Tendo como base a ideia e a proposta do livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance, o objetivo dessa série de artigos do Projeto OREM® – OREM3 é analisarmos todo o material disponível e relevante sobre o Livro de Exercícios de Um Curso em Milagres para cada exercício diário, de maneira a auxiliar e facilitar o entendimento sobre o sistema de pensamento do Curso.
Para cada dia de estudo, nós estaremos incluindo também uma parte relevante do livro Texto, uma parte relevante do Material Suplementar (Cadernos de Taquigrafia de Helen Schucman e Versão Urtext de UCEM), alguns artigos relevantes de Professores Avançados e as próprias lições do Livro de Exercícios para cada dia (365 dias).
Lembrando que grande parte dos materiais suplementares (cadernos de taquigrafia de Helen e versão Urtext de UCEM), que constarão nessa série de artigos, não foram considerados na edição final de Um Curso em Milagres, por terem sido considerados “muito pessoais” pela equipe responsável pela edição1, porém importantes como material complementar, como nós veremos a seguir, por se tratar da ensinamentos compartilhados pelo autor do livro (Jesus).
1 Veja detalhes em artigo na Categoria “Um Curso em Milagres” de número 12 – “As versões iniciais e a edição de UCEM”.
Como diz Jeff Nance, “milagres não faltam!”
Nota: Nós consideramos que o estudante se beneficiará dessa série de artigos do Projeto OREM® a partir do momento que, já tendo concluída a leitura do livro Texto, realizado os exercícios e práticas do Livro de Exercícios e concluída a leitura do Manual de Professores, estará, portanto, nesse momento, retomando uma segunda rodada de conhecimento e entendimento do sistema de pensamento de Um Curso em Milagres (UCEM).
“Esse curso é um começo, não um fim…” (T-Prefácio)
Tradução livre Projeto OREM®
Dia 270
A Mensagem do Relacionamento Santo
“Permita que a razão dê mais um passo. Se você atacar a quem Deus quer curar e odiar aquele que Ele ama, então você e o seu Criador têm uma vontade DIFERENTE. No entanto, se você É a vontade Dele, o que você TEM QUE acreditar é que você NÃO é você mesmo. Você pode, de fato, acreditar nisso e você ACREDITA. E você TEM fé nisso e vê muitas evidências a favor disso. E de onde, você se pergunta, surgem a sua estranha inquietação, a sua sensação de estar desconectado e o seu medo que assombra você, da falta de significado em si mesmo? É como se você chegasse vagando, sem um plano de qualquer tipo, exceto o de se afastar vagando, pois só isso parece certo.
No entanto, nós ouvimos uma descrição muito semelhante a essa anteriormente. Mas NÃO foi de você. E, não obstante, essa estranha ideia que ele descreve com precisão, você pensa que É você. A razão diria a você que o mundo que você vê através de olhos que não são seus, TEM QUE não fazer sentido para você. A quem uma visão como essa poderia enviar de VOLTA as suas mensagens? Certamente não a você, cuja visão é totalmente INDEPENDENTE dos olhos que contemplam o mundo. Se essa NÃO é a sua visão, o que ela pode mostrar para VOCÊ? O cérebro NÃO pode interpretar o que a SUA visão vê. Isso VOCÊ entenderia. O cérebro interpreta em função do corpo, do qual ele faz parte. Mas o que ELE diz, VOCÊ não pode entender. Ainda assim, você O TEM OUVIDO. E por muito tempo e arduamente você TENTOU entender as suas mensagens.
Você não reconheceu que é IMPOSSÍVEL entender aquilo que falha INTEIRAMENTE em ALCANÇAR você. Você não tem recebido absolutamente NENHUMA mensagem que você tenha entendido. Pois você ouviu o que nunca pode se comunicar de forma alguma. Pense, então, no que aconteceu.
Negando o que você é e firme na fé de que você é alguma outra coisa, essa ‘alguma outra coisa’ que você FEZ para ser você mesmo, VEIO A SER a sua visão. No entanto, como aquele que vê TEM QUE ser essa ALGUMA OUTRA COISA e NÃO VÊ COMO VOCÊ VERIA, ele explica o que vê PARA você.
A SUA visão iria, é claro, tornar isso totalmente desnecessário. Todavia, se os seus olhos estão fechados e você invocou essa coisa para guiá-lo, pedindo a ela para explicar a você o mundo que ela vê, você não tem nenhuma razão para NÃO ouvir, nem para suspeitar que o que ela lhe diz NÃO seja verdadeiro. A razão diria a você que isso NÃO PODE ser verdadeiro, PORQUE você não o entende. DEUS NÃO TEM SEGREDOS. Ele NÃO conduz você através de um mundo de miséria, esperando para lhe dizer, no final da jornada, porque Ele FEZ isso com você.
O que poderia ser secreto para a Vontade de Deus? Apesar disso, você acredita que VOCÊ tem segredos. O que poderiam ser os seus segredos, exceto OUTRA vontade, que é a sua própria, À PARTE da Dele? A razão diria a você que isso não é um SEGREDO, que necessita ser escondido como um pecado. Mas um EQUÍVOCO, de fato! Não deixe o seu medo do pecado proteger o equívoco da correção, pois a atração da culpa é APENAS medo. Aqui está a ÚNICA emoção que VOCÊ fez, seja qual for a sua aparência. Essa é a emoção do secreto, dos pensamentos privados E DO CORPO. Essa é a ÚNICA emoção que se opõe ao amor e SEMPRE conduz à visão das diferenças e à PERDA do senso do que é o mesmo. Aqui está a ÚNICA emoção que mantém você cego, dependente do ser que você pensa que fez, para guiá-lo através do mundo que ele fez para você.
A SUA vista foi DADA a você, junto com todas as coisas que você PODE entender. Você não perceberá QUALQUER dificuldade em entender o que essa visão lhe diz. Pois todas as pessoas vêem APENAS o que elas pensam que SÃO. E o que a SUA vista lhe quer mostrar, você entenderá PORQUE é a verdade. Somente a SUA visão pode transmitir a VOCÊ o que VOCÊ pode ver. Ela chega até você diretamente, SEM a necessidade de ser INTERPRETADA para você. O que NECESSITA de interpretação TEM QUE ser alheio. Nem NUNCA isso será feito compreensível, por um intérprete que você não consegue entender.
De todas as mensagens que você tem recebido e não tem conseguido entender, esse curso por conta própria está ABERTO ao seu entendimento e PODE ser entendido. Essa é a sua linguagem. Você ainda não entende isso, apenas porque toda a sua comunicação é como a de um bebê. Os sons que um bebê vem a fazer e o que ele ouve são altamente inconfiáveis, significando coisas DIFERENTES para ele em momentos diferentes. Nem os sons que ele ouve, nem as visões que ele vê são estáveis ainda. No entanto, o que ele ouve e não entende SERÁ a sua língua nativa, através da qual ele se comunicará com aqueles ao seu redor e eles com ele. E aquelas pessoas estranhas e passageiras que ele vê ao seu redor virão a ser para ele os seus consoladores e ele reconhecerá a sua casa e lá as verá junto COM ele.
Assim, em cada relacionamento santo é a capacidade de se comunicar AO INVÉS de separar, que renasce. No entanto, um relacionamento santo, tão recentemente renascido de um relacionamento não-santo e, apesar disso ainda mais antigo do que a velha ilusão que substituiu, É como um bebê agora, em seu renascimento. Ainda assim, nesse infante, a SUA visão é devolvida a você e ele falará a linguagem que AMBOS podem entender. Ele não é nutrido por aquela ‘alguma outra coisa’ que você PENSAVA que era você. Ele não foi DADO lá, nem foi recebido por nada, EXCETO por você mesmo. Pois duas pessoas não PODEM se unir, EXCETO através de Cristo, Cuja visão os vê como um só.
Pense no que é DADO a você, meus santos irmãos. Essa criança ensinará a você o que você não entende e fará com que tudo fique claro. Pois a sua vontade não será língua alheia. Ela não necessitará de nenhum intérprete para você. Pois foi VOCÊ quem ensinou a ele o que ele sabe, PORQUE você sabia. Ele não poderia vir a ninguém, a não ser a você, NUNCA a ‘alguma outra coisa’. Onde Cristo entrou, ninguém está sozinho, pois Ele jamais poderia achar um lar em pessoas separadas. No entanto, Ele tem que renascer em Seu antigo lar, aparentemente tão novo porém tão velho quanto Ele, um pequeno recém-chegado, dependente da santidade do seu relacionamento, para permitir que Ele viva.”
Urtext – Canção da Oração (Oração, cont., A Escada Termina, cont.,)
“As ilusões e a humildade têm metas tão afastadas que não podem coexistir, nem compartilhar uma morada na qual possam se encontrar. Se uma vem, a outra desaparece. Os verdadeiramente humildes não têm nenhuma meta a não ser Deus porque não têm necessidade de ídolos e as defesas já não servem mais a qualquer propósito. Os inimigos agora são inúteis porque a humildade não se opõe a nada. Ela não se esconde com vergonha porque está contente com o que é, tendo o conhecimento de que a criação é a Vontade de Deus. Como já não são o próprio ser passam a Ser e isso vêem em todos os encontros nos quais se unem em contentamento com cada Filho de Deus, reconhecendo que compartilham a sua pureza. Agora a oração é levantada do mundo das coisas, dos corpos e dos deuses de todos os tipos e você pode finalmente descansar em santidade. A humildade o ensinou a entender a sua glória como Filho de Deus e a reconhecer a arrogância do pecado. Um sonho ocultou de você a face de Cristo. Agora você pode olhar para a Sua impecabilidade.”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 270
“’Hoje não usarei os olhos do corpo.’
‘Pai, a visão de Cristo é a Tua dádiva para mim e tem o poder de traduzir tudo o que os olhos do corpo contemplam para ver um mundo perdoado. Como esse mundo é glorioso e amável! No entanto, quanto mais perceberei nele do que aquilo que a vista pode dar! O mundo perdoado significa que o Teu Filho reconhece o seu Pai, deixa que os próprios sonhos sejam trazidos à verdade e espera ansiosamente que aquele instante a mais de tempo que ainda resta passe para sempre, à medida que a Tua memória volta a ele. E, agora, a sua vontade é una com a Tua. Agora a sua função é apenas a Tua própria e qualquer pensamento que não seja o Teu se foi.’
A quietude de hoje abençoará os nossos corações e através deles a paz virá a todos. Hoje Cristo é os nossos olhos. E, através da Sua vista, oferecemos ao mundo a cura através Dele, o Filho santo a quem Deus criou íntegro, o Filho santo a quem Deus criou uno.”
—–
Dia 271
“Que tenha certeza de que Deus não confia o Seu Filho aos indignos. Nada além do que é PARTE Dele é digno de SER unido. Tampouco é possível que qualquer coisa que NÃO faça parte Dele POSSA se unir. A comunicação TEM QUE ter sido restaurada para aqueles que se unem, pois isso eles não PODERIAM fazer através dos corpos. O que, então, se uniu a eles? A razão lhe dirá que eles TÊM QUE ter visto uns aos outros através de uma visão que NÃO é do corpo e se comunicado em uma linguagem que o corpo não fala. Nem poderia ser uma vista ou um som amedrontador, pois isso não os teria atraído gentilmente para que fossem um só. Ao invés disso, em cada um, o outro viu um abrigo perfeito onde o seu Ser poderia renascer em segurança e em paz. Tal coisa lhe disse a sua razão; tal coisa ele acreditou PORQUE era a verdade.
Aqui está a primeira percepção DIRETA que você pode ter. Você a tem através de uma consciência no nível da realidade [awareness] mais antiga que a percepção [consciousness] e, no entanto, renascida em apenas um instante. Pois o que é o tempo para o que SEMPRE foi assim? Pense no que esse instante trouxe; o RECONHECIMENTO de que aquela ‘alguma outra coisa’, que você pensava ser você, É UMA ILUSÃO. E a verdade veio instantaneamente para mostrar a você onde o seu Ser TEM QUE estar. É a negação das ILUSÕES que invoca a verdade. Pois negar as ilusões é reconhecer que o MEDO não tem significado. No lar santo onde o medo é impotente, o amor entra com gratidão, grato por ser um só com você que se uniu para PERMITIR que ele entre.
Cristo vem para o que é como Ele próprio; o que é o mesmo, NÃO diferente. Pois Ele SEMPRE é atraído para Si mesmo. O que poderia ser tão semelhante a Ele quanto um relacionamento santo? E o que une a VOCÊS, O atrai para vocês. Aqui está a Sua doçura e a Sua gentil inocência PROTEGIDAS do ataque. E aqui Ele pode RETORNAR em confiança, pois a fé uns com os outros é SEMPRE fé em Cristo. Vocês estão, de fato, corretos em olhar uns para os outros como o Seu lar escolhido. Pois aqui a sua vontade se une à Sua e à de Seu Pai. Essa É a Vontade do seu Pai para você e a sua, unida COM à Sua. E quem é atraído a Cristo é atraído a Deus, tão certamente quanto ambos são atraídos para cada relacionamento santo, o lar preparado para eles à medida que a terra vem a ser o Céu.”
A Impecabilidade do Seu Irmão
“O OPOSTO de ilusões não é a desilusão, mas a verdade. Apenas para o ego, para o qual a VERDADE é sem significado, elas PARECEM ser as únicas alternativas e DIFERENTES uma da outra. Na verdade, elas são as mesmas. Ambas trazem a mesma quantidade de miséria, embora cada uma pareça ser o caminho para acabar com a miséria que a outra traz. CADA ilusão carrega dor e sofrimento nas dobras escuras das pesadas vestimentas nas quais esconde o nada que é. No entanto, é por essas vestimentas escuras e pesadas que estão cobertos aqueles que BUSCAM ilusões e escondidos da alegria da verdade. A verdade é o oposto das ilusões, PORQUE oferece alegria.
Que outra coisa SENÃO a alegria poderia ser o oposto da miséria? Deixar um tipo de miséria e buscar outro dificilmente é uma forma de ESCAPAR. Mudar de ILUSÕES é NÃO fazer nenhuma mudança. A busca pela alegria NA MISÉRIA não tem sentido. Pois como poderia a alegria ser achada na miséria? Tudo o que é possível no mundo sombrio da miséria é selecionar alguns ASPECTOS dela, vê-los como DIFERENTES e DEFINIR a diferença como alegria. No entanto, para PERCEBER uma diferença onde não existe nenhuma, certamente falhará em FAZER uma diferença. As ilusões carregam APENAS culpa e sofrimento, doença e morte para os que nelas acreditam. A FORMA na qual são aceitas é irrelevante. NENHUMA forma de miséria, aos olhos da razão, PODE ser confundida com alegria.
“O OPOSTO de ilusões não é a desilusão, mas a verdade.” “A verdade é o oposto das ilusões, PORQUE oferece alegria.”
A alegria é eterna. Você pode ter certeza, de fato, de que qualquer aparente felicidade que não dure é realmente medo. A alegria NÃO vira pesar, pois o eterno não pode mudar. Mas o pesar PODE virar alegria, pois o tempo dá lugar ao eterno. Apenas o intemporal tem que permanecer imutável. Mas todas as coisas no tempo podem MUDAR com o tempo. No entanto, se a mudança é para ser real e não IMAGINADA, as ilusões TÊM QUE dar lugar à verdade e não a outros sonhos que são igualmente irreais. ISSO não faz diferença. A razão lhe dirá que a ÚNICA maneira de escapar da miséria é RECONHECÊ-LA E TOMAR O CAMINHA CONTRÁRIO.
A verdade é a mesma e a miséria é a mesma, mas elas SÃO diferentes uma da outra. Em TODAS as formas, em todas as INSTÂNCIAS, em todos os SENTIDOS e SEM EXCEÇÃO. Acreditar que pode existir uma exceção é confundir o que É o mesmo com o que é diferente. UMA única ilusão, apreciada e defendida CONTRA a verdade, faz com que TODA a verdade seja sem significado e TODAS as ilusões reais. Tal é o poder da crença. Ela NÃO PODE fazer transigências. E a fé na inocência É a fé no pecado, se a crença excluir UMA única coisa viva e a mantiver, À PARTE do seu perdão. Tanto a razão quanto o ego lhe dirão isso. Mas o que eles FAZEM disso NÃO é a mesma coisa.
O ego lhe assegurará agora que é IMPOSSÍVEL para você não ver NENHUMA culpa em pessoa alguma. E, se ESSA visão é o ÚNICO meio através do qual você pode conseguir ESCAPAR da culpa, então a crença no pecado tem que ser eterna. No entanto, a razão vê isso de outra maneira. Pois a razão vê a FONTE de uma ideia como aquilo que a fará verdadeira ou falsa. Isso TEM QUE ser assim, se a ideia for COMO a sua fonte. Portanto, diz a razão, se o escapar da culpa foi dado ao Espírito Santo como o Seu propósito e por Aquele para Quem NADA QUE SEJA a Sua Vontade PODE SER impossível, os meios para a sua consecução são MAIS do que possíveis. Eles têm que estar LÁ e VOCÊ tem que DEIXAR de tê-los.”
Urtext – A Canção da Oração (Oração, cont., A Escada Termina, cont.,)
“A escada subiu muito alto. Tu vieste quase até o Céu. Há pouco mais a ser aprendido antes da jornada se completar. Agora podes dizer a todos aqueles que vêm para se unir a ti em oração:
Eu não posso ir sem ti, pois és uma parte de mim.
E assim ele é na verdade. Agora podes orar só por aquilo que verdadeiramente compartilhas com ele. Pois compreendeste que ele nunca partiu e tu, que parecias sozinho, és um com ele.
A escada termina com isso, pois o aprendizado já não é mais necessário. Agora estás diante do portão do Céu e lá teu irmão está ao teu lado. O gramado é profundo e quieto, pois é aqui o lugar marcado para o momento em que deverias vir e ele esperou por ti durante muito tempo. Aqui o tempo acabará para sempre. Neste portão a própria eternidade se unirá a ti. A oração veio a ser o que deveria ser, pois reconheceste o Cristo em ti.
(Fim da Oração, Fim da A Escada Termina)”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
O que é o Cristo?
Cristo é o Filho de Deus tal como Ele O Criou. É o Ser que compartilhamos, unindo-nos uns aos outros e também a Deus. Ele é o Pensamento Que ainda habita no interior da Mente que é a Sua Fonte. Ele não deixou o Seu lar santo, nem perdeu a inocência em que foi criado. Para sempre imutável, Ele habita na Mente de Deus.
Cristo é o elo que te mantém um com Deus e garante que a separação não passa de uma ilusão de desespero, pois a esperança habitará para sempre Nele. A tua mente faz parte da Sua e a Sua da tua. Ele é a parte em que está a Resposta de Deus, onde toda as decisões já foram tomadas e os sonhos já acabaram. Ele permanece intocado por todas as coisas que os olhos do corpo percebem. Pois, embora o Pai tenha depositado Nele os meios para a tua salvação, Ele continua sendo o Ser Que, como o Pai, desconhece o pecado.
Lar do Espírito Santo, em casa apenas em Deus, Cristo permanece em paz dentro do Céu da tua mente santa. Essa é a única parte de ti que verdadeiramente tem realidade. O resto são sonhos. Mas esses sonhos serão dados a Cristo, para que se desvaneçam diante da Sua Glória e enfim revelem a ti o teu Ser santo, o Cristo.
A partir do Cristo em ti, o Espírito Santo alcança todos os teus sonhos e pede que venham a Ele para serem traduzidos em verdade. Ele os trocará pelo sonho final, que Deus designou como o fim dos sonhos. Pois quando o perdão descansar sobre o mundo e a paz tiver vindo a todos os Filhos de Deus, o que mais poderia haver para manter as coisas separadas, já que o que resta para ser visto é apenas a face de Cristo?
E por quanto tempo essa face santa será vista, se não passa um símbolo, indicando que o tempo do aprendizado agora terminou e a meta da Expiação foi, enfim, alcançada? Portanto, busquemos achar a face de Cristo e não olhar para nada mais. Quando contemplarmos a Sua glória, teremos o conhecimento de não precisar de aprendizado, de percepção ou de tempo ou de coisa alguma, exceto o Ser santo, o Cristo Que Deus criou como Seu Filho.
Lição 271
“’A visão de Cristo é a que usarei hoje.’
A cada dia, a cada hora, a cada instante, estou escolhendo o que quero contemplar, os sons que quero ouvir, as testemunhas daquilo que quero que seja a verdade para mim. Hoje, escolho contemplar o que Cristo quer que eu veja, escutar a Voz de Deus e buscar os testemunhos do que é verdadeiro na criação de Deus. Na vista de Cristo, o mundo e a criação de Deus se encontram e, ao reunirem-se, toda percepção desaparece. A Sua vista benigna redime o mundo da morte, pois nada do que Ele olha pode deixar de viver, lembrando-Se do Pai e do Filho, o Criador e a criação unificados.
‘Pai, a visão de Cristo é o caminho para Ti. O que Ele contempla convida a Tua memória a ser restaurada em mim. E é para isso que eu escolho olhar no dia de hoje.’”
—–
Dia 272
“Essa é uma época crucial nesse curso. Pois aqui, a separação entre você e o ego TEM QUE se fazer completa. Pois, se você TEM os meios para permitir que o propósito do Espírito Santo seja realizado, eles PODEM ser usados. E, ATRAVÉS do uso deles, você terá ganho fé para investir neles.
No entanto, para o ego, eles TÊM QUE ser impossíveis e ninguém empreende fazer aquilo que NÃO contém nenhuma esperança de NUNCA ser realizado algum dia. Você SABE que aquilo que é a Vontade de Deus é possível. Mas aquilo que você FEZ acredita que não é assim. Agora você TEM QUE escolher entre o que você é e essa ILUSÃO de si mesmo. NÃO ambos, apenas UM. Não faz sentido tentar evitar essa ÚNICA decisão. Ela TEM QUE ser feita. A fé e a crença podem tombar para qualquer um dos lados, mas a razão lhe diz que a miséria está APENAS de um dos lados e que a alegria está no outro.
NÃO ABANDONEM AGORA UNS AOS OUTROS. Pois vocês, que SÃO os mesmos, NÃO decidirão sozinhos. NEM DE MANEIRA DIFERENTE. Ou vocês dão a vida ou a morte uns aos outros; ou vocês são o Salvador uns dos outros ou o seu juiz, oferecendo-lhe um santuário ou a condenação. Esse curso será INTEIRAMENTE acreditado, ou não em absoluto. Pois ele é totalmente verdadeiro ou totalmente falso e NÃO PODE ser apenas parcialmente acreditado. E você ESCAPARÁ inteiramente da miséria, ou não escapará em absoluto. A razão lhe dirá que não EXISTE um meio-termo onde você possa fazer uma pausa incerta, esperando para escolher entre a alegria do Céu e a miséria do inferno. ATÉ que você escolha o Céu, você ESTÁ no inferno e na miséria.
Não há nenhuma PARTE do Céu que você possa levar e tecer em ilusões. E nem há UMA ilusão com a qual você possa entrar no Céu. Um Salvador não pode SER um juiz, nem a misericordiosa condenação. E a visão NÃO PODE levar à perdição, mas APENAS abençoar. Aquele cuja função é salvar, SALVARÁ [porque é a sua vontade; jogo com a palavra WILL (vontade), na expressão WILL save]. COMO Ele fará isso ESTÁ além do seu entendimento, mas QUANDO tem que ser escolha sua. Pois o tempo VOCÊ fez e o tempo VOCÊ PODE comandar. Você não é mais escravo do tempo do que do mundo que você fez.
Vamos olhar mais de perto toda essa ilusão segundo a qual o que você fez tem o poder de escravizar aquele que o fez. Essa é a MESMA crença que CAUSOU a separação. É a ideia sem significado segundo a qual os pensamentos podem deixar a mente do pensador, ser DIFERENTES dela E EM OPOSIÇÃO a ela. Se isso fosse verdadeiro, os pensamentos não seriam extensões da mente, mas seus INIMIGOS. E aqui nós vemos novamente outra forma da mesma ilusão fundamental que nós já temos visto muitas vezes antes. SOMENTE se fosse possível que o Filho de Deus pudesse DEIXAR a Mente do seu Pai, fazer com que ele fosse DIFERENTE e se OPUSESSE à Sua Vontade, é que seria possível que o ser que ele fez e tudo o que ESSE SER fez, passasse a ser seu patrão.
Contemple a grande projeção, mas olhe para ela com a decisão de que TEM QUE SER CURADA e NÃO com medo. NADA do que você fez tem QUALQUER poder sobre você, a não ser que você ainda queira estar À PARTE do seu Criador e com uma vontade OPOSTA à Dele. Pois APENAS se você acreditar que o Seu Filho PODE ser o Seu inimigo, é que PARECE POSSÍVEL que o que VOCÊ fez seja SEU. VOCÊ quer condenar a Sua alegria à miséria e fazê-Lo diferente. E toda a miséria que você fez tem sido sua. Você não está contente em aprender que ela não é verdadeira? Não é uma boa notícia ouvir que NENHUMA das ilusões que você fez SUBSTITUIU a verdade?
Somente os SEUS pensamentos têm sido impossíveis. A salvação NÃO PODE ser. É impossível olhar para o seu Salvador como seu inimigo e RECONHECÊ-LO. No entanto, é possível reconhecê-lo pelo que ele É, se Deus quer que seja assim. O que Deus deu ao seu relacionamento santo ESTÁ LÁ. Pois o que Ele deu ao Espírito Santo para dar a você, Ele DEU. Você não quer olhar para o Salvador que lhe foi dado? E você não trocaria, em gratidão e alegria, a função de um executor que você deu a ele, por aquela que ele tem em verdade? Receba dele o que Deus deu a ele para você, NÃO o que VOCÊ tentou dar a si mesmo.
“Contemple a grande projeção, mas olhe para ela com a decisão de que TEM QUE SER CURADA e NÃO com medo.“
Além dos corpos que você interpôs entre vocês e brilhando na luz dourada que o alcança a partir do radiante círculo sem fim que se estende para sempre, está o seu relacionamento santo, amado pelo Próprio Deus e santo como Ele mesmo. Quão quieto ele descansa, no tempo e ainda além, imortal mesmo na terra. Quão grande é o poder que está nele. O tempo espera pela sua vontade e a terra SERÁ como quiser que seja. Aqui não há nenhuma vontade SEPARADA, nem o desejo de que QUALQUER COISA seja separada. A vontade do seu relacionamento santo não TEM exceções e aquilo que ela determina é verdadeiro. Toda ilusão trazida ao perdão do seu relacionamento gentilmente DEIXA DE SER VISTA e desaparece. Pois, em seu centro, Cristo renasceu, para iluminar o Seu próprio lar com a visão que não vê o mundo. Você não quer que esse lar santo seja seu também? Não há miséria alguma aqui, mas SÓ alegria.
Tudo o que você necessita fazer para habitar em quietude aqui com Cristo é COMPARTILHAR a Sua visão. De forma rápida e alegre a Sua visão é dada a qualquer um que esteja apenas DISPOSTO a ver o seu irmão sem pecado. E ninguém PODE ficar além dessa disposição, se VOCÊ quiser ser inteiramente liberado de TODOS os efeitos do pecado. Você daria a você mesmo um perdão PARCIAL? VOCÊ pode chegar ao Céu enquanto um único pecado ainda o tenta a permanecer na miséria? O Céu é o lar da pureza perfeita. E Deus o criou para VOCÊ. Olhe para o seu irmão santo, tão sem pecado quanto você mesmo e permita que ele CONDUZA você até lá.”
Urtext – Canção da Oração
PERDÃO
Introdução
“O perdão oferece asas à oração para fazer com que a sua ascensão seja fácil e o seu progresso rápido. Sem o seu forte apoio seria em vão tentar erguer-se acima do primeiro degrau da oração ou sequer tentar subir de qualquer forma que fosse. O perdão é o alívio da oração; irmão no plano para a tua salvação. Ambos têm que vir para erguer-te e manter os teus pés seguros e o teu propósito inabalável e imutável. Contempla a maior ajuda que Deus ordenou que ficasse contigo até O alcançares. O fim das ilusões virá com isso. Sem a natureza intemporal da sua irmã oração, o perdão tem um fim. Ele passa a ser desnecessário quando a subida foi realizada. No entanto, agora ele tem um propósito além do qual não podes ir, nem tens qualquer necessidade de ir. Realiza isso e terás sido redimido. Realiza isso e terás sido transformado. Realiza isso e terás salvado o mundo.
(Fim de Introdução)”
Urtext – Livro de Exercícios para Estudantes
Lição 272
“’Como podem ilusões satisfazer o Filho de Deus?’
‘Pai, a verdade me pertence. A minha casa foi estabelecida no Céu, pela Tua Vontade e pela minha. Podem sonhos contentar-me? Podem ilusões trazer-me felicidade? O que, senão a Tua memória, pode satisfazer o Teu Filho? Não aceitarei nada menos do que me deste. Estou cercado pelo Teu Amor, para sempre sereno, para sempre gentil, para sempre a salvo. O Filho de Deus tem que ser como Tu o criaste.’
Hoje, deixaremos as ilusões para trás. E se ouvirmos a tentação chamar-nos para que fiquemos e nos detenhamos num sonho, nós nos desviaremos e nos perguntaremos se nós, os Filhos de Deus, poderíamos nos contentar com sonhos, quando o Céu pode ser escolhido com a mesma facilidade que o inferno, e o amor alegremente substituirá todo o medo.”
—–
Imagem: alex-guillaume-9ryDejvQulo-unsplash.jpg – 14 de abril de 2023
Bibliografia da OREM3:
Livro “Um Curso em Milagres” – Livro Texto, Livro de Exercícios e Manual de Professores. Fundação para a Paz Interior. 2ª Edição – copyright© 1994 da edição em língua portuguesa.
Artigo “Helen and Bill’s Joining: A Window Onto the Heart of A Course in Miracles” (tradução livre: A União de Helen e Bill: Uma Janela no Coração de Um Curso em Milagres”) – Robert Perry, site: https://circleofa.org/
E-book “What is A Course in Miracles” (tradução livre: O que é Um Curso em Milagres) – Robert Perry.
E-book “Autobiography – Helen Cohn Schucman, Ph.D.” – Foundation for Inner Peace (tradução livre: Autobiografia – Helen Cohn Schucman, Ph.D., Fundação para a Paz Interior).
Livro “Uma Introdução Básica a Um Curso em Milagres”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “O Desaparecimento do Universo”, Gary R. Renard.
Livro “Absence from Felicity: The Story of Helen Schucman and Her Scribing of A Course in Miracles” (tradução livre: “Ausência de Felicidade: A História de Helen Schucman e Sua Escriba de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “A Short History of the Editing and Publishing of A Course in Miracles” (tradução livre: Uma Breve História da Edição e Publicação de Um Curso em Milagres” – Joe R. Jesseph, Ph.D. http://www.miraclestudies.net/history.html
E-book “Study Guide for A Course in Miracles”, Foundation for Inner Peace (tradução livre: Guia de Estudo para Um Curso em Milagres, Fundação para a Paz Interior).
Artigo “The Course’s Use of Language” (tradução livre: “O Uso da Linguagem do Curso”), extraído do livro “The Message of A Course in Miracles” (tradução livre: “A Mensagem de Um Curso em Milagres”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo Who Am I? (tradução livre: Quem Sou Eu?) – Beverly Hutchinson McNeff – Site: https://www.miraclecenter.org/wp/who-am-i/
Artigo “Jesus: The Manifestation of the Holy Spirit – Excerpts from the Workshop held at the Foundation for A Course in Miracles – Temecula CA” (tradução livre: Jesus: A Manifestação do Espírito Santo – Trechos da Oficina realizada na Fundação para Um Curso em Milagres – Temecula CA) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Quantum Questions” (tradução livre: “Questões Quânticas”) – Ken Wilburn
Livro “Um Retorno ao Amor” – Marianne Williamson.
Glossário do site Foundation for A Course in Miracles (tradução livre: Fundação para Um Curso em Milagres), do Dr. Kenneth Wapnick, https://facim.org/glossary/
Livro Um Curso em Milagres – Esclarecimento de Termos.
Artigo “The Metaphysics of Separation and Forgiveness” (tradução livre: “A Metafísica da Separação e do Perdão”) – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “Os Ensinamentos Místicos de Jesus” – Compilado por David Hoffmeister – 2016 Living Miracles Publications.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – A Canção da Oração” – Helen Schucman – Fundação para a Paz Interior.
Livro “Suplementos de Um Curso em Milagres UCEM – Psicoterapia: Propósito, Processo e Prática.
Workshop “O que significa ser um professor de Deus”, proferido pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo escrito pelo escritor Paul West, autor do livro “I Am Love” (tradução livre: “Eu Sou Amor”), blog https://www.voiceforgod.net/.
Artigo “The Beginning Of The World” (tradução livre: “O Começo do Mundo”) – Dr Kenneth Wapnick.
Artigo “Duality as Metaphor in A Course in Miracles” (tradução livre: “Dualidade como Metáfora em Um Curso em Milagres”) – Um providencial e didático artigo, considerado pelo próprio autor como sendo um dos artigos (workshop) mais importantes por ele escrito e agora compartilhado pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Healing the Dream of Sickness” (tradução livre: “Curando o Sonho da Doença” – Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Livro “The Message of A Course in Miracles – A translation of the Text in plain language” (tradução livre: “A mensagem de Um Curso em Milagres – Uma tradução do Texto em linguagem simples”) – Elizabeth A. Cronkhite.
E-book “Jesus: A New Covenant ACIM” – Chapter 20 – Clearing Beliefs and Desires – Cay Villars – Joininginlight.net© (tradução livre: “Jesus: Uma Nova Aliança UCEM” – Capítulo 20 – Clarificando Crenças e Desejos).
Artigo “Strangers in a Strange World – The Search for Meaning and Hope” (tradução livre: “Estranhos em um mundo estranho – A busca por significado e esperança”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Artigo “To Be in the World and Not of It” (tradução livre: “Estar no Mundo e São Ser Dele”), escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick e por sua esposa Sra. Gloria Wapnick.
Site https://circleofa.org/.
Livro “A Course in Miracles – Urtext Manuscripts – Complete Seven Volume Combined Edition. Published by Miracles in Action Press – 2009 1ª Edição.
Tradução livre do capítulo Urtext “The Relationship of Miracles and Revelation” (N 75 4:102).
Artigo “How To Work Miracles” (tradução livre “Como Fazer Milagres”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/how-to-work-miracles/.
Artigo “A New Vision of the Miracle” (tradução livre: “Uma Nova Visão do Milagre”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/a-new-vision-of-the-miracle/.
Artigo “What Is a Miracle?” (tradução livre: “O que é um milagre?”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/what-is-a-miracle/.
Artigo “How Does ACIM Define Miracle?” (tradução livre: “Como o UCEM define milagre?”), de Bart Bacon https://www.miracles-course.org/index.php?option=com_content&view=article&id=232:how-does-acim-define-miracle&catid=37&Itemid=57.
Livro “Os cinquenta princípios dos milagres de Um Curso em Milagres”, de Kenneth Wapnick, Ph.D..
Artigo “The Fifty Miracle Principles: The Foundation That Jesus Laid For His Course” (tradução livre: “Os cinquenta princípios dos milagres: a base que Jesus estabeleceu para o seu Curso”), de Robert Perry https://circleofa.org/library/the-fifty-miracle-principles-the-foundation-that-jesus-laid-for-his-course/.
Artigo “Ishmael Gilbert, Miracle Worker” (tradução livre: “Ishmael Gilbert, Trabalhador em Milagre”), de Greg Mackie https://circleofa.org/library/ishmael-gilbert-miracle-worker/.
Blog “A versão Urtext da obra Um Curso em Milagres (UCEM)” https://www.umcursoemmilagresurtext.com.br/.
Blog “Course in Miracles Society – CIMS – Original Edition” https://www.jcim.net/about-course-in-miracles-society/.
Site Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR.
Site WordReference.com | Dicionários on-line de idiomas https://www.wordreference.com/enpt/entitled.
Artigo “The earlier versions and the editing of A Course in Miracles” (tradução livre: “As versões iniciais e a edição de Um Curso em Milagres), autor Robert Perry https://circleofa.org/library/the-earlier-versions-and-the-editing-of-a-course-in-miracles/.
Livro “A Course in Miracles: Completed and Annotated Edition” (“Edição Completa e Anotada”) – Circle of Atonement.
Livro “Q&A – Detailed Answers to Student-Generated Questions on the Theory and Practice of A Course in Miracles” – Supervised and Edited by Kenneth Wapnick, Ph.D. – Foundation for A Course in Miracles – Publisher (tradução livre: “P&R – Respostas Detalhadas a Questões Geradas por Alunos sobre a Teoria e Prática de Um Curso em Milagres” – Supervisionado e Editado por Kenneth Wapnick, Ph.D. – Fundação para Um Curso em Milagres – Editora)
Artigo “The Importance of Relationships” (tradução livre: “A Importância dos Relacionamentos”), no site https://circleofa.org/library/the-importance-of-relationships/, autor Robert Perry.
Artigo: “The ark of peace is entered two by two” (tradução livre: “Na arca da paz só entram dois a dois”) – Robert Perry Site: https://circleofa.org/library/the-ark-of-peace-is-entered-two-by-two/
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 2 of 3 – How Right Minds Live in the World: The Blessing of Forgiveness”, por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D.
Artigo “Living a Course in Miracles As Wrong Minds, Right Minds, and Advanced Teachers – Part 1 of 3 – How Wrong Minds Live in the World: The Ego’s Curse of Specialness”, por Dr. Kenneth Wapnick.
Transcrição do vídeo do Dr. Kenneth Wapnick no YouTube, intitulado: “Judgment” (tradução livre: “Julgamento”). O artigo completo em inglês no site https://facim.org/transcript-of-kenneth-wapnick-youtube-video-entitled-judgment/.
Trechos do Workshop “The Meaning of Judgment” (tradução livre “O Significado de Julgamento”), realizado na Fundação para Um Curso em Milagres em Roscoe NY, ministrado pelo Dr. Kenneth Wapnick. O artigo completo em inglês no site: https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/the-meaning-of-judgment/.
Comentários do professor de Deus Allen Watson, que transcrevemos, em tradução livre, do site Circle of Atonement (https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-sin/).
Artigo “There is no sin” (tradução livre: “Não há pecado”), Robert Perry, site https://circleofa.org/library/there-is-no-sin/.
Artigo do Professor Greg Mackie, denominado “If God is Love Why do We Suffer?” (tradução livre: “Se Deus é Amor porque nós sofremos?”) https://circleofa.org/library/if-god-is-love-why-do-we-suffer/.
Artigo “The Ten Commandments and A Course in Miracles” (tradução livre: Os Dez Mandamentos e Um Curso em Milagres”), Greg Mackie, site https://circleofa.org/library/the-ten-commandments-and-a-course-in-miracles/.
Artigo escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D., sobre o livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, disponível no site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Livro “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”, escrito pelo Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e pelo Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D..
Artigo do Consultor, Escritor e Professor Rogier Fentener Van Vlissingen, de Nova Iorque, intitulado “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (“Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), disponível no Blog Closing the Circle e acesso no link: https://acimnthomas.blogspot.com/2011/04/course-in-miracles-and-christianity.html.
Artigo sobre o livro “A Course in Miracles and Christianity: A Dialogue” (tradução livre “Um Curso em Milagres e o Cristianismo: Um Diálogo”), escrito por Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. e o Padre Jesuíta W. Norris Clarke, da Companhia de Jesus, Ph.D. Site http://www.miraclestudies.net/Dialogue_Pref.html.
Artigo do professor Robert Perry intitulado “Do we have a chalice list?” (tradução livre: “Temos uma lista de cálice?”), acesso através do link: https://circleofa.org/2009/07/13/do-we-have-a-chalice-list/.
Artigo “The religion of the ego” (tradução livre: “A religião do ego”), Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-religion-of-the-ego/.
Artigo “A New Realities Interview with William N. Thetford, Ph.D.”, conduzida por James Bolen em abril de 1984. Tradução livre Projeto OREM®. Artigo em inglês https://acim.org/archives/a-new-realities-interview-with-william-n-thetford/.
Artigo “Why is sin merely a mistake?” [tradução livre “Por que o pecado é apenas um erro?”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/why-is-sin-merely-a-mistake/.
Artigo “What a difference a few words make” (tradução livre: “Que diferença algumas palavras fazem”), Greg Mackie, disponível no link https://circleofa.org/library/what-a-difference-a-few-words-make/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres], coescrito por Robert Perry, B.A. (Cranborne, United Kingdom) e Greg Mackie, B.A. (Xalapa, Mexico), link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-course-miracles/.
Artigo “Near-Death Experiences and A Course in Miracles Revisited” [Experiências de Quase-Morte e Um Curso em Milagres Revisitado], escrito por Greg Mackie, link Revisitado], e pode ser acessado no link https://circleofa.org/library/near-death-experiences-and-a-course-in-miracles-revisited/.
Artigo “Watch With Me, Angels” [Vigiem comigo, anjos], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/watch-with-me-angels/.
Artigo transcrito de Workshop apresentado pelo Dr. Kenneth Wapnick, denominado “Watching With Angels [Vigiar com anjos], link: https://facim.org/watching-with-angels-part-1/.
Artigo “How Does Projection Really Work? [Como a Projeção realmente funciona?], Robert Perry, que pode ser acessado através do link https://circleofa.org/library/how-does-projection-really-work/.
Artigo “The Practical Implications of Projection: Summary of a Class Presentation” [tradução livre: “As Implicações Práticas da Projeção: Resumo de uma Apresentação de Aula”] poderá ser acessado através do link https://circleofa.org/library/practical-implications-projection/.
Artigo “Reverse Projection: “As you see him you will see yourself” [tradução livre: “Projeção Reversa: ‘Assim como tu o vires, verás a ti mesmo’”], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/reverse-projection-see-him-see-yourself/.
Artigo denominado “Are we living in a virtual reality” [“Nós estamos vivendo em uma realidade virtual?], Greg Mackie, link https://circleofa.org/library/are-we-living-in-a-virtual-reality/.
Artigo disponibilizado pelo site Pathways of Light, denominado “From Virtual do True Reality” [Da Realidade Virtual à Verdadeira], link https://www.pathwaysoflight.org/daily_inspiration/print_pol-blog/from-virtual-to-true-reality.
Série de artigos denominada “Rewriting the Rules of Virtual Reality” [Reescrevendo as Regras da Realidade Virtual] – partes 1 a 4, Dr. Joe Dispenza, link https://drjoedispenza.com/blogs/dr-joe-s-blog/rewriting-the-rules-of-virtual-reality-part-i.
Artigo “Commentary on What is Salvation” [“Comentário sobre O Que é Salvação”], Allen Watson, link https://circleofa.org/workbook-companion/what-is-salvation/.
Site oficial do Professor Allen Watson http://www.allen-watson.com/;
Artigo “Special Theme: What Is Salvation? [“Tema Especial: O Que É A Salvação?”], Thomas R. Wakechild, que pode ser acessado através do link http://acourseinmiraclesfordummies.com/blog/wp-content/uploads/2014/07/PDF-What-is-Salvation-with-Notes-Upload-7-15-14-ACIM-Workbook-for-Dummies.pdf.
Artigo “The Core Unit of Salvation” [A Unidade Central da Salvação], Robert Perry, link https://circleofa.org/library/the-core-unit-of-salvation/.
Artigo “ACIM Study Guide and Commentary – Chapter 5, Healing and Wholeness – Section III – The Guide to Salvation” [Guia de Estudo e Comentários ACIM – Capítulo 5 – Cura e Integridade – Seção III – O Guia para a Salvação], Allen Watson, acesso através do link http://www.allenwatson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c05s03.pdf.
Artigo “Commentaries on A Course in Miracles – ACIM Text, Section 1.I – Principles of Miracles” (“Comentários sobre Um Curso em Milagres – UCEM Texto, Seção 1.I – Princípios dos Milagres”), Allen Watson, site http://www.allen-watson.com/uploads/5/0/8/0/50802205/c01s01a.pdf
Artigo “A Course in Miracles: The Guide to Salvation” [Um Curso em Milagres: O Guia para a Salvação”], Sean Reagan, acesso através do link https://seanreagan.com/a-course-in-miracles-the-guide-to-salvation/.
Artigo “The Urgency of Doing Our Part in Salvation” [“A Urgência de Fazer Nossa Parte na Salvação”], Greg Mackie, acesso através do link https://circleofa.org/library/urgency-of-doing-our-part-in-salvation/.
Artigo “Shadow Figures” [figuras de sombra], Robert Perry, acesso através do link https://circleofa.org/library/shadow-figures/.
Artigo-estudo intitulado “Shadows of the Past” [Sombras do Passado], Allen A. Watson, acesso através do link http://www.allen-watson.com/allens-text-commentaries.html.
Recomendamos o site The Pathways of Light Community, para reforços no processo de estudo: https://www.pathwaysoflight.org.
Artigo sobre o Capítulo 17: O Perdão e o Relacionamento Santo – Seção III: Sombras do passado; pode ser acessado através do link: https://www.pathwaysoflight.org/acim_text/print_acim_page/chapter17_section_iii.
Transcrição de palestra do professor David Hoffmeister, estudante, pesquisador e eminente divulgador de UCEM, durante a Conferência “A Course in Miracles – ACIM” [“Um Curso em Milagres”], no mês de fevereiro de 2007, acesso através do link https://awakening-mind.org/resources/publications/accepting-the-atonement-for-yourself/. As diversas palestras do professor David podem ser acessadas, em inglês, no site https://acim-conference.net/past-acim-conferences/.
Trechos do workshop realizado na Fundação para Um Curso em Milagres (Foundation for A Course in Miracles), em Roscoe, Nova Iorque, denominado “Regras para decisões”, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D., no link https://facim.org/online-learning-aids/excerpt-series/rules-for-decision/.
Artigo “Levels of Mind: Looking at the ‘Layers’ of Mind that form Perception” (“Níveis da Mente: Olhando para as ‘Camadas’ da Mente que formam a Percepção”), Site https://miracleshome.org/publications/levelsofmind.htm.
Artigo “To Desire Wholly is to Be” (“Desejar Totalmente é Ser”), do professor David Hoffmeister. Site: https://miracleshome.org/supplements/todesirewholly_171.htm.
Artigo “The Glory of Who We Really Are” [“A glória de quem nós realmente somos”], do professor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/the-glory-of-who-we-really-are/?inf_contact_key=2c1c99e05ff3c25330a7916d84d19420680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “The difference between horizontal and vertical perception”, Paul West (16/09/2019). Site https://www.voiceforgod.net/blogs/acim-blog/the-difference-between-horizontal-and-vertical-perception.
Artigo “The Holy Relationship: The Source of Your Salvation [“O Relacionamento Santo: A Fonte de Sua Salvação”], Greg Mackie. Site Circle of Atonement, https://circleofa.org/library/holy-relationship-source-of salvation/?inf_contact_key=791ef4a4c578a34f45d28b436fec486d680f8914173f9191b1c0223e68310bb1.
Artigo “On Becoming the Touches of Sweet Harmony – The Holy Relationship as Metaphor – Part 1 and Part 2” [“Sobre se Tornar os Realces da Amena Harmonia – O Relacionamento Santo como Metáfora – Parte 1 e Parte 2”], 1º de junho de 2018, Volume 22 Nº 2 – Junho 2011, Dr. Kenneth Wapnick, Ph.D. Site https://facim.org/becoming-touches-sweet-harmony-holy-relationship-metaphor/.
Livro “Your Immortal Reality: How to Break the Cycle of Birth and Death” (tradução livre: “A Sua Realidade Imortal: Como Quebrar o Ciclo de Nascimento e Morte), de autoria de Gary R. Renard.
Fonte de consulta para a tradução dos Dez Mandamentos em português: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/quais-sao-os-10-mandamentos-e-onde-os-encontramos-na-biblia-cl/.
Artigo “Summary of the Thought System of “A Course in Miracles” [Resumo do Sistema de Pensamento de “Um Curso em Milagres”]. Links https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-1/; https://facim.org/summary-of-the-thought-system-of-a-course-in-miracles-part-2/.
Artigo “Miracles boomeritis” [Boomerite dos Milagres], Robert Perry, https://circleofa.org/library/miracles-boomeritis/.
Livro “Boomerite: Um romance que tornará você livre” [na versão em português; “Boomeritis: A Novel That Will Set You Free”, na versão original em inglês].
Artigo “A brief summary of “The obstacles to peace” [“Um breve resumo de “Os obstáculos à paz”], Robert Perry, site Circle of Atonement, link https://circleofa.org/library/brief-summary-obstacles-to-peace/.
Artigo “A Course in Miracles and ‘The Secret’” [“Um Curso em Milagres e ‘O Segredo’”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/a-course-in-miracles-and-the-secret/.
Artigo “How can the Course help us cope with a financial crisis” [“Como o Curso pode nos ajudar a lidar com uma crise financeira?”], Greg Mackie. Site https://circleofa.org/library/course-help-cope-with-financial-crisis/.
Artigo “True Empathy” [“A Verdadeira Empatia”], autor Robert Perry. Site https://circleofa.org/library/true-empathy/.
Artigo: “I NEED BE ANXIOUS OVER NOTHING”, autor Greg Mackie. Site: https://circleofa.org/library/carefree-life/;
Artigo “16-POINT SUMMARY OF THE TEACHING OF A COURSE IN MIRACLES”, autor Robert Perry. Site: https://circleofa.org/library/creation-by-god/
Livro “365 Days Through A Course in Miracles – A Daily Devotional”, de Jeff Nance.
Artigo ‘The Introduction to the Workbook’, de Allen Watson. Site: https://circleofa.org/workbook-companion/the-introduction-to-the-workbook/
Vídeo do Dr. Kenneth Wapnick, abordando a afirmação do livro Texto: “Faça com que esse ano seja diferente, fazendo com que tudo seja o mesmo” ((UCEM-Urtext-T-15.XI.10:11), disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=KFNCHw_Hb5Q.
Artigo do Professor Robert Perry, denominado “THIS YEAR MAKE DIFFERENT: HOW THE COURSE WOULD HAVE US APPROACH THE NEW YEAR” [Tradução livre “Faça com que esse ano seja diferente: Como o Curso nos quer fazer abordar o Ano Novo”], disponível em inglês através do link: https://circleofa.org/library/a-different-approach-to-the-new-year/.
Um milagre é uma correção. Ele não cria e realmente não muda nada. Apenas olha para a devastação e lembra à mente que o que ela vê é falso. Desfaz o erro, mas não tenta ir além da percepção, nem superar a função do perdão. Assim, permanece nos limites do tempo. LE.II.13