Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 – é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.

Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).

Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).

Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.

Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”

Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).

“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)

Tradução livre Projeto OREM®

Dia 285

“Seria possível odiar o seu irmão se você fosse como ele? Você poderia atacá-lo se você reconhecesse que a sua jornada é com ele e rumo a uma meta que é a mesma? Você não o ajudaria a alcançá-la de todas as formas que você pudesse, se a sua realização fosse percebida como a sua? Você é o seu inimigo no especialismo; amigo, em um propósito compartilhado. O especialismo nunca pode compartilhar, pois depende de metas que você só pode alcançar sozinho. E é necessário que ele jamais as alcance ou a sua própria meta é posta em risco. É possível que o amor tenha significado onde a meta é o triunfo? E que decisão pode ser tomada em favor disso que não vá ferir você?

O seu irmão é seu amigo porque o Pai o criou como você. Não há diferença. Você foi dado ao teu irmão de maneira que o amor pudesse ser estendido e não tirado do seu irmão. O que você deixa de dar está perdido para você. Deus Se deu a você e ao Seu irmão e lembrar disso é agora o único propósito que você compartilha. E assim é o único que você tem. Você poderia atacar o seu irmão se tivesse escolhido não ver especialismo algum entre você e ele? Olha com equanimidade o que quer que seja que faz com que você dê apenas boas-vindas parciais ao seu irmão, ou quer fazer com que você pense que está em melhor situação estando separado. Não é sempre a sua crença segundo a qual o seu especialismo fica limitado pelo seu relacionamento? E não é esse o ‘inimigo’ que faz de você e do seu irmão ilusões um para o outro?

O medo de Deus e do seu irmão vem de cada crença não reconhecida no especialismo. Pois você exige que o seu irmão se curve a ele contra a sua vontade. E o próprio Deus tem que honrar o especialismo ou sofrer a sua vingança. Cada pontada de malícia, cada punhalada de ódio ou desejo de separar surge aqui. Pois aqui, o propósito que você e o seu irmão compartilham vem a ser obscuro para ambos. Você quer se opor a esse curso porque ele lhe ensina que você e o seu irmão são iguais. Vocês não têm nenhum propósito que não seja o mesmo e nenhum que o vosso Pai não compartilhe com vocês. Pois o vosso relacionamento foi limpo de metas especiais. E você quer agora derrotar a meta da santidade que o Céu deu a ele? Que perspectiva pode ter o que é especial que não mude com cada golpe aparente, cada julgamento leve ou imaginário que se faz sobre ele?

Aqueles que são especiais têm que defender ilusões contra a verdade. Pois o que é o especialismo senão um ataque à Vontade de Deus? Você não ama o seu irmão enquanto for isso o que você quer defender contra ele. Isso é o que ele ataca e você protege. Aqui está a razão da batalha que você promove contra ele. Aqui, ele tem que ser seu inimigo e não seu amigo. Nunca pode haver paz entre o que é diferente. Ele é seu amigo porque vocês são o mesmo.”

A traição do especialismo

“A comparação tem que ser um mecanismo do ego, pois o amor não faz nenhuma. O especialismo sempre faz comparações. É estabelecido por uma falta que é vista no outro e é mantido pela busca de faltas e por deixar a vista todas as faltas que for capaz de perceber. Isso é o que ele busca e é para isso que olha. E aquele que ele assim diminui viria sempre a ser o seu salvador se você não tivesse escolhido, ao contrário, fazer dele uma medida diminuta do seu especialismo. Frente à pequenez que você vê nele, fica alto e nobre, limpo e honesto, puro e sem mancha em comparação com o que você vê. E nem sequer você compreende que assim é a si mesmo que diminui.

Perseguir o especialismo sempre se dá à custa da paz. Quem pode atacar o seu salvador e abatê-lo e ainda reconhecer o seu forte apoio? Quem pode detrair a sua onipotência e ainda compartilhar o seu poder? E quem pode usá-lo como a medida da pequenez e liberar-se de limites Você tem uma função na salvação. Perseguir a salvação lhe trará alegria. Mas perseguir o especialismo necessariamente lhe trará dor. Aqui está uma meta que quer derrotar a salvação e assim ir contra a Vontade de Deus. Valorizar o especialismo é estimar uma vontade alheia, para a qual as ilusões de si mesmo são mais caras do que a verdade.

O especialismo é a idéia do pecado que se fez real. É impossível até mesmo imaginar o pecado sem essa base. Pois o pecado surgiu dela, surgiu do nada; uma flor maléfica totalmente sem raízes. Aqui está aquele que fez a si mesmo ‘salvador’, o ‘criador’ que não cria como o Pai e que fez o Seu Filho como a si mesmo e não como Ele. Os seus filhos ‘especiais’ são muitos, nunca um só, cada um exilado de si mesmo e Daquele de Quem é parte. E também não amam a Unicidade Que os criou unos com Ela. Escolheram o seu especialismo em vez do Céu e da paz e envolvem-no cuidadosamente no pecado para mantê-lo ‘a salvo’ da verdade.

Você não és especial. Se você pensa que o é e quer defender o seu especialismo contra a verdade do que realmente você é, como você pode conhecer a verdade? Que resposta que o Espírito Santo lhe dê pode ‘alcançar-lhe, quando é ao seu especialismo que você escuta e é ele que pergunta e responde? Tudo o que você escuta é a sua resposta diminuta, que não tem nenhum som na melodia que transborda de Deus para você eternamente louvando com amor o que você é. E essa imensa canção de honra e amor pelo que você é parece silenciosa e inaudível diante da sua ‘magnificência’. Você se esforça para que os seus ouvidos ouçam a sua voz sem som e, no entanto, o Chamado do próprio Deus é insonoro para você.

Você pode defender o seu especialismo, mas nunca ouvirás a Voz que fala por Deus ao seu lado. Elas falam línguas diferentes e caem em ouvidos diferentes. Para cada pessoa especial a verdade é uma mensagem diferente, com significado diferente. No entanto, como é possível que a verdade seja diferente para cada um? As mensagens especiais que os especiais ouvem os convencem de que eles são diferentes e à parte, cada um em seus pecados especiais e ‘a salvo’ do amor, que absolutamente não vê o seu especialismo. A visão de Cristo é ‘inimiga’ para com eles, pois não vê o objeto de seus olhares e quer mostrar-lhes que o especialismo que pensam que vêem é uma ilusão.

O que poderiam ver em seu lugar? A brilhante radiância do Filho de Deus, tão semelhante a seu Pai que a memória do Pai salta à mente no mesmo instante. E com essa memória, o Filho se lembra das suas próprias criações tão semelhantes a ele quanto ele em relação a seu Pai. E todo o mundo que ele fez e todo o seu especialismo e todos os pecados que manteve em defesa disso e contra si mesmo se desvanecerão, à medida que a sua mente aceita a verdade sobre ele mesmo, à medida que ela retorna para ocupar o lugar de tudo isso. Esse é o único ‘custo’ da verdade: não mais você verá o que nunca existiu, nem você ouvirá o que não tem som. É um sacrifício não desistir de nada e receber o Amor de Deus para sempre?”

Urtext – Canção da Oração (Perdão, cont., Perdoar-para-Destruir, cont.,)

“O que queres mostrar ao teu irmão? Tentarias reforçar a sua culpa e assim a tua própria? O perdão é o meio para escapares. Como é digno de pena fazer dele o meio para maior escravidão e dor. Dentro do mundo dos opostos há um modo de usares o perdão para a meta de Deus e encontrares a paz que Ele te oferece. Não queiras te apoderar de nada além disso, ou terás buscado a tua morte e orado pela separação do teu Ser. Cristo é para todos porque Ele está em todos. É a Sua face que o perdão permite que vejas. É a Sua face na qual vês a tua própria.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 285

“’Hoje a minha santidade brilha luminosa e clara.’

Hoje desperto com alegria esperando apenas que as coisas felizes de Deus venham a mim. Eu peço que só elas venham e reconheço que o meu convite será respondido pelos pensamentos aos quais o enviei. E só pedirei coisas alegres a partir do instante em que aceitar a minha santidade. Pois qual seria a utilidade da dor para mim, que propósito cumpriria o meu sofrimento e como o pesar e a perda poderiam me valer, se hoje a insanidade sai de mim e no seu lugar aceito a minha santidade?

‘Pai, a minha santidade é a Tua. Que eu me alegre nela e, através do perdão, seja restituído à sanidade. O Teu Filho ainda é tal como o criaste. A minha santidade é parte de mim e também parte de Ti. E o que poderia alterar a Santidade em Si Mesma?’”

—–

Dia 286

“Você que acorrentou o seu Salvador ao seu especialismo e lhe deu o lugar DELE, lembre-se disso: Ele NÃO perdeu o poder de perdoar todos os pecados que você pensa que colocou entre ele e a função de salvação DADA a ele por você. Nem você MUDARÁ a função dele, assim como você não pode mudar a verdade nele e em si mesmo. Mas tenha certeza de que a verdade é a mesma em ambos. Ela não dá mensagens diferentes e tem UM único significado. E é um significado que AMBOS podem entender e que traz a liberação para AMBOS. Aqui está o seu irmão com a chave do Céu em sua mão, estendida para você. Não permita que o sonho do especialismo permaneça entre vocês. O que é um só ESTÁ unido na verdade.

Pense na beleza que você verá dentro de si mesmo, quando você tiver olhado para ele como para um amigo. Ele É o inimigo do especialismo, no entanto SOMENTE amigo do que é real em você. Nenhum ataque que você pensou ter lançado contra ele arrebatou dele a dádiva que Deus quer que ele dê a você. A necessidade dele de dar à você essa dádiva é tão grande quanto a sua de possuí-la. Permita que ele perdoa você por todo o seu especialismo e faça com que você seja íntegro em sua mente e um só com ele. Ele espera pelo seu perdão apenas para você possa devolvê-lo a você. Não foi Deus Quem condenou o Seu Filho. Mas SOMENTE você, para salvar o seu especialismo e matar o seu Ser.

Você tem vindo até muito longe no caminho da verdade; longe demais para vacilar agora. Apenas mais um passo e todo vestígio do medo de Deus se dissolverá em amor. O especialismo do seu irmão e a o seu SÃO inimigos e estão ligados no ódio para matar um ao outro e NEGAR que eles são o mesmo. No entanto, não são as ilusões que alcançaram esse obstáculo final que parece fazer com que Deus e o Seu Céu tão remotos que não se pode alcança-Los. Aqui, nesse lugar santo, a verdade está esperando para recebê-los em bênçãos silenciosas e em uma paz tão real e abrangente que NADA fica de fora.

Deixe todas as ilusões acerca de si mesmo FORA desse lugar, para o qual você vem com esperança e honestidade. Aqui está o seu Salvador A PARTIR DO seu especialismo. Ele tem necessidade da sua aceitação dele próprio como parte de você, assim como você tem da dele. Você é semelhante a Deus como Deus é para Si Mesmo. Ele não é especial, pois Ele não quer guardar uma parte do que Ele é só para Si Mesmo, NÃO dado a Seu Filho, mas reservado somente para Ele. E é disso que você tem medo; pois, se Ele não é especial, então é a Sua Vontade que o Seu Filho seja como Ele e o seu irmão É como você. Não especial, mas possuidor de todas as coisas, INCLUINDO a você.

Dê a ele apenas o que ele já tem, lembrando que Deus Se deu a AMBOS em igual amor, para que ambos possam compartilhar o universo com Aquele Que escolheu que o amor nunca poderia ser dividido e mantido separado do que ele É e tem que ser para sempre. Você é do seu irmão; uma parte do amor não foi NEGADA a ele. Mas é possível que VOCÊ tenha perdido porque ELE é completo? O que foi dado a ele faz com que VOCÊ seja completo, assim como a ele. O Amor de Deus deu a você a ele e ele a você, PORQUE Ele deu a Si Mesmo. O que é o mesmo que Deus É Um Só com Ele. E APENAS o especialismo poderia fazer com que a verdade de Deus e você COMO Um Só parecesse ser qualquer coisa, MENOS o Céu. E a esperança da paz finalmente à vista.

O especialismo é o selo da traição sobre a dádiva do amor. O que quer que sirva ao seu propósito TEM QUE ser dada para matar. Nenhuma dádiva que ostente o seu selo oferece senão traição a quem a dá e a quem a recebe. Nenhum olhar que venha de olhos velados pelo especialismo pode olhar para outra coisa que não seja a vista da morte. Ninguém que acredite em sua potência, mas busca barganhas e transigências que querem estabelecer o pecado como substituto do amor e o sirvam fielmente. E nenhum relacionamento que valorize esse propósito, faz outra coisa senão agarrar-se ao assassinato como a arma de segurança e o defensor supremo de todas as ilusões contra a ‘ameaça’ do amor.

A esperança do especialismo faz com que pareça possível que Deus tenha feito o corpo como a prisão que mantém o Seu Filho afastado Dele Próprio. Pois o especialismo EXIGE um lugar especial onde Deus não possa entrar e um esconderijo onde ninguém é bem-vindo, exceto o seu ser diminuto. Nada é sagrado aqui, exceto para você e somente para você, à parte e separado de todos os seus irmãos; a salvo de TODAS as intrusões de sanidade sobre as ilusões; a salvo de Deus e a salvo para o conflito que dura para sempre. Aqui estão os portões do inferno que você fechou sobre si mesmo, para governar na loucura e na solidão o seu reino especial, À PARTE de Deus, LONGE da verdade e da salvação.

A chave que você jogou fora, Deus a deu a seu irmão, cujas mãos santas querem oferece-la a você, quando você estiver pronto para aceitar o plano Dele para a sua salvação no lugar do seu. Como essa prontidão poderia ser alcançada, exceto através da visão de toda a sua miséria e da consciência no nível da realidade [awareness] de que o seu plano falhou e falhará para sempre em lhe trazer paz e alegria de QUALQUER tipo? Através desse desespero você viaja agora, no entanto, é apenas uma ILUSÃO de desespero. A morte do especialismo NÃO é a sua morte, mas o seu despertar para a Vida Eterna. Você apenas emerge de uma ilusão do que você é, para a aceitação de si mesmo como Deus o criou.”

O Perdão do Especialismo [FIP: III. O perdão do especialismo]

“O perdão é o fim do especialismo. Somente as ilusões podem SER perdoadas e então elas desaparecem. O perdão é a liberação de TODAS as ilusões e é por isso que é impossível perdoar apenas PARCIALMENTE. Ninguém que se AGARRE a UMA ilusão pode ver a si mesmo como sem pecado, pois ainda mantém um erro para si mesmo como algo que é belo. E então ele o chama de ‘imperdoável’ e faz com que seja um pecado. Como ele pode então dar o SEU perdão totalmente, quando ele não o quer recebe-lo por si mesmo? Pois é certo que ele o receberia totalmente, no instante em que assim o desse. E desse modo desapareceria a SUA culpa secreta, perdoada por ele mesmo.

Seja qual for a forma de especialismo que você aprecia, você tem feito o pecado. Ele fica inviolado, fortemente defendido com toda a sua força insignificante contra a Vontade de Deus. E assim ele se coloca contra VOCÊ MESMO, o SEU inimigo, NÃO o inimigo de Deus. Desse modo, ele parece dividi-lo de Deus e afastá-lo de Deus e fazer com que esteja separado Dele, como defensor do pecado. VOCÊ quer proteger o que Deus não criou. E, no entanto, esse ídolo que parece dar poder a você o levou embora. Pois você tem dado a ele o direito que o seu irmão recebeu ao nascer, deixando-O sozinho e sem perdão e a você mesmo no pecado ao lado dele, ambos em miséria, diante do ídolo que não pode salvá-los.

Não é VOCÊ que é tão vulnerável e aberto ao ataque que apenas uma palavra, um pequeno sussurro de que você não gosta, uma circunstância que não lhe convém ou um evento que você não previu pode perturbar o seu mundo e o lançar você no caos. A verdade não é frágil. As ilusões deixam-na perfeitamente imóvel e imperturbável. Mas o especialismo NÃO é a verdade em você. ELE pode ser posto em desequilíbrio por QUALQUER COISA. O que repousa sobre o nada NUNCA pode ser estável. Não importa o quanto ele possa parecer grande e exagerado, ele ainda assim tem que balançar, virar e rodopiar por aí com cada brisa.

Sem fundamento coisa alguma é segura. Deus deixaria o Seu Filho em tal estado, onde a segurança não TEM sentido? Não – o Seu Filho está a salvo, descansando Nele. É o seu especialismo que é atacado por todas as coisas que caminham e respiram, ou rastejam ou se arrastam, ou até mesmo vivem. Nada está a salvo do seu ataque e ele não está a salvo de nada. Ele será para sempre mais implacável, pois é isso é o que ele É. Um voto secreto segundo o qual o que Deus quer para você nunca será e que você se oporá à Sua Vontade para sempre. Tampouco não é possível que as duas jamais venham a ser as mesmas, enquanto o especialismo permanece como uma espada flamejante da morte, fazendo com que sejam inimigas.

Deus pede o seu perdão. Ele não quer nenhuma separação, como uma vontade alheia, surgindo entre o que é a Sua Vontade para você e o que é a vontade de VOCÊ. ELAS são a mesma, pois nenhuma delas quer o especialismo. Como elas poderiam querer a morte do próprio amor? No entanto, elas são impotentes para atacar as ilusões. Elas NÃO são CORPOS; como uma Mente Única, elas esperam que todas as ilusões sejam TRAZIDAS a elas e deixadas para trás. A salvação não desafia nem mesmo a morte. E o próprio Deus, Que conhece que a morte NÃO é a sua vontade, tem que dizer: ‘Seja feita a sua vontade’, porque VOCÊ pensa que é.

Perdoe o grande Criador do universo, a Fonte da vida, do amor e da santidade, o Pai perfeito de um Filho perfeito, por suas ilusões do seu especialismo. Aqui está o inferno que você escolheu para ser o seu lar. Ele não escolheu isso para você. Não Lhe peça que Ele entre nisso. O caminho está bloqueado para o amor e para a salvação. No entanto, se você quer liberar o seu irmão das profundezas do inferno, você terá perdoado Aquele Cuja Vontade é que você descanse para sempre nos braços da paz, em perfeita segurança e sem o calor e a malícia de um pensamento de especialismo para frustrar o seu descanso. Perdoe ao Santíssimo o especialismo que Ele não poderia dar e que, ainda assim, você fez em seu lugar.”

Urtext – Canção da Oração (Perdão, cont., Perdoar-para-Destruir, cont.,)

“Todas as formas que o perdão toma que não levem para longe da raiva, da condenação e de qualquer tipo de comparação são morte. Pois isso é o que os seus propósitos determinaram. Não te enganes com eles, mas deixa-os de lado julgando as suas trágicas ofertas como algo sem valor. Tu não queres permanecer na escravidão. Tu não queres ter medo de Deus. Queres ver a luz do sol e o brilho do Céu cintilando sobre a face da terra redimida do pecado no Amor de Deus. A partir daqui a oração é liberada junto contigo. As tuas asas estão livres e a oração erguer-te-á e trazer-te-á para casa onde Deus quer que estejas.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 286

Hoje, o silêncio do Céu abraça o meu coração.’

‘Pai, como é sereno o dia de hoje! Com que quietude todas as coisas acham o seu lugar! Esse é o dia que foi escolhido como o momento em que eu venho a compreender a lição de que não é necessário que eu faça coisa alguma. Em Ti, todas as escolhas já estão feitas. Em Ti, todos os conflitos resolvidos. Em Ti, tudo o que eu espero achar já me foi dado. A Tua paz é minha. O meu coração está quieto e a minha mente em repouso. O Teu Amor é o Céu e o Teu Amor é meu.’

A serenidade do dia de hoje nos dará a esperança de que achamos o caminho e já percorremos uma grande parte dele em direção à meta que é totalmente certa. Hoje não duvidaremos do fim que o próprio Deus nos prometeu. Confiamos Nele e no nosso Ser, Que ainda é um com Ele.”

—–

Dia 287

“Os especiais estão todos adormecidos, rodeados por um mundo de beleza que eles não veem. Liberdade, paz e alegria estão lá, ao lado do ataúde onde dormem e os chamam para sair e despertar do seu sonho de morte. No entanto, eles não ouvem nada. Eles estão perdidos em sonhos de especialismo. Eles odeiam o chamado que quer despertá-los. E eles amaldiçoam a Deus porque Ele não fez do sonho deles realidade. Amaldiçoam a Deus e morrem, mas não por causa Dele Que não fez a morte, mas apenas nos sonhos. Abra um pouco os seus olhos; veja o Salvador que Deus lhe deu para que você pudesse olhar para ele e devolver-lhe o seu direito que ele recebeu ao nascer. Esse direito é o DE VOCÊ.

Os escravos do especialismo ainda serão livres. Tal é a Vontade de Deus e a de Seu Filho. Deus iria condenar a Si Mesmo ao inferno e à perdição? E VOCÊ quer que isso seja feito com o seu Salvador? Deus chama você a partir dele para que você se una à Sua Vontade com o fim de salvar a AMBOS do inferno. Olhe o sinal dos cravos em suas mãos que Ele exibe para que você o perdoe. Deus pede a sua misericórdia para o Seu Filho e para Ele próprio. Não a negue a Eles. Eles pedem a você apenas que a sua vontade seja feita. Eles buscam o seu amor para que você possa amar a si mesmo. Não ame o seu especialismo em vez Deles. O sinal dos cravos também está em suas mãos. Perdoe o seu Pai, por NÃO ter sido a Sua Vontade que você seja crucificado.”

Especialismo e Salvação [FIP: IV. Especialismo versus impecabilidade]

“O especialismo é a falta de confiança em todos, exceto em você mesmo. A fé é investida somente em você mesmo. Tudo o mais vem a ser o seu inimigo, temido e atacado, mortal e perigoso, odiado e merecendo apenas ser destruído. Qualquer gentileza que ele ofereça a você é apenas engano, mas o seu ódio é real. Em perigo de ser destruído, o especialismo TEM QUE matar e VOCÊ é atraído para ele, para matá-lo primeiro. E essa é a atração da culpa. Aqui está a morte entronizada como salvadora; a crucificação agora é a redenção e a salvação SÓ pode significar a destruição do mundo, EXCETO VOCÊ MESMO.

Qual poderia ser o propósito do corpo SENÃO o especialismo? E é isso o que faz com que ele seja frágil e impotente em sua própria defesa. Ele foi CONCEBIDO para fazer com que VOCÊ seja frágil e indefeso. O objetivo da separação é a sua maldição. No entanto os corpos NÃO TÊM nenhuma meta. O propósito é da mente. E as mentes podem mudar, de acordo com o que desejam. O que elas SÃO e todos os seus atributos NÃO PODEM mudar. Mas o que elas mantêm como propósito para si mesmas PODE ser mudado e os estados do corpo têm que mudar de acordo. Por si mesmo, o corpo nada pode fazer. Se você o vê como um meio de ferir, ele é ferido. Se você o vê como um meio de curar [heal], ele é curado [healed].

VOCÊ SÓ PODE FERIR A SI MESMO. Isso tem sido frequentemente repetido, mas ainda é difícil de entender. Para as mentes que buscam o especialismo, isso é impossível. Entretanto, para aqueles que desejam curar [heal] e NÃO atacar, é bastante óbvio. O objetivo do ataque está na MENTE e os seus efeitos são sentidos apenas onde ela ESTÁ. A mente também não é limitada; assim sendo o propósito prejudicial necessariamente fere todas as mentes COMO UMA SÓ. Nada poderia fazer MENOS sentido para o especialismo. Nada poderia fazer MAIS sentido para os milagres. Pois milagres são meramente mudanças do propósito de ferir para o de curar [healing].

Essa mudança do propósito DE FATO ‘coloca em perigo’ o especialismo, mas apenas no sentido de que todas as ilusões são ‘ameaçadas’ pela verdade. Elas NÃO se manterão diante dela, entretanto, que consolo jamais houve nelas, para que você queira negar a dádiva que o seu Pai pede a você e, em vez de dá-la a Ele, você quer dá-la a elas? Se você a der a ELE, o universo é seu. Oferecida a ELAS, nenhuma dádiva pode ser retribuída. Aquilo que você deu ao especialismo levou você à falência e deixou o seu tesouro despojado e vazio, com a porta aberta convidando todas as coisas que querem perturbar a sua paz para que entrem e destruam.

Há muito tempo nós dissemos para não considerar os meios pelos quais a salvação é alcançada, nem como alcançá-la. Mas considere e considere bem, se é o seu DESEJO poder ver o seu irmão sem pecado. Para o especialismo, a resposta TEM QUE ser ‘não’. Um irmão sem pecado É seu inimigo, enquanto o pecado, se fosse possível, SERIA o seu amigo. Os ‘pecados’ do seu irmão justificariam o especialismo e lhe dariam o significado que a verdade nega. Tudo o que é real proclama a impecabilidade do seu irmão. Tudo o que é falso proclama os seus pecados como reais. Se ELE é pecador, então a SUA realidade não é real, mas apenas um sonho de especialismo que dura um instante e desaba no pó.

Não defenda esse sonho sem sentido, no qual Deus é privado do que Ele ama e você permanece além da salvação. Apenas uma coisa é certa, nesse mundo em constante mudança que NÃO tem nenhum significado na realidade: quando a paz não está INTEIRAMENTE com você e quando você sofre dor de QUALQUER espécie, você olhou para algum pecado no seu irmão, E SE REGOZIJOU com o que você pensou que estava lá. O seu especialismo pareceu estar à salvo DEVIDO a isso. E assim você salvou aquilo que você designou para ser o seu salvador e crucificou aquele que Deus lhe deu para substituí-lo. Então você está ligado a ele, pois você é um só com ele. E, portanto, o especialismo é o inimigo DELE assim como também é o SEU.”

Pois milagres são meramente mudanças do propósito de ferir para o de curar [healing].

Urtext – Canção da Oração (Perdão, cont.,)

C. Perdoar-para-Salvar

“O perdão-para-salvar tem uma forma e só uma. Ele não pede provas de inocência, nem pagamento de qualquer tipo. Ele não argumenta, nem avalia os erros que quer ignorar. Ele não oferece dádivas traiçoeiras, nem promete liberdade enquanto pede morte. Acaso Deus te enganaria? Ele apenas pede confiança e disposição para aprenderes como ser livre. Ele dá o Seu Professor para quem pedir e buscar compreender a Vontade de Deus. A Sua prontidão para dar está muito além da tua compreensão ou da tua simples apreensão. Contudo é Sua Vontade que aprendas o caminho para Ele e na realização da Sua Vontade há certeza.”

Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes

Lição 287

“’Tu és a minha meta, meu Pai. Apenas Tu.’

Para onde iria eu, senão para o Céu? O que poderia substituir a felicidade? Que dádiva poderia eu preferir à paz de Deus? Que tesouro poderia buscar e achar e conservar que possa comparar-se à minha Identidade? E preferiria eu viver no medo do que no amor?

‘Tu és a minha meta, meu Pai. O que poderia eu desejar ter além de Ti? Por que caminho desejaria eu caminhar além daquele que conduz a Ti? E o que, senão a memória de Ti, poderia significar para mim o fim dos sonhos e das fúteis substituições da verdade? Tu és a minha única meta. O Teu Filho quer ser tal como o criaste. Por que outro caminho senão esse poderia eu esperar reconhecer o meu Ser e ser uno com a minha Identidade?’”

—–

Imagem: raimond-klavins-UvWx67Ivqe0-unsplash.jpg – 17 de junho de 2023

Bibliografia da OREM3:

Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição –  copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.

Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/

E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.

E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).

Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”,  Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.

Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html

E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).

Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/

Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn

Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.

Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/

Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.

Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.

Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.

Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.

Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.

Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença”  – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.

E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).

Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.

Site https://circleofa.org/.

Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.

Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).

Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.

Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.

Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.

Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.

Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..

Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.

Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.

Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.

Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.

Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.

Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.

Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.

Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.

Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)

Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.

Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.

Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.

Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”).  O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.

Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.

Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).

Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.

Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.

Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.

Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..

Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.

Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.

Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.

Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.

Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.

Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.

Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.

Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.

Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.

Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.

Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.

Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link  https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.

Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.

Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.

Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.

Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.

Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.

Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;

Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.

Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.

Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.

Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf

Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.

Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.

Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.

Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do  link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.

Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.

Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.

Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.

Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.

Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.

Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.

Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.

Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.

Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.

Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.

Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.

Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.

Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.

Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].

Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.

Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.

Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.

Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.

Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;

Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/

Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.

Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/

Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link:  https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.

Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.

Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.
T.In.2:2-4
Autor

Graduação: Engenheiro Operacional Químico. Graduação: Engenheiro de Segurança do Trabalho. Pós-Graduação: Marketing PUC/RS. Pós-Graduação: Administração de Materiais, Negociações e Compras FGV/SP. Consultor de Empresas: Projeto OREM® - Organizações Baseadas na Espiritualidade (OBEs). Estudante e Pesquisador Independente sobre Espiritualidade Não-Dualista; Psicofilosofia Huna e Ho’oponopono; A Profecia Celestina; Um Curso em Milagres (UCEM); Espiritualidade no Ambiente de Trabalho (EAT); A Organização Baseada na Espiritualidade (OBE). Certificação: “The Self I-Dentity Through Ho’oponopono® - SITH® - Business Ho’oponopono” - 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x