leis de tamanho, forma e brilho poderiam ser válidas, talvez, se outras coisas fossem iguais. Elas NÃO são iguais. Pois o que você busca é muito mais provável que você descubra, INDEPENDENTEMENTE de sua cor, forma ou tamanho, do que aquilo que você preferiria IGNORAR. A ainda suava e quieta Voz por Deus NÃO é abafada por todos os gritos estridentes do ego e acessos de raiva absurdos, para aqueles que QUEREM ouvir. A percepção é uma escolha e NÃO um fato. Mas dessa escolha depende muito mais do que você pode reconhecer até agora. Pois, da voz que você escolhe ouvir e das paisagens que escolhe ver, depende INTEIRAMENTE de toda a sua crença naquilo que você É. A percepção é testemunha apenas disso e nunca da realidade. No entanto, ela pode lhe mostrar as condições em que a CONSCIÊNCIA NO NÍVEL DA REALIDADE [AWARENESS] da realidade é possível, ou aquelas em que ela NUNCA poderia ser.

A realidade não necessita da cooperação de você para ser ela mesma. Mas a sua consciência no nível da realidade [awareness] disso NECESSITA da sua ajuda, porque ela É a sua escolha. Ouça o que o ego diz e veja o que ele DIRECIONA para você ver e com certeza você verá a si mesmo de forma diminuta, vulnerável e cheio de medo. Você EXPERIENCIARÁ [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL (vontade), na expressão WILL experience] depressão, um senso de indignidade e sentimentos de impermanência e irrealidade. Você acreditará que é uma vítima desamparada de forças que estão muito além do seu próprio controle e que são muito mais poderosas do que você. E você PENSARÁ [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL (vontade) na expressão WILL think] que o mundo que você fez direciona o seu destino. Pois essa será a sua FÉ. Mas nunca acredite, porque é a sua fé que faz a REALIDADE. Há uma OUTRA visão e uma OUTRA voz, nas quais reside a sua liberdade, esperando apenas pela sua escolha. E, se você colocar a sua fé nelas, você perceberá um OUTRO Ser em VOCÊ.

“A percepção é uma escolha e NÃO um fato.”

Esse outro ser vê os milagres como naturais. Eles são tão simples e tão naturais para ele como é a respiração para o corpo. Eles são a resposta ÓBVIA aos pedidos de ajuda, a ÚNICA coisa que ele faz. Os milagres parecem antinaturais para o ego, porque ele não entende como mentes SEPARADAS podem influenciar umas às outras. Nem poderiam fazê-lo.

Mas as mentes não podem SER separadas. Esse outro ser está PERFEITAMENTE ciente disso. E assim ele reconhece que os milagres NÃO afetam a mente de uma OUTRA pessoa, apenas a sua PRÓPRIA. Eles sempre mudam a SUA mente. Não EXISTE outra.

Urtext –Canção da Oração (Oração, cont., Orar pelos Outros, cont.,)

“E que vantagem uma ilusão de escapar jamais trouxe a um prisioneiro? Ele só pode escapar realmente da culpa reconhecendo que a culpa se foi. E como é possível que ele reconheça isso enquanto estiver escondendo-a em uma outra pessoa, sem ser capaz de ver que ela lhe é própria? O medo de escapar faz com que seja difícil de dar boas-vindas à liberdade e a segurança parece estar em fazer de um inimigo um carcereiro. Como ele pode ser liberado sem que sintas um medo insano por ti mesmo? Tu fizeste dele a tua salvação e o teu escapar da culpa. O teu investimento nessa escapada é pesado e o teu medo de desistir disso é grande.

Fica quieto um instante, agora e pensa no que fizeste. Não esqueças que foste tu que fizeste tudo isso, portanto, tu és aquele que pode deixar que tudo desapareça. Estende a tua mão. Esse inimigo veio para abençoar-te. Aceita a sua bênção e sente como o teu coração é erguido e o teu medo liberado. Não te apegues ao medo, nem a ele. Ele é um Filho de Deus, junto contigo. Ele não é um carcereiro, mas um mensageiro de Cristo. Sê isto mesmo para com ele de modo que possas vê-lo assim.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 264

“’Eu estou cercado pelo Amor de Deus.’

‘Pai, estás na frente e atrás de mim, ao meu lado, no lugar em que me vejo e em todo lugar aonde vou. Estás em todas as coisas que contemplo, nos sons que ouço e em cada mão que procura alcançar a minha. Em Ti, o tempo desaparece e o lugar vem a ser uma crença sem significado. Pois o que cerca o Teu Filho e o mantém a salvo é o próprio Amor. Não há outra Fonte senão essa e não há nada que não compartilhe a Sua santidade, não há nada que esteja além da Tua única criação ou sem o Amor Que contém todas as coisas em Si Mesmo. Pai, o Teu Filho é como Tu és. Hoje, vamos a Ti em Teu próprio Nome, para estarmos em paz no Teu Amor que dura para sempre.’

Meus irmãos, unam-se a mim nisso hoje. Essa é a prece da salvação. Não devemos unir-nos no que salvará o mundo junto conosco?”

—–

Dia 265

“Você não reconhece até que ponto a ideia de separação INTERFERIU com a razão. A razão está no outro ser que você CORTOU da sua consciência no nível da realidade [awareness]. E nada do que você tenha permitido que se MANTIVESSE nela é CAPAZ de razão. Como é possível que o segmento da mente destituído de razão entenda o que é a razão? Ou entenda a informação que ela quer dar? Todos os tipos de QUESTÕES podem surgir dentro dele, mas se a questão básica brota da RAZÃO, ele não a perguntará. Como TUDO o que brota da razão, a pergunta básica é óbvia, simples e permanece sem ser feita. Mas não pense que a razão não poderia RESPONDER isso.

O plano de Deus para a sua salvação não poderia ter sido estabelecido SEM a sua vontade e o seu consentimento. Isso TEM QUE ter sido aceito pelo Filho de Deus, pois o que é a Vontade de Deus para ele, ele TEM QUE receber. Pois a Vontade de Deus não determina nada à parte dele. Nem a Vontade de Deus espera no tempo para ser realizada. Portanto, o que SE UNIU à Vontade de Deus TEM QUE estar em você AGORA, sendo eterno. Você TEM QUE estar à parte em um local no qual o Espírito Santo possa habitar e onde Ele ESTÁ.

Ele tem que TER ESTADO lá desde que surgiu a necessidade de que Ele estivesse e essa foi suprida no mesmo instante. Tal diria a sua RAZÃO, se você escutasse. No entanto, com toda clareza, NÃO é esse o ‘raciocínio’ do ego. Que a natureza da razão do ego seja alheia, PARA O EGO, é a prova de que você NÃO encontrará a resposta lá [no ego]. No entanto, se isso TEM QUE ser assim, ela tem que existir. E, se ela existe PARA você e tem a sua liberdade como o propósito que lhe foi DADO, você TEM QUE ser livre para a ACHAR.

O plano de Deus é simples; NUNCA circular e NUNCA Autodestrutivo [Self-defeating]. Ele não tem Pensamentos exceto os que EXTENDEM o Ser [Self-EXTENDING] e nisso a SUA vontade TEM QUE estar incluída. Portanto, TEM QUE haver uma parte de você que CONHECE a Vontade Dele e a COMPARTILHA. Isso NÃO tem significado para perguntar se, o que TEM QUE ser, de fato é. Mas isso É significativo perguntar por que você NÃO está CIENTE do que é. Pois isso TEM QUE ter uma resposta, se o plano de Deus para a sua salvação é completo. E tem que SER completo, porque a sua Fonte não conhece a incompletude.

Onde estaria a resposta senão na Fonte? E onde está VOCÊ senão lá, onde essa mesma Resposta se encontra? A sua identidade, que é um verdadeiro EFEITO dessa mesma Fonte tanto quanto a Resposta, têm que, portanto, estar JUNTAS e ser a MESMA. Oh, sim, você conhece isso. E muito mais do que apenas isso. Entretanto, qualquer parte do conhecimento ameaça a dissociação tanto quanto TODO ele. E todo o conhecimento virá com qualquer uma das partes. Aqui está a parte que você PODE aceitar. Aquilo que a razão aponta, você PODE ver, porque as testemunhas a seu favor SÃO claras. Apenas os TOTALMENTE insanos podem ignorá-las. E você já passou por isso. A razão é um meio que serve ao propósito do Espírito Santo por seu próprio direito. Ela não é REINTERPRETADA e REDIRECIONADA a partir da meta do pecado, como são os outros. Pois a razão está ALÉM da escala de meios ao alcance do ego.

A fé, a percepção e a crença podem ser mal colocadas e servir às necessidades do grande impostor, tão bem quanto servem à verdade. Mas a razão não tem lugar algum na loucura, nem pode ser AJUSTADA para se adequar aos seus fins. A fé e a crença são FORTES na loucura, orientando a percepção na direção daquilo que a mente valorizou. Mas a razão não entra nisso DE MODO ALGUM. Pois a percepção desapareceria imediatamente, se a razão fosse aplicada. Não há razão na insanidade, pois ela depende INTEIRAMENTE da ausência de razão. O ego NUNCA a usa, porque o ego não reconhece que ela EXISTA. Os que são parcialmente insanos TÊM acesso a ela. E só eles TÊM NECESSIDADE dela. O CONHECIMENTO não depende dela e a loucura a mantém de FORA.

A parte da mente onde reside a razão foi dedicada, por sua vontade, em união com a de seu Pai, para DESFAZER a insanidade. Aqui foi o propósito do Espírito Santo aceito e realizado, ambos ao mesmo tempo. A razão é ALHEIA à insanidade e aqueles que a usam ganharam um meio que não pode SER aplicado ao pecado. O conhecimento está muito além da obtenção de QUALQUER tipo. Mas a razão PODE servir para abrir as portas que você fechou CONTRA o Espírito Santo.

Você veio para bem perto disso. A fé e a crença se deslocaram e você FEZ a pergunta que o ego JAMAIS perguntaria. A sua razão não lhe diz agora que a pergunta TEM QUE ter vindo de alguma coisa que você NÃO conhece, mas que tem que PERTENCER a você?

A fé e a crença, sustentadas pela razão, NÃO PODEM deixar de levar a uma mudança da percepção. E, NESSA mudança, abre-se espaço para a visão. A visão se estende ALÉM de si mesma, assim como o propósito ao qual ela serve e TODOS os meios para a sua realização.

Urtext –Canção da Oração (Oração, cont., Orar pelos Outros, cont.,)

“Não é fácil reconhecer que orações por coisas, por status, por amor humano, por ‘dádivas’ externas de qualquer tipo são sempre feitas para instituir carcereiros e esconder-te da culpa. Essas coisas são utilizadas como substitutos para Deus e, portanto, distorcem o propósito da oração. O desejo por essas coisas é a oração. Não é preciso pedir explicitamente. A meta de Deus se perde na busca de metas menores de qualquer tipo e a oração vem a ser um meio de requisitar inimigos. O poder da oração pode ser reconhecido bem claramente mesmo nisso. Ninguém que queira um inimigo deixará de encontrá-lo. Mas, com essa mesma certeza, ele perderá a única meta verdadeira que lhe é dada. Pensa no custo e compreende-o bem. Todas as outras metas são obtidas às custas de Deus.

(Fim de Orar pelos Outros)”

A fé e a crença, sustentadas pela razão, NÃO PODEM deixar de levar a uma mudança da percepção. E, NESSA mudança, abre-se espaço para a visão. A visão se estende ALÉM de si mesma, assim como o propósito ao qual ela serve e TODOS os meios para a sua realização.

Urtext –Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 265

“’Eu só vejo a gentileza da criação.’

Eu, de fato, compreendi mal o mundo, porque coloquei nele os meus pecados e os vi olhando de volta para mim. Como pareciam ameaçadores! E como me enganei ao pensar que o que temia estava no mundo e não apenas na minha mente. Hoje vejo o mundo na gentileza celestial com que brilha a criação. Nele não há medo. Que nenhuma aparência dos meus pecados venha obscurecer a luz do Céu que brilha no mundo. O que lá se reflete está na Mente de Deus. As imagens que vejo refletem os meus pensamentos. No entanto, a minha mente é uma com A de Deus. E, assim, posso perceber a gentileza da criação.

‘Em quietude quero olhar para o mundo que reflete apenas os Teus Pensamentos, assim como os meus. Que eu me lembre que eles são os mesmos e verei a gentileza da criação.’”

—–

Dia 266

Razão e Correção [FIP: VI. Razão versus loucura

“A razão não pode ver o pecado, mas PODE ver erros e CONDUZ à sua correção. A razão não os valoriza, mas valoriza a sua CORREÇÃO. Mas a razão também lhe dirá que quando você PENSA que está pecando, você pede ajuda, entretanto, se você não quiser ACEITAR a ajuda que você pede, você não acreditará que ela é sua para dar. E assim você não a dará, MANTENDO assim a crença. Pois o erro não corrigido de QUALQUER tipo engana você em relação ao poder que está EM você, para FAZER a correção. Se o poder PODE corrigir e VOCÊ não permite que ele o faça, você o nega a si mesmo E AO SEU IRMÃO. E, se ele COMPARTILHA essa mesma crença, AMBOS pensarão que estão condenados. Isso você PODE evitar para ele E PARA VOCÊ MESMO. Pois a razão não abriria caminho para a correção apenas para você.

A correção não pode SER aceita OU RECUSADA por você, sem o seu irmão. O PECADO quer manter que você pode. Entretanto, a razão lhe diz que você NÃO PODE ver o seu irmão OU a si mesmo como pecador e ainda assim perceber o outro como inocente. Quem se considera culpado e vê um mundo sem pecado? E quem é capaz de ver um mundo cheio de pecado e considerar a si mesmo como algo À PARTE dele? O pecado quer afirmar que vocês TÊM QUE estar separados. Mas a RAZÃO lhe diz que isso tem que estar ERRADO.

Se vocês estão unidos, como poderia ser que vocês tivessem pensamentos privados? E como SERIA POSSÍVEL que pensamentos, que entram naquilo que PARECE ser apenas de vocês, não ter nenhum efeito sobre aquilo que É de vocês? Se as mentes são unidas, isso é impossível. Ninguém pode pensar apenas por si mesmo, como Deus não pensa sem o Seu Filho. Isso só poderia acontecer se ambos estivessem EM CORPOS. Tampouco uma mente seria capaz de pensar apenas por si mesma, a não ser que o corpo fosse a mente. Pois APENAS os corpos podem ser separados e, portanto, IRREAIS. O lar da loucura NÃO PODE ser o lar da razão. No entanto, é fácil DEIXAR a casa da loucura, se você vê a razão.

Você não deixa a insanidade pelo fato de ir a algum outro lugar. Você a deixa simplesmente aceitando a razão, onde a loucura esteve. A loucura e a razão vêem as mesmas coisas, mas é certo que as olham de maneira diferente. A loucura é um ATAQUE à razão, que a expulsa da mente e TOMA O SEU LUGAR. A razão NÃO ataca, mas toma em quietude o lugar da loucura, SUBSTITUINDO a loucura caso a escolha do insano seja ESCUTAR a razão. Mas os insanos não conhecem a própria vontade. Pois eles ACREDITAM que veem o corpo e PERMITEM que a sua própria loucura lhes diga que ele é real. A RAZÃO seria INCAPAZ disso. E, se você quer defender o corpo CONTRA a sua razão, você não entenderá o corpo NEM a si mesmo. O corpo NÃO separa você do seu irmão. E, se você pensa que ele o faz, você ESTÁ insano.

Mas a loucura tem um propósito e acredita que também tem os meios de fazer com que o seu propósito seja real. Ver o corpo como uma barreira entre o que a RAZÃO diz a você que TEM QUE ser unido, TEM QUE ser insano. Também não poderia vê-lo, se você ouvisse a voz da razão. O que pode haver entre o que é contínuo? E, se não HÁ nada no meio, como é possível que o que entra em uma parte seja mantido LONGE das outras partes? A razão lhe diria isso. Mas pense no que você tem que RECONHECER, se for assim. Se você escolher o pecado AO INVÉS da cura, você quer condenar o Filho de Deus ao que NUNCA pode ser corrigido.

A loucura e a razão vêem as mesmas coisas, mas é certo que as olham de maneira diferente. A loucura é um ATAQUE à razão, que a expulsa da mente e TOMA O SEU LUGAR. A razão NÃO ataca, mas toma em quietude o lugar da loucura, SUBSTITUINDO a loucura caso a escolha do insano seja ESCUTAR a razão.

Você diz a ele, POR sua escolha, que ele está condenado; separado de você e do seu Pai, para sempre e sem esperança de retornar em segurança. Você ENSINA isso a ele e APRENDERÁ com ele EXATAMENTE o que você ensinou. Pois você é capaz de ensiná-lo apenas que ele É como você quer que ele seja. E aquilo que você escolhe que ele seja, é apenas a sua escolha para VOCÊ MESMO. No entanto, não pense que isso é amedrontador. Que você está unido a ele é apenas um fato, NÃO uma interpretação. Como um fato pode ser amedrontador, a menos que discorde do que você considera mais valioso do que a verdade? A razão lhe dirá que esse fato é a sua LIBERTAÇÃO. Nem o seu irmão nem você podem ser atacados sozinhos. Mas nenhum dos dois pode aceitar um milagre em vez do ataque, SEM que o outro seja abençoado por isso e CURADO da dor.

Urtext –Canção da Oração (Oração, cont.,)

E. Orar com os Outros

“Até que o segundo nível, pelo menos, se tenha iniciado, não é possível que a oração seja compartilhada. Até esse ponto cada um não pode deixar de pedir coisas diferentes. Contudo, uma vez que a necessidade de manter o outro como inimigo tenha sido questionada, e a razão para fazê-lo tenha sido reconhecida, mesmo que seja por apenas um instante, unir-se em oração passa a ser possível. Inimigos não compartilham a mesma meta. É nisso que a sua inimizade é mantida. Os seus desejos separados são os seus arsenais, suas fortalezas no ódio. A chave para que se avance mais ainda na oração está nesse simples pensamento, nessa mudança da mente:

‘Nós vamos juntos, você e eu.’”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 266

“’O meu Ser santo habita em ti, Filho de Deus.’

‘Pai, Tu me deste todos os Teus Filhos para serem meus salvadores e meus conselheiros naquilo que vejo; os portadores da Tua santa Voz para mim. Neles, Tu estás refletido e neles Cristo olha de volta para mim, a partir do meu Ser. Que o Teu Filho não esqueça o Teu santo Nome. Que o Teu Filho não esqueça a sua Fonte santa. Que o Teu Filho não esqueça que o seu nome é o Teu.’

Nesse dia, entramos no paraíso, invocando o Nome de Deus e o nosso próprio nome, reconhecendo o nosso Ser em cada um de nós, unidos no santo Amor de Deus. Quantos salvadores nos foram dados por Deus! Como é possível perdermos o caminho para Ele, se Ele encheu o mundo com aqueles que apontam em Sua direção e nos deu a vista para olharmos para eles?”

—–

Imagem pexels-pixabay-289998.jpg – 25 de março de 2023

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4
Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x